News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 21/12

Started by JotaCC, 21 de December de 2015, 08:16

Previous topic - Next topic

JotaCC

Duelo "europeu" na saga de Alan

Jogo de encerramento da 14.ª jornada da Liga, hoje, na "pedreira". Quatro pontos separam o Braga, quarto classificado, do sétimo, o Paços de Ferreira, mas qualquer das equipas com perspetivas de reforço dos lugares de acesso às competições europeias.
"A ambição é sempre melhorar e isso passa por olhar para cima. Não queremos estar condicionados pelo facto da aproximação dos que vêm de trás poder acontecer, queremos é aproximar-nos o mais possível da frente, independentemente de quem seja", disse Paulo Fonseca.
O Braga vai a jogo sem o central Ricardo Ferreira, que fica em repouso. O eixo de defesa deverá sem composto por Boly e André Pinto. O técnico poderá fazer mais uma ou outra alteração, mas não mexerá no 4-4-2, onde deverá voltar a entrar o experiente Alan, prestes a fazer história: se jogar hoje iguala o recorde do guarda-redes Quim, o jogador que mais vezes (299) vestiu a camisola braguista.
A equipa da Mata Real fará uma mexida forçada, porque o médio Christian está suspenso. Pelé, opção imediata, deverá voltar à titularidade frente a um adversário que Jorge Simão considera estar "ao nível dos três grandes". Destaque para a primeira chamada de Manuel José, recuperado após longa lesão, e as estreias de Sousa e do júnior Tiago Serralheiro.



Tiago Sá e eficácia ditam triunfo

O Braga B venceu o Santa Clara, 2-0, com golos de Ogana e Chidi, mas a figura do encontro foi Tiago Sá. O guarda-redes arsenalista esteve em foco, com um punhado de grandes defesas que deixaram os açorianos, sobretudo Clemente, à beira de um ataque de nervos. Ogana abriu o ativo, após passe de Gamboa, e Chidi fixou o resultado, depois de uma excelente jogada coletiva do ataque bracarense.

JN

JotaCC

Paulo Fonseca: "Queremos aproximar-nos o mais possível da frente"

O treinador do Sporting de Braga, Paulo Fonseca, espera um jogo especial diante do Paços de Ferreira, seu anterior clube, e mostrou ambição de aproximar-se do terceiro classificado da I Liga de futebol.
Apesar da desvantagem sobre o Benfica, terceiro classificado, e com mais três que o Rio Ave, quinto, equipas que se defrontam esta jornada, Paulo Fonseca foi questionado se olhará o Braga mais para cima ou para baixo.
"Olha mais para o seu jogo, mas a ambição é sempre melhorar e isso passa por olhar para cima. Não queremos estar condicionados pelo facto da aproximação dos que vêm de trás poder acontecer, queremos é sempre aproximar-nos o mais possível da frente, independentemente de quem seja", disse o técnico na conferência de imprensa de antevisão ao jogo da 14.ª jornada.
Os minhotos recebem os pacenses esta segunda-feira e Paulo Fonseca, que orientou o Paços de Ferreira em duas temporadas não consecutivas, tendo alcançado a melhor classificação de sempre do clube (terceiro lugar) em 2012/13, confessou que será "um jogo especial".
"Ainda continuo a viver em Paços de Ferreira, tenho lá imensos amigos, sinto um enorme carinho das pessoas quando vou ao café ou comprar o jornal e isso são coisas que nos marcam e que não esqueço", começou por afirmar.
Os 'arsenalistas' vêm de uma moralizadora vitória com o Sporting, nos oitavos de final da Taça de Portugal (4-3 após prolongamento), mas Paulo Fonseca, apesar de admitir que esse triunfo veio "reforçar" a confiança, espera um jogo "completamente diferente" com o Paços de Ferreira.
O treinador disse esperar "um jogo difícil" diante de uma equipa "com bons valores" e "uma das mais eficazes' do campeonato nas transições ofensivas.
"Tem um dos melhores guarda-redes do nosso futebol [Marafona], um avançado que está num excelente momento [Bruno Moreira] e dois jovens, o Andrezinho e o Jota, que estão num excelente momento e são muito influentes na manobra ofensiva da equipa", analisou.
Contudo, e apesar dos elogios, Paulo Fonseca espera um adversário a jogar dentro do que lhe é mais confortável: "uma equipa que defende num bloco baixo e sempre à espreita de sair para o contra-ataque, não espero uma equipa a querer dividir o jogo, com iniciativa ofensiva".
Sporting de Braga, quarto classificado, com 24 pontos, e Paços de Ferreira, sexto, com 20, defrontam-se hoje, às 21 horas, no Estádio Municipal de Braga, jogo da 14.ª jornada da I Liga de Portugal, que será arbitrado por João Capela, de Lisboa.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

"EQUIPA MELHORA SE OLHAR PARA CIMA"
Paulo Fonseca elogiou as "muitas qualidades" do Paços de Ferreira, mas assumiu que a equipa tem de ambicionar a aproximação aos três grandes

"Já disse aos jogadores que o jogo com o Sporting conta zero, nada"
Paulo Fonseca Treinador do Braga


Paulo Fonseca quer que os jogadores esqueçam o jogo com o Sporting e se concentrem nas dificuldades que vão encontrar para derrotar o Paços. "Vão ser dois jogos muito diferentes", disse



Ainda antes de conhecer o resultado do jogo entre o Benfica e o Rio Ave – triunfo (3-1) dos encarnados –, Paulo Fonseca foi convidado a falar sobre os objetivos da sua equipa para o campeonato. Afinal, para onde olha o treinador? Para o terceiro lugar ou para uma possível aproximação do... quinto? "Eu tenho é de olhar para o nosso jogo", começou por responder: "Não adianta muito pensar no resto se não vencermos. No entanto, a ambição de uma equipa passa por melhorar sempre, e para melhorar é preciso olhar para cima. Não estamos condicionados pelo facto de poder acontecer uma aproximação de quem segue atrás de nós; queremos é aproximarnos o mais possível das equipas da frente, independentemente de quais sejam", acrescentou.
Por entre muitos elogios ao Paços de Ferreira, um "clube especial" e "cheio de qualidade" – elogiou individualmente o guarda-redes Marafona, o avançado Bruno Moreira e ainda os "jovens" Andrezinho e Jota –, Paulo Fonseca pediu aos jogadores para esquecerem o jogo com o Sporting. "É sempre bom trabalhar em cima de vitórias e, se for uma vitória como aquela de quarta-feira, ainda melhor. Mas também já disse aos jogadores que, para este jogo, esse triunfo com o Sporting conta zero. Não vale nada! Vamos ter uma partida difícil, muito diferente – o Paços vai jogar fechado e no contra-ataque –, e já alertei os jogadores para os perigos que vamos enfrentar."


Brinquedos que valem um bilhete

A conferência de Imprensa tinha acabado e Paulo Fonseca já estava a abandonar a sala quando... regressou à mesa. "Podem voltar a ligar as câmaras? Faltou-me dizer uma coisa..." Claro que o pedido foi aceite, até porque a mensagem que tinha ficado por passar era importante. "Vamos ter uma excelente iniciativa para esta partida. Quem quiser assistir ao jogo, pode trocar um brinquedo por um bilhete. É uma ação de solidariedade em que todos os bracarenses devem participar", anunciou o treinador, que prometeu, em jeito de brincadeira, não voltar a incomodar mais os jornalistas presentes. Os brinquedos recolhidos serão depois entregues a instituições de solidariedade da região. As crianças agradecem.



RICARDO FERREIRA DE FORA
Depois da grande exibição frente ao Sporting, o defesa-central vai ser poupado no jogo de hoje. Boly regressa ao onze

Paulo Fonseca não fez grandes alterações na convocatória relativamente ao jogo da Taça de Portugal, ainda que tenha deixado de fora Ricardo Ferreira, um dos melhores em campo no recente triunfo com o Sporting. O defesa-central não está lesionado e até podia ir a jogo, ainda que apresente alguns sinais de cansaço pela sucessão de jogos que tem realizado nas últimas semanas. Por isso ficou de fora do jogo de hoje e permitirá o regresso de Boly à equipa titular – o francês vai fazer dupla com André Pinto no centro da defesa. Nesse sentido, Arghus foi a única entrada numa lista de convocados que conta ainda com a ausência de Aarón, que se encontra a recuperar de um traumatismo no joelho direito. "Não vou fazer grandes alterações na equipa. Talvez duas ou três... Desta vez tivemos alguns dias de descanso", revelou Paulo Fonseca.




ALAN PODE IGUALAR QUIM

Na eventualidade de jogar hoje, e as probabilidades são grandes, Alan consegue igualar Quim como o jogador com mais partidas oficiais realizadas ao serviço do Braga. Até ao momento, o brasileiro fez 298 jogos pelos arsenalistas, menos um do que o guarda-redes, atualmente no Aves. Alan poderá garantir ainda este ano o título de jogador mais utilizado da história do Braga caso também participe no confronto com o Belenenses, no dia 28, para a Taça da Liga. Alan é também o jogador em atividade na I Liga com mais jogos no campeonato (364).



TIAGO SÁ ASSEGUROU A FELICIDADE

"O adversário teve mais ocasiões, mas acabámos o jogo em cima deles"
Abel Ferreira
Treinador do Braga B
"O empate já era mau e a derrota foi castigo demasiado pesado"
Fernando Valente
Treinador do Santa Clara


O Braga B confirmou o bom momento, somando o sexto jogo seguido a pontuar, mas sofreu muito para superar o Santa Clara, que não perdia há quatro jornadas. A equipa açoriana, explorando as fragilidades do Braga B no lado esquerdo da defesa, onde jogou o médio Nené, criou quatro oportunidades flagrantes de golo na primeira parte, só que encontrou pela frente um Tiago Sá intransponível. Fez a diferença a eficácia do Braga B, que marcou aos 30': a passe de Gam boa, O gana desviou-sedo guarda-redes e encostou. Na segunda parte, o Braga B foi controlando, mas apanhou outro susto quando Clemente (68') se isolou e atirou contra... Tiago Sá. Chidi (81') matou o jogo com um belo remate de fora da área.

O JOGO

JotaCC

Sp. Braga-P. Ferreira (antevisão): pedreira à prova de castores?
Última jornada do ano civil encerra esta segunda-feira em Braga

O Sp. Braga-P. Ferreira encerra nesta segunda-feira (21h) a 14ª jornada da Liga.

O MOMENTO

Sp. Braga: o coração bracarense ainda fervilha depois da passagem épica aos quartos-de-final da Taça de Portugal, eliminando o Sporting na pedreira, que ainda não tinha sido derrotado nas provas internas. No campeonato os pupilos de Paulo Fonseca chegam à 14ª jornada da Liga depois de na última ronda terem vencido em Tondela.

Paços de Ferreira: a espreitar os lugares de acesso às competições europeias, e a quatro pontos do seu rival desta segunda-feira, o Paços de Ferreira apresenta-se no Municipal de Braga de barriga cheia, depois da goleada por seis bolas a zero diante do União da Madeira. Antes disso, os pacenses foram derrotados no Dragão pela margem mínima (2-1).

AUSÊNCIAS

Sp. Braga: Rodrigo Pinho, Crislan e Djavan (lesionados).

Paços de Ferreira: Christian (castigado), João Silva (lesionado) e Fábio Martins (emprestado pelo Sp. Braga).

DISCURSO DIRETO

Paulo Fonseca (Sp. Braga): «A ambição é sempre melhorar e isso passa por olhar para cima. Não queremos estar condicionados pelo facto da aproximação dos que vêm de trás poder acontecer, queremos é sempre aproximar-nos o mais possível da frente, independentemente de quem seja».

Jorge Simão (Paços de Ferreira): «Aos meus olhos, o Sporting de Braga é o quarto 'grande', está ao nível dos outros três e este jogo será uma nova oportunidade para confirmarmos o que de bom temos vindo a fazer. Fonseca em vantagem por conhecer o Paços? Hoje todos os jogos são televisionados e não há segredos».

HISTÓRICO DE CONFRONTOS:

O histórico de confrontos entre os dois emblemas com a cidade dos arcebispos como pano de fundo um demonstra um domínio inequívoco dos bracarenses, que num total de dezanove jogos disputados venceu doze, sendo que o Paços de Ferreira venceu apenas em quatro ocasiões, registando-se ainda três empates. Na última época o Sp. Braga venceu por três bolas a zero.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Sporting de Braga procura reforçar o quarto lugar
Bracarenses fecham a jornada diante do Paços de Ferreira.

O Sporting de Braga pode reforçar esta segunda-feira o quarto lugar da I Liga de futebol e recolocar em quatro pontos o atraso para o Benfica, terceiro, no encerramento da 14.º jornada, na qual recebe o Paços de Ferreira.

Depois de afastarem o Sporting da Taça de Portugal, com um triunfo por 4-3, após prolongamento, os 'arsenalistas' recebem um dos seus perseguidores mais diretos, que segue a quatro pontos e a um do que o Rio Ave, que perdeu domingo na visita ao Benfica (3-1).

A ronda, que marca a troca de liderança, com o FC Porto a assumir o primeiro posto, que era do Sporting, tem ainda um Belenenses–Boavista (19:00), ambos a tentar fugir aos últimos lugares da classificação.

A 14.ª jornada selou a primeira derrota do Sporting no campeonato, 1-0 na visita ao União da Madeira, facto aproveitado pelo FC Porto, que, vencendo a Académica por 3-1, se destacou no comando, isolado, pela primeira vez no campeonato, somando o sexto êxito consecutivo.

O FC Porto, agora único invicto em prova, soma 36 pontos, mais um do que o Sporting e cinco face ao bicampeão em título Benfica.

SAPO DESPORTO

JotaCC

Sp. Braga e P. Ferreira querem cimentar os lugares cimeiros
O jogo Sp. Braga-P. Ferreira é um confronto com tradição

As duas equipas encontram-se separadas por quatro pontos. o Sp. Braga é quarto com 24 pontos e o P. Ferreira sétimo com 20. As duas formações procuram consolidar e melhorar os seus lugares na primeira metade da tabela classificativa.

Os lugares que dão acesso às competições da UEFA estão ali à mercê e, apesar de ainda faltar muito para o final do campeonato, as duas equipas prouram desde já consolidar as suas posições.

Os "arsenalistas" entram em jogo desfalcados de  quatro elementos todos por lesão: Djavan. Aaron, Rodrigo Pinho e Crislan. Os "castores" contam com cinco baixas: M. Vieira, Minhoca, P. Henrique e J. Silva (lesionados) e Christian (castigado).

O técnico dos bracarenses Paulo Fonseca espera um P. Ferreira a defender com um bloco baixo à espreita do contra-ataque.

O treinador dos pacenses Jorge Simão considera que vai defrontar "o quarto grande do futebol português e que está ao nível de FC Porto, Benfica e Sporting. Por isso, este jogo será uma oportunidade para confirmarmos o que temos vindo a fazer".

O desafio tem o início marcado para as 21h00 e será arbitrado por João Capela.

RTP