News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 24/11

Started by Bruno3429, 24 de November de 2015, 08:27

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Focados no pote de cinco milhões
LIGA EUROPA PODE RENDER BOM ENCAIXE
Autor: EUGÉNIO QUEIRÓS

Não é necessário o famoso 'canudo' do Bom Jesus para os guerreiros verem o apuramento para a fase seguinte da Liga Europa, onde os espera um 'pote' de 5 milhões de euros. Para já, o Sp. Braga garantiu 2,4 milhões de euros de prémio de presença na fase de grupos, a que se acrescentam 1,080 milhões de euros relativos às 3 vitórias somadas (cada triunfo vale 360 mil euros e o empate 120 mil). Mas há mais dinheiro para faturar. O apuramento para a fase seguinte garante mais 500 mil euros e caso o Sp. Braga seja primeiro há que acrescentar outro tanto. Estamos já aqui perante um subtotal de 4,480 milhões de euros. Mas ainda não é tudo pois mais duas vitórias, sobre o Slovan Liberec e o Groningen, darão direito a 720 mil euros. Agora, sim, impõe-se a soma de todas as parcelas neste cenário mais otimista e nem por isso menos realista: 5,2 milhões de euros. Nada mau para começar...

Mas, por ora, os guerreiros do Minho precisam é de garantir o apuramento e um empate basta perante o Slovan Liberec, na próxima 5.ª feira, num estádio que os responsáveis bracarenses querem ver bem composto de público.

Note-se que os arsenalistas só conseguirão o apuramento e o 1.º lugar caso vençam o Slovan Liberec e o Olympique de Marselha perca pontos perante o último classificado do grupo, o Groningen. Paulo Fonseca já disse que quer a sua equipa apenas a pensar no 1.º lugar, o que, no caso, surge como uma questão de honra, embora tal possa valer também um bónus de 500 mil euros.

Record

JotaCC

Na máxima força para fechar contas
Braga Vitória na receção ao Slovan Liberec garante qualificação antecipada na Liga Europa

Braga iniciou ontem à tarde, sem baixas de ordem física, a preparação para a receção de depois de amanhã (20.05 horas, Sport TV), ao Slovan Liberec, jogo da quinta jornada do Grupo F da Liga Europa que, em caso de triunfo, garante a qualificação aos minhotos.
Paulo Fonseca dirigiu o primeiro treino da semana, após a equipa ter regressado na véspera, à noite, de Faro, num voo charter para minimizar os efeitos da viagem ao Algarve em tempos de calendário apertado.
Apesar do mau estado do relvado, e da necessidade de disputar o prolongamento para seguir em frente na Taça de Portugal, não houve sequelas físicas, pelo que, ontem, o técnico do Braga teve todo o plantel disponível para treinar.
A sessão foi mais ligeira para os utilizados frente ao Farense, mas inclusivamente confirmou-se a disponibilidade total de Djavan, que ainda não foi convocado para o encontro de Faro, mas já está apto a competir.
Como é hábito, até porque nem todos estão inscritos na UEFA, Paulo Fonseca vai voltar a mexer no onze inicial, prevendo-se os regressos ao onze, pelo menos de Boly e de Alan, que foram poupados frente aos algarvios, enquanto Vukcevic só entrou nos momentos finais.
Líder do Grupo F, com nove pontos, as contas do apuramento são fáceis de fazer: o Braga garante o primeiro lugar se bater o Slovan Liberec, mas também se apura em caso de empate se o Marselha perder com o Groningen, que já está eliminado. Já o Slovan, a quem o Braga venceu fora por 1-0, precisa de vencer, e que o Marselha perca, para se apurar já nesta ronda.



SAD Acionistas aprovam contas e orçamento

Reunida em assembleia-geral de acionistas, a SAD do Sporting de Braga viu aprovados, ontem, por unanimidade, o relatório de gestão e contas do exercício transato, que teve um prejuízo de 1,3 milhões de euros e a proposta de orçamento para 2015/16, a rondar os 18 milhões de euros. Perante quase 60% da estrutura acionista, foi ainda aprovado um voto de louvor pela demonstração financeira relativa à época 2014/15. O líder da assembleia-geral, António Marques, elogiou a "capacidade de reinvenção do plantel e o novo ciclo aberto para esta temporada".

