News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 18/02

Started by Bruno3429, 18 de February de 2016, 08:14

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Paulo Fonseca: 'Não podemos subestimar o adversário'
autor
Rui Alberto Sequeira

Expectativas em alta em mais uma etapa da Liga Europa para os Guerreiros do Minho. Baixas temperaturas, muito próximas dos zero graus, são condicionantes para o jogo de logo (20.05 horas), mas a ambição da formação bracarense é intocável.

"Vimos aqui preparados para um jogo difícil frente a uma boa equipa e de maneira nenhuma pensamos que as coisas vão ser fáceis. Estamos perfeitamente conscientes das dificuldades que vamos ter", salientou Paulo Fonseca, na conferência de imprensa que serviu de projecção ao jogo com o Sion.

A equipa suíça apresenta números relevantes nos jogos em casa, onde ainda não perdeu nas provas europeias. "Teremos de ter grandes cautelas para não sermos surpreendidos face à eficácia revelada pelo Sion nos seus jogos. Não vimos cá subestimando o Sion", vincou o treinador do SC Braga, numa resposta directa ao jogador português que actua no Sion, Carlitos, que chegou a apontar que as equipas portuguesas subestimam o futebol do país helvétivo.

Paulo Fonseca contra-ataca, e prova que tem o trabalho de casa bem elaborado. "Estamos preparados para um jogo difícil, perante uma boa equipa e não pensamos que as coisas serão fáceis", vincou o treinador da equipa minhota.
De regresso aos convocados está o avançado Alan, mas o treinador não abriu o jogo sobre a aposta no brasileiro. "Vamos esperar, todos sabemos da importância do Alan e a sua experiência é fundamental nestas competições... mas ainda vamos ver o que vai acontecer...", salientou o treinador.

O SC Braga atravessa um bom momento mas, também, tenta reagir à sobrecarga de jogos. Paulo Fonseca olha para esta situação sob "dois prismas", uma vez que o Sion está mais aliviado dessa carga.. "Por um lado, o Braga vem de jogos consecutivos, sendo uma sobrecarga mas está preparado para este jogo. Outro prisma, é que o Sion está mais fresco, vem de um período de paragem e não jogou este último jogo. É uma equipa fresca enquanto o SC Braga não estará tão fresco como o Sion", constatou.

Preocupação maior é o estado do relvado e não o frio que se nota em Sion, desabafou Paulo Fonseca. "O que me preocupa não é temperatura, mas a questão do relvado. Vi jogos do Sion para a Liga Europa e o campo estava em gelo. O Klopp [treinador do Liverpool] veio aqui com o Liverpool e, no final do jogo, disse que estava satisfeito porque nenhum jogador se lesionou", atirou o treinador do Sporting Clube de Braga.

António Salvador: "Já fomos a uma final e ninguém acreditava"

António Salvador mantém um discurso de ambição elevada, perante mais uma etapa nas provas europeias. Ontem, na viagem para a Suíça, lembrou que o SC Braga já chegou à final da Liga Europa e na altura ninguém acreditava, reportando-se ao ano de 2001, quanto disputou a final com o FC Porto. "Já fomos a uma final e ninguém acreditaria na altura que isso seria possível. Mas sabemos que isso é muito difícil. Neste momento, este clube é o único que está inserido em todas as frentes e não temos prioridades, acreditamos nelas todas e vamos onde as nossas forças e capacidade nos deixar ir", frisou.

António Salvador garante que a equipa bracarense está mentalmente preparada para vencer o jogo de hoje com o Sion, na Suíça, mas admite que não são esperadas facilidades.
"O plano é ir sempre com a mesma mentalidade e princípios, que é em cada jogo irmos com a convicção de que é possível passarmos a eliminatória. Sabemos que é um jogo difícil, contra uma boa equipa que está no sexto lugar do campeonato suíço e que na fase de grupos desta competição nunca perdeu em casa. Portanto é um campo difícil, mas acreditamos naquilo que podemos fazer e estes jogadores do SC Braga acreditam que em cada jogo podem ganhar e estão preparados mentalmente para saber que podem vencer", disse o presidente do clube.

António Salvador mostrou-se ainda feliz por saber que o estádio do Sion vai contar com muitos emigrantes portugueses nas bancadas, sublinhando que o apoio dos adeptos será um factor extra de motivação para os jogadores neste jogo da primeira mão dos 16-avos-de final.

Correio do Minho

Bruno3429

SALVADOR REALÇA GUERREIROS EM TODAS AS FRENTES
À partida para a Suíça

Na hora da partida, António Salvador colocou quatro malas no 'check in'. "O Sp. Braga é o único português que está em todas as frentes e vamos fazer de cada jogo nessas frentes uma final", referiu, na convicção de que "é possível passar num campo muito difícil frente a uma equipa que esta época não perdeu em casa na Liga Europa".

"Acreditamos no que podemos fazer. Estes jogadores sabem que podem ganhar os jogos que disputam e estão preparados mentalmente", sublinhou o líder dos guerreiros do Minho. "Já fomos a uma final na Liga Europa mas sabemos que é muito difícil", observou, sem negar, porém, a ambição que é seu apanágio: "Temos há muitos anos a pressão de ganhar e queremos ganhar alguma coisa este ano."
Autor: Eugénio Queirós

Record

Bruno3429

LIGA EUROPAANTEVISÃO
CONFRONTO INÉDITO ENTRE OS MINHOTOS E O SION
SC Braga inicia luta pelos «oitavos» na Suíça
Texto por Álvaro Gonçalves

O SC Braga começa a discutir na Suíça, diante do Sion, o apuramento para os oitavos de final da Liga Europa, fase da competição em que procura marcar presença pela quarta vez na sua história. Em 2006/2007, sob o comando de Jorge Costa, os bracarenses chegaram até lá e foram eliminados pelo Tottenham. Em 2008/2009, com Jorge Jesus ao comando, foram afastados pelo PSG e em 2010/2011, com Domingos Paciência, eliminaram o Liverpool e só pararam na final de Dublin.

A equipa orientada por Paulo Fonseca deixou indicações muito positivas na fase de grupos da Liga Europa – 1.ª classificada com 13 pontos em 18 possíveis – e por isso é natural que a expectativa seja elevada para os 16 avos de final da Liga Europa. Além disso, teoricamente, o sorteio foi favorável aos arsenalistas, uma vez que o Sion, apesar de ter as suas armas, não seria um dos adversários a evitar.

A juntar a isso, os minhotos chegam à Suíça numa boa série de resultados positivos. Há nove jogos consecutivos que o SC Braga não sabe o que é perder, sendo que os últimos três terminaram com com triunfos. O objetivo, por isso, é manter o bom registo e alcançar em solo helvético um resultado favorável que permita resolver a eliminatória na segunda mão, a disputar na cidade dos arcebispos.

