News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 01/11

Started by Bruno3429, 01 de November de 2015, 07:29

Previous topic - Next topic

Bruno3429

SC Braga: goleada para o pódio
Joana Russo Belo

Quatro golos para calar as críticas e directamente para o pódio. Depois de dois nulos nos últimos jogos do campeonato, nada melhor do que uma goleada caseira para desfazer as dúvidas do estilo de jogo do SC Braga versão Paulo Fonseca e embalar os guerreiros para o terceiro lugar da classificação, de forma provisória. Vitória sem qualquer contestação, com uma exibição de futebol de qualidade e numa tarde marcada por um Rafa endiabrado - esteve em três golos dos bracarenses - e perante um Belenenses em ko técnico, após a expulsão de Luís Leal, aos 52 minutos, lance que decidiu o rumo da história.

Foram duas partes distintas, num jogo que acabou por se tornar simples com a atitude irreflectida de Luís Leal, que deixou a equipa de Belém com dez e sem argumentos. Mas começando pelo início. Os arsenalistas entraram fortes em campo, contudo o Belenenses acabou por crescer com mais posse de bola, apesar de não ter fio de jogo capaz de incomodar Kritciuk, à excepção de um remate de Luís Leal que saiu às malhas laterais e um erro de Baiano, que num corte defeituoso ofereceu a bola ao avançado e lançou Kuca, num remate à figura do guardião.

Num ritmo lento - a favorecer mais o estilo de jogo dos homens de Sá Pinto - o SC Braga demorou para conseguiu desequilibrar a coesa defesa do Belenenses. E só quando os guerreiros aumentaram a velocidade e aceleraram pelas alas, num ataque mais agressivo, é que se viu futebol ofensivo na pedreira. E sempre com Rafa em destaque, em mais um brilhante jogo do internacional: primeiro fez um túnel a um adversário, oferecendo a Goiano um cruzamento para remate frouxo de Luiz Carlos; depois, obrigou Ventura a defesa de recurso com um remate muito forte à entrada da área e, na insistência, atirou contra Amorim; e, por fim, descobriu o caminho para o golo. Canto curto, belo passe de Rafa para Goiano e um cruzamento milimétrico do lateral, com Hassan a aparecer ao segundo poste e a finalizar à boca da baliza.

O golo embalou os guerreiros, que só não foram para o balneário com uma vantagem mais dilatada, porque o árbitro Tiago Martins deixou passar em branco uma falta de Kuca sobre Baiano, num penálti claro que ficou por assinalar ao SC Braga. Os arsenalistas voltaram do intervalo a todo o gás - Stojiljkovic dispôs de duas excelentes ocasiões - e viram o cenário facilitar-se face à expulsão de Luís Leal. O avançado viu vermelho directo por bocas e deixou, não só a equipa reduzida a dez, como completamente ko, ele que era uma das principais referências em campo.

Com um Belenenses, totalmente, desorganizado, a via ficou aberta à goleada. O central Ricardo Ferreira, na pele de avançado, ampliou, num remate forte após canto e passe de Alan. E Stojiljkovic, à quarta tentativa, festejou mesmo o golo, após jogada de Rafa. Tudo fácil para os guerreiros, que aproveitaram para gerir o jogo e o plantel já a pensar na Liga Europa e no Marselha. Houve ainda tempo para a fantástica exibição de Rafa ficar coroada com um golo, após assistência de Goiano. São já nove jogos sem conhecer o sabor da derrota e o pódio, provisório, à espera de um deslize do Rio Ave.

Paulo Fonseca: "Fizemos um jogo de grande qualidade"
Joana Russo Belo

Um grande jogo. Paulo Fonseca ficou satisfeito com a goleada ao Belenenses, em jogo da 9.ª jornada da I Liga, resultado que coloca o SC Braga de forma provisória no terceiro lugar da classificação. Técnico destacou a qualidade de jogo da equipa, mas recusou pensar no pódio. "Jogamos sempre para vencer e não vale a pena projectar o futuro", frisou na sala de imprensa.
"Fizemos um jogo de grande qualidade perante uma boa equipa. Até ao 1-0 controlámos sempre o jogo, controlámos sempre a saída para o ataque do Belenenses e fomos sempre muito equilibrados e pacientes na circulação de bola até encontrarmos espaço. Fomos melhores contra onze, contra dez, e fizemos um jogo de grande qualidade perante uma equipa muito difícil e perigosa no contra-ataque", sublinhou Paulo Fonseca, confessando algumas dores de cabeça "positivas” depois das mudanças no onze.

"Nesta equipa não há titulares. Há jogadores que em função do jogo são escolhidos. É muito difícil fazer escolhas neste momento. O Filipe e o Luiz fizeram um jogo tremendo, o Vukcevic e o Mauro têm vindo a jogar de forma fabulosa, mas deixa-me confortável e tranquilo. A resposta tem sido excelente. O que é que um treinador pode pedir mais?", revelou o técnico.
Fonseca admitiu que, "a partir do 3-0", passou "a pensar um pouco no jogo com o Marselha", o que permitiu "poupar alguns jogadores e dar oportunidade a outros". "Mais uma vez provámos que temos um futebol ofensivo. Foi uma vitória de grande qualidade, apresentámos um futebol de grande qualidade, espero que consigamos arrastar mais adeptos ao estádio. Foram fabulosos mais uma vez", rematou.

Correio do Minho

JotaCC

Sp. Braga chega ao pódio com goleada
Minhotos derrotam em casa o Belenenses, por 4-0, e sobem ao terceiro lugar da Liga portuguesa

Jornada a jornada, o Sporting de Braga vai-se aproximando dos lugares da frente, ora mostrando capacidade de resistência (como prova o 0-0 frente ao FC Porto), ora mostrando vocação ofensiva, como ficou bem patente ontem, no triunfo folgado, em casa, sobre o Belenenses por 4-0, na 9.ª jornada da Liga portuguesa.
Com esta vitória, a formação minhota subiu ao terceiro lugar, passando a somar 17 pontos, menos um que FC Porto e mais dois que o Benfica, mas com mais um jogo disputado. Já o Belenenses sofreu a terceira derrota da época e arrisca-se a cair vários lugares na classificação.
No duelo entre dois "europeus", foi a equipa de Paulo Fonseca a mostrar mais argumentos, mas a vantagem só apareceu perto do intervalo, aos 39'. A jogada começa em Rafa, continua nos pés de Marcelo, que faz o cruzamento para Hassan fazer o primeiro. Era a evolução natural no marcador para aquilo que o jogo estava a mostrar e só não houve, pelo menos, mais um golo porque o árbitro não viu, aos 44' uma falta de Kuca sobre Goiano que merecia penálti.
Após o intervalo, os minhotos voltaram a entrar bem, mas o Belenenses foi mantendo a desvantagem na margem mínima. Tudo mudou, no entanto, aos 52', com a expulsão de Luís Leal, que viu um cartão vermelho directo aparentemente por palavras dirigidas ao árbitro Tiago Martins. Em inferioridade numérica, a equipa de Ricardo Sá Pinto perdeu capacidade de resistência e os minhotos dispararam no marcador.
Aos 59', na sequência de um canto, Alan mostrou toda a sua classe na assistência que fez para Ricardo Ferreira marcar o 2-0. Quatro minutos depois, é Stojilokovic a fazer o 3-0, e Rafa, aos 73', fecha as contas do jogo, confirmando o regresso bracarense às vitórias depois de dois empates (FC Porto e Arouca).
Para o Belenenses, esta derrota só confirmou a sua própria fragilidade defensiva. Já tinha entrado para esta ronda com a pior defesa da Liga e esse estatuto só ficou mais vincado em Braga (21 golos sofridos). Cada uma das três derrotas que sofreu (6-0 com o Benfica, 4-0 com o FC Porto e com o Sp. Braga) foi por uma margem folgada.

PUBLICO

JotaCC

Sp. Braga goleia frágil Belenenses

LIGA O Sp. Braga goleou ontem o Belenenses por 4-0, em jogo da 9ª jornada da Liga, em que os azuis do Restelo jogaram com menos um durante mais de 40 minutos, por expulsão de Luís Leal, aos 52 minutos. A equipa de Sá Pinto vinha de quatro vitórias seguidas, mas não conseguiu fazer frente aos minhotos, que acumulavam dois empates consecutivos no campeonato (Arouca e FC Porto). O primeiro golo da partida surgiu por Hassan, aos 39 minutos; aos 59' Ricardo Ferreira fez o segundo e Stojiljkovic o terceiro aos 63'. O resultado ficou sentenciado aos 73', quando Rafa fixou o 4-0. Com esta vitória, a equipa de Paulo Fonseca voltou ao 3º lugar, com 17 pontos, menos um do que o FC Porto (um jogo a menos). O Belenenses é 10º, à condição.

DN

JotaCC

ESMAGAR ASSIM NÃO É PARA TODOS
Depois de Boavista e Marítimo, ontem foi a vez do Belenenses ser goleado pela trituradora de Paulo Fonseca

Depois de dois empates a zero para o campeonato, o Braga regressou ontem às goleadas; Belenenses foi esmagado pela máquina de Fonseca e pelo... disparate de Luís Leal



O Braga voltou a ser... Braga. Paulo Fonseca tinha prometido o regresso da eficácia ofensiva, que andou desaparecida nos dois últimos confrontos para o campeonato (Arouca e FC Porto), e os jogadores responderam com mais uma grande exibição, comprovada pela estatística, mas também pela supremacia evidenciada em todos os parâmetros do jogo que não são contabilizados em números. O principal esteve na harmonia; o futebol do Braga foi sempre fluído, com múltiplas soluções apresentadas nas saídas para o ataque: umas vezes através dos dois médios-centro – Fonseca apostou em Luiz Carlos e Filipe Augusto, que só tinham jogado juntos frente ao Ac. Viseu –, outras feitas pela profundidade emprestada pelos laterais ou, ainda, nos poucos momentos de pressão alta do Belenenses, através do futebol mais direto para os dois avançados – e que qualidade volta-rama demonstrar Boly e Ricardo Ferreira no passe longo.
Foi assim que, lá por volta dos 20 minutos, o Braga se instalou em definitivo no último terço do terreno, de onde o Belenenses nunca mais conseguiu sair. O golo, esse, surgiu com naturalidade já perto do intervalo, numa das muitas jogadas de envolvimento desenhadas pelos arsenalistas: Rafa no espaço interior, Goiano a dar largura e Hassan a finalizar. Mesmo depois do intervalo, percebeu-se que o Braga continuava seguro no jogo e o Belenenses incapaz de fazer mais do que umas cócegas ao adversário. A impotência dos jogadores da equipa do Restelo para fazer mais do que correr atrás da bola transformou-se em desespero, pois só assim se consegue justificar tamanho ato falhado de Luís Leal, detalhado aqui em baixo, no momento do jogo.
Depois da expulsão, multiplicaram-se os golos, e também a ténue esperança do Belenenses em acordar para o jogo. Já agora, fica o aviso: cuidado com este Braga!



MOMENTO
51'

LUÍS LEAL ENTREGA JOGO AO BRAGA. Disparate. E dos grandes. O Braga ganhava por 1-0, mas, depois de uma falta normal a meio-campo, Luís Leal vê o cartão amarelo por protestos. Não satisfeito, continuou, até que o árbitro, Tiago Martins, lhe mostrou o vermelho. Com menos um jogador, qualquer tipo de reação do Belenenses morreu naquele momento. Seguiu-se a goleada.



FILME DO JOGO

28' Três remates consecutivos de Rafa: o primeiro é travado por Ventura, o segunda bate em Stojiljkovic e o terceiro pára nas pernas de Rúben Pinto.
32' Corte de Baiano vai parar aos pés de Luís Leal, que serve Kuca para um remate de primeira para as mãos de Kritciuk.
39' [1-0] Passe de Rafa a descobrir Goiano na esquerda; o cruzamento sai de primeira, ao segundo poste, onde surge Hassan a encostar para o golo.
48' Cruzamentoperfei-to de Marcