News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 14/12

Started by Bruno3429, 14 de December de 2015, 08:24

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Stojiljkovic quebrou o jejum arsenalista em Tondela
Joana Russo Belo

Stojiljkovic quebrou o jejum. Aos 79 minutos, o avançado sérvio apontou o golo que deu o triunfo do SC Braga em casa do Tondela, em jogo da 13.ª jornada da I Liga. Depois de três jogos em branco - Benfica, Moreirense e Groningen, para a Liga Europa - os guerreiros do Minho estão de regresso aos golos. Paulo Fonseca revolucionou o onze - deixou quatro habituais titulares de fora - mas a equipa manteve a mesma atitude e características, num domínio claro, perante um adversário lanterna vermelha que nunca facilitou e mostrou-se até bem organizado e atrevido em campo.

Num jogo bem disputado - e debaixo de chuva intensa em Tondela - a equipa da casa até entrou a pressionar, com Baldé e Nathan a colocarem Kritciuk à prova. Contudo as melhores oportunidades foram do SC Braga e dos pés de Román, que regressou ao onze arsenalista.
Primeiro falhou o desvio na cara de Cláudio, após passe de calcanhar de Crislan, e, aos 36 minutos, dispôs de flagrante oca- sião, num grande remate para defesa apertada do guardião do Tondela. A bola ainda embateu nas malhas laterais, dando mesmo a sensação de golo no renovado Estádio João Cardoso.

Numa partida muito disputada, sobretudo a meio-campo, acabaram por não se registar grandes ocasiões de perigo, mantendo-se o nulo no marcador ao intervalo.
Na segunda parte, o nó demorou a desatar com as duas equipas a reclamarem penáltis: primeiro o Tondela, após Nathan ter caído na área; depois o SC Braga, com as imagens a mostrarem um braço de um defesa do Tondela a cortar a bola.

Krticiuk voltou a ser colocado à prova e negou o golo a Bruno Nascimento ao segundo poste, até que Stojiljkovic descobriu o caminho da vitória no melhor momento do Tondela. Passe de Ricardo Ferreira a desmarcar o avançado sérvio, que contornou Cláudio Ramos e atirou em cheio para a baliza deserta. Foi o sexto golo de Stojiljkovic com a camisola bracarense - o quinto no campeonato - e um tento bastante festejado por todos os jogadores e banco de suplentes depois de três jogos em branco.

O Tondela correu atrás do prejuízo, mas a tarefa complicou-se com a expulsão de Kaká, que viu o segundo cartão amarelo, a seis minutos dos 90, deixando a equipa reduzida a dez.
Em superioridade no marc

ador e numérica, o SC Braga até esteve perto de ampliar o marcador. Stojiljkovic viu o guardião negar-lhe o segundo golo.
Nota negativa para Crislan, o avançado saiu lesionado e abandonou o estádio de maca.

Paulo Fonseca: "Golo peca por tardio"

Uma vitória "justíssima". É desta forma que Paulo Fonseca analisou o triunfo do SC Braga em casa do Tondela, com um golo de Stojiljkovic que quebrou o jejum da equipa. O técnico considera que não houve nada de diferente neste jogo em relação aos três anteriores em que a equipa ficou em branco e valorizou, mais uma vez, a atitude dos jogadores.

"Antes de mais, a nossa vitória é justíssima e o golo peca por tardio", começou por referir o treinador arsenalista. E prosseguiu. "Em relação ao que temos vindo a fazer, não fizemos nada de diferente e mais uma vez podíamos ter saído com outro resultado. Agora, eu sei que estando no SC Braga se valoriza muito o facto de estarmos três jogos sem marcar, mas eu valorizo outras coisa como em dez jogos só sofrermos um golo", sublinhou Paulo Fonseca.

O treinador confessou estar "estou bastante satisfeito" por a equipa voltar aos triunfos e aos golos, contudo, reforçou a ideia de que "não fizemos nem mais, nem menos do que o Sporting e FC Porto fizeram diante do Tondela". "É uma vitória que nos assenta bem", frisou.

Em semana de Taça de Portugal - jogo na quarta-feira - e depois de um duelo para a Liga Europa, Paulo Fonseca promoveu algumas mudanças na equipa e gostou do que viu em campo.
"Confio em todos os jogadores e esta escolha foi feita tendo em conta a avaliação física que fizemos e porque há jogadores que jogaram na quarta-feira um jogo desgastante e estavam fatigados. Confio em todos e sinto-me à vontade para apostar em outros jogadores. E todos deram uma boa resposta em circunstâncias difíceis, porque choveu muito e perante uma equipa organizada", destacou o técnico, lembrando que a equipa esteve sempre "confiante" apesar do jejum de golos. "O preocupante era não criar e não ter volume de jogo ofensivo, nunca estive preocupado, agora que é uma boa vitória é", rematou.

Correio do Minho

Bruno3429

PAULO FONSECA: «TENHO DE DEDICAR ESTA VITÓRIA AOS ADEPTOS»
Lembra o apoio apesar do mau tempo

Paulo Fonseca mostrou-se satisfeito pelo triunfo alcançado este domingo em Tondela, agradecendo também aos adeptos que se deslocaram ao João Cardoso.

"Temos jogado sempre para vencer, apesar de não termos feito golos nestes últimos três jogos. Mas, reafirmo, a equipa tem vindo a produzir oportunidades, tem tido volume de jogo ofensivo, as coisas acabam por acontecer naturalmente. Nunca estivemos obcecados com o facto de não termos feito golos, porque oportunidades... Tivemos bolas nos ferros e hoje voltámos a ter mais uma da praxe. É natural que estejamos contentes por vencer, também era nossa obrigação vir aqui para vencer. Tenho de prestar justiça e dedicar esta vitória aos nossos adeptos que estiveram aqui de forma heroica a apoiar a equipa à chuva. Esta vitória é inteiramente para eles, esperando que, no próximo jogo de quarta-feira com o Sporting, possamos contar com o apoio deles como contámos aqui. É verdade, o golo peca por tardio, porque já tínhamos criado oportunidades. Voltámos a ter o cenário habitual que é uma equipa do outro lado totalmente baixa no terreno, com as linhas muito juntas e baixas. Este é o cenário mais difícil para uma equipa de futebol, ainda assim criámos oportunidades para marcar antes de o termos feito", referiu.

"Sobre a vitória tranquilizante, sempre estivemos tranquilos e o grupo está muito confiante no que está a produzir. Esta é uma vitória natural, de uma equipa que assume o jogo perante qualquer equipa, em qualquer campo e que cria muitas situações para finalizar. A equipa sempre esteve tranquilíssima em relação a isso. É normal falar-se quando o Braga não marca em três jogos, mas poderei valorizar outras coisas. Nos últimos 10 jogos, nas competições internas, só num jogo sofremos golo e isso também quer dizer alguma coisa. Quer dizer mais ainda quando nós assumimos o risco de defender muito longe da nossa baliza, chegámos a ter 7, 8, 9 jogadores nos últimos 30 metros do terreno e, estes números para mim querem dizer muito. O Braga joga sempre para vencer e sem fazer grandes projetos no que toca às competições em que estamos inseridos e são as quatro. Na Liga Europa tivemos nesta fase um trajeto brilhante e queremos chegar o mais longe possível em todas elas. O nosso objetivo é sempre o próximo jogo: vencer o próximo jogo, sem fazer grandes planos para o futuro", concluiu o técnico dos minhotos.
Autor: Lusa

Record

Bruno3429

#2
Paulo Fonseca: "Era nossa obrigação vir aqui para vencer"
O técnico da equipa bracarense disse nunca ter ficado preocupado com a falta de golos.
Por SAPO Desporto

Paulo Fonseca expressou a sua satisfação pela vitória do Braga no terreno do Tondela, no jogo deste domingo para a 13ª jornada da Liga.

"Temos jogado sempre para vencer, apesar de não termos feito golos nestes últimos três jogos – e recorde-se que foi contra o Benfica, contra o Moreirense fora e em Groningen. A equipa tem vindo a produzir oportunidades, tem volume de jogo ofensivo e as coisas acabam por acontecer naturalmente. Nunca estivemos obcecados com o facto de não termos feito golos. Porque tivemos oportunidades, bolas nos ferros – como hoje voltámos a ter a da praxe. É natural que estejamos contentes por vencer porque também era nossa obrigação vir aqui para vencer", adiantou o técnico após o jogo.

Em declarações prestadas na conferência de imprensa, o treinador dos arsenalistas reiterou ainda a tranquilidade dos seus jogadores apesar da recente mini-quebra de golos.

"Nós sempre estivemos tranquilos. O que se sente é que o grupo está muito confiante com aquilo que está a produzir e esta é uma vitória natural de uma equipa que assume o jogo em qualquer campo e perante qualquer adversário. E que cria muitas situações para finalizar. A equipa sempre esteve tranquilíssima em relação a isso. É normal falar-se quando o Sp. Braga não marca em três jogos, mas eu também posso valorizar outras coisas: nas últimas dez partidas em competições internas só num jogo sofremos golos. E isso também quer dizer alguma coisa, ainda para mais porque nós assumimos o risco de defender muito longe da nossa baliza e de chegar a ter sete, oito e nove jogadores nos últimos 30 metros do terreno", concluiu.

Sapo Desporto

Bruno3429

STOJILJKOVIC DESCOBRE TRÊS PONTOS EM TONDELA

Um golo bastou para os Gverreiros arrancarem os três pontos em Tondela. Numa partida em que choveram oportunidades, Stojiljkovic foi o único que descobriu o caminho para a felicidade. O SC Braga surgiu em campo com as linhas alteradas, mas o ritmo manteve-se intenso. Román e Pedro Santos imprimiram velocidade, mas Cáudio Ramos anulou praticamente todas as tentativas da equipa orientada por Paulo Fonseca. Todas, menos a do avançado sérvio que ao minuto 78' deixou para trás o guarda-redes do Tondela e assinou o único golo da partida.

Com esta vitória, os bracarenses voltam a sorrir no campeonato e colam-se ao pódio. Os gverreiros somam 24 pontos, menos três que o terceiro classificado o Benfica, que tem menos um jogo.

PAULO FONSECA: "VITÓRIA JUSTA NUM CAMPO DIFÍCIL"

O treinador do SC Braga, Paulo Fonseca, sublinhou que a vitória sobre o Tondela (1-0) é justa e não pode, por isso, sofrer qualquer tipo de contestação.

"A nossa vitória é justíssima. Não fizemos nada de diferente do que temos vindo a executar. Poderíamos ter saído daqui com outro resultado. Sei que se valoriza no SC Braga três jogos sem marcar golos, mas, já agora, só num deles sofremos golos. As coisas acontecem naturalmente, estou satisfeito, não fizemos nem mais nem menos do que o Sporting ou o FC Porto fizeram diante do Tondela, e esses rivais, recordo, a jogarem em campo neutro e não em Tondela. A vitória assenta-nos bem», disse Paulo Fonseca.

Sobre o facto de a vitória ter sido pela margem mínima, Paulo Fonseca foi peremptório. "Preocupante era não criarmos ocasiões de golo nos jogos, não termos este volume de jogo ofensivo. Agora que é uma boa vitória, é. Por isso digo que nunca estive preocupado", atirou.


UM EMPATE DE SABOR AMARGO

O jogo não podia ter começado da pior maneira possível para a equipa de Abel Ferreira. Taarabt inaugurou o marcador aos 13 segundos e colocou os minhotos sem sentido. Embalados pelas três vitórias consecutivas, não demorou muito até que o SC Braga B respondesse. Os primeiros sinais de perigo saíram dos pés de Fortes e das boas movimentações de Ogana. Simão e Joca produziam nas linhas, mas o empate não chegou até ao intervalo.

O segundo tempo abre praticamente como o primeiro, mas a favor dos gverreiros. Aos 49´Nurio rouba a bola a um jogador encarnado e dá para Simão que assiste Ogana. O avançado não desperdiça a oportunidade e assina a igualdade. Remate forte e colocado sem defesa possível. A partir daqui, o encontro esteve aberto, mas com os minhotos a assumirem grande parte das iniciativas. Os dois guarda-redes foram chamados a intervir e Ogana ainda viu um golo ser anulado. Com esta igualdade (1-1), o SC Braga B soma 31 pontos e ocupa a oitava posição da II Liga. Na próxima jornada, a equipa B do SC Braga recebe o Santa Clara.

SCBraga

Bruno3429

Braga vence em Tondela e regressa aos triunfos na I Liga
Stojiljkovic marcou o único golo da partida.
Por Lusa

O Sporting de Braga regressou este domingo aos triunfos na I Liga de futebol, ao vencer por 1-0 no terreno do Tondela, último classificado, em jogo da 13.ª jornada. Após uma derrota com o Benfica e um empate com o Moreirense, o sérvio Stojiljkovic, melhor marcador dos 'arsenalistas', apontou o seu quinto golo no campeonato, aos 78 minutos, e repôs o Braga na rota das vitórias. A equipa de Paulo Fonseca segue na quarta posição, com 24 pontos, menos três do que o Benfica. Ainda sem ter no banco o novo treinador, Petit, que cumpriu um jogo de suspensão, o Tondela, cuja única vitória aconteceu na terceira jornada, somou a quinta derrota seguida no campeonato e soma apenas cinco pontos.

Correio da Manhã

JotaCC

Stojiljkovic mata a fome braguista
Braga em gestão vence em casa do último na estreia de Petit

Stojiljkovic decidiu o jogo, mas Ricardo Ferreira foi notável no lance. Joan Román foi dos que melhor agarrou a chance. Cláudio Ramos fez várias boas defesas.
As falhas na finalização, especialmente do Braga. A expulsão de Kaká, quando a equipa ainda tentava evitar a derrota, foi a machadada final.
Um penálti reclamado por cada equipa, mais evidente o do Braga (mão de Bruno Nascimento) do que a queda de Nathan. Poupou a expulsão de Romário Baldé.


O Sporting de Braga regressou às vitórias, ao bater o Tondela, pela margem mínima, com um golo do sérvio Stojiljkovic, já no último quarto de hora. A estreia de Petit, terceiro técnico nesta época da formação local, não correu bem, ainda que o ext-reinador do Boavista (castigado) tenha visto a partida da bancada e sido o adjunto José Vilaça a dirigir os tondelenses no banco.

Bruno Nascimento divide o lance com Stojiljkovic, autor do golo que garantiu o triunfo do Braga
Mesmo em toada de gestão do plantel, dado que, depois de amanhã, o Braga recebe o Sporting para a Taça de Portugal, na reedição da última final do Jamor, a turma de Paulo Fonseca cumpriu em Tondela, perante um opositor esforçado, em que já se notou alguma influência de Petit, sobretudo na determinação na disputa dos lances, típica do ex-timoneiro axadrezado.
Foi, no entanto, já com o recurso a Rafa e Hassan, ambos saído do banco, que o Braga materializou o ascendente e resolveu o jogo. Ricardo Ferreira desmarcou o gigante sérvio, que, pelo chão, tirou Cláudio Ramos do caminho e numa só penada decidiu o jogo, resolveu a crise de golos e de triunfos dos minhotos, que há três jogos seguidos marcavam passo.
Nos momentos finais, o Tondela ainda tentou empatar, mas o Braga esteve mais perto do 2-0, com Stojiljkovic a falhar por duas vezes o dilatar da vantagem. E os locais também podiam ter feito autogolo, num desvio que embateu no poste.



Golo supersónico de Taarabt rende apenas um ponto

No Seixal, o Benfica B entrou a vencer, com um golo logo aos 13 segundos. Taarabt recebeu a bola, passou por dois adversários e rematou forte e colocado. O Braga B acusou o golo e não criou perigo até ao intervalo. No recomeço, Ogana rematou em arco, sem hipótese para Miguel Santos. Até final, o Benfica B teve perto da vitória, mas Tiago Sá esteve em evidência na baliza.

JN

JotaCC

GANHAR O PRÉMIO NO JOGO DA ROLETA
JUSTO O Braga regressou às vitórias numa partida em que Fonseca apresentou oito novidades no onze. Tondela cada vez mais fundo

O Braga isolou-se novamente no quarto lugar do campeonato, num jogo em que voltou a vencer pela margem mínima. Stojiljkovic, autor do golo, foi o herói da noite


Stojiljkovic foi o atacante mais inconformado do plantel de Paulo Fonseca

Três jogos depois, o Braga voltou aos golos e às vitórias. No segundo duelo da época com Petit, a equipa de Paulo Fonseca sentiu mais dificuldades do que no confronto com o Boavista (goleada por 4-0, na Pedreira), mas acabou por vencer com inteira justiça e novamente com um nome em destaque: Stojiljkovic. O sérvio já tinha sido decisivo na última vitória (1-0) fora para o campeonato, sobre o U. Madeira, e ontem voltou a desbloquear uma partida difícil, sobretudo porque Paulo Fonseca, certamente já a pensar no jogo de quarta-feira com o Sporting, decidiu mudar oito (!) jogadores relativamente ao encontro com o Groningen. Dito de outra forma, o Braga manteve apenas Baiano, Goiano e Boly, os laterais que, com a lesão de Djavan, ficaram sem concorrência no plantel, e o possante central. A criatividade da equipa ficou a cargo de Pedro Santos, que já não era titular há quase dois meses, e Joan Román, que não jogava de início há 17 jogos.
Mesmo assim, o Braga foi o mesmo de sempre: mandou no jogo, atacou mais, teve mais remates, mais cruzamentos, mas voltou a sentir dificuldades para criar verdadeiras situações de perigo. Acrescente-se que o novo Tondela de Petit também não ajudou nada; juntou a linha de cinco homens no meio-campo à defesa, subtraiu espaços e acrescentou agressividade ao seu jogo. Neste confronto de ideias que se foram anulando – o Braga completou o oitavo jogo do campeonato sem sofrer golos... – era preciso descobrir um momento de inspiração para desempatar o jogo. Foi o que aconteceu aos 78', já com Rafa e Aarón nos lugares de Pedro Santos e Román. Ricardo Ferreira tirou um passe de magia para Stojiljkovic, que fez o resto com a classe dos grandes avançados.
Para o Braga, ficou a garantia de sete riso lado novamente no quarto lugar do campeonato, enquanto o Tondela se afundou mais no último lugar. Petit também vai precisar de aprender uns truques para salvar o Tondela...


MOMENTO
78'

0-1 FIM DO JEJUM. O Braga desesperava pelo golo e havia cada vez menos espaços para tentar o remate, até que Ricardo Ferreira, um defesa bom de bola, isolou Stojiljkovic com um excelente passe em profundidade. O sérvio desmarcou-se bem, contornou Cláudio Ramos e acabou com o jejum de golos dos arsenalistas, assinando vitória preciosa.



A Figura
Outra vez decisivo longe de casa

Stojiljkovic 7

Como se exige aos pontas de lança, o sérvio resolveu na hora das decisões. Lançado por Ricardo Ferreira, surgiu em boa posição para finalizar e não perdoou face à saída de Cláudio Ramos. Pouco depois, até poderia ter bisado, mas atrapalhou-se à boca da baliza. No estilo lutador que lhe é característico, esteve sempre interventivo no ataque, merecendo o quinto golo no campeonato, competição em que é o melhor marcador do Braga. Com o U. Madeira, na Choupana, também já tinha sido ele a desequilibrar.



Paulo Fonseca "Mudei por confiar em todos"
Treinador do Braga explicou mudanças no onze com a grande sobrecarga de jogos da equipa

"Não fizemos nem mais, nem menos do que o FC Porto e o Sporting, que jogaram em campo neutro"

O treinador do Braga realçou que a equipa jogou da mesma forma que nos últimos jogos, embora desta vez com um golo marcado. "A nossa vitória é justíssima; o golo peca por tardio. Não fizemos nada de diferente em relação ao habitual e, mais uma vez, podíamos ter obtido outro resultado. Quando se trata do Braga, valoriza-se muito o facto de a equipa não ter marcado golos nos últimos três jogos, mas eu valorizo outras coisas, como só ter sofrido golos uma vez nos últimos dez jogos. Não fizemos nem mais, nem menos do que o FC Porto e o Sporting, que jogaram em campo neutro. É uma vitória que nos assenta bem", analisou Paulo Fonseca. Sobre as mudanças no onze, o treinador explicou-as com o cansaço. "Confio em todos. Esta escolha foi feita segundo a avaliação física aos jogadores; fizeram um jogo desgastante na quinta-feira e hoje [ontem] estavam fatigados. Sinto-me à vontade para apostar em outros jogadores; deram uma boa resposta e em circunstâncias difíceis. Dedico esta vitória aos adeptos, conto com eles na quarta-feira".



AZARADO CRISLAN SAIU DE MACA E ESTÁ EM DÚVIDA PARA A TAÇA

Crislan continua em maré de azar com as lesões. Ontem, no regresso à titularidade, o avançado abandonou o relvado de maca, aos 77 minutos, depois de ter sofrido um "forte traumatismo no tornozelo esquerdo" num lance com Bruno Nascimento. Crislan será reavaliado esta manhã, no regresso do plantel ao trabalho para começar a preparar o jogo com o Sporting, depois de amanhã, para a Taça.



VITÓRIAS PARA MAURO NUNCA HOUVE INSEGURANÇA DA EQUIPA

Após uma derrota e um empate, o Braga voltou a ganhar na Liga. Para Mauro, tratou-se de "uma vitória importante e num campo difícil", ideal para afastar qualquer cenário de crise. "Nunca houve insegurança, porque a equipa estava a criar oportunidades, o que lhe dava confiança. Vamos curtir esta vitória e depois pensar no Sporting", afirmou, sem querer pensar no jogo da Taça de Portugal.



FOGO RÁPIDO NÃO BASTA
O primeiro golo da partida pertenceu a Taarabt com apenas treze segundos de jogo disputados, mas os bracarenses, a jogar sem medos, ainda conseguiram empatar

"Foi um bom jogo entre duas equipas que praticam bom futebol"
Hélder Cristóvão
Treinador do Benfica B
"Jogámos olhos nos olhos e podíamos ter sido premiados pela audácia"
Abel Ferreira
Treinador do Braga B


O Benfica B marcou passo frente ao Braga B, num jogo onde tudo começou muito bem para os encarnados, a fazerem um golo após o pontapé de saída: uma perda de bola dos minhotos e uma arrancada de Taarabt finalizada com um remate de longe do internacional marroquino, tudo isso em apenas treze segundos. A falha deixou os bracarenses a perder e o mal ainda podia ter sido irremediável se o mesmo Taarabt não tivesse tido pontaria a mais, acertando no poste direito da baliza defendida por Tiago Sá, aos 19'. O começo eficiente do Benfica teria resposta dos minhotos já na segunda parte, num esforço premiado no golo de Ogana, o qual valeu um ponto à equipa de Abel Ferreira.
Com quatro jogos consecutivos sem perder, o Braga B entrou em campo com uma postura atrevida, deixando na frente Ogana e Fortes, uma dupla bastante combativa e que foi incomodando os centrais encarnados, Lystcov e Rúben Dias. Do lado encarnado, os desequilíbrios maiores eram produzidos pelo extremo Nuno Santos e, mais ocasionalmente, por Sancidino. Dawidowicz, no plano defensivo, e João Carvalho, a organizar, procuravam criar um domínio benfiquista na intermediária, que não se sentiu.
Sempre à espreita e praticando um futebol apoiado, o Braga B quase concretizava a reviravolta aos 51', num lance onde a bola rematada por Fortes entrou na baliza de Miguel Santos, mas o lance foi anulado por alegada falta do avançado. Pouco depois, era Diogo Gonçalves quem,assistido por Taarabt, teve nos pés o golo da vitória, mas para os encarnados: Tiago Sá encheu a baliza e brilhou na defesa. A última grande oportunidade pertenceria a Francisco Vera que, na pequena área e já nas compensações, foi desarmado.
Destaque, ainda, para a presença de Renato Sanches na bancada na fase inicial do jogo, onde foi muito saudado pelos adeptos que o reconheceram.

O JOGO

JotaCC

A agonia do Tondela continua, agora com Petit ao leme
Sp. Braga alcançou a terceira vitória fora de casa na Liga, perante um adversário que já não ganha há 12 jogos

O Tondela tinha duas novidades para apresentar na 13.ª jornada da Liga. Um novo treinador (Petit sucedeu a Rui Bento) e um estádio remodelado, agora com direito a iluminação artificial. Mas nenhum dos tónicos foi suficiente para evitar a 10.ª derrota na prova, desta feita às mãos do Sp. Braga (0-1), que venceu fora de portas pela terceira vez neste campeonato.
Foi através da bancada que o extécnico do Boavista orientou pela primeira vez o Tondela (e essa intervenção tornou-se mais visível após o golo, com uma conversa telefónica com o adjunto José Vilaça, no banco). A equipa não mudou muito o seu figurino, continuou apostada na organização defensiva e na rapidez de Romário Baldé nas transições, mas cedo se percebeu que os visitantes iam mandar no jogo.
Num terreno pesado, que ainda assim resistiu bem à chuva incessante, a primeira parte teve mais posse do Sp. Braga mas apenas uma ocasião de golo digna desse nome, já nos últimos minutos, quando Joan Román, repentino, testou os reflexos de Cláudio Ramos.
O guarda-redes do Tondela, de resto, foi sempre um porto seguro para uma equipa obrigada a baixar o bloco pelas movimentações de Pedro Santos e Román (e mais tarde Rafa). E quando parecia que os anfitriões, que lançaram Wagner e Nuno Santos no segundo tempo, estavam mais perto de incomodar Kritciuk (algo que aconteceu apenas num livre indirecto, pela cabeça de Bruno Nascimento), foi o Sp. Braga a resolver o encontro.
Aos 78', Stojiljkovic foi bem desmarcado por um passe de Ricardo Ferreira, fez uma diagonal perfeita e finalizou com classe, depois de contornar o guarda-redes.
Nos minutos seguintes, e já com o adversário reduzido a dez elementos pela expulsão de Kaká, o sérvio ainda dispôs de duas boas ocasiões para bisar, mas esteve desastrado aos 91' e perdeu o duelo com Cláudio Ramos aos 93'. O resultado estava feito, porém. O Sp. Braga continua a perseguição ao Benfica, o Tondela não vence há 12 jogos.

PUBLICO

JotaCC

Sp. Braga põe cobro à seca com triunfo sobre o Tondela
Stojiljkovic apontou o golo que terminou o jejum bracarense e contribuiu para afundar ainda mais o Tondela na classificação

LIGA O Sp. Braga regressou ontem aos golos e às vitórias no campeonato graças a um triunfo tangencial sobre o Tondela, por 1-0. O avançado sérvio Stojiljkovic apontou, aos 78 minutos, o único golo de uma partida que ameaçava chegar ao fim com o nulo no marcador.
Os bracarenses pôr finalmente um ponto final numa seca de golos que durava há 358 minutos. A equipa de Paulo Fonseca tinha ficado em branco diante do Benfica, do Moreirense e dos holandeses do Groningen.
Talvez a pensar no duelo da Taça de Portugal frente ao Sporting, a meio da semana, Paulo Fonseca fez algumas mexidas na equipa habitual. E não se deu mal. "A nossa vitória é justíssima e o golo até pecou por tardio. Quanto aos golos, nunca estive preocupado. Não fizemos nada diferente do que temos vindo a fazer. Valorizo mais que, nos últimos 10 jogos nas competições internas, só por uma vez sofremos golos", comentou o técnico. Tarefa difícil para Petit Do outro lado, nem a estreia do renovado Estádio João Cardoso foi motivo de inspiração. O Tondela somou ontem a quinta derrota consecutiva e está há 11 jogos sem conhecer o sabor da vitória. O laterna vermelha da I Liga, com apenas cinco pontos, corre o risco de ver fugir a Académica, que apenas hoje defronta o Belenenses.
Adivinha-se uma missão complicada para Petit, novo treinador dos tondelenses. O antigo técnico do Boavista ainda não se estreou ontem no banco de suplentes da sua nova equipa porque ainda se encontra a cumprir uma suspensão de 15 dias pela expulsão de que foi alvo quando ainda orientava a formação axadrezada.

DN

Bruno3429

Sion no caminho do SC Braga

O SC Braga vai defrontar os suíços do Sion nos 16 avos de final da Liga Europa, conforme ditou o sorteio realizado esta segunda-feira em Nyon (Suíça). O encontro da primeira mão realiza-se a 18 de fevereiro de 2016, na Suíça, enquanto a segunda mão será no dia 24 do mesmo mês.

Com o extremo português Carlitos (antigo jogador de Estoril, Benfica e V. Setúbal), o Sion apurou-se para estes 16 avos de final como segundo classificado do Grupo B, com 9 pontos (2 vitórias, três empates e uma derrota), menos um do que o Liverpool.

Atualmente é o sexto classificado do campeonato da Suíça, com 6 vitórias, 4 empates e 8 derrotas), somando 22 pontos, menos 21 que o líder Basileia. Ainda no passado fim de semana eliminou precisamente o líder do campeonato da Taça da Suíça, com vitória nas grandes penalidades.

Além de Carlitos destaque-se no plantel o defesa Reto Ziegler e para os avançados Assifuah e Konaté.

A Bola

Bruno3429

Liga Europa: Sion no caminho do Sp. Braga
16 avos de final da prova jogam-se a 18 e 25 de fevereiro, mas os bracarenses jogam a segunda mão a 24
Por Redação     

O sorteio dos 16 avos da Liga Europa ditou o Sion, sexto classificado da Liga suíça, como adversário do Sp. Braga, um confronto que será o primeiro da história entre as duas equipas.

A primeira mão está agendada para 18 de fevereiro, na Suíça, e a segunda para dia 24 de fevereiro, quarta-feira, em Braga. Um dia antes de todos os outros jogos porque o FC Porto também joga em casa na segunda mão e as duas equipas portuguesas não podem jogar no mesmo dia.

Quanto a resultados frente a equipas suíças, o saldo é positivo para os bracarenses: uma vitória e dois empates.

Maisfutebol

Bruno3429

LIGA EUROPA: SION NO CAMINHO DO SC BRAGA

Sion. Este é o nome do adversário do SC Braga nos dezasseis avos de final da Liga Europa, assim ditou o sorteio realizado esta segunda-feira, em Nyon. A equipa suíça apurou-se para esta fase da prova depois de ter terminado a fase de grupos no segundo lugar do Grupo B, com 9 pontos, menos um que o líder Liverpool.

A primeira mão dos dezasseis avos de final está marcada para 18 de fevereiro no Estádio Tourbillon, na Suíça, já a segunda mão disputa-se a 25 de fevereiro, no Estádio Municipal de Braga, sendo que esta data pode, ainda, ser alterada.

A HISTÓRIA DE UM FC SION QUE ESPREITA GRANDES VOOS

O sorteio dos dezasseis avos de final da Liga Europa colocaram o FC Sion no caminho do SC Braga. Um encontro entre suíços e portugueses, mas para o qual os minhotos já olham com a vontade clara de seguir em frente na prova. O FC Sion chega aos dezasseis avos de final depois de ter terminado a fase de grupos em segundo lugar do Grupo B. Ultrapassado apenas pelo Liverpool – com mais um ponto -, os suíços estão a realizar uma época dentro das expetativas criadas pelos responsáveis do clube. Comecemos, então, pela montra europeia.

No mesmo Grupo que o Liverpool, Bordéus e FC Rubin, os suíços não partiam como favoritos, mas rapidamente colocaram em sentido os adversários mais confiantes. Terminaram no segundo posto com 9 pontos, tendo o atacante Moussa Kanouté dado nas vistas. O avançado, de 22 anos, marcou dois golos e roubou as atenções de alguns dos grandes clubes europeus. É, por essa razão, incerto que defronte o SC Braga nos 16 avos, uma vez que o ataque a Kanouté na reabertura de mercado será forte. Nota, ainda, para a coesão defensiva. Nas seis jornadas disputadas, o adversário do SC Braga só por uma vez foi derrotado.

Agora, seguem-se os gverreiros. E, se por um lado, o desempenho a nível europeu está a ter efeitos positivos, nas competições suíças não é diferente. No final da época passada, o Sion venceu o campeão Basileia na final da Taça da Suíça (3-0), apurando-se, assim, para a presente edição da Liga Europa. Terminou o campeonato na sétima posição e em 2015/2016 ocupa o sexto posto à 18.ª jornada, fruto dos 22 pontos conquistados. O técnico Didier Tholot assume que é dos jogos grandes que gosta e, este domingo, voltou a pregar uma rasteira ao Basileia, precisamente na Taça da Suíça. O FC Sion derrotou o atual líder do campeonato (4-3) e apurou-se para as meias-finais da competição. Dados que atestam que os dezasseis de final serão tudo menos fáceis.

No que diz respeito ao plantel, há quem  fale português. O médio Carlitos, de 33 anos, está no clube desde a época passada, mas já acumula várias temporadas de futebol suíço. Ao contrário da maior parte dos clubes, o FC Sion dispõe de uma multiculturalidade, fugindo, pois, à ideia que se trata de uma equipa tipicamente do país em questão.

No que toca a palmarés, o clube que Carlitos tem no currículo dois títulos de campeão nacional (1991/92 e 1996/97) e 13 taças da Suíça, sendo que a última foi em 2015. Em termos internacionais esta é a 11.ª participação na Liga Europa, tendo marcado presença por duas ocasiões na Liga dos Campeões, tantas quantas os minhotos. E agora, quem passará à próxima aos oitavos de final?

SCBraga

JotaCC

B. Dortmund-FC Porto, Sion-Sp. Braga e Sporting-B. Leverkusen
Dois adversários alemães e um suíço para as equipas portuguesas na Liga Europa. A final da competição está agendada para 18 de Maio, em Basileia.


FC Porto, Sp. Braga e Sporting ficaram a conhecer os seus adversários nos 16 avos-de-final da Liga Europa

O sorteio dos 16 avos-de-final da Liga Europa não foi muito benévolo para as equipas portuguesas ainda em prova. FC Porto e Sporting terão pela frente duas das actuais melhores formações alemãs, e só o Sporting de Braga pode manter um sorriso nos lábios, já que, pelo menos teoricamente, os suíços do Sion são mais acessíveis do que os emblemas germânicos.

O adversário mais complicado é o Borussia Dortmund. Os actuais vice-líderes da Bundesliga já não têm Klopp como seu treinador, mas a formação agora orientada por Tomas Tuchel continua a ter um plantel formado por bons jogadores, sobressaindo nomes como os do defesa central Hummels ou os dos avançados Marco Reus, Januzaj ou Aubameyang (neste momento, o melhor marcador do campeonato com 18 golos). No campeonato germânico somam apenas duas derrotas (uma delas frente ao todo-poderoso Bayern Munique) e um empate, em 16 jornadas.

O Sion foi a boa notícia do sorteio da Liga Europa para as equipas nacionais. O Sp. Braga surge como favorito frente a uma equipa que é, neste momento, sexta no campeonato suíço, que tem somente uma vitória nos seus últimos nove jogos e que não ganha há seis encontros. No plantel helvético, sem grandes craques, sobressai o do luso-cabo-verdiano Carlitos, que já jogou no Benfica.

Já o Bayer Leverkusen é um velho conhecido de Jorge Jesus, mas dos tempos em que o técnico orientava o Benfica - defrontou os germânicos em 2014-15, perdendo em Leverkusen por 3-1 e empatando a zero na Luz. Esta época, os actuais sextos classificados da Liga alemã têm sido mais irregulares e não estão a atravessar o melhor dos momentos. Nos últimos novo encontros só venceu dois. No entanto, apesar deste desempenho, o Bayer é uma equipa muito ofensiva. Basta dizer que nos seus últimos 12 encontros marcou sempre, mesmo quando perdeu. "Chicharito" ou Kiessling são os nomes que mais "assustam" na frente.

No que diz respeito a calendário, o Sporting joga a primeira mão em casa, enquanto FC Porto e Sp. Braga jogam nos seus estádios a segunda mão, embora o embate dos bracarenses com o Sion, no Minho, seja antecipado para dia 24.

Os jogos destes 16 avos-de-final serão a 18 e 25 de Fevereiro.

Lista completa dos 16 avos-de-final da Liga Europa

Sevilha-Molde

Valência- Rapid Viena

Galatasaray-Lazio

Shakhtar Donetsk-Schalke 04

Fenerbahçe-Lokomotiv Moscovo

Sion-Sp. Braga

B. Dortmund-FC Porto

Midtjylland-Manchester United

Villarreal-Nápoles

Marselha-Athletic Bilbau

Saint-Étienne-Basileia

Sporting-Bayer Leverkusen

Fiorentina-Tottenham

Anderlecht-Olympiacos

Sparta Praga-Krasnodar

Ausgburgo-Liverpool

PUBLICO

JotaCC

Sion no caminho do Sporting de Braga
Os bracarenses foram primeiros classificados no grupo A da Liga Europa.

O Sporting de Braga vai defrontar os suíços do Sion nos 16-avos-de-final da Liga Europa, ditou o sorteio realizado esta segunda-feira em Nyon. A primeira mão disputa-se em solo suíço.

Os bracarenses foram primeiros classificados no grupo A da Liga Europa, assegurando dessa forma a presença no sorteio dos 16-avos-de-final. Já o Sion foi segundo no grupo B.

A equipa de Braga, agora treinada por Paulo Fonseca, chegou por uma vez à final da prova, em 2011, então sob o comando de Domingos Paciência, tendo sido derrotada pelo FC Porto.

No que respeita às restantes equipas portuguesas em competição, o FC Porto vai defrontar os alemães do Dortmund e o Sporting terá pela frente os também alemães do Leverkusen.

SAPO DESPORTO

JotaCC

O Braga fez por merecer: tem o duelo mais acessível dos portugueses da Liga Europa
O Sporting de Braga vai jogar com os suíços do Sion nos 16 avos de final da Liga Europa em futebol, ditou o sorteio realizado esta segunda-feira de tarde em Nyon, na Suíça.



O encontro da primeira mão realiza-se na Suíça, a 18 de fevereiro de 2016, e o da segunda mão no Estádio Municipal de Braga, a 24 de fevereiro.

O Braga chega a esta fase do torneio como cabeça de série: venceu um grupo que tinha Marselha, teoricamente favorito, Liberec e Groningen. Fechou com 13 pontos, mais um que os franceses, e merecia ter sorte no sorteio. Comparado com o Dortmund que o FC Porto terá e o Leverkusen que aguarda o Sporting, assim foi. Mas quem venceu aquele grupo como os minhotos o fizeram, merecia a fortuna de ter um Sion em vez de algo mais áspero (como Fiorentinas, Valencias ou afins).

EXPRESSO

Bruno3429

PAULO FONSECA: "VAMOS TER UMA EQUIPA DIFÍCIL PELA FRENTE"

O sorteio está feito e não há nada que o possa alterar. Esta segunda-feira o SC Braga ficou a saber que o FC Sion é o adversário nos 16 avos de final da Liga Europa. O treinador dos minhotos, Paulo Fonseca, não entra em euforias e lembra o valor do adversário. "Teoricamente evitámos os clubes mais fortes, mas não podemos cair em tentação de entrar em facilidades, caso contrário corremos sérios riscos. Lembro que FC Sion apurou-se num grupo fortíssimo, que só perdeu um jogo e isso atesta bem a qualidade deste clube. Vamos ter uma equipa difícil pela frente", disse.

Paulo Fonseca exige máxima seriedade e explica porquê. "Se não encaramos este jogo de forma séria podemos ser surpreendidos. Esta equipa venceu a última edição da Taça da Suíça contra o Basileia e de forma categórica, possui jogadores muito experientes e a jogar em casa é uma equipa muito forte", sublinhou.

Com viagem marcada à Suíça no próximo mês de fevereiro, Paulo Fonseca espera contar com o apoio dos adeptos portugueses. "Jogar na Suíça e perante a comunidade portuguesa é um fator de maior motivação para nós. Ainda assim, nós habituámos as pessoas à nossa postura e não vamos mudar seja em casa ou fora", atirou.

SCBraga

Bruno3429

Árbitros para a Taça: Fábio Veríssimo no Sp. Braga-Sporting
Oitavos de final da competição
Por Redação   

Fábio Veríssimo foi o árbitro nomeado pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para dirigir o Sp. Braga-Sporting, o jogo com maior cartaz dos oitavos de final da Taça de Portugal.

Árbitros dos oitavos de final da Taça de Portugal:

Terça-feira:

Vitória de Setúbal - Rio Ave, João Capela (AF Lisboa).

Quarta-feira:

Desportivo das Aves-Nacional, Artur Soares Dias (AF Porto).
Amarante-Arouca, Vasco Santos (AF Porto).
Gil Vicente-Portimonense, Rui Oliveira (AF Porto).
Estoril-Penafiel, Hugo Miguel (AF Lisboa).
Feirense-FC Porto, Tiago Martins (AF Lisboa).
Sp. Braga-Sporting, Fábio Veríssimo (AF Leiria).

Quinta-feira:

Boavista-Académica, Rui Costa (AF Porto)

Maisfutebol

Bruno3429

LE: «À partida evitámos aqueles que eram mais fortes», Paulo Fonseca
Ainda assim, o treinador do Sp. Braga teceu vários elogios ao Sion
Por Redação       

Paulo Fonseca admite que o Sp. Braga tenha tido alguma sorte no sorteio da Liga Europa, mas ainda assim reconhece muita qualidade ao Sion.

«À partida evitámos aqueles que eram teoricamente mais fortes, mas também não podemos cair na tentação de achar que temos a tarefa facilitada por nos ter calhado o Sion», começou por dizer, para sublinhar: «O Sion fez uma primeira fase muito forte. Jogou com o Liverpool, Rubin Kazan e Bordéus, só perdeu um jogo e não perdeu nenhum dos jogos com o Liverpool. Isso atesta bem a qualidade desta equipa.»

Assim, o treinador bracarense, em declarações aos meios de comunicação do clube, alertou: «Se não encararmos este jogo de forma séria e respeitando o percurso do Sion, podemos ser surpreendidos e não queremos isso.»

Na mesma ocasião, Paulo Fonseca recordou ainda que já viu o Sion jogar ao vivo: «Assisti à final da Taça da Suíça. Esta equipa venceu contra o Basileia de forma clara e categórica.»

Neste sentido, disse que «jogar na Suíça perante a comunidade portuguesa foi o que mais agradou neste sorteio».

Maisfutebol

Bruno3429

«Teoricamente, evitámos os clubes mais fortes» - Paulo Fonseca

O treinador do SC Braga analisou o sorteio da Liga Europa, que colocou os suíços do Sion no caminho da equipa minhota.

«Teoricamente evitámos os clubes mais fortes, mas não podemos cair em tentação de entrar em facilidades, caso contrário, corremos sérios riscos. Lembro que o Sion apurou-se num grupo fortíssimo, que só perdeu um jogo e isso atesta bem a qualidade deste clube. Vamos ter uma equipa difícil pela frente», disse Paulo Fonseca antes de deixar o alerta:

- Se não encaramos este jogo de forma séria podemos ser surpreendidos. Esta equipa venceu a última edição da Taça da Suíça contra o Basileia e de forma categórica, possui jogadores muito experientes e a jogar em casa é uma equipa muito forte.

O jogo da primeira 'mão' realiza-se a 18 de fevereiro de 2016, na Suíça, onde Paulo Fonseca espera contar com o apoio da comunidade portuguesa.

«Jogar na Suíça e perante a comunidade portuguesa é um fator de maior motivação para nós. Ainda assim, nós habituámos as pessoas à nossa postura e não vamos mudar seja em casa ou fora», rematou.

O SC Braga joga a segunda 'mão' em casa, no dia 24 de fevereiro.

Fábio Veríssimo nomeado para o SC Braga-Sporting

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol anunciou esta segunda-feira as nomeações para os jogos dos oitavos de final da Taça de Portugal.

Destaque para Fábio Veríssimo que vai dirigir o SC Braga-Sporting, jogo cabeça de cartaz desta eliminatória que está agendado para esta quarta-feira (20 horas).

Tiago Martins (AF Lisboa) foi nomeado para o Feirense-FC Porto, também marcado para quarta-feira (18 horas).

Nomeações:

Terça-feira
V. Setúbal – Rio Ave, João Capela (AF Lisboa)

Quarta-feira
Aves - Nacional, Artur Soares Dias (AF Porto)
Amarante – Arouca, Vasco Santos (AF Porto)
Gil Vicente – Portimonense, Rui Oliveira (AF Porto)
Estoril – Penafiel, Hugo Miguel (AF Lisboa)
Feirense – FC Porto, Tiago Martins (AF Lisboa)
SC Braga – Sporting, Fábio Veríssimo (AF Leiria)

Quinta-feira
Boavista – Académica, Rui Costa (AF Porto)

A Bola