News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 20/11

Started by Bruno3429, 20 de November de 2015, 08:24

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Direção propõe novos estatutos
MANDATO ALARGADO PARA 4 ANOS EM VOTAÇÃO
Autor: RICARDO VASCONCELOS

Um dia depois de se ter sabido que a SAD do Sp. Braga fechou a temporada passada com um prejuízo de 1,3 milhões de euros, ontem ficou-se a conhecer o conteúdo de mais um ponto da ordem de trabalhos da assembleia geral do clube, que se vai realizar já na manhã de amanhã: a alteração dos estatutos. Os responsáveis arsenalistas entendem que chegou o momento de mudar alguns aspetos relevantes do regulamento interno e irão levar várias alterações à votação dos sócios.

Um dos pontos mais importantes prende-se com a duração dos mandatos das direções. A ideia é passar de três para quatro anos, à semelhança do que sucede nos principais clubes portugueses, e o objetivo é melhorar a "eficácia da gestão, bem como da prossecução de projetos". Refira-se que os atuais órgãos sociais cumprirão o mandato de três anos até ao final. Ainda em relação a atos eleitorais, estes passarão a ter lugar em maio e não em outubro, para que as direções estejam em funções no início de época desportiva.

Indo ao encontro de um sonho antigo de António Salvador, os sócios vão também votar a participação do clube em sociedades comerciais de comunicação social. A ideia é a criação de um canal de televisão. Só não se sabe quando...

Sócios guerreiros

Outra promessa eleitoral é a já badalada academia e ela, tal como a importância da formação, deverão passar a ter uma menção nos novos estatutos do clube. Os associados também não foram esquecidos e, caso os próprios aprovem, passaram a ser denominados por guerreiros.


Gerson Magrão gera dívida de 1,3 milhões
BRASILEIRO NUNCA CHEGOU A SER JOGADOR MINHOTO

O brasileiro Gerson Magrão nunca chegou a ser jogador do Sp. Braga, mas por ele a SAD está a pagar 1,3 milhões de euros ao D. Kiev. O médio esteve para ser reforço em 2011 – assinou uma minuta de contrato por três anos –, mas, afinal, a ligação ao D. Kiev não tinha terminado, o que levou o Sp. Braga a recuar. O esquerdino tentou exigir legalmente aos minhotos o cumprimento do vínculo, o que deu argumentos aos ucranianos para recorrerem à FIFA. Perderam, mas depois ganharam no TAS. Como Magrão não pagou, coube à SAD fazê-lo, devendo acionar o jogador para reaver a verba.

Record

Bruno3429

Taça de Portugal: Reencontro com velhos conhecidos no São Luís
Paulo Machado

O jogo entre Farense e SC Braga referente à quarta eliminatória da Taça de Portugal, agendado pada domingo, provoca o reencontro entre algumas caras conhecidas, nomeadamente no clube algarvio onde se encontram jogadores e treinador que já defenderam as cores do clube bracarense. Agora, estão do outro lado da barricada e levantam as armas contras os Guerreiros do Minho.

Logo à cabeça surge Jorge Paixão, treinador que resultou numa aposta de António Salvador, na época 2013/2014, quando foi contratado para substituir Jesualdo Ferreira. Numa época atribulada, curiosamente, o destino de Jorge Paixão ficou traçado num jogo da meia-final da taça de Portugal, quando caiu aos pés do Rio Ave, gorando-se a possibilidade de levar o SC Braga à final da Taça de Portugal, no Estádio do Jamor. O divórcio consumou-se, mas Jorge Paixão deixou uma forte marca no clube, essencialmente no seio dos adeptos pela atitude que sempre revelou em dar a cara pelo clube, mormente nos momentos mais delicados. Mesmo depois de ter deixado o clube, Paixão expressou por várias vezes em público que se tornara num "Guerreiro" e não descura a possibilidade de, um dia, regressar à cidade dos arcebispos.

No plantel proliferam ainda jogadores que estão a dar cartaz e com passado ao clube minhoto. Nota de destaque para Rambém, jogador vinculado ao SC Braga e que chegou esta temporada ao Farense, a título de empréstimo. Na baliza está São Bento, guarda-redes natural de Barcelos e que completou a sua formação no SC Braga, passando ainda por vários emblemas da região minhota.

Correio do Minho

JotaCC

Mandatos de quatro anos e TV vão a votos

Os sócios são chamados a assembleia-geral, amanhã (10.30 horas), para votar proposta de revisão dos estatutos, que prevê a extensão dos mandatos dos órgãos sociais de três para quatro anos. Do escrutínio também se faz depender, entre outras medidas, o lançamento de um projeto de TV do clube.
A assembleia é ainda chamada a oficializar na "lei fundamental do clube" a designação dos adeptos como "Guerreiros" ou "Guerreiros do Minho". De passagem, na lembrança dos acampamentos militares romanos, propõe-se, igualmente, a criação de "castros", memórias das raízes celtas que não serão mais do que as vulgares casas que o clube pretende abrir na região e no país.
Na introdução de "aspetos inovadores", prevê-se, ainda, novo capítulo estatutário, que regule as relações com grupos organizados de adeptos, para se prevenir "danos reputacionais que tantas vezes são infligidos aos clubes" pelas claques.


JN


JotaCC

Paulo Tavares: "Vamos ter um jogo difícil como vai ser difícil para o Benfica"
O jogo grande da 12ª ronda do campeonato nacional de futsal joga-se este sábado, pelas 16 horas, no Pavilhão da Universidade do Minho, em Gualtar (Braga).

Frente a frente estarão o atual terceiro classificado, o SC Braga/AAUM, e o atual campeão nacional, o SL Benfica. A equipa de Paulo Tavares atravessa uma fase de crescimento e assimilação de processos e este embate irá ser um enorme teste a esse crescimento, bem como à invencibilidade dos minhotos nos jogos em casa. O SC Braga/AAUM vem de uma derrota diante do Fundão na jornada anterior. O técnico bracarense conta com o plantel na máxima força para este importante embate.

O SL Benfica vem muitíssimo moralizado para este encontro depois de ter conseguido o apuramento para a Final-Four da UEFA Futsal Cup e é a única equipa do campeonato que tem por vitórias todos os jogos realizados. Ainda assim, o fator casa prevalece para os bracarenses em confrontos com os encarnados e o facto de ainda não terem cedido pontos em casa faz prever que será um jogo eletrizante.


Na antevisão do encontro, o técnico bracarense Paulo Tavares deseja um "Braga igual ao que jogou em Odivelas diante do Sporting CP. Temos uma equipa nova que ainda está a assimilar o que a equipa técnica pretende e vamos crescer de jogo para jogo. Vamos ter um jogo difícil como vai ser difícil para o Benfica, temos de estar sempre dentro do jogo para o discutir. O nosso objetivo é o terceiro lugar e é isso que queremos manter", finalizou.

O jogador bracarense Miguel Almeida começou por referir que "é um jogo que todos nós queremos jogar, principalmente os mais novos e tem uma carga emotiva diferente. O Benfica manteve praticamente toda a sua equipa e reforçou-se nos setores que precisava, mas o fator casa pode ultrapassar tudo isso e queremos continuar invictos."

MODALIDADES.COM.PT

JotaCC

GERSON MAGRÃO CUSTOU M€ 1,3 À SAD
Nem sequer chegou a treinar no clube, mas a SAD foi agora condenada a pagar uma pesada indemnização ao Dínamo Kiev...

O médio era, em 2011, um desejo de Leonardo Jardim; chegou ao clube a dizer que era um jogador livre, assinou contrato, mas o Dínamo Kiev apresentou queixa. A condenação foi agora conhecida


Magrão vestiu a camisola do Sporting, mas antes tinha assinado pelo Braga onde deixou um enorme problema

Na página 23 do relatório e contas relativo à época de 2014/15, ontem disponibilizado na íntegra na página oficial do clube na internet, é referido, na rubrica sobre "dívidas a terceiros", que se inclui o "valor de 1,3 milhões de euros decorrentes da condenação no âmbito do processo Magrão"; duas páginas antes, refere-se aindao"montantede1,331,754 euros decorrentes da decisão do Tribunal Federal Suíço que condenou Gerson Magrão e subsidiariamente a Sociedade". São as únicas linhas sobre um caso, até agora desconhecido, que remonta a 2011, e que teve recentemente um desfecho desfavorável para o Braga: a sociedade terá de pagar um pouco mais de 1,3 milhões de euros ao Dínamo Kiev por um jogador que nunca chegou, sequer, a treinar em Braga.
Afinal, o que aconteceu? Tudo começou na preparação da época de 2011/12, altura em que Leonardo Jardim orientava o Braga. O treinador mostrou interesse em contratar o médio brasileiro (dois anos depois levou-o para o Sporting) e o jogador, durante as conversações com responsáveis do Braga, afirmou ter rescindido com o clube ucraniano e ser livre de encargos.A informação dada foi validada por um advogado português, e também pelo departamento jurídico que trabalhava para a SAD naquela altura. Posto isto, e tendo em conta que Magrão, que se encontrava em Braga, tinha viagem marcada para o Brasil no dia seguinte, foi assinada uma minuta de contrato, que o jogador levou com ele. Poucos dias depois, a SAD foi alertada para o facto de o jogador ainda ter contrato em vigor com o Dínamo Kiev, tendo António Salvador decidido abortar de imediato o negócio.
Magrão recusou-se a voltar para o Dínamo Kiev e apresentou mesmo uma ação contra o Braga por não o ter contratado – processo que perdeu. Nessa altura, o clube ucraniano também fez chegar à FIFA uma queixa formal contra o jogador e o Braga, mas o organismo recusou-se a emitir um parecer por entender que existiam cláusulas dúbias. O Dínamo Kiev recorreu então para o TAS (Tribunal Arbitral do Desporto, sediado na Suíça), que condenou Magrão ao pagamento de 1,3 milhões de euros; a questão – ou erro do Braga... – é que o jogador tinha na sua posse o contrato assinado com os minhotos (nunca chegou a dar entrada em nenhum organismo) e a SAD acabou por ter de responder solidariamente por uma dívida que, no seu entender, não lhe pertencia.
As decisões do TAS são definitivas, mas a SAD já acionou todos os mecanismos legais que ainda tem à sua disposição para imputar a responsabilidade ao jogador. Curiosamente, Magrão esteve mais de um ano sem competir nessa altura, tendo voltado a jogar, pelo Santos, apenas a 20 de maio de 2012.


PREJUÍZO
1,3
O valor que a SAD foi condenada a pagar no "caso Magrão" é exatamente igual ao prejuízo apresentado durante o exercício relativo à temporada de 2014/15



Matheus: comprado 33% do passe

Neste relatório e contas ficou ainda a saber-se que a SAD comprou, durante o último exercício, os passes de Mauro (70% ao Grémio Anápolis), Matheus (33% ao América) e Djavan (60% ao Benfica). Rodrigo Pinho também entrou nas contas do último exercício – foi contratado em maio –, tendo sido gastos 400 mil euros por 70% do passe. De referir ainda que a SAD também adquiriu, ao Gil Vicente, os 25% por cento do passe de Zé Luís que lhe faltavam, tendo-o vendido, no final da época, ao Spartak Moscovo por 6,5 milhões de euros.



TREINO HASSAN ESTÁ DE REGRESSO

Depois de ter marcado dois golos na vitória (4-0) do Egito sobre o Chade, Hassan voltou ontem a trabalhar com o restante plantel. Com o regresso do avançado e a recuperação de Djavan, que já treinou sem limitações, Paulo Fonseca tem todos os jogadores à sua disposição para a partida de domingo com o Farense, da Taça de Portugal. O Braga volta a treinar hoje de manhã.



REMODELADO NOVO SITE ARRANCA HOJE

O Braga vai ter, a partir de hoje, um novo site. A remodelação da página oficial do clube, alojada em www.scbraga.pt, estará online já esta tarde, apresentando um novo grafismo, com mais funcionalidades e ainda mais próximo dos adeptos. É pelo menos essa a promessa dos responsáveis do clube, que continuam a apostar na melhoria da comunicação com os sócios.

O JOGO

JotaCC


JotaCC


JotaCC