News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 09/03

Started by Bruno3429, 09 de March de 2016, 08:23

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Guerreiros em alta de olhos postos nos quartos-de-final da Liga Europa
Joana Russo Belo

Olhos postos nos quartos-de-final. E uma dose elevada de sonho e confiança na bagagem até à Turquia. Os guerreiros do Minho partem hoje rumo a Istambul, onde amanhã medem forças com o Fenerbahçe, líder do campeonato turco, na primeira mão dos oitavos-de-final da Liga Europa.
O SC Braga é a única equipa portuguesa sobrevivente na competição europeia e o bom momento que atravessa eleva a esperança num bom resultado no Estádio Şükrü Saracoğlu. O triunfo por 3-1 sobre o FC Porto, num dos jogos grandes da 25.ª jornada da I Liga, reforçou a excelente temporada de um SC Braga de Paulo Fonseca ainda em quatro frentes competitivas.

Sem perder há 15 jogos - num registo inédito para o clube - o SC Braga chega aos oitavos-de-final com apenas uma derrota na fase de grupos da Liga Europa (somou cinco vitórias e mais dois empates), por 1-0, na quarta jornada, em casa do Marselha. Nos quatro jogos realizados fora, a equipa do Minho sofreu apenas dois golos e terminou no primeiro lugar do Grupo F.

Pela frente vai ter um Fenerbahçe que não perde há sete jogos para as competições euro-peias (três vitórias e quatro empates), desde que iniciou a campanha na fase de grupos, com uma surpreendente derrota em casa, por 3-1, frente ao Molde.
As duas equipas defrontam-se pela primeira vez, mas há outro dado a favor dos arsenalistas: o SC Braga venceu todos os três jogos anteriores disputados na Turquia sem sofrer qualquer golo. Frente a equipas turcas soma quatro vitórias e duas derrotas.

"SC Braga tem todas as condições para não ter medo e enfrentar a eliminatória"

Uma eliminatória equilibrada, mas com todas as possibilidades para o SC Braga. A opinião é de Edinho, antigo avançado arsenalista, agora a jogar no Sanliurfaspor, equipa da II divisão da Turquia. O jogador destaca o bom momento que ambas as equipas atravessam, para justificar o equilíbrio nos dos jogos dos oitavos-de-final da Liga Europa, contudo considera que o "SC Braga tem condições para disputar a eliminatória".

"Estou à espera de um excelente jogo, acima de tudo, será uma prova de fogo para o Fenerbahçe. Acredito que será uma eliminatória bastante equilibrada e um excelente espectáculo, porque as duas equipas atravessam um excelente momento de forma e já se conhecem bem", sublinhou Edinho, em declarações à Rádio Renascença.

O avançado lembra que "o que o SC Braga tem feito não passa despercebido ao treinador Vítor Pereira", daí que os turcos estejam já preparados para a qualidade que os arsenalistas têm apresentado em campo.
"O SC Braga tem todas as condições para chegar aqui e discutir a eliminatória, o Fenerbahçe é uma grande equipa, tem grandes valores, mas o SC Braga tem todas as condições para não ter medo e enfrentar a eliminatória", destacou o ponta-de-lança.

Frente-a-frente nesta eliminatória europeia vão estar dois treinadores e vários atletas portugueses, num reencontro que neste campo trará maior vantagem aos bracarenses "porque os jogadores turcos conhecem pouco da equipa portuguesa".
Na Turquia, é conhecido o ambiente impressionante e infernal nos estádios - o que não será fácil para o SC Braga" - no entanto, a experiência europeia dos arsenalistas deixa a equipa "preparada para enfrentar os adeptos turcos".
Recorde-se que Edinho vestiu a camisola do SC Braga em 2003/04 e 2004/05, regressando ao clube na época 2013/14, onde não foi feliz e acabou emprestado nesse ano aos turcos do Kayseri Erciyesspor.

Correio do Minho

Bruno3429

WILSON NO ATAQUE COMO ÚLTIMA BALA
Paulo Fonseca só tem três homens para as duas posições da frente

Sem poder contar nos próximos tempos com Crislan e Rui Fonte, ambos lesionados, Paulo Fonseca confronta-se com um problema de escassez de peças de artilharia num Sp. Braga que joga sempre com dois pontas-de-lança. Como alternativa a Hassan e Stojiljkovic sobra apenas Wilson Eduardo, que não é propriamente um jogador talhado para a posição mas que é capaz de a cumprir com eficácia.

No arranque para o 43º jogo oficial da época, presente em todas as frentes, o treinador dos Guerreiros do Minho bem gostaria de, nesta altura, contar com os cinco homens que podem preencher a cunha do ataque. Só tem três e leva-os todos para Istambul, onde Wilson Eduardo pode assumir-se como jóquer, permitindo salvaguardar Hassan ou Stojiljkovic.

Wilson Eduardo, note-se, tem cumprido sempre que é chamado à titularidade. Nos dez jogos em que entrou nesta condição, o avançado de 25 anos formado no Sporting fez quatro dos 5 golos que apontou esta época ao serviço dos Guerreiros do Minho. Para quem não é propriamente um artilheiro, a sua taxa de eficácia sempre que entra de início é de quase meio golo por jogo. Nada mau.

É sabido que é nas alas que Wilson Eduardo pode render mais e Paulo Fonseca também o tem utilizado aí. Mas não só. O jogador nascido na freguesia portuense de Massarelos também já cumpriu duas partidas na posição de lateral-direito, nomeadamente nos jogos com o Marítimo e o Sion, tendo cumprido. Ou seja, Wilson Eduardo tem sabido aproveitar os seus momentos no palco.

