News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 29/02

Started by Bruno3429, 29 de February de 2016, 08:56

Previous topic - Next topic

Bruno3429

PAULO FONSECA: «FOI UM ENORME MOMENTO DE UNIÃO»
Agradece apoio prestado pelos adeptos

Frio. Vento. Chuva. Mas nem por isso os adeptos bracarenses desmobilizaram, marcando forte presença na chegada do autocarro da equipa ao Municipal de Braga, noite já avançada, após o jogo em Arouca. Paulo Fonseca saiu mesmo da viatura para dar um abraço a quem esperava a equipa, momentos muito emotivos recolhidos em exclusivo pela objetiva fotográfica de Record.

"Para o grupo, foi uma manifestação de apoio muito importante e um momento de enorme união com os nossos adeptos", comentou ontem, ao nosso jornal, o treinador dos guerreiros do Minho. "Fiz questão de lhes dizer que é fundamental estarmos juntos e sei que esse apoio não nos faltará", acrescentou. Um apoio reclamado já para quarta-feira, quando se decidirá um dos finalistas da Taça de Portugal.

Mas o apoio dos arsenalistas estará limitado pelo número de bilhetes cedido ao clube para venda entre os seus sócios e adeptos. O Rio Ave enviou para Braga 900 bilhetes e estes... já voaram. Como se sabe, um mecenas não identificado comprou a restante lotação do Estádio dos Arcos e vai distribuir esses bilhetes por adeptos e sócios do clube anfitrião.

Por isso, os adeptos do Sp. Braga não poderão ser mais de 900, mas desde já está garantido um apoio efetivo e certamente ainda mais intenso no regresso, no caso de o apuramento para o Jamor ser alcançado. O Sp. Braga pediu mais bilhetes mas, sabe Record, o Rio Ave recusou essa pretensão, situação que causou desconforto.

Autor: Eugénio Queirós

Record

Bruno3429

Paulo Fonseca, ou como descer um degrau para subir muitos
«Óculos do Treinador» é um espaço de análise de Rui Lança.
Por Rui Lança   

A vida dá muitas voltas. E com a rapidez que a comunicação social nos possibilita ter informação, dá quase a sensação de que estamos dentro da mudança. Paulo Fonseca é um desses casos.

A 19 de Maio de 2013, o treinador termina a época em Paços, numa derrota em casa 0-1 frente ao FC Porto com o clube da Invicta a ser campeão. Passado umas horas, é dado como certo no cargo de treinador dos dragões. Uma escolha que na altura causou por um lado uma certa estupefação, mas em que, por outro, se dava o benefício da dúvida, uma vez que se confia na generalidade das opções do presidente do FC Porto.

Dos últimos treinadores que passaram pelo Dragão, Fonseca foi aquele que, provavelmente, menos recursos teve para alcançar o que se pretendia. Não se sabe se os jogadores, menos habituados a grandes palcos, foram escolhas do treinador português ou da direção portista. O que é certo é que o seu discurso mais afável e mais relacional nunca foi empático. Principalmente nos momentos menos bons, onde era exigido uma comunicação mais assertiva e o treinador português pelo contrário vacilava.

Dizem que por iniciativa própria assumiu o abandono e, após uns meses de retiro, voltou à casa de partida. Após uma boa época no Paços Ferreira, agarrou um dos projetos mais emocionantes e desafiantes em Portugal, que é treinar o Sp. Braga, um clube que por dá condições claras para que os seus treinadores consigam o 4º lugar e que, aos poucos, intromete-se nos três grandes com algumas presenças em finais das Taças e consegue esporadicamente classificações acima desse posto.

Este é um Paulo Fonseca muito semelhante ao de 2013, mas com mais ponderação e maturidade»

Mas quem é este Paulo Fonseca? Provavelmente, é um Paulo Fonseca muito semelhante ao de 2013, mas com mais ponderação e maturidade! Não se alteram crenças e cognições tão facilmente, o que sai ainda reforçado pela ideia de que o treinador sempre demonstrou que tinha de modo muito explícito a noção da razão do não sucesso para os lados do Dragão. É um treinador que consegue facilmente aproximar-se dos jogadores. Tem um discurso fácil. Aparentemente está melhor preparado hoje para um novo desafio que será, mais tarde ou mais cedo, voltar a um dos grandes.

Qual o perfil de treinador de Paulo Fonseca?

Se tivéssemos de encaixar Paulo Fonseca num dos perfis ou conjunto de comportamentos de um treinador / líder, claramente diria que se aproxima de um líder mais de instrução para a competição, mas com um lado muito de coach e delegação de responsabilidade e autonomia.

Não é um treinador de grande descontrolo, na linha com os seus atletas. É um treinador de muito reforço positivo, com um discurso bastante construtivo. Vai claramente chegar mais longe e de modo mais sustentável. Resta saber se ainda passará num grande ou vai logo para fora. para um campeonato se calhar de média dimensão, mas para uma equipa para lutar pelo título.

Paulo Fonseca demonstra que se encontra bem consigo próprio»

Paulo Fonseca tem-nos possibilitado, para quem gosta destas áreas, uma abertura grande nas conferências de imprensa, em que nos contempla com estratégias individuais e coletivas na gestão diária da sua equipa. Demonstra confiança. O fenómeno torna-se mais interessante quando teve ainda há pouco tempo uma experiência negativa num clube com o mediatismo do FC Porto. Demonstra que se encontra bem consigo próprio. Fundamental!

O interessante não será apenas acompanhar Paulo Fonseca hoje. Fantástico deveria ter sido acompanhar o treinador naqueles meses de luto, onde o próprio assumiu que se refugiou em casa. Saber o que sentiu e pensou. E o que fez para voltar ainda mais preparado!

Maisfutebol

JotaCC

Festa na vinda de Arouca

A equipa minhota só empatou (0-0) na 24.ª jornada, mas foi recebida na "pedreira" com o tratamento devido aos grandes heróis. Centenas de adeptos aguardaram o autocarro e deram aos jogadores uma receção apoteótica, em reconhecimento pela entrega dos nove "guerreiros" ( Rui Fonte e Djavan foram expulsos) que garantiram o 13.º jogo seguido sem derrotas, um recorde na história do clube.
"Nós só queremos o Braga no Jamor", cantaram os adeptos do Braga. Por Pedro Santos podem estar tranquilos: "Podem confiar numa vitória na quarta-feira", disse o avançado da equipa de Paulo Fonseca, já a lançar o jogo de depois de amanhã, em Vila do Conde, onde o Braga jogará a segunda mão da semifinal da Taça de Portugal (ganhou o primeiro jogo, na pedreira, por 1-0).
Na promessa de Pedro Santos havia ainda uma certa revolta pelo que acabara de suceder em Arouca. "Houve agressão", queixou-se o 23 arsenalista, relembrando o lance em que terá sido vítima de agressão por parte do defesa arouquense Gegé, que o árbitro não viu e que fez entornar o caldo.
Rui Fonte, o mais exaltado, não controlou os nervos, quase se atirou ao bandeirinha e ao árbitro e foi expulso. Para piorar o cenário, Alan falhou o penálti que se seguiu e o Braga transformou o que poderia ser uma ocorrência favorável numa situação completamente oposta e ainda mais adversa com a expulsão de Djavan, que também foi para a rua com vermelho direto.
Automaticamente suspensos, Fonte e Djavan já não poderão jogar em Vila do Conde.



Dragão vence minhotos e descola na liderança

Um golo solitário de Jorge Teixeira, logo aos dois minutos, deu ao F. C. Porto a vitória sobre o Braga e o comando isolado. As duas equipas protagonizaram um bom espetáculo, brindando o público com variadas situações claras de golo, em especial os dragões. Os arsenalistas tiveram no guarda-redes Mário Évora o maior adversário.

JN

JotaCC

BAIANO RESISTE NO ONZE E EMBALA NA RODAGEM
O lateral brasileiro é o jogador de campo mais utilizado em Portugal e vai ser o único a repetir a titularidade no jogo em Vila do Conde, para a Taça de Portugal...

Para a decisão da meia- da Taça de Portugal, Paulo Fonseca vai mudar praticamente toda a equipa que empatou em Arouca; mas há um resistente: Baiano, o lateral que não quebra...


O lateral-direito Baiano representa os arsenalistas desde a temporada 2011/12 final

Se tudo correr conforme o previsto, Baiano vai ser o único repetente do onze do Braga no jogo decisivo frente ao Rio Ave. O embate da segunda mão das meias- finais da Taça de Portugal é encarado pelos responsáveis arsenalistas como o jogo mais importante da época (pelo menos até agora...) e, por isso, Paulo Fonseca optou por poupar em Arouca a quase totalidade dos jogadores que pondera lançar na partida de quarta-feira: ao que tudo indica, Matheus vai regressar à baliza, enquanto André Pinto, Ricardo Ferreira e Goiano juntamse a Baiano na defesa; no meio-campo, Mauro e Luiz Carlos também devem ter lugar garantido no onze, assim como os criativos Josué e Rafa; na frente de ataque, e até pela ausência já confirmada de Rui Fonte – expulso no jogo com o Arouca –, estarão, mais uma vez, Stojiljkovic e Hassan.
Feitas as contas, do onze inicial que empatou a zero frente ao Arouca deverá sobrar apenas Baiano, que continua a bater recordes de utilização nesta temporada.O lateral-direito é, neste momento, o jogador de campo mais utilizado em Portugal, sendo superado, no número de minutos, apenas por três guarda-redes: Rui Patrício (Sporting), Júlio César (Benfica) e Ventura (Belenenses). Esta época, Baiano participou em 33 jogos, 32 a titular (num total de 40 que o Braga já realizou), e soma 2930 minutos de utilização.A nível nacional, o jogador que se segue no ranking é Rúben Pinto (Belenenses), que tem menos 45 minutos de competição.
Aos 29 anos, Baiano está a realizar uma das melhores temporadas da carreira, estando também muito próximo de bater o recorde de utilização, conseguido na época passada: 36 jogos e um total de 3184 minutos. No topo da lista dos mais utilizados por Paulo Fonseca está igualmente Marcelo Goiano, um lateral que, tal como Baiano, ainda recentemente recebeu elogios públicos do treinador. "Têm tido uma utilização contínua, mas também têm sido dos que melhor respondem às exigências. São dois grandes profissionais e estão sempre preparados para se sacrificar em prol da equipa", referiu Fonseca, precisamente na antevisão do jogo com o Arouca.
Para além do já mencionado Rui Fonte, o Braga também não poderá contar no jogo de Vila do Conde com Djavan (castigado), ainda que, como já se percebeu, o lateral-esquerdo seja agora uma alternativa aos dois habituais titulares.



RIVAIS
3
Em Portugal, só há três guarda-redes com mais tempo de jogo do que Baiano: Rui Patrício, Ventura e Júlio César



JÁ NÃO HÁ BILHETES PARA A TAÇA
O Braga vendeu os 900 bilhetes para a meia- da Taça de Portugal. Minhotos pediram mais, mas o Rio Ave recusou final

A possibilidade de verem a equipa regressar pelo segundo ano consecutivo ao Estádio do Jamor está a entusiasmar os adeptos do Braga, que esgotaram rapidamente os 900 bilhetes disponibilizados para o jogo da meia- final da Taça de Portugal, que se realizará esta quarta-feira em Vila do Conde. Perante tamanha procura, os responsáveis do Braga enviaram um pedido formal ao Rio Ave no sentido de disponibilizar mais bilhetes, mas a resposta do clube de Vila do Conde acabou por ser negativa.
A euforia em torno do Braga voltou a crescer nesta altura da época e a prova disso está no facto de várias dezenas de adeptos terem ido esperar a equipa após o empate em Arouca, numa partida em que acabaram reduzidos a nove jogadores. "Obrigado pela receção, Guerreiros!", escreveu Arghus nas redes sociais.


