News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 19/01

Started by JotaCC, 19 de January de 2016, 08:19

Previous topic - Next topic

JotaCC

António Salvador: 'Temos o objectivo claro de voltar à final do Jamor'

O SC Braga apresenta razões de sobra para assinalar, em ambiente festivo, os 95 anos do clube, fruto da campanha desenvolvida pela equipa de futebol profissional... e não só. A efeméride é celebrada numa altura em que a equipa principal está envolvida em quatro frentes desportivas, disputando os lugares europeus no campeonato, a segunda fase da Taça da Liga, os dezasseis avos-de-final da Liga Europa e ainda a meia-final da Taça de Portugal. António Salvador revela-se nesta entrevista exclusiva ao 'Correio do Minho', apontando o feito inédito do clube.
A par do FC Porto, o SC Braga é o único clube em Portugal que ainda está em discussão em todas as frentes desportivas e alimenta o desejo especial de repetir a presença no Jamor. No ano em que se assinalam 50 anos depois da última conquista da Taça de Portugal (1966) para o SC Braga, está vivo o sonho de repetir essa proeza.

P - O SC Braga festeja os 95 anos com a equipa em quatro frentes desportivas (Campeonato, Taça da Liga, Taça de Portugal e Liga Europa), só por isso já é motivo de festejos?
R - Em primeiro lugar importa assinalar os 95 anos de vida, com grande sucesso no passado, servindo de alavanca para o futuro. O momento actual é importante, uma vez que o SC Braga é a única equipa em Portugal — a par do FC Porto — que se encontra a disputar quatro competições, sendo um marco muito importante.

P - Qual o balanço que faz da actual campanha?
R - Estamos dentro daquilo que é o normal e projectámos no início de época. Houve uma mudança no clube, revolucionámos o plantel com muitas saídas de jogadores, inclusive sete a oito jogadores que eram titulares. O plantel foi planeado para os próximos anos, em concordância com o treinador. Temos um grupo renovado mas está dentro daquilo que nos propusemos e a prova disso é que estamos em quatro competições. Conseguimos algo inédito na Liga Europa ao passar em primeiro lugar na fase de grupos, com adversários muito difíceis. Estamos na meia-final da Taça de Portugal e ainda na Taça da Liga, com tudo em aberto.

P - Destas quatro frentes desportivas, alguma que define como prioridade?
R - Os nossos objectivos foram muito claros no início da época: ficar entre os quatro primeiros na Liga e, obviamente, voltar a chegar à final do Jamor pela responsabilidade que tivemos no ano passado. Estamos nas meias-finais, temos um adversário muito difícil e é importante concentrar-nos nessa meia-final, frente a um adversário que nos merece muito respeito pela qualidade que tem. Depois de passar este adversário, podemos voltar ao Jamor.

P - No arranque deste mandato assumiu alguns projectos como prioridade, desde logo o projecto da televisão do clube e também a construção da academia desportiva. Em que ponto estão estes projectos?
R - A Academia é uma infra-estrutura pela qual muito temos lutado e vai ser um marco importante na vida do clube. As condições que dispomos de trabalho são muito precárias, são insuficientes para o estatuto e a grandeza que este clube detém. É público que a doação de terrenos para a construção da academia já foi consumada, estamos numa fase final com os projectos quase prontos e as obras vão iniciar muito em breve. A Academia do SC Braga será uma realidade ainda dentro deste mandato, conforme o compromisso assumido por esta direcção.

P - Houve intervenção das forças políticas locais neste processo, ficou satisfeito pela forma como decorreram essas intervenções?
R - Sempre disse que um projecto desta dimensão só resultaria com o envolvimento de todos, inclusive do poder local. O clube é o maior embaixador da cidade de Braga e região do Minho e só com o apoio de toda a gente foi possível ultrapassar esta situação e finalmente estamos em condições de dar o primeiro passo para a construção da academia.

P - Quanto ao projecto da televisão?
R - É outro projecto que está em curso, devidamente elaborado e será uma realidade dentro de pouco tempo, conforme prometemos aos associados.