O Sion, no entanto, tem legítimas aspirações a também seguir em frente e vai tentar ao máximo contrariar as armas da equipa de Paulo Fonseca. A turma suíça, atualmente no sexto lugar do campeonato, esteve o mês de janeiro sem competir devido à pausa de inverno e regressou à competição com um triunfo fora de casa diante do Zurich. Na Liga Europa, Carlitos e companhia procuram fazer história e chegar pela primeira vez aos oitavos de final, fase na qual nunca estiveram desde que a prova é disputada nos atuais moldes.

Zerozero

JotaCC

Futebol sobre gelo preocupa guerreiros
Braga Relvado do Sion está tapado. Objetivo é poupar o tapete para o encontro de hoje



O nevão que caiu no último fim de semana fez estragos no relvado do Sion, motivou o adiamento do jogo dos suíços para o campeonato e foi de tal modo forte que, quatro dias depois, os efeitos ainda se fazem sentir, mesmo que o tempo tenha melhorado ligeiramente. Por isso, na antevisão do jogo desta noite, no arranque dos 16 avos de final da Liga Europa, o técnico do Braga, Paulo Fonseca, admitiu estar mais preocupado com o tapete, que ainda se encontra gelado, do que com as temperaturas baixas.
"Acredito que haverá condições mínimas para disputar este jogo, sem causar preocupação. O relvado preocupa-me mais do que a temperatura", defendeu o treinador arsenalista, em conferência de imprensa.
Desde domingo, o relvado do Estádio do Tourbillon tem estado tapado, para o proteger dos efeitos da neve, apesar de as previsões apontarem para que esta regresse só amanhã. "O futebol não é para ser jogado sobre gelo", realçou Paulo Fonseca, antes do treino do Braga em solo suíço, que foi realizado num recinto anexo.
Quanto ao jogo em si, já motivou comentários que dão o Braga como claro favorito, mas o técnico não entra na onda de facilitismo. "Não vamos subestimar o adversário, mas queremos, obviamente, passar. O Sion defende bem e é eficaz nas oportunidades que cria. Teremos grandes cautelas para não sermos surpreendidos". Só com um lateral de raiz na convocatória ( Baiano), o técnico deu a entender que vai utilizar Wilson Eduardo como opção de recurso para lateral direito. Quanto ao regresso de Alan ao onze, foi mais reservado: "Vamos esperar para ver..."



Ecos de Sion

Salvador confiante
À partida da equipa, ainda no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, em Pedras Rubras, António Salvador, presidente bracarense, disse esperar "um bom resultado" em Sion. "Temos condições de vencer. Estamos em quatro frentes, mas pensamos jogo a jogo", garantiu o dirigente máximo dos arsenalistas.
Marcar e não sofrer
André Pinto disse que o objetivo do Braga, no jogo da primeira mão dos dezasseis avos de final da Liga Europa, será "evitar sofrer golos e tentar marcar". "Queremos passar a eliminatória", realçou o central bracarense, garantindo que a sua equipa "não subestimará" o adversário suíço.


Correr a Europa pelo Braguinha

Entre os mil adeptos que vão apoiar hoje o Braga, um casal de emigrantes radicado na Suíça vai na quarta viagem da época. Luís Carlos Menier, 30 anos, carpinteiro, é das Fontainhas, Braga, mas vive em Aargan, Basileia, acompanhado pela mulher, Sara, 27 anos, que estuda alemão. Este fervoroso braguista está confiante: "Vamos vencer 3- 0, golos de Pedro Santos, Hassan e Stoijljkovic", atirou. Já a esposa arrisca "apenas" o 2-0, com tentos de Rafa e Pedro Santos. Esta época, o casal já percorreu quatro mil quilómetros, só para ver o Braga na Europa: Liberec (1500), Marselha ( 1100) e Groningen (1400). Desta vez, serão 520.


Carpinteiro e mulher não falham um jogo do Braga na Liga Europa

Administrador da página de Facebook "Ultras Braga Suíça", Luís Carlos disse ao JN "estar desejoso" que chegue o jogo. Esperam-se emigrantes de Luxemburgo, França, Alemanha e, claro, Suíça. O convívio arranca às 13 horas, num restaurante local. Amanhã será tempo de voltar à labuta. Talvez com um sorriso nos lábios.

JN


JotaCC

Sp. Braga acciona alerta para a "eficácia tremenda" do Sion

Um embate entre Sion e Sp. Braga é uma novidade absoluta na história das competições europeias, mas os minhotos têm razões para enfrentar o desafio com confiança. Não perdem há nove jogos, nunca foram derrotados por um adversário suíço (o Young Boys e o Grasshopper que o digam) e terminaram a fase de grupos da Liga Europa na primeira posição, à frente do Marselha. Agora, na primeira mão dos 16 avos-de-final (hoje, às 20h05), Paulo Fonseca quer manter a equipa concentrada e especialmente atenta às movimentações ofensivas do sexto classificado da Liga suíça.
"É uma equipa com uma eficácia tremenda. Nas oportunidades que cria, consegue concretizar a maioria, portanto, estamos à espera de uma equipa a procurar vencer e, pela sua forma de jogar, teremos de ter grandes cautelas para não sermos surpreendidos", começa por avisar o treinador da equipa portuguesa.
Neste aspecto em particular, deverão merecer atenção as acções do português Carlitos, o elemento que mais desequilíbrios cria no ataque helvético — e o que mais faltas sofreu até agora (22) nesta edição da competição —, seja a partir do flanco esquerdo ou do direito. De resto, o Sion tanto pode apresentar-se em 4x4x2, com o senegalês Konaté e o ganês Assifuah no eixo do ataque, como em 4x2x3x1 — o sistema mais provável —, sendo a grande baixa dos anfitriões o médio defensivo Xavier Kouassi, fora de combate, por lesão.
"Vimos preparados para um jogo difícil, vamos jogar com uma boa equipa. Estamos conscientes das dificuldades que vamos ter", insiste Paulo Fonseca, que gere com pinças a expressão favoritismo. "É sempre subjectivo. A verdade é que o Sion não está a competir, por força da paragem de Inverno. O Sp. Braga vem de uma sobrecarga de jogos, o Sion está mais fresco", aponta.
O Sion passou por um hiato competitivo de dois meses, tendo regressado ao activo apenas na semana passada, altura em que derrotou o Zurique por 1-0. Mas a verdade é que prestações como aquelas que valeram dois empates caseiros, na fase de grupos, frente ao Liverpool e o Bordéus, impõem respeito: "Quando nos calhou o Sion no sorteio, muitos apressaram-se a dizer que o Sp. Braga já estava com um pé na eliminatória seguinte. Mas o futebol ensinou-me que nem sempre o que parece é."
O que é, isso sim, uma certeza para o treinador da formação portuguesa é a ausência por castigo de Marcelo Goiano, o que obrigará a uma adaptação. O cenário mais plausível prevê a passagem de Baiano para o lado esquerdo da defesa, enquanto na faixa contrária Wilson Eduardo (ou até Pedro Santos) deverá baixar para uma posição que não lhe é inteiramente desconhecida.

