News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 15/12

Started by Bruno3429, 15 de December de 2015, 08:10

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Paulo Fonseca: "Se não encararmos o FC Sion de forma séria, podemos ser surpreendidos"
Joana Russo Belo

Um adversário difícil, que terá de ser encarado de forma séria. O aviso é de Paulo Fonseca, depois do sorteio de ontem realizado em Nyon, na Suíça, que colocou o FC Sion no caminho do SC Braga, nos 16 avos-de-final da Liga Europa. O técnico arsenalista não entra em euforias - tendo em conta o teórico peso inferior dos suíços - e garante respeito máximo para evitar surpresas.

"Teoricamente, evitámos os clubes mais fortes, mas não podemos cair em tentação de pensar que temos a tarefa facilitada por ter calhado o FC Sion e entrar em facilidades, caso contrário corremos sérios riscos. O FC Sion fez uma primeira fase muito forte, num grupo fortíssimo com Liverpool, Rubin Kazan e Bordéus, onde só perdeu um jogo, não perdeu nenhum jogo com o Liverpool e isso atesta bem a qualidade desta equipa", sublinhou o treinador.

Por isso, acrescenta Paulo Fonseca, "se não encararmos este jogo de uma forma séria e respeitando o que tem sido o percurso do Sion nesta Liga Europa, podemos ser surpreendidos e é coisa que não queremos". "Vamos ter uma equipa difícil pela frente", frisou.

Dificuldades que levam Paulo Fonseca a exigir máxima seriedade aos guerreiros. E explica porquê. "Se não encaramos este jogo de forma séria, podemos ser surpreendidos. Esta equipa venceu a última edição da Taça da Suíça contra o Basileia, num jogo que curiosamente até assisti, e de forma clara e categórica. É uma equipa recheada de jogadores muito experientes, vem de um período de paragem que pode ser benéfico e a jogar em casa é uma equipa muito forte", considerou.

Paulo Fonseca quer os jogadores "preparadíssimos" para o duplo confronto com os suíços e é claro: "temos de preparar muito bem este jogo, porque vamos ter uma equipa muito difícil pela frente".
A viagem até à Suíça está marcada para Fevereiro (ver caixa) e Paulo Fonseca espera o apoio dos adeptos portugueses. "Jogar na Suíça, e perante a comunidade portuguesa, é mais um factor de maior motivação para nós para encararmos este jogo de forma positiva. O primeiro jogo vai ser importantíssimo, o que conseguirmos no primeiro jogo vai ser determinante para o jogo aqui em casa", rematou.

Correio do Minho

JotaCC

Crislan de fora e Djavan ainda em dúvida

O atacante brasileiro contraiu um traumatismo no tornozelo direito, durante o jogo com o Tondela, disputado anteontem, e não participou no treino de ontem. Muito provavelmente, Crislan ficará de fora do encontro dos a oitavos de final da Taça de Portugal, a disputar com o Sporting, amanhã (20 horas), no Estádio Municipal de Braga. Outra baixa poderá ser a do lateral esquerdo Djavan, que também continua em tratamentos a uma contusão muscular, no adutor esquerdo.
Se para a ausência de Crislan o Braga tem alternativas com fartura – Rodrigo Pinho também convalesce de uma operação, mas restam Stojiljkoviv, Hassan, Rui Fonte e, até, Wilson Eduardo –, para a falta de Djavan o treinador do Braga, Paulo Fonseca, terá de voltar a adaptar um dos laterais direitos, como tem sido frequente ao logo desta temporada e como sucedeu em Tondela, onde coube a Marcelo Goiano desempenhar a função (Djavan já ficou de fora do desafio da 13.ª jornada da Liga precisamente com vista à possível recuperação para o jogo com o Sporting).
A equipa do Braga volta a treinar hoje, pela manhã, sempre à porta fechada, nos relvados secundários do Estádio Municipal de Braga.

JN

JotaCC

BRAGA SORRI ENTRE O DESAFIO ALEMÃO
Aos minhotos calhou o Sion, equipa mais acessível que Dortmund e Leverkusen, no caminho de FC Porto e Sporting

Bracarenses e dragões eram cabeças de série, mas encontram obstáculos de nível diferente rumo aos "oitavos" da Liga Europa. Leões já anteviam adversário forte e têm contas a ajustar com o Bayer

Das três equipas portuguesas na Liga Europa, o Braga será amais agradecida àescolha aleatória de Alexander Frei, antigo futebolista suíço convidado pela UEFA a participar no sorteio. Nos 16 avos da prova, a equipa de Paulo Fonseca, cabeça de série, mede forças com os suíços do Sion, enquanto FC Porto e Sporting deslocam-se à Alemanha: os azuis e brancos jogam com o Dortmund e os leões enfrentam o Bayer Leverkusen.
A 18 de fevereiro, os bracarenses vão à Suíça para o primeiro jogo com o 120.º classificado do ranking da UEFA e que conta com o português Carlitos, extremo de 33 anos. O Sion terminou o Grupo B da Liga Europa no segundo lugar, atrás do Liverpool, eé a primeira vez que marca presença nesta fase da prova.
O FC Porto também tinha estatuto de cabeça de série, mas saiu-lhe a fava. No 10.º posto do ranking da UEFA, o Dortmund também não terá ficado particularmente satisfeito com este sorteio, mas "habilitou-se" a isso, ao ter ficado no segundo lugar do Grupo C, a três pontos do Krasnodar.
Se Braga e FC Porto encontram os seus adversários pela primeira vez na história, o Sporting já esperava um emblema mais forte por não ser cabeça de série. Tem contas a ajustar com o Bayer Leverkusen, repescado da Liga dos Campeões e no 18.º lugar do ranking da UEFA. Em quatro encontros, os leões empataram um e perderam três com os alemães.
Nos outros jogos, destaque para o Sevilha, vencedor das últimas duas edições, que defronta o Molde e para o regresso de Jurgen Klopp, antigo treinador do Dortmund e agora no Liverpool, à Alemanha, para jogar com o Augsburgo. Ao Manchester United, outro favorito, saiu o Midtjylland.