Ponto de situação

Wilson Eduardo já disputou 22 jogos com a camisola do Sp. Braga, tendo conseguido marcar nas quatro competições em que o seu clube está envolvido

Esta época, Wilson foi utilizado por Paulo Fonseca em 7 dos 8 jogos disputados pelos bracarenses na Liga Europa

Foi ao serviço da Académica, emprestado pelo Sporting, que, em 2012/13, conseguiu a sua melhor época, com 11 golos marcados em 37 participações

Autor: Eugénio Queirós

Record

JotaCC

História indica caminho da final
Braga No ano de Dublin, arsenalistas também jogaram primeira mão dos oitavos da Liga Europa a 10 de março. Raul Meireles, outra vez

Pode ser entendida como um prenúncio de felicidade ou como mero acaso, que, nisto do futebol, cada um se agarra ao que quer, mas, em vésperas do primeiro embate do Braga frente ao Fenerbahçe, nos oitavos de final da Liga Europa, há uma coincidência a recordar. Da última vez que estiveram nesta fase da prova, os arsenalistas também jogaram a primeira mão a 10 de março e só pararam em Dublin, na final perdida frente ao F. C. Porto.
Nessa época, em 2010/11, depois de terem sido terceiros classificados na fase de grupos da Liga dos Campeões, os bracarenses eliminaram os polacos do Lech Poznan, nos dezasseis avos de final, e à espera, nos oitavos, estava o Liverpool de Carragher, Joe Cole... e Raul Meireles.
Eis a segunda coincidência feliz, visto que, também agora, o Braga medirá forças com o médio português. Na altura, os bracarenses, liderados por Domingos Paciência, venceram em casa os "reds" por 1-0, pelo que um empate sem golos em Anfield Road bastou para prosseguirem uma marcha vitoriosa que deixou pelo caminho Dínamo de Kiev e Benfica e que acabou em Dublin, com uma derrota tangencial (0-1) frente ao F. C. Porto, de André Villas-Boas.

A desforra de Fonseca
Em jogo, além do milhão de euros que vale a passagem aos quartos de final da competição, está também uma espécie de vingança pessoal entre Paulo Fonseca e Vítor Pereira. Nas únicas duas vezes em que se cruzaram, foi o agora técnico do Fernerbahçe a cantar vitória – aconteceu na época 2012/13, na altura em que Vítor Pereira era o treinador dos dragões e, por duas vezes, bateu o pé ao Paços de Ferreira de Paulo Fonseca.
De resto, esta é a quarta vez que o Braga chega aos oitavos de final da segunda prova de clubes mais importante da UEFA, mesmo que só no ano de Dublin tenha passado desta fase. Ainda na Taça UEFA, os arsenalistas foram eliminados pelo PSG, em 2008/09, e pelo Tottenham, em 2006/07.



Por dentro

Josué e Filipe Augusto regressam aos eleitos
Os dois médios estão de regresso à convocatória de Paulo Fonseca, depois de terem falhado o jogo com o F. C. Porto – Josué por estar cedido pelos dragões e Augusto por castigo. Alef e Aarón saem do leque de eleitos. A partida para Istambul está marcada para hoje, às 9.30 horas.

Árbitro francês é conhecido... do dragão
O árbitro francês Clément Turpin foi o escolhido para apitar o duelo do Braga frente ao Fenerbahçe, na Turquia, ele que, esta época, até já arbitrou um jogo de uma equipa portuguesa: o F. C. PortoMaccabi Telavive (2-0), na fase de grupos da Champions.

Só F. C. Porto sabe vencer no Saraçoglu
Entre as equipas portuguesas, só os azuis e brancos já venceram no reduto do Fenerbahçe: foi em 2008/09, na fase de grupos da Champions. De resto, o Benfica perdeu no Saraçoglu por duas vezes (1975/76 e 2012/13) e o V. Guimarães uma (1990/91).

JN

JotaCC

"FENERBAHÇE ESTÁ MAIS FORTE AGORA"
Antigo trinco do Braga joga no Akhisar e, no domingo, para a liga turca, perdeu em casa por 3-0 com o adversário dos arsenalistas

"No clube, toda a gente me pergunta pelo Braga. Há aqui uma grande expectativa para este jogo"
Custódio
Jogador do Akhisar


Para Custódio, o líder do campeonato turco já "assimilou os princípios de jogo de Vítor Pereira" e agora está melhor do que no passado. Seja como for, acredita no Braga e numa eliminatória equilibrada


Em oito jogos na Liga Europa o Braga só perdeu uma vez, em Marselha

Apurou o Braga para a final da Liga Europa de 2011, com o inesquecível golo de cabeça ao Benfica, e no domingo defrontou o Fenerbahçe para o campeonato turco. Ninguém melhor do que Custódio para lançar esta eliminatória. "O Fenerbahçe é uma equipa em crescendo. Assimilou os princípios de jogo do Vítor Pereira e tem feito um bom campeonato. Está na luta pelo título [é líder com mais dois pontos e um jogo do que o Besiktas], tem feito uma boa Liga Europa, possui jogadores de grande valor e, mais do que isso, é uma equipa mais forte do que era há uns tempos", avisa o médio do Akhisar, sétimo classificado do campeonato turco.
A O JOGO, Custódio fez a descrição do Fenerbahçe. "É uma equipa que joga muito em posse, bem organizada. Joga bastante pelos flancos, apoiando o jogo no avançado e no aparecimento dos médios para explorar a velocidade dos extremos. Não vai ser fácil. O Braga também é uma equipa muito boa, tem jogado bonito, está em várias frentes e não é por acaso.Vai ser um encontro fantástico entre duas equipas que valorizam muito a posse de bola", antevê, apontando o aspecto que o Braga pode explorar. "Falando principalmente do campeonato turco, o Fenerbahçe é uma equipa que se balanceia muito no ataque e essas equipas podem tornar-se mais vulneráveis. Se o Braga, como tem feito, apoiar o seu futebol no jogo entre linhas e nas saídas rápidas, pode aproveitar sobretudo fora", analisa o internacional português, destacando alguns nomes na equipa treinada por Vítor Pereira. "Gosto de todos os portugueses e também aprecio muito o Fernandão, o Topal,o Diego e o Volkan Sen. São jogadores de grande nível", salienta o médio, de 32 anos.
Abordar um jogo na Turquia sem uma referência ao ambiente é impossível.O Estádio Sukru Saracoglu não foge à regra. "Conhecendo como conheço o estádio deles, é uma das coisas que podem pesar muito. O ambiente é realmente fantástico. São fãs dedicados, puxam pela equipa a todo momento. Mas o Braga tem jogadores com experiência e pode contrariar. O Braga tem traquejo nesses ambientes e penso que não será por aí", diz o médio, que jogou nas vitórias dos minhotos nos terrenos do Besiktas (2011/12) e do Galatasaray (2012/13). Em suma, Custódio antevê uma "eliminatória de 50/50", esperando que este "Braga fantástico, de futebol positivo, faça um grande resultado".



"Regresso à final? Não se pode deixar de sonhar"

Presente na final de Dublin em 2011, onde o Braga foi derrotado pelo FC Porto (1-0), Custódio acha que o Braga deve "pensar eliminatória a eliminatória", sem perder a crença em repetir o feito de há cinco anos. "Não se pode deixar de sonhar", adverte o médio, considerando que "este Braga é merecedor de todos os elogios". Custódio espera que os arsenalistas cheguem nesta boa forma a 22 de maio, dia da final da Taça de Portugal. "Quando perdemos a final em Dublin, era um FC Porto diferente, mas sabemos como é o FC Porto. Sabemos que, no FC Porto, um clique tudo muda. É um grande clube e nunca será fácil defrontá-lo", diz, a propósito da final do Jamor.



ARBITRO FRANCÊS DIRIGE EM ISTAMBUL

A UEFA nomeou o francês Clément Turpin para dirigir o Fenerbahçe-Braga de amanhã. Internacional desde 2010, o árbitro, de 33 anos, vai estrear-se em jogos dos arsenalistas, mas nesta época já apitou uma equipa portuguesa, mais concretamente o FC Porto, na vitória dos dragões (2-0), em casa, sobre os israelitas do Maccabi Telavive, na fase de grupos da Liga dos Campeões.



UM DIA MUITO PREENCHIDO

A comitiva do Braga chegará bem cedo esta manhã ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro (8h45) para levantar voo rumo a Istambul às 9h30. O treino de adaptação ao Estádio Sukru Saracoglu está marcado para as 18h00 (mais duas horas na Turquia). Meia hora antes, Paulo Fonseca e um jogador irão fazer a antevisão do jogo, em conferência de Imprensa.



Três regressos com duas dúvidas
Rotação de Fonseca devolve titularidade a Matheus, Goiano e Vukcevic frente ao Fenerbahçe. Há interrogações no centro da defesa e numa ala

Impedido de defrontar o FC Porto, Josué está de volta à lista de convocados e discute um lugar na equipa inicial com Pedro Santos. No eixo defensivo há três candidatos para duas vagas

Depois de ter feito uma gestão moderada frente ao FC Porto, Paulo Fonseca irá apostar, amanhã, no onze teoricamente mais forte, ou pelo menos naquele que tem escolhido para os jogos decisivos. Apesar da rotação do treinador, há elementos intocáveis neste tipo de desafios, servindo de exemplo os jogos com o Rio Ave, para a Taça de Portugal, e o Sion, para a Liga Europa. São os casos de Matheus, Baiano, Marcelo Goiano, Vukcevic, Luiz Carlos, Rafa, Hassan e Stojiljkovic. O técnico, no entanto, tem alternado no centro da defesa e no lado direito do meio-campo, pelo que essas são as dúvidas em torno do onze que vai apresentar amanhã, diante do Fenerbahçe, na primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa.
Frente ao FC Porto, no domingo, Ricardo Ferreira e Boly formaram a dupla no eixo defensivo, mas agora há a hipótese de André Pinto voltar ao onze, podendo jogar ao lado de qualquer um dos dois. Na ala direita do meio-campo, Pedro Santos tem sido a aposta. Mas, por ter feito os últimos três jogos a titular, pode ficar a descansar e ceder o lugar a Josué, que está de regresso às opções de Paulo Fonseca depois de ter falhado a receção ao FC Porto, por estar emprestado pelos dragões aos arsenalistas. Nessa partida, Matheus, Marcelo Goiano e Vukcevic foram suplentes (só o lateral entrou, já nos descontos) e é certo que serão titulares em Istambul, em detrimento de Marafona, Djavan e Mauro, respetivamente. Baiano, Luiz Carlos, Rafa, Hassan e Stojiljkovic têm permanência assegurada no onze.
A par de Josué, Filipe Augusto também está de volta à lista de eleitos. O médio brasileiro cumpriu uma partida de suspensão com o FC Porto. Paulo Fonseca convocou 20 jogadores para a viagem à Turquia, levando, como habitualmente nas deslocações internacionais, três guarda-redes, daí a inclusão de Tiago Sá. Rui Fonte, Crislan e Ringstad estão lesionados, embora os dois últimos não estejam sequer inscritos na Liga Europa, assim como Alef e Aarón.



Histórico perfeito na Turquia
Sempre que jogou em território turco, o Braga ganhou e com o mérito de não ter sofrido golos

Invicto há sete jogos (três vitórias e quatro empates) na Liga Europa, depois de ter sido derrotado em casa pelos noruegueses do Molde, por 3-1, na primeira ronda da fase de grupos, o Fenerbahçe será um interessante teste ao histórico imaculado do Braga em compromissos europeus na Turquia. Sempre que atuou neste país, o clube arsenalista ganhou (três vitórias) e não sofreu qualquer golo.
Esta tendência muito risonha para o Braga começou diante do Sivasspor. Com Jorge Jesus no comando técnico, os minhotos venceram por 2-0, com golos de Linz e Moisés (na segunda mão, o Braga triunfou por 3-0). A época de 2008/09 estava a começar e o Braga jogava para a extinta Taça Intertoto, que viria a conquistar. Em 2011/12, o Braga regressou à Turquia, desta feita para defrontar o Besiktas. A formação então orientada por Leonardo Jardim venceu por 1-0 (golo de Lima) para a segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa. O Braga seria, no entanto, eliminado porque em casa havia perdido por 2-0. Por fim, venceu no terreno do Galatasaray, por 2-0, na fase de grupos da Champions, em 2012/13. Rúben Micael e Alan marcaram para a equipa então treinada por José Peseiro.

O JOGO





JotaCC

Vítor Pereira e Abdoulaye já caíram
Treinador e central do Fenerbahçe representavam o FC Porto na final da Taça da Liga de 2013

Na mesma época em que Jorge Jesus se ajoelhou no relvado do Dragão pela derrota do Benfica, resultado que permitiria ao FC Porto chegar à conquista do tricampeonato, nem tudo foram rosas para Vítor Pereira. Pode mesmo dizer-se que o Braga foi um dos espinhos mais dolorosos em 2012/13: primeiro, afastou os portistas da Taça de Portugal, depois levou a melhor na final da Taça da Liga num jogo verdadeiramente azarado para o senegalês Abdoulaye.
Sob o comando de José Peseiro, atualmente ao serviço dos dragões, o Braga revelou-se um osso muito duro de roer para estrelas como Danilo, Lucho González, Jackson Martínez ou James nessa final disputada a 13 de abril de 2013. Apesar do ligeiro ascendente do FC Porto, os arsenalistas defendiam bem e, já em cima do intervalo, tudo se complicou para o adversário com um penálti cometido por Abdoulaye sobre Mossoró. O central seria expulso e Alan, capitão do Braga, atiraria a contar na cobrança do castigo máximo. De repente, o jogo ficou de pernas para o ar e Vítor Pereira era obrigado a mexer, abdicando então da criatividade de Lucho para remendar a defesa com Otamendi.
Na tentativa de repor a igualdade no marcador, o treinador ainda lançaria Kelvin, o tal que seria decisivo na vitória caseira dos portistas sobre o Benfica, levando Jesus ao desespero, mas o Braga geriu be mogol ode Alan, a desvantagem numérica do adversário e a melhor oportunidade da segunda parte até acabaria por pertencer a Rúben Micael, num remate à base do poste. O troféu acabaria na posse dos Guerreiros do Minho e, mais uma vez, escapava ao FC Porto, depois de ter sido conquistado, na época anterior, pelo rival Benfica.


Portugal em força no plantel do líder

O Fenerbahçe é a equipa mais portuguesa do futebol turco, com o técnico Vítor Pereira, os adjuntos Luís Miguel, Pedro Ribeiro e Filipe Almeida, e os jogadores Bruno Alves, Raul Meireles e Nani.Mas há mais profissionais com fortes ligações ao futebol luso, principalmente ao FC Porto. Seguindo a pista portista, reconhece-se o guarda-redes Fabiano, utilizado exclusivamente nos jogos da Liga Europa e da Taça da Turquia, o central Abdoulaye e os médios Souza e Diego, fazendo parte deste grupo, naturalmente, os internacionais Bruno Alves e Raul Meireles.
O sérvio Markovic, que rendeu 25 milhões de euros ao Benfica pela transferência para o Liverpool, depois de ter representado o emblema da Luz em 2013/14, e o ex-sportinguista Nani, o mais idolatrado pelos adeptos do clube de Istambul, são outros dos nomes ilustres que já brilharam no campeonato português.



Fonseca leu fraquezas do FC Porto
Miguel Pedro ficou surpreendido com a equipa escolhida para defrontar o FC Porto. José João Torrinha lembrou, a propósito da derrota do Vitória em Coimbra, que "Otávio não é um Deus como Maradona"

José João Torrinha Miguel Pedro

A vitória do Braga sobre o FC Porto dominou o Minho Futebol Clube desta semana. Miguel Pedro, comentador bracarense, elogiou o treinador arsenalista. "O Paulo Fonseca tem demonstrado que sabe muito bem o que faz e tem uma ideia clara do que quer, e os jogadores interpretam isso de forma maravilhosa. Gabo-lhe a coragem de apostar na equipa que escolheu. Fiquei um pouco surpreendido", disse, admitindo que pensava que "ia resguardar-se mais um bocadinho, mas não, jogou com uma equipa agressiva e rápida, com Pedro Santos e Rafa de início, e percebeu algumas das fraquezas do FC Porto".

José João Torrinha defendeu que "o FC Porto não aproveitou a fase inicial e com um Braga sólido a defender, não entrava na defesa e expôs-se àquilo em que o Braga é terrível". O comentador vitoriano acrescentou que "há dois golos do Braga que são erros individuais clamorosos". Claro que a derrota do V. Guimarães em Coimbra, com a Académica, também foi analisada. José João Torrinha considerou Otávio "o melhor jogador do Vitória na segunda parte", salientando que "uma equipa tão dependente de um jogador corre estes riscos" por permitir ao adversário "anular um ponto fulcral". Otávio é, completou, "um jogador extraordinário, mas não é Deus. Esse era Maradona".

O JOGO



JotaCC

BONS ARES DO SUL

Depoisd a goleada imposta ao Portimonense, no Algarve, o Braga B volta a jogar a Sul, desta feita na Capital, diante do Oriental. Sem qualquer castigado, o técnico Abel Ferreira deverá apostar em Gamboa, que regressa após castigo, para o lugar de Didi, de fora pelo mesmo motivo. Na luta pela manutenção, o Oriental vai procurar regressar às vitórias, não obstante as seis baixas por lesão.


PAULO TAVARES QUER APROVEITAR PONTOS FRACOS

Benfica e Braga/AAUM defrontam-se hoje no Pavilhão da Luz (20h00, BTV), em jogo antecipado da penúltima jornada do campeonato. O técnico dos bracarenses, Paulo Tavares, quer "manter a identidade" da equipa. "Somos dos poucos que discutimos os resultados com Benfica e Sporting. O jogo vai passar por aproveitar os pontos fracos do adversário", referiu.

O JOGO

JotaCC


JotaCC


Bruno3429

ANTÓNIO SALVADOR
"O Fenerbahçe gastou 40 milhões em jogadores"

O Braga partiu esta manhã para Istambul, onde esta quinta-feira defronta o Fenerbahçe, de Vítor Pereira, para a primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa. "Orgulhoso e com a responsabilidade" de o Braga ser o único representante nesta competição europeia, António Salvador partiu "otimista" para a Turquia.

"São duas boas equipas que vão disputar esta eliminatória, este jogo é a primeira parte. Vamos defrontar uma grande equipa, que esta época só perdeu quatro vezes, o Braga só perdeu cinco. Só as boas equipas é que perdem poucas vezes, sabemos por isso as dificuldades que vamos encontrar, o Fenerbahçe tem por exemplo um público muito forte. Temo-nos dado bem nas viagens na Turquia, ganhámos ao Sivasspor, ao Besiktas e ao Galatasaray, num ano em que estavam muito fortes", referiu o presidente do Braga nas declarações proferidas no Aeroporto Francisco Sá Carneiro.

O valor da equipa turca não está acima dos adversários que o Braga encontrou até chegar a esta fase da Liga Europa. "Encontramos sempre bons adversários. O Fenerbahçe gastou 40 milhões de euros em contratações de jogadores, o Braga gastou quatro milhões, ou seja dez por cento do que investiu o Fenerbahçe. Isso não nos retira a ambição, a vontade e a alma de discutir a eliminatória. E é isso que vamos fazer. Estamos confiantes e não me canso de dizer que esta equipa está preparada mentalmente para enfrentear qualquer adversário e em qualquer campo".

O Fenerbahçe ser orientado por um treinador português, Vítor Pereira, não terá influência. "Isso não conta. O que conta é que têm uma grande equipa e que terão um apoio fantástico. O Braga já está habituado a grandes ambientes e estes jogadores estão preparados para tentar passar a eliminatória.

Esta equipa é a que tem menos derrotas em Portugal, está há 15 jogos sem perder e tem potencial para disputar qualquer jogo contra que adversário for. Nem sempre é possível, mas está preparada e com muita vontade de vencer", concluiu.

O Jogo

Bruno3429

ANTÓNIO SALVADOR: «FENERBAHÇE GASTOU 40 MILHÕES EM CONTRATAÇÕES E NÓS GASTÁMOS 4»
Aponta diferenças para o adversário da Liga Europa

O presidente do Sp. Braga, António Salvador, lidera a comitiva bracarense que esta quarta-feira partiu rumo a Istambul onde, amanhã, irá defrontar o Fenerbahçe na 1.ª mão dos oitavos de final da Liga Europa (18 horas). No aeroporto Sá Carneiro, o dirigente não escondeu o otimismo.

"Estamos mais uma vez preparados para disputar esta eliminatória frente a uma equipa que dispensa apresentações. Toda a gente conhece o poderio do Fenerbahçe, uma equipa muito bem orientada e que tem um plantel muito rico. Quando defrontamos estes adversários é preciso perceber o que está em causa: estamos a falar de uma equipa que gastou 40 milhões em contratações quando nós gastámos 4 milhões, ou seja, 10%, mas mais uma vez vamos para disputar este jogo e a eliminatória que, como, sabem não acaba aqui", afirmou aos jornalistas.

E prosseguiu: "Estamos orgulhoso por continuar na Liga Europa e não por sermos o único representante. A única coisa que nos satisfaz é que os portugueses vão poder ver o Sp. Braga em canal aberto, algo que ainda não tiveram oportunidade. Vão poder apreciar a qualidade da equipa que já não perde há 15 jogos, e, obviamente tem potencial".

