News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 16/02

Started by JotaCC, 16 de February de 2016, 08:14

Previous topic - Next topic

JotaCC

Comemorações do 95.º Aniversário do SC Braga encerram em beleza no Theatro Circo

Noite de gala no Theatro Circo. As comemorações do 95.º aniversário do SC Braga encerraram, ontem, com a I Gala Legião de Ouro, organizada pelo clube arsenalista e que distinguiu os que mais se destacaram ao longo do ano de 2015.

Foram 13 galardoados em várias categorias, momentos musicais, desfile de campeões e personalidades do universo desportivo bracarense e nacional, com destaque para a presença de Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República eleito e sócio do clube, Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Proença, presidente da LPFP, João Meneses, secretário de Estado do Desporto, e José Mendes, secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, entre outros.

Gala foi também um dos momentos altos do percurso de António Salvador no cargo de presidente do SC Braga. "É uma noite de festa do SC Braga em que se encerram as comemorações dos 95 anos do clube. Gala para lembrar aqueles que ao longo deste 95 anos ajudaram ao crescimento do clube e também premiar os que nem 2015 se destacaram mais ao serviço do SC Braga", sublinhou o dirigente, destacando o "objectivo de aproximar o clube aos associados e homenageá-los e a todos os que representam o clube".

Quanto ao futuro, o presidente aponta à conquista de títulos para dar corpo ao crescimento do clube. "O nosso pensamento é sempre esse [ganhar um troféu], mas sabemos que nem sempre é possível. Somos a única equipa que estamos em todas as frentes, nas quatro competições em que começamos a temporada. Esperamos ir o mais longe possível, mas pensamos jogo-a-jogo e cada jogo fazer dele uma final", frisou.

Lembrando que "não há prioridades para nenhuma competição", Salvador diz que "todas são importantes, seja o campeonato ou as taças". "Vamos fazer o melhor para ir o mais longe possível em cada uma delas. É cada jogo como se fo sse uma final", rematou o dirigente.

SC Braga campeão é uma "inevitabilidade"

A I Gala Legião de Ouro é sinal da grandeza do SC Braga no panorama nacional. É esta a opinião deixada pelo presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Pedro Proença, um dos convidados de honra da cerimónia que encerrou os 95.º aniversário do clube.

"Estas galas são sinais de grande alento do futebol profissional, num momento em que o futebol vende saúde, são sempre momentos de reflexão onde as pessoas fora dos palcos desportivos conseguem estar juntas. É sempre positivo este tipo de encontros", lembrou o responsável, considerando estar a ser um campeonato "extremamente competitivo e equilibrado".

Questionado sobre a possibilidade de o SC Braga se sagrar campeão nacional, Proença foi peremptório: "é uma inevitabilidade, mais cedo ou mais tarde isso vai acabar por acontecer. Seja o SC Braga ou o Vitória SC ou outros clubes que neste momento estão numa segunda liga, porque isso será bom para a competição nacional e futebol profissional em Portugal".

Também o presidente da autarquia, Ricardo Rio, destacou o crescimento do clube bracarense e apontou o foco a conquistas.
"Um título pelo menos. Há as duas taças nacionais em que estamos cada vez mais próximos da final e portanto esperamos poder chegar a esse momento decisivo. Também no campeonato estamos numa posição confortável e com ambições de ir mais além. A nível de competições europeias a eliminatória em que estamos não é fácil, mas nunca se sabe o que poderá acontecer", sublinhou Ricardo Rio, enaltecendo a Gala como "mais uma etapa num processo de crescimento do clube, no campo desportivo, social e do reconhecimento público". "É uma gala que prestigia o clube, o enobrece e que vem cumprir esse espaço que estava vago".

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Noite de guerreiros e muitos presidentes
Braga Primeira Gala Legião de Ouro fechou as comemorações do 95.º aniversário e distinguiu quem mais se notabilizou no clube

Não podíamos estar mais satisfeitos com o rendimento da equipa. Estamos em todas as provas e queremos dar títulos a estes adeptos fantásticos"
Paulo Fonseca Treinador da equipa de futebol
O Braga vir a ser campeão nacional é quase uma inevitabilidade. Mais cedo ou mais tarde, isso vai acontecer"
Pedro Proença Presidente da Liga
Quero felicitar o Braga pelo contributo que dá ao desporto português. Estes momentos são simbólicos e importantes"
João Meneses Sec. Estado Juventude e Desporto


Uma noite de exaltação braguista na primeira Gala Legião de Ouro que encheu, ontem, o Theatro Circo, na Cidade dos Arcebispos. Entre muitos prémios, música e humor, destaque para a presença e a distinção entregue ao Presidente da República eleito, Marcelo Rebelo de Sousa. Agora, é tempo de sonhar com títulos para pintar a ouro o 95.º aniversário.

O presidente da República eleito, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu o prémio das mãos do líder do Braga, António Salvador
"Esta é uma noite especial e que serve para homenagear todos aqueles que ajudaram ao crescimento deste eclético clube. No futebol, somos a única equipa portuguesa que está a disputar quatro provas! Todas são importantes, mas queremos estar na final da Taça de Portugal e oferecer o troféu aos nossos sócios", afirmou o presidente da SAD arsenalista, António Salvador, que, curiosamente, não foi o único presidente presente. No Theatro Circo estiveram, também, os líderes da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, e da Liga, Pedro Proença.
E, por falar em presidentes, a Gala Legião de Ouro aplaudiu o recém-eleito Presidente da República e conhecido braguista, Marcelo Rebelo de Sousa, que, curiosamente, chegou à festa enquanto Pedro Abrunhosa cantava.
"Foi em Lisboa, nos anos 50, que via o Braga como o maior clube do Mundo. Os meus amigos viam isso como uma bizarria impossível. A alegria da vitória na Taça de Portugal [1966] foi simplesmente singular. Sinto-me feliz por nunca ter vacilado na minha convicção braguista e trocá- la pelos grandes", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.
Outra das grandes figuras da noite foi Alan, o Guerreiro de ouro, e recordista de jogos pelo clube. "É difícil falar, tal o sentimento de felicidade. Foram muita dedicação e muito suor dados a este clube. O futuro? Não sei... o meu contrato acaba este ano. Presidente, vamos renovar?", brincou o extremo, arrancando gargalhadas e aplausos no anfiteatro.



À margem

Suíços no horizonte
Após o regresso da Madeira, o Braga já prepara o jogo em Sion. A partida para a Suíça é amanhã (10.30 h).
Goiano cumpre castigo
Amarelado com o Groningen, no fecho da fase de grupos, Marcelo Goiano não entra nas contas para o primeiro jogo dos 16 avos de final.
Já não neva em Sion
O tempo melhorou em Sion e só deve voltar a nevar sexta-feira, após a visita do Braga. Anteontem o jogo com o St. Gallen foi adiado devido ao mau tempo, pois o relvado do Estádio Tourbillon estava coberto de neve. O treino de adaptação em Sion deve decorrer num relvado alternativo, que é aquecido.
45
euros de preço máximo no dérbi Já estão à venda os ingressos para a receção de domingo ao Vitória de Guimarães. Os sócios do Braga pagam até 4 euros e os não sócios entre 15 e 45.

JN

Bruno3429

Alan: «Seria um orgulho enorme receber a Taça de Marcelo Rebelo de Sousa»
Brasileiro eleito «Guerreiro do Ano» na Gala do Sp. Braga
Por Bruno José Ferreira     

Alan, capitão do Sp. Braga, em declarações aos jornalistas após a I Gala da Legião de Ouro, na qual foi eleito «Guerreiro do Ano»:

«Gostava de ficar conhecido como o Alan que praticava um bom futebol, alegre e que espalhava magia em campo.»

[Sonha levantar a Taça de Portugal no Jamor?] «Tenho esse sonho. No ano passado ficou próximo, mas é um sonho que ainda quero concretizar.»

[vai renovar?] «O meu desejo é permanecer em Braga. Agora vamos ver se falo com o presidente ou não. Tenho um carinho muito grande pelo clube e contribuiu para isso dentro do campo.»

[sobre o duelo europeu com o Sion] «Podemos esperar um Braga forte, a exemplo do que tem sido até agora, e a entrar em campo para vencer. Entramos sempre para vencer e este jogo não vai ser diferente.»

[o 3º lugar ainda é possível?] «Pela forma como está o campeonato penso que podemos sonhar, é livre. Penso que não se paga nada. É difícil, o quarto lugar é a nossa meta, vai ser difícil segurar, mas temos de olhar para a frente e se acontecer alguma coisa a mais toda a gente vai ficar feliz.»

[sobre a possibilidade de receber a Taça de Portugal de Marcelo Rebelo de Sousa, assumido adepto bracarense, que vai tomar posse como novo Presidente da República a 9 de março] «É um sonho meu e acho que dele também, e de todos os adeptos do Braga. Seria um orgulho enorme.»

Rafa: «Interesse do FC Porto? Não confirmo nem desminto»
Médio foi eleito «Futebolista do Ano» no Sp. Braga
Por Bruno José Ferreira       

Rafa, jogador do Sp. Braga, em declarações aos jornalistas após a I Gala da Legião de Ouro, na qual foi distinguido com o prémio «Futebolista do Ano»:

«Outros jogadores mereciam ganhar este prémio tanto como eu, por isso é injusto. Para mim este prémio é de toda a equipa.»

[Sonha com um título este ano?] «Temos sempre esse senho, mas trabalhamos jogo a jogo e é isso que importa.»

[Sente que está mais próximo do Europeu?] «Não penso nisso, trabalho para ajudar a equipa em todos os jogos, depois o Europeu se vier é um acréscimo.»

[o interesse do FC Porto mexeu consigo?] «Não, nada disso, não mexeu. Tenho muito apoio aqui em Braga, tanto dos adeptos como da direção, e mesmo da própria equipa.»

[mas confirma o interesse do FC Porto?] «Não confirmo nem desminto. Houve propostas mas não fui e estou contente onde estou.»

Vukcevic: «Este ano está a ser a melhor coisa da minha vida»
Médio montenegrino ganhou novo protagonismo com Paulo Fonseca
Por Bruno José Ferreira     

Nas duas primeiras temporadas com a camisola do Sp, Braga fez apenas sete jogos pela equipa principal. Em 2015/16 Nikola Vukcevic já foi utilizado por Paulo Fonseca em 26 encontros, e nesta segunda-feira foi distinguido com o prémio «Atleta Revelação do Ano» na Gala Legião de Ouro, que encerrou as comemorações do 95º ano do clube. Em declarações aos jornalistas após o evento, o médio não escondeu a satisfação:

«O ano passado foi muito importante para mim, na equipa B. Trabalhei sempre e este ano está a ser diferente. É a melhor coisa na minha vida até agora. Tive uma grande oportunidade»

[sobre a possibilidade de conquistar um título] «Temos oportunidade para isso, mais é muito difícil. Na Taça da Liga temos um jogo difícil contra o Benfica e na Taça de Portugal ainda temos a 2ª mão da meia-final contra o Rio Ave. Mas o mais importante agora é o jogo contra o Sion.»

[sobre a possibilidade de voltar ao Jamor] «No ano passado perdemos na final, este ano vamos fazer tudo para ganhar.»

Maisfutebol

JotaCC

Marcelo Rebelo de Sousa foi estrela na gala bracarense

BRAGA Marcelo Rebelo de Sousa foi a figura da Gala Legião de Ouro, inserida no 95 º aniversário do Sp. Braga. O novo Presidente da República chegou já no decorrer da cerimónia, por volta das 22.30, mas a tempo de ver a entrega de alguns prémios a jogadores e treinadores do clube de que é adepto. Na gala, o treinador Paulo Fonseca fez questão de destacar que o Sp. Braga já é "o quarto grande português", enquanto Pedro Proença, presidente da Liga, disse que será "uma inevitabilidade o Sp. Braga ser campeão".

DN

Bruno3429

MARCELO REBELO DE SOUSA É GUERREIRO DE HONRA
Presidente da República eleito na Gala dos minhotos

O Presidente da República eleito, Marcelo Rebelo de Sousa, foi hoje agraciado com o título de Guerreiro de Honra, prémio atribuído na I Gala Legião de Ouro, organizada pelo Sporting de Braga.

Marcelo Rebelo de Sousa, que tomará posse como Presidente da República a 09 de março, é um confesso adepto do Sporting de Braga e esteve presente na cerimónia.

Por seu lado, Rafa conquistou o prémio de futebolista do ano e Alan, jogador com mais jogos realizados pelo Sporting de Braga, o de Guerreiro de Ouro.

O treinador João Marques, do futebol de praia, modalidade em que o Sporting de Braga é tricampeão nacional, ganhou o prémio de treinador do ano, e Júlio Ferreira, do taekwondo, o de atleta do ano.

O médio montenegrino Vukcevic venceu o galardão de atleta revelação do ano e o Prémio Saudade foi para o já falecido Cónego Melo.

ALAN: «PRESIDENTE, VAMOS RENOVAR?»
Brincou no palco onde foi distinguido

Alan subiu ao palco do Theatro Circo para receber o prémio de Guerreiro de Ouro e não escondeu a emoção por tal reconhecimento.

"É um momento de felicidade. Deu muito trabalho, muito suor. Às vezes a vida de futebolista é difícil, mas foi a que escolhi e é uma honra muito grande", referiu o capitão dos arsenalistas, que brincou ainda com uma possível renovação quando questionado se gostaria de estar novamente presente na gala no próximo ano: "Não sei, o meu contrato acaba no final do ano. Presidente, vamos renovar? Espero estar aqui para participar na festa, não sei se será como jogador ou como convidado..."

ARMAS NA RESERVA APONTAM À SUÍÇA
Jogadores poupados na Madeira

O Sp. Braga regressou da Madeira com uma vitória que mantém o rival V. Guimarães a uns confortáveis 10 pontos de distância, mas a rotação de recursos que o técnico Paulo Fonseca promoveu frente ao Marítimo comprovou a estratégia que está a ser preparada para Sion, onde os minhotos vão iniciar a discussão pelo acesso aos oitavos-de-final da Liga Europa.

Uma gestão de prioridades assente o contexto competitivo decisivo que se aproxima e à ambição de continuar a fazer história e, consequentemente, a encaixar prémios financeiros na prova da UEFA. Matheus, Baiano, Vukcevic, Luiz Carlos, Alan, Rafa e Stojiljkovic constituem uma verdadeira guarda suíça que pode sustentar a fé 'papal' de Paulo Fonseca em prolongar a saga europeia.

Argumentos suficientes para o treinador ligar o botão do piloto automático no campeonato. Aliás, como se pode verificar pelo quadro ao lado, dos sete jogadores que muito provavelmente vão entrar na equação de Paulo Fonseca para Sion, apenas dois elementos tiveram oportunidade de jogar alguns minutos frente ao Marítimo.

Gestão ponderada

Com o Sp. Braga a disputar quatro provas - campeonato, Taça da Liga, Taça de Portugal e Liga Europa - a rotatividade acaba mesmo por ser a única alternativa viável para Paulo Fonseca manter todos os horizontes em aberto. Uma rotação de recursos que já tem vindo a ser aplicada desde o arranque da temporada, apesar de que o volume de jogos desde janeiro tenha forçado a mexidas mais pronunciadas em cada desafio.

Record

JotaCC

MARCELO ELEVOU A FESTA
Clube encerrou em grande a celebração do 95.º aniversário, com a I Gala Legião de Ouro no emblemático Theatro Chirco

"Sinto-me feliz por nunca ter vacilado na minha convicção braguista"
Marcelo Rebelo de Sousa
Presidente da República eleito "Esta cerimónia é um suplemento de alma e de energia para continuar o nosso desígnio"
António Salvador
Presidente do Braga
O Governo fez-se representar por João Meneses, secretário de Estado do Desporto e da Juventude, e pelo secretário de Estado adjunto do Ambiente, José Mendes, um bracarense ex-presidente da AG do clube. Eram 800 os convidados, dos mais diversos quadrantes da sociedade. O plantel esteve em peso na noite de gala Durante a gala foram vários os momentos em que o público se levantou para bater palmas de pé. O primeiro surgiu quando Pedro Costa, dos Recursos Humanos, recebeu o prémio. Só Alan teve direito a mais aplausos




Noite de festa no Theatro Circo, salão nobre de espetáculos da cidade, com o Braga a distinguir quem mais se destacou no último ano civil, como Rafa e Vukcevic e... Marcelo Rebelo de Sousa

O Braga viveu ontem mais um momento marcante na sua história, com a realização da I Gala Legião de Ouro, evento consagrado na alteração dos estatutos e aprovado em Assembleia Geral.O Theatro Circo foi o palco da cerimónia, que contou com a presença de 800 convidados, dos mais diversos quadrantes. Entre os mais conhecidos, realce, claro, para Marcelo Rebelo de Sousa, recentemente eleito Presidente da República e sócio 2253 dos arsenalistas, que foi recebido por Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga, e por António Salvador. Naturalmente muito aplaudido, Marcelo Rebelo de Sousa, distinguido com o "Guerreiro de Honra", fez questão de assumir o orgulho por ser um braguista: "Recordando a criança que, em Lisboa, via no Braga o maior clube do mundo, tentava quase sempre explicá-lo aos amigos e colegas, que olhavam para essa fidelidade com bizarria incompreensível. Recordo também a alegria única da vitória na Taça de Portugal no Jamor, marco singular de um percurso feito de muitas alegrias, mas também de muitas tristezas. Sinto-me feliz por nunca ter vacilado na minha convicção braguista, nunca a ter trocado pela adesão sedutora aos grandes de cada momento", referiu o Presidente da República eleito.
Apesar da paixão pelo Braga, Marcelo sublinhou que terá de ser imparcial. "Dentro de menos de um mês, serei presidente de todos os portugueses. A paixão pelo Braga não pode nem deve sobrepor-se à imparcialidade pública do Presidente da República, mas não se apaga. O presidente saudará o êxito dos outros concorrentes às vitórias com a mesma postura e isenção,mas tentem imaginar o que vai dentro da cabeça e no fundo do coração", considerou. Na I Gala Legião de Ouro, destaque para as presenças de Fernando Gomes e Pedro Proença, presidentes da FPF e da Liga, e dos antigos jogadores João Vieira Pinto, diretor da FPF, Fernando Couto e João Tomás. Transmitida em direto pelo Porto Canal e apresentada por Júlio Magalhães e Iva Domingues, a animação musical esteve a cargo de Pedro Abrunhosa.O clube homenageou os que se evidenciaram em 2015. António Salvador estava ufano e fez um discurso com muitos agradecimentos, reforçando o objetivo da gala: como de "aproximar o Braga dos associados" ... "Esta cerimónia enche-me de orgulho, mas é também um suplemento de alma, um suplemento de energia para continuar o nosso desígnio: formar e valorizar atletas, manter e reforçar o nosso impacto social e acentuar a nossa afirmação na comunidade em que estamos inseridos", afirmou o presidente, certo de que o Braga saiu desta Gala "mais forte e reforçado". No campo meramente desportivo, António Salvador reforçou o desejo de o Braga "ir o mais longe possível" nas quatro frentes em que está inserido.


Cerimonia Pintada a ouro
A I Gala Legião de Ouro pintou o encantador Theatro Circo de vermelho e branco. A aplaudir os melhores de 2015 estiveram, entre outros, o anfitrião Paulo Fonseca e Pedro Proença, presidente da Liga.


COINCIDÊNCIA SÓCIA FEZ ANOS ONTEM

A adepta mais famosa do Braga, conhecida por Melinha, fez ontem 80 anos. Uma feliz curiosidade por ter coincidido com a realização da I Gala Legião de Ouro. Melinha é considerada um exemplo como sócia, das que seguem a equipa para todo o lado, e ontem à noite lá estava, num dos camarotes do Theatro Circo, com uma grande bandeira do seu clube de sempre.



SALVADOR BICADA AO MARÍTIMO

À entrada para a gala, António Salvador, presidente do Braga, reagiu às críticas do Marítimo à arbitragem de Manuel Oliveira no jogo de anteontem. "Vi na Comunicação Social que o Marítimo é a equipa mais avermelhada da Liga, quase tanto como todas as outras equipas. Toda a gente viu que devia haver mais uma expulsão. O Braga ganhou bem e podia ter ganho por mais", defendeu.



Rafa não confirma interesse do FC Porto
Rafa partilhou "com todos os jogadores" o prémio "Futebolista do Ano", entregue por Fernando Gomes, presidente da FPF. No exterior do Theatro Circo, o médio comentou a falada saída para o Dragão: "Não confirmo nem desminto o interesse do FC Porto. Só sei o que se diz por aí", afirmou, garantindo: "Não mexeu comigo".



Momento especial para José Carlos

José Carlos Macedo protagonizou um dos momentos especiais da noite de gala no Theatro Circo. Bicampeão paralímpico, campeão do mundo e campeão nacional de boccia, José Carlos Macedo foi distinguido com o prémio Atleta Amador do Ano (desporto adaptado).



"Presidente, vamos renovar?"
Guerreiro de Ouro, Alan estava comovido. "É um sentimento de felicidade, suor e dedicação. Espero que me recordem como o jogador que dava tudo pela equipa e espalhava magia e alegria nos relvados", atirou o brasileiro, lançando o repto a António Salvador. "Presidente, vamos renovar?", gracejou.



DECLARAÇÕES


"Muito obrigado Paulo Fonseca pela oportunidade"
Vuckevic
"A realidade da equipa B é totalmente diferente da equipa A. Isto é a melhor coisa que aconteceu na minha vida. Tenho que dizer um muito obrigado ao Paulo Fonseca por me ter dado esta grande oportunidade. Agradeço também aos meus colegas e ao treinador da equipa B, o Abel. Estamos nas quatro frentes, queremos chegar mais longe."



"É importante conquistar um troféu"
PAULO FONSECA
"Somos a única equipa que mantém intactos os seus objetivos. Temos todas as condições para estar otimistas em relação ao resto das competições. É sempre importante conquistar um troféu, vamos fazer tudo dar uma grande alegria aos bracarenses. Gostaríamos de repetir a presença na final da Taça de Portugal."



"Uma honra e um orgulho ver o Braga crescer"
João Meneses, secretário de Estado do Desporto e da Juventude
"Não podia deixar de saudar esta legião de ouro que terá cada vez mais espaço no plano desportivo nacional. Gosto de ver o desporto distribuído pelo país, é muito bom haver mais clubes do Norte com uma importância no contexto do desporto nacional. É uma honra e um orgulho ver o Braga crescer, inclusive nas provas internacionais."



"Braga ou Vitória acabarão por lutar pelo título"
Pedro Proença
"Mais cedo ou mais tarde vai acabar por acontecer o Braga ou o Vitória de Guimarães lutarem pelo título e isso será bom para o futebol profissional. Este é um campeonato extremamente competitivo e equilibrado. Enquanto presidente da Liga sinto-me lisonjeado pela vitalidade que demonstram o campeonato principal e a LigaPro."

O JOGO

Bruno3429

Definidos horários dos jogos das meias-finais

A Federação Portuguesa de Futebol revelou os horários dos jogos referentes à segunda 'mão' das meias-finais da Taça de Portugal.

Para as 19 horas está agendado o Rio Ave-SC Braga, jogo para o qual os minhotos partem em vantagem após o triunfo (1-0) em casa na primeira 'mão'.

Já o FC Porto, que venceu em Barcelos por 3-0, recebe o Gil Vicente a partir das 21 horas.

Ambos os jogos estão marcados para 2 de março, quarta-feira.

Árbitro ucraniano nomeado para o Sion – SC Braga

O árbitro ucraniano Aranovskiy vai dirigir a partida entre o Sion e o SC Braga, na Suíça, a contar para a primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa.

O jogo está agendado para a próxima quinta-feira, a partir das 20.05 horas.

A Bola

Bruno3429

I GALA COM 13 GVERREIROS DE OURO

Uma noite memorável no Theatro Circo de Braga. Uma celebração do braguismo, um momento de afirmação do clube que se destaca pelos seus resultados também na sua dimensão institucional.

Exaltação dos atletas, que viram o seu esforço reconhecido e premiados; exaltação dos dirigentes e dos funcionários que tão empenhadamente servem um emblema com 95 anos de história e que caminha para o centenário com uma energia notável e que na noite desta segunda-feira saiu reforçada.

Ao todo, foram atribuídos 13 Gverreiros de Ouro, porque às 12 categorias previamente anunciadas juntou-se a distinção a Alan pelo facto de se ter tornado no futebolista que mais vezes vestiu a camisola do clube. Emoções à flor da pele e um momento chave de ouro com o Gverreiro de Honra atribuído ao Presidente da República Eleito, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, que tocou a plateia com palavras que muito dizem ao Sporting Clube de Braga e aos seus adeptos.

Uma gala com as limitações de espaço que decorrem da escolha do belíssimo Theatro Circo, mas com os adeptos a poderem seguir a transmissão em direto pelo Porto Canal, o único canal generalista que não é emitido a partir da Grande Lisboa.

Adeptos que foram, em vários momentos da noite e logo na saudação inicial do Presidente António Salvador, referência sempre presente na I Gala Legião de Ouro. Todas as honras, porém, para os distinguidos, porque a noite era deles.

Eis os 13 Gverreiros de Ouro 2015:

Atleta Amador do Ano – José Carlos Macedo (Desporto Adaptado)

Jovem Atleta do Ano – Tamila Holub (Natação)

Atleta Revelação do Ano – Nikola Vukcevic (Futebol)

Funcionário do Ano – Pedro Costa (Recursos Humanos)

Dirigente do Ano – Manuel Costa (Vice-presidente)

Parceiro do Ano – Sagres

Treinador do Ano – João Marques (Futebol de Praia)

Prémio Carreira – Luís Miranda (Futebol)

Atleta do Ano – Júlio Ferreira (Taekwondo)

Futebolista do Ano – Rafa (Futebol)

Gverreiro de Ouro – Alan (Futebol)

Prémio Saudade – Cónego Eduardo Melo Peixoto

Gverreiro de Honra – Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa


ABEL FERREIRA: "VAMOS ASSUMIR O JOGO"

Abel Ferreira quer colocar um ponto final na série de jogos sem vencer. Esta quarta-feira os gverreiros do Minho recebem o Farense (15 horas) e o treinador da equipa B promete uma equipa ao ataque. "Jogamos em casa e vamos ter de assumir o jogo. Temos de ter a coragem para assumir a iniciativa da partida e ir à procura da vitória. Para isso, temos de estar focados no processo e, se assim for, acredito que o resultado será positivo", disse.

Para levar de vencida o Farense, Abel Ferreira não insiste apenas na vertente estratégica. Há mais para além disso. "Nos últimos jogos os atletas têm estados apenas focados no resultado, mas eu tenho vindo alertar para a importância do processo. Temos de direcionar o nosso foco para a tarefa individual e se o fizermos estaremos mais próximos da vitória".

O técnico referiu, ainda, que os últimos resultados podem ter origem em algumas desatenções e, por isso, os níveis de concentração também deverão estar apurados. "Tem faltado concentração competitiva, que é fruto da juventude destes jogadores. É evidente que estes erros servem para eles crescerem e se a concentração competitiva estiver apurada estaremos mais próximos da vitória", apontou.

Quanto ao opositor da 30.ª jornada, o Farense, já está estudado. "O Farense tem um estilo de jogo que aposta na sua principal referência atacante, o Rambé. Trata-se de uma equipa com estatura alta e, como tal, aposta num estilo de jogo que privilegie esse aspeto. Certamente, estaremos preparados", assegurou.

SCBraga

JotaCC


JotaCC


JotaCC


JotaCC


JotaCC


Bruno3429

TAÇA DE PORTUGAL: SC BRAGA/AAUM CRUZA-SE COM SPORTING

O sorteio dos oitavos de final da Taça de Portugal em futsal, realizado esta terça-feira, ditou que o SC Braga/AAUM defrontasse o Sporting. Os gverreiros jogam em Lisboa a dia 5 de março. Este vai ser o jogo grande de uma eliminatória que ditou os seguintes desafios:

Valpaços (II) – Benfica (I)

Tires Futsal (II) – Futsal Azeméis (II)

Desportivo das Aves (II) – Modicus Sandim (I)

SL Olivais (I) – Rio Ave (I)

AMSAC (II) – Viseu 2001 (II)

Sporting (I) – SC Braga/AAUM (I)

Unidos Pinheirense (II) – Paraíso Foz (II)

Belenenses (I) – Leões de Porto Salvo (I)


SUB-19: PORTUGAL VENCE LA MANGA COM XADAS EM DESTAQUE

A Seleção Nacional Sub-19 venceu, esta segunda-feira, a Noruega (2-1) e conquistou o 11º Torneio La Manga, realizado em Espanha. Xadas, jogador do SC Braga, foi um dos elementos em destaque na equipa de Emílio Peixe. O médio esteve presente nos três desafios, tendo inclusive assinado o golo que valeu o empate, diante da Polónia (2-2).

Na partida com a Noruega, o gverreiro começou a partida no banco, mas foi chamado a jogo aos 61 minutos, altura em substituiu Kiko. Xadas assinalou, assim, as primeiras internacionalizações com a camisola das quinas da melhor forma possível, vencendo um dos torneios mais prestigiados da categoria.

Créditos da foto: FPF

SCBraga

Bruno3429

Sp. Braga: André Pinto e Alan regressam frente ao Sion
Paulo Fonseca chamou vinte jogadores para jogo da Liga Europa
Por Redação       

André Pinto e Alan são as principais novidades na lista de convocados do Sporting de Braga para a deslocação à Suíça, onde nesta quinta-feira defronta o Sion, na primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa.

Ambos os jogadores falharam por opção a última partida dos bracarenses, nos Barreiros, e regressam agora para o jogo europeu.

Paulo Fonseca chamou ainda os reforços Marafona e Josué, tal como Stojiljkovic, que não tinha sido inscrito na primeira fase da competição.

Em sentido inverso, saem Marcelo Goiano, castigado, Aarón, por não estar inscrito, e Djavan, lesionado.

A comitiva minhota viaja quarta-feira de manhã para a Suíça, onde fará o treino de adaptação ao relvado do Estádio Tourbillon às 17h30.

Lista dos 20 convocados do Sporting de Braga:

Guarda-redes: Matheus, Marafona e Tiago Sá;

Defesas: Baiano, Boly, Arghus, Ricardo Ferreira, André Pinto;

Médios: Vukcevic, Filipe Augusto, Mauro, Luiz Carlos, Josué, Alan;

Avançados: Pedro Santos, Rafa, Rui Fonte, Stojiljkovic, Wilson Eduardo, Hassan.

Maisfutebol

Bruno3429

Stojiljkovic, Josué e Marafona em estreia na Liga Europa

Já é conhecida a lista de convocados do SC Braga para o embate com o Sion, relativo à primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa. Josué, Marafona e Stojiljkovic estreiam-se nas convocatórias para as competições europeias, os dois primeiros porque só chegaram a Braga em janeiro, o sérvio porque foi excluído das apostas de Paulo Fonseca na fase de grupos da competição da UEFA.

Marcelo Goiano (castigado) e Djavan (lesionado) também falham a viagem até à Suiça (o voo rumo a Sion parte do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, Pedras Rubras, às 10.30 horas desta quarta-feira).

Eis a lista de eleitos completa: Boly, André Pinto, Wilson, Luíz Carlos, Baiano, Rui Fonte, Rafa, Stojiljkovic, Hassan, Filipe Augusto, Pedro Santos, Ricardo Ferreira, Josué, Marafona, Alan, Arghus, Vukcevic, Mauro, Tiago Sá e Matheus.

A Bola

Bruno3429

André Pinto e Alan vão a jogo com o Sion

Central e extremo foram poupados, na última jornada do campeonato, em que o Braga venceu o Marítimo, por 3-1, e estão de volta para a Liga Europa.

O treinador do Braga, Paulo Fonseca, convocou, esta terça-feira, André Pinto e Alan para a deslocação ao terreno do Sion, quinta-feira, da primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa.

André Pinto e Alan falharam, por opção, a última partida dos bracarenses (vitória sobre o Marítimo, na Madeira, por 3-1) e regressam agora para o jogo europeu.

Fonseca chamou ainda Marafona, Josué e Stojiljkovic. O avançado sérvio não tinha sido inscrito na primeira fase da competição, enquanto Marafona e Josué são reforços de inverno dos bracarenses.

Marcelo Goiano, castigado, Aarón, por não estar inscrito, e Djavan, a recuperar de lesão, ficaram de fora.

A comitiva minhota viaja quarta-feira de manhã para a Suíça e faz o treino de adaptação ao relvado do estádio do Sion, às 17:30, meia hora depois da conferência de imprensa do treinador e de um jogador.

Braga e Sion defrontam-se quinta-feira, às 20:05, no Estádio de Tourbillon.

O Jogo

Bruno3429

TRÊS ESTREIAS NO REGRESSO À EUROPA

Marafona, Josué e Stojiljkovic, inscritos na lista da UEFA na janela de inverno, integram a convocatória do SC Braga para a deslocação ao terreno do FC Sion, onde os Gverreiros disputam, esta quinta-feira, a 1.ª mão dos 16-avos-de-final da UEFA Europa League (20h05).

Marcelo Goiano, a cumprir castigo, e Djavan, a recuperar de lesão, não são opção para este encontro. O SC Braga segue viagem para a Suíça esta quarta-feira (10h30), treinando no Stade de Tourbillon às 18h30 locais (mais uma hora do que em Portugal).

Os 20 convocados são: Boly, André Pinto, Wilson, Luíz Carlos, Baiano, Rui Fonte, Rafa, Stojiljkovic, Hassan, Filipe Augusto, Pedro Santos, Ricardo Ferreira, Josué, Marafona, Alan, Arghus, Vukcevic, Mauro, Tiago Sá e Matheus.

SCBraga