News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 17/02

Started by Bruno3429, 17 de February de 2016, 08:35

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Adversários ao raio-x: da potência alemã ao disfarce suíço
A análise aos adversários das equipas portuguesas na Liga Europa
Por Nuno Travassos 

...

SION
Onze base


MODÉSTIA INTERNA, SUPERAÇÃO EXTERNA.
Sexto classificado apenas na Liga suíça, o Sion chegou aos dezasseis-avos da Liga Europa depois de ter ficado em segundo lugar do Grupo B da prova, vencido pelo Liverpool (com quem não perdeu), e à frente de Rubin Kazan e Bordéus. A equipa suíça só perdeu na Rússia, e garantiu a continuidade em prova com cinco golos marcados e apenas três sofridos.

DISFARCE EUROPEU.
Se a nível interno o Sion é obrigado a assumir maiores riscos na estratégia de jogo, sem grande conforto, na Liga Europa a equipa treinada por Didier Tholot rentabilizou uma postura mais cautelosa, assente na coesão defensiva e na exploração do contra-ataque e dos lances de bola parada.

SETAS AFRICANAS.
Moussa Konaté, interessante ponta de lança de 22 anos, é a figura da equipa (nove golos e quatro assistências). Possante, capaz de segurar a bola e permitir a subida da equipa, mas também veloz, influente na forma como ataca o espaço nas transições rápidas. Ebenezer Assifuah (cinco golos e uma assistência), extremo ganês também com 22 anos, é uma seta à disposição no lado direito do ataque, para o qual a equipa tende a inclinar-se, até porque o lateral desse lado (Zverotic) é mais ofensivo do que o lateral esquerdo (Pa Modou Jagne). O português Carlitos joga habitualmente a partir do lado esquerdo, mas não é um jogador tão vertical. Assume muitas vezes o papel de «10», com derivações para o corredor central, quase sempre com a bola controlada, e procura fazer a diferença também nas bolas paradas, incluindo a conversão de livres diretos (quatro golos e quatro assistências). Importa não esquecer o reforço de inverno Theofanis Gekas, que mesmo aos 35 anos tem condições para tornar-se uma mais-valia para esta equipa.

COMPROMISSO DEFENSIVO.
Ainda que por vezes tente incomodar o adversário logo na primeira fase de construção, o adversário do Sp. Braga tem privilegiado sobretudo a formação de um bloco defensivo coeso, embora com a preocupação de não encostar muito à sua área. Partindo de um 4x4x2 ou 4x5x1 em organização defensiva, a equipa suíça mostra-se solidária nesta estratégia, colocando facilmente nove ou dez jogadores atrás da linha da bola, deixando Konaté à espera do contra-ataque. Destaque ainda para o papel do «trinco», normalmente assumido por Salatic (ou Ndoye), cuja missão passa quase em exclusivo por resolver problemas antes destes sobrarem para os centrais.
Sion organizado defensivamente em 4x1x4x1, com o capitão Salatic bem vincado como «trinco»
Dez jogadores atrás da linha da bola (apenas Konaté na frente), numa imagem que ilustra também algum desequilíbrio a última lnha defensiva, demasiado agarrada às referências individuais.

AMBIGUIDADE PARADA.
O Sion tem tirado proveito elevado das bolas paradas, não apenas a nível europeu, na medida em que um terço dos golos que marcou (12 de 36) foi dessa forma, mas no que diz respeito aos golos sofridos o peso das bolas paradas não é muito inferior (10 golos em 34, o que corresponde a 29 por cento). Destaque aqui para cinco golos já sofridos de livre direto, que numa análise mais atenta indicam limitações do guarda-redes letão Andris Vanins, inclusive em bolas boladas para o «lado aberto».

Maisfutebol

Bruno3429

CASTIGO DE GOIANO OBRIGA A ADAPTAR
Vaga na lateral minhota

O Sp. Braga parte esta manhã para a Suíça e Paulo Fonseca levou apenas um lateral na comitiva. Djavan e Ringstad há muito que estão lesionados e Marcelo Goiano vai ter de cumprir castigo. Sobra Baiano, curiosamente um defesa que até se dá bem nas duas laterais. Por isso, Paulo Fonseca vai ter de optar entre manter Wilson Eduardo na direita, como aconteceu domingo nos Barreiros, ou lançar Pedro Santos na esquerda, algo que o treinador já fez durante a presente temporada.

Esta segunda hipótese, até pelo excelente momento de forma do jogador, podia parecer a mais viável, embora o treinador possa preferir manter o extremo mais perto da baliza adversária. Se for mesmo essa a ideia, o jogo contra o Marítimo serviu de balão de ensaio para Wilson Eduardo ser o 'novo' lateral dos arsenalistas e, neste caso, Paulo Fonseca precisaria de mexer outra novidade, no caso Baiano. Habituado à direita, o brasileiro tem boas experiências no flanco oposto: foi lá, com Peseiro, que festejou a vitória sobre o Benfica que deu acesso à final de boa memória da Taça da Liga.
Autor: Ricardo Vasconcelos

Record

JotaCC

Paulo Fonseca já festejou em Sion

Técnico ergue troféu em 2013 no estádio onde o Braga vai jogar

BRAGA Paulo Fonseca já foi feliz no relvado onde a equipa arsenalista inicia amanhã (20.05 horas, SportTV1) a luta pelo acesso aos oitavos de final da Liga Europa. No verão de 2013, quando treinava o F. C. Porto, o agora técnico dos guerreiros venceu um troféu de pré-época no Estádio do Tourbillon, casa do Sion, Suíça, adversário que se segue na até aqui bem sucedida caminhada europeia da equipa bracarense.
Acabado de chegar ao F. C. Porto oriundo do Paços de Ferreira, Paulo Fonseca iniciara o estágio de pré-temporada na Holanda, mas a 13 de julho de 2013, um sábado, a equipa portista foi a Sion disputar o "Valais Cup", frente aos franceses do Marselha. Os dragões venceram na Suíça por 3-0, com golos de Izmaylov, Jackson Martínez e Iturbe, sendo que, curiosamente, na equipa inicial portista alinhou Josué, médio contratado pelo Braga no mercado de inverno.
Dois anos e meio depois, Paulo Fonseca e também Josué, um dos futebolistas convocados, estão de volta a Sion, à procura de um resultado que possa ajudar a validar a qualificação dentro de uma semana, em Braga.
Vencedor inédito do seu agrupamento, na fase de grupos da Liga Europa, o Braga, que viaja esta manhã para Sion, parte altamente moralizado. Melhor equipa na segunda volta do campeonato, tem o quarto lugar seguro e vai agora dar prioridade às taças. À espera da marcação do jogo com o Benfica da meia- final da Taça da Liga e em vantagem no duelo com o Rio Ave pelo acesso à final da Taça de Portugal, medirá amanhã forças com um opositor que está em 194.º lugar no ranking da UEFA, longe do 37. º posto dos braguistas.
Na única vez que o Braga defrontou um adversário suíço saiu- se bem, mesmo sem ganhar nenhum jogo! Foi em 2011/12, no play-off da Liga Europa. Após o empate ( 0- 0), em casa, com o Young Boys, empatou em Berna (2-2) e apurou-se, devido aos golos fora.


À margem

Só viaja um lateral
Djavan não recuperou, Ringstad não foi inscrito e Goiano cumpre castigo. Entre os 20 convocados para a ida à Suíça, só há um lateral de raiz: Baiano. O técnico terá, assim, de improvisar.

Convocados
Boly, André Pinto, Wilson Eduardo, Luíz Carlos, Baiano, Rui Fonte, Rafa, Stojiljkovic, Hassan, Filipe Augusto, Pedro Santos, Ricardo Ferreira, Josué, Marafona, Alan, Arghus, Vukcevic, Mauro, Tiago Sá e Matheus.


Dia cheio na agenda
O Braga concentra-se cedo na Pedreira e parte às 10.30 horas de Pedras Rubras, com chegada a Sion prevista para as 13 horas. Às 18 horas, faz o treino de adaptação ao estádio suíço.

JN

JotaCC

"PODEMOS CHEGAR LONGE"
O Guerreiro de Ouro olha com realismo para as hipóteses do Braga na LigaEuropa, mas sem travões na ambição...

