News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 10/02

Started by JotaCC, 10 de February de 2016, 09:26

Previous topic - Next topic

JotaCC

Carnaval e folguedo para alívio do stress
Braga Um dia de descanso em mês e meio...

Ao cabo de 12 jogos em 43 dias e de treinos ininterruptos, o plantel do Braga lá teve uma folga, ontem, para gozo do Entrudo e, sobretudo, para descanso dos corpos. A equipa volta hoje aos treinos. Pela primeira vez em mês e meio, o treinador Paulo Fonseca terá uma semana inteira para preparar um jogo, o de domingo, no Funchal, com o Marítimo.
Ponto prévio: se se mete nestes apertos da agenda é porque é vítima do próprio sucesso. O Braga, como os adeptos se gabam na pedreira, é o único em quatro frentes, o que lhe exige avultados gastos de energia. Mais do que a pegada do carbono, verifica-se a quebra de forma de alguns dos jogadores mais influentes e mais usados, como são os casos de Baiano (1655 minutos), de Rafa (1439), de Stojiljkovic (1406) e de Luiz Carlos (1470). Este médio boxbox chegou mesmo a ser assobiado pelos adeptos, durante o difícil triunfo sobre o Estoril (2-0). Uma ingratidão, observa o treinador da equipa minhota: "Custa-me muito, por tudo o que ele tem dado à equipa. O Luiz Carlos tem sido um monstro. Não foi um dos melhores jogos dele, mas, por vezes, os adeptos são intolerantes e esquecem-se do que o jogador tem dado", afirma Paulo Fonseca.
A acumulação do stress competitivo até teria sido pior se o Braga e o Benfica, na conciliação de interesses, não tivessem adiado a semifinal da Taça da Liga, que estava para ser jogada a meio desta semana, no Estádio da Luz. Uma folga que vem na altura certa, porque, como o próprio Fonseca diz, "isto não é fácil de gerir".
"Estamos em quatro frentes, são muitos jogos, mas continuamos em busca da concretização dos nossos objetivos. Para já, temos mais quatro pontos do que em idêntica fase da primeira volta", afirma o treinador do Braga.

JN

JotaCC

ESTATÍSTICAS PROTEGEM OUVIDOS DE LUIZ CARLOS
Números apresentados pelo médio no campeonato contrariam assobios dos adeptos e dão razão à defesa feita por Fonseca

"Custa-me muito que assobiem o Luiz [Carlos]. As pessoas foram pouco tolerantes, mas ele tem sido um autêntico monstro na nossa equipa"
Paulo Fonseca
Treinador do Braga


O brasileiro é um dos melhores médios do campeonato no que diz respeito à percentagem de passes certos. Curiosamente, foi por falhar alguns que foi assobiado no jogo com o Estoril...


No último jogo, com o Estoril, houve quem não gostasse da exibição de Luiz Carlos

A imagem que sobressaiu no final do jogo com o Estoril foi a de Luiz Carlos: o brasileiro ficou parado no relvado, cabisbaixo, com as mãos nos joelhos, num misto de desalento e cansaço. A equipa venceu, mas Luiz Carlos tinha acabado de ouvir assobios durante alguns momentos da partida (antes do primeiro golo), sobretudo depois de falhar vários passes aparentemente fáceis.A verdade é que o médio foi titular nos últimos cinco jogos, realizados num curto espaço de tempo (16 dias), e foi um dos poucos a não entrar na habitual rotação de Paulo Fonseca, num sinal da importância que o médio tem para o plano tático do treinador. Resultado: neste momento, Luiz Carlos acusa um grande desgaste físico, que lhe tem retirado discernimento nas últimas partidas.
No final do encontro com o Estoril, Paulo Fonseca fez questão de sair em defesa do brasileiro, já depois de ter resistido ao apelo vindo das bancadas para o substituir. A vitória, conseguida nos últimos minutos, deu ainda mais força à opção do treinador, que tratou de elogiar "um dos jogadores de maior rendimento na equipa". A última frase é de Paulo Fonseca, numa opinião que sai reforçada quando se analisa os dados estatísticos apresentados por Luiz Carlos ao longo do campeonato. Ele é um dos jogadores mais utilizados no Braga (19 jogos em 21 possíveis), mas é também um dos mais influentes, como se comprova no quadro apresentado aqui em baixo. Curiosamente, é ao nível do passe, o mesmo que levou às críticas dos adeptos, que Luiz Carlos mais sobressai, com uma eficácia de 86,7%, superada apenas, no Braga, por Ricardo Ferreira, um defesa-central que, por força da posição que ocupa, arrisca menos.
Neste particular, e na comparação com os médios dos três primeiros classificados, Luiz Carlos também só perde para Fejsa (91,2%), Samaris ( 87,4%), Danilo ( 87%) e Adrien (86,9%).



ESTATÍSTICA DE LUIZ CARLOS




NEGOCIO DANILO JÁ RENDEU 300 MIL

A Imprensa espanhola deu ontem conta da hesitação do Valência em avançar para a contratação definitiva de Danilo, que terá de ser consumada entre os meses de maio e junho. O clube espanhol, que já "pagou 300 mil euros" ao Braga pelo empréstimo do médio, terá de gastar mais 7,5 milhões de euros por 50 por cento do passe. O Braga tem direito a 10% sobre as mais-valias.



EUROPA KOUASSI LESIONA-SE NO SION

O plantel do Sion tem uma baixa já confirmada para a eliminatória com o Braga. Xavier Kouassi, médio da Costa do Marfim e habitual titular, lesionou-se com gravidade no joelho direito durante a vitória (1-0) sobre o Zurique, da última jornada do campeonato, e vai falhar o resto da época. O Sion recebe no domingo o St. Gallen, na partida que antecede o confronto com o Braga.



Defesa eficaz e recorde à vista
O Braga está há oito jogos consecutivos sem perder

A equipa de Paulo Fonseca é aquela que tem mais jogos sem sofrer golos em Portugal (20). Na Madeira, o Braga também procura igualar a melhor sequência da temporada

Desde que saiu derrotado do jogo de Alvalade, frente ao Sporting, com um golo de Slimani já no tempo de compensação, que o Braga não voltou a perder. São oito jogos consecutivos, disputados num espaço de apenas um mês, e um registo de seis vitórias e dois empates, um deles, em Vila do Conde, que acabou por colocar os minhotos nas meias-finais da Taça da Liga – o outro foi na recente visita ao Estádio do Bessa. Sendo assim, o Braga está a apenas um jogo de igualar a melhor marca da temporada – nove jogos seguidos sem perder –, que arrancou depois da derrota com o Estoril, da primeira volta, e terminou com a visita a Marselha, para a Liga Europa, altura em que, curiosamente, também só registou dois empates.
Mas desde esse mau resultado com o Estoril, num jogo relativo à quarta jornada do campeonato, que os arsenalistas só voltaram a perder por três vezes, sempre frente a adversários mais poderosos do ponto de vista teórico: Benfica, na única derrota consentida esta época na Pedreira, e os já referidos Marselha e Sporting.
Para este sucesso desportivo, que pode ser ampliado já no domingo, com a visita ao terreno do Marítimo, muito tem contribuído a eficácia defensiva apresentada pela equipa do Braga, que está há quatro jogos consecutivos sem sofrer golos, naquele que já é o melhor registo desta temporada. No total, são 20 jogos sem sofrer golos, num universo de 35 partida, contra "apenas" 16 do FC Porto (35 jogos), 14 do Benfica (33) e 13 do Sporting (36).


DEFESA
4
O Braga não sofreu golos nas últimas quatro partidas (Rio Ave, por duas vezes, Boavista e Estoril), algo que já aconteceu em 20 jogos esta época


Dérbi aquece antes do tempo



Faltam menos de duas semanas para o dérbi do Minho, que começa a aquecer devido à luta pelo quarto lugar; em Guimarães. Porém, ninguém assume esse objetivo, que está a oito pontos de distância... A jornada foi boa para o Braga e V. Guimarães – os arsenalistas porque venceram, os vitorianos porque, mesmo empatando em Tondela, conseguiram isolar-se pela primeira vez no quinto lugar, graças à derrota do Paços de Ferreira na receção ao Boavista. As duas equipas estão agora separada por oito pontos, quando faltam menos de duas semanas para se defrontarem, num dérbi que está colocado no meio da eliminatória do Braga com o Sion. "Esta vitória com o Estoril foi muito importante. Abrimos uma boa vantagem para o nosso rival e temos agora uma almofada de conforto que nos permite encarar os próximos jogos com maior tranquilidade. Aliás, até penso que o Fonseca poderá rodar a equipa na partida com o V. Guimarães, tendo em conta a importância da eliminatória com o Sion", afirmou Miguel Pedro, o adepto do Braga. Do outro lado, e falando desta luta particular, José João Torrinha colocou-se ao lado de Sérgio Conceição na forma como o treinador tem comunicado. "É legítimo, graças ao trabalho do nosso treinador, assumir a luta por um lugar europeu; diferente é pensar-se no quarto lugar ou, pelo menos, afirmar isso como um objetivo. Conceição está a jogar à defesa e eu percebo-o. Só acreditarei nessa possibilidade, mesmo que difícil, se conseguirmos reduzir a diferença pontual antes de irmos jogar a Braga", rematou.

O JOGO

JotaCC

SC Braga: Dinamite no ataque

Três avançados com veia goleadora, que ajudam a dar maior dimensão à qualidade de jogo patenteada, esta temporada, pelos Guerreiros do Minho, apesar da grande rotatividade/gestão feita pelo treinador Paulo Fonseca. Stojiljkovic, Hassan e Rui Fonte já facturaram 26 golos, muitos deles decisivos e que valeram vitórias aos bracarenses em diversas competições.
O avançado sérvio de 23 anos, Stojiljkovic, é o melhor artilheiro no campeonato, com oito golos, em 19 jogos (1407 minutos). No total soma 10 golos, com os dois na Taça de Portugal.
Também com 10 golos já apontados está Hassan. O internacional egípcio de 22 anos é o segundo melhor marcador no campeonato com sete golos, em 14 jogos (915 minutos). Hassan marcou também já na Liga Euro- pa (2) e Taça da Liga (1).
Por sua vez, o avançado português, Rui Fonte, de 25 anos, soma seis golos em 23 jogos. Três para o campeonato, em 12 jogos (647 minutos), dois na Taça da Liga e um na Taça de Portugal.
Nota ainda para Crislan, avançado brasileiro que já está lesionado há bastante tempo mas que deu nas vistas no início da época onde apontou dois golos em oito jogos na Liga (480 minutos).
Para além dos avançados concretizadores, onde a gestão de Paulo Fonseca não tem afectado a eficácia dos guerreiros, a equipa do SC Braga conta ainda com uns extremos também goleadores esta época. O 'mágico' Rafa destaca-se com seis golos (5 no campeonato), segue-se Wilson Eduardo (5 golos), Pedro Santos (6 golos, 3 na Liga) e o capitão Alan (4 golos, 2 na Liga).
A equipa do SC Braga, que já apontou 59 golos esta época em todas as provas e detém o actual quarto melhor ataque da I Liga (35 golos), não podia estar melhor servida de 'dinamite' na linha da frente.
Já na defesa, o SC Braga, neste momento, está ao mesmo nível que Benfica, FC Porto e Sporting: 14 golos sofridos na I Liga.

CORREIO DO MINHO

JotaCC


JotaCC


JotaCC

TL: Benfica e Sp. Braga ainda sem data para a outra meia-final (alguns cenários)
Embate está longe de estar para breve.

Benfica e Sp. Braga, com a mediação da Liga de Clubes, ainda não encontraram data para a outra meia-final da Taça da Liga, competição que conheceu esta quarta-feira o Marítimo como primeiro finalista.

A presença de encarnados e arsenalistas respetivamente nos jogos a eliminar da Liga dos Campeões e da Liga Europa, e, no caso dos segundos, nas meias-finais da Taça de Portugal tornam bastante complicado o acordo sobre uma data de interesse comum, como pode ver-se na listagem de jogos abaixo.

As expetativas de ambas as equipas em todas as competições em que estão inseridas, não esquecendo obviamente a Liga, com objetivos ambiciosos para os conjuntos de Rui Vitória e Paulo Fonseca, têm adiado o consenso. Obviamente que o apuramento para fases mais adiantadas das provas europeias irá acrescentando dificuldades à solução.

O cenário de adiamento da final da Taça da Liga, marcada para 16 de abril, não está colocado fora de hipótese, embora seja ainda cedo para falar disso.

Tal como a hipótese de meia-final e final da competição passarem para depois da decisão da Taça de Portugal (22 de maio), jogo que marca tradicionalmente o final da temporada, seja igualmente um cenário, embora remoto. No entanto, há aqui uma condicionante importante: o Campeonato da Europa tem pontapé de saída a 10 de junho, 19 dias depois da partida do Jamor. E os jogadores selecionados tem de ser entregues ao selecionador, de acordo com o regulamento da FIFA, 14 dias antes do início da prova. Ou seja, existiria o risco de uma das duas equipas poder alinhar sem alguns dos seus jogadores mais importantes.

f) Final competitions

In accordance with Article 36 Paragraphs 2b) and 5c), if a player is called up, he must be released to play in the final competition organised by FIFA or a confederation and held in a period fixed/set in the calendar. In this event, the period of release shall be 14 days.»  (Regulamento da FIFA)

A presença europeia de Benfica e Sp. Braga, que adiaram a meia-final prevista para esta semana, está aparentemente em rota de colisão com a meia-final da Taça da Liga. Certo é, como já se escreveu, que o embate não está mesmo para breve.

A Liga terá a última palavra, mas para já tentará que os clubes cheguem a acordo.

MAIS FUTEBOL