News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 11/02

Started by Bruno3429, 11 de February de 2016, 08:15

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Gala Legião de ouro encerra celebrações dos 95 anos
Carlos Costinha Sousa

Uma gala que promete ser de ouro e que pretende homenagear todos aqueles que, no último ano, mais se destacaram na promoção do Sporting Clube de Braga. Atletas, dirigentes, técnicos e diversa personalidades vão ser distinguidas com os galardões que correspondem às 12 categorias de Guerreiro de Ouro, entre as quais estão Atleta do Ano, Futebolista do Ano e Guerreiro de Honra.
A Gala Legião de Ouro conhece, na próxima segunda-feira, a sua primeira edição, mas será um evento anual, inserido nas comemorações oficiais do aniversário do clube e que premeia quem mais se destacou ao longo do ano civil anterior.
Esta primeira edição do evento vai decorrer no mítico Theatro Circo, com início marcador para as 21 horas, e contará com a apresentação de Iva Pamela, reconhecida adepta bracarense, e Júlio Magalhães, para além da actuação de Pedro Abrunhosa, entre vários outros momentos musicais, estando também garantida a presença do humorista e imitador Pedro Soares.
A mais nobra sala da cidade vai assim transformar-se, por um dia, na casa oficial do Sporting Clube de Braga.

Correio do Minho

JotaCC

Fonseca às voltas com os laterais

Dois canhotos da defesa na enfermaria e ainda sem recuperação à vista – Ringastad com mialgia no adutor direito e Djavan ainda a curar-se de um traumatismo muscular – mantêm o problema das últimas semanas. O treinador da equipa minhota terá de continuar a usar os únicos laterais disponíveis, que se desgastam jogo após jogo. O próximo, já no domingo, no Funchal, com o Marítimo, obrigará Paulo Fonseca a manter Baiano e Goiano ao serviço.
As lesões de Ringstad e de Djavan foram reavaliadas, ontem, pelo departamento médico do Braga e nenhum dos jogadores pôde participar no primeiro treino da semana. Já Crislan recuperou de lesão muscular e voltou a treinar, embora de forma condicionada. O atacante brasileiro ainda não será opção para o jogo com o Marítimo, mas esta ausência não é tão problemática, dada a fartura de opções ofensivas no plantel do Braga.

JN

JotaCC

"CLARO QUE PENSAM NO TERCEIRO LUGAR"
Hugo Viana tem a noção de que a "ambição elevada" do presidente António Salvador contagia o plantel todos os anos



Capitão: Hugo Viana destaca a importância fortes" de Alan, porque "domina aqueles egos fortes"
Definição:
para o esquerdino, as próximas três jornadas "serão decisivas" na luta pelo pódio "Os jogadores têm acompanhado o pensamento do Paulo Fonseca, um excelente treinador. Era o que nós fazíamos com Jardim"
Hugo Viana
Ex-jogador do Braga


Associado ao último terceiro lugar conquistado pelo Braga (2011/12), Hugo Viana acredita que a equipa comandada por Paulo Fonseca quer "chegar o mais à frente possível" na Liga. Como sempre

