News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 31/03

Started by JotaCC, 31 de March de 2016, 10:59

Previous topic - Next topic

JotaCC

Hassan coloca os dois pés na Luz

Vivo, de boa saúde e com a cotação em alta. É assim que Ahmed Hassan se vai apresentar amanhã (20.30 h, BTV), em Lisboa, no jogo com o Benfica, que abre a 28.ª jornada da Liga. Após ter falhado por duas vezes os testes médicos, quando esteve com um pé na Luz, o avançado egípcio volta ao reduto encarnado, mas para jogar como adversário, tal como já o fez pelo Rio Ave.
Hassan deverá constar das opções de Paulo Fonseca para a Luz. O jogo com o Shakhtar Donetsk é só de hoje a oito dias, pelo que, em princípio, não haverá motivos para o técnico o poupar frente às águias, a pensar na Liga Europa.
Certo é que já não falta muito para que se complete um ano, desde que anunciou a novidade da ida para a Luz, em pleno balneário do Rio Ave. Contudo, o contrato de cinco épocas foi travado ainda em maio, quando chumbou nos testes médicos, devido a problemas cardíacos. Foi de férias e quando voltou foi operado, mas nem assim convenceu os médicos do Benfica, que voltaram a desaconselhar a contratação. Hassan foi forçado a iniciar a pré-época no Rio Ave, mas, perto do fecho do mercado de verão, mudou-se para o Braga, por cinco épocas, num negócio de 700 mil euros (os vila-condenses ficaram com 50% do passe).
Com 34 jogos e 13 golos pelos minhotos, dissipou dúvidas em relação ao seu valor. Ainda há dias, na seleção, disse que o Braga não será a sua última etapa. Está para durar!



Mercado "Trab" segue Vukcevic

O Trabzonspor já pensa na próxima época. Segundo a Imprensa turca, Vukcevic está referenciado como possível reforço. Entretanto, o montenegrino retoma hoje os treinos no Braga, após a ida à seleção. O mesmo se passará com Stojiljkovic e Hassan. Já Rafa apresentou-se ontem. Pedro Alves, médio da equipa B, foi a novidade da sessão.

JN

JotaCC

MUITOS TENTARAM MAS SÓ UM MARCOU
WILSON EDUARDO Quase todos os jogadores do plantel já defrontaram o Benfica, mas apenas o extremo conseguiu fazer golos ao atual líder...

Para Wilson Eduardo, marcar ao Benfica não é segredo Wilson Eduardo, que até pode ser titular amanhã, é o único jogador do atual plantel que sabe o que é marcar um golo ao Benfica. Braga procura a primeira vitória na Luz em jogos do campeonato

Numa altura em que ainda não se sabe se a habitual dupla de ataque (Stojiljkovic/Hassan) vai a jogo no Estádio da Luz, para um confronto com uma das duas equipas a que os arsenalistas ainda não conseguiram fazer golos esta época (a outra é o Moreirense, que visita a Pedreira na próxima semana), O JOGO foi à procura de jogadores do atual plantel que já tivessem marcado ao Benfica, mas só encontrou... um: WilsonEduardo. O extremo, agora adaptado a avançado, até já marcou duas vezes ao Benfica ao longo da carreira, uma delas pelo Olhanense (2011) e a outra pela Académica (2012). Quanto aos restantes, zero golos.
Alan, por exemplo, já defrontou o Benfica em 22 ocasiões, somou um total de 2332 minutos contra os encarnados, mas nunca conseguiu marcar. Há também Hassan, homem-golo do Braga, que ficou sempre em branco nas partidas com o Benfica, mesmo que já contabilize, no currículo, um total de nove jogos (522') contra o campeão nacional. Nesta lista, há ainda nomes como Josué (oito jogos), Pedro Santos (sete) ou Rafa (cinco), todos eles ainda sem golos nestes embates.
Paulo Fonseca procura heróis no plantel para contornar este bloqueio de golos, até porque há outro dado nada animador na história dos confrontos entre as duas equipas: o Braga nunca conseguiu vencer no Estádio da Luz para o campeonato – o único triunfo arsenalista aconteceu na época de 1954/55, mas o jogo realizou-se no Estádio do Jamor – e, na Liga, até perdeu seis das últimas sete deslocações ao recinto encarnado. É verdade que, na época passada, os arsenalistas conquistaram um triunfo na Luz, mas foi para os oitavos de final da Taça de Portugal (por 2-1), curiosamente com dois golos apontados por jogadores que já partiram: Aderlan Santos e Pardo.
No entanto, este Braga habituou-se a fazer história ao longo desta temporada, tendo amanhã mais uma oportunidade para acrescentar um feito inédito ao livro de ouro do clube: uma vitória para o campeonato no Estádio da Luz, algo que também seria uma novidade para Fonseca.



Rafa mostrou-se pronto para a Luz

Depois de não ter sido utilizado no segundo jogo da Seleção Nacional, na vitória (2-1) sobre a Bélgica, Rafa regressou ontem ao trabalho em Braga sem qualquer tipo de problema físico. O médio-ofensivo participou no treino juntamente com o restante plantel, tendo revelado total disponibilidade para defrontar amanhã o Benfica. O treino de ontem, que ainda não contou com os outros três internacionais (Vukcevic, Hassan e Stojiljkovic), teve três jogadores da equipa B: Pedro Alves, Alex Alcântara e Carlos Fortes.

FACTO
22
Alan chegou a Portugal em 2001, mas nunca conseguiu marcar ao Benfica; são 22 partidas e um total de 2332 minutos sem golos nos confrontos com o clube da Luz



SELEÇÃO TÁTICA TRAMOU HASSAN

A ausência de Hassan no jogo entre o Egito e a Nigéria – nem no banco esteve – chegou a suscitar dúvidas sobre a sua condição física, mas Héctor Cúper já explicou os motivos do afastamento. "Hassan é um grande jogador, mas eu escolho os jogadores em função daquilo que preciso para um determinado jogo. Em termos táticos, não precisava dele para esta partida", afirmou.



"Braga está a fazer uma grande época"
JOÃO TOMÁS Antigo internacional português elogia a equipa de Paulo Fonseca e garante que o Benfica vai sentir muitas dificuldades

"Se o Braga estiver ao seu melhor nível, pode dificultar muito a vida ao Benfica na sexta-feira"
Antigo jogador do Benfica e do Braga


Antigo avançado está à espera de assistir a uma boa exibição do Braga na Luz, até porque, diz, os arsenalistas também têm feito uma grande temporada nos jogos realizados fora de casa
Passou uma época e meia no Benfica (19 golos em 46 jogos) e três em Braga (34 golos em 80 jogos), e ontem fez a antevisão do jogo de amanhã entre as duas equipas no Estádio da Luz. O antigo avançado, que até assistiu ao vivo a boa parte dos jogos realizados pelos arsenalistas ao longo desta época, prevê um "grande espetáculo de futebol" entre duas equipas com um futebol positivo, num confronto com um resultado imprevisível. "Já tive a oportunidade de dizer que, até ao final do campeonato, os obstáculos mais difíceis surgem quando mesmo se espera", começou por afirmar, em alusão ao Benfica, tendo dado mesmo um exemplo recente na caminhada do atual líder. "Já sentiram muitas dificuldades para passar no Estádio do Bessa,
João Tomás com o Boavista, e esta sexta-feira vão ter de lutar ainda mais para derrotar o Braga", acrescentou.
Seguiram-se os elogios à equipa de Paulo Fonseca, que irá "tentar a vitória" no Estádio da Luz, tal como "acontece em todos os jogos". "O Braga tem feito uma excelente temporada, não só a nível interno mas também nas competições europeias. Se estiverem ao seu melhor nível, podem dificultar muito a vida ao Benfica", afirmou.
Ainda que o Braga já tenha praticamente garantido o quarto lugar no campeonato (o quinto classificado, o Arouca, encontra-se a nove pontos), João Tomás prevê um "campeonato muito emotivo até final", sobretudo no que diz respeito à luta pelo título de campeão. Ao longo da carreira, João Tomás representou o Braga e o Benfica e, entre as duas equipas, marcou um total de 53 golos em 126 jogos realizados.



Chipre é uma agradável surpresa

O convite do Apollon apanhou Pedro Monteiro de surpresa e os conselhos de Abel Ferreira, treinador do Braga B, foram fundamentais para rumar a Chipre. "Falei com o míster Abel, que me disse que esta podia ser uma boa experiência, pelo futebol diferente, por ser outra cultura. Financeiramente, também era vantajoso, pelo que decidi arriscar. O balanço destes quase dois meses é para já positivo", revela. "Estou a adaptar-me bem. Temos portugueses e brasileiros na equipa, o que facilita sempre. De vez em quando lá bate uma saudade...", admite. Monteiro tem sido titular e espera ajudar o Apollon a atingir a Liga Europa e a vencer a Taça cipriota.

O JOGO

JotaCC

Sp. Braga continua na corrida para a sua melhor época de sempre
No jogo que amanhã abre a 28.ª jornada da Liga portuguesa, o Benfica recebe a equipa treinada por Paulo Fonseca, técnico que, no Minho, já conseguiu apagar a má imagem deixada pela passagem pelo FC Porto

Depois da derrota em casa com o Benfica, na 11.ª jornada, resultado que provocou a queda dos "arsenalista" para o 4.º lugar, e com os sucessivos sucessos na Liga Europa, Taça de Portugal e Taça da Liga, o campeonato foi passando para segundo plano

A 8 de Março, três dias depois de o Benfica chegar à liderança do campeonato após vencer no Estádio José Alvalade, um comunicado publicado pelos "encarnados" no seu site oficial apelava aos adeptos benfiquistas para não entrarem "em euforias fora de tempo" e alertava que ainda restavam "nove finais" até Maio. Quase um mês depois, com mais dois rivais (Tondela e Boavista) ultrapassados com sucesso, as "águias" vão receber amanhã aquele que é, em teoria, o obstáculo mais complicado até ao final do campeonato e têm motivos para preocupações: a menos de dois meses de terminar a temporada, o Sporting de Braga continua a correr para a sua melhor época de sempre.

Os bons resultados têm marcado a temporada do Sporting de Braga até ao momento
Quando, a 12 de Setembro, o Sp. Braga foi derrotado pelo Estoril no Estádio António Coimbra da Mota, a aposta de António Salvador em Paulo Fonseca começou a ser questionada por adeptos e imprensa. Pressionado pelos jornalistas no final da partida frente à equipa da Linha, o treinador disse que não "estava preocupado" com o seu futuro, mas, após uma pré-temporada sem qualquer vitória e duas derrotas nas quatro primeiras jornadas do campeonato, o destino de Fonseca em Braga parecia turbulento. Privado de meia dúzia de habituais titulares na época anterior (Aderlan, Danilo, Tiba, Zé Luís, Éder e Pardo), Fonseca, para além de ter de reconstruir a equipa, arriscou e fez um upgrade táctico nos bracarenses. A audácia acabaria por ser recompensada e os (bons) resultados não demoraram a aparecer.
Após uma temporada em que Sérgio Conceição privilegiou, essencialmente, a aposta num futebol de combate que procurava explorar a velocidade nas transições, Fonseca manteve-se fiel ao sistema que tinha feito do Paços de Ferreira, na época anterior, uma das equipas que melhor futebol jogava em Portugal. Com um 4x4x2 dinâmico, em que os extremos (Rafa, Alan e Pedro Santos) assumem um papel preponderante ao procurarem sempre os espaços interiores, o Sp. Braga de Paulo Fonseca começou a convencer na estreia europeia (vitória a 17 de Setembro na República Checa frente ao Slovan Liberec) e, apesar dos deslizes iniciais no campeonato, ao fim de dez jornadas ocupava o 3.º lugar, atrás de Sporting e FC Porto. Porém, o primeiro confronto da temporada contra o adversário de amanhã começou a ditar uma mudança nas prioridades dos bracarenses.
Depois da derrota em casa com o Benfica, na 11.ª jornada, resultado que provocou a queda dos "arsenalista" para o 4.º lugar, e com os sucessivos sucessos na Liga Europa, Taça de Portugal e Taça da Liga, o campeonato foi, aos poucos, passando para segundo plano na "pedreira".
Sendo a única equipa portuguesa ainda em quatro frentes e com um calendário que não dá margem para muita manobra, Fonseca optou por fazer descansar algumas das principais figuras do Sp. Braga em muitos jogos da segunda volta do campeonato e essa gestão resultou em empates no Bessa, em Arouca e em casa contra com o V. Guimarães. O exemplo maior da secundarização da Liga portuguesa para os minhotos chegou a 13 de Março, quando no meio da eliminatória da Liga Europa frente ao Fenerbahçe, um desfalcado Sp. Braga sofreu uma pesada derrota no Restelo (3-0).
Casos de Paciência e Peseiro
A desvalorização do campeonato — fica a sensação que os bracarenses tinham argumentos para lutarem por um dos três primeiros lugares — não mancha, no entanto, uma época que pode tornar-se histórica. Apesar dos feitos alcançados por Domingos Paciência em 2009-10 (2.º lugar no campeonato) e 2010-11 (final da Liga Europa) ou por José Peseiro em 2012-13 (conquista da Taça da Liga), nessas temporadas os minhotos falharam em tudo o resto, centrando-se apenas num objectivo.
Esta temporada, a ambição (e risco) é maior. Com o apuramento para a final da Taça de Portugal já garantido, uma meia-final da Taça de Liga por disputar contra o Benfica e o início de um frente a frente com o Shakhtar Donetsk nos quartos-de-final da Liga Europa agendado já para a próxima semana, Paulo Fonseca tem nas mãos a oportunidade de escrever esta época a página de maior sucesso da história do Sp. Braga, mas, qualquer que seja o desfecho final da temporada minhota, Fonseca já conseguiu apagar a má imagem que deixou após a passagem pelo FC Porto e a qualidade do trabalho feito pelo técnico de 43 anos, em Braga, é incontestável.

PUBLICO

Bruno3429

Ora então onde é que nós íamos, mesmo?
Curiosidades que marcam o regresso da Liga: sabia que este é o Sporting com melhor rendimento desde 1980?
Por Redação       

Ora então onde é que íamos, antes de sermos interrompidos pela febre das seleções e do Euro? A pergunta faz sentido para muita gente, ou não tivesse havido pelo meio 11 dias com os clubes em serviços mínimos e com as festividades da Páscoa a diluírem as memórias. Bom, acabou-se a vida fácil: nesta sexta-feira está de volta a Liga, com o Benfica-Sp. Braga, grande cartaz da 28ª jornada. Faltam sete para o fim, os três primeiros estão separados por seis pontos e há mais uma série de curiosidades que vale a pena relembrar. Sim, isso do Euro é muito bonito mais ainda vem longe. Agora é tempo de retomarmos o fio à meada.

Paulo Fonseca vs. Rui Vitória

No jogo da primeira volta, em Braga, o duelo de treinadores nas salas de imprensa até foi lançado por uma frase bem-humorada de Paulo Fonseca. Depois, aconteceu o que nunca tinha acontecido no futebol sénior – uma equipa de Rui Vitória ganhar a uma orientada pelo atual treinador do Sp. Braga. Até esse dia 30 de novembro, em que o Benfica se impos com dois golos nos primeiros 15 minutos, o saldo era inteiramente favorável a Paulo Fonseca, que – no Desp. Aves, no Paços de Ferreira e no FC Porto - somava quatro vitórias e cinco empates nos nove jogos com o antigo técnico do V. Guimarães.

À décima, inverteu-se a tendência – e a vitória benfiquista em Braga embalou os encarnados para a recuperação que lhes permitiu chegar ao topo da Liga, depois de uma falsa partida com três derrotas nas sete primeiras jornadas.

Quebrado o enguiço, naquela que foi, até ao momento, a única derrota caseira do Sp. Braga, é sem surpresa que Rui Vitória surge, agora, como favorito no 11º frente a frente com Paulo Fonseca – que nunca venceu na Luz, somando por derrotas os três jogos que aí efetuou para a Liga, ao serviço de Paços de Ferreira e FC Porto. A única vez que não perdeu foi na meia final da Taça de 2012/13 (empate 1-1), numa eliminatória que já estava praticamente sentenciada com o triunfo encarnado em Paços na primeira mão.

De resto, o Sp. Braga não tem conseguido replicar na Luz as dificuldades tradicionais que cria ao Benfica na pedreira: nas últimas sete visitas para a Liga, somou apenas um empate, com Peseiro aos comandos, na jornada inaugural de 2012/13. Alargando um pouco mais a pesquisa, a única vitória do Sp. Braga em casa do Benfica, em 1954 (0-1, golo de Imebloni), data de um tempo em que os encarnados ainda nem jogavam no estádio da Luz. Um cenário totalmente diferente do que se verifica se considerarmos os jogos disputados em Braga – onde, nos últimos dez anos, a balança se inclinou ligeiramente a favor dos minhotos.

Alargando a todas as competições, então sim, há registo para uma vitória recente dos minhotos – em dezembro de 2014, para a Taça (1-2) – na caminhada dos homens então comandados por Sérgio Conceição rumo ao Jamor. Mas mesmo aí é difícil encontrar paralelismos já que dos 14 jogadores utilizados pelo Sp. Braga apenas quatro estão atualmente às ordens de Paulo Fonseca (no Benfica, há sete que permanecem).

Sporting: o melhor rendimento desde 1980

À espera de um deslize encarnado, que lhe permitiria reforçar a candidatura a um título que lhe escapa desde 2002, o Sporting só joga na segunda-feira, diante de um Belenenses que tem saldo zero nos cinco jogos com os grandes, esta época (1-18 em golos, embora tenha criado grandes dificuldades ao Sporting em Alvalade).

A verdade é que, nesta altura, os leões já não dependem apenas deles próprios para chegarem ao primeiro lugar – isto apesar de apresentarem o melhor rendimento dos últimos 46 anos, no que se refere a pontos conquistados.

Desde 1971, ano em que o campeonato passou a ter um mínimo de 30 jornadas (antes terminava na ronda 26), só por uma vez o Sporting chegou à 27ª jornada com melhor rendimento do que na época em curso. Foi em 1979/80, quando contava 21 vitórias e quatro empates que, equivalendo à vitória a três pontos, corresponderiam atualmente a 67 pontos, mais dois do que os conseguidos até agora com Jorge Jesus.

Quer isto dizer que o atual Sporting, mesmo correndo o risco de terminar a época sem outro troféu para além da Supertaça, tem por esta altura um rendimento pontual superior ao conseguido pelas equipas que venceram os títulos de 1982, 2000 e 2002. Curiosamente, embora nessa época de 1979/80 o Sporting tenha acabado por ser campeão também estava, à 27ª ronda, em segundo lugar, um ponto atrás do FC Porto. A diferença, significativa, é que então, tratava-se de um campeonato a 30 jornadas e a meta estava muito mais à vista do que na atualidade – e o calendário era bem menos exigente do que nesta época.

Arouca é quem mais sobe

Contabilizando as perdas e ganhos de pontos em relação à época passada, o Sporting é o único dos grandes a melhorar registo (+ 8 pontos), enquanto Benfica soma menos um e o FC Porto menos quatro do que em igual fase da época 14/15. Deixando de fora Tondela e U. Madeira, sem termo de comparação, há seis equipas que melhoram o rendimento e nove que perdem pontos. Apenas uma equipa – o Sp. Braga – mantém exatamente o desempenho da época passada, com os mesmos pontos e a mesma posição (4º).

No capítulo das perdas, é o V. Guimarães quem lidera, somando menos nove pontos e caindo cinco lugares. Belenenses (-6) e Boavista (-5) completam o pódio, com FC Porto, Moreirense e Académica logo atrás (-4).

Já nos ganhos, a subida de rendimento do Sporting, como já vimos, impressiona. Mas, ainda assim, não tem comparação com a registada pelo Arouca, que sob o comando de Lito Vidigal soma mais 18 pontos e subiu 11 posições em relação à época passada (de 16º para 5º). O Estoril completa o pódio das equipas que melhoram (também mais 8 pontos e cinco posições ganhas) enquanto V. Setúbal, Rio Ave e Nacional registam melhorias menos significativas.

Dragão: três em linha, finalmente?

Depois das vitórias sobre o U. Madeira e em Setúbal, o FC Porto tem a oportunidade de conseguir algo que ainda não fez em 2016. A última série de três vitórias consecutivas do Dragão foi ainda com Lopetegui ao comando, em dezembro de 2015, com a terceira dessas vitórias, sobre a Académica, a valer mesmo a subida episódica ao primeiro lugar da tabela – perdida logo depois em Alvalade.

Diante do Tondela, José Peseiro tem uma oportunidade de ouro para dar alguma estabilidade a uma equipa que já perdeu oito vezes desde a viragem do ano. E por falar em Tondela, lanterna vermelha destacado, com dez pontos a separá-lo da salvação, refira-se que a equipa de Petit, em ano de estreia no escalão principal, tem um dos rendimentos mais baixos dos últimos quarenta anos. Mas mesmo com a despromoção anunciada há várias semanas, há quem tenha feito pior, apesar de tudo: os 14 pontos em 27 jornadas, correspondenes a três vitórias e cinco empates, estão acima dos desempenhos de Gil Vicente, em 1996/97 (12 pontos, duas vitórias), do E. Amadora (2003/04) e do Penafiel (2005/06), ambos com 13 pontos e, ainda, do U. Leiria de 2007/08, que punido na secretaria terminou a época sem jogadores e com apenas 13 pontos em 30 jornadas.

Maisfutebol

JotaCC

Paulo Fonseca garante que Braga vai tentar vencer na Luz

Paulo Fonseca disse hoje que o Sporting de Braga vai sexta-feira ao Estádio da Luz, na 28ª jornada da I Liga, para ganhar ao Benfica, e recusou qualquer papel dos minhotos na luta pelo título.

"As únicas contas que interessam são as do Braga: queremos somar mais três pontos, as outras contas não nos dizem rigorosamente nada", reforçou o técnico, quando confrontado com a questão na conferência de imprensa de antevisão ao jogo da Luz.
Paulo Fonseca sublinhou o objetivo que o clube bracarense persegue: "há um objetivo que ainda não alcançámos, que é fazer melhor que na primeira volta, e isso leva-nos a querer vencer todos os jogos até ao fim. Sabemos que vai ser muito difícil, na casa do líder do campeonato, perante uma equipa muito forte, mas que não nos intimida. O Braga não ganha há mais de 60 anos para o campeonato na casa do Benfica, pelo que há vários fatores que nos levam a querer ganhar", disse.
O treinador elogiou a equipa orientada por Rui Vitória, lembrando que foi a única que ganhou em Braga esta temporada, mas frisou que as suas equipas "nunca jogam para outro resultado que não seja a vitória - porque é que este jogo seria diferente?".
Josué, lesionado, e Vukcevic, que fez dois jogos completos por Montenegro nos últimos dias, são baixas certas, mas o técnico está confiante.
"Tenho a certeza que temos equipa para discutir o resultado com o Benfica, estamos num bom momento, a equipa está motivada e temos quase todos os jogadores disponíveis. Queremos ganhar e proporcionar um bom espetáculo", disse.
Satisfeito com a pausa que permitiu "recuperar energias", desvalorizou o facto de, na próxima semana, as duas equipas voltarem a competir na Europa, com o Braga a receber o Shakhtar Donetsk, na Liga Europa, e o Benfica a jogar em Munique com o Bayern, na Liga dos Campeões.
Paulo Fonseca disse ainda ser tarefa difícil parar a dupla Jonas e Mitroglou, que, juntos, já somam 45 golos, apenas menos um que toda a equipa do Braga.
"Vou ver se consigo, mas não é fácil. O Benfica tem um ataque poderoso, existe uma diferença nas decisões dos jogadores como Jonas, Mitroglou, Gaitán ou Pizzi, que tem feito uma época tremenda, e é difícil dizer como vamos contrariar jogadores deste talento. Temos que ser fortes coletivamente e ter a coragem de ter a bola, que é a melhor forma de defender", disse.
Sporting de Braga, quarto classificado, com 50 pontos, e Benfica, primeiro, com 67, defrontam-se às 20:30 de sexta-feira, no Estádio da Luz, em Lisboa, em jogo que será arbitrado por Nuno Almeida, da Associação de Futebol do Algarve.

DIARIO DIGITAL

JotaCC

Braga na Luz sem Josué e Vukcevic

Josué, com problemas físicos, e Vukcevic, devido ao desgaste sofrido ao serviço da seleção de Montenegro, são baixas na equipa do Sporting de Braga, para o jogo frente ao Benfica, que abre a 28.ª jornada da Liga.

As ausências foram confirmadas pelo técnico Paulo Fonseca, esta quinta-feira, na conferência de imprensa de antevisão do jogo com os encarnados, na sexta-feira (20.30 horas, BTV) na Luz. Mesmo sem divulgar a convocatória, o treinador do Braga confirmou as ausências, prometendo ainda assim apresentar uma equipa motivada, sem pensar no encontro seguinte, com os ucranianos do Shakhtar Donetsk, para a Liga Europa.

Paulo Fonseca frisou que as contas do campeonato não estão fechadas para o Braga, isto apesar de a sua equipa estar em quarto lugar, com nove pontos de vantagem para o Arouca, que segue na quinta posição."A imprensa é que diz que estamos confortáveis. Temos vários objetivos, um dos quais é fazer melhor do que na primeira volta e isso leva-nos a tentar vencer todos os jogos até ao fim. Vai ser um jogo muito difícil, perante o líder, mas é preciso continuar a vencer", orientou, confiante.

"Só me interessa as contas do Braga. Queremos somar mais três pontos. As outras contas [do título] não nos dizem rigorosamente nada. Jogar contra o Benfica é sempre difícil. Quando jogou aqui estava em crise, venceu e até agora foi a única equipa que o fez", acrescentou, ainda, Paulo Fonseca.

JN

JotaCC

Paulo Fonseca promete um Sp. Braga desinibido na Luz
O treinador do Sp. Braga já perpetivou o jogo com o Benfica.

O técnico dos "arsenalistas" do Minho já fez o lançamento do desafio entre Benfica e Sp. Braga que abre a 28ª jornada do campeonato da I Liga de futebol, marcado para esta sexta-feira, a partir das 20h30, no Estádio da Luz.

O treinador na conferência de imprensa que ocorreu ao início da tarde desta quinta-feira, em Braga, fez questão de dizer que a postura dos bracarenses não se alterará e a única ideia é ganhar.

RTP

JotaCC

Braga sem medo na Luz
Paulo Fonseca anuncia uma equipa concentrada na luta pela vitória no Estádio da Luz, esta sexta-feira, na abertura da 28ª jornada do campeonato.

O estatuto de líder e a dimensão do Benfica não intimidam Paulo Fonseca. O treinador do Sporting de Braga revela que a sua equipa vai entrar na Luz com a determinação habitual, em busca da vitória.

"É um jogo difícil perante o líder do campeonato. Há mais de 60 anos que o Braga não vence o Benfica, na Luz, para o campeonato. Temos equipa para discutir o resultado com o Benfica. A equipa está motivada e ciente do que é capaz de fazer. Dois objectivos: ganhar e proporcionar um bom espectáculo.Temos pela frente o líder do campeonato, uma equipa muito forte, mas isso não nos intimida.", declarou Fonseca, em conferência de imprensa de lançamento do desafio desta sexta-feira, em Lisboa.

O treinador não alimenta qualquer sentimento de vingança relativamente ao jogo da primeira volta, mas recorda que o Benfica foi a única equipa a vencer na Pedreira, esta temporada. A derrota ficou atravessada na garganta de Fonseca: "Foi um jogo em que podíamos ter feito outro resultado".

Objectivos internos

O quarto lugar está blindado por uma parede de 11 pontos de diferença para o quinto classificado, mas em Braga há mais objectivos para cumprir internamente. Um deles é "fazer melhor do que na primeira volta". Uma meta que leva a equipa a "querer vencer todos os jogos até ao fim".

Confrontado com o facto de pela frente ter uma equipa com Jonas e Mitroglou em forma, Paulo Fonseca reconheceu que só no jogo saberá se tem possibilidades de parar "esta ataque muito poderoso". "A melhor forma de os travar é sermos fortes colectivamente", argumenta.

O Braga visita o Estádio da Luz, esta sexta-feira, às 20h30, na abertura da jornada 28 do campeonato. Josué e Vukcevic não entram nas contas do técnico para este desafio.

RR

JotaCC

Paulo Fonseca garante que Braga vai tentar vencer na Luz
"Há vários fatores que nos levam a querer ganhar", disse o treinador.

Paulo Fonseca disse hoje que o Sporting de Braga vai sexta-feira ao Estádio da Luz, na 28ª jornada da I Liga de futebol, para ganhar ao Benfica, e recusou qualquer papel dos minhotos na luta pelo título. "As únicas contas que interessam são as do Braga: queremos somar mais três pontos, as outras contas não nos dizem rigorosamente nada", reforçou o técnico, quando confrontado com a questão na conferência de imprensa de antevisão ao jogo da Luz. Paulo Fonseca sublinhou o objetivo que o clube bracarense persegue: "há um objetivo que ainda não alcançámos, que é fazer melhor que na primeira volta, e isso leva-nos a querer vencer todos os jogos até ao fim. Sabemos que vai ser muito difícil, na casa do líder do campeonato, perante uma equipa muito forte, mas que não nos intimida. O Braga não ganha há mais de 60 anos para o campeonato na casa do Benfica, pelo que há vários fatores que nos levam a querer ganhar", disse.

CM

JotaCC


JotaCC


JotaCC


Bruno3429

«Benfica? As únicas contas que me interessam são as do SC Braga» - Paulo Fonseca

«Ganhar e proporcionar um bom espetáculo.» São palavras frequentes no discurso de Paulo Fonseca e que o treinador do SC Braga não retira do dicionário só por ter o Benfica como próximo adversário no campeonato.

«Estamos confortáveis mas temos ainda um objetivo no campeonato que é fazer melhor que na primeira volta. Isso leva-nos a querer vencer todos os jogos até ao fim. Este não foge à regra. Acho que o quarto lugar não está garantido, por isso, queremos continuar a vencer. As minhas equipas não jogam para outro resultado - só para a vitória. Sabemos que vamos defrontar o líder do campeonato, que está bem, forte, mas que isso não nos inibe», disse em conferência de imprensa.

O Benfica está mais pressionado a vencer, dado que precisa dos três pontos para continuar como líder destacado da Liga. Mas Paulo Fonseca não entra nas contas do título.

«As únicas contas que me interessam são as do SC Braga. Queremos somar mais três pontos para confirmarmos o que temos vindo a fazer. As outras contas não nos dizem rigorosamente nada. Independentemente de estar na luta pelo título, é sempre difícil jogar com o Benfica. É um adversário que, quando veio a Braga, dizia-se, estava em crise mas venceu aqui – foi a única equipa a vencer em Braga», acrescentou, frisando que «não há qualquer sentimento de vingança» em relação a esse jogo da primeira 'mão' – derrota por 0-2.

- Sentimos que podíamos ter conseguido outro resultado mas é uma equipa com a ambição que demonstrou nesse jogo que quero ver na sexta-feira.

Salientado ainda que o SC Braga está «habituado a lidar com grandes ambientes», Paulo Fonseca desvalorizou o facto de não ter conseguido ainda vencer no Estádio da Luz.

«Esses dados não me dizem nada. Há poucas semanas também não tinha vencido no Porto, e venci. Temos equipa para discutir o resultado com o Benfica. Estamos num bom momento e todos estão cientes do que são capazes de fazer. Vamos para este jogo com dois objetivos em mente: ganhar e proporcionar bom espetáculo», rematou,

Josué e Vukcevic são baixas

Paulo Fonseca confirmou ainda que Josué está indisponível devido a um problema físico e não vai ser opção para a deslocação ao Estádio da Luz. Também o montegrino Vukcevic ficará de fora por uma questão de gestão devido ao esforço acumulado pelos jogos realizados pela seleção.


Lesão na coxa afasta Josué da Luz, Ringstad regressa aos convocados

O lateral norueguês Stian Ringstad está de regresso aos convocados do SC Braga para o jogo de sexta-feira (20.30 horas) com o Benfica, partida que dá o pontapé de saída para a jornada 28 da Liga.

Destacam-se ainda, em relação ao último jogo frente ao União, os regressos de André Pinto e de Wilson, bem como as saídas de Djavan, Arghus e Josué, este último devido a uma contratura muscular na coxa direita.

Eis a lista completa dos 19 convocados: Boly, André Pinto, Wilson, Luiz Carlos, Crislan, Aarón, Baiano, Rafa, Stojiljkovic, Hassan, Filipe Augusto, Pedro Santos, Ricardo Ferreira, Ringstad, Marafona, Alan, Mauro, Marcelo Goiano e Matheus.

A Bola

Bruno3429

RINGSTAD NAS NOVIDADES PARA A LUZ

Está de regresso a Liga NOS, apresentando como jogo da jornada o duelo entre SL Benfica e SC Braga, marcado para esta sexta-feira às 20h30. O treinador Paulo Fonseca orientou a última sessão antes da deslocação a Lisboa, elegendo no final os 19 jogadores que constituem opção para a partida da 28.ª jornada.

Destaque para o regresso do lateral norueguês Stian Ringstad, utilizado pela última vez a 31 de janeiro, mas que volta a ser alternativa para o treinador dos Gverreiros do Minho. Comparativamente com a convocatória elaborada para o jogo com o CF União, nota ainda para os regressos de André Pinto e de Wilson, saindo dos eleitos Djavan, Josué e Arghus. O médio português é baixa por lesão, devido a uma contratura muscular na coxa direita.

Os 19 jogadores convocados para defrontar o SL Benfica são: Boly, André Pinto, Wilson, Luiz Carlos, Crislan, Aarón, Baiano, Rafa, Stojiljkovic, Hassan, Filipe Augusto, Pedro Santos, Ricardo Ferreira, Ringstad, Marafona, Alan, Mauro, Marcelo Goiano e Matheus.


PAULO FONSECA NÃO TEME O LÍDER E A HISTÓRIA

Não é sexta-feira santa, mas é uma sexta-feira que promete. Dia de jogo entre SL Benfica e SC Braga, com os dois emblemas a correrem por objetivos distintos. As águias estão na luta pelo título nacional e os gverreiros querem registar uma segunda volta melhor do que a primeira. Posto isto, pode-se esperar, portanto, um jogo aberto. E numa história que tende favoravelmente para os encarnados, Paulo Fonseca assegura que a sua equipa quer colocar um ponto final. "Estamos confortáveis na tabela, mas temos um objetivo no campeonato que é fazer melhor que na primeira volta. Isso leva-nos a querer vencer todos os jogos até ao fim. Este não foge à regra. Acho que o quarto lugar não está garantido, por isso, queremos continuar a vencer. Se não me engano, o SC Braga não vence no Estádio da Luz para o campeonato há cerca de 60 anos e este é mais um fator que nos leva a querer vencer este desafio", disse.

À espera do SC Braga estará o líder do campeonato português. Estatuto de respeito, mas que não intimida os bracarenses. Do Minho parte um plantel seguro das suas capacidades e confiante num resultado positivo. "As minhas equipas não jogam para outro resultado que não a vitória. Sabemos que vamos defrontar o líder do campeonato, que está bem, mas que isso não nos inibe. Jogamos de igual para igual seja em que estádio for. A minha equipa está motivada e vamos a Lisboa para discutir o resultado. Os nossos comportamentos serão os sempre", garantiu.
Na véspera de jogos europeus, SL Benfica e SC Braga são os únicos clubs portugueses que, neste momento, alimentam a imagem do futebol nacional na montra internacional. Apesar de a agenda ditar confrontos para a Liga dos Campeões e Liga Europa – SL Benfica e SC Braga, respetivamente -, Paulo Fonseca não pega na calculadora. O foco está no Estádio da Luz. "As únicas contas que me interessam são as do SC Braga. Queremos somar mais três pontos para confirmarmos o que temos vindo a fazer. As outras contas não nos dizem rigorosamente nada. Independentemente de estar na luta pelo título, é sempre difícil jogar com o Benfica. É um adversário que, quando veio a Braga, supostamente estava em crise e foi a única equipa que venceu em nossa casa», finalizou.

O desafio entre SL Benfica e SC Braga está marcado para esta sexta-feira às 20H30, no Estádio da Luz, em Lisboa.

SCBraga

Bruno3429

Benfica-Sp. Braga com lotação esgotada
«Águias» anunciam que foram vendidos todos os bilhetes
Por Redação       

O Benfica-Sp. Braga desta sexta-feira (20h30) vai ter lotação esgotada. As «águias» anunciaram, ao início da tarde desta quinta-feira, que já foram vendidos todos os bilhetes para o jogo que abre a 28ª jornada da Liga.

24 horas antes o Benfica tinha informado que faltavam vender apenas 2 mil bilhetes, que entretanto «voaram» também nas bilheteiras do Estádio da Luz.