Salvador garantiu ainda não estar a pensar na final de Basileia, mas sublinhou que os objetivos traçados no início da época estão a ser cumpridos. "Estamos na final do Jamor, estamos em 4.º no campeonato e queremos continuar na Liga Europa", concluiu.

Autor: António Mendes

Record

Bruno3429

«Queremos lutar por esta eliminatória» – António Salvador

Embora o presidente do SC Braga, António Salvador, reconheça que existe uma diferença enorme de orçamentos para com o Fenerbahce, estão confiante que todos os jogadores vão dar o máximo para tentar afastar a equipa turca.

«Estou optimista nesta viagem à Turquia. Vamos defrontar uma grande equipa. Eles só perderam quatro vezes. O Braga só perdeu cinco. Vai ser um grande jogo. O Fenerbahçe gastou 40 milhões na contratação de jogadores, o Braga gastou 10 por cento desse valor, mas isso não nos retira ambição de querer lutar por esta eliminatória. Esta equipa está preparada para vencer qualquer adversário», afirmou António Salvador, em declarações reproduzidas na Rádio Renascença.

A Bola

JotaCC

Liga Europa: Sp. Braga em Istambul «preparado para qualquer adversário»
Minhotos vão defrontar Fenerbahçe de Vítor Pereira esta quinta-feira

O Sp. Braga já está em Istambul onde esta quinta-feira vai defrontar o Fenerbahçe comandado por Vítor Pereira, no jogo a primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa. À partida, o presidente do clube, António Salvador, deu conta do estado de espírito dos minhotos, «preparados para qualquer adversário», recordando que a equipa até tem conseguido bons resultados na Turquia.

«Vamos defrontar uma grande equipa, com um público muito forte e que esta época só perdeu quatro vezes», destacou o dirigente, aina no aeroporto, considerando que «só as boas equipas é que perdem poucas vezes». «Sabemos, por isso, as dificuldades que vamos encontrar, [mas] temo-nos dado bem nas viagens na Turquia. Ganhámos ao Sivasspor, ao Besiktas e ao Galatasaray, num ano em que estavam muito fortes», acrescentou.

O presidente destacou ainda a diferença dos orçamentos, lembrando que «o Fenerbahçe gastou 40 milhões de euros em contratações de jogadores e o Braga gastou quatro milhões, ou seja, dez por cento». «Isso não nos retira a ambição, a vontade e a alma de discutir a eliminatória. Estamos confiantes e não me canso de dizer que esta equipa está preparada mentalmente para enfrentar qualquer adversário, em qualquer campo, e estes jogadores estão preparados para tentar passar a eliminatória», reforçou.

António Salvador disse ainda estar «orgulhoso», não por o Sp. Braga ser a única equipa portuguesa em prova, mas por continuar em competição na Liga Europa: «A única coisa que nos satisfaz é que os portugueses vão poder ver o Sp. Braga em canal aberto, algo que ainda não tiveram oportunidade. Vão poder apreciar a qualidade da equipa que já não perde há quinze jogos», referiu ainda.

O primeiro embate do Sp. Braga com a equipa de Bruno Alves, Raúl Meireles e Nani está marcado para as 18h00 de quinta-feira, para o Estádio Sukru Saracoglu, em Istambul.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

António Salvador: "Sp. Braga gastou 10% do Fenerbahçe"

Presidente do Sp. Braga diz que os portugueses vão poder "apreciar a qualidade da equipa que não perde há 15 jogos"

O presidente do Sporting de Braga mostrou-se hoje confiante para o jogo de quinta-feira com o Fenerbahçe, da primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa de futebol, frisando que os 'arsenalistas' estão preparados para defrontar qualquer adversário.

António Salvador, que falava à partida para a Turquia, notou que o Braga vai defrontar "uma grande equipa, com um público muito forte e que esta época só perdeu quatro vezes", considerando que "só as boas equipas é que perdem poucas vezes".

"Sabemos, por isso, as dificuldades que vamos encontrar, [mas] temo-nos dado bem nas viagens na Turquia. Ganhámos ao Sivasspor, ao Besiktas e ao Galatasaray, num ano em que estavam muito fortes", lembrou.

António Salvador lembrou que "o Fenerbahçe gastou 40 milhões de euros em contratações de jogadores e o Braga gastou quatro milhões, ou seja, dez por cento".

DN

JotaCC

A última vez que o SC Braga chegou aos 'oitavos' marcou presença na final
Em 2011, FC Porto e SC Braga disputaram a final da Liga Europa em Dublin. Os Dragões venceram por 1-0.

O SC Braga e o Fenerbahçe defrontam-se, esta quinta-feira (18 horas), pela primeira vez nas competições da UEFA, em desafio referente à primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa.

O Fenerbahçe já disputou oito jogos frente a adversários portugueses, somando quatro vitórias (três em casa e uma em Portugal) e quatro derrotas (três em terras lusas e uma na Turquia). Recentemente, o emblema turco, agora comandado pelo português Vítor Pereira, perdeu por um total de 3-2 com o Benfica nas meias-finais da Liga Europa de 2012/13, naquela que foi a melhor campanha de sempre dos turcos nesta competição.

Já o SC Braga venceu todos os três jogos anteriores disputados na Turquia sem sofrer qualquer golo; Em seis partidas europeias frente a emblemas turcos, os minhotos somaram quatro triunfos (uma em Braga e três na Turquia) e duas derrotas, ambas na capital minhota.

O clube de Istambul não perde há sete jogos para as competições europeias desde que iniciou a campanha na fase de grupos da Liga Europa, tendo sido derrotado em casa, por 3-1, frente ao Molde FK.
A turma comandada por Paulo Fonseca também perdeu apenas uma vez desde o início da fase de grupos no terreno do Marselha, à quarta jornada.

Esta é a primeira vez que a equipa portuguesa chega a esta fase da prova desde a sua melhor campanha de sempre nas provas europeias, quando, em 2011, chegou à final da Liga Europa, que acabou por perdê-la para o FC Porto (1-0), em Dublin.



Salvador: "O Fenerbahçe gastou 40 milhões em jogadores"
O SC Braga defronta, às 18 horas de quinta-feira, os turcos do Fenerbahçe.

A comitiva bracarense partiu, esta quarta-feira de manhã, para Istambul, na Turquia, onde defronta amanhã o Fenerbahçe. No aeroporto Francisco Sá Caneiro, no Porto, o presidente do SC Braga realçou a diferença entre as duas equipas.

"Encontramos sempre bons adversários. O Fenerbahçe gastou 40 milhões de euros em contratações de jogadores, o Braga gastou quatro milhões, ou seja dez por cento do que investiu o Fenerbahçe. Isso não nos retira a ambição, a vontade e a alma de discutir a eliminatória. E é isso que vamos fazer. Estamos confiantes e não me canso de dizer que esta equipa está preparada mentalmente para enfrentar qualquer adversário e em qualquer campo", disse António Salvador, deixando terras lusas com otimismo.

"São duas boas equipas que vão disputar esta eliminatória, este jogo é a primeira parte. Vamos defrontar uma grande equipa, que esta época só perdeu quatro vezes, o Braga só perdeu cinco. Só as boas equipas é que perdem poucas vezes, sabemos por isso as dificuldades que vamos encontrar, o Fenerbahçe tem por exemplo um público muito forte. Temo-nos dado bem nas viagens na Turquia, ganhámos ao Sivasspor, ao Besiktas e ao Galatasaray, num ano em que estavam muito fortes".

"O Braga já está habituado a grandes ambientes e estes jogadores estão preparados para tentar passar a eliminatória.Esta equipa é a que tem menos derrotas em Portugal, está há 15 jogos sem perder e tem potencial para disputar qualquer jogo contra que adversário for. Nem sempre é possível, mas está preparada e com muita vontade de vencer", concluiu.

SAPO DESPORTO

Bruno3429

Paulo Fonseca: «Não sofrer golos e levar eliminatória para Braga»
Equipa minhota está na Turquia para defrontar o Fenerbahçe
Por Redação       

Paulo Fonseca fez nesta quarta-feira a antevisão do embate com o Fenerbahçe. O Sp. Braga está na Turquia para a primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa.

«O Fenerbahçe é uma equipa com enorme poder, repare que por exemplo foi buscar este ano dois jogadores ao Manchester United. Tem um orçamento não sei quantas vezes superior ao Sp. Braga. Mas a nossa vontade tem de ser superior à dos jogadores do Fenerbahçe», começou por dizer.

Numa conferência de imprensa transmitida em direto pelo clube minhoto, através das redes sociais, Paulo Fonseca explicou qual será o objetivo do Sp. Braga no jogo de quinta-feira.

«Teremos dificuldades, pela qualidade do Fenerbahçe e pelo próprio ambiente, mas acredito que conseguiremos um resultado positivo. Em qualquer jogo, só pensamos em vencer, mas amanhã vamos defrontar o adversário mais difícil que encontramos até ao momento. O mais importante é não sofrer golos e levar a eliminatória para Braga», salientou.

O Sp. Braga atravessa uma série de 15 jogos sem perder mas o treinador não acredita que esse registo leve ao deslumbramento da equipa: «Queremos prolongar ao máximo a série de bons resultados. A equipa está focada, esta competição é uma excelente oportunidade para estes jogadores e eles não a querem perder. Os jogadores já viram o Fenerbahçe, já conhecem o seu valor, e sinto a equipa focada.»

«Não vamos alterar em nada o que é a nossa filosofia e essa não passa por fazer marcações individuais. Temos de ter preocupações especiais com o Nani e com todos os outros. A nossa forma de defender não está preparada de acordo com os adversários», rematou Paulo Fonseca, afastando a possibilidade de marcações individuais.

Josué: «Dentro de campo é que vamos ver quem é o melhor»
Médio do Sp. Braga não se mostra preocupado com o ambiente na Turquia
Por Redação     

Josué acompanhou Paulo Fonseca na conferência de imprensa de antevisão do embate com o Fenerbahçe. O médio português está de regresso à Turquia para a primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa.

O médio dos quadros do FC Porto representou o Bursaspor até janeiro de 2016: «É verdade que joguei aqui ano e meio, mas o Sp. Braga já jogou aqui com o Galatasaray e o Besiktas, o Alan por exemplo estava na equipa, já sabe que os adeptos turcos são apaixonados pelo futebol. O balneário também já sabe, temos de nos adaptar a isso.»

«Estamos confiantes e dentro de campo é que vamos ver quem é o melhor», atirou Josué.

O internacional português reconhece que o ambiente pode favorecer o Fenerbahçe e lembra que os adeptos locais costumam ficar ao lado da equipa qualquer que seja o resultado.

