News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 17/03

Started by Bruno3429, 17 de March de 2016, 08:02

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Paulo Fonseca: "Com o apoio dos adeptos não é uma missão impossível"
Carlos Costinha Sousa

Está reservada uma missão difícil ao SC Braga, mas "não impossível", assim considera Paulo Fonseca na antevisão ao jogo desta noite com o Fenerbahçe, onde a formação minhota tenta recuperar da desvantagem de um golo (1-0) do encontro da primeira mão, na Turquia.
Paulo Fonseca considera que o favoritismo pende para o lado dos turcos. "Se já o era antes do primeiro jogo, confirmou o favoritismo com a vitória em casa e agora cabe-nos contrariar isso com as nossas armas", afirmou ontem o treinador do SC Braga, na antevisão a este jogo da Liga Europa.

O treinador do SC Braga fez questão de realçar que este será um jogo de cariz "decisivo" onde a sua equipa "tem de dar tudo" para continuar nas provas internacionais. Os elogios ao adversário são múltiplos, assim como as dificuldades previstas para dobrar esta eliminatória, "O Fenerbahçe é uma equipa muito difícil, recheada de qualidade e está em vantagem na eliminatória. Temos de dar tudo, mas jogamos em casa. Acho que vai ser um jogo de inteligência e equilíbrio, resolvido nos detalhes. Precisamos do apoio dos nossos adeptos até ao fim, porque a nossa equipa já conseguiu vitórias importantes no final e acreditamos que, com o seu apoio, é possível, não é uma missão impossível", frisou num apelo directo ao apoio dos adeptos bracarenses.

Apesar de atribuir favoritismo ao conjunto orientado por Vítor Pereira, Paulo Fonseca assume que o SC Braga pode "discutir a eliminatória até ao último minuto", perspectivando um jogo de "inteligência e de equilíbrio".
Depois da derrota (3-0) em Belém (Liga), Fonseca diz que esse jogo foi anormal e que não vai ter qualquer interferência no embate europeu. "O jogo em Belém fugiu ao que tem sido a normalidade, foi um jogo atípico que não terá influência", mencionou. "Contamos com a presença dos nossos adeptos, precisamos deles até ao fim; esta equipa já conseguiu importantes vitórias no final, dou o exemplo dos jogos com o Marselha, com o Liberec e com o Sporting na Taça de Portugal", atirou.

Em resposta a um jornalista turco, que questionou a forma como os arsenalistas se vão apresentar em virtude da desvantagem, Paulo Fonseca prometeu um SC Braga fiel aos seus princípios e com vontade em ter a iniciativa do jogo. "Obrigatoriamente temos de vencer este jogo. Tal como fizemos lá, e acho que conseguimos surpreender, vamos querer ter a iniciativa do jogo, não permitimos grandes oportunidades ao Fenerbahçe e tivemos o mérito de controlar o jogo com bola e é esse Braga que vamos ter amanhã [quinta-feira], com iniciativa e equilíbrio vamos procurar por todos os meios chegar à baliza do Fenerbahçe com todos os meios", referiu o treinador da equipa bracarense, Paulo Fonseca.

Vukcevic : "Não prometo que vamos ganhar mas prometo que vamos dar tudo"

O médio Nikola Vukcevic foi o jogador que deu a cara pelo grupo na antevisão ao jogo da segunda mão dos oitavos-de-final da Liga Europa, com o Fenerbahçe.
O internacional montenegrino frisou a dificuldade do jogo, mas mostrou-se esperançado em bater os turcos. "Não posso dizer vamos ganhar, porque será muito difícil, mas prometo que vamos dar tudo porque este é um jogo muito importante para a nossa equipa" destacou o futebolista do clube bracarense, realçando o "bom espírito" que está patente no plantel e a ambição em continuar em prova na Liga Europa.

Aliás, Vukcevic faz questão de enumerar que no ciclo de jogos já realizados a equipa do SC Braga conseguiu provar que tem condições para ultrapassar este adversário. "Já mostramos que somos muito fortes no nosso estádio, vencemos equipas muito boas como o Marselha, o Sporting ou o FC Porto, e acho que podemos ganhar amanhã [quinta-feira]", disse o jogador do SC Braga, na conferência de imprensa que serviu de antevisão ao jogo de hoje.
SC Braga e Fenerbahçe defrontam-se a partir das 20.05 horas, no Estádio Municipal.

Correio do Minho

Bruno3429

UEFA DESTACA EQUIPA BRACARENSE
Frisa campanha europeia e dentro de portas

O Sp. Braga mereceu esta quarta-feira destaque no site oficial da UEFA, num artigo que realça a boa campanha europeia dos guerreiros, intitulado "Poderá o Braga ser o Dnipro desta época?", numa referência à caminhada dos ucranianos na Liga Europa da época passada, onde só foram travados na final.

No site do organismo que tutela o futebol europeu pode ler-se que o clube minhoto tem "a sua posição como quarto grande do futebol português na atualidade cada vez mais cimentada", estando "uma vez mais a dar cartas" na Liga Europa, e "mostrando ser capaz de fazer frente a qualquer adversário".

É ainda recordada a presença na final da prova em 2010/11, em que a equipa bracarense só perdeu no jogo decisivo em Dublin, frente ao FC Porto.

"Uma equipa que conjuga na perfeição a experiência de jogadores como Alan [...] com a irreverência de jovens como Rafa Silva [...]. A isso junta-se ainda a segurança de defesas como Ricardo Ferreira e Willy Boly, a classe de médios como Nikola Vukcevic ou Pedro Santos e a capacidade finalizadora de Ahmed Hassan e Nikola Stojiljkovic", conclui o artigo.

O Sp. Braga recebe o Fenerbahçe na quinta-feira, na segunda mão dos oitavos-de-final da Liga Europa, após ter perdido o primeiro jogo por 1-0, na Turquia.

Autor: Luís Miroto Simões

Record

Bruno3429

Sp. Braga com a tradição, Van Gaal encostado à parede
Enquanto as atenções portuguesas se fixam na Pedreira, o resto da Europa terá os olhos postos em Old Trafford
Por Redação       

É a noite em que o Sp. Braga terá de confirmar a tradição para, pela segunda vez no seu historial, chegar aos quartos de final da Liga Europa. No duelo de técnicos portugueses, Paulo Fonseca e Vítor Pereira procuram atingir um patamar inédito nas respetivas carreiras. Os dois estiveram de acordo nas declarações com que lançaram a partida: esta é uma das eliminatórias de desfecho mais aberto nestes oitavos de final da Liga Europa, embora a ameaça de um golo turco vá condicionar a confiança dos minhotos durante os 90 ou 120 minutos.

Mas se as atenções portuguesas estão viradas para a Pedreira, há muitos outros motivos de interesse nos jogos da segunda mão de uma eliminatória que, para já, parece francamente inclinada para as equipas que jogam fora de casa. E, claro, atenção especial para o clássico dos clássicos do futebol inglês, entre Manchester United e Liverpool, dois dos três ex-campeões da Europa ainda em prova – o outro é o Borussia Dortmund.

Não será exagero dizer que em Anfield, perante os seus adeptos, Van Gaal e companhia jogam a última cartada numa temporada dececionante. Embora ainda tenham ténues esperanças de garantir um lugar na Liga dos Campeões da próxima época e estejam em prova na Taça, os «red devils» estão obrigados a dar a volta a dois golos de desvantagem e, principalmente, atenuarem a péssima impressão deixada no primeiro jogo, onde a superioridade do Liverpool só não foi mais expressiva devido à grande atuação de De Gea.

Mais esvaziado de significado parece o outro grande embate desta ronda: os três golos de vantagem do Dortmund sobre o Tottenham e o belo momento de forma dos homens de Thomas Tuchel tornam a segunda mão, em White Hart Lane, parecida com uma formalidade, salvo um cataclismo de dimensões históricas.

No que diz respeito aos portugueses, o Valência, com André Gomes e Rúben Vezo, mas sem o lesionado João Cancelo, vai ter de anular o 0-1 da primeira mão, diante de um moralizadíssimo Ath. Bilbao, que já venceu a equipa «che» por duas vezes nos últimos 15 dias, e vem de uma sequência de cinco jogos seguidos a ganhar.

Mais animador o panorama para o Sevilha, de Carriço e Diogo Figueiras (Beto não está na lista), que trouxe um empate da Suíça e conta com o apoio do seu público para, quem sabe, apontar a uma terceira final consecutiva – apesar das ausências forçadas de Konoplyanka, Vitolo e NZonzi.

Outra equipa espanhola claramente favorita para seguir rumo aos quartos é o Villarreal, depois da vantagem de dois golos conseguida perante um Leverkusen muito desfalcado perante os seus adeptos. O submarino amarelo está perto de garantir uma vaga na Champions, na próxima época, e quer justificar a candidatura à elite europeia, apostando na dupla Soldado-Bakambu para marcar um golo que praticamente sentenciaria a eliminatória.

Nos dois jogos menos mediáticos destes oitavos, a Lazio, com o ex-sportinguista Maurício, assume favoritismo claro no Olímpico de Roma, bastando-lhe confirmar o empate da primeira mão diante de um Sparta Praga obrigado a marcar. Em Bruxelas, numa cidade ainda marcada por questões de segurança, o Anderlecht, do benfiquista Djuricic, tem de anular dois golos de desvantagem perante um Shakhtar amplamente favorito, apesar da provável ausência do brasileiro Taison, a contas com problemas musculares.

E, resumidamente, aqui fica o programa de jogos para esta quinta-feira, com as percentagens de favoritismo para cada equipa, de forma a poder confrontar-nos com a realidade, mais logo, a partir das 22 horas, ou até mais tarde do que isso.

18 horas

B. Leverkusen-Villarreal (0-2) Prognóstico: 30%-70%

Lazio-Sparta Praga (1-1) Prognóstico: 65%-35%

Valencia-Ath. Bilbao (0-1) Prognóstico: 45%-55%

Anderlecht-Shakhtar (1-3) Prognóstico: 35%-65%



20.05 horas

Sp. Braga-Fenerbahçe (0-1) Prognóstico: 45%-55%


Man. United-Liverpool (0-2) Prognóstico: 20%-80%

Sevilha-Basileia (0-0) Prognóstico: 60%-40%

Tottenham-B. Dortmund (0-3) Prognóstico: 10%-90%

Maisfutebol

Bruno3429

BRAGA RECEBE O FENERBAHÇE
Missão mais que possível, guerreiros
Texto por Duarte Monteiro

«Não é uma missão impossível.» As palavras são de Paulo Fonseca e referem-se à segunda mão dos oitavos de final da Liga Europa, frente ao Fenerbahçe. A derrota por 1x0 em Istambul não tira o sonho aos Guerreiros do Minho.

O golo tardio de Mehmet Topal, aos 82 minutos, acabou por atirar a vantagem para o lado turco. Uma vantagem mínima, mas importante. É que um golo do Fenerbahçe na Pedreira obriga o SC Braga a marcar três para seguir em frente.

Por outro lado, sem a pressão do inferno turco e com mais de 15 mil arsenalistas nas bancadas, a equipa de Paulo Fonseca pode perfeitamente discutir a passagem aos quartos de final da segunda prova de clubes da UEFA.

Para isso, Rafa terá de estar mais presente no jogo do que aquilo que esteve na Turquia. Muito do perigo ofensivo do SC Braga passa pela boa prestação do internacional português; e Hassan beneficiaria muito de um Rafa inspirado.

No entanto, Paulo Fonseca não vai poder contar com Luiz Carlos. O médio brasileiro viu o cartão amarelo na Turquia e está castigado para o encontro da segunda mão.

A diferença passa por...

BRAGA
Rafa Silva

Esteve apagado em Istambul e a equipa ressentiu-se. É o grande criativo da equipa de Paulo Fonseca e muito daquilo que a equipa pode fazer ofensivamente passa pelos pés do médio português. Para chegar ao golo frente aos turcos, o SC Braga vai precisar da inspiração do seu jogador mais criativo.

FENERBAHÇE
Diego

Markovic acabou por não recuperar e falha, por isso, a deslocação a Braga. Nesse sentido, Diego assume-se como a figura de relevo na equipa turca, ele que falhou o encontro da primeira mão devido a castigo. Um bocadinho à semelhança de Rafa, as ações ofensivas do Fenerbahçe vão seguramente passar pelo antigo jogador do FC Porto.

Já conseguimos importantes vitórias em casa – dou o exemplo do Sporting e do Marseille – e é preciso acreditar até ao fim. Tudo será decidido nos detalhes. Não é uma missão impossível.
Paulo Fonseca


Sabia que...

10 JOGOS
FENERBAHçE
O Fenerbahçe não perde há 10 jogos, e soma 5 vitórias consecutivas.

49 GOLOS
SC BRAGA
Em casa, o SC Braga só perdeu um jogo esta época (frente ao Benfica, no campeonato), e leva 11 jogos sem perder. Já marcou 49 golos em 20 jogos.

3 DERROTAS
FENERBAHçE
Nas 4 deslocações que fez a Portugal, o Fenerbahçe só venceu uma vez: 2x3 em Guimarães, em 1990/91. Perdeu os 3 restantes jogos, e sempre por uma diferença superior a um golo.

Zerozero

JotaCC

Ou vai ou racha para os guerreiros do Minho
Liga Europa Braga precisa de dar a volta à derrota de Istambul (0-1) para eliminar o Fenerbahçe e chegar aos "quartos"

O golo de Memeht Topal, que adiantou o Fenerbahçe na primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa, é o débito que o Braga terá de saldar e cobrar com juros se quiser continuar a aventura europeia. O desafio com a equipa turca treinada por Vítor Pereira "não será fácil", como diz o treinador dos Guerreiros do Minho. Mas Paulo Fonseca também afirma que "a missão não é impossível".
"Jogo de inteligência e de equilíbrios", como Fonseca anuncia o desafio desta noite, na "pedreira". O xadrez pode ser a chave, mas a balança é desigual, não tivesse o Fenerbahçe um orçamento ( 180 milhões de euros) dez vezes superior ao do Braga. O holandês Van Persie, os portugueses Nani, Bruno Alves e Raul Meireles, o dinamarquês Kajer ou o craque turco Topal são só algumas das grandes estrelas do histórico emblema istambulita. Também por isso, o treinador do Braga atribuiu o favoritismo aos turcos. Mind games? "Se o Fenerbahçe já era favorito, ainda mais ficou após ter ganho a primeira mão.Cabe-nos contrariar esse favoritismo, com as nossas armas", diz Fonseca.
O treinador da equipa minhota desvaloriza a derrota na última jornada da Liga (30, com o Belenenses) e diz que o acidente do Restelo "não terá qualquer influência" no desafio com os turcos. "Foi um jogo atípico, uma anormalidade. Agora, temos de dar tudo. Será difícil, porque vamos jogar com uma equipa muito forte, mas não é missão impossível. Já tivemos outros jogos da mesma exigência, com o Marselha, com o Liberec e com o Sporting, para a Taça, e vencemos. Contamos com o apoio dos adeptos, para podermos lutar até ao último minuto", remata Fonseca.
O Braga tem três baixas: duas, as dos avançados Rui Fonte e Crislan, que continuam lesionados, não mexem com a estrutura da equipa; já o do médio Luiz Carlos, suspenso por abuso de cartões amarelos, obrigará a mudanças no meio campo. Outro médio, o montenegrino Vukcevic, provável titular, não se atrapalha: "Não posso dizer que vamos ganhar, mas posso dizer que vamos dar tudo. Acho que vamos ganhar...".



Vítor Pereira: "Não viemos defender"

O treinador português do Fernerbahçe garante que não chega à "pedreira" para defender o 1-0 da primeira mão. "Será um jogo duro, como são todos os jogos neste estádio. Já joguei aqui várias vezes e sei como é. O Braga é grande equipa, com bons jogadores, com um excelente treinador e com aspirações legítimas a seguir em frente", afirmou o treinador bicampeão pelo F. C. Porto, em 2012 e 2013. E se é cauteloso, o treinador do Fenerbahçe também confia: "Mas não viemos para defender. Jogaremos como sempre jogamos. Não sabemos jogar doutra maneira e não sabemos defender resultados".


Reforço central

O defesa central Ricardo Ferreira, que saiu do jogo de Istambul com suspeita de lesão muscular, já participou no treino de ontem, sem qualquer restrição. Está convocado. Pelo sim pelo não, Paulo Fonseca escalou mais um "zagueiro" na lista de convocados, o brasileiro Arghus.

JN

JotaCC

Missão Impossível III. Sp. Braga tenta lugar na história
Paulo Fonseca acredita na reviravolta, enquanto Vítor Pereira quer defender vantagem da 1. ª mão ( 1- 0). Nani vai a jogo

LIGA EUROPA "Não é uma missão impossível." É este o filme que Paulo Fonseca espera ver em exibição na Pedreira. O treinador do Sp. Braga voltou a recorrer à sétima arte para dar o mote para o jogo com o Fenerbahçe da Liga Europa ( 20.05, SIC), depois da derrota sofrida na Turquia, na 1. ª mão ( 1- 0). Já o tinha feito no jogo da Taça de Portugal com o Sporting e em casa para o campeonato com o FC Porto. E deu- se sempre bem...
"O Fenerbahçe é uma equipa muito difícil, recheada de qualidade e está em vantagem na eliminatória. Acho que vai ser um jogo de inteligência e equilíbrio, resolvido nos detalhes. Precisamos do apoio dos nossos adeptos até ao fim, porque a nossa equipa já conseguiu vitórias importantes no final e acreditamos que é possível, não é uma missão impossível", disse o técnico do Sp. Braga.
Paulo Fonseca convocou Ricardo Ferreira, Boly e Pedro Santos, para a receção ao Fenerbahçe, depois de terem falhado o jogo com o Belenenses, da última jornada da Liga ( o primeiro por lesão, o segundo por precaução e o terceiro por castigo). Luiz Carlos, castigado, e Rui Fonte, lesionado, são baixas importantes para o confronto de hoje na Pedreira.
Já o treinador do Fenerbahçe, Vítor Pereira, chamou 21 atletas para o jogo da segunda mão dos oitavos- de- final da Liga Europa. Nas opções, o técnico conta com os portugueses Bruno Alves, Raul Meireles e Nani.
E avisou que nunca jogou para defender resultados e não é hoje, frente ao Sp. Braga, que vai começar: "Acredito num bom espetáculo entre duas equipas que jogam de ter bola e pressionar. Nós só sabemos jogar de uma forma e não vamos alterar nada em função do 1- 0. Para nós o jogo está 0- 0 e vamos abordar a partida dessa forma", disse Vítor Pereira, antevendo "um jogo duro".

DN

JotaCC

Sp. Braga à procura da baliza turca "por todos os meios"
Equipa de Paulo Fonseca obrigada a dar a volta à eliminatória contra o Fenerbahçe para continuar na Liga Europa

Duas derrotas consecutivas são um início de crise, mas isso não retira o ânimo ao Sporting de Braga, que esta noite procura dar a volta à eliminatória dos oitavos-de-final da Liga Europa, frente ao Fenerbahçe (20h05, SIC). A equipa orientada por Paulo Fonseca perdeu há uma semana na Turquia, numa partida que só foi desequilibrada pelo golo de Mehmet Topal já perto do fim, e o técnico considera que os turcos reforçaram o favoritismo que já tinham. Mas está apostado em contrariá-lo: "Com iniciativa e equilíbrio, vamos procurar por todos os meios chegar à baliza adversária", vincou.
À derrota na Turquia seguiu-se outro resultado negativo, o mais pesado da temporada, na visita ao Belenenses (3-0). Mas Paulo Fonseca garantiu que os seus jogadores vão estar totalmente concentrados em assegurar a continuidade na Liga Europa. "Esse jogo [no Restelo] fugiu à normalidade, foi um jogo atípico e não terá nenhuma influência para o jogo de amanhã [hoje]", disse. O Sp. Braga ainda não perdeu esta época nos jogos disputados em casa nas provas europeias, tendo registado três vitórias na fase de grupos da Liga Europa e um empate nos 16 avos-de-final, diante do Sion.
"O Fenerbahçe é uma equipa muito difícil, recheada de qualidade, e está em vantagem na eliminatória. Temos de dar tudo, mas jogamos em casa", sublinhou Fonseca. Porém, o registo do Sp. Braga em casa diante de emblemas turcos não é favorável: uma vitória e duas derrotas. O adversário desta noite também não costuma ser feliz nas visitas a Portugal, com três derrotas e um triunfo, que remonta a 1990 — obtido precisamente no terreno do maior rival do Sp. Braga, o V. Guimarães. "Acho que vai ser um jogo de inteligência e equilíbrio, resolvido nos detalhes. Precisamos do apoio dos nossos adeptos até ao fim, porque a nossa equipa já conseguiu vitórias importantes no final e acreditamos que, com o seu apoio, não é uma missão impossível", reforçou o técnico do Sp. Braga.
O português Vítor Pereira, treinador do Fenerbahçe, garantiu que a equipa não vai limitar-se a defender o resultado da primeira mão: "Não vamos alterar nada em função do 1-0 alcançado em Istambul, vamos abordar o jogo como se estivesse 0-0 e tivéssemos de ganhar para passar. Gostava que amanhã [quinta-feira] tivéssemos sempre a bola e quando a perdêssemos pressionássemos o adversário para a recuperar, mas há de haver momentos em que isso não vai ser possível porque o Sp. Braga nos vai obrigar a defender mais. Conheço bem este Sp. Braga, tem personalidade, está confiante e tem qualidade. Tem aspirações legítimas a estar na próxima eliminatória, mas nós também", analisou o técnico.

PUBLICO

JotaCC

"NÃO SERÁ UMA MISSÃO IMPOSSÍVEL"
Treinador promete um Braga dominador contra o Fenerbahçe, a pensar no apuramento para os quartos de final

"As pessoas têm de acreditar até ao fim. Será um jogo de equilíbrio"
Paulo Fonseca
Treinador do Braga


Por entre apelos aos adeptos, Paulo Fonseca garante que o Braga será intenso na segunda mão com a equipa turca e lembrou que já selou importantes vitórias "nas partes finais dos jogos"



Enquanto o cronómetro estiver em funcionamento, a fé de Paulo Fonseca será inabalável. Depois da derrota em Istambul por 1-0, o técnico aposta numa reviravolta contra o Fenerbahçe, na segunda mão dos oitavos de final da Liga Europa, mas avisa que o grande momento só poderá chegar na ponta final do jogo, quando já faltarem unhas para roer. "Esta equipa já conseguiu importantes vitórias nas partes finais dos jogos, como aconteceu contra o Marselha e o Liberec, na Liga Europa, e o Sporting, para a Taça de Portugal. As pessoas têm de acreditar até ao fim. Será um jogo de equilíbrio e inteligência, que será resolvido nos detalhes. Com o apoio dos nossos adeptos, acreditamos que é possível. Já utilizei esta expressão noutras vezes: não será uma missão impossível o apuramento. Contamos com o apoio dos adeptos para discutirmos a eliminatória até ao último minuto", vincou.
A postura dos arsenalistas será, de resto, marcadamente ofensiva, como assumiu Fonseca. "Temos de vencer, obrigatoriamente. Em Istambul, conseguimos mesmo surpreender ao não permitirmos grandes oportunidades ao Fenerbahçe. Tivemos o mérito de controlar o jogo com bola, especialmente na primeira parte. É esse Braga que teremos amanhã [hoje], com iniciativa de jogo e equilibrado, que procurará por todos os meios chegar, sempre que possível, à baliza do adversário. O Fenerbahçe é muito forte e por isso não é muito fácil criar oportunidades. Acreditamos, porém, no nosso processo ofensivo e que é possível contrariar as mais valias do Fenerbahçe em termos defensivos", observou.
O tema favoritismo foi, porém, chutado para o lado do adversário. "Isso ficou claro no jogo da primeira mão, com o Fenerbahçe a ganhar. Cabe-nos agora contrariar isso. Ao longo da época temos tido jogos muito importantes, com carácter decisivo. Este será mais um e, por ser o próximo, será o mais importante da época ", reagiu.



Irmão de Marcelo Goiano falou-lhes ao coração

O defesa Marcelo Goiano partilhou, ontem, na rede social Facebook, um vídeo em que o irmão, Marco Aurélio, incentiva o Braga rumo à qualificação. "Hoje, queria estar a jogar futebol com os meus amigos, nem que fosse num campo de terra", conta, sentado na cadeira de rodas para a qual se viu atirado após uma "tentativa de assalto", com quatro tiros que o condenaram a ver jogar. "Hoje, eu não posso jogar, mas vocês podem", lembra, com o desejo de que façam tudo para, no fim, poderem dizer: "Valeu a pena."



Belém escapou à "normalidade"

A pesada derrota do Braga sofrida no Restelo, frente ao Belenenses (3-0), foi um mero acidente de percurso para Paulo Fonseca. O treinador considera que "fugiu à normalidade" e tem a certeza de que "não terá qualquer influência" contra o Fenerbahçe. "Foi um jogo atípico. Não pode servir de barómetro. Acredito que ofensivamente e defensivamente vamos estar preparados", afiançou, desvalorizando o facto de a equipa ter sofrido quatro golos, sem marcar, nos últimos dois jogos. "Nada disso me causa qualquer preocupação", referiu.



Uma equipa talhada para jogar sob pressão
A história desta temporada do Braga de Paulo Fonseca tem mostrado um plantel que sabe superar-se nos momentos-chave

Nas quatro frentes competitivas, a equipa da Pedreira tem construído um caminho sólido com respostas positivas nos momentos determinantes como este com que se vê confrontada na Liga Europa

Um jogo quase perfeito, na Turquia, não chegou para o Braga poder permitir-se enfrentar com algum conforto o encontro da segunda mão dos oitavos de final da Liga Europa, no entanto, a história que a equipa de Paulo Fonseca escreveu, ao longo desta temporada, é suficientemente sólida para sustentar o sonho de passar aos quartos de final. O Fenerbahçe é incomparavelmente mais rico, mais experiente, e tem ainda esse golo de vantagem e uma defesa sólida para o segurar. O Braga tem um caminho feito de vitórias em momentos chave que lhe valeram, antes de tudo, a presença nesta discussão com os turcos, ao impor-se em casa, e sempre pela diferença de um golo, ao Groningen, Marselha e Slovan Libérec. Na Pedreira, onde só o Benfica venceu, nesta temporada, caiu o Rio Ave, na primeira mão da meia- final da Taça de Portugal, bem como os adversários da Taça da Liga – a final é com o Benfica – e até o FC Porto, o último a visitar a equipa de Paulo Fonseca. Na Europa, a tradição precede-o, contudo: sempre que perdeu por um golo, na primeira mão, o Braga passou. Foi assim em 2010/11, com o Lech Poznan, nos 16 avos de final, e com o Benfica, nas meias- finais; em 2007/08, com o Hammarby; e em 1997/98, Nas quatro ocasiões em que perdeu por 1-0, na primeira mão, o Braga passou as rondas europeias com o Vitesse.
É também por isso que, apesar de entrar a perder, o Braga deverá ter cerca de 15 mil adeptos a apoiar, esta noite – porventura, só quem já experimentou o frio da Pedreira poderá ter a noção exata de como é significativo o facto de terem ficado satisfeitos por o jogo com o Fenerbahçe se disputar para lá do pôr-do-sol. A eliminatória com o Sion decidiu-se às cinco da tarde, ainda em horário laboral e, como tal, proibitivo para muitos que, indiferentes ao acentuado arrefecimento no turno típico do mês de março, prometem uma boa casa.


Ricardo recuperado e provável no onze
Central superou problema na coxa esquerda e está em condições de alinhar de início

Desapareceu, há uma semana, contra o Fenerbahçe, ao lesionar-se na coxa esquerda logo aos nove minutos, e deverá reaparecer precisamente contra a equipa turca num jogo decisivo. Ricardo Ferreira já se encontra totalmente recuperado do problema físico e, depois deter somado alguns treinos com restrições como precaução, trabalhou ontem sem problemas, estando em condições de alinhar na partida desta noite. Perante a total disponibilidade do defesa-central português, Paulo Fonseca incluiu-o na convocatória e o mais certo é que jogue de início, enquadrado na mesma muralha defensiva que subiu ao relvado do Estádio Sukru Saracoglu, em Istambul, com os laterais Baiano e Marcelo Goiano e o central André Pinto.
No meio-campo, adivinha-se o regresso de Mauro, por troca direta com Luiz Carlos, obrigado a cumprir um jogo de suspensão, depois de ter visto o terceiro cartão amarelo em jogos da Liga Europa; já a ala direita poderá ser entregue a Josué, como se verificou no jogo da primeira mão, isto se Paulo Fonseca entender que poderá tirar maior partido da velocidade de Pedro Santos como suplente utilizado. Tudo dependerá do plano traçado para o segundo duelo com a equipa turca, mas o treinador dificilmente terá esquecido a grande exibição de Josué em Istambul, acompanhada da melhor oportunidade para os bracarenses que só não resultou em golo por causa da classe (e reflexos) do guarda-redes Volkan.
Com Rui Fonte ainda parado, devido a lesão, Stojiljkovic deverá permutar com Wilson Eduardo no ataque, perspetivando-se a reedição de uma dupla recorrente, com Hassan.

VITÓRIAS
20
Utilizado em 32 jogos, Ricardo é um dos rostos da época brilhante do Braga, estando associado a 20 triunfos, sete empates e cinco derrotas


O JOGO

JotaCC

"TEMOS CORAGEM E NÃO VIMOS JOGAR COM RECEIO"
Treinador português do Fenerbahçe garante que a equipa turca não jogará para defender a vantagem da primeira mão. Respeita e admira o Braga e antecipa grande jogo

"Não trabalho para defender resultados, nunca o fiz. Os jogadores nunca ouvirão da minha boca que vamos esperar pelo Braga"
Vítor Pereira
Treinador do Fenerbahçe


Entrar em campo como se a eliminatória estivesse 0-0 é o que pedirá aos jogadores. Gostou de ouvir os jornalistas turcos reconhecerem que o Braga foi um dos adversários mais difíceis – tal como avisara
Vítor Pereira sabe a receita para travar o Braga: "não sofrer golos"

O Braga perdeu o jogo da primeira mão (1-0), mas manteve intacto o respeito e a admiração que merece a Vítor Pereira–e à Imprensa e adeptos turcos, que desconheciam o potencial dos vermelhos da Pedreira e, ontem, questionaram o treinador do Fenerbahçe à espera de cautelas que ele dispensou. Discutirá a qualificação na Liga Europa como se a vantagem não existisse, num jogo que antecipa "duro e intenso", entre "duas equipas a quererem ganhar, com dinâmicas diferentes, mas positivas". "Não será um jogo de esperar, esperar, esperar", resumiu, com alívio, certo de que "o futebol vai sair valorizado" deste encontro que não admite cínico. Quando lhe perguntaram se será mais importante não sofrer ou marcar, Vítor Pereira riu com a forma como se viu encurralado no próprio discurso e assumiu a opção óbvia. "Não sofrer. Se não sofrermos golo, de certeza que passamos", anuiu, sem se render, e aproveitou para ser ainda mais claro: "Não trabalho para defender resultados, nunca o fiz. Trabalho para impor determinada forma de jogar; às vezes, não deixam." "Gostava que a minha equipa tivesse sempre bola e pudesse pressionar o adversário. Há de haver momentos em que o Braga nos obrigará a baixar, a não sermos tão pressionantes", admitiu, para voltar a escancarar a estratégia: "O que os jogadores nunca ouvirão da minha boca é que partimos em vantagem e que, como tal, vamos esperar pelo Braga. Se isso acontecer, será porque o Braga nos obrigou." Foi neste ponto que Vítor Pereira lembrou os trunfos do Fenerbahçe: "Também temos as nossas armas, temos a nossa identidade e somos corajosos. Temos coragem, não vimos para aqui jogar com receio do Braga."



Coração ao largo e saudades por cá

Vítor Pereira voltou a casa, mas de coração ao largo. "Estamos numa fase bonita da prova e queremos continuar. Se é uma equipa portuguesa ou não, sinceramente, é-me indiferente", explicou, quando lhe perguntaram se é especial defrontar uma equipa portuguesa. Ele brincou – "Já defrontei muitas" – e levou a descontração até ao fim, ao ritmo da meticulosa tradução para turco. Tão cuidada que desafiou, a rir: "Tens a certeza de que não escreves mais do que aquilo que digo?!"



"Somos muito fortes em casa"
Vukcevic avisa o Fenerbahçe que o Braga já bateu Marselha, Sporting e FC Porto na Pedreira

Apelidado de Fortaleza de Pedra pela Imprensa suíça, quando os arsenal is tas defrontaram o Si on, o Estádio Municipal de Braga tem sido um precioso talismã em jogos grandes e a verdade é que as vítimas vão-se acumulando. A mais recente foi o FC Porto, mas Vukcevic puxou um pouco mais atrás o filme dos guerreiros do Minho para intimidar os jogadores do Fenerbahçe ou simplesmente transmitir confiança aos adeptos bracarenses ."Já mostrámos que somos muito fortes no nosso estádio, vencendo equipas muito boas como o Marselha, o Sporting ou o FC Porto. E acho que podemos ganhar ao Fenerbahçe", estimou.



INSPIRAÇÃO DE IVO VALE EMPATE

"Fomos fiéis à nossa identidade. A haver vencedor, seria o Braga"
Abel Ferreira
Treinador do Braga B
"Não conseguimos ter eficácia. O Braga tem qualidade"
Paulo Alves
Treinador do Penafiel


O Braga teve mais posse de bola e domínio do jogo, tendo encontrado um Penafiel que jogava na expectativa e apostava no contra-ataque, num duelo de baixo ritmo. A equipa de Paulo Alves, mesmo não sendo tão incisiva quanto o adversário, protagonizou a melhor oportunidade de golo da primeira parte, aos 41',num lance em que Daniel Martins colocou, na marcação de um canto, a bola na cabeça de Pedro Ribeiro, que desviou contra o poste.
No segundo tempo, Joca e Chidi, aos 48' e 68', poderiam ter colocado os arsenalistas em vantagem, mas depararam-se com a inspiração de Ivo Gonçalves, que com duas boas defesas segurou o empate. E o Penafiel não perde há 12 jogos.

O JOGO


JotaCC

Iguais na falta de ideias e de velocidade

Os penafidelenses alcançaram o 12.º jogo consecutivo sem perder e o primeiro em branco desde que Paulo Alves assumiu o comando técnico. Aos 42 minutos, Pedro Ribeiro cabeceou ao poste da baliza bracarense e Joca e Chidi, aos 48 e 68 minutos, respetivamente, viram os seus remates travados por Ivo Gonçalves, com duas vistosas defesas, que seguraram o empate.

JN

JotaCC

Imperativo marcar e vencer para manter caminhada perfeita

Guerreiros do Minho são a única equipa portuguesa ainda presente em quatro frentes. Derrota de Istambul obriga a correr atrás do prejuízo para alcançar um lugar nas oito melhores equipas da Liga Europa.

O Sporting de Braga recebe o Fenerbahçe, esta quinta-feira, em jogo da 2ª mão dos oitavos-de-final da Liga Europa. Há uma semana, um golo solitário de Mehmet Topal adiantou o líder do campeonato turco na eliminatória. Hoje, apenas golos e uma vitória permitirão aos arsenalistas seguir em frente e juntar-se ao restrito lote das oito melhores equipas da prova europeia.