PUBLICO

JotaCC

CAPITÃO ALAN PARA VENCER O FRIO
Paulo Fonseca dá exemplos para justificar que todo o cuidado é pouco com estes suíços. E desconfia do relvado. A arma secreta tem nome

PAULO FONSECA "Alan titular? Podia dizer, mas não vou fazê-lo. Sabemos que é um jogador experiente e também sabemos qual é a importância dele na equipa" "Jurgen Klopp disse que saía satisfeito de Sion por nenhum jogador se ter lesionado. O futebol não é para ser jogado com gelo" "O Sion só perdeu um jogo e qualificou-se na fase de grupos. Não podemos subestimar o adversário; não há outra forma de pensar"

Confiante na passagem aos oitavos de final da Liga Europa, o treinador do Braga não quer ser surpreendido na Suíça, de maneira a resolver tudo no Minho



Com temperaturas negativas e um relvado que pode tornar-se um verdadeiro perigo para a condição física dos jogadores, na Suíça o Braga regressa hoje à Liga Europa com desconfiança em relação ao adversário. Se é verdade que quando se pensa numa equipa europeia de respeito, o Sion jamais entrará nas equações de qualquer adepto,Paulo Fonseca colocou água na fervura e aconselhou que é melhor ter muito respeitinho pelos helvéticos. Também por isso é que Alan está de volta ao onze do Braga, para dar experiência e impor o futebol minhoto.
Afastado da titularidade há alguns jogos, e sempre com uma gestão cuidada dos minutos que vai fazendo, o brasileiro de 36 anos deve mesmo regressar à equipa no Stade de Tourbillon.O treinador do Braga não o confirmou, mas deixou a porta do onze bem aberta. "Se posso dizer se o Alan vai ser titular? Podia, mas não vou fazê-lo. Sabemos que é um jogador experiente e também sabemos qual é a importância dele na equipa", respondeu Paulo Fonseca na conferência de Imprensa.
Um dos pontos essenciais da intervenção foi mesmo o alerta para os perigos que o Sion pode criar, naquilo que também se entendeu como uma mensagem para o balneário arsenalista. "Quando saiu o Sion toda a gente disse que o Braga estava com um pé na fase seguinte, mas o futebol ensinou-me algumas coisas. Uma delas é que nem tudo o que parece, é. Os treinadores e jogadores do Bordéus e do Liverpool sabem bem do que estou a falar. O Sion só perdeu um jogo e qualificou-se na fase de grupos.Não podemos subestimar o adversário; não há outra forma de pensar".
Elogiando o comportamento defensivo da equipa suíça e uma "eficácia tremenda" no ataque, conseguindo "concretizar a maioria das oportunidades" criadas, Paulo Fonseca não deu muita importância ao facto de o adversário estar a regressar à competição após a paragem de inverno. "Há sempre duas formas de analisar a situação. Podemos pensar que o Sion está mais fresco, porque não jogou no último fim de semana [jogo adiado devido à neve], da mesma forma que podemos ter vantagem pelo facto de estarmos a jogar há mais tempo", analisou. Certo mesmo é a temperatura gelada que a equipa vai encontrar à hora do jogo (previsão de cinco graus negativos). "O quem ais me preocupa é o estado do relvado. Vi gelo nos jogos que analisámos e relembro uma frase de Jurgen Klopp [treinador do Liverpool], que disse que saía satisfeito de Sion por nenhum jogador se ter lesionado. O futebol não é para ser jogado com gelo".



GOLO
1
Vencedor do Grupo F, o Braga chega a Sion com apenas um golo marcado fora de casa. Foi com o Slovan Liberec, autoria de Rafa, um dos futebolistas mais cobiçados do plantel minhoto



Wilson Eduardo tapa um buraco e Baiano viaja até à esquerda

Uma das dúvidas no onze arsenalista residia na defesa, devido ao castigo de Goiano, mas ontem percebeu-se que Paulo Fonseca já encontrou solução, a menos que estivesse a fazer "bluff ", dado que vários jornalistas suíços acompanharam a conferência de Imprensa do treinador português. "Não será difícil adivinhar o que vai acontecer em função do último jogo", disse o treinador. Ora, no Funchal, com o Marítimo, Wilson Eduardo recuou para o lugar de defesa-direito e Goiano, castigado para este jogo, foi o lateral-esquerdo, numa posição que hoje será de Baiano. A ideia foi mesmo dar rotina de posição ao avançado português. No ataque sobra ainda a dúvida entre Rui Fonte e Hassan para dar companhia a Stojiljkovic.



André Pinto em alerta com ataque suíço
CONFIANÇA Defesa assume que o grande objetivo para o jogo de hoje passa por não sofrer golos

Defesa-central diz que o adversário de hoje "domina todos os momentos do jogo". Não sofrer golos e marcar pelo menos um será o ideal para encarar da melhor forma a segunda mão em Braga

Muito provavelmente de regresso ao onze do Braga, depois de ter sido poupado no jogo da última jornada frente ao Marítimo, André Pinto esteve ontem ao lado de Paulo Fonseca na conferência de Imprensa para fazer a antevisão do jogo como Sion, tendo deixado no ar algumas ideias fortes ."Ninguém do Braga irá sub estimar o Sion. Estamos cientes da valia do adversário, mas ao mesmo tempo sabemos que o objetivo passa por fazer um bom resultado. Marcar golos e não sofrê-los será o grande objetivo", referiu o defesa central, convencido que se isso for alcançado a passagem aos oitavos de final ficará bem mais fácil.
Depois de aprovar a rotatividade que tem sido imposta pelo treinador praticamente desde o início da temporada, ao dizer que "os resultados estão à vista", André Pinto apontou que a missão dos jogadores que entram em campo passa por "fazer o melhor possível" em função dos objetivos da equipa, não dando prioridade a qualquer uma das quatro competições assinaladas na agenda arsenalista. "Ao dizer que pensamos jogo a jogo não é só para parecer bem, é mesmo essa a ideia. Claro que a Liga Europa tem uma projeção diferente e gera mais entusiasmo, o que se compreende, mas para os jogadores a abordagem é mesmo a de pensar jogo a jogo", analisou um dos capitães da equipa, em alusão à presença do Braga nas meias- finais da Taça da Liga e de Portugal, assim como ao atual quarto lugar no campeonato. Apesar de os arsenal is tas terem tido pouco tempo para pensar no Sion, uma vez que tem havido uma grande sobrecarga de jogos, e tudo o que e isso implica – como o desgaste das viagens – André Pinto mostrou que a mensagem passada pelo treinador já entrou na cabeça dos jogadores depois de ter denotado um bom conhecimento do adversário desta noite.
"É uma equipa que defende bem e que é forte no contra ataque, revelando-se muito eficaz neste pormenor. O Sion dá a ideia de dominar todos os momentos do jogo, embora o que sobressaia seja a forma como defende; é indiscutível que o faz muito bem". Curiosamente, na página seguinte, o treinador do Sion faz o mesmo elogio ao Braga... Pelo jogo de palavras, antevê-se um confronto com poucos golos.