«Esta cultura turca é muito especial porque dificilmente os adeptos ficam contra a equipa. Já tive a felicidade de vencer pelo Bursaspor por 3-0 e os adeptos puxaram sempre pelos jogadores», recordou Josué, sem perder o foco: «Gostávamos de fazer um grande jogo amanhã».

Maisfutebol

Bruno3429

PAULO FONSECA: «FENERBAHÇE É O ADVERSÁRIO MAIS DIFÍCIL ATÉ AO MOMENTO»
Mesmo assim acredita num bom resultado

Está a decorrer, neste momento, o treino do Sp. Braga de adaptação ao relvado e luz artificial do palco do jogo de amanhã frente ao Fenerbahçe. Há minutos, Paulo Fonseca abordou essa 1.ª mão dos oitavos-de-final da Liga Europa.

"Vamos defrontar o adversário mais difícil até ao momento. O Fenerbahçe tem um plantel valiosíssimo, ainda no verão contratou dois jogadores ao Manchester United, e tem também o ambiente do estádio a seu favor. Mesmo assim, acredito que podemos fazer um bom jogo e um bom resultado", respondeu, consciente do passado histórico dos arsenalistas na Turquia: "Sei que venceram os três jogos cá realizados. Vamos entrar em campo também a pensar que é possível vencer. Acho muito importante não sofrermos golos", afirmou.

Também Josué abordou a partida de amanhã: "Joguei ano e meio na Turquia e já fui colega de alguns jogadores do Fenerbahçe. Os adeptos têm uma cultura muito especial e nem mesmo nas derrotas deixam de apoiar a equipa. Vamo-nos agarrar à nossa qualidade para tentar fazer um grande jogo amanhã."

Autor: Ricardo Vasconcelos

Record

Bruno3429

Paulo Fonseca dá receita para vencer em Istambul: «Vontade»

O treinador do SC Braga explica porque acredita que pode sair do campo do Fenerbahçe com um resultado positivo, na primeira 'mão' dos oitavos de final da Liga Europa.

«Acredito que podemos repetir o que o Braga fez aqui noutras alturas, contra o Galatasaray e o Besiktas. Se não acreditasse não estaria com este discurso. Sei que o Fenerbahçe tem enorme poder, um plantel valiosíssimo, este ano foi buscar dois jogadores ao Manchester United e tem um orçamento bem maior que o SC Braga. Mas vamos levar uma coisa para o campo: Vontade. Essa vontade tem de ser maior que a dos jogadores do adversário. Sabemos as dificuldades e pelo próprio ambiente, podemos conseguir um resultado positivo», disse em conferência de imprensa.

Questionado sobre que resultado gostaria de trazer de Istambul, Paulo Fonseca foi claro: «Quero sempre algo mais e isso passa sempre pela vitória. Em qualquer jogo só pensamos em vencer.»

A Bola

Bruno3429

PAULO FONSECA
"Têm um orçamento não sei quantas vezes maior"

Jogadores portugueses do Fenerbahçe: "Será uma vantagem ter alguém no clube que conhece bem a nossa equipa, como é o caso do Vítor Pereira, da mesma forma que nós conhecemos bem as suas ideias e alguns jogadores que já atuaram em Portugal".


O Braga sempre venceu na Turquia: "Acredito que podemos repetir o que o Braga já fez aqui contra o Besiktas e o Galatasaray. Se não acreditasse, não estaria aqui com este discurso e sei que o Fenerbahçe tem um plantel valioso, foi buscar dois jogadores ao Manchester United e tem um orçamento não sei quantas vezes maior do que o Braga. Mas a nossa vontade tem de ser maior à dos jogadores do Fenerbahçe. Pelo valor do adversário e do ambiente, acredito que podemos fazer um jogo positivo."

Um bom resultado: "Eu quero sempre algo mais e isso passa pela vitória. É assim que pensamos em qualquer jogo. Vamos defrontar o adversário mais difícil até ao momento e por isso temos a noção de que é importante não sofrer golos, levando assim a eliminatória para Braga."

Cinco (15) jogos sem perder: "Queremos prolongar ao máximo esta série de bons resultados, há sempre esse risco de dispersão, mas esta competição é uma excelente oportunidades para estes jogadores se mostrarem e valorizarem. Eles percebem que o jogo com o FC Porto já faz parte do passado. Os jogadores já viram bem este Fenerbahçe e sabem que têm de estar cem por cento focados para ganhar".

Marcação a Nani? "Se tivéssemos preocupações individuais, teríamos que fazer marcações individuais a todos os jogadores, porque todos são muito fortes. Não vamos alterar em nada a nossa filosofia, sem marcações individuais. Vamos ter especiais atenções com o Nani e com os outros. A nossa forma de defender não está dependente do adversário. Estamos preparados para qualquer tipo de jogo".

JOSUÉ
"Temos que nos agarrar à nossa qualidade"

Jogou na Turquia: "Joguei aqui um ano e meia e esta seria a minha segunda temporada. O Braga já jogou aqui com o Besiktas e o Fenerbahçe e o Alan, por exemplo, teve essas experiências. Estamos aqui para a luta".

Pontos fortes do adversário: "Esta cultura turca é muito especial. Dificilmente ficam contra a equipa, mesmo a perder. Já tive a felicidade de ganhar aqui 3-0 pelo Bursaspor e eles nunca deixaram de apoiar a equipa. Conhecemos bem o adversário, tal como eles estudaram bem o Braga. Temos que nos agarrar à nossa qualidade. Queremos fazer um grande jogo amanhã e lutaremos, faremos tudo para passar esta eliminatória".

O Jogo