JN

JotaCC

FILIPE AUGUSTO COM FARO DE GOLO
INÉDITO Estimulado por Paulo Fonseca, brasileiro tem revelado pontaria sem precedentes na carreira e ameaça concorrência

Depois de uma passagem sem brilho pelo Valência, renasceu em Braga, tornando-se num sério concorrente de Vukcevic, Mauro e Luiz Carlos à custa dos golos. Foi titular nos últimos dois jogos


Filipe Augusto repetiu a titularidade em Faro e marcou o golo que apurou o Braga na Taça de Portugal

O esforço que o Braga fez para convencer o Rio Ave a emprestar Filipe Augusto começa a fazer todo o sentido. Assegurado no último dia do mercado de transferências, o brasileiro preencheu a vaga deixada em aberto por Pedro Tiba, cedido ao Valhadolid, do segundo escalão do futebol espanhol, mas nunca se conformou com o estatuto de terceira opção para o meio-campo, surgindo agora em pé de igualdade com Vukcevic, Mauro e Luiz Carlos. Titular há dois jogos consecutivos (União da Madeira e Farense), marcou no Estádio José Arcanjo o penálti que valeu ao Braga o apuramento para a quinta eliminatória da Taça de Portugal, ampliando para dois os golos já marcados nesta época (o primeiro também foi de grande penalidade) e, por sinal, em toda a sua carreira. Isso mesmo: como profissional, nunca tinha faturado.
A série de jogos em que alinhou de início só não é mais ampla, pelo menos por enquanto, porque Filipe Augusto não foi utilizado na visita ao Marselha, para a Liga Europa, depois de ter sido titular contra o Belenenses, ficando associado a uma goleada, por 4-0. Sob o comando de Paulo Fonseca, o centrocampista de 22 anos renasceu como jogador e pode mesmo dizer-se que já estão totalmente dissipadas as dúvidas que o rodeavam quando se apresento una Pedreira, fruto de uma experiência infeliz no futebol espanhol, ao serviço do Valência. "Foram opções do treinador [Nuno Espírito Santo]", explicaria mais tarde, referindo-se aos oito jogos apenas disputados pela "equipa che", embora garantindo ter amadurecido como jogador.
À chegada a Braga, o discurso do médio já transparecia esse crescimento: "Conheço pouco do míster, mas já conheço bem a liga portuguesa. Tenho de entender quanto antes o que é pedido à equipa e adaptar-me ao seu estilo ". Dobrado esse desafio, soma nesta altura 425 minutos de utilização, distribuídos por seis partidas.



Venceu o Torneio de Toulon em 2013

Oriundo da formação do Bahia, Filipe Augusto chegou a Portugal em 2012 para representar o Rio Ave, já com chancela de internacional brasileiro, tendo pertencido ao empresário Jorge Mendes a maior parte do investimento. Representar um clube de média dimensão poderia ser um risco para o jogador, mas a verdade é que nunca deixou de ser chamado aos trabalhos das seleções mais jovens do Brasil, entrando mesmo na convocatória final de Alexandre Gallo para o Torneio de Toulon em 2013, vencido precisamente pela Canarinha. Entre outras jovens vedetas, Filipe Augusto juntou-se a Wallace (Mónaco), Dória (Granada), Danilo (Valência), Rafinha (Barcelona). Entre 2012 e 2014, disputou 50 jogos pelos vila-condenses.



OUTROS

VUKCEVIC
Com dois golos e outras tantas assistências, contabiliza 893 minutos acumulados em 12 jogos.

MAURO
A cumprir a quarta época pelos arsenalistas, vai no 11.º jogo, com 828 minutos.

LUIZ CARLOS
Treinado por Paulo Fonseca no P. Ferreira, é o segundo médio interior mais utilizado, com 868 minutos em 13 jogos.