P - Na vertente desportiva, face a alguma instabilidade nos três clubes grandes, considera que este ano o SC Braga pode voltar a intrometer-se na luta pelo pódio?
R - Temos de ter a noção da realidade: o SC Braga é o clube que mais se destaca a seguir aos três grandes, por muito que alguém não queira aceitar a verdade é que o SC Braga é o quarto grande do futebol português, pela sua história recente, e vai continuar a ser no futuro. E é o quarto grande não só pelas estruturas que está a criar, os resultados que apresenta, mas também pela sua massa associativa que demonstra cada vez mais um envolvimento muito próximo do clube. Mas, por outro lado, temos de reconhecer que nem sempre é possível ficar à frente dos três grandes. Aquilo que podemos garantir é que a ambição, em campo, vai estar sempre presente. A ambição é grande, mas o orçamento entre os clubes é muito diferente e não podemos fugir dessa realidade.

P - Os orçamentos entre os grandes e os restantes clubes, incluindo o SC Braga, parecem cada vez mais distantes. Concorda?
R - É claro que o valor dos orçamentos dos três grandes é impossível de ser comparado aos restantes clubes. Mas também sabemos que o SC Braga já está num nível a cima de outros clubes, como o Vitória de Guimarães ou Marítimo...

P - Esta é uma data especial no aniversário do clube, daí há algumas novidades no programa de comemorações?
R - Há pouco tempo fizemos alterações nos estatutos, com o objectivo de estarmos ainda mais próximos dos nossos associados e isso já se vai reflectir neste aniversário. No dia 19 de Janeiro celebramos o aniversário do clube, com as cerimónias habituais, teremos ainda a entrega dos emblemas de ouro e prata. Além disso, está instituída a Gala Legião de Ouro, que este ano de realiza no dia 15 de Fevereiro, no Theatro Circo. Nessa gala, iremos homenagear todos aqueles que durante o ano anterior se destacaram ao serviço do clube.

P - As apostas no futsal e futebol de praia estão a ter o sucesso esperado?
R - O SC Braga é um clube ecléctico e tem uma atenção especial para as modalidades desportivas. É importante realçar que o SC Braga movimenta cerca de dois mil atletas diariamente, entre o futebol de formação e modalidades. É bom que as pessoas percebam o papel que o clube desenvolve na comunidade e não vivemos somente de futebol. Há um envolvimento enorme na área das modalidades e, muitas vezes, até consegue-se ter uma intervenção importante na área social através destas modalidades e é importante ter esses jovens. Existe uma maior afirmação das modalidades desportivas no SC Braga, sendo um trabalho que terá continuidade em termos futuros.

P - A este nível ganha importância o apoio da academia, por forma a concentrar todas as modalidades?
R - Isso é óbvio. O projecto da academia, além do centro de estágio para o futebol de formação, engloba a cedência do espaço das piscinas olímpicas onde queremos criar um pavilhão multiusos a fim de garantir um espaço próprio para as nossas modalidades trabalharem. Aí iremos ainda criar uma área administrativa do clube assim como um museu digno da história do SC Braga, além dos espaços de lazer e residencial para os atletas que necessitam de estar cá de uma forma permanente.

P - A grande aposta será o regresso de uma equipa de futebol feminino?
R - É um ponto consumado que iremos apostar numa nova modalidade a partir da próxima época desportiva, que passa pela constituição de uma equipa de futebol feminino para competir no futebol nacional. E vamos fazer tudo para honrar a camisola do SC Braga nessa competição, a exemplo do que fizemos no futebol de praia onde somos tri-campeões nacionais e vamos reforçar essa aposta para chegar ao quarto título consecutivo e assim sermos a única equipa em Portugal a conseguir quatro títulos de campeão consecutivos na modalidade de futebol de praia.

P - Nas últimas eleições para a presidência do SC Braga, surgiram duas listas, com António Salvador a ver reforçada a confiança dos adeptos. No entanto, o clube ficou unido?
R - Acho que este clube está mais unido do que nunca, pois fazemos um trabalho que está voltado para a sua massa adepta e para os associados. O exemplo disso mesmo foi a aprovação da alteração dos estatutos, com um sinal de aproximação aos associados. Queremos que os sócios sintam que o clube é deles e que vibrem com o dia-a-dia do clube.

P - Em que moldes foi realizado o negócio com a operadora NOS, sobre os direitos televisivos?
R - Estamos perante um novo paradigma nos direitos televisivos, com mais que um 'player' a negociar com os clubes. Isso foi muito bom para o futebol, prova disso é aquilo que os clubes recebiam e aquilo que as operadoras estão dispostas a pagar. O SC Braga fechou o acordo com a operadora que apresentou a melhor proposta. Recebemos propostas das duas operadoras (NOS e MEO) e fechámos com aquela que apresentou as melhores condições. Ainda assim, há uma grande distância entre os clubes grandes e os restantes do futebol português...

P - Pode confirmar que o valor respeitante ao SC Braga ronda os 100 milhões de euros?
R - Não confirmo valores, até porque os contratos estabelecidos são de confidencialidade e naturalmente isso pode ser consultado nos relatórios de contas.

P - Qual a opinião que tem sobre esta recente intervenção das operadoras de televisão no futebol nacional?
R - Estamos perante uma mudança de paradigma e só pelo facto de injectarem dinheiro no futebol português já é positivo, vai melhorar e garantir alguma estabilidade aos clubes. Se existiam défices nos orçamentos dos clubes grandes e pequenos isso será encurtado... ajudará os clubes a serem mais criteriosos, a terem melhores soluções nos seus plantéis e provavelmente a pagar mais. Mas o SC Braga não vai mudar a sua estratégia, pois não podemos fugir dos valores que já se investem no clube. Reparem que os orçamentos anteriores do SC Braga apresentavam défices entre o que é receita operacional e despesas operacionais, sendo forçado a vender todos os anos os seus activos. Sabemos que essa é a gestão que se faz numa SAD de futebol, mas no futuro isso pode não ser assim tão necessário em função dos novos contratos que os clubes realizaram.

P - Quer dizer que o encaixe destes valores não será para investir mais forte no futebol com o pensamento de chegar aos títulos?
R - Não estaria a ser correcto ou sério se dissesse que íamos pegar no dinheiro da televisão para lutar para o título de campeão. Iremos ter um clube mais estável e naturalmente em condições de estar mais próximo dos lugares de topo.

P - O negócio com a NOS cinge-se aos direitos televisivos?
R - Sim, negociámos os direitos televisivos e não a publicidade. Por isso, o SC Braga continua livre para negociar as camisolas, publicidade no estádio e o próprio naming, o que pode originar uma receita mais considerável em comparação com outros contratos.

P - Está em aberto a possibilidade de voltar a negociar o naming do Estádio?
R - Fizemos um contrato com a NOS para a cedência dos direitos televisivos, todos os restantes espaços ficaram livres para podermos negociar, ao contrário de outros clubes que incluíram tudo no pacote. Neste momento, posso adiantar que estamos a trabalhar para termos publicidade nas camisolas, o naming do estádio... com mais ou menos tempo, este estádio voltará a ter um naming e as camisolas a terem publicidade digna, pelos valores que o SC Braga merece.

P - Neste momento isso não existe, mas não é por falta de propostas?
R - Houve algumas propostas, mas não estão dentro daquilo que achamos o mais correcto. Entendemos que o patrocínio para a camisola do SC Braga tem um determinado valor, deve apresentar uma marca de prestígio e, no momento certo, vamos apostar na melhor situação para o clube.

P - Qual a avaliação que faz ao trabalho do treinador Paulo Fonseca?
R - É reconhecido por todos que SC Braga é o clube que melhor pratica futebol em Portugal na actualidade. Tendo em linha de conta que houve necessidade de construir uma equipa quase de novo, sendo considerada uma das equipas que melhor futebol pratica, é porque existe um grande trabalho do Paulo Fonseca. É um treinador que está a corresponder àquilo que projectámos, desde as conversas que tivemos antes de avançar para a sua contratação e estamos muito satisfeitos com o trabalho que está a desenvolver ao serviço do clube.

P - Para o António Salvador este é o ano em que o SC Braga está a praticar melhor futebol, em comparação com outras épocas?
R - Em futebol jogado este é dos anos em que o SC Braga está a praticar melhor futebol. Houve o ano do Peseiro em que perdemos o terceiro lugar — curiosamente para a equipa treinada pelo Paulo Fonseca — em que o SC Braga também praticou futebol de muita qualidade. Além disso, não podemos esquecer as épocas com o Domingos Paciência, onde conseguimos o segundo lugar e chegamos à final da Liga Europa, provavelmente não era um futebol muito vistoso, mas era muito eficaz e por isso ficou na história.

P - Nesta altura do mercado não se verificam grandes movimentações, tanto de entradas comi saídas, no SC Braga. Isso ainda vai acontecer?
R - É importante realçar que não estamos com grandes alterações porque esta época foi muito bem preparada. E não temos necessidade de vender em Janeiro, isso só acontecerá se surgir alguma proposta irrecusável por algum jogador. É certo que recebemos algumas propostas por alguns jogadores, mas foram recusadas porque não temos interesse em deixar sair jogadores a não ser que essas propostas sejam irrecusáveis.

P - É uma posição firme, só sai alguém se surgir proposta irrecusável?
R - Exactamente.

P - Quanto a entradas, é possível a chegada de mais algum reforço?
R - Tínhamos um lugar em aberto para a posição de lateral-esquerdo, entretanto já contratámos o Ringstad. Agora aguar-damos pelo fecho do mercado a ver se pode surgir mais alguma coisa. Garanto que se entrar algum jogador terá de garantir qualidade ao plantel e acrescentar algo mais, não queremos jogadores apenas para fazer número.

P - A nível internacional, o SC Braga continua a afirmar-se no futebol europeu. O que espera, agora, do jogo com o Sion?
R - O nosso objectivo era passar à fase seguinte da fase de grupos e isso foi conseguido. Agora, queremos passar a próxima eliminatória alimentando sempre a ambição, neste momento teremos de nos concentrar no jogo com o Sion e a seguir logo se verá o que vai acontecer. O adversário é de grande valor, mas o SC Braga tem aspirações em ultrapassar este adversário e chegar aos oitavos-de-final da Liga Europa.

P - Os adeptos têm estado, cada vez mais, ao lado da equipa. É um apoio determinante?
R - Sem dúvida. Os adeptos são os maiores impulsionadores da equipa e é importante destacar este apoio. Os adeptos bracarenses têm contribuído para o sucesso da equipa e do clube.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Alef e Ringstad correm para Matosinhos

O médio brasileiro Alef e o lateral esquerdo norueguês Ringstad poderão fazer o primeiro jogo pelos guerreiros, na deslocação de amanhã (15 horas, SportTV), a Matosinhos, para defrontar o Leixões, em jogo da segunda jornada da Taça da Liga.
Atendendo à sequência de jogos que o Braga atravessa, por estar envolvido em quatro frentes competitivas, o desafio no Mar apresentase teoricamente como o menos complicado, por ser frente a opositor da 2.ª Liga.
Certo é que Paulo Fonseca vai manter a rotatividade do plantel, com algumas mexidas no onze, em comparação com o jogo da Choupana.
Alef, só com cinco jogos pela equipa B, deverá merecer uma oportunidade, ele que foi suplente não utilizado no triunfo (2-1) com o Belenenses, no início da participação na Taça da Liga.
Já Stain Ringstad, primeiro e até agora único reforço de inverno, também espreita a estreia no jogo com os leixonenses. O lateral esquerdo ( ex- Lillestrom) enfrenta forte concorrência no plantel e está atrás de Djavan e Marcelo Goiano.
O Braga vai a Matosinhos não só de olho nos três pontos, como também tentando juntar o maior número de golos possível ao ambicionado triunfo. Dado que na primeira jornada fizeram o mesmo resultado que o Rio Ave, os a minhotos estão atento à questão dos golos, dado que em igualdade pontual, a primeira forma de desempate é a diferença entre o número de golos marcados e sofridos.
Se o Braga acabar esta segunda jornada em vantagem sobre os vila- condenses nessa matéria, será depois suficiente, no dia 26, empatar em Vila do Conde para chegar à meia-final.


Preparação Dupla meia folga para fintar fadiga

Com o regresso da equipa da Madeira ainda na noite de domingo, Paulo Fonseca não perdeu tempo e ontem de manhã orientou na pedreira o primeiro treino, a pensar no jogo de amanhã com o Leixões. Sem novidades clínicas, a sessão antecedeu um dia de folga... repartido, isto é, o técnico agendou nova sessão para esta tarde. O encontro frente ao Nacional não teve consequências físicas, pelo que apenas há a registar, para o duelo com os leixonenses, a indisponibilidade de Boly, que foi expulso frente aos insulares e cumprirá castigo.

JN

JotaCC

RINGSTAD OUVE ELOGIOS PARA EMBALAR A ESTREIA
Lateral-esquerdo vai estrear-se amanhã no jogo frente ao Leixões; da Noruega chegam garantias da qualidade de um jogador que até já foi pretendido pelo... Sporting

"Há muito tempo que ele tem um talento fora do comum. Mas é ao nível mental que terá de melhorar" "Na atualidade não há muitos jogadores noruegueses melhores do que ele. Pode chegar muito longe"
Bjorn Helge Riise
Antigo companheiro de equipa de Ringstad no Lillestrom


Ringstad esteve pela primeira vez no banco do Braga na recente vitória com o Nacional, mas não chegou a entrar

Paulo Fonseca vai aproveitar a Taça da Liga para estrear Ringstad, a única contratação de inverno assegurada pelos arsenalistas até ao momento. O lateral tem deixado boas indicações nos treinos
Bjorn Helge Riise, o mais novo e menos famoso dos irmãos Riise, partilhou o balneário do Lillestrom com Stian Ringstad durante mais de quatro anos. Da contratação feita pelo Braga diz maravilhas, mas também lhe aponta defeitos. Ou melhor, "aspetos a melhorar". Para começar, garante que o Lillestrom "perdeu um grande jogador", mas também que esta mudança para Braga é uma "excelente oportunidade" para o lateral subir alguns patamares na sua evolução. "Acho que ele vai lidar bem com esta mudança. Há muito tempo que ele tem um talento fora do comum, mas é ao nível mental que terá de melhorar. Tem de conseguir ser mais consistente. Acredito que esta saída para Portugal, e o facto de estar longe de casa, pode ajudá-lo a crescer", explicou o médio de 32 anos, com 24 internacionalizações somadas pela seleção da Noruega. A experiência de Bjorn Helge Riise, que também passou por Inglaterra (Fulham, Portsmouth e Sheffield United), aliada ao conhecimento que tem de Ringstad, valida a força destas declarações, até do conhecimento que tem dos aspetos menos bons. "Ele tem lutado muito contra as lesões. No ano passado falhou vários jogos, mas, quando esteve em forma, fez exibições absolutamente fantásticas. Ele pode chegar muito longe, pode jogar a um nível alto internacionalmente. Na atualidade não há muitos jogadores noruegueses melhores do que ele", acrescentou o médio, que espera ver o compatriota de regresso à seleção a curto prazo.
Para já, Stian Ringstad ainda só tem uma internacionalização A – participou nos últimos minutos de um particular com a França, em maio de 2014 –, apesar de ter somado um total de 29 jogos pelas seleções mais jovens da Noruega. Em Braga, o lateral-esquerdo tem deixado boas indicações nos treinos, tendo ganho ainda mais espaço para se afirmar com a recente lesão de Djavan, que estará afastado dos relvados durante as próximas semanas. Tendo em conta a sobrecarga de jogos agendados para o próximo mês e meio, esta aposta em Ringstad terá continuidade, até porque os habituais titulares nas faixas defensivas, Baiano e Marcelo Goiano, são neste momento os jogadores com mais minutos de utilização no plantel do Braga. Amanhã, frente ao Leixões, o norueguês, um "lateral com características ofensivas", vai estrear-se em Portugal, naquela que será a sua primeira experiência fora da Noruega.



Contrato de três anos e meio e o interesse do... Sporting

Stian Ringstad chegou a Braga a custo zero, depois de terminado o contrato que o ligava ao Lillestrom em dezembro, tendo assinado com os arsenalistas até ao final da temporada 2018/19. Pouco depois de chegar a Portugal, falou num "grande desafio", mas também no facto de a época na Noruega ter terminado em meados de novembro. "Estou há algum tempo sem jogar, mas espero entrar depressa no ritmo", referiu. O nome do lateral norueguês também já tinha sido associado a outro clube português antes do arranque da época de 2014/15, mais precisamente ao Sporting. Na altura, o clube leonino tinha em Ringstad a alternativa a Jonathan Silva, tendo optado, no entanto, pela contratação do defesa argentino.



RUI FONTE E HASSAN NA TAÇA DA LIGA

No onze para a partida com o Leixões está prevista uma nova dupla de ataque; Wilson Eduardo também vai a jogo
Depois de ter marcado o décimo golo da temporada, o oitavo no campeonato, Stojiljkovic vai, ao que tudo indica, começar o jogo de amanhã no banco. Paulo Fonseca preparase para fazer regressar Hassan à equipa titular, ele que foi suplente não utilizado frente ao Nacional, e acrescentar-lhe a companhia de Rui Fonte, que foi substituído cedo, aos 28 minutos,devidoàexpulsãode Boly. Para além destas mudanças no centro do ataque, também Wilson Eduardo deve ter uma nova oportunidade no onze, ainda que desta vez sobre a faixa direita. Com a saída de Joan Román (cedido ao Nacional) e a lesão de Aarón (continua a recuperar de um problema num joelho), existem algumas limitações momentâneas na alas, havendo a intenção de poupar os habituais titulares, Rafa e Alan, para os importantes confrontos que se seguem.



ARGHUS AVANÇA POR BOLY

O defesa-central francês Boly vai cumprir um jogo de castigo frente ao Leixões, depois de ter sido expulso com o Nacional por duplo amarelo, e será substituído, na visita a Matosinhos, pelo brasileiro Arghus, que também já tinha sido titular no jogo da primeira jornada da Taça da Liga, na vitória (2-1) sobre o Belenenses. Para além de Boly, Paulo Fonseca também não pode contar, para a partida de amanhã, com mais quatro jogadores, todos lesionados (Djavan, Filipe Augusto, Aarón e Crislan), tendo neste momento apenas 19 elementos disponíveis para convocar.



NACIONAL CONFIRMA "MINHOTOS"

Ricardo Gomes, do V. Guimarães, Román e Rodrigo Pinho, do Braga, foram confirmados como reforços de inverno
O Nacional anunciou, ontem, que Ricardo Gomes (V. Guimarães), Román e Rodrigo Pinho (Braga) são reforços do clube até final da época, por empréstimo, confirmando a notícia avançada por O JOGO na edição de sábado. Os dois primeiros já participaram no treino orientado ontem por Manuel Machado e podem, até, defrontar o Moreirense, amanhã, na Taça da Liga. Já Rodrigo Pinho só integrará a comitiva alvinegra na próxima quarta-feira, quando o Nacional regressar à Madeira.
Em relação às baixas no plantel, o lateral-esquerdo Mauro Cerqueira a saiu da lista de lesionados do departamento, mantendo-se Soares e Luís Aurélio sob vigilância e em recuperação. O Nacional realiza, esta manhã, o último treino antes da deslocação a Moreira de Cónegos.


O JOGO














JotaCC


Bruno3429

SC BRAGA CELEBRA O 95.º ANIVERSÁRIO

O Sporting Clube de Braga está de parabéns. A instituição fundada a 19 de janeiro de 1921 completa esta terça-feira 95 anos, iniciando também um ciclo de comemorações que se vai prolongar até ao dia 15 de fevereiro.

Bem cedo, pelas 9h30, o Presidente António Salvador liderou uma comitiva de dirigentes na cerimónia do hastear da bandeira no Estádio Municipal de Braga. Às 10h30 rezou-se missa na Capela do Cemitério, tendo-se seguido a romagem à campa dos fundadores do clube e dos sócios recentemente falecidos, nomeadamente o antigo diretor José Soares e o sócio n.º 7, Mário Ribeiro.

Ao scbraga.pt, António Salvador deixou uma mensagem de contentamento mas também de evocação na hora de celebrar mais um aniversário da instituição a que preside. "É um orgulho ver o SC Braga chegar aos seus 95 anos, mas é igualmente um momento para recordar os nossos fundadores e o esforço de tantos homens e mulheres que, ao longo de todo este percurso, construíram aquilo que o nosso clube é hoje em dia. Cabe-nos honrar esse legado, percebendo a imponência da obra que nos precede, mas ambicionando engrandecê-la a cada dia para que o futuro do SC Braga seja ainda mais radioso do que foi o seu passado", notou.

O Presidente reforçou ainda que a base do clube está na sua massa adepta. "O SC Braga é os seus sócios e adeptos, todos eles de parabéns e certamente orgulhosos por fazerem parte de uma instituição tão nobre. A nós cabe-nos honrar e fortalecer essa ligação entre o clube e as pessoas e é ao encontro desse intuito que este ano as celebrações contemplam também a entrega das medalhas de ouro e de prata aos associados com 50 e 25 anos de filiação, mas igualmente a I Gala Legião de Ouro, que os sócios instituíram com a aprovação da mesma em Assembleia Geral, e que será o ponto alto, a cada ano, da exaltação do clube e de quem se destaca no serviço ao mesmo", finalizou António Salvador.

SCBraga

Bruno3429

Árbitros da 19ª jornada: Artur Soares Dias no P. Ferreira-Sporting
Manuel Mota na Luz e Jorge Ferreira no Dragão
Por Redação 

Artur Soares Dias foi o árbitro escolhido para dirigir o Paços de Ferreira-Sporting da 19ª jornada da Liga.

O juiz portuense vai apitar o terceiro encontro dos «leões» esta temporada, depois do empate no Bessa (0-0) e da vitória caseira frente ao Belenenses (1-0).

Para o Benfica-Arouca foi nomeado Manuel Mota, da AF Braga, e no duelo entre FC Porto e Marítimo estará Jorge Ferreira, também da AF Braga.

As nomeações da 19ª jornada:

Vitória de Setúbal-Académica, Manuel Oliveira (Porto).
Moreirense-Estoril-Praia, Fábio Veríssimo (Leiria).
União da Madeira-Nacional, João Pinheiro (Braga).
Benfica-Arouca, Manuel Mota (Braga).
Paços de Ferreira-Sporting, Artur Soares Dias (Porto).
Belenenses-Vitória de Guimarães, Rui Costa (Porto).
Sp. Braga-Rio Ave, Vasco Santos (Porto).
FC Porto-Marítimo, Jorge Ferreira (Braga).
Tondela-Boavista, Hugo Miguel (Lisboa).

Maisfutebol

Pé Ligeiro

António Salvador anuncia aposta no futebol feminino


O SC Braga contará com nova modalidade já na próxima época, segundo anunciou esta terça-feira o presidente António Salvador.

«É um ponto consumado que iremos apostar numa nova modalidade a partir da próxima época desportiva, que passa pela constituição de uma equipa de futebol feminino para competir no futebol nacional», revelou António Salvador, em entrevista ao jornal Correio do Minho, tendo como pano de fundo as comemorações do 95.º aniversário do clube.

Recorde-se que a Federação Portuguesa de Futebol anunciou recentemente o reforço na aposta no futebol feminino, convidando os 18 clubes da Liga a criar equipas para participarem no campeonato a partir da próxima época.

ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

Bruno3429

ARGHUS E SIMÃO CHAMADOS PARA A TAÇA CTT

O central Arghus e o ala Simão são as novidades na lista de convocados para o encontro com o Leixões SC, a contar para a Taça CTT. Simão, que faz parte do plantel da equipa B, integrou esta terça-feira o treino da formação principal e constitui opção para a partida a disputar no Estádio do Leixões SC, esta quarta-feira, às 15 horas.

Paulo Fonseca chamou 19 jogadores para a deslocação a Matosinhos, sendo de notar, face ao último jogo, as saídas de Boly e de Alan.

O SC Braga convocou os seguintes atletas: Kritciuk, Alef, André Pinto, Wilson, Luíz Carlos, Baiano, Rui Fonte, Rafa, Stojiljkovic, Hassan, Pedro Santos, Ricardo Ferreira, Ringstad, Arghus, Vukcevic, Mauro, Simão, M. Goiano e Matheus.

PAULO FONSECA: "ENCARAMOS ESTE JOGO COM A MÁXIMA SERIEDADE"

Leixões e SC Braga atravessam bons momentos de forma e nenhum dos dois clubes quer ser interrompido. Os dois emblemas defrontam-se esta quarta-feira (15 horas), num encontro referente à 2.ª jornada do Grupo D da Taça CTT. O treinador dos Gverreiros, Paulo Fonseca, lembra a boa fase da equipa de Matosinhos, mas deixa claro que os minhotos estão precavidos. "Temos de perceber que se queremos passar à fase seguinte, teremos de obrigatoriamente vencer o Leixões. Encaramos este jogo com o máximo seriedade e vamos a Matosinhos para ganhar", disse.

Paulo Fonseca elogiou, ainda, o atual momento do adversário. "O Leixões vem de uma série de quatro vitórias em cinco jogos e teve uma melhoria tremenda desde a chegada do novo treinador, o Pedro Miguel. Trata-se de um clube que tem uma palavra a dizer na competição, pois pode vender cara a derrota com o Rio Ave. Na minha opinião será um bom jogo".

O treinador do SC Braga confirmou que Stian Ringstad fará a sua estreia com a camisola dos bracarenses podendo, inclusive, haver mais novidades no onze. "Podemos fazer algumas mudanças, tendo em conta a quantidade de provas em que estamos inseridos. Além disso, a equipa tem dado uma resposta positiva e tem contornado e reagido bem à questão do suposto cansaço", finalizou.

SCBraga

Bruno3429

Sp. Braga: Arghus e Simãozinho chamados para Matosinhos
Boly e Alan fora das opções
Por Redação   

Arghus e Simãozinho são as novidades da convocatória de Paulo Fonseca para a deslocação desta quarta-feira ao Estádio do Mar, em Matosinhos, onde os bracarenses defrontam o Leixões em jogo da Taça da Liga.

Simãozinho pertence aos quadros da equipa B, mas treinou com a equipa principal esta terça-feira e integra a lista de dezanove elementos elaborada pelo técnico arsenalista. Em sentido inverso, saem dos eleitos o defesa central Boly, que foi expulso no jogo da Liga diante do Nacional da Madeira, e ainda o capitão Alan.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Kritciuk e Matheus;
Defesas: Baiano, André Pinto, Ricardo Ferreira, Ringstad, Arghus e Marcelo Goiano;
Médios: Alef, Luiz Carlos, Pedro Santos, Vukcevic, Mauro, Simãozinho, Wilson Eduardo e Rafa;
Avançados: Hassan, Stojiljkovic e Rui Fonte.


Paulo Fonseca: «Equipa tem controlado bem a questão do cansaço»

Técnico perspetiva jogo da Taça da Liga com o Leixões
Por Bruno José Ferreira   

Paulo Fonseca espera ganhar em Matosinhos esta quarta-feira, de forma a «conquistar os nove pontos» em disputa na terceira fase da Taça da Liga. O Sp. Braga defronta o Leixões e, nesse sentido, o técnico arsenalista diz que a sua equipa tem «obrigatoriamente de vencer» para passar à fase seguinte.

«Se queremos passar à fase seguinte, temos obrigatoriamente de vencer amanhã. No entanto, o Leixões venceu quatro dos últimos cinco jogos, melhorou tremendamente com o Pedro Miguel e vendeu cara a derrota frente ao Rio Ave. Temos de respeitar o adversário, porque poderá ser uma oportunidade para o Leixões mostrar o que de bem tem feito», referiu o técnico em conferência de imprensa.

O treinador do clube bracarense considera que os seus pupilos têm «tido uma sobrecarga enorme de jogos», mas ainda assim diz que «o cansaço não será um problema», acrescentando que a sua «equipa tem controlado bem a questão do cansaço».

Também no sentido de atenuar a carga física, Paulo Fonseca admitiu que vai fazer algumas alterações no onze, adiantando que o lateral esquerdo norueguês Ringstad, reforço de inverno do Sp. Braga, vai fazer a sua estreia no Estádio do Mar.

Sobre o mercado, Fonseca abordou os empréstimos de Román e Rodrigo Pinho ao Nacional da Madeira: «Não estavam previstas dispensas, mas houve um interesse do Nacional nos jogadores e, juntamente com os jogadores e face à pouca utilização, seria o melhor para eles e para o Nacional. Vão ter a oportunidade de jogar com maior regularidade». Fonseca referiu ainda que não está prevista mais qualquer mexida no plantel, apesar de admitir que «nunca se fecha a porta a um bom negócio».

O encontro entre o Sp. Braga e o Leixões está agendado para as 15 horas desta quarta-feira no Estádio do Mar, em Matosinhos.

Sp. Braga vai ter equipa feminina em 2016/17
Federação prevê campeonato com catorze equipas
Por Redação       

O Sporting de Braga revelou esta terça-feira, dia em que festeja 95 anos, que, a partir da próxima época, vai ter uma equipa feminina de futebol a participar no campeonato nacional da modalidade.
 
A Federação Portuguesa de Futebol prevê a criação de um campeonato com 14 equipas na época 2016/17.

Maisfutebol

Bruno3429

SC Braga vai ter equipa de futebol feminino
ANÚNCIO FEITO POR ANTÓNIO SALVADOR

O SC Braga vai contar com uma equipa de futebol feminino na próxima temporada. A confirmação partiu do presidente do clube arsenalista, António Salvador.

«É um ponto consumado que iremos apostar numa nova modalidade a partir da próxima época desportiva, que passa pela constituição de uma equipa de futebol feminino para competir no futebol nacional», afirmou o líder máximo do SC Braga, em declarações ao Correio do Minho.

A decisão do SC Braga em avançar para a inscrição de uma equipa de futebol feminino é uma consequência do convite endereçado pela Federação Portuguesa de Futebol aos clubes que militam no principal escalão.

Zerozero