Carlitos é a referência de uma equipa sem história
O Braga foi feliz no sorteio de ontem e vai ter de defrontar um adversário que tem no extremo português uma das principais figuras. Sion procura a fama europeia...

Atual sexto classificado do campeonato suíço, o Sion, que nunca participou na Champions, procura chegar pela primeira vez aos oitavos de final da Liga Europa; Braga parte como favorito

O clube que já foi de Túlio Maravilha, no arranque da década de 90, ou de Gennaro Gattuso, na época de despedida (1992/93) do antigo internacional italiano, tem agora no português Carlitos, de 33 anos, uma das principais figuras da equipa. O extremo transformado em médio, que em Portugal passou pelo Benfica, V. Setúbal e Estoril, é um dos jogadores mais utilizados pelo Sion durante esta época (quatro golos em 25 jogos), o que não deixa de ser sintomático quanto ao patamar competitivo em que se deve colocar este adversário do Braga. Em termos objetivos, o atual sexto classificado do campeonato suíço, num total de 10 participantes, foi uma das equipas mais acessíveis que podiam ter saído em sorte ao Braga, mesmo que a história recente revele alguns bons resultados da formação orientada por Didier Tholot, um treinador francês de 51 anos sem história ao mais alto nível.
Por exemplo, ainda neste domingo o Sion conseguiu eliminar o campeão Basileia na Taça da Suíça, depois de já ter garantido a qualificação para os 16 avos de final da Liga Europa com um empate sem golos na receção ao Liverpool. É, aliás, nas competições europeias que esta formação suíça mais tem brilhado esta temporada: seis jogos, duas vitórias, três empates e uma derrota, num grupo que tinha adversários com qualidade, como são os casos do Liverpool, Rubin Kazan e Bordéus, teoricamente mais fortes. A história vai repetir-se na eliminatória frente ao Braga, em que o Sion também se vai apresentar sem o estatuto de favorito. Mas, como disse recentemente o treinador Didier Tholot, é "desses jogos que o Sion gosta". A finalizar, uma referência para o grande perigo ofensivo apresentado por esta equipa, o internacional Moussa Konaté (oito golos em 20 jogos) que até poderá ser transferido já em janeiro.



Jogo na Pedreira ainda sem data

Inicialmente marcado para as 17h00 do dia 24 de fevereiro (quarta-feira), a data do jogo da segunda mão, que se realizará em Braga, ainda pode ser alterada. O anúncio foi feito pelo clube suíço no Facebook. "A data do jogo em Braga ainda não é definitiva. O dia 24 pode ser alterado. A data correta vai ser conhecida durante esta semana", podia ler-se. O jogo não se pode realizar a 25 (quinta-feira) por ser o dia do FC Porto-Dortmund. Em causa, segunda a UEFA, estão "questões logísticas".



"Não perderam com o Liverpool..."
Paulo Fonseca reconhece que se evitaram adversários mais fortes, mas pede humildade

"Teoricamente, evitámos os clubes mais fortes, mas não podemos cair na tentação de entrar em facilidades"
Paulo Fonseca
Treinador do Braga


Apesar do sorteio favorável, Paulo Fonseca recusou-se a entrar em euforias e preferiu destacar as qualidades da equipa do Sion. "Teoricamente, evitámos os clubes mais fortes, mas não podemos cair na tentação de entrar em facilidades, pois se o fizermos vamos correr sérios riscos. Lembro que Sion só perdeu um jogo e apurou-se num grupo fortíssimo, com Liverpool, Rubin Kazan e Bordéus. Aliás, também não perderam nenhuma vez com o Liverpool. Vamos encontrar uma equipa difícil pela frente", afirmou o treinador do Braga, em declarações ao site do clube. "Se não encaramos este jogo de forma séria podemos ser surpreendidos. Esta equipa venceu a última edição da Taça da Suíça contra o Basileia, e fê-lo de forma categórica. Têm jogadores muito experientes. Vão chegar à eliminatória depois de um período de paragem competitiva, que pode ser benéfica para eles. É uma equipa forte, sobretudo em casa". E para Paulo Fonseca, o jogo na Suíça, o primeiro dos 16 avos de final, pode ser decisivo. "Vai ser importantíssimo; o que conseguirmos fazer nesse jogo vai ser determinante para o seguinte em casa. Independentemente disso, vamos jogar como de costume", rematou.



TROCA DE PALAVRAS

Pouco depois do sorteio, o Braga colocou uma mensagem nas redes sociais em francês. "Bom dia, Sion. Esperamos por vocês em Braga!", podia ler-se. O clube suíço respondeu pouco depois em... português: "Olá Braga! Estamos ansiosos para recebê-los aqui na Suíça. Até lá, desejamos-vos tudo do melhor!".


O JOGO

JotaCC

STOJILJKOVIC E MAIS DEZ PARA VINGAR O JAMOR
Avançado sérvio, que voltou a ser decisivo em Tondela, vai ser um dos poucos jogadores a repetir a titularidade no jogo de amanhã frente ao Sporting; há contas a acertar na Pedreira

O Braga assume-se como um dos principais candidatos ao título, mas para regressar, esta época, ao Jamor terá de vencer amanhã o Sporting. Depois do descanso, Rafa e Alan estão de regresso ao onze