ALEF
Internacional brasileiro sub-21, ainda não se estreou pela equipa principal do Braga. Pela equipa B, somou 90 minutos contra o Portimonense.



3 QUESTÕES A TONI
"É diferente dos outros médios"

Filipe Augusto já convence no meiocampo do Braga?
—Nas oportunidades que teve, demonstrou que é uma opção mais do que válida. É um jogador diferente dos outros médios: possui muita qualidade no passe curto e longo, sendo um grande organizador de jogo.

Caso alinhe de início contra o Liberec, substituirá quem?

—É uma questão difícil, até porque tem imperado a rotatividade no meio-campo. Dependerá muito dos planos do Paulo Fonseca para os jogos com o Liberec e o Benfica.

Estando emprestado pelo Rio Ave, a SAD do Braga deve investir na compra do passe?

—Tendo capacidade financeira, seria um excelente investimento. É um jogador acima da média.



ÁRBITRO ALEKSEI KULKOV APITA JOGO COM O LIBEREC

O bielorrusso Aleksei Kulkov, de 35 anos, foi o árbitro nomeado para apitar o jogo Braga-Liberec, primeiro e segundo classificados do Grupo F da Liga Europa, respetivamente, separados por dois pontos. Kulkov já dirigiu por três vezes jogos com equipas portuguesas (Benfica, V. Guimarães e Sporting), mas esta será a primeira vez que dirige um encontro que envolve a formação arsenalista.



TREINO TODOS DISPONÍVEIS E TITULARES EM POUPANÇA

Com o lateral-esquerdo Djavan a trabalhar sem restrições desde a semana passada, Paulo Fonseca poderá contar com um plantel na máxima força para preparar a receção desta quinta-feira aos checos do Slovan Liberec, pois o jogo com o Farense não provocou qualquer baixa. A equipa trabalhou, ontem à tarde, e a sessão acabou por ser mais ligeira para os jogadores mais utilizados.



CONTAS ACIONISTAS APROVARAM PREJUÍZO DE € 1,3 MILHÕES

Reunidos em assembleia geral, os acionistas da SAD do Braga aprovaram, por unanimidade, as contas do exercício de 2014/15, o qual registou um resultado líquido negativo de 1,3 milhões de euros, e a proposta de orçamento para 2015/16, na ordem dos 18 milhões. Coma presença de 60% da estrutura acionista, foi aprovado um voto de louvor pela demonstração financeira relativa a 2014/15.



SEGUROS IMPERMEÁVEIS HÁ SETE JOGOS EM PROVAS NACIONAIS

O jogo com o Farense, da IV eliminatória da Taça de Portugal, confirmou a segurança e defensiva do Braga em competições nacionais, o que é um excelente sinal para a receção ao Benfica, agendada para segunda-feira. Os minhotos não sofrem golos há sete jogos para a Liga e para a Taça, tendo consentido o último na goleada aplicada ao Marítimo, por 5-1, na quinta jornada do campeonato



Fase de grupos ainda tem M€ 1,72 em jogo
LIGA EUROPA Um empate com o Liberec confirmará o apuramento para os 16 avos de final, mas os arsenalistas ambicionam mais, apontando a um encaixe histórico

Liderança:terminar o Grupo H em primeiro lugar corresponderá a um bónus de um milhão

O Braga já assegurou 3,48 milhões de euros pela entrada na fase de grupos e por três vitórias, cada uma a 360 mil euros. Manter a liderança no Grupo F permitirá forrar bastante mais os cofres

Apesar da derrota em Marselha, o Braga continua na liderança (nove pontos) e bem lançado no Grupo F da Liga Europa rumo ao apuramento para os 16 avos de final da Liga Europa, podendo habilitar-se a um encaixe financeiro de 5,2 milhões de euros. Só pela entrada na fase de grupos, os arsenalistas vão receber 2,4 milhões de euros e as três vitórias já conseguidas, sobre o Liberec (fora), Groningen (em casa) e Marselha (em casa), redundarão num prémio de 1,08 milhões – cada vitória vale 360 mil euros. Como o primeiro classificado de cada grupo terá direito a um prémio extra de 500 mil euros e outros 500 mil pelo apuramento para a fase seguinte, o Braga terá todo o interesse em vencer outra vez o Liberec (segundo classificado, com sete pontos), já nesta quinta-feira, e depois o Groningen na Holanda, no fecho da fase de grupos, acrescentando assim mais 720 mil euros à "poupança".
Contas feitas, os arsenalistas ainda podem amealhar 1,72 milhões de euros, pelo que dificilmente se darão por satisfeitos com um empate no reencontro com os checos, apesar de saberem que esse resultado bastará para carimbarem a passagem para a fase seguinte da competição. Por um lado, pontuar apenas renderá 120 mil euros na fase de grupos; por outro, só será suficiente para garantir a liderança (e o correspondente encaixe de um milhão) se o Marselha (seis pontos) perder pontos em casa do Groningen (com apenas um ponto) nesta quinta jornada. Ou seja, os bracarenses querem mesmo jogar pelo seguro e isso poderá traduzir-se num encaixe financeiro histórico na fase de grupos (5,2 milhões de euros).
Caso Braga e Marselha vençam nesta jornada, os minhotos não estão reféns de um novo triunfo na jornada final para vencerem o grupo, ainda que com menos euros no bolso. Um empate na Holanda, contra o Groningen, bastará, tal como servirá se a equipa francesa perder pontos na deslocação à República Checa.


MILHÕES
1,08
Vitórias sobre o Liberec (fora), Groningen (em casa) e Marselha (em casa) permitiram, para já, um encaixe de 1,08 milhões de euros


O JOGO


JotaCC


JotaCC


JotaCC

Artur Jorge
​"Semana muito importante para o Braga"

Arsenalistas, que lideram o Grupo F com mais dois pontos que o Slovan Liberec, recebem esta quinta-feira precisamente a equipa checa.

O antigo capitão dos minhotos acredita numa vitória sobre o Slovan Liberec, que apura para a fase a eliminar da Liga Europa. Depois segue-se a recepção ao Benfica.

Para o antigo central dos bracarenses, Artur Jorge, esta é uma semana muito "importante" para o conjunto orientado por Paulo Fonseca, que vem de um triunfo em Faro para a Taça de Portugal.

Os resultados "têm sido consistentes e equilibrados", por isso "é possível" garantir a qualificação, já esta quinta-feira, para os 16 avos de final da Liga Europa.

Artur Jorge, em declarações a Bola Branca, lembra que logo no "início de época" perspectivou um "bom desempenho" do Sporting de Braga, devido à "qualidade" dos jogadores e do treinador.

RR

Bruno3429

11.ª jornada: Soares Dias no Sporting-Belenenses
Manuel Mota no Tondela-FC Porto e Hugo Miguel no Sp. Braga-Benfica

Por Redação     

O árbitro Artur Soares Dias vai dirigir na próxima segunda-feira o Sporting-Belenenses da 11.ª jornada da I Liga, dois meses depois de ter sido muito contestado pela equipa leonina no Boavista-Sporting, no qual expulsou Bruno de Carvalho.

Já no Sp. Braga-Benfica estará Hugo Miguel (AF Lisboa), enquanto o árbitro do Tondela-FC Porto será Manuel Mota.
 
Sexta-feira, 27 nov:
Nacional-Marítimo, Tiago Martins (AF Lisboa)

Sábado, 28 nov:
V. Setúbal-U. Madeira, Manuel Oliveira (AF Porto)
Boavista-V. Guimarães, Fábio Veríssimo (AF Leiria)
Tondela-FC Porto, Manuel Mota (AF Braga)

Domingo, 29 nov:
Académica-Arouca, João Capela (AF Lisboa)
Rio Ave-Moreirense, Sérgio Piscarreta (AF Algarve)
P. Ferreira-Estoril, João Pinheiro (AF Paços de Ferreira)

Segunda-feira, 30 nov:
Sporting-Belenenses, Artur Soares Dias (AF Porto)
Sp. Braga-Benfica, Hugo Miguel (AF Lisboa)

Maisfutebol