"Em Sion, podem esperar um Braga forte, como até aqui, e um Braga a praticar bom futebol" "Temos de pensar em grande, mas ir à final não é fácil. Para já, temos que pensar no Sion"
Alan Capitão do Braga




O Braga joga amanhã em Sion a primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa. Paulo Fonseca alerta para a boa fase de grupos dos suíços e Rafa sublinha a importância de conseguir marcar fora

Única equipa portuguesa ainda presente em quatro frentes, o Braga começa a disputar amanhã os 16 avos de final da Liga Europa, logo no país que vai receber a final da competição, em 18 de maio. Basileia é a última paragem da edição deste ano e um sonho perseguido por 32 equipas. Os arsenalistas estiveram na
final de 2011, em Dublin, perdida diante do FC Porto (1-0), e sabem como poucos que mesmo a este nível não há impossíveis. No clube, contudo, ninguém assume diretamente o objetivo de voltar à final, apenas a ambição de chegar o mais longe possível.
Distinguido na noite de segunda-feira como Guerreiro de Ouro 2015, Alan é o único resistente de Dublin na equipa. O capitão admite que "é muito complicado" repetir nova presença na final, mas confia num percurso de sucesso. "Podemos chegar longe. Não vai ser fácil, temos que manter os pés no chão e pensar passo a passo. Temos que pensar sempre em grande, mas [chegar à final] é difícil", afirmou Alan. Por agora, no entanto, o brasileiro está focado no Sion. "Podem esperar um Braga forte, como temos demonstrado até aqui, e a praticar bom futebol. Entramos em todos os jogos para vencer e este não vai ser diferente", prometeu.
No plano teórico, o sorteio foi favorável ao Braga. O Sion, sexto classificado do campeonato suíço, não era, longe disso, dos adversários mais duros que poderiam ter saído aos minhotos. Seja como for, Paulo Fonseca desconfia e recorda a boa fase de grupos efetuada pelo Sion para explicar o grau de dificuldade que o Braga poderá encontrar. "Sonhar? Para já, podemos sonhar em passar esta eliminatória, tendo a noção de que a partir do momento em que passámos a fase de grupos todos os adversários são difíceis. O Sion só perdeu uma vez [com o Rubin Kazan, por 2-0, na Rússia] num grupo em que havia o Liverpool. Espero dificuldades, mas vamos jogar com a mesma ambição com que encarámos a primeira fase", referiu o técnico, embalado por uma fase de grupos de alto nível. Recorde-se que os arsenalistas somaram quatro vitórias,um empate e uma derrota, e pela primeira vez ficaram em primeiro lugar num grupo da UEFA.
Poupado com o Marítimo e com regresso assegurado ao onze, em Sion, Rafa garante que o Braga vai "lutar para vencer" e destaca o que pode aproximar a equipa do êxito nesta eliminatória. "É um jogo que queremos ganhar, como todos os outros, e é importante fazermos pelo menos um golo fora. Sabemos do quão é importante o golo fora nas competições europeias", sublinha o internacional português, que recebeu, na I Gala Legião de Ouro, o prémio de Futebolista do Ano. O extremo diz-se de tal maneira concentrado nos muitos desafios que o Braga tem pela frente que não se distraiu com o interesse do FC Porto nem vive a pensar na chamada ao Euro'2016. "Se for convocado, é um acréscimo. Mas não vivo obcecado com isso", vinca.
Também em destaque está Vukcevic, o Atleta Revelação do Ano.O internacional montenegrino realça a "oportunidade de o Braga" ir a uma final nesta época: "Não é fácil. Para já, o jogo mais importante é com o Sion".

Recordista
ALAN É O JOGADOR COM MAIS JOGOS REALIZADOS COM A CAMISOLA DO BRAGA (308) E TAMBÉM LÍDER A ESTE NÍVEL NAS PROVAS DA UEFA, SOMANDO 58 PRESENÇAS



INTENSO DIA LONGO À ESPERA DA EQUIPA

A comitiva do Braga viaja esta manhã, às 10h30, para Sion, na Suíça, treinando na parte da tarde (17h30, hora portuguesa) no Stade de Tourbillon, na habitual sessão de trabalho que serve de adaptação ao relvado. Antes disso, Paulo Fonseca e um jogador do plantel vão fazer a antevisão do 37.º jogo do Braga nesta temporada, o sétimo na presente edição da Liga Europa.



UEFA ÁRBITRO COM POUCO CURRÍCULO

A UEFA nomeou o ucraniano Ievgenii Aranovskiy, de 39 anos, para o encontro entre o Braga e o Sion. O árbitro, natural de Kiev, vai dirigir pela primeira vez um jogo de uma equipa portuguesa, tendo também um currículo ainda curto a nível internacional, com apenas quatro jogos dirigidos na Liga Europa (mais cinco nas pré-eliminatórias) e ainda nenhum na Champions.



Wilson volta a jogar à defesa
Marcelo Goiano é a grande ausência na lista de convocados para o confronto com o Sion

Paulo Fonseca não vai poder contar com Marcelo Goiano na partida de amanhã. O lateral terá de cumprir um jogo de castigo pelos três cartões amarelos vistos durante a fase de grupos da Liga Europa, abrindo desta forma espaço para a repetição da titularidade de Wilson Eduardo no lado direito da defesa, tal como aconteceu no recente jogo com o Marítimo – desta vez, deverá encontrar pela frente o português Carlitos, a grande figura do Sion. Na última partida, o avançado já tinha sido ensaiado no lugar habitualmente ocupado por Baiano, que desta vez terá de ser desviado para o lado esquerdo. O recuo de Pedro Santos é a outra alternativa já testada esta temporada, mas, nesta fase, o médio tem-se destacado, sobretudo, pelas ações ofensivas, pelo que seria pouco lógico perdê-lo para a... defesa. A recuperação lenta de Djavan e o facto de Ringstad não estar inscrito nas competições europeias limitam as opções de Paulo Fonseca para as alas defensivas, naquele que tem sido o sector mais afetado durante esta temporada, com Baiano eGoiano a terem de ser chamados à titularidade em praticamente todos os jogos. No que sobra da convocatória, destaque ainda para as estreias de Marafona, Josué e Stojiljkovic na Liga Europa – foram inscritos na janela de inverno –, assim como para o regresso de Alan, ausente, por opção, do recente confronto com o Marítimo.
À espera do Braga, na Suíça, estarão temperaturas negativas, ainda que com sol, ao contrário do que aconteceu no último fim de semana, quando o Sion teve de adiar o jogo em casa com o St. Gallen, para o campeonato, devido a um forte nevão que caiu na região na madrugada de sábado. Segundo os últimos relatos, a neve que cobriu por completo o relvado do Stade de Tourbillon já desapareceu, estando agora reunidas as condições mínimas para a realização da partida de amanhã, que arranca às 20h05.


CONVOCADOS
20
Paulo Fonseca chamou 20 jogadores para a Suíça, com três guarda-redes e quatro centrais. Stojiljkovic prepara-se para a estreia na Liga Europa


LISTA

GUARDA-REDES
Matheus Marafona Tiago Sá
DEFESAS
Baiano André Pinto Boly Ricardo Ferreira Arghus
MEIO-CAMPO
Mauro Filipe Augusto Luiz Carlos Vukcevic Josué Pedro Santos Alan Rafa
AVANÇADOS
Stojiljkovic Hassan Wilson Eduardo Rui Fonte

O JOGO


JotaCC

FUTSAL SPORTING RECEBE BRAGA

Os oitavos de final da Taça de Portugal foram sorteados ontem na sede da FPF e ditaram jogo grande entre Sporting e Braga. No caso do Benfica desloca-se ao Valpaços, da II Divisão. De acordo com o sorteio, os restantes jogos são: Tires Futsal- Azeméis, Aves-Modicus, Olivais-Rio Ave, Santo António-Viseu 2001, Pinheirense-Paraíso Foz e Belenenses-Porto Salvo.



F.PRAIA TÍTULOS DÃO RESPONSABILIDADES

A Seleção de Futebol de Praia já iniciou o primeiro estágio de preparação da temporada em Sesimbra, e José Maria afirmou que o título europeu e mundial dão responsabilidade. "Sermos detentores desses títulos faz-nos encarar todos os momentos com a máxima seriedade. O difícil não é atingir o máximo é mantê-lo, e é nesse sentido uma responsabilidade acrescida", avisou o jogador.

O JOGO

Bruno3429

«Os jogadores estão preparados mentalmente para vencer» - António Salvador

António Salvador garante que a equipa bracarense está mentalmente preparada para vencer o jogo de quinta-feira com o Sion, na Suíça, mas admite que não são esperadas facilidades.

«O plano é ir sempre com a mesma mentalidade e princípios, que é em cada jogo irmos com a convicção de que é possível passarmos a eliminatória. Sabemos que é um jogo difícil, contra uma boa equipa que está no sexto lugar do campeonato suíço e que na fase de grupos desta competição nunca perdeu em casa. Portanto é um campo difícil, mas acreditamos naquilo que podemos fazer e estes jogadores do SC braga acreditam que em cada jogo podem ganhar e estão preparados mentalmente para saber que podem vencer», disse o presidente do clube no aeroporto, à partida da comitiva arsenalista para a Suíça.

Questionado sobre se pensa que SC Braga tem capacidade para chegar à final, o responsável recorda a final de 2011, frente ao FC Porto: «Já fomos a uma final e ninguém acreditaria na altura que isso seria possível. Mas sabemos que isso é muito difícil. Neste momento, este clube é o único que está inserido em todas as frentes e não temos prioridades, acreditamos nelas todas e vamos onde as nossas forças e capacidade nos deixar ir», frisou.

António Salvador mostra-se ainda feliz por saber que o estádio do Sion vai contar com muitos emigrantes portugueses nas bancadas, sublinhando que o apoio dos adeptos será um fator extra de motivação para os jogadores.

O SC Braga joga amanhã com o Sion, em jogo a contar para a primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa.

A Bola

JotaCC

FC Porto, Sp. Braga e Sporting entram na Liga Europa
As três equipas jogam quinta-feira nos dezasseis avos de final.

Os encontros são relativos à primeira mão da eliminatória. O FC Porto joga em Dortmund, a partir das 18h00, o Sp. Braga defronta o Sion na Suíça, a partir das 20h05 e à mesma hora o Sporting recebe os alemães do Leverkusen.

Azuis e brancos em apuros na defesa

Os portistas estão em solo germânico com 21 elementos que realizam esta quarta-feira um derradeiro treino que permitirá uma última avaliação ao estado dos jogadores que se encontram em dúvida nomeadamente o defesa central Marcano.

Maxi Pereira, Chidozie e Danilo Pereira estão impedidos de jogar.

Perante este cenário e a provável recuperação de Marcano o quarteto defensivo a apresentar quinta-feira deverá ser constituído: por Layún (direita), Martins Indi e Marcano (ao centro) e José Ángel (esquerda).

É perante este cenário de remendos na equipa do FC Porto que os azuis e brancos terão de enfrentar o Dortmund, uma máquina de fazer golos, com os alemães a somarem já 94 tentos em 35 jogos esta época.

A meio da tarde o treinador José Peseiro e um jogador fazem a antevisão da partida em conferência de imprensa.

"Arsenalistas" também desfalcados


A comitiva do Sp. Braga parte para a Suíça na manhã desta quarta-feira e de tarde Paulo Fonseca e um jogador fazem o lançamento da partida com o Sion, a que se segue um treino de adaptação ao relvado e à luz artificial.

Os bracarenses só viajam com um defesa lateral. Djavan não recuperou, Ringstad não foi inscrito e Goiano cumpre castigo. Entre os 20 convocados para a viagem à Suíça, só há um lateral de raiz: Baiano.

Verde e brancos remendam a defesa

A equipa do Sporting, a única das três a jogar em casa, realiza mais um treino em Alcochete.

A formação leonina tenta recuperar Jefferson e dessa forma preencher o lado esquerdo da defesa. Se não recuperar Ricardo Esgaio poderá ser adaptado ao lugar.

É provável que o avançado colombiano Téo Gutierrez regresse ao "onze" inicial, de forma a recuperar  a confiança perdida no período em que esteve ausente da competição, por estar lesionado.

Ao final da tarde o treinador Jorge Jesus e um jogador fazem a antevisão da partida com alemães em conferência de imprensa.

RTP

JotaCC

Braga viaja para a Suíça com ambição de vencer
O Sporting de Braga partiu, esta quarta-feira de manhã, para a Suíça. Quinta-feira defronta o Sion, equipa invicta em casa para a Liga Europa.

O Braga ruma, esta quarta-feira de manhã, a Sion. Os 20 convocados de Paulo Fonseca chegaram ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, em cima da hora marcada para a partida, 10.30 horas.

O presidente do clube, António Salvador, disse que a equipa "encara de forma positiva a eliminatória" da Liga Europa, cuja partida está marcada para as 20.05 horas de quinta-feira.

"Acredito que o Sporting de Braga tem condições para vencer", disse António Salvador, apesar de ressalvar que o Sion não perdeu qualquer jogo em casa durante os jogos da fase de grupos da competição.

"O objetivo é chegar o mais longe possível na prova", disse António Salvador, sublinhando que o Sporting de Braga é a única equipa portuguesa ainda em quatro provas: Campeonato, Taça da Liga, Taça de Portugal e Liga Europa.

JN

JotaCC

António Salvador
"Braga é o único clube em quatro frentes"

António Salvador, presidente do Braga, destaca o desempenho da equipa nas quatro provas em que participa
"O Braga está nas quatro frentes, é o único clube português que está a disputar as quatro frentes. Temos objetivos claros, mas também estamos cientes de que nesta fase devemos pensar jogo a jogo", afirmou esta manhã, no aeroporto do Porto, António Salvador.

Líder da comitiva do Braga que viaja para Sion, onde quinta-feira defronta o sexto classificado do campeonato da Suíça, o presidente mostra-se otimista. "Acredito que podemos ir longe na Liga Europa, sinto que o plantel está mentalizado para isso", afirmou antes de deter-se sobre o adversário dos 16 avos de final. "É possível eliminar o Sion, mas sabemos que a eliminatória não se decide agora, será decidida em nossa casa".

O JOGO

JotaCC


Rafa Silva confirms he's had offers to leave Braga amid Manchester United interest


International star confirms transfer offers amid Man United interest

Manchester United target Rafa Silva has confirmed that he's received a number of offers to leave Braga.

The Portugal international is considered one of the brightest prospects in the Primeira Liga and he's been heavily scouted by the Red Devils in the last 18 months.

Jose Mourinho is said to have 'reserved' an option on the 22-year-old if he takes charge at Old Trafford this summer with the 52-year-old believed to be a firm admirer of the winger.

And, speaking at a ceremony in which he was crowned Braga's player of the year, Silva's confirmed he's had a number of offers to leave the club but that he's happy in Portugal.
International star confirms transfer offers amid Man United interest
Silva's emerged as one of Portugal's brightest talents (Picture: Getty)

'I'm proud to recieve this award but other team-mates could have won it as well,' Silva told A Bola.

'I feel very loved. FC Porto's interest? I don't confirm and don't deny it.

'I've recieved some offers but I preferred to stay here. My goal is to give everything for this club.'

METRO.CO

Bruno3429

Salvador: «Estamos em todas as frentes e acreditamos em todas»
Presidente do Sp. Braga confiante na eliminatória da Liga Europa com o Sion
Por Redação     

António Salvador acredita que é «possível» o Sp. Braga eliminar o Sion e seguir para os oitavos de final da Liga Europa. Antes da partida para a Suíça, onde as duas equipas jogam a primeira mão dos 16 avos de final, o presidente do clube bracarense deu conta da confiança.

«O plano é ir sempre com a mesma mentalidade e princípios, que é em cada jogo irmos com a convicção de que é possível passarmos a eliminatória. Sabemos que é um jogo difícil, mas acreditamos naquilo que podemos fazer. Estes jogadores do Sp. Braga acreditam que em cada jogo podem ganhar e estão preparados mentalmente para isso.»

No entanto, questionado sobre se o Sp. Braga tem capacidades para chegar à final da prova, Salvador alertou para o facto de o Sp. Braga ser a única equipa portuguesa em todas as competições e admitiu que nenhuma delas é prioritárias. Todas são importantes.

«Sabemos que isso é muito difícil. Neste momento, este é o único clube português que está inserido em todas as frentes e não temos prioridades, acreditamos nelas todas e vamos onde as nossas forças e capacidade nos deixarem ir.»

Maisfutebol

Bruno3429

«De maneira nenhuma pensamos que as coisas vão ser fáceis» – Paulo Fonseca

O treinador Paulo Fonseca assumiu que os seus jogadores estão perfeitamente conscientes das dificuldades que vão encontrar no embate, de quinta-feira, frente ao Sion, no jogo referente aos 16 avos de final da Liga Europa.

«Vimos aqui preparados para um jogo difícil frente a uma boa equipa e de maneira nenhuma pensamos que as coisas vão ser fáceis. Estamos perfeitamente conscientes das dificuldades que vamos ter», afirmou Paulo Fonseca, em conferência de Imprensa.

A Bola

Bruno3429

PAULO FONSECA: «PASSAR SEM SUBESTIMAR»
Técnico dá a receita para o jogo com o Sion

O treinador Paulo Fonseca não escondeu a ambição de eliminar o Sion nos 16 avos-de-final da Liga Europa, mas recusou-se a assumir o favoritismo do Sp. Braga, por força da qualidade que a equipa suíça patenteou na fase de grupos.
"Quando saiu o Sion no sorteio toda a gente pensou que já estaríamos com um pé na fase seguinte, mas se há coisa que o futebol me ensinou é que nem tudo é o que parece, pelo que ser favorito é relativo", comentou o técnico bracarense na conferência de antevisão ao encontro na Suíça, garantindo apenas que "o Sp. Braga quer passar aos oitavos-de-final sem subestimar o Sion": "Os resultados comprovam a qualidade do nosso adversário e estamos perfeitamente acautelados para as dificuldades com que nos vamos deparar."

Baixas temperaturas forçam adaptação num relvado secundário

A comitiva arsenalista chegou a Sion ao início da tarde na perspetiva de realizar a habitual sessão de adaptação ao piso e iluminação do Estádio do Tourbillon, mas tal não foi possível porque o relvado da equipa suíça encontrava-se tapado por precaução devido às temperaturas negativas que são esperadas durante a noite e a razão que levaram os arsenalistas a realizar uma ligeira sessão de trabalho num dos relvados adjacentes do complexo.

Autor: Pedro Malacó

Record

Bruno3429

Braga já está em Sion

Arsenalistas viajaram hoje para a Suíça e foram recebidos por adeptos portugueses

O Braga chegou ao início da tarde desta quarta-feira a Sion, onde amanhã disputa a primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa

À chegada, a comitiva arsenalista foi recebida por alguns adeptos portugueses, que fizeram questão de tirar fotografias ao lado do treinador Paulo Fonseca.

O encontro entre Sion e Braga, recorde-se, tem o pontapé de saída marcado para as 20h05.

PAULO FONSECA
"Liverpool e Bordéus sabem do que falo"

Paulo Fonseca, treinador do Braga, discorda de quem desvaloriza o Sion, adversário dos 16 avos de final da Liga Europa

"Quando nos calhou o Sion no sorteio, muitos apressaram-se a dizer que o Braga já estava com um pé na eliminatória seguinte. Mas, o futebol ensinou-se que nem sempre o que parece é", disse Paulo Fonseca, esta quarta-feira, já na Suíça, na antevisão do jogo da equipa minhota na Liga Europa. "Liverpool e Bordéus sabem do que falo", acrescentou, recordando que estas duas equipas perderam em Sion na fase de grupos.

Paulo Fonseca afasta a ideia de que o Braga é favorito. "O favoritismo é sempre subjetivo. O Sion é uma equipa que defende bem e que apresenta um eficácia tremenda no ataque", referiu. A verdade é que a equipa suíça não está a competir, por força da paragem de inverno. "O Braga vem de uma sobrecarga de jogos, o Sion está mais fresco. Mas, concordo que estar a jogar pode ser uma vantagem".

Gelo impede treino de adaptação
Graus negativos impedem que a equipa realize o habitual treino no palco do jogo que até está tapado

O Braga não realizou a habitual sessão de trabalhos no palco do jogo, o Stade Tourbillon, em Sion, por imperativos climatéricos.

A cidade de Sion está sob graus negativos levando a direção do emblema helvétivo a mandar tapar o relvado de modo a preservá-lo para o embate desta quinta-feira. Assim, não restou opção à equipa de Paulo Fonseca que não treinar num dos relvados secundários do Sion.

O Jogo

Bruno3429

PAULO FONSECA: "NÃO ACREDITAMOS NUM JOGO FÁCIL"

Paulo Fonseca não alinha num cenário de facilidades. O treinador do SC Braga não acredita que o desafio da primeira mão dos 16 avos de final da Liga da Europa, com o Sion, na Suiça, seja favas contadas e, por isso, deixa o aviso. "Vimos aqui preparados para um jogo difícil frente a uma boa equipa e de maneira nenhuma pensamos que as coisas vão ser fáceis. Estamos perfeitamente conscientes das dificuldades que vamos ter", disse.

O técnico dos minhotos deixou claro que tem a lição estudada. "Quando nos calhou o Sion no sorteio, muitos apressaram-se a dizer que o SC Braga já estava com um pé na eliminatória seguinte, mas o futebol ensinou-me que nem sempre o que parece é", expôs, acrescentando, ainda, que os minhotos chegam à Suiça "com uma sobrecarga de jogos" e, por essa razão, o Sion "está mais fresco", atirou.

A primeira mão disputa-se esta quinta-feira no Estádio Tourbillon e tem início às 20:05 horas portuguesas.

PERSISTÊNCIA PARA UMA VITÓRIA QUE JÁ TINHA DONO

A vitória do SC Braga B diante do Feirense (2-1) é a prova evidente que um jogo só termina quando o árbitro apita para o final. Os gverreiros passaram mais de 60 minutos com a vitória na mão, mas aos 87' Rambé empatou o encontro e colocou os minhotos ainda mais gelados do que a temperatura ambiente assim o impunha. Mesmo contra o choque da igualdade ingrata, a equipa de Abel Ferreira trocou o verbo desistir pelo persistir e Gamboa deu cabeça ao golo do triunfo. Vitória suada que põe um ponto final na série de seis jogos sem vencer.

A partida começou fria e com poucas oportunidades, mas foi sempre o SC Braga B que teve a iniciativa do jogo. Na conferência de antevisão ao jogo com o Farense, Abel Ferreira tinha prometido uma tática ao ataque e os jogadores cumpriram. O primeiro golo do jogo surgiu por Artur Jorge. O defesa saltou mais alto e marcou de cabeça, após canto cobrado por Chidi. Corria o minuto 36.

No segundo tempo, Abel Ferreira proibiu a equipa de tirar o pé do acelerador e aos 48' Anthony tirou um cruzamento perfeito para Fortes, que viria a chegar atrasado. Aos 75' foi a vez de Joca brilhar. O atacante arriscou tudo e remou contra a maré. Sozinho ludibriou adversários e só não assinou o segundo golo minhoto porque Bento fez uma defesa de grande nível.

Seguiu-se mais um momento minhoto com Didi e Ogana a testarem o guarda-redes dos leões de Faro. Loum também teve a sua oportunidades, mas completamente isolado não teve arte e engenho para ultrapassar Bento. Numa questão de minutos, o guarda-redes brilhava e salvava o Farense do segundo. Aos 87', e quando nada fazia prever, José Costa deixou escapar uma bola que parecia segura e Rambé aproveitou para fazer o empate. O ambiente gelou, mas nos descontos Gamboa deu cara à festa bracarense. O médio foi ao ataque assinar o momento que garantiu a vitória e os três pontos aos arsenalistas. Com este triunfo, o SC Braga sobe à nona posição da II Liga, contabilizando 42 pontos.

Ficha de jogo: José Costa, Bruno Wilson, Artur Jorge (C), Núrio, Simão, Didi, Anthony D'Alberto, Gamboa, Chidi e Fortes-

Jogaram ainda: Loum, Ogana e Oti.

SUB-15: TRIO CHAMADO À SELEÇÃO NACIONAL

A boa prestação dos iniciados A do SC Braga não passa despercebida aos olhos do selecionador nacional da categoria, João Aroso. Por essa razão, os gverreiros Bruno Carvalho, Eduardo Ribeiro (na imagem) e Nuno Cunha foram convocados para um estágio de preparação, que decorrerá entre 20 e 21 deste mês, em Rio Maior. Os responsáveis federativos têm estado atentos ao trabalho realizado no reino minhoto, tendo incluído convocados do SC Braga em todas as listas de selecionados.

Bruno Carvalho é guarda-redes e tem sido um verdadeiro esteio no percurso dos minhotos. Nuno Cunha é médio e pauta o seu jogo pelo excelente posicionamento e Eduardo Ribeiro é um atacante que leva as mãos dos adversários à cabeça.

SCBraga

Legião

#15
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva