News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 19/12

Started by Bruno3429, 19 de December de 2015, 08:26

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Guerreiros distribuem sorrisos pela Pediatria do Hospital de Braga
Joana Russo Belo

"A habilidade era tão grande, que sonhou gestos estranhos, sonhou de cor, sem treinar, trinta formas de abraçar, só sorrisos foram mil com cem milhões de tamanhos".

As palavras desenhadas nas paredes do corredor principal do serviço de Pediatria do Hospital de Braga espelham a magia que os guerreiros do Minho levaram a todas as crianças internadas. Alan, Matheus, André Pinto e Rui Fonte foram os rostos da mensagem de todo o plantel do SC Braga aos mais novos.

Foram sorrisos, abraços, palavras de incentivo, força, fotografias, brindes e uma mensagem de esperança a quem vive um momento mais difícil, numa cama de hospital. Um gesto de tamanho mil.
"Todo o plantel queria estar aqui, mas, infelizmente, não podem. Para mim, e para todos eles, é uma satisfação enorme ver o sorriso das crianças e dos pais que estão aqui num momento difícil. Chegamos aqui ao Hospital e vemos que a nossa vida não é nada, quando estamos aqui dentro damos valor à vida. Isso é o mais importante", confessou Alan, deixando uma mensagem especial a todas as crianças do serviço.

Uma paixão que supera a idade

O segredo? Paixão. Aos 36 anos, Alan é uma das peças-chave do sucesso deste SC Braga versão Paulo Fonseca e a prova clara de que a idade não é impedimento para futebol de classe e golos. O experiente capitão marcou um golaço no jogo com o Sporting - que eliminou os leões da Taça de Portugal - numa noite brilhante ainda bem fresca na memória dos bracarenses. E desvenda a fórmula do êxito.

"Isso não está na idade, está mesmo na paixão que tenho em jogar futebol. Às vezes, muitas pessoas pensam que a partir dos 30 anos um jogador já não pode fazer o que fazia antes, mas estão completamente enganados... a paixão fala muito mais alto. Claro que tem o factor do descanso e é importante cuidar-se bem. Para mim, a felicidade de jogar futebol dá-me essa energia toda, assim como a minha família e ver a alegria dos adeptos", confessou o brasileiro, à margem da visita do SC Braga ao serviço de pediatria do Hospital de Braga.

Alan considera "a união da equipa e a humildade" o factor que explica o bom momento que o SC Braga atravessa, fruto de "um grupo bastante unido e muito alegre".
Quanto ao jogo da Taça de Portugal, está vivo na memória, mas faz parte do passado.

"Têm sido dias normais", contou, entre sorrisos. E prosseguiu. "Foi um grande jogo, mais uma excelente vitória contra uma grande equipa, fruto do nosso trabalho. Mas agora já pensamos no Paços de Ferreira. Já tivemos bons momentos, só não tínhamos concretizado em golos, e neste jogo fomos felizes, com um espectáculo fenomenal. Para quem gosta de desporto foi incrível. Até recebi várias mensagens do Brasil", sublinhou, apontando baterias ao jogo de segunda-feira, com o Paços de Ferreira.

"Mais um jogo difícil, não há jogos fáceis, o Paços é uma excelente equipa, muito perigosa. Temos de pensar sempre para a frente e vencer, sempre com cautela, porque o adversário é complicadíssimo e vamos ter de estar muito concentrados e atentos", alertou Alan.

Apesar de concordar com as críticas que apontam o SC Braga como a melhor equipa em termos de qualidade de jogo, Alan não assume a equipa como candidata ao título: "falam muitas coisas. Praticamos um excelente futebol, mas o futebol não é só prática, temos de ter sorte e manter o nível de concentração para não deslumbrarmos no momento de êxtase dos adeptos. O grupo tem de estar focado".

Correio do Minho

Bruno3429

RINGSTAD ASSINA ATÉ 2019
Lateral norueguês joga no Lillestrom

O lateral-esquerdo Stian Ringstad já terá assinado contrato pelo Sp. Braga até 2019. A SAD arsenalista não confirma esse cenário e apenas se pronunciará sobre o tema na próxima semana, mas o internacional norueguês de 24 anos já informou o Lillestrom, seu anterior clube, de que não voltará, tendo rejeitado qualquer possibilidade de renovar contrato.

Segundo a imprensa nórdica, o vínculo está firmado por três épocas e meia, chegando Ringstad a custo zero para secundar Djavan durante a segunda metade da temporada. Depois de Júnior e Hélder Lopes terem sido dados como alvos seguros, a bússola arsenalista acabou por apontar para paragens mais gélidas, faltando saber se ainda surgirá algum polo magnético mais atrativo a provocar uma derradeira mudança de rumo. Chegando a custo zero, e tendo perfil ofensivo, em princípio Ringstad encaixa no perfil traçado por Paulo Fonseca.

Autor: Vítor Pinto

Record

JotaCC

Paulo Fonseca emocionou-se
Iniciativa Treinador dos bracarenses encontrou-se com reclusos da cadeia de Braga, no âmbito do "Café Com", e partilhou experiências

Paulo Fonseca recebeu desenho do estádio, feito pelos reclusos, entregue pela subdiretora Cláudia Gil

O treinador do Sporting de Braga, Paulo Fonseca, emocionou-se e chegou mesmo a chorar, ontem, na iniciativa "Café Com" os reclusos da cadeia de Braga, onde o técnico deu uma autêntica "preleção", falando da sua experiência de vida.
Após os momentos de emoção, Paulo Fonseca explicou ao auditório, sempre bastante interessado, que "fui um bocadinho à procura de ser feliz" quando deixou o F. C. Porto e regressou ao Paços de Ferreira, preterindo convites para treinar no estrangeiro. Destacou que "o futebol, como a vida, não é só feito de vitórias, mas também de derrotas", após a primeira vez que deixou escapar lágrimas em público.
O técnico dos arsenalistas não escondeu a ambição de "vencer uma das provas em que o Braga está envolvido", reiterando tratar-se da equipa "que joga o melhor futebol" em Portugal. Respondendo às questões dos reclusos, Paulo Fonseca disse que "estar numa final no Estádio do Jamor é um sonho de menino", referindo-se à possibilidade de vencer a Taça de Portugal. Mas apelou "ao realismo" dos adeptos presentes, porque "os clubes médios, como o nosso, tiveram de vender muitos jogadores, pois isto não está fácil para ninguém, enquanto os três grandes se reforçaram, por terem mais recursos".
Acerca de poder vir a ser selecionador nacional, disse que, "para já, não penso sequer na hipótese, porque o que gosto é do contacto com os meus jogadores diariamente, o que na seleção não é possível, porque concentram-se alguns dias em determinados períodos".
Paulo Fonseca falou para quase uma centena de reclusos, numa cadeia que, curiosamente, fica a cerca de um quilómetro do Estádio Municipal de Braga, do outro lado da Pedreira do Monte Castro, pelo que os detidos ainda ouvem os ruídos do público nas bancadas.

JN

JotaCC

"CLARO QUE PENSO NUM TÍTULO"
PAULO FONSECA O treinador acredita que o envolvimento em quatro provas resultará em algo especial e torce por disputar a final da Taça no Jamor

O otimismo não é ilimitado. Paulo Fonseca entende que o Braga não pode bater-se pelo primeiro lugar

"O Braga teve de vender jogadores e os grandes investiram. Cavou-se um fosso ainda maior" "O meu filho adora o Paços de Ferreira e eu já lhe disse: 'Segunda-feira, ou choro eu ou choras tu.' Será duro"
Paulo Fonseca
Treinador do Braga




De visita à cadeia de Braga, Paulo Fonseca fez as delícias de cerca de 60 detidos, a quem deixou bem vincada a ideia de que "é sempre possível mudar" para melhor. "Acreditem em vocês", assinalou o treinador, já nas despedidas e por entre palmas, depois de ter contado como foi a infância em Moçambique, a projetar ser futebolista ou toureiro ("por gostar de cavalos"), e os primeiros anos da juventude no Barreiro. Emocionou-se ao falar da família e assumiu acreditar num fim de época festivo, a propósito de a equipa continuar a marcar presença em quatro provas. "Sinceramente penso nisso [num título]. É claro que sim. É possível jogar à quarta-feira e ao domingo, mas com o acumular dos jogos torna-se muito difícil. Foi por essa razão que poupei alguns jogadores para o jogo com o Sporting... e ainda porcimahouveprolongamento. Os jogadores das duas equipas acabaram de rastos. Vamos tentar ir o mais longe possível nas quatro provas, embora seja muito mais fácil quando um clube aponta preferencialmente a uma única prova, como acontece com o Sporting", assinalou.
Os leões apontam à conquista do título e, na perspetiva do treinador, o Braga não poderá ainda fazer o mesmo. "Se eu dissesse que acreditava nisso, iria iludir as pessoas. Os clubes grandes têm muitas fontes de receita e os outros, por causa da crise, tiveram de se adaptar a uma realidade diferente. O Braga, por exemplo, não vendia jogadores há algum tempo e teve de fazê-lo, porque isto não está fácil. Construiu-se uma equipa mais barata. Já com os grandes passou-se o inverso; houve um investimento forte e por isso cavou-se um fosso ainda maior entre os pequenos clubes e os grandes", argumentou, explicando que o principal desígnio dos arsenalistas será "ficar nos quatro primeiros lugares". "Entramos em qualquer jogo para ganhar, sem nos encolhermos ou nos atemorizarmos com o valor dos adversários", completou.
Semelhante postura saldou-se num jogo mirabolante e numa vitória contra o Sporting. O Braga segue em frente na Taça de Portugal, mas Paulo Fonseca ainda não se sente próximo do Jamor. "Eu percebo que as pessoas sofreram muito na final da época passada, até o meu presidente [António Salvador] me falou disso. Depois de termos vencido o Sporting num jogo em que me senti um privilegiado, esse sonho voltou a crescer, mas devemos ser equilibrados, porque ainda faltam algumas etapas e as outras equipas que estão na prova são fortes".


"Erros" de um "sonhador" ao serviço do FC Porto


Em nome da "felicidade", Paulo Fonseca quebrou a tradição quando deixou o comando do FC Porto. O estrangeiro, rodeado de milhões de euros ou dólares, ainda cintilou na linha do horizonte, mas o treinador descartou semelhante "hipótese" e resolveu arriscar uma nova passagem pelo Paços de Ferreira. "Não é normal que um treinador do FC Porto regresse a um clube médio. Achei que ainda era novo e cedo para ganhar dinheiro. Tinha de recomeçar do zero", recordou. Ao serviço dos portistas, foi traído pela "inexperiência" e por alguns "erros". "Só pensava em sucesso e vitórias. Era um sonhador, mas a realidade mostrou-me outra coisa. Quando não se ganha, duvidamos até de nós."



2
Foi com dois golos de Hulk que o FC Porto bateu o Pinhalnovense comandado por Paulo Fonseca em 2001, para a Taça de Portugal. No ano seguinte, o treinador deu o salto para o Aves.



SELECIONADOR NÃO É AMBIÇÃO IMEDIATA

Sem "qualquer saudade" dos tempos de jogador (foi do FC Porto até ser trocado por Capucho num negócio com o V. Guimarães), Paulo Fonseca adora ser treinador de futebol e do stress diário, daí não ter a ambição de ser selecionador nacional, pelo menos nos próximos 20 anos. "Só lá para os 60, quando me fartar de trabalhar todos os dias com os jogadores", gracejou.



"E os salários em atraso?"
SUGESTÃO Alan desvaloriza queixas em torno das arbitragens e lembra que "há coisas mais graves"

Capitão do Braga propõe que os dirigentes (e não só) se debrucem sobre os jogadores desempregados e os que têm salários em atraso em vez de debitarem críticas exclusivas às arbitragens

Alan, para além de um senhor no futebol, é solidário e divertido
As queixas e os desabafos em torno das arbitragens continuam na ordem do dia do futebol português. Para não variar, o recente Braga-Sporting, para a Taça de Portugal, também não escapou aos críticos nessa vertente e Alan entendeu ter chegado o momento de virar o foco para assuntos "mais graves". "Fala-se muito das arbitragens, é normal. Mas há coisas mais importantes para falar. Quais? Por que não falam dos jogadores desempregados e dos que têm ordenados em atraso? Esses profissionais têm famílias para sustentar", comentou o capitão do Braga enquanto visitava a ala de pediatria do Hospital de Braga, acompanhado de Matheus, André Pinto e Rui Fonte.
A um jogo apenas de igualar Quim como profissional com mais jogos pelo Braga (299), o brasileiro parece remeter para o melhor Alan de sempre. O último sinal disso mesmo verificou-se no recente jogo com o Sporting e não foi só pelo notável golo que assinou, enquadrado num jogo "fenomenal" do qual saíram vitoriosos os arsenalistas. "Qual é o meu segredo? É a paixão que tenho pelo futebol.Muita gente pensa que, a partir dos 30 anos, tudo muda, mas não é bem assim. A felicidade de poder jogar futebol é que me dá aquela energia toda", explicou, bem disposto, o extremo, recordando ter recebido dezenas de mensagens do Brasil a felicitá-lo. Afastado o "vencedor da Taça da época passada", Alan recomenda ponderação a companheiros e adeptos. "Ainda estão em prova equipas fortes da I Liga. Temos de continuar a jogar com muita união e humildade", referiu, cauteloso, ainda a prever a visita do P. Ferreira: "Teremos de estar muito concentrados."



Ringstad assinará até 2019

A notícia avançada por O JOGO de que Stian Ringstad está a caminho do Braga teve eco na Imprensa norueguesa. Os sítios de vários jornais da Noruega replicaram a informação avançada em primeira mão pelo nosso jornal, tendo adiantado somente que o lateral-esquerdo se irá comprometer com os arsenalistas através de um contrato válido por três anos e meio, ou seja, a ligação só terminará em 2019. Com 24 anos, o defesa nórdico representa o Lillestrom desde 2009 e o seu contrato com o emblema norueguês expira a 31 de dezembro, pelo que poderá assinar pelos bracarenses como jogador livre.
Até lá, a SAD do Braga não deverá pronunciar-se sobre esta operação, tudo apontando para que o anúncio da contratação apenas se verifique no primeiro dia de janeiro. Além de Stian Ringstad, que será concorrente direto de Djavan, o plantel às ordens de Paulo Fonseca receberá um central e um avançado.

O JOGO

JotaCC


JotaCC


JotaCC


JotaCC


Bruno3429

#8
Leão "guerreiro" vence em Braga   
Escrito por  Tiago Ramalho

Emoção e espetáculo não faltaram no jogo grande da 15ª jornada da Liga SportZone. Em casa, o Braga/AAUM foi derrotado por 1-2 frente ao Sporting, perdendo o primeiro jogo em casa esta época. Sem Miguel Almeida, do lado dos bracarenses, nem Cavinato, nos leões, o duelo entre Marcão e André Gomes animou o pavilhão da Universidade do Minho.