Os minhotos são, no panorama doméstico, a única equipa portuguesa que disputa quatro frentes - campeonato, Taça de Portugal, Taça da Liga e Liga Europa.

Com o quarto lugar estável na Primeira Liga, é crível que Paulo Fonseca aposte grande parte das fichas disponíveis nesta altura no encontro contra um adversário recheado de intervenientes portugueses e de velhos conhecidos do futebol português. A maneira como aconteceu a pesada derrota com o Belenenses (3-0), no domingo, com algumas peças do onze-tipo a serem poupadas, deixa antever isso mesmo.

Finalista vencido em 2011, frente ao FC Porto, o Braga defronta o conjunto de Istambul, comandado por Vítor Pereira, que pretende pelo menos igualar a campanha de 2012/13, época em que chegou às meias-finais.

As opções

Para este encontro, Paulo Fonseca já poderá contar com Ricardo Ferreira, recuperado de lesão e Boly, que tem vindo a evidenciar fadiga. Contudo, o pêndulo do meio-campo, o experiente Luiz Carlos, cumprirá castigo esta noite, na sequência do amarelo visto na Turquia. Rui Fonte, lesionado, é outra baixa. Pedro Santos, que falhou o Restelo por suspensão, está de volta às opções.

Do lado turco, Bruno Alves deve ser o único português titular no Fenerbahçe. Vítor Pereira deverá deixar Raúl Meireles e Nani no banco, bem como Fabiano Freitas, guarda-redes brasileiro emprestado pelo FC Porto. Diego, médio canarinho que já representou os dragões, surgirá no onze titular. Resta saber, por fim, se Abdoulaye, igualmente cedido pelos azuis e brancos aos turcos, figurará no banco. Lazar Markovic, ex-jogador do Benfica, é a única peça indisponível devido a lesão.

O Sporting de Braga-Fenerbahçe arranca às 20h05, no Estádio Municipal de Braga, com arbitragem do croata Ivan Bebek. Jogo com informações na antena da Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.


LIGA EUROPA

Oitavos-de-final, 2ª mão

Estádio Municipal de Braga

Árbitro: Ivan Bebek (Croácia)

EQUIPAS PROVÁVEIS

SP. BRAGA: Matheus, Baiano, Boly, André Pinto e Marcelo Goiano; Vukcevic, Mauro, Rafa e Josué; Hassan e Stoiljkovic.

Treinador: Paulo Fonseca

FENERBAHÇE: Demirel; Gokhan Gonul, Kjaer, Bruno Alves e Caner Erkin; Mehmet Topal e Souza; Potuk, Diego e Volkan Sen; Van Persie.

Treinador: Vítor Pereira

RR

JotaCC

Sp. Braga nos limites aposta na eliminação do Fenerbahçe

A equipa do Sp. Braga precisa de roçar a perfeição para eliminar o Fenerbahçe
Sp. Braga e Fenerbahçe jogam para a Liga Europa. Trata-se do jogo da segunda mão dos oitavos de final da competição.

O Sp. Braga tenta recuperar da desvantagem de 1-0 de que saiu do jogo da primeira mão na Turquia.

Os bracarenses perderam em Istambul, graças a um golo de Mehmet Topal, mas tentam confirmar a tradição de superar as eliminatórias depois de terem perdido pela margem mínima como visitantes, tal como ocorreu nas quatro ocasiões anteriores.

O embate entre o Sp. Braga e o Fenerbahçe, orientado por Vítor Pereira e que conta com os lusos Bruno Alves, Raul Meireles e Nani, vai ser arbitrado pelo croata Ivan Bebek e tem o início marcado para as 20h05, no Estádio Municipal da cidade minhota.

A equipa dos "arsenalistas" tem Rui Fonte lesionado e Luís Carlos castigado.

Na antevisão da partida o treinador Paulo Fonseca prometeu uma equipa com a iniciativa do jogo mas equilibrada e aproveitou para frisar que a missão está longe de ser impossível e é preciso acreditar até ao final do desafio.

No banco de suplentes da equipa turca está outro treinador português Vítor Pereira que no lançamento da partida disse acreditar no apuramento perspetivando um jogo duro, intenso e com as duas equipas a quererem ganhar.

RTP

JotaCC

Sp. Braga tenta reviravolta diante do Fenerbahçe
Equipa de Paulo Fonseca perdeu por 1-0 em Istambul, mas ainda sonha com os "quartos" da Liga Europa

O Sporting de Braga tenta recuperar hoje da desvantagem de 1-0 na receção aos turcos do Fenerbahçe, em jogo da segunda mão dos oitavos de final da Liga Europa de futebol, com início às 20:05.

Os bracarenses perderam em Istambul, graças a um golo de Mehmet Topal, mas tentam confirmar a tradição de superar as eliminatórias depois de terem perdido pela margem mínima como visitantes, tal como ocorreu nas quatro ocasiões anteriores.

O embate entre o Sporting de Braga e o Fenerbahçe, orientado por Vítor Pereira e que conta com os lusos Bruno Alves, Raul Meireles e Nani, vai ser arbitrado pelo croata Ivan Bebek.

DN LISBOA