News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 24/01

Started by Bruno3429, 24 de January de 2016, 08:25

Previous topic - Next topic

Bruno3429

"Sócios com 50 e 25 anos de filiação são como família para o SC Braga"
Miguel Machado

A direcção do SC Braga distinguiu, ontem, cerca de 400 associados do clube com os emblemas de ouro e de prata, pelos seus 50 e 25 anos de filiação. Numa cerimónia cheia de simbolismo e orgulho bracarense, presidida por António Salvador, a entrega dos emblemas, inserida nas comemorações dos 95 anos, decorreu no auditório do Estádio Municipal de Braga, com a presença dos responsáveis máximos do SC Braga.
Antes da entrega dos emblemas, um a um, a todos os sócios distinguidos, Salvador dirigiu palavras de grande apreço aos associados, frisando que "fazem parte da história do SC Braga".
"Este é um dia muito especial para todos vós, mas também é um momento que orgulha o clube e quem enche de satisfação. Os sócios com 50 e 25 anos de filiação, para o SC Braga, são como família. Com este gesto simples queremos honrar a vossa dedicação a este emblema", afirmou o presidente arsenalista.
Num país "onde é fácil navegar na onda das vitórias" e de títulos, António Salvador elogiou ainda o "compromisso valioso" dos sócios do SC Braga para com o clube arsenalista.
"Sei que ainda se lembram das épocas em que não ambicionávamos mais do que a permanência, onde se calhar perdemos mais vezes do que ganhámos. Mas vocês nunca falharam a este clube nos seus momentos mais duros, como continuam a não falhar nas grandes batalhas que temos travado nos últimos anos, e que felizmente nos tem levado a um patamar de mérito. E é por um SC Braga cada vez maior que me bato com todas as minhas forças. Não apenas por títulos, mas sobretudo por este envolvimento em volta da vida do clube. Só um Braga mais participado pode ser mais forte e o vosso exemplo, com compromisso, resistência e paixão é para nós inspirador", frisou Salvador.

Correio do Minho

Bruno3429

PAULO FONSECA: "ESTAMOS NUM BOM MOMENTO"

O SC Braga recebe este domingo o Rio Ave FC para o primeiro de quatro duelos entre as duas equipas num curto espaço de tempo. Para já, o desafio conta para a Liga NOS e Paulo Fonseca não conta com faclidades. "Defrontar o Rio Ave é sempre complicado, porque se trata de uma equipa experiente, bem orientada e descomplexada, sobretudo fora de casa. Acredito que vão ser quatro bons jogos, mas para já interessa-me falar apenas sobre este, até porque serão jogos muito diferentes", notou.

Fonseca alertou para as qualidades do adversário. "O Rio Ave tem bons princípios ofensivos, é uma equipa solidária a defender, mas uma das mais perigosas no contra-ataque. Não espero um Rio Ave disposto a jogar de igual forma connosco, mas sei que terá a sua estratégia e que não será uma equipa remetida à sua defesa. O Rio Ave tem intenções concretas na sua organização ofensiva", elogiou, reconhecendo, porém, que o SC Braga também atravessa uma boa fase e que tem naturais aspirações quanto ao melhor resultado.

"Acho que estamos num bom momento, mas não temos tido grandes oscilações. Temos muitos jogos pela frente, mas é bom trabalhar em cima de vitórias, por isso não há motivos para a equipa não se sentir bem", rematou.

MÃO NO JOGO MESMO COM O DEDO DO ÁRBITRO

Os gverreiros tentaram e estiveram mais perto da vitória. Com uma mão cheia de oportunidades, o SC Braga B não chegou ao golo num jogo onde o arbitro Bruno Jesus acabou por meter o dedo em prejuízo dos minhotos. Numa partida com sinal mais para a equipa de Abel Ferreira o primeiro remate saiu dos pés de Didi. Boa jogada de Oti que serviu o médio da perfeição. Aos 22' Fortes surgiu no jogo e rematou com perigo. E foi dos pés de Fortes que saiu um passe perfeito que isolou Oti. O extremo, apenas com Janota pela frente, ultrapassou o guarda-redes, mas a bola saiu longa e o extremo perdeu a melhor ocasião do encontro. Do Académico de Viseu só se viu um remate de Carlos Eduardo que Tiago Sá defendeu sem grandes problemas.

Até final da primeira parte, tempo ainda para duas situações. Primeiro o remate de Chidi e depois um olhar de Bruno Jesus que prejudicou os minhotos. Anthony D'alberto chega atrasado à bola, mas ainda que não tenha tocado em Carlos Eduardo, a equipa de arbitragem que decidiu expulsar o lateral e deixar os bracarenses com menos uma unidade.

No segundo tempo, Fortes e Ogana dispuseram de boas oportunidades, mas Janota negou as intenções dos avançados. Tiago Sá ainda teve tempo para aparecer e defender a melhor oportunidade do Académico a remate de Tiago Borges. Ainda assim, a personagem principal da segunda metade foi mesmo a equipa de arbitragem que, aqui e ali, foi lenta a decidir perdoando cartões à equipa orientada por Ricardo Shéu. Gradíssimo viria, inclusive, agredir Núrio, tendo sido apenas amarelado. Minutos mais tarde viria o segundo amarelo, embora com minutos de atraso. Numa partida sem golos, nota mais para os jogadores que tentaram fintar a má prestação da equipa de arbitragem.

Ficha de jogo: Tiago Sá, Artur Jorge, Ogana (Agdon 71') , Núrio, Oti (Joca 66') , Didi, Anthony, D'alberto, Gamboa, Chidi, Lucas e Fortes (Alex 76').

SUB-19: SC BRAGA VENCE PAÇOS DE FERREIRA (1-0)

A equipa júnior do SC Braga recebe e venceu o Paços de Ferreira pela margem mínima (1-0). Apesar do resultado parecer escasso, os gverreiros criaram oportunidades para terminar a partida com um resultado dilatado, mas eficácia falhou à chamada. Leandro apontou o único golo dos minhotos à passagem do minuto 11.

Com esta vitória, o SC Braga ocupa a quinta posição da tabela classificativa com 31 pontos. Na próxima jornada a equipa de Rui Tomé defronta o Tondela, naquela que é a última ronda da fase regular do campeonato.

TAMILA HOLUB BATE RECORDE NACIONAL
(Natação)
Tamila Holub reescreve o seu nome na tabela dos recordes. Desta vez, a atleta do SC Braga bateu o recorde nacional na categoria júnior aos 800m livres, com a marca de 8.46.89. A gverreira conquistou, ainda, a medalha de bronze no torneio Flanders Speedo Cup, que está a decorrer em Antuérpia, Bélgica. Esta marca vem, mais uma vez, provar o excelente momento de forma que Tamila Holub atravessa, tendo conquistado dez medalhas no espaço de três meses.

SCBraga

Bruno3429

Sp. Braga-Rio Ave (antevisão): eis os velhos conhecidos
Primeiro de três jogos entre Sp. Braga e Rio Ave em duas semanas
Por Bruno José Ferreira       

MOMENTO

Sp. Braga: o conjunto de Paulo Fonseca continua a responder com enorme personalidade a um mês de janeiro recheado de competição, seguindo em todas as frentes com os seus objetivos intactos. O Sp. Braga venceu os últimos três jogos, um em cada competição interna, sendo que apenas o Sporting venceu os bracarenses nos últimos doze jogos. O encontro deste domingo é um primeiro de uma série de três que os arsenalistas vão realizar com os vila-condenses em onze dias.

Rio Ave:
a equipa de Vila do Conde apresenta-se em Braga na sequência de uma derrota caseira diante do Belenenses no último jogo do campeonato, tendo depois disso empatado com o mesmo Belenenses em casa a uma bola em jogo da Taça da Liga. Com 25 pontos somados, os vila-condenses procuram um resultado que lhes permita reaproximarem-se dos lugares europeus.

AUSÊNCIAS


Sp. Braga: Djavan, Filipe Augusto, Aáron e Crislan (lesionados).

Rio Ave: Heldon, Aníbal Capela e Pedro Moreira (lesionados) e Wakaso (castigado).

DISCURSO DIRETO

Paulo Fonseca (Sp. Braga):
«Agora temos o Hassan do nosso lado em relação ao jogo que disputámos lá. O Rio Ave tem um conjunto de jogadores que se conhece bem e já estão no clube há algum tempo, com muita experiência, pelo que defrontar o Rio Ave é sempre complicado. Vai ser o primeiro de quatro jogos que vamos defrontar o Rio Ave e acredito que possam ser quatro bons jogos».

Pedro Martins (Rio Ave):
«Não teremos receio de assumir o jogo, e sabemos que vai ser um desafio de qualidade, entre duas equipas que vão querer vencer. Teremos de ser organizados e impor o nosso futebol, com tranquilidade e com ambição de vitória. Sei que vamos encontrar um adversário que defensivamente, em casa, tem estado bem, mas nós fora somos uma equipa que faz sempre golos».


HISTÓRICO DE CONFRONTOS:

Sp. Braga e Rio Ave protagonizam um encontro entre velhos conhecidos, uma vez que nas duas últimas temporadas os dois emblemas cruzaram-se em dez ocasiões. Os sorteios têm colocado bracarenses e vila-condenses na mesma rota em várias competições, o que volta a acontecer esta época com os conjuntos de Paulo Fonseca e Pedro Martins a ter três confrontos no espaço de duas semanas. No que ao registo nos jogos em Braga diz respeito, os Guerreiros levam vantagem: em 25 jogos ganharam 18 e consentiram quatro empates, sendo que o Rio Ave apenas por três ocasiões conseguiu vencer.

Maisfutebol

JotaCC

Saga arranca à luz da Europa
Braga Primeiro de quatro jogos entre arsenalistas e vila-condenses. Paulo Fonseca prevê equipa "descomplexada"

É com a Europa em pano de fundo que hoje (18.15 horas, SportTV) se joga o primeiro capítulo de uma espécie de longa-metragem entre Braga e Rio Ave. Até ao início de março, as duas equipas cruzam-se por quatro vezes, em três competições diferentes, e o périplo inicia-se mais logo, na Liga, com os arsenalistas a procurarem consolidar a quarta posição e os vilacondenses a baterem-se para se aproximarem do quinto lugar e vislumbrarem as competições internacionais.
Ora, numa fase em que a vida lhe corre bem (o Braga vem de três triunfos consecutivos, entre Taça de Portugal, campeonato e Taça da Liga), Paulo Fonseca augura "quatro bons jogos", mas assume a superioridade. "Sinceramente, não espero que venham aqui disputar o jogo de igual para igual, mas também sei que não vêm só para defender", anteviu o técnico, para depois fazer uma análise construtiva à turma de Vila do Conde: "É uma boa equipa, bem orientada e muito descomplexada, principalmente quando joga fora.
Tem bons princípios defensivos, é solidária e muito perigosa no contra-ataque".
Admitindo que o Braga chega a este embate "num bom momento" e que "trabalhar em cima de vitórias é moralizador", Paulo Fonseca mostrou ainda não ter esquecido a derrota da primeira volta, em que, curiosamente, o golo foi apontado pelo agora bracarense Hassan.

Já o treinador do Rio Ave quer começar da melhor forma a série de confrontos, garantindo "ambição de vitória". "O que vier a seguir pensaremos em devida altura. O mais importante neste domingo é garantir os três pontos. É com essa ambição de vitória que nos vamos apresentar". Pedro Martins assumiu que João Novais vai ocupar o lugar do castigado Wakaso e reconheceu as dificuldades de jogar na Pedreira, mas lembrou a qualidade da equipa: "Em casa, o Braga tem estado bem defensivamente, mas nós fazemos sempre golos fora".



Pizzi Bragança reclama 700 mil euros
O Clube Desportivo de Bragança reclama, no Tribunal Cível de Braga, 700 mil euros aos arsenalistas, correspondentes a 5% dos direitos de formação pela transferência de Pizzi para o At. Madrid na época 2011/12, no valor de 14 milhões de euros. Ao JN, o presidente do Braga negou a dívida, garantindo que o emblema espanhol pagou 5% do valor da transferência aos clubes formadores. "O jogador veio para o clube e não para a SAD e tudo o que tinha de ser pago já foi", assegurou António Salvador, dizendo que os bragantinos andam a ver "créditos que não existem". Os minhotos terão ainda de indemnizar José Collada, antigo atleta da equipa B, por despedimento sem justa causa, em 2012.



À margem

Jogo de regressos
Depois de falharem o jogo com o Leixões, para a Taça da Liga, Boly e Alan estão de regresso aos eleitos de Paulo Fonseca. Do outro lado, Tarantini, Marcelo, Edimar e Ukra voltam a integrar a convocatória vila-condense.
Josué confirmado
Apesar de a contratação de Josué ainda não ter sido oficializada pelo emblema bracarense, Paulo Fonseca admitiu ontem tratar-se de um jogador "com enorme talento" e que espera ter "a breve prazo".



Faltou imaginação e intensidade para evitar o nulo

As equipas vinham de duas derrotas seguidas e proporcionaram um mau espetáculo às poucas centenas de pessoas presentes no Estádio 1.º de Maio. Com menos um desde os 43 minutos por uma entrada de D'Alberto sobre Kiko (decisão exagerada do árbitro Bruno Jesus), o Braga B apelou ao espírito de sacrifício e pouco se notou em campo a inferioridade numérica.

JN

JotaCC

"JOSUÉ TEM ENORME TALENTO"
Paulo Fonseca entende que a versatilidade do internacional português ajudará o Braga nas "últimas decisões"

Ansioso pela chegada de Josué, Paulo Fonseca torce para não perder qualquer pérola e mostra-se satisfeito com o "bom momento" da equipa. Alef é a vítima do "rendimento elevadíssimo" dos médios



Há margem para o Braga melhorar e Paulo Fonseca assume, sem rodeios, que Josué será um importante "upgrade".Confrontado com o nome do reforço português que será emprestado pelo FC Porto (apenas aguarda o certificado internacional), anunciado em primeira mão por O JOGO, o treinador não poupou nos elogios. "Espero ter o Josué, mal esteja concretizado e oficializado. Não há que esconder. É um jogador que espero ter a breve prazo. Conheço-o bem. Tem um enorme talento e pode desempenhar inúmeros papéis na nossa forma de jogar. Poderá dar-nos algumas coisas positivas nas últimas decisões no terreno de jogo", defendeu.
Fonseca só pensa em reforçar o grupo e, nessa medida, conta não perder qualquer um dos jogadores mais badalados no mercado, tais como Kritciuk, Luiz Carlos ou Djavan. "Sinceramente, não acredito em saídas. Aliás, tenho mesmo a certeza de que não vão acontecer. O mercado está aberto e pode sempre acontecer algum interesse. É bom sinal. É sinal de que os nossos jogadores estão a ter um rendimento elevado e, naturalmente, pode surgir algum negócio vantajoso para o clube. De resto, é uma parte do meu trabalho rentabilizar os jogadores. Mentiria se não dissesse que me sinto orgulhoso por ver os jogadores valorizados e com possibilidades de melhorar as suas vidas", comentou.
Ensombrado por tanta qualidade, Alef ainda não estreou. Nem a política de rotatividade de Paulo Fonseca tem jogado a favor do internacional brasileiro sub-20. "Joga numa posição onde existe maior equilíbrio. É um jovem com valor, mas os seus colegas de posição têm tido um rendimento elevadíssimo", explicou o treinador, descartando, para já, uma eventual cedência do centro campista."Os empréstimos do Joan Román e do Rodrigo Pinho não estavam equacionados, tal como não está equacionada a saída ou empréstimo de mais nenhum jogador", repetiu. Sabedor de que tudo pode mudar em nome dos interesses superiores do clube, Paulo Fonseca junta uma importante adenda às suas certezas. "O mercado está aberto e,por isso,
pode surgir uma situação vantajosa para o clube e para os jogadores", observou.
Saídas ou entradas à parte, Paulo Fonseca anda encantado da vida com a sua equipa, a única do futebol português envolvida em quatro competições: Liga, Taça de Portugal, Taça da Liga e Liga Europa. "Acho que estamos num bom momento. Não tem havido grandes oscilações em termos de rendimento. Estamos num mês cheio de jogos e vamos entrar numa fase decisiva da época. E a nossa intenção é prolongar esta fase intensa de jogos. Trabalhar em cima de vitórias é sempre moralizador. Não há motivos para a equipa não se sentir bem. Mesmo quando não conseguimos os resultados desejados, somos iguais a nós próprios", argumentou.



Hassan passou para o outro lado

O Rio Ave tornou-se um adversário clássico para o Braga em diferentes competições e, para não variar, a tendência repete-se nesta época, estando marcado para hoje mais um duelo. "Será o primeiro de quatro que ainda teremos. Acredito que serão bons jogos", estimou Paulo Fonseca, acrescentando, com bom humor, que desta vez tem um importante trunfo do seu lado. "Agora, temos o Hassan. É uma vantagem. O Rio Ave tem bons princípios defensivos, é das equipas mais perigosas a jogar em contra-ataque", considerou, prevendo dificuldade.



NOVIDADES BOLY E ALAN CHAMADOS E PROVÁVEIS DE INÍCIO

As inclusões de Boly e Alan são as notas de destaque na convocatória do Braga, tudo apontando para que alinhem de início contra o Rio Ave. O central cumpriu castigo diante do Leixões, para a Taça da Liga; já o capitão ficou de fora por mera opção técnica. Os regressos do defesa e do extremo implicaram as saídas de Arghus e Simão, chamados para a recente visita ao Estádio do Mar.



REUNIÃO ALMOÇO JUNTA PRESIDENTES

O programa do 95.º aniversário do Braga conheceu o seu epílogo com um almoço oferecido por António Salvador, o presidente da SAD e do clube, a José Manuel Fernandes (presidente da AG do clube), António Marques (presidente da AG da SAD) e Fernando Oliveira (presidente do Conselho Geral). Antes, o dirigente esteve na entrega dos emblemas de ouro e de prata.



EXPULSÕES, POLÉMICA E POUCO MAIS

O Ac. Viseu capitalizou mais um empate fora de casa num jogo insosso, paradoxalmente observado por um emissário do Liverpool. Fechadinha na defesa e com Tiago Borges e Carlos Eduardo a protagonizarem pontuais lances ofensivos, a equipa de Ricardo Chéu nunca concedeu grandes espaços ao Braga B para acelerar e ainda tirou partido de uma polémica expulsão de D'Alberto, aos 43 minutos, a castigar um carrinho sobre Kiko. Houve exagero na avaliação do lance e os ânimos ficaram, naturalmente, exaltados. Perto do fim, Bruno Jesus expulsaria João Martins, adjunto de Abel, e Gradíssimo. Pelo meio, os arsenalistas tiveram mais bola e oportunidades, mas Tiago Sá ainda teve de se aplicar.

O JOGO

Bruno3429

SUB-17 ENTRAM A GANHAR NA 2.ª FASE

O SC Braga venceu, na manhã deste domingo, a equipa de sub-17 do Tondela, naquela que foi a 1.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional. Um triunfo sofrido, mas que acabou por premiar a resiliência da formação orientada por José Carvalho Araújo, que teve uma entrada muito boa e um final ainda melhor. Mas vamos por parte.

Os Gverreiros marcaram logo aos dois minutos, por intermédio de Moura, mas o Tondela conseguiu reagir e empatou aos 12′, tendo ambas as equipas somado boas oportunidades até ao intervalo. A disputa continuou tensa após o recomeço, mas o SC Braga foi introduzindo novos elementos para o ataque e com isso conseguiu ir ameaçando a baliza contrária, quebrando por fim a resistência nos últimos minutos, através do suplente Francisco.

Vitória naturalmente importante no arranque, estando reservada para a próxima jornada a deslocação ao terreno do Gil Vicente FC.

O SC Braga jogou com: Rogério, João Pedro, Sidónio, Rego, Victor, Nuno, Trincão, Rodrigo, Pedro Soares (Miguel, 53′), Reko (Zé Diogo, 76′) e Moura (Francisco, 70′).

TAMILA HOLUB CONQUISTA OURO E BATE DOIS RECORDES

Um dia depois de ter batido o recorde nacional aos 800m livres, Tamila Holub volta a fazer história. A atleta do SC Braga bateu o recorde nacional absoluto aos 400m livres com 4.17.92 e, minutos depois, ultrapassou a marca de 1500m livres, com a marca de 16.45.29. Com este número, Tamila arrecadou a medalha de ouro, com recorde do Meeting de Flanders, que decorre em Antuérpia, Bélgica. A história pode começar a parecer repetitiva, mas a personagem principal é sempre Tamila Holub, um gverreira com queda para bater recordes.

GVERREIROS REVALIDAM TÍTULOS DE CAMPEÕES NACIONAIS

O SC Braga sagrou-se, este sábado, tetracampeão nacional em masculinos e bicampeão em femininos. Os gverreiros conquistaram, ainda, oito medalhas de ouro, três de prata e três de bronze. A participação dos minhotos nos campeonatos de Portugal de Taekwondo decorreu, assim sendo, da forma que os responsáveis da modalidade tinham estipulado, tendo sido todos os objetivos cumpridos.

SCBraga

Bruno3429

Sp. Braga-Rio Ave, 5-1 (crónica)
Goleada no primeiro round
Por Bruno José Ferreira     

Jogo intenso com resultado desnivelado na pedreira. Numa espécie de aperitivo para os jogos que os dois emblemas vão disputar na Taça da liga e na Taça de Portugal, o Sp. Braga goleou o Rio Ave por cinco boas a uma, cimentando assim o quarto posto da tabela classificativa numa jornada em que todos os seus perseguidores perderam pontos.
 
Kayembe ainda deu uma réstia de esperança aos vila-condenses, reabrindo o jogo a seguir ao intervalo já depois de Hassan ter bisado no encontro logo nos minutos iniciais. Mas a resposta arsenalista à reação do Rio Ave foi arrebatadora e o Sp. Braga chegou à mão cheia de golos. Pedro Santos e Rui Fonte, saídos do banco de suplentes, e ainda Rafa certificaram o triunfo.
 
Hassan está mesmo do outro lado
 
Na antevisão ao jogo Paulo Fonseca referiu que «agora temos o Hassan do nosso lado», fazendo alusão ao jogo da primeira volta do campeonato, em que o egípcio, ainda a defender as cores do Rio Ave, resolveu o encontro a favor dos vila-condenses.
 
O avançado precisou apenas de dezassete minutos para responder de forma assertiva às palavras do «mister» colocando o Sp. Braga a vencer com dois golos de vantagem muito cedo, quase que resolvendo o encontro.
 
Irrepreensível na pequena área, o egípcio de 22 anos aproveitou duas sobras para fazer um banquete, lançando o Sp. Braga para um triunfo tranquilo diante de um Ri Ave que até ameaçou entrar pela pedreira dentro para fazer finca-pé aos bracarenses.   
 
O primeiro tento de Ahmed Hassan começa com um cruzamento de Goiano da esquerda. Stojiljkovic cabeceou para defesa incompleta de Cássio, aparecendo depois Hassan a desviar de cabeça para o fundo das redes. Fica a dúvida quanto à posição do atacante em relação ao elemento mais recuado da defesa bracarense.
 
Apenas seis minutos depois foi Rafa a acelerar pela esquerda cruzando novamente para o irrequieto Stojiljkovic voltar a o fato de macaco para trabalhar e forma servir Hassan. O sérvio cabeceou para a frente da baliza, Cássio hesitou e o egípcio foi lá fazer o segundo novamente de cabeça.
 
Seis minutos que chegam para fazer a história do primeiro tempo. Um Sp. Braga extremamente eficaz através da cabeça de Hassan construiu uma vantagem cómoda e dando ao mesmo tempo dois socos no estômago dos homens de Vila do Conde.
 
Kayembe responde, mas Fonseca ganha do banco
 
Se a história do primeiro tempo se conta rapidamente, o Rio Ave foi ainda mais rápido a reentrar no jogo depois do período de descanso. Kayembe reduziu a desvantagem e pôs os minhotos em sentido com um belo golo logo no segundo minuto. O belga apareceu na área a parar com o pé direito para rematar depois de forma certeira com o pé esquerdo gelando a pedreira.
 
O Rio Ave ameaçou, o golo espevitou os homens de Pedro Martins e Yazalde e Novais puseram Matheus em sobressalto, provocando, contudo, uma reação enérgica da equipa da casa. Acabado de saltar do banco de suplentes, da primeira vez que tocou na bola Pedro Santos fez uso da sua velocidade para aparecer em frente à baliza a driblar Cássio.
 
Dois minutos volvidos foi Rafa a soltar o seu génio para desnivelar ainda mais o encontro. Depois de evitar dois adversários, o médio desferiu um potente remate com o pé direito que apenas terminou no fundo das redes da turma de Vila do Conde fazendo o Rio Ave desmoronar-se por completo.
 
Mas Fonseca ainda tinha mais um triunfo na manga e deu a estocada definitiva no seu adversário com nova substituição certeira. Rui Fonte faz o quinto bracarense minutos depois de entrar também ele com um potente remate cruzado com o pé direito.
 
Triunfo justo para o Sp. Braga, ainda que com números que se avolumaram em demasia para aquilo que o Rio Ave fez na pedreira. O Sp. Braga, não fazendo um jogo brilhante, foi consistente e eficaz. Os dois emblemas têm encontro marcado para quarta-feira, desta feita para decidir quem segue para as meias finais da Taça da Liga.


Sp. Braga-Rio Ave, 5-1 (destaques)

Hassan oportuno antes da confirmação
Por Bruno José Ferreira     

FIGURA: Hassan

Letal na pequena área. Sem deslumbrar o egípcio apareceu na hora certa no local certo para bisar no encontro em apenas seis minutos. Oportuníssimo, aproveitou duas bolas «perdidas» na pequena área para facilitar a tarefa do Sp. Braga diante da sua antiga. Dois golos plenos de oportunidade sem direito a festejos, em respeito ao clube que representou durante duas temporadas. Está ainda na assistência para o terceiro golo bracarense, apontado por Pedro Santos. Com o bis da jornada 19 da Liga o egípcio chegou aos oito golos esta temporada, o sétimo com a camisola arsenalista.
 
MENÇÃO HONROSA: Stojiljkovic

Hassan fica com os louros do triunfo, o sérvio chama a si uma menção honrosa que advém do papel secundário na conquista dos três pontos. Um papel secundário que ainda assim teve grande relevância no triunfo. Stojiljkovic está nos dois primeiros golos ao fazer os primeiros cabeceamentos que permitiram a Hassan finalizar com êxito. Fortíssimo no jogo aéreo Nikola Stojiljkovic.
 
MOMENTO: confirmação de Pedro Santos (64')

Passe delicioso de Hassan a servir o médio que tinha entrado em campo instantes antes, no mesmo minuto em que foi lançado por Paulo Fonseca a partir do banco de suplentes, Pedro Santos pôs um ponto final na reação do Rio Ave. Aproveitou o espaço para invadir a área bracarense e driblar Cássio antes de atirar para o fundo das redes.
 
OUTROS DESTAQUES
Rafa

Rapidíssimo e a aparecer essencialmente nas transições, o médio arsenalista causou várias dores de cabeça ao setor mais recuado da equipa de Pedro Martins, apanhando a defesa vila-condense em contrapé. O lance do segundo golo é exemplo disso mesmo com Rafa a fugir à aos seus opositores de forma a ganhar espaço para cruzar para o coração da área. Ainda foi a tempo de também ele fazer o gosto ao pé, dando os eu cunho à goleada.

Kayembe
O extremo belga cedido pelo FC Porto ao Rio Ave foi o mais esclarecido do ataque rioavista, cotando-se como o elemento mais objetivo na tentativa de chegar junto da baliza à guarda de Matheus. Apontou o golo vila-condense num gesto técnico digno de registo.

Marcelo Goiano
Mais uma assistência a coroar nova exibição de gala do lateral direito que tem atuado no lado canhoto. Dos jogadores com mais preponderância ofensiva, a dar largura ao jogo bracarense, e igualmente importantíssimo a estancar o seu lado. Esteve em vários lances de perigo no ataque e fez vários cortes providenciais.

Luiz Carlos

Nova exibição com um pulmão enorme no meio campo da equipa do Sp. Braga. Travou duelos intensos com João Novais e Tarantini, correu quilómetros e mesmo assim terminou o encontro com uma frescura física invejável.

Paulo Fonseca admite saída de Kritciuk do Sp. Braga
Krasnodar pode ser o destino do guardião dos minhotos
Por Bruno José Ferreira     

Titular habitual na baliza do Sp. Braga, Stanislav Kritciuk ficou estas noite sentado no banco na goleada por 5-1 diante do Rio Ave, a contar para a 19.ª jornada da Liga, e no final da partida Paulo Fonseca reconheceu que a saída do guarda-redes russo pode concretizar-se nos próximos dias.

«Não posso de maneira nenhum negar o que são as evidências. É verdade que as negociações estão avançadas e existe uma grande probabilidade de ele (Kritciuk) sair do clube e achamos por bem gerir desta forma a situação», afirmou Paulo Fonseca quando questionado pelo interesse de um clube russo na contratação do guarda-redes.

O Kuban Krasnodar, clube da Liga Russa onde joga o ex-benfiquista Melgarejo e o ex-sportinguista Xandão, é apontado como o mais provável destino de Kritciuk, que tem interesse em regressar ao seu país para dessa forma aumentar as possibilidades de ir ao Campeonato da Europa, que se disputa em França, em junho próximo.

Maisfutebol

Bruno3429

#7
Paulo Fonseca: «Não me posso deixar enganar pelos números»
Sp. Braga-Rio Ave, 5-1 (reportagem)
Por Bruno José Ferreira     

Declarações de Paulo Fonseca, treinador do Sp. Braga, na sala de imprensa do municipal bracarense, depois da goleada por cinco bolas a uma diante do Rio Ave:
 
«Em relação à justiça do vencedor fomos uns justos vencedores. Não me posso deixar enganar pelos números, tenho de reconhecer que não fizemos tanto assim para vencer com estes números, nem o Rio Ave fez tão pouco para perder desta forma».
 
«Parece-me que fomos muito eficazes, mas houve um motivo para isso. Marcar cedo favoreceu-nos. O Rio Ave, apesar de o jogo ter sido dividido na posse, nunca criou verdadeiras ocasiões. Em certas ocasiões conseguiu circular em frente ao nosso meio campo, mas também nos deu muito espaço para sairmos em ataque rápido, surgindo depois situações que nós aproveitámos. O Rio Ave entrou bem na segunda parte, mas também marcámos logo a seguir, o que nos deixou mais confortável».

Presidente do Rio Ave «atento», Fonseca «anda há alguns anos nisto»
Clubes esgrimem argumentos no final do primeiro de quatro jogos
Por Bruno José Ferreira       

O encontro entre o Sp. Braga e o Rio Ave, que terminou com o triunfo arsenalista por cinco bolas a uma, teve desenvolvimentos depois de a bola parar de rolar. O presidente do Rio Ave António da Silva Campos, assim como vários dirigentes do clube, marcaram presença na sala de imprensa ao lado de Pedro Martins.
 
O líder máximo do clube de Vila do Conde fez uma curta declaração sem direito a perguntas. «Não venho justificar a derrota nem o resultado, só quero dizer apenas que os próximos jogos que temos são muito importantes e que o Rio Ave vai estar muito atento ao que possa vir a acontecer», referiu António da Silva Campos.
 
Sem nunca se reportarem à arbitragem de Tiago Martins, também Pedro Martins foi enigmático na conferência de imprensa dizendo que há coisas que não consegue «controlar e contrariar». «Vocês é que têm de clarificar o que se passou. Analisem o que se passou, porque há muita coisa para analisar e é esse o vosso papel enquanto jornalistas», acrescentou.
 
Do lado do Sp. Braga, Paulo Fonseca não quis responder às declarações vila-condenses, mas lá foi dizendo que já anda «há alguns anos nisto», relembrando que as duas equipas voltam a jogar já na quarta-feira.
 
«Já ando há alguns anos nisto. Se repararem na quarta-feira temos já um jogo decisivo na quarta-feira para a Taça da Liga. Provavelmente esta presença do presidente teve alguma coisa a ver com o que se pode passar nos próximos jogos. Estamos preparados para qualquer situação que possa surgir e estaremos prontos para esse jogo», atirou.
 
Sp. Braga e Rio Ave ainda têm pela frente mais três embates, a exemplo do que tem acontecido nos últimos anos. Os dois emblemas disputam o acesso às meias finais da Taça da Liga e vão ainda ombrear pela presença no Jamor, para disputar a final da Taça de Portugal. 

Maisfutebol

Bruno3429

Estatuto consolidado com uma mão cheia
Braga goleou o Rio Ave e reforçou o quarto lugar do campeonato.

O Braga consolidou o quarto lugar da I Liga portuguesa de futebol, ao golear o Rio Ave, por 5-1, em jogo da 19.ª jornada, disputado no Estádio Municipal de Braga.

O marroquino Hassan marcou à sua ex-equipa por duas vezes (10 e 17 minutos), fixando o resultado ao intervalo. Na segunda parte, Kayembe ainda reduziu a diferença (47), mas Pedro Santos (64), Rafa (66) e Rui Fonte (75) desnivelaram o resultado.

O Braga passou a somar 35 pontos e distanciou-se do Paços de Ferreira (29), que no sábado foi derrotado pelo líder Sporting. O Rio Ave manteve o sétimo Lugar, com 25, agora em igualdade com o Vitória de Setúbal, oitavo.

PAULO FONSECA
"Não fizemos o suficiente para vencer por números destes"


Treinador do Braga considera que o Rio Ave não mereceu sofrer uma derrota tão pesada

Eficácia: "Fomos, sobretudo, uma equipa eficaz. Há que ser justo, penso que o resultado não traduz na totalidade o jogo, primeiro porque me parece que o Rio Ave fez mais para não sair daqui com uma goleada e nós não fizemos o suficiente para construir esta goleada. Fomos eficazes, seguros do ponto de vista defensivo, apanhámos uma equipa com valor que não merecia este resultado. Não fizemos tanto para vencer por números destes".

O Jogo

Bruno3429

HASSAN FOI PROTAGONISTA OUTRA VEZ
Mais um jogo de mão cheia, agora em Braga
Texto por Luís Rocha Rodrigues

Terminou em goleada a receção do Braga ao Rio Ave, um resultado que deixa os minhotos mais confortáveis no quarto lugar da Liga NOS.

O jogo fica, primeiro que tudo, marcado por Hassan. O avançado egípcio, que tinha sido o obreiro do triunfo dos vilacondenses na primeira volta, entretanto mudou de clube e foi agora decisivo para a vitória dos arsenalistas.

Hassan marcou os dois primeiros golos, agradeceu, mas não festejou. Dois golos que fizeram a história de um primeiro tempo que até foi equilibrado nos números.

No segundo tempo, Kayembe devolveu o Rio Ave ao jogo logo a arrancar, só que os minhotos foram felizes nas substituições, nomeadamente quando Pedro Santos entrou e, na primeira corrida, se isolou e marcou.

Depois, Rafa Silva fez o golo da noite, numa excelente jogada individual, e Rui Fonte, também vindo do banco, fechou a contagem com um resultado gordo para o Braga e demasiado pesado para os vilacondenses, que fizeram muito mais que o resultado possa traduzir.

Zerozero

Bruno3429

Braga consolida quarto lugar com goleada sobre Rio Ave
VASCO SAMOUCO

Com a derrota do Paços de Ferreira e o empate do V. Guimarães, o Sporting de Braga não desperdiçou a oportunidade de aumentar a distância para os perseguidores na luta pelo quarto lugar. Dois golos de Hassan abriram caminho ao triunfo.

O Sporting de Braga recebeu e venceu o Rio Ave, por 5-1, em jogo da 19.ª jornada e aumentou a distância para o quinto classificado. Na receção ao Rio Ave, o conjunto "arsenalista" cedo se colocou em vantagem e decidiu a contenda na segunda parte.

O equilíbrio da primeira parte não teve reflexo no marcador. O Braga, sem ter feito muito por isso, chegou ao intervalo a vencer por 2-0, graças à eficácia de Hassan. No reencontro com a ex-equipa, o avançado egípcio inaugurou o marcador aos 11 minutos, ao recarregar com sucesso um primeiro remate do Stojiljkovic, e dilatou a vantagem bracarense, aos 17', em dois lances contestados pelo Rio Ave: no primeiro, os vilancondenses reclamaram, com razão, fora-de-jogo de Hassan e no segundo protestaram uma falta de Rafa.

Dois minutos após o reatamento, Kayembe, a passe de Ukra, reduziu para o Rio Ave e o tónico catapultou a equipa de Pedro Martins para uma fase de ascendente sobre o Braga. O empate esteve perto em duas ocasiões, mas a incerteza no resultado terminou graças a Pedro Santos e Rafa, que fizeram o gosto ao pé, aos 64 e 66 minutos, respetivamente.

O 4-1 já era demasiado pesado para o Rio Ave, mas Rui Fonte também entrou no pesadelo vilacondense. Saído do banco, tal como Pedro Santos, o avançado apontou o quinto tento, com um grande remate cruzado, sem hipótese para Cássio. O 5-1 final premeia a eficácia da equipa de Paulo Fonseca, mas é injusto para um Rio Ave que foi abaixou após o quarto golo.

Com este triunfo, o Braga passa a somar 35 pontos, mais seis do que o Paços de Ferreira, e consolida o quarto lugar na Liga. O Rio Ave mantém os 25 pontos.

JN

Bruno3429

PAULO FONSECA: «NÃO FIZEMOS TANTO ASSIM PARA VENCER POR ESTES NÚMEROS»
Feliz com a vitória mas clarifica o que se passou em campo

Paulo Fonseca reiteirou a justiça na vitória do Sp. Braga (5-1) ao Rio Ave mas assumiu que os números pela qual ela aconteceu foram algo exagerados, algo que Pedro Martins também disse.

"É inequívoco que fomos uns justos vencedores deste jogo, mas não me posso deixar enganar pelos números e tenho que reconhecer que não fizemos tanto assim para vencer por estes números nem o Rio Ave tão pouco para merecer um resultado destes. Fomos muito eficazes, mas também houve um motivo para isso: marcámos cedo e isso favoreceu-nos. O Rio Ave, apesar de o jogo ter sido dividido no que foi a posse, nunca nos criou verdadeiras situações para marcar, mas é um facto que em determinamos momentos teve mais bola do que nós e conseguiu circulá-la à entrada do nosso meio-campo defensivo, mas isso permitiu que tivéssemos muito mais espaço para sair para o contra-ataque e foram surgindo as situações e aproveitámos a maior parte delas. O Rio Ave entrou bem na segunda parte, fez o golo, mas pouco mais fez".

Sobre palavras do presidente do Rio Ave, Paulo Fonseca não quis entrar em discussão pública.

"Não vou comentar até porque acho que o Pedro [Martins, treinador do Rio Ave] e o presidente não apontaram nenhum lance específico, mas ando nisto há alguns anos e na quarta-feira já temos um jogo decisivo [com o Rio Ave, para a Taça da Liga] e uma meia-final [da Taça de Portugal também com o Rio Ave] e, provavelmente, esta presença do presidente teve alguma coisa a ver com os próximos jogos."


PAULO FONSECA: «NEGOCIAÇÕES PARA A SAÍDA DO KRITCIUK ESTÃO AVANÇADAS»
Justificou ter deixado o russo no banco

Paulo Fonseca abordou o facto de Kritciuk ter sido suplente, com Matheus a reconquistar a titularidade. O técnico do Sp. Braga não escondeu que o guardião russo poderá estar de saída, tal como Record avançou, estando perto de reforçar o Krasnodar.

"Não posso de maneira nenhuma negar o que são as evidências. É verdade que as negociações para a saída do Kritciuk estão avançadas e existe uma grande probabilidade de ele deixar o clube e achámos por vem gerir desta forma a situação [deixando-o no banco]", referiu após o final do Sp. Braga-Rio Ave.

Record

Bruno3429

«Fomos eficazes» - Paulo Fonseca

O treinador do SC Braga estava naturalmente satisfeito com a vitória diante do Rio Ave, destacando a eficácia da sua equipa.

«Fomos uma equipa eficaz, mas também devemos ser justos na análise: o resultado não traduz na totalidade que se passou no campo. O Rio Ave fez mais do que suficiente para não sair daqui com uma goleada. Apanhámos uma equipa com valor, que reconheço não merecia este resultado», afirmou Paulo Fonseca.

A Bola

Bruno3429

SC Braga goleia Rio Ave e reforça quarto lugar

O Sporting de Braga passou a somar 35 pontos, menos cinco do que o FC Porto, terceiro classificado.
Vídeo

O Sporting de Braga consolidou hoje o quarto lugar da I Liga portuguesa de futebol, ao golear o Rio Ave, por 5-1, em jogo da 19.ª jornada, disputado no Estádio Municipal de Braga.

O marroquino Hassan, que na primeira volta tinha feito o golo do triunfo do Rio Ave sobre o Braga (1-0), marcou à sua ex-equipa por duas vezes (10 e 17 minutos), fixando o resultado ao intervalo. Na segunda parte, Kayembe ainda reduziu a diferença (47), mas Pedro Santos (64), Rafa (66) e Rui Fonte (75) desnivelaram o resultado.

O Sporting de Braga passou a somar 35 pontos, menos cinco do que o FC Porto, terceiro classificado, que hoje ainda recebe o Marítimo, e distanciou-se do quarto, o Paços de Ferreira, que no sábado foi derrotado pelo líder Sporting. O Rio Ave manteve o sétimo Lugar, com 25, agora em igualdade com o Vitória de Setúbal, oitavo.

Sapo Desporto

Bruno3429

Sp. Braga goleia Rio Ave e reforça quarto lugar
Minhotos ganharam por 5-1, com três golos apontados por jogadores que já passaram por Vila do Conde.

Dois golos relativamente madrugadores de Hassan traíram neste domingo o Rio Ave, no Estádio Municipal de Braga. O ex-avançado dos vila-condenses assinou com dois golpes de cabeça o início da derrota da antiga equipa, que saiu do Minho com uma mão-cheia de golos (5-1) e com o Vitória de Guimarães agora a dois pontos, após a 19.ª jornada.

O recital bracarense começou aos 11', quando Hassan completou de cabeça, quase sobre a linha de golo, a recarga a uma primeira defesa de Cássio. Um lance que se repetiu aos 17', com o egípcio a emendar, no mesmo local e novamente de cabeça, para o fundo da baliza. Em respeito pelo Rio Ave, pelos ex-companheiros de equipa, pelo ex-treinador, o goleador foi contido nos festejos, mas o estrago estava feito.

O Rio Ave demorou a recompor-se, mas tirou partido da menor intensidade que o Sp. Braga passou a colocar em campo para chegar ao intervalo com 2-0 no marcador. E regressou dos balneários com um estímulo imediato, saído dos pés de Kayembe, que reduziu a desvantagem aos 47'.

Poderia ter sido o tónico de que os vila-condenses precisavam para relançar a partida, mas um outro jogador com passagem pelo Rio Ave, por empréstimo, arrumou de vez o assunto. Lançado aos 63' para o lugar de Alan, Pedro Santos recebeu um passe magistral de Hassan para contornar Cássio e fazer o 3-1.

Foi a sentença definitiva para o Rio Ave, que daí em diante ficou mais exposto e ainda viu o Sp. Braga aumentar para 4-1 aos 66', num grande lance individual de Rafa, e para 5-1 aos 75', cortesia de Rui Fonte, lançado a meio do segundo tempo.

Com este resultado, o Sp. Braga reforça o quarto lugar na classificação, agora com mais seis pontos que o Paços de Ferreira, enquanto o Rio Ave perde a possibilidade de aproveitar o empate do Vitória de Guimarães, que soma agora mais dois pontos e está instalado no sexto lugar. 

Publico

Bruno3429

FESTA DO GOLO NO MUNICIPAL

O SC Braga marcou cinco golos pelo segundo jogo esta época e, à semelhança do que aconteceu contra o Marítimo SC, derrotou o Rio Ave FC por 5-1. Números porventura folgados, ainda que não esteja em causa a superioridade dos visitados, ameaçada a espaços por um adversário que tem qualidade. Ainda assim, foi do SC Braga a iniciativa na fase inicial do encontro e dessa postura saíram dois golos, ambos marcados por Hassan, ambos de cabeça e ambos após assistência de Stojiljkovic. O ataque a funcionar com a eficácia que tem sido madrasta em alguns jogos e a ditar a vantagem que os Gverreiros tinham ao intervalo, mercê de tentos obtidos aos 10′ e aos 17′ minutos.

Reagiu o Rio Ave FC no recomeço, cedo chegando ao golo por intermédio de Kayembe. Esse momento agitou os vila-condenses e criou incerteza sobre o resultado, ainda que o domínio episódico dos visitantes não resultasse em abundantes ocasiões junto da baliza de Matheus. Ainda assim, é verdade que a adversidade mexeu com a equipa, mas a reação chegou em forma de substituição, surgindo o inspirado Pedro Santos para uma finalização instantânea que repôs a vantagem de dois golos para os minhotos e congelou as expectativas do adversário.

Rafa, numa magistral jogada a solo, e Rui Fonte, num petardo bem atirado, fecharam as contas em 5-1, assim solidificando a 4.ª posição dos Gverreiros na Liga NOS. Na próxima jornada o SC Braga desloca-se ao terreno do Boavista FC (domingo, dia 31, às 17 horas).

O SC Braga jogou com: Matheus; Baiano, Ricardo Ferreira, Boly, Marcelo Goiano (Ringstad, 79′); Luíz Carlos, Vukcevic, Alan (Pedro Santos, 63′), Rafa; Stojiljkovic (Rui Fonte, 69′) e Hassan

PAULO FONSECA: "FOMOS UMA EQUIPA EFICAZ"

A vitória foi sobre o Rio Ave foi, na opinião de Paulo Fonseca, "clara". O treinador do SC Braga admitiu, porém, que o resultado final pode não traduzir à letra o filme do jogo. "Fomos, sobretudo, uma equipa eficaz. Há que ser justo, penso que o resultado não traduz na totalidade o jogo, primeiro porque me parece que o Rio Ave fez mais para não sair daqui com uma goleada e nós não fizemos o suficiente para construir esta goleada", disse. Paulo Fonseca acrescentou, ainda, que os gverreiros construíram o resultado à boleia de uma postura coesa. "Fomos eficazes e seguros do ponto de vista defensivo. Apanhámos uma equipa com valor que não merecia este resultado", referiu.

Sobre a ausência de Kritciuk do onze titular, o técnico não escondeu o jogo e admitiu que o guarda-redes pode deixar o Minho nos próximos dias. "Há que reconhecer que as negociações estão avançadas e optámos por gerir a situação desta forma [deixar o guarda-redes no banco]", confessou.

SCBraga