Longe de ter casa cheia, a partida começou com a turma de Nuno Dias a comandar o jogo, conseguindo ter mais bola nos primeiros minutos. O Braga/AAUM não entregou o domínio, e cedo equilibrou o encontro.
Como é já habitual na equipa leonina, as bolas paradas são sinónimo de perigo para os adversários, e o primeiro lance de perigo surge de uma reposição lateral. Diogo recebe a bola no meio campo e encontra Merlim, sozinho ao segundo poste, mas o "29" atira à barra da baliza, criando os primeiros calafrios nas bancadas.

Muito disputado, o encontro tanto podia pender para os minhotos como para os lisboetas. André Machado, aos cinco minutos, podia ter inaugurado o marcador, depois de recuperar uma bola, mas o capitão dos arsenalistas não conseguiu ultrapassar Marcão.

O conjunto de Paulo Tavares começava a subir de produção e chegava a hora de o guarda-redes leonino brilhar. A meio da primeira parte, o brasileiro nega o golo a André Coelho, depois de um remate que parecia destinado a acabar no fundo das redes. Pouco depois era o guarda-redes, Vítor Hugo, a tentar a sua sorte. Depois de subir até meio campo, e sem oposição, o português rematou forte para mais uma defesa de Marcão.

O Braga/AAUM era mais rematador, mas foram os leões a marcar primeiro. Num lance em que a defesa minhota falha, Cary encontra Fortino isolado na marca de penálti, com o italiano a inaugurar o marcador.

A equipa de Paulo Tavares não esmoreceu e a sinfonia bracarense não parava: rematar, rematar, rematar. Tarefa mais árdua era encontrar o caminho para o golo. Do outro lado da barricada, Marcão mantinha a baliza inviolada. Primeiro foi André Machado isolado e depois André Gomes, por duas vezes, mas o 1-0 continuava no placar.

O jogo caminhava para o intervalo, mas Marcão ainda teve tempo de juntar mais umas defesas à conta. O duelo repetia-se contra André Gomes, e o fim era o mesmo. A 26 segundos do fim, ouviu-se "golo", mas a bola não chegou a entrar. E no último lance da primeira parte, num contra-ataque dos bracarenses, a bola chega a André Gomes, mas o guarda-redes brasileiro "varre" as tentativas do ala português.

No regresso dos balneários, o Sporting entrou mais forte e quase ampliou a vantagem. João Matos, dois minutos depois do reinício da partida, rematou e viu Vítor Hugo desviar a bola para o poste.

O jogo grande desta jornada não desiludia e o perigo rodeava as duas balizas, mas a eficácia era baixa. Os bracarenses quase marcavam, quando André Gomes recupera a bola e tabela com Paulinho, mas o ex-Módicus voltou a perder o duelo com Marcão, atirando ao poste. A equipa verde e branca teve aos seis minutos uma oportunidade flagrante de golo, mas Paulinho, sozinho, atirou ao lado.

Se o jogo tivesse apenas dois jogadores, Marcão e André Gomes jogavam sozinhos. O português, aos oito minutos, "deitou" dois adversários, e já frente ao guarda-redes leonino, tentou o chapéu, mas o brasileiro voltou a vencer o confronto.

Paulo Tavares ainda foi expulso, a cinco minutos do fim, por ter impedido o Sporting de marcar uma reposição lateral perigosa.

A caminhar para o fim, o equilíbrio entre as duas equipas era evidente. Os homens da casa apostaram em André Coelho como guarda-redes avançado, mas o feitiço virou-se contra o feiticeiro. Marcão agarrou a bola e juntou o seu nome à lista dos marcadores, a dois minutos do fim. O máximo que o Braga/AAUM conseguiu, foi reduzir a desvantagem, com um golo de André Machado.

O Sporting impôs a primeira derrota da época, em casa, aos bracarenses, chegando ao Natal a três pontos do Benfica. Já o Braga/AAUM, com esta derrota, continua em igualdade pontual com a Burinhosa.

FutsalGlobal