Até ao momento o recorde de assistência na Liga foi registado no Benfica-Sporting da 8ª jornada, com 63.054 espectadores na Luz.

Maisfutebol

JotaCC

Paulo Fonseca: "Benfica não nos intimida"
Paulo Fonseca quer vencer pela primeira vez no Estádio da Luz e revelou que não vai poder contar com Josué (castigado) e Vukcevic (seleção) para o confronto com o Benfica.

Benfica: "São vocês que dizem que estamos confortáveis. Temos vários objetivos, há um que ainda não alcançamos, que é fazer melhor do que na primeira volta. Este objetivo interno leva-nos a querer vencer todos os jogos. Com o Benfica, vai ser difícil, defrontamos o líder, e o Braga não ganha há mais de 60 anos para o campeonato fora com o Benfica, e na única vez que ganhou até foi no Jamor. Temos vários fatores que nos levam a querer vencer este jogo. Para além disso, o quarto lugar ainda não está garantido. As minhas equipas jogam sempre para vencer e este jogo não vai ser diferente, percebendo, no entanto, que temos pela frente o líder do campeonato, que está muito bem, muito forte. Mas isso não nos intimida."

Nunca venceu na Luz: "Esses dados não me dizem muito. Até há umas semanas também nunca tinha vencido o FC Porto... As coisas acontecem naturalmente. Tenho a certeza que temos uma equipa para discutir o resultado com o Benfica, estamos num bom momento. Josué teve um problema físico e não vai estar disponível; Vukcevic também não vai estar por causa do desgaste provocado pelos jogos da seleção. A equipa que está consciente do que é capaz de fazer na Luz, tendo sempre dois objetivos em mente: ganhar e proporcionar um bom espetáculo."

Jonas e Mitroglou: "Vamos tentar perceber no jogo como é que se pára o ataque do Benfica. Vou ver se os consigo parar, mas não é fácil. O Benfica tem Jonas, Gaitan, Pizzi, que está a fazer uma época tremenda, e o Mitroglou, que tem marcado muitos golos. A melhor forma de os travar é sermos fortes coletivamente e ter a coragem de ter a bola, pois essa é a melhor forma destes jogadores não terem a possibilidade poderem tomar decisões no último terço de terreno."

Regresso à competição: "Já estava com saudades dos jogos. Soube muito bem os dias de folga que tivemos, penso que foram benéficos para a equipa, mas agora vamos jogar com o Benfica, num estádio cheio; o que mais pode um treinador pedir? O ambiente vai estar fantástico, mas os meus jogadores já estão habituados. Jogámos em Istambul, não foi fácil, mas os jogadores adoram estes jogos. Vai ser ótimo para jogarmos bem.


Josué e Vukcevic falham o Benfica
Ambos não foram convocados para o encontro da Luz, ao contrário de Ringstad.

O treinador do Braga, Paulo Fonseca, convocou Ringstad para a deslocação ao Estádio da Luz para defrontar o Benfica, sexta-feira, da 28ª jornada da I Liga de futebol, e deixou de fora Josué e Vukcevic.

Josué sofreu uma contratura muscular na coxa direita e o técnico vai fazer descansar Vukcevic que, na última semana, fez dois jogos completos pela seleção do Montenegro e são ausências certas, tal como Djavan e Arghus.

De regresso aos eleitos estão o defesa esquerdo norueguês Ringstad, dois meses depois de ter jogado pela última vez, assim como André Pinto e Wilson Eduardo.

Lista dos 19 convocados:

- Guarda-redes: Matheus e Marafona.

- Defesas: Baiano, Marcelo Goiano, André Pinto, Ricardo Ferreira, Ringstad e Boly.

- Médios: Mauro, Luiz Carlos, Filipe Augusto, Alan, Aarón e Pedro Santos.

- Avançados: Crislan, Wilson Eduardo, Rafa, Hassan e Stojiljkovic.

O JOGO

Bruno3429

PSP considera de risco elevado o Benfica-Sp. Braga
Categoria tradicionalmente atribuída aos clássicos
Por Redação       

A PSP anunciou esta quinta-feira que o jogo entre Benfica e Sporting de Braga, da 28.ª jornada da I Liga de futebol, estará incluído na categoria de «risco elevado», tradicionalmente atribuída aos clássicos.

«Segundo a legislação nacional em vigor, este jogo é considerado de risco elevado, num estádio com lotação elevada, sendo a grande maioria adeptos do SL Benfica», informou, em nota de imprensa, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP.

A PSP destacou para o jogo de sexta-feira um contingente policial alargado, com elementos das divisões de trânsito, investigação criminal e informações desportivas, referindo a especial atenção à «monitorização dos fluxos de trânsito e movimentação de adeptos, essencialmente, aqueles que são considerados de risco».

Com início marcado para as 20:30, ficou a saber-se que as portas do Estádio da Luz abrem às 19:00, mas que o acompanhamento policial começará antes, com especial atenção aos confrontos entre claques e distúrbios dentro e fora do estádio.

A PSP reforçará ainda o controlo de tráfego e solicitou o uso de transportes públicos, especialmente pela data e hora do jogo ser «coincidente» com o período de maior circulação rodoviária, sugerindo o IC 17 e o IP 7 (Eixo Norte-Sul) como alternativas à 2.ª circular.

O jogo entre primeiro e quarto classificado, já com confirmação de lotação esgotada, tem o índice de segurança mais alta, à semelhança do que acontece em partidas entre os três grandes.

Maisfutebol