AROUCA NÃO TROUXE MAIS PROBLEMAS

Envolvido numa sequência infernal de jogos, o plantel do Braga regressou, ontem de manhã, ao trabalho, poucas horas depois de ter terminado o jogo com o Arouca. Apesar das duas expulsões (Rui Fonte e Djavan) e do quinto cartão amarelo da época para Filipe Augusto, que lhe retirará a possibilidade de defrontar o FC Porto na próxima jornada do campeonato, não houve registo de novos problemas físicos provocados pela partida em Arouca. Sendo assim, apenas Crislan continua impedido de treinar devido a lesão.O plantel volta a treinar, esta tarde.



BRAGA ENTRA EM GRANDE
Primeira meia maratona da capital minhota, apoiada por O JOGO, foi um êxito logo na primeira edição. Filomena Costa ganhou e terminaram 2247 atletas, um número encorajador

"Foi positivo. Em Braga nasceu uma meia maratona de nível"
Jorge Teixeira
Diretor da Runporto


Filomena Costa ganhou a primeira Meia Maratona de Braga e readquiriu a confiança que perdera depois de duas semanas parada devido a uma bronquite. Agora vai à Maratona de Hamburgo
Filomena Costa e o hispano-marroquino Hassan Lekhili ganharam ontem a edição inaugural da Meia Maratona de Braga O JOGO, que teve uma estreia auspiciosa, pois terminaram 2247 atletas, transformando-a na sétima mais participada entre as meias maratonas nacionais. E, para começar, nada melhor do que, no quadro de honra, figurar como primeira vencedora uma atleta nascida em Braga, Filomena Costa, uma maratonista que está na luta por um lugar olímpico e cujo teste de ontem acabou por ser "positivo", tendo em conta que esteve "parada durante duas semanas devido a uma bronquite", sublinhou a atleta, que cortou a meta em 1h17m55s.
"Dentro das minhas limitações, o tempo alcançado acabou por ser melhor do que esperava", sublinhou. "Sofri bastante, mas acabei por gerir a corrida", acrescentou, ao terminar a prova com menos 48 segundos do que a segunda, Cláudia Pereira, uma das fundistas que fazem parte do novo projeto do Salgueiros. "Já fazia falta uma meia maratona em Braga. O percurso é fácil, apesar de ter uma subida íngreme, mas gostei", acrescentou a pupila de Sameiro Araújo, que fará a Maratona de Hamburgo a 17 de abril, para tentar uma marca que lhe garanta o lugar nos Jogos Olímpicos, pois há seis candidatas. "Tenho de continuar a treinar para recuperar a minha forma", completou.
Jorge Teixeira, da Runporto, responsável pela direção da corrida, está convicto de que "nasceu mais uma meia maratona de nível". Isto mesmo sabendo que "poderiam estar mais atletas", faltando vários devido à realização na véspera do Nacional de crosse curto. "A verdade é que, para uma primeira edição, foi muito positivo", avaliou.
Terminaram 2247 atletas, passando Braga a ter a sétima meia maratona mais participada da história em Portugal, um dado positivo tendo em conta que se tratou de uma primeira edição. "A segunda edição já tem data: 26 de fevereiro de 2017", anunciou Jorge Teixeira.

O JOGO

JotaCC


JotaCC


Bruno3429

Sérgio Piscarreta no FC Porto-Gil Vicente e Nuno Almeida no Rio Ave-Braga

O Conselho de Arbitragem nomeou Sérgio Piscarreta (AF Algarve) para dirigir o encontro entre FC Porto e Gil Vicente, marcado para quarta-feira (21 horas), referente à segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal.

Na outra meia-final, entre Rio Ave e SC Braga, com início marcado para as 19 horas, foi nomeado Nuno Almeida, também da AF Algarve).

Recorde-se que o FC Porto tem vantagem de 3-0 do encontro da primeira mão, enquanto o SC Braga venceu em casa o Rio Ave por 1-0.

A Bola