A aproximação do Braga ao terceiro lugar não se tratou de uma casualidade para Hugo Viana. Devoto arsenalista durante quatro épocas, o internacional português, atualmente no Al Wasl (Emirados Árabes Unidos) saboreou, entre outros êxitos, o segundo lugar em 2009/10, a final da Liga Europa em 2010/11, e o terceiro lugar em 2011/12, e tem a certeza de que os minhotos não vão facilitar nas próximas jornadas, na expectativa de o FC Porto perder mais pontos. "Estão a apenas sete. Bastarão duas vitórias e outras tantas derrotas de quem está à frente. São alguns pontos, mas é sabido que o FC Porto está um bocadinho fragilizado", analisa o esquerdino, certo de que nos últimos quatro anos a equipa não perdeu o bom hábito de lutar pelos primeiros lugares. "Quando lá estava, pensávamos sempre em chegar o mais à frente possível. Como não acredito que mudaram, é  claro que pensam em alcançar o terceiro lugar ", reforça.
O mentor da ambição permanente dos bracarenses, segundo Hugo Viana, está na presidência. "Ele jamais deixaria que essa mentalidade conquistadora desaparecesse ", destaca o jogador, embora acrescentando que a tal injeção de "ambição elevada" do dirigente se torna muitas vezes redundante. "Qualquer jogador do Braga quer ficar ligado a um marco histórico como é um terceiro lugar", explica. Há quatro épocas, o Braga também disputava os 16 avos de final da Liga Europa e os benefícios suplantavam as dificuldades de ordem física. "Estávamos sempre muito fortes. É claro que a equipa ficava muitas vezes cansada, mas é uma grande ajuda do ponto de vista mental. Isso refletia-se nos jogos do campeonato", garante Viana.
Mesmo à distância, o centrocampista tem seguido com interesse o trajeto atual do Braga e já identificou uma semelhança com a equipa de 2011/12. "Os jogadores têm acompanhado o pensamento do Paulo Fonseca, que é um excelente treinador, daí o bom futebol que praticam. Era o que nós fazíamos com o Leonardo Jardim. Cumpríamos à risca as indicações dele, éramos muito unidos e podíamos contar com o apoio da Direção", testemunha Hugo Viana, que só vê vantagens em ter Stojiljkovic, Rui Fonte e Hassan no mesmo plantel. "A equipa sai claramente a ganhar. O nosso melhor marcador era o Lima, mas o grupo sobrepunha-se a qualquer individualidade", garante.



DISTANCIA
7
Reflexo da derrota caseira do FC Porto com o Arouca e da vitória do Braga sobre o Estoril, os minhotos aproximaram-se do terceiro lugar. Ficaram a sete pontos dos dragões



MARÍTIMO TRÊS ANOS SEM PERDER EM CASA

As contas do Braga são cristalinas: estando em causa o terceiro lugar, será indispensável vencer no Estádio do Marítimo, numa jornada em que o FC Porto vai à Luz. A goleada imposta à equipa madeirense (5-1) na primeira volta, na Pedreira, abre boas perspetivas, mas a verdade é que os minhotos não ganham no antigo Caldeirão há três anos. Éder bisou na última vitória.



Crislan de volta ao grupo
Afastado da competição há mais de um mês, o avançado recebeu alta para trabalhar na relva, ainda que com alguns cuidados, mas dificilmente será uma opção imediata

Com a reintegração de Crislan, Djavan e Ringstad, ambos parados, passaram a ser os únicos casos clínicos dos minhotos. A adaptação de Goiano ao flanco esquerdo deverá repetir-se frente ao Marítimo

Envolvido em várias frentes, o Braga terá, em breve, o ataque na máxima força. Crislan já se encontra totalmente recuperado de uma distensão muscular e juntou-se ontem ao grupo, embora com instruções para trabalhar com alguns cuidado, sendo por isso muito improvável a sua inclusão na convocatória para a visita ao Marítimo, do próximo domingo.
Os próximos dias servirão para o ponta de lança recuperar a forma física, depois de se ter lesionado há mais de um mês (a sua última atuação foi contra a Académica, a 6 de janeiro), estimando-se que possa ser chamado para o "dérbi" com o V. Guimarães, marcado para 21 de fevereiro, isto se entrar nos desígnios de Paulo Fonseca.
A verdade é que a utilidade do brasileiro perdeu força nos últimos tempos, razão pela qual foi retirado da lista para os jogos da Liga Europa por troca direta com o sérvio Stojiljkovic, que na primeira metade da época só estava destinado a competições domésticas. Utilizado em cinco partidas da Liga Europa, Crislan já não acompanhará a equipa na visita ao Sion (Suíça), marcada para 18 de fevereiro (quinta-feira), na primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa,mas não deixará de ser uma reserva de forças a levar em conta para os jogos seguintes do campeonato, Taça de Portugal e Taça da Liga.O vice-artilheiro do Campeonato Paulista em 2015, ao serviço do Penapolense, chegou a alinhar sete vezes a titular pelo Braga e, apesar de ter estado bastante tempo afastado da competição, já soma 15 jogos disputados. Na defesa, os laterais Djavan e Ringstad, um dos reforços de inverno, são baixas certas para o embate com o Marítimo, pelo que deverá repetir-se a adaptação de Marcelo Goiano ao corredor esquerdo. A recuperar de um traumatismo, Djavan não joga desde outubro.


TITULAR
7
Contratado no verão com o rótulo de vice-artilheiro do Campeonato Paulista, Crislan alinhou de início em sete ocasiões pelo Braga. Deu o lugar a Stojiljkovic na lista da Liga Europa



SEGUNDA GALA SERÁ NO THEATRO CIRCO

A primeira gala Legião de Ouro, que irá premiar os arsenalistas que mais se destacaram ao longo do ano de 2015, está agendada para a próxima segunda feira, às 21h00, e terá como palco o Theatro Circo. Em comunicado, o Braga informou que a cerimónia será transmitida, em direto, pelo Porto Canal, e será abrilhantada pela atuação de Pedro Abrunhosa, estando já confirmadas as presenças de representantes da FPF e da Liga.


MÉDIO SION FALHOU VANDEN BORRE

Em busca de um médio robusto, o Sion (próximo adversário do Braga na Liga Europa) tentou, sem sucesso, contratar Vanden Borre. "A oferta do Sion até era boa. Recusou por uma questão desportiva", explicou Ben Kouider, o empresário do jogador do Anderlecht, citado pela Imprensa belga. A perspetiva de passar a jogar no meiocampo, quando é um lateral, não era do seu agrado.

O JOGO


Bruno3429

MATHEUS
"Eu trabalho e quem decide é o mister"


Matheus voltou a ser titular na baliza do Braga após a saída de Kritciuk e agora tem a concorrência de Marafona, ex-Paços de Ferreira

Kritciuk saiu do Braga e Matheus recuperou o lugar na baliza do Braga, posto que agora tem de disputar com Marafona, contratado no mercado de inverno: "Chegada do Marafona é boa para o clube. É um jogador experiente e que pode ajudar os mais novos", afirmou o brasileiro, esta quinta-feira, aos jornalistas. "Titularidade? Quem tem de tomar a última decisão é o mister, eu só tenho de trabalhar.".

Depois de 12 jogos em pouco mais de 40 dias, o Braga tem pela frente mais um mês intenso: "É um mês complicado, com jogos competitivos, mas queremos continuar em todas as competições. Está a correr bem, mas ainda não ganhamos nada", disse em jeito de conclusão.

O Jogo

JotaCC


Bruno3429

MATHEUS: "FEVEREIRO É UM MÊS DE JOGOS EXIGENTES"

A fatura de uma época bem conseguida espelha-se na quantidade de jogos que o SC Braga tem em agenda. Com uma programação que obriga a dois desafios por semana, os Gverreiros do Minho não se deixam levar na teoria do cansaço e, sem rodeios, enfrentam-na.

Matheus, guarda-redes brasileiro, confessa que fevereiro é um teste exigente. "É mais um mês com dois jogos por semana, jogos muito competitivos. Mas se queremos dar continuidade a esta fase e estar em todas as competições, temos de dar o nosso melhor", disse. As palavras do brasileiro são medidas e sem ponta de euforia, até porque "nada está ganho" e só "no final se fazem as contas", acrescentou. O SC Braga é o único clube português que exibe o estatuto de estar na luta por todas as competições, facto que Matheus assegura que não ilude o plantel bracarense. Aí impera a consciência: "Nós pensamos jogo a jogo e estarmos em quatro competições é muito bom, mas exigente", sublinhou.

A baliza dos Gverreiros sofreu alterações no mercado de inverno. Pela porta que saiu Kritciuk, entrou Marafona. Ainda assim, o número 92 tem sido o dono da baliza, mas admite que quem ganha com a qualidade dos guarda-redes é o clube. "A chegada do Marafona trouxe qualidade e isso é importante para a equipa. O Marafona é experiente e passa essa experiência para os mais novos". Questionado se se sente o titular, Matheus é direto. "Eu vou continuar a trabalhar. Quem toma as decisões é o míster", atirou com um sorriso.

SCBraga

Bruno3429

Matheus pronto para o duelo com Marafona

O guarda-redes Matheus assegurou que irá continuar a trabalhar duro nos treinos para ganhar a confiança do treinador e bater aconcorrência do reforço Marafona pela camisola número um do SC Braga.

«Marafona? Quem tem a ganhar é o SC Braga. Estamos a falar de um guarda-redes experiente e que pode ajudar os mais novos», afirmou Matheus.

Sobre quem será o escolhido para ser o número um da baliza dos guerreiros.

«Quem tem de tomar uma decisão é o treinador e a mim compete-me trabalhar.»

O próximo desafio do SC Braga será frente ao Marítimo.

«Pensamos jogo a jogo, mas este mas este mês é muito complicado para nós por ser muito competitivo. Temos jogos duas vezes por semana, mas ainda estamos dentro dos objetivos e nas quatro competições, só que ainda não ganhámos nada.»

A Bola

Bruno3429

Sp. Braga: Crislan apto, Djavan já corre
Ringstad ainda ausente dos trabalhos
Por Bruno José Ferreira       

A integração do avançado Crislan foi a principal nota de destaque dos quinze minutos abertos de treino desta quinta-feira do Sp. Braga. O brasileiro está sem competir há mais de um mês, mas a distensão muscular na coxa direita está debelada pelo que pode voltar às opções de Paulo Fonseca.

Quem também dá sinais de melhoria é o lateral esquerdo Djavan, que subiu ao relvado para fazer corrida, primeiro acompanhando o grupo e depois à parte.

Ringstad, por seu turno, não compareceu no relvado. O reforço de inverno está a contas com uma mialgia no adutor direito e não deverá ser opção para os próximo compromissos dos minhotos.

O Sp. Braga visita o Marítimo na próxima jornada da Liga.


Matheus: «Ainda não fizemos nada, não ganhámos nada»
Guarda-redes perspetiva um Sp. Braga forte em todas as competições
Por Bruno José Ferreira       

O guarda-redes brasileiro Matheus recordou esta quinta-feira que o Sp. Braga está em todas as frentes, mas que ainda não ganhou nada, afirmando, portanto, que o grupo continua de trabalho continua focado em chegar «realizado» ao final da época.

«Pensamos jogo a jogo, estamos dentro do nosso objetivo em quatro competições. Ainda não fizemos nada, ainda não ganhámos nada, temos de continuar a trabalhar para no final da época ficar realizados», referiu Matheus antes do treino matinal do Sp. Braga.

Na primeira metade da época, antes da saída de Kritciuk, Matheus guardou as redes arsenalistas na Liga Europa e nas Taças, Taça da Liga e Taça de Portugal. Um cenário que se alterou com a chegada de Marafona, mas que o jogador de 23 anos até considera benéfico.

«Quem tem a ganhar com a chegada do Marafona é o Braga, ajuda-nos no dia-a-dia e durante a época porque é um guarda-redes experiente e pode passar essa experiência para os mais novos. Continuo a trabalhar diariamente e quem tem que tomar a decisão é o mister», afirmou o guarda-redes.