Poucas horas depois da vitória (1-0) em Tondela, o plantel do Braga já estava a preparar a importante receção de amanhã ao Sporting, para os oitavos de final da Taça de Portugal. Neste momento, para os minhotos é impossível não recordar a última final do Jamor, perdida apenas no desempate das grandes penalidades e depois de terem sofrido o golo do empate, da autoria de Fredy Montero, já no terceiro minuto do tempo de compensação. A desilusão foi grande, deixou feridas difíceis de sarar, mas a renovada equipa de Paulo Fonseca já fez saber que quer fazer história numa competição em que se assume como um dos principais candidatos.
A pensar no jogo de amanhã, Fonseca não teve problemas em poupar muitos dos habituais titulares na visita a Tondela, tendo mudado oito jogadores relativamente ao confronto com o Groningen. O objetivo, ainda que não assumido, foi claro: ter a possibilidade de apresentar uma equipa no máximo das suas capacidades físicas para o jogo de amanhã frente ao Sporting. Nesse sentido, Stojiljkovic será um dos poucos a repetir a titularidade, faltando saber quem terá ao seu lado no ataque – Hassan, que só jogou os últimos minutos em Tondela, deve ser a aposta.
Este é um embate com muita história na Taça de Portugal, porque há 15 confrontos entre as duas equipas. O balanço é claramente favorável aos leões, que venceram por nove vezes, empataram três e perderam outras três. Em termos práticos, e sendo esta uma prova a eliminar, o Braga foi bem sucedi doem três ocasiões e eliminado por sete vezes. Apesar do score desfavorável, quando conquistou a Taça de Portugal, em 1965/66, os arsenalistas eliminaram o Sporting nas meias-finais numa eliminatória que teve três jogos. Nos primeiros dois, houve empates a um golo, tendo sido depois Perrichon a dar a vitória (1-0) no terceiro.



Crislan e Djavan mais longe da recuperação

Não é um dado definitivo, até porque os últimos tempos têm sido férteis em recuperações de última hora, mas a verdade é que Crislan e Djavan dificilmente vão estar em condições de defrontar amanhã o Sporting. No caso do avançado brasileiro há, apesar de tudo, uma boa notícia: afinal, a lesão que o fez abandonar de maca o jogo com o Tondela não é grave, isto porque os exames realizados ontem não revelaram mais do que um "forte traumatismo no tornozelo esquerdo". Quanto ao lateral-esquerdo, continua a recuperar de uma distensão muscular que já o tinha afastado da visita a Tondela. Curiosamente, Djavan, que tem sido afetado por muitas lesões, é o único jogador que não tem concorrência direta no plantel.



3 QUESTÕES A ANTONIO MARQUES
Olhos abertos à técnica do bloqueio

1 Braga tem aspirações na Taça de Portugal e vai defrontar amanhã o Sporting. Está apostado em vingar a final do Jamor?
—Não se poderá falar de vinganças nestas circunstâncias, só faria sentido se estivéssemos a falar de uma final. Como se trata de uma eliminatória, nunca será uma vingança. Com o futebol que o Braga tem praticado – um sistema de jogo muito envolvente –, é para ganhar.

2 Estava a ficar preocupado com a ausência de golos e vitórias nos últimos jogos?
—Teria uma preocupação evidente se permanecesse muitos jogos sem ganhar. Há um conjunto de fatores que não tem ajudado: a bola vai ao poste ou à trave. A sorte dá muito trabalho para a conseguir. Esperamos que desta vez, frente ao Sporting, que a barra não seja desculpa. Acredito que haja alguma coisa a calibrar, mas o Braga está a jogar bem. Perdemos com o Benfica por 2-0, e o Benfica ainda deve estar à procura de explicação para como conseguiu marcar.

3 Os responsáveis do Braga têm-se queixado das arbitragens. Está apreensivo com isso para este jogo com o Sporting?
—Acredito na excelência dos árbitros portugueses, e que sejam boas pessoas. Só espero que o Sporting não nos marque um golo aos 92 minutos, com um penálti. Porque não têm sido apontados penáltis a favor do Braga. Espero que os árbitros tenham os olhos bem abertos ao sistema de bloqueio dos defesas do Sporting (como aconteceu com o Moreirense), importado por Jorge Jesus.

O JOGO

JotaCC

Sion modesto colocou em apuros Liverpool

SP. BRAGA Não se pode dizer que o sorteio foi madrasto para o Sporting de Braga, apesar de os minhotos serem cabeças de série fruto de terem ficado na 1.ª posição no seu grupo. O Sion é uma equipa média, que tem aproveitado para se mostrar na Europa. No campeonato ocupa uma modesta 6.ª posição com quase metade (22) dos pontos do líder Basileia (43). Na fase de grupos da Liga Europa, competição para a qual se qualificaram devido à conquista da taça interna, os suíços cometeram a proeza de não perderem nenhum dos dois jogos com o Liverpool (0-0 e 1-1) e venceram um dos dois encontros que tiveram diante dos russos do Rubin Kazan e dos franceses do Bordéus, o que lhes assegurou a segunda posição. Com futebolistas de 15 nacionalidades, o Sion tenta, agora, chegar-se ao quarto posto do seu campeonato para se apurar para as provas europeias da próxima época. Com o português Carlitos no plantel, opção regular do treinador, o jogador de maior cartaz é o senegalês Moussa Konaté, um avançado de 22 anos.

DN

JotaCC

Liga Europa: duas favas e um brinde para os portugueses
Trio de equipas nacionais na segunda prova europeia frente a duas formações alemãs e uma suíça

FC Porto, Sporting de Braga e Sporting tiveram ontem sortes diferentes no sorteio dos 16 avos-de-final da Liga Europa. Enquanto os "arsenalistas" podem esfregar as mãos de contentes, "dragões" e "leões" viram sairlhes em sorte dois dos opositores mais indesejados.

Borussia Dortmund
Depois de quatro anos como campeão (2010-11, 2011-12) ou vice-campeão (2012-13, 2013-14), o Borussia Dortmund esteve pior na época passada e o 7.º lugar na Bundesliga atirou-o para a Liga Europa. A era Jürgen Klopp durou sete temporadas e rendeu dois campeonatos, uma Taça, duas Supertaças e uma final da Liga dos Campeões. Thomas Tuchel é agora o novo treinador e essa é mesmo a grande mudança no clube.
Em relação à época anterior, o Dortmund melhorou significativamente e retomou o seu papel de principal perseguidor do Bayern Munique. Há um ano, neste ponto da temporada, estava nos lugares de despromoção. Actualmente, ocupa o 2.º lugar no campeonato, a cinco pontos do rival bávaro.
O conjunto "preto e amarelo" perdeu apenas os experientes — mas cada vez menos utilizados — Großkreutz e Kuba e ainda o avançado Immobile, mas por vontade própria, e manteve as principais figuras, o que justificava a vontade nula dos cabeças de série no sorteio encontrarem já nesta fase da competição o emblema germânico.
O Borussia Dortmund tem qualidade em todos os sectores num plantel que inclui quatro campeões do mundo em 2014 (o guarda-redes Roman Weidenfeller e os defesas Hummels, Durm e Ginter, um central agora adaptado com sucesso a lateral-direito) e outros cinco internacionais alemães, mas o principal destaque terá de ir para os homens mais adiantados. A equipa marca uma média de quase três golos por jogo (2,93) e Reus, Shinji Kagawa, Mkhitaryan e Aubameyang constituem uma dor de cabeça para qualquer defesa. Este último, o melhor marcador da Bundesliga, tem vivido uma época de sonho com mais golos (26) do que jogos (25). Por oposição, o Dortmund, 2.º no Grupo C da Liga Europa, também tem sofrido mais do que um golo por jogo (1,14). O FC Porto marca (1,9) e sofre menos (0,67).
Entre os reforços, há três que têm tido muita utilização. O suíço Roman Bürki conseguiu roubar a titularidade na baliza a Weidenfeller — embora o alemão, na 14.ª época no clube, seja o escolhido para defender na Liga Europa — e faz parte do "onze" mais usado, tal como o médio-defensivo Julian Weigl, de 20 anos. O polivalente médio Gonzalo Castro é também entendido como uma peça útil, um papel que cumpriu durante 11 anos no Bayer Leverkusen. Treinador: Thomas Tuchel. Equipa tipo (4-3-3): Bürki, Ginter, Hummels, Sokratis, Schmelzer, Weigl, Gündogan, Kagawa, Reus, Mkhitaryan, Aubameyang.
Bayer Leverkusen
O sorteio contemplou o Sporting com uma fava que é uma ervilha: o Bayer Leverkusen, clube pelo qual "Chicharito" Hernández tem feito miséria, será o adversário dos "leões". O avançado mexicano carrega uma alcunha de família que significa "ervilhinha" e a equipa de Jorge Jesus viu confirmar-se a possibilidade de defrontar um dos "despromovidos" da Liga dos Campeões. O Bayer foi terceiro no Grupo E, com seis pontos em seis jogos — os mesmos que a Roma, não se apurando devido à desvantagem no confronto directo.
Após duas presenças consecutivas nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, desta vez o Bayer Leverkusen não conseguiu marcar chegar a essa fase da prova. A Werkself somou uma vitória, três empates e duas derrotas num grupo que incluía Barcelona, Roma e BATE Borisov. Com 13 golos, pertenceu à equipa orientada por Roger Schmidt um dos ataques mais concretizadores da Champions, apenas atrás de Bayern Munique (19), Real Madrid (19) e Barcelona (15).
Cinco golos em seis jogos fizeram de "Chicharito" o melhor marcador do Bayer na Liga dos Campeões. O avançado mexicano está a viver uma segunda juventude em Leverkusen, onde reencontrou os golos. Já leva dez na Bundesliga.
A contratação do mexicano foi o antídoto perfeito para os adeptos esquecerem a partida do sul-coreano Son Heung-Min, transferido para o Tottenham por 30 milhões de euros. Stefan Kiessling, Karim Bellarabi, Admir Mehmedi e Julian Brandt são outras soluções que conferem versatilidade ao ataque do Bayer, mas também se destacam Hakan Çalhanoglu, Kevin Kampl e Wendell.
Parte destes jogadores fazia parte da equipa que, no ano passado, levou o Bayer Leverkusen ao quarto lugar da Bundesliga. Actualmente sexta classificada, com cinco pontos de diferença para o terceiro lugar, a equipa orientada por Roger Schmidt cumprirá mais uma jornada no sábado, diante do Ingolstadt, antes de iniciar a pausa de Inverno que durará seis semanas.
Jorge Jesus conhece bem a equipa alemã, que defrontou ao serviço do Benfica duas vezes nas últimas três temporadas: em 2012-13 foram adversários nos 16 avos-de-final da Liga Europa, com duas vitórias dos "encarnados". No ano passado, enfrentaram-se na fase de grupos da Liga dos Campeões, com uma vitória do Bayer (3-1) e um empate na Luz (0-0). O Sporting já defrontou o Bayer Leverkusen em quatro ocasiões (1997-98 e 2000-01), sempre na fase de grupos da Champions. O melhor que os "leões" obtiveram foi um empate caseiro (0-0). Treinador: Roger Schmidt. Equipa tipo (4-3-3): Leno, Hilbert, Tah, Toprak, Wendell, Kramer, Kampl, Çalhanoglu, Bellarabi, Mehmedi e "Chicharito".
Sion
O Sporting de Braga será o clube português com menos razões de queixa relativamente ao sorteio das competições europeias. A equipa orientada por Paulo Fonseca vai disputar um lugar nos oitavos-de-final da Liga Europa com os suíços do Sion e o favoritismo está do lado dos minhotos, apesar dos avisos do técnico: "Teoricamente evitámos os clubes mais fortes, mas não podemos cair em tentação de entrar em facilidades, caso contrário corremos sérios riscos."
Chegar aos 16 avos-de-final da Liga Europa faz desta campanha europeia uma das melhores da história do Sion, que em 1986-87 chegou aos quartos-de-final da extinta Taça dos Vencedores das Taças. Após cinco temporadas de afastamento das provas da UEFA (em 2009-10 caiu no play-off de acesso à fase de grupos da Liga Europa), o Sion regressou às competições europeias graças ao triunfo na Taça da Suíça. A equipa comandada pelo francês Didier Tholot conquistou o troféu pela 13.ª vez em outras tantas finais disputadas.
O regresso não podia ter corrido melhor ao Sion, que sobreviveu num grupo que incluía Liverpool, Rubin Kazan e Bordéus. Os suíços só sofreram uma derrota, tendo averbado dois triunfos e três empates. Tudo com um ataque muito poupado nos golos: o Sion foi a equipa menos concretizadora entre as 24 apuradas na fase de grupos da Liga Europa, com apenas cinco golos marcados.
É um panorama semelhante ao que se verifica no campeonato suíço, em que o Sion é sexto classificado após 18 jornadas. O adversário do Sp. Braga tem o terceiro pior ataque da Liga suíça, com 21 golos marcados.
Didier Tholot é treinador do Sion desde Dezembro do ano passado, na terceira passagem do francês de 51 anos pelo clube, que também representou como jogador. Era avançado e viveu os melhores anos da carreira no Bordéus, onde teve por companheiro um jovem chamado Zinedine Zidane. Tholot disputou a final da Taça UEFA 1995-96, que o Bordéus perdeu diante do Bayern Munique.
O futebol do Sion assenta na experiência internacional de elementos como Ziegler (Suíça), Zverotic (Montenegro) e o guarda-redes Vanins (Letónia). Neste lote inclui-se também o português Carlitos, que chegou a representar o Benfica e mais recentemente passou pelo Estoril-Praia. Treinador: Didier Tholot. Equipa tipo (4-3-3): Vanins, Zverotic, Lacroix, Ziegler, Pa Modou, Salatic, Kouassi, Edimilson Fernandes, Ruefli, Carlitos e Assifuah.

PUBLICO

JotaCC

"Só um Braga perto da perfeição poderá ultrapassar o Sporting", diz Paulo FonsecaO treinador Paulo Fonseca admitiu hoje que "só um Sporting de Braga perto da perfeição consegue ultrapassar o Sporting" no jogo de quarta-feira, dos oitavos de final da Taça de Portugal de futebol.
O treinador Paulo Fonseca admitiu hoje que "só um Sporting de Braga perto da perfeição consegue ultrapassar o Sporting" no jogo de quarta-feira, dos oitavos de final da Taça de Portugal de futebol.

O técnico da equipa bracarense esclareceu que a equipa não vai poder errar se quiser seguir em frente na prova, notando que do outro lado estará "uma das equipas mais fortes em termos táticos".

"O Sporting de Braga vai tentar fazer o jogo de forma a eliminar o Sporting. No que nos diz respeito, será um jogo feito dentro das nossas competências para tentar contrariar uma equipa muito forte, mas que acreditamos ser possível eliminar. Se fosse uma missão impossível chamava o Tom Cruise", brincou Paulo Fonseca na conferência de imprensa de antevisão ao jogo com os 'leões', que reedita a final da última edição.

O técnico bracarense tem a consciência das dificuldades que o Sporting vai impor, mas mostrou-se muito otimista em relação ao desfecho.

"Temos uma equipa ambiciosa que tenta sempre conquistar a vitória, percebendo que do outro lado está uma equipa muito forte, com um bom momento. Do ponto de vista tático, é a equipa mais forte do campeonato. Mas nós acreditamos na nossa ideia de jogo e não vamos desistir de poder disputar a eliminatória", admitiu ainda o treinador, que lembrou que "nos últimos dois confrontos das duas equipas, o Sporting venceu todos".

Paulo Fonseca não se alargou em relação às questões de arbitragem, mas deixou no ar uma diferença de critérios nas decisões.

"Nas questões relacionadas com a arbitragem preocupa-me perceber os critérios. Com a nossa equipa é de uma forma e não é o mesmo para as outras equipas. Os casos de penáltis têm sido evidentes. Têm que se estabelecer critérios iguais para todos", disse ainda.

O técnico revelou que tem "o sonho de estar no Jamor", mas referiu que a importância do próximo jogo não lhe permite, para já, pensar no futuro.

Paulo Fonseca falou ainda do adversário do Sporting de Braga nos 16 avos de final da Liga Europa, o Sion, da Suíça, esclarecendo que, apesar de não ser um grande nome do futebol, "é preciso sempre questionar o seu valor, tendo em conta que veio de um grupo complicado e que não perdeu com equipas como o Liverpool".

O Sporting de Braga recebe esta quarta-feira o Sporting, às 20:00 horas, em jogo a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal, que será arbitrado por Fábio Veríssimo, da Associação de Futebol de Leiria.

OBSERVADOR

JotaCC

Paulo Fonseca pede "Braga perfeito" para eliminar Sporting
Na cerimónia, que decorreu no Palácio de Belém, Fernando Gomes foi distinguido como Grande-Oficial do Infante D. Henrique, enquanto os jogadores da seleção de futebol de praia foram condecorados como oficiais da mesma ordem.

O treinador Paulo Fonseca admitiu hoje que "só um Sporting de Braga perto da perfeição consegue ultrapassar o Sporting" no jogo de quarta-feira, dos oitavos de final da Taça de Portugal de futebol.

O técnico da equipa bracarense esclareceu que a equipa não vai poder errar se quiser seguir em frente na prova, notando que do outro lado estará "uma das equipas mais fortes em termos táticos".

"O Sporting de Braga vai tentar fazer o jogo de forma a eliminar o Sporting. No que nos diz respeito, será um jogo feito dentro das nossas competências para tentar contrariar uma equipa muito forte, mas que acreditamos ser possível eliminar. Se fosse uma missão impossível chamava o Tom Cruise", brincou Paulo Fonseca na conferência de imprensa de antevisão ao jogo com os 'leões', que reedita a final da última edição.

O técnico bracarense tem a consciência das dificuldades que o Sporting vai impor, mas mostrou-se muito otimista em relação ao desfecho.

"Temos uma equipa ambiciosa que tenta sempre conquistar a vitória, percebendo que do outro lado está uma equipa muito forte, com um bom momento. Do ponto de vista tático, é a equipa mais forte do campeonato. Mas nós acreditamos na nossa ideia de jogo e não vamos desistir de poder disputar a eliminatória", admitiu ainda o treinador, que lembrou que "nos últimos dois confrontos das duas equipas, o Sporting venceu todos".

Paulo Fonseca não se alargou em relação às questões de arbitragem, mas deixou no ar uma diferença de critérios nas decisões.

"Nas questões relacionadas com a arbitragem preocupa-me perceber os critérios. Com a nossa equipa é de uma forma e não é o mesmo para as outras equipas. Os casos de penáltis têm sido evidentes. Têm que se estabelecer critérios iguais para todos", disse ainda.

O técnico revelou que tem "o sonho de estar no Jamor", mas referiu que a importância do próximo jogo não lhe permite, para já, pensar no futuro.

Paulo Fonseca falou ainda do adversário do Sporting de Braga nos 16 avos de final da Liga Europa, o Sion, da Suíça, esclarecendo que, apesar de não ser um grande nome do futebol, "é preciso sempre questionar o seu valor, tendo em conta que veio de um grupo complicado e que não perdeu com equipas como o Liverpool".

O Sporting de Braga recebe esta quarta-feira o Sporting, às 20:00 horas, em jogo a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal, que será arbitrado por Fábio Veríssimo, da Associação de Futebol de Leiria.

SAPO DESPORTO

JotaCC

O GRANDE OBSTÁCULO DE FONSECA
Falta vencer um grande

O jogo de amanhã do Sp. Braga é para a Taça de Portugal e coloca, pela primeira vez esta época, a equipa de Paulo Fonseca contra a de Jorge Jesus. No campeonato, os arsenalistas já mediram forças com FC Porto e Benfica e não venceram em nenhuma ocasião. Para além disso, o Sporting costuma ser um osso bem duro de roer para os minhotos, que apenas somaram um triunfo nas últimas cinco receções, que integram uma série de oito derrotas consecutivas frente aos leões, final do Jamor incluída.

A Paulo Fonseca caberá fazer melhor do que os seus antecessores, até porque uma derrota significará o adeus a uma competição que António Salvador tanto valoriza e gostaria de conquistar já este ano. E no Minho, o exigente presidente quer sempre dedicar vitórias aos seus adeptos.

Dragões e águias não sofreram

Nos dois jogos já realizados esta temporada pelos arsenalistas frente aos grandes, para além de nenhuma vitória, a equipa de Paulo Fonseca também não conseguiu marcar. No Dragão, o Sp. Braga foi bem menos ofensivo do que o esperado e acabou por não criar muitas situações de perigo junto à baliza de Casillas. Já com o Benfica, e a perder por 2-0, veio ao de cima a ineficácia ofensiva.

Titulares de regresso

Na deslocação de anteontem a Tondela, Paulo Fonseca arriscou, mais uma vez, e poupou vários dos habituais titulares, precisamente a pensar neste jogo da Taça de Portugal. Amanhã, diante do Sporting, Djavan, Luiz Carlos, Alan, Rafa e Hassan serão alguns dos nomes que devem voltar a fazer parte das opções iniciais.
Com a incerteza no marcador diante do Tondela, o treinador dos minhotos chegou mesmo a lançar em campo Rafa e Hassan, mas ambos estão na máxima força para a Taça. Já Crislan não recuperará a tempo de defrontar o Sporting.



PAULO FONSECA: «SPORTING? SE FOSSE MISSÃO IMPOSSÍVEL CHAMAVA O TOM CRUISE»
Treinador confiante para o embate da Taça

A final da Taça de Portugal que fechou a passada temporada ainda está bem fresca na memória dos adeptos, mas Paulo Fonseca pede para que o "desejo de vingança sobre o Sporting seja canalizado para o apoio à equipa" no jogo dos oitavos-de-final da competição, que tem lugar em Braga, na quarta-feira (20 horas), de forma a facilitar uma missão que não é impossível.

"O Sporting Braga vai sobretudo tentar fazer seu jogo de forma a eliminar o Sporting. Percebo esse sentimento e que os adeptos tenham esse estado de espírito, mas espero que o canalizem para o apoio à equipa", começou por dizer o treinador dos bracarenses esta terça-feira, em conferência de imprensa.

"Vamos tentar, dentro das nossas competências e forma de jogar, contrariar uma equipa muito forte, mas que julgo que é possivel eliminar. Não é nenhuma missão impossível, se assim fosse chamava o Tom Cruise", salientou Fonseca, aludindo à série de filmes protagonizada pelo ator norte-americano.

"Quero que não sejamos diferentes do que temos sido, uma equipa ambiciosa que tenta sempre alcançar vitória, percebendo que estamos perante uma adversáiro forte, que atravessa um bom registo. O Sporting venceu os últimos oitos jogos contra o Sporting Braga e há a recente final da Taça. Temos a noção que defrontamos um adversário que, do ponto de vista tático, é o mais forte do nosso campeonato, mas não vamos desistir em momento algum de tentar conquistar a vitória", acrescentou, sublinhando que se trata de um jogo de caraterísticcas diferente em relação aos disputados com os outros dois grandes:

"Fizemos dois bons jogo contra FC Porto e Benfica, embora com resultados diferentes. Mas estamos numa competição diferente, em que um fica pelo caminho. Contamos estar à altura, preparados e confiantes para podermos disputar esta eliminatória."


RECORD

JotaCC

Paulo Fonseca: "Sporting? É para ganhar..."
Treinador do Braga lança o jogo dos oitavos de final da taça sem receios: "Se fosse missão impossível, chamávamos o Tom Cruise para nos ajudar".

"A equipa taticamente mais forte do campeonato", como Paulo Fonseca classifica o Sporting, e a maldita estatística recente do Braga nos confrontos com os leões (oito jogos a eito, todos perdidos). Sobra, ainda, o inglório desaire com o mesmo rival na final da Taça de maio último. Nada, contudo, que crie complexos aos Guerreiros do Minho para o desafio desta quarta-feira (20 horas), na "pedreira".

"Como sempre, o Braga vai tentar fazer o seu jogo para eliminar o Sporting, percebendo que do outro lado está uma equipa muito forte forte", afirma Paulo Fonseca.

O Braga ainda não divulgou a lista de jogadores convocados para o desafio com os "leões", mas é certo que o atacante Crislan não irá a jogo. O "Neymar do Piaui", como é conhecido na Teresina natal, sofreu um traumatismo no tornozelo esquerdo, durante o jogo com o Tondela, disputado no domingo, e anda em tratamentos.

A mais que provável ausência de Crislan não aflige o Braga (além de Hassan e de Stojiljkovic, prováveis titulares, o treinador Paulo Fonseca tem soluções à fartura para a função, como Rui Fonte ou o próprio Wilson Eduardo).

Mais complicada é a possível baixa de Djavan, lateral esquerdo que também convalesce de lesão e que não tem alternativa "natural". A solução, como tem sucedido nas frequentes falhas do esquerdino, passa pelo recurso aos defesas direitos Baiano e Marcelo Goiano, que têm sido adaptados ao posto, com igual eficiência defensiva, embora sem a projeção ofensiva do ex-lateral do Benfica.

JN

JotaCC

"Se fosse impossível chamava o Tom Cruise..."
Paulo Fonseca deixou grandes elogios ao Sporting, mas disse acreditar que a sua equipa vai seguir em frente.

Na antevisão do jogo desta quarta-feira com o Sporting, para a Taça de Portugal, Paulo Fonseca fez grandes elogios à equipa de Jorge Jesus, tendo considerado que é o adversário mais complicado que já teve de defrontar esta época.

"Como equipa, penso que sim... São os melhores. O Sporting é a equipa mais forte que encontramos até ao momento. Para a nossa equipa, e do ponto de vista tático, é o maior desafio que já tivemos esta época. Quase não encontramos pontos fracos neste Sporting", afirmou o treinador, que tem "o sonho de estar no Jamor", onde, na última época, os arsenalistas perderam a final precisamente frente aos leões.

"O Braga vai fazer o seu jogo de forma a eliminar o Sporting. Percebo esse sentimento de vingança, esse estado de espírito dos adeptos, mas espero que esse sentimento seja canalizado no apoio aos jogadores. Vamos tentar contrariar uma equipa muito forte, mas queremos fazê-lo com a nossa forma de jogar. Não é uma missão impossível. Aliás, se fosse era capaz de chamar o Tom Cruise para nos ajudar", prosseguiu.

A finalizar, e quando questionado sobre os bloqueios ofensivos do Sporting, Paulo Fonseca queixou-se, sobretudo, dos penáltis que têm ficado por assinalar a favor do Braga. "Só não percebo os critérios. O que é para uns, não é para outros", rematou.

O JOGO

JotaCC

«Se eliminar o Sporting fosse uma missão impossível chamava o Tom Cruise » - Paulo Fonseca

Em Braga, está tudo a postos para o grande jogo dos oitavos-de-final da Taça de Portugal. Paulo Fonseca fez ao início da tarde a antevisão do encontro com o Sporting, onde referiu que é possível vencer a turma de Jorge Jesus.

«Vamos defrontar a equipa mais forte que já encontrámos até ao momento mas acredito que vamos vencer. Não é uma missão impossível derrotar o Sporting. Aliás, se fosse uma missão impossível chamava o Tom Cruise», ironizou.

Entre elogios aos leões, o técnico arsenalista considerou mesmo o Sporting como a formação «mais forte taticamente do campeonato», mas não deixou de dar uma bicada a Jorge Jesus, isto em relação aos alegados bloqueios que o adversário tem feito.

«Se eu disser alguma coisa vão dizer que estou a tentar condicionar a arbitragem. O que me preocupa são os critérios. Já percebi que o critério com a minha equipa é diferente, não é uniforme», vincou.

A BOLA

JotaCC

Paulo Fonseca não convoca Tom Cruise para o jogo com o Sporting

Braga e Sporting defrontam-se, esta quarta-feira, na Pedreira, para os oitavos-de-final da Taça de Portugal.
Eliminar o Sporting não é uma missão impossível para o Sporting de Braga e, nesse sentido, Paulo Fonseca não tem necessidade de chamar Tom Cruise. O treinador minhoto utilizou o actor que faz de Ethan Hunt, na sequela Missão Impossível, para sublinhar que está confiante na passagem à próxima eliminatória.

"Tentaremos contrariar uma equipa muito forte, mas acreditamos que é possível eliminá-los. Não julgo que seja uma missão impossível. Se fosse chamaria o Tom Cruise", brincou o treinador. Num registo mais sério, Paulo Fonseca falou de exigência e em concreto daquela que tem para com os seus jogadores.

"O que exigimos a nós próprios é que não sejamos diferentes do que temos sido. Uma equipa ambiciosa, que tenta sempre conquistar a vitória, percebendo que do outro lado estará uma equipa muito forte", detalhou, reforçando que o Braga acredita na sua ideia de jogo e que ninguém, no Minho, vai desistir de lutar por esta eliminatória.

Na avaliação ao Sporting, Fonseca chega mesmo a afirmar que a equipa de Jorge Jesus "é mais forte do campeonato, tacticamente". O encontro, na Pedreira, é esta quarta-feira, às 20h00..

RR

JotaCC

Fonseca: «Sporting? Se fosse impossível chamava o Tom Cruise»
Treinador do Sp. Braga considera o Sporting a equipa mais forte do campeonato em termos táticos

Paulo Fonseca acredita que «só um Sp. Braga perto da perfeição consegue ultrapassar o Sporting» no jogo dos oitavos de final da Taça de Portugal. Os dois emblemas medem forças esta quarta-feira no municipal bracarense e o treinador arsenalista manifestou «o sonho de estar no Jamor».   
 
«O Sp. Braga vai tentar fazer o jogo de forma a eliminar o Sporting. No que nos diz respeito, será um jogo feito dentro das nossas competências para tentar contrariar uma equipa muito forte, mas que acreditamos ser possível eliminar. Se fosse uma missão impossível chamava o Tom Cruise», referiu o técnico em conferência de imprensa esta terça-feira.
 
Para o treinador do Sp. Braga, o Sporting trata-se da equipa mais forte do campeonato em termos táticos, mas ainda assim Paulo Fonseca destaca a ambição da sua equipa.
 
«Temos uma equipa ambiciosa que tenta sempre conquistar a vitória, percebendo que do outro lado está uma equipa muito forte, num bom momento. Do ponto de vista tático, é a equipa mais forte do campeonato. Mas nós acreditamos na nossa ideia de jogo e não vamos desistir de poder disputar a eliminatória», disse.
 
Questionado sobre a arbitragem, Fonseca disse esperar que se estabeleça um critério igual para todos», na medida em que considera que os minhotos têm sido prejudicados: «Preocupa-me perceber os critérios. Com a nossa equipa é de uma forma e não é o mesmo para as outras equipas. Os casos de penáltis têm sido evidentes. Têm que se estabelecer critérios iguais para todos».
 
Em relação ao sorteio da Liga Europa, que colocou o Sion no caminho dos bracarenses, Fonseca relembra a prestação dos suíços na fase de grupos. «É preciso sempre questionar o seu valor, tendo em conta que veio de um grupo complicado e que não perdeu com equipas como o Liverpool», atirou.
 
O encontro entre o Sp. Braga e o Sporting, o jogo grande dos oitavos de final da Taça de Portugal, está agendado para as 20horas desta quarta-feira no Estádio Municipal de Braga.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Sp. Braga: Rafa no Onze Ideal da Liga Europa
Médio bracarense nos melhores da fase de grupos da competição

Rafa Silva foi nomeado para a equipa ideal da fase de grupos da Liga Europa, anunciou esta terça-feira a UEFA.

O médio do Sporting de Braga marcou um golo nos seis jogos a titular pelos minhotos no Grupo F da competição, em que terminaram no primeiro lugar.

Rafa é o único representante português e de equipas lusas a integrar a melhor equipa da fase de grupos da Liga Europa.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Alan de volta e Crislan lesionado no Braga

O treinador do Sporting de Braga, Paulo Fonseca, convocou hoje Alan para a receção ao Sporting, quarta-feira, dos oitavos de final da Taça de Portugal de futebol, mas não pode contar com Crislan, lesionado.

Crislan saiu tocado do jogo de domingo com o Tondela, que os bracarenses venceram por 1-0, e não pode ser opção para o técnico, tal como Djavan e Rodrigo Pinho, igualmente lesionados.

Alan, que 'descansou' nessa partida do campeonato, está de volta aos eleitos e, muito provavelmente, diretamente ao 'onze' de Paulo Fonseca.

Sporting de Braga e Sporting defrontam-se na quarta-feira, às 20:00, no Estádio Municipal de Braga, em partida dos oitavos de final da Taça de Portugal, jogo que será arbitrado por Fábio Veríssimo, de Leiria.



A lista dos 20 convocados:

- Guarda-redes: Kritciuk e Matheus.

- Defesas: Marcelo Goiano, Baiano, Ricardo Ferreira, André Pinto, Boly.

- Médios: Mauro, Vukcevic, Filipe Augusto, Aarón, Luiz Carlos, Román, Alan.

- Avançados: Pedro Santos, Rafa, Rui Fonte, Stojiljkovic, Hassan, Wilson Eduardo.

RTP

JotaCC

Sp. Braga: Crislan troca com Alan na lista para o Sporting
Crislan, Djavan e Rodrigo Pinho ausentes

O técnico Paulo Fonseca fez apenas uma alteração nos convocados do Sp. Braga para a receção desta quarta-feira ao Sporting, em jogo a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal. Comparativamente com o jogo com o Tondela, Crislan é o único que fica fora das opções, a contas com problemas físicas.
 
Alan é a grande novidade dos eleitos, trocando com o avançado brasileiro. Para além de Crislan, também o avançado Rodrigo Pinho e o defesa Djavan estão ausentes, uma vez que ainda estão a recuperar das respetivas lesões.
 
Convocados do Sp. Braga:

Guarda-redes: Kritciuk e Matheus;
Defesas: Boly, André Pinto, Baiano, Ricardo Ferreira e Marcelo Goiano;
Médios: Luiz Carlos, Román, Alan, Aarón, Rafa, Filipe Augusto, Pedro Santos, Vukcevic e Mauro;
Avançados: Wilson Eduardo, Rui Fonte, Stojiljkovic e Hassan.

MAIS FUTEBOL

Bruno3429

ALAN DE REGRESSO AOS CONVOCADOS

Concluído o último treino antes da receção ao Sporting CP, a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal, Paulo Fonseca elaborou uma convocatória que compreende 20 nomes. Com Crislan, Djavan e Rodrigo Pinho em processo de recuperação, o treinador operou apenas uma alteração comparativamente com a lista elaborada para a deslocação a Tondela. Assim, o avançado Crislan cede lugar ao capitão Alan.

A lista de convocados inclui os seguintes nomes: Kritciuk, Boly, André Pinto, Wilson, Luíz Carlos, Joan Román, Aarón, Baiano, Rui Fonte, Rafa, Stojiljkovic, Hassan, Filipe Augusto, Pedro Santos, Ricardo Ferreira, Alan, Vukcevic, Mauro, Marcelo Goiano e Matheus.

O SC Braga vs Sporting CP disputa-se esta quarta-feira, no Estádio Municipal de Braga, a partir das 20 horas.


MEIA DÚZIA NA SELEÇÃO NACIONAL SUB-15

Não é um, nem dois. No total o SC Braga vê seis jogadores convocados para um estágio de observação da seleção nacional sub-15, que decorrerá entre 18 e 19 de dezembro, em Rio Maior. Abílio Morais, Bruno Carvalho, Eduardo Ribeiro, Eduardo Soares, João Pedro Lopes e Tiago Gonçalves são os gverreiros convocados.

Estes atletas figuram no plantel da equipa sub-15 do SC Braga que lidera a série A do campeonato e contabiliza 15 vitórias em 16 jornadas, tendo, inclusive, garantido o apuramento para a próxima fase do campeonato.

SUSANA CARVALHEIRA E PEDRO TERROSO NAS SELEÇÕES

Susana Carvalheira e Pedro Terroso foram convocados para representar a seleção nacional, nas respetivas categorias. Susana vai integrar a seleção nacional sub-17 que defrontará a Espanha em dupla jornada particular, a ter lugar em Saragoça, nos dias 28 e 29 deste mês. Pedro Terroso foi chamado aos sub-16 masculinos para o estágio que decorrerá em Tondela de 27 a 30 de dezembro.

Nos jogos deste fim de semana, nota os sub-18 masculinos que se sagraram campeões distritais depois de terem vencido o ATC (46-44). Em sub-16 femininos o SC Braga venceu a equipa do Basquete Clube de Barcelos, por 44-43. No dérbi de sub-16 masculinos, os bracarenses derrotaram o Vitória SC (46-27).

SCBraga