EUROPA
6
André Pinto tem seis jogos nas competições europeias: quatro na Liga Europa (dois esta época pelo Braga) e mais dois ao serviço do Panathinaikos, no play-off da Champions



Wilson Eduardo tapa um buraco e Baiano viaja até à esquerda

Uma das dúvidas no onze arsenalista residia na defesa, devido ao castigo de Goiano, mas ontem percebeu-se que Paulo Fonseca já encontrou solução, a menos que estivesse a fazer "bluff ", dado que vários jornalistas suíços acompanharam a conferência de Imprensa do treinador português. "Não será difícil adivinhar o que vai acontecer em função do último jogo", disse o treinador. Ora, no Funchal, com o Marítimo, Wilson Eduardo recuou para o lugar de defesa-direito e Goiano, castigado para este jogo, foi o lateral-esquerdo, numa posição que hoje será de Baiano. A ideia foi mesmo dar rotina de posição ao avançado português. No ataque sobra ainda a dúvida entre Rui Fonte e Hassan para dar companhia a Stojiljkovic.

O JOGO


JotaCC

EMIGRANTES ANIMAM ESPÍRITO DE SALVADOR
Presidente bracarense elogiou a mentalidade da equipa, que "está preparada para ganhar qualquer jogo" e hoje até há um fator extra de motivação

"A eliminatória nunca será decidida na Suíça" António Salvador Presidente do Braga

À partida para Sion, António Salvador deixou bem vincada a certeza de que os jogadores vão tentar ganhar tudo o que estiver ao alcance, ao mesmo tempo que deixa elogios ao Sion

Envolvido em quatro frentes, sendo, de resto, o único clube português nesta situação, o Braga olha com apetite redobrado para as taças que pode ganhar. Mesmo sem traçar metas ou prioridades, António Salvador deixou ontem bem claro que o clube não quer terminar a época sem a conquista de um troféu. "Há muitos anos que existe a pressão de ganhar neste clube. Temos objetivos claros e queremos ganhar alguma coisa; essa mentalidade é patente do clube e destes profissionais", afirmou o presidente do Braga, antes de a comitiva arsenalista embarcar para Sion.
A conquista da Liga Europa é, obviamente, um dos sonhos de António Salvador, faltando quatro etapas para a equipa alcançar a final. "Já fomos a uma e, na altura, ninguém acreditava nessa possibilidade. Sabemos que é muito difícil. Estamos em todas as frentes e não temos prioridades, porque acreditamos em todas. Faremos de cada uma dessas competições uma final, indo até onde nos deixarem ir, dependendo também das nossas forças e capacidades". O plano para a eliminatória com o Sion já está traçado e passa pela conquista de um triunfo no primeiro jogo, apesar de o presidente do Braga reconhecer que o adversário pode criar problemas. "Temos que ter a mesma mentalidade e princípios, tendo a convicção que é possível passar a eliminatória. É um jogo difícil, contra um adversário complicado, que está em sexto lugar no campeonato suíço e que, numa fase de grupos com boas equipas, não perdeu em casa, empatando com o Liverpool e o Bordéus e vencendo o Rubin Kazan. É bom não nos esquecermos desse facto. O relvado também estará difícil em consequência das condições meteorológicas", alertou, sem duvidar da capacidade da equipa. "Acreditamos naquilo que podemos fazer e os jogadores também crê em que podem ganhar qualquer jogo. Estão mentalmente preparados para isso. Há ainda que ter em conta que a eliminatória nunca será decidida na Suíça".
Salvador congratulou-se com a presença certa de muitos emigrantes portugueses ."Será um grande apoio para a nossa equipa e um fator de motivação para os jogadores".



Sion "aceita" um empate a zero
Treinador da equipa suíça elogiou a "excelente forma" do Braga desde o arranque do ano

Didier Tholot, treinador do Sion, mostrou-se "ambicioso" na abordagem à eliminatória com o Braga. "Não queremos ser afastados desta fase da competição. Somos ambiciosos e pretendemos seguir em frente", começou por referir o francês, antes de elogiar a formação portuguesa. "O Braga não tem a mesma reputação dos grandes clubes europeus, mas é uma equipa que defende muito bem e que está em grande forma desde o início do ano. Vai ser difícil, mas queremos ganhar". Didier Tholot acrescentou ainda que "o campeonato suíço não fica nada a dever ao português" e até deixou escapar a ideia de que ficaria satisfeito com um empate sem golos. "É claro que vamos jogar para ganhar, mas o importante será não sofrer golos. Jogámos em casa e o 0-0 não é um resultado tão mau como parece", rematou.
Reto Ziegler, o experiente defesa-central, disse também que o facto do Sion não ter jogado no fim de semana, devido a um forte nevão, até "será benéfico". "Tínhamos alguns jogadores com pequenos problemas físicos que entretanto recuperaram. Não teremos nenhuma desculpa para não ganhar este jogo com o Braga", concluiu.


TEMPO MUITO FRIO NA RECEÇÃO E HOJE NÃO ESTARÁ MELHOR

O Braga encontrou muito frio em Sion, com uma temperatura a rondar os três graus à chegada, por volta das 13 horas, e de zero graus quando realizou o treino, às 18h30. Não é difícil adivinhar que hoje, às 21 horas locais, o frio seja ainda mais intenso e cortante, sobretudo ao nível do relvado. A previsão aponta para uma noite com cinco graus negativos, mas sem neve.



ATAQUE STOJILJKOVIC ESTREIA-SE NA LIGA EUROPA

O sérvio Stojiljkovic faz esta noite a estreia nas competições europeias com a camisola do Braga. O sérvio chegou ao Minho em cima do fecho das inscrições e Paulo Fonseca optou por não o incluir na lista inicial enviada para a UEFA. O rendimento positivo nos últimos meses (dez golos) alterou a situação. Esta época o avançado já jogou nas competições europeias pelo Cukaricki, o anterior clube.



APOIO MIL PORTUGUESES AO LADO DOS MINHOTOS

Cerca de meia centena de adeptos viajaram com a equipa bracarense, mas hoje serão bem mais os que estarão no Stade de Tourbillon. Pelos bilhetes vendidos nos últimos dias, a previsão aponta para a presença de cerca de um milhar de adeptos portugueses, a maioria emigrantes na Suíça. A capacidade do estádio, que deverá encher, está limitada a nove mil espectadores, por razões de segurança.


VIAGEM HORA DO REGRESSO NÃO ESTÁ AINDA CONFIRMADA

A viagem de regresso a Portugal, prevista para o início da tarde de amanhã, ainda não está totalmente garantida, sendo preciso esperar pela avaliação das condições de visibilidade do aeroporto de Sion, que só serão conhecidas com maior detalhe durante a tarde de hoje. Para além disso, o tempo por estes lados pode mudar de um momento para o outro, estando sempre muito imprevisível.

O JOGO


JotaCC

Na Suíça com vista para os "oitavos"

Sporting de Braga vai ao país da UEFA com a ambição de reservar lugar no sorteio dos oitavos-de-final da Liga Europa. Pontapé de saída às 20h05 numa partida que terá informações na Renascença e acompanhamento em rr.sapo.pt.
Paulo Fonseca torce o nariz às facilidades anunciadas frente aos suíços. Foto: Hugo Delgado/Lusa

O Sporting de Braga defronta o Sion, esta quinta-feira, em jogo da primeira mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa.

Os minhotos, a única equipa portuguesa que se mantém nas quatro frentes em que entrou no início da época - campeonato, Taça de Portugal, Taça da Liga e Liga Europa - terão pela frente aquele que é unanimemente considerado como o adversário menos complicado que tocou em sorte aos conjuntos lusos nesta fase da prova uefeira.

O Sion ocupa o sexto posto da Superliga suíça e recebe o actual quarto classificado da Primeira Liga portuguesa. Os helvéticos apuraram-se para esta fase no segundo lugar do Grupo B, atrás do Liverpool mas à frente de Bordéus e Rubin Kazan. E foi esse preciso dado que Paulo Fonseca ressalvou na antevisão ao desafio da cidade que pertence ao cantão de Valais.

A história dos confrontos do Sporting minhoto contra equipas helvéticas é positiva. Em três jogos, uma vitória e dois empates. Em jogos com o Sion, hoje será à estreia.

Para um desafio que poderá marcar, em caso de empate ou vitória, o 10º jogo consecutivo dos arsenalistas sem qualquer derrota, Marcelo Goiano (castigado) e Djavan (lesionado) são as baixas nas opções de Paulo Fonseca. No Sion, o treinador Didier Tholot não conta com o médio marfinense Laglais Kouassi, que cumpre um jogo de suspensão.

O Sion-Sporting de Braga, da primeira mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa, arranca às 20h05, no Stade de Tourbillon, em Sion. O árbitro do desafio é o ucraniano Ievgenii Aranovskyi.

LIGA EUROPA

16 avos-de-final, 1ª Mão

Stade de Tourbillon, Sion (Suíça)

Árbitro: Ievgenii Aranovskyi (Ucrânia)

EQUIPAS PROVÁVEIS

SION: Vanins, Rufli, Ziegler, Lacroix e Modou; Salatic e Birama; Edmilson Fernandes, Carlitos e Bia; Konaté.

Treinador: Didier Tholot.

SP. BRAGA: Matheus; Wilson Eduardo, Boly, André Pinto e Baiano; Luiz Carlos, Vukcevic, Alan e Rafa Silva, Stojiljkovic e Rui Fonte.

Treinador: Paulo Fonseca.

RTP

JotaCC

Arsenalistas vão à Suíça
FC Sion x SC Braga: Sabia que...


Os minhotos deslocam-se à Suíça onde, esta quinta-feira, defrontam o FC Sion, numa partida dos 16 avos de final da Liga Europa. O zerozero.pt apresenta-lhe as curiosidades do encontro:

FC Sion e SC Braga protagonizam um duelo inédito, já que este será o primeiro jogo entre as equipas.
     
O SC Braga realizou três jogos frente a adversários suíços e ainda não perdeu: uma vitória e dois empates.
     
Os bracarenses só jogaram uma vez na Suíça: em 2011/12, a equipa então orientada por Leonardo Jardim empatou por 2x2 com os Young Boys. Na formação suíça alinhava o bósnio Zverotic, que atualmente joga no FC Sion.
     
O FC Sion só defrontou uma equipa portuguesa: em 1992/93, foi eliminado pelo FC Porto na qualificação para a fase de grupos da Champions, empatando por 2x2 em casa e perdendo no Estádio das Antas por 4x0. Na equipa suíça alinhava Assis, médio que jogaria mais tarde no Sporting e no Estrela da Amadora.
     
No total, realizaram-se 41 jogos entre equipas helvéticas e portuguesas nas competições europeias, com vantagem para as equipas nacionais, que venceram quase metade dos desafios (19 vitórias). Os suíços ganharam sete jogos, registando-se ainda 15 igualdades.
     
Realizaram-se 20 jogos entre equipas suíças e portuguesas em solo suíço, também aqui com melhor aproveitamento por parte das equipas lusas: sete vitórias, oito empates e cinco triunfos das equipas suíças.
     
Esta época, uma equipa portuguesa já venceu na Suíça: o Belenenses levou a melhor em casa do Basel por 1x2.
     
O FC Sion não perde há três jogos, mas soma igualmente três partidas sem vencer em casa.
     
A equipa suíça ainda não perdeu em casa nas competições europeias.
     
Esta é a melhor campanha europeia do FC Sion desde 1986/87, época em que atingiu os quartos de final da Taça das Taças.
     
O SC Braga não perde há nove jogos e soma já três vitórias consecutivas.
     
Os jogos fora do SC Braga na Liga Europa têm rendido poucos golos: só se registaram dois golos com os bracarenses na condição de visitantes.

ZEROZERO


JotaCC

Fonseca rejeita favoritismo do Braga
Paulo Fonseca elogiou a capacidade ofensiva do Sion e os desempenhos na fase de grupos, tendo sugerido que a pausa de Inverno dos helvéticos dá ligeira vantagem ao Braga.

Paulo Fonseca sublinha que "o favoritismo é sempre subjectivo" e recorda que o Sion não perdeu, em casa, frente ao Liverpool e o Bordéu na fase de grupos
Treinador dos minhotos admite que pode ser uma vantagem o facto de a equipa suíça não estar a competir, por força da paragem de Inverno
Marcelo Goiano, a cumprir castigo, falha o jogo na Suíça, assim como os lesionados Djavan e Ringstad

Paulo Fonseca, treinador do Braga
Quando nos calhou o Sion no sorteio, muitos apressaram-se a dizer que o Braga já estava com um pé na eliminatória seguinte. Mas o futebol ensinou-me que nem sempre o que parece é. O Liverpool e o Bordéus sabem do que falo. O favoritismo é sempre subjectivo e de maneira nenhuma pensamos que as coisas vão ser fáceis. Queremos passar aos oitavos-de-final sem subestimar o nosso adversário. O Sion é uma equipa que defende bem e que apresenta uma eficácia tremenda no ataque.

O Braga vem de uma sobrecarga de jogos e o Sion está mais fresco. Mas concordo que estar a jogar pode ser uma vantagem para nós. É verdade que as condições climatéricas não são as melhores, mas não estou preocupado com a temperatura nem com o estado do terreno. Acredito que amanhã isso não vai por em risco a integridade dos jogadores.

André Pinto, defesa do Braga
Não podemos cometer o erro de subestimar o Sion. O nosso objectivo é claro: queremos marcar aqui, em Sion, e se possível mais do que um golo. Por outro lado, tudo faremos para não sofrer golos. Sabemos que o Sion é uma equipa que defende muito bem. Eles podem não ser tão eficazes na fase de construção de jogo, mas a sua retaguarda é forte.

UEFA.COM

JotaCC

Neve obriga a desviar regresso do Braga da Suíça por Genebra

As previsões de queda de neve, em Sion, ditaram a decisão de o charter fretado pelo Sporting de Braga descolar, esta sexta-feira de Genebra, na viagem de regresso a Portugal. Apesar do frio que se faz sentir na Suíça, o desafio europeu não está em risco.
O Braga defronta, esta quinta-feira (20.05 horas, SportTV1), o Sion, em jogo da primeira mão dos dezasseis avos de final da Europa.
O comandante do avião contratado à companhia área portuguesa White Airways decidiu não arriscar e, ao início da tarde desta quinta-feira, levou o aparelho de Sion para Genebra. Assim, sexta-feira, a comitiva minhota será obrigada a percorrer cerca de 160 quilómetros de autocarro, para apanhar o avião e regressar a Pedras Rubras.
Ao contrário de Sion, em que as previsões para esta sexta-feira apontam para a queda de neve, em Genebra o tempo deverá estar melhor e com outras condições de visibilidade.
O contratempo atrasará o regresso da equipa que, domingo (20.30 horas), recebe o Vitória de Guimarães para a Liga, sendo que ainda não há horário previsto para o início da viagem, dado que será o aeroporto de Genebra a indicar uma "aberta" nos horários.
Normalmente, as equipas regressam pouco depois do final do jogo, mas na Suíça não é permitido viajar de avião à noite.
O forte nevão que caiu no último fim de semana em Sion ditou o adiamento do jogo da equipa local, para o campeonato suíço, sendo que o relvado do Estádio do Tourbillon ficou entretanto tapado, numa medida preventiva, que até impediu o Braga de, esta quarta-feira, fazer o treino de adaptação, no palco do jogo.
Esta quinta-feira, o dia amanheceu frio em Sion, mas está sol. À hora do início do jogo, 21.05 horas locais, espera-se uma temperatura do ar a rondar os zero graus.

JN

JotaCC

Sp. Braga: condições climatéricas alteram regresso a Portugal
Arsenalistas terão de partir de Genebra, em vez de Sion, e chegam mais tarde

O Sp. Braga joga esta quinta-feira com o Sion, na Suíça, para a primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa, mas já sabe que o regresso a Portugal vai ser atrasado por causa das condições meteorológicas.

O voo charter que traz a equipa arsenalista de volta deveria partir de Sion, mas um agravamento do estado do tempo retira condições de visibilidade da pista, que se situa em zona montanhosa, e, por isso, o regresso terá de ser feito de Genebra, a 160 quilómetros do aeroporto previsto.

Além de alterar o local da partida, acaba por atrasar também a hora de chegada. Mas fonte do clube explicou ao Maisfutebol que esta alteração não interfere com a preparação do jogo com o V. Guimarães, da I Liga, porque já estava planado que o treino de sexta-feira fosse realizado na Suíça, antes da partida.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Regresso atrasado e dérbi até pode começar na Suíça
Comitiva minhota que joga esta quinta-feira em Sion vai chegar mais tarde a Portugal devido ao mau tempo. Domingo há dérbi com o Vitória.

O Braga defronta esta quinta-feira o Sion, na Suíça, para a primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa, e o regresso a Portugal já registou um contratempo. O comandante do avião que transportou a equipa minhota foi informado que as condições de visibilidade da pista, que se situa entre montanhas, vão piorar, o que obrigou à mudança do avião para Genebra.

Deste modo, a comitiva bracarense terá de realizar sexta-feira uma viagem de duas horas de Sion até Genebra, o que impossibilita a chegada ao Porto às 15:30, conforme inicialmente previsto. O atraso será, no mínimo, de uma hora, o que leva os responsáveis do Braga a ponderar a realização um treino em Sion amanhã de manhã, antes da viagem, de modo a descansarem após a chegada a Portugal.

Refira-se que no domingo há dérbi minhoto com o Vitória, para a I Liga, o que "obriga" Paulo Fonseca a começar a preparar a partida no dia seguinte do duelo europeu.

O JOGO

Bruno3429

Braga: uma vitória rara na noite europeia
Só três equipas venceram fora de casa na primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa

Braga ficou hoje em vantagem nos 16 avos de final da Liga Europa, ao vencer em casa dos suíços do Sion, por 2-1, no jogo da primeira mão. Mais, os minhotos foram apenas uma das três equipas que lograram vencer fora de casa, repetindo o feito de Bayer Leverkusen, em Alvalade, e Atlético de Bilbau, em Marselha.

O sérvio Nikola Stoiljkovic colocou os bracarenses em vantagem, aos 13 minutos, mas o senegalês Moussa Konaté empatou aos 53, oito minutos antes do português Rafa dar o triunfo ao conjunto português, que terminou a partida em inferioridade numérica por expulsão do montenegrino Nikola Vukcevic, aos 89.

O jogo da segunda mão joga-se em Braga, a 24 de fevereiro, com o pontapé de saída marcado para as 17h00, com os 'arsenalistas' a poderem regressar cinco épocas depois aos oitavos de final.

O Jogo

Bruno3429

CaMINHO aberto
Texto por José Bragança

O Braga foi à Suíça vencer por duas bolas a uma, esta quinta-feira, em jogo da 1.ª mão dos dezasseis-avos-de-final da Liga Europa. Stojiljkovic e Rafa marcaram os golos bracarenses, Moussa Konaté fez o tento solitário dos helvéticos.
No Estádio Tourbillon, o Braga entrou bem, com um jogo seguro e controlado. Os arsenalistas tentaram quase sempre retirar espaço ao adversário e cedo chegaram à vantagem. O relógio estava nos 13 minutos e Nikola Stojiljkovic, depois de um longo passe de trás de André Pinto, deixou a bola bater no solo uma vez e, já na área suíça, aplicou um pontapé forte ao ângulo da baliza de Andris Vanins.

Porém, a exibição do Braga foi perdendo brilho e, por outro lado, os suíços pressionaram mais. O Sion (especialmente por Assifuah) criou sempre dificuldades acrescidas à defesa bracarense mas foi a perder para o intervalo fruto de alguma falta de pontaria. E inspiração do guarda-redes arsenalista Matheus.

O mais difícil, na ótica portuguesa, estava feito (marcar um golo fora) mas o Sion não desistiu até chegar ao empate. Moussa Konaté, aos 53', deu corpo às ameaças helvéticas. Desmarcação a partir do meio-campo, e Konaté rematou a contar, depois de ter trabalhado bem perante Boly.

O Braga não se deixou afetar e pouco depois chegou à vantagem. Rafa Silva, lançado em profundidade, fletiu para o meio e atirou forte e colocado. A tempo e horas na terra dos relógios, o Braga foi a tempo de sair com um triunfo que abre caminho para a próxima fase.

O Resumo

Jogo onde o Braga até entrou bem e marcou cedo. Depois o Sion criou um punhado de oportunidades mas só viria a marcar no segundo tempo. Com o jogo empatado, Rafa Silva recolocou os bracarenses na frente e com boas perspetivas de apuramento para a próxima fase.

A Chave

Golo bracarense aos 61 minutos O Sion, depois de muito tentar, chegou ao empate mas a igualdade durou pouco pois o golo de Rafa foi uma espécie de balde de água fria nas aspirações dos suíços no jogo e, sobretudo, na eliminatória. Depois do golo, o Braga serenou.

O Árbitro
Não se pode dizer que teve influência no resultado. Uma ou outra decisão de maior dificuldade, ou que não terá agradado a uma ou outra parte mas, no geral, arbitragem positiva.

O Melhor
Matheus Foi travando os remates que lhe foram aparecendo pela frente

O Pior
Expulsão Vukcevic
Vukcevic recebeu ordem de expulsão perto do fim e não será opção no próximo jogo. Foi o aspeto menos positivo, por assim dizer.

Sabia que...
SC Braga derrota pela 1.ª vez o Sion em casa na Liga Europa
FC Sion voltou a sofrer 2 golos de uma equipa portuguesa em sua casa (1992 E 2-2 FC Porto)

Zerozero

Bruno3429

Sion-Sp. Braga, 1-2 (crónica)
Estará de volta o grande Braga europeu?
Por Redação

Vitória perante um adversário que ainda não tinha perdido em casa, aplausos de quase dois milhares de adeptos portugueses na bancada e a porta dos oitavos-de-final escancarada.

O Sp. Braga foi a única equipa portuguesa a vencer esta noite na Liga Europa e é a que tem melhores condições de continuar na competição.

Num jogo difícil, em que Paulo Fonseca teve de fazer uma alteração no seu habitual onze – sem Goiano teve de adaptar Wilson Eduardo a lateral-direito – os minhotos valeram-se de uma tremenda eficácia para conseguirem uma importante vitória, por 1-2, em casa do Sion.

Entraram bem no jogo os arsenalistas... De tal forma que aos 13' minutos já inauguravam o marcador. E que golo de Stojiljkovic! Abertura longa de André Pinto e o avançado sérvio a encher o pé direito para atirar cruzado.

Um grande momento de futebol, que seria um bom tónico para a equipa de Paulo Fonseca se os suíços não tivessem acordado ainda que ao retardador com este estremeção.

Luiz Carlos e Vukcevic tiveram dificuldades em conta do recado no meio-campo defensivo quando o 4-2-3-1 dos suíços encaixou no 4-4-2 bracarense, que deixava uma espécie de buraco na frente da defesa.

A saída forçada por lesão de Lacroix, aos 23', até parecia uma contrariedade para Didier Tholot, mas acabou por não o ser. Em desvantagem, o treinador francês decidiu arriscar a troca do defesa-central pela entrada de Assifuah e a partir daqui o Sion passou a criar perigo real junto da baliza de Matheus.

O extremo ganês pelo flanco direito e o ponta-de-lança senegalês Konaté protagonizaram uma mão cheia de oportunidades.

Os cinco minutos finais da primeira parte acabaram por ser sufocantes. Brinde de Boly para desperdício de Konaté (40'), bomba de Saratic de fora da área (44') e, melhor ainda, remate cruzado de Assifuah, na área com a bola a sair a centímetros do poste.

Veio o intervalo, mas o Braga voltou a não ter descanso no início segunda parte e nem foi de estranhar o golo dos suíços (53'): Konaté, bem servido na área, bailou na frente de Boly antes de rematar cruzado para o empate.

Parecia que a balança penderia para os suíços, que estavam por cima do jogo, mas o que aconteceu foi precisamente o contrário.

A equipa de Paulo Fonseca reagiu da melhor forma, mostrou maturidade e beneficiou de um lance de inspiração de Rafa. O talento do jovem prodígio apareceu aos 61', quando recebeu a bola na esquerda, entrou na zona central e à entrada da área disparou sem hipóteses para o guarda-redes letão Vanins.

Estava feito o 1-2 e daqui em diante o Sp. Braga geriu o resultado, apesar de ter terminado o jogo com dez, por expulsão em cima do minuto 90 de Vukcevic, que viu o segundo amarelo por retardar a sua substituição e quase perdeu a cabeça nos protestos com o árbitro ucraniano.

Nada que abale um triunfo fora que pode ser decisivo no desfecho da eliminatória.

O Sp. Braga de gabarito euripeu está de volta, prossegue o notável percurso na Liga Europa e tem as portas dos oitavos-de-final abertas.

E se o sonho de chegar à final, como em 2011, se repetir?

Paulo Fonseca: «Esta vitória é para os dois mil portugueses que nos vieram apoiar»
Sion-Sp. Braga, 1-2 (reportagem)
Por Redação       

Na entrevista rápida após o final da partida o técnico do Sp. Braga, Paulo Fonseca, sublinhou a importância para as contas da eliminatória desta vitória fora e agradeceu o apoio dos muitos portugueses em Sion:

«Fomos a única equipa que venceu esta equipa do Sion em sua casa e naturalmente que estou satisfeito com o resultado, que abre boas perspetivas para a segunda mão. Fomos eficazes, mas não tão dominadores como gostaríamos e isso também é mérito do Sion, uma equipa agressiva, que joga de forma direta e ganha muitas segundas bolas. Tivemos qualidade na saída para o ataque, sobretudo na segunda parte e depois do golo conseguimos controlar o jogo, mesmo com menos um jogador nos momentos finais (...) Queria aproveitar para dedicar este resultado aos dois mil portugueses que vieram cá apoiar. Esta vitória é para eles.»

[Sobre o jogo da Liga, frente ao V. Guimarães, no próximo domingo] «Gostávamos de poder descansar um pouco mais, mas felizmente temos uma equipa motivada e um plantel equilibrada, pelo que estamos preparados para o encontro difícil que vamos ter com o Vitória de Guimarães.»

Maisfutebol

Bruno3429

Rafa fala num «jogo difícil» em que Wilson fez o «sacrifício pela equipa»
Por Redação     

Felicidade pela vitória é o estado de espírito entre os jogadores do Sp. Braga após o importante triunfo na Suíça diante do Sion, que abre boas perspetivas de apuramento para os oitavos-de-final.

Com a ausência de Goiano, Paulo Fonseca apostou em Wilson Eduardo como lateral-direito e o extremo não se deu mal com a adaptação, como reconheceu no final da partida: «Sacrifiquei-me pela equipa e achou que correu tudo bem. Mas é lógico que prefiro jogar na frente.»

Já Rafa, o homem que sentenciou o resultado, salientou as dificuldades deste jogo na Suíça.

«Foi um jogo difícil, como, aliás, têm sido quase todos. Não podíamos perder a cabeça em determinados momentos do jogo e conseguimos sair daqui com uma vantagem importante. Uma vitória é sempre um resultado importante, ainda para mais com dois golos fora», sublinhou Rafa, enquanto o guarda-redes Matheus, outra das figuras dos arsenalistas na partida acrescentou, que «apesar desta grande vitória, ainda nada está conquistado».

Maisfutebol

Bruno3429

WILSON EDUARDO: «FOI UM JOGO SOFRIDO, MAS SOUBEMOS SOFRER»
Avançado dos minhotos destaca raça dos guerreiros

Titular no lado direito da defensiva do Sp. Braga, Wilson Eduardo elogiou o facto de a equipa minhota ter sabido sofrer diante do Sion, partida na qual os guerreiros venceram por 2-1, levando uma importante vantagem para a segunda mão, a disputar em Braga.

"Sabíamos que ia ser um jogo difícil. Só três equipas, cabeças de série, venceram fora, o que realça bem a dificuldade da competição. Foi um jogo sofrido, mas soubemos sofrer. A segunda mão vai ser um jogo difícil. Vamos tentar manter a nossa vantagem. Se jogarmos bom futebol passamos à segunda fase", assegurou.
Autor: Lusa

VUKCEVIC FOI EXPULSO POR... ERRO NO PLACARD DE SUBSTITUIÇÃO
Montenegrino ficou desesperado

Nikola Vukcevic, jovem médio montenegrino do Sp. Braga, foi expulso esta quinta-feira já na reta final do encontro no terreno do Sion, a contar para a primeira mão dos dezasseis avos-de-final da Liga Europa, devido a um erro no placard de substituição.

Ao minuto 89, o número do médio, que então já tinha visto cartão amarelo, apareceu no placard do quarto árbitro, que depois baixou a placa, indicando um número diferente. Perante o caricato da situação, o árbitro Yevhen Aranovskiy mostrou o segundo amarelo médio bracarense, que ficou incrébulo.

Todo o banco do Sp. Braga, incluindo Paulo Fonseca, reclamou junto da equipa de arbitragem, mas em vão. Os bracarenses jogaram mesmo os últimos minutos reduzidos a 10 e Vukcevic fica de fora na partida segunda mão.
Autor: José Morgado

Record

Bruno3429

«Fomos eficazes» - Paulo Fonseca

O treinador do SC Braga estava naturalmente satisfeito com a vitória na Suíça, frente ao Sion (2-1), não deixando de assumir que a eficácia da sua equipa acabou por ser crucial.

«O Sion comprovou que não é uma equipa fácil, principalmente em casa. Basta lembrar que fomos a única equipa a vencer aqui nas competições europeias. Foi um ótimo resultado, fomos eficazes, não tão dominadores como gostaríamos, mas também há mérito do adversário. Tivemos qualidade na saída para o ataque e conseguimos uma boa vitória», referiu Paulo Fonseca, lembrando: «Ainda faltam 90 minutos e não poderemos facilitar.»

O treinador não deixou de abordar também a expulsão de Vukcevic, quando estava para ser substituído: «Foi uma precipitação do árbitro, o menos culpado foi o jogador. Houve um erro da nossa parte e o jogador foi penalizado sem culpa.»

A finalizar, Paulo Fonseca fez questão de agradecer o apoio dos dois mil adeptos presentes: «A vitória vai inteiramente para eles.»

A Bola

Bruno3429

Braga vence Sion na Suíça
JOÃO FARIA, EM SION

Quatro remates à baliza, dois golos: o saldo mostra a eficácia dos bracarenses, na partida desta quinta-feira, e ajuda a explicar como a equipa saiu vitoriosa no jogo da primeira mão dos dezasseis avos de final da Liga Europa, frente aos suíços do Sion, ao triunfo por 2-1.

A equipa de Paulo Fonseca entrou com o pé direito, graças a um grande golo de remate de Stojiljkovic, que rematou de primeira, após um passe muito longo de André Pinto.

A partir da meia hora de jogo, o Sion intensificou a pressão e chegou mesmo ao empate, já no segundo tempo, graças a Konaté, mas Rafa não tardou a recolocar o Braga em vantagem, naquele que era, até então, o segundo remate dos arsenalistas no jogo.

Até ao final, o Tourbillon assistiu a uma partida equilibrada, com o número de remates da equipa portuguesa a aumentar, e com o conjunto helvético a ser incapaz de voltar a igualar as contas, apesar da expulsão de Vukcevic em cima do minuto 90.

JN