Domingo o Sp. Braga mede forças com o Marítimo em jogo da 22ª jornada da Liga, um jogo diante do finalista já apurado da Taça da Liga, que até pode ser adversário do Sp. Braga caso os minhotos batam o Benfica. Cenário com o qual Matheus ainda não pensa, pelo menos para já.

«Esse jogo é do campeonato, temos é de pensar no campeonato. Temos ainda o Benfica para depois pensar no Marítimo para a Taça da Liga. Vamos ter um mês com dois jogos por semana, muito competitivo e temos de estar preparados para dar continuidade em todas as competições», assegurou o guarda-redes.

Maisfutebol

JotaCC

Antirrugas de envelhecimento tático
Luis Freitas Lobo



Como se estivesse à porta duma discoteca para entrar, o Braga demorou a até furar a defesa do Estoril. É natural (como perturbador) que as bancadas fiquem ansiosas. O que não faz sentido é que o façam em relação ao jogador que tem carregado taticamente a equipa à às costas desde o início da época: Luiz Carlos.
Não sei que tratamento ""antirrugas de envelhecimento tá tático" fez, mas nada neste Braga faz sentido sem o jogo passar por ele.
É um "jogador do treinador", na forma como Paulo Fonseca o conhece e potencia (sobretudo quando parecia na curva descendente da carreira). Faz rolar bola e jogo do meio-campo: saída de pressão por aqui, passe por ali e roubo de bola que lança uma jogada que dá golo. Leva o modelo coletivo dentro dele.
A equipa nunca cai no caos, mas, se um dia isso for ameaça, será ele a repor a ordem. Ele é, mais do que o rasgo de Rafa, a "cara tática" deste taticamente belo Braga de Paulo Fonseca.

O JOGO

Bruno3429

SUB-19: XADAS MARCA NA ESTREIA POR PORTUGAL

A estreia de Xadas com a camisola da Seleção Nacional foi agridoce. Por um lado, Portugal empatou com a Polónia (2-2), mas por outro o jogador do SC Braga assinou um golo naquela que foi a sua primeira internacionalização e que valeu a igualdade à equipa de Emílio Peixe. Xadas – o mesmo será dizer Bruno Almeida –  começou a partida no banco, mas viria a revelar-se decisivo nas contas finais. O desafio com a Polónia foi referente à primeira ronda do Torneio Internacional La Manga, disputado em Espanha.

Esta competição serve de preparação para os comandados de Emílio Peixe que disputarão, em março, a Ronda de Elite – a derradeira fase de qualificação para o Campeonato da Europa da categoria.

SUB-19: SEGUNDA FASE COMEÇA COM O FEIRENSE

O calendário da segunda fase do campeonato de juniores foi esta quinta-feira de manhã sorteado e o SC Braga já sabe o que lhe espera. Os gverreiros do Minho iniciam a fase de manutenção com uma deslocação Santa Maria da Feira, para defrontar o Feirense. O jogo está agendado para dia 21 deste mês.

Eis o calendário completo da segunda fase:

1.ª jornada | Feirense – SC Braga (21/2)

2.ª Jornada | SC Braga – Gil Vicente (27/2)

3.ª Jornada | Moreirense – SC Braga (05/03)

4.ª Jornada | SC Braga – FC Vizela (12/03)

5.ª Jornada | SC Braga – Boavista (03/04)

6.ª Jornada | Leixões – SC Braga (09/04)

7.ª Jornada | SC Braga – Tondela (16/04)

8.ª Jornada | SC Braga – Feirense (23/04)

9.ª Jornada |Gil Vicente – SC Braga (30/04)

10.ª Jornada | SC Braga – Moreirense (07/05)

11.ª Jornada | FC Vizela – SC Braga (14/05)

12.ª Jornada | Boavista – SC Braga (21/05)

13.ª Jornada | SC Braga – Leixões (28/05)

14.ª Jornada | Tondela – SC Braga (04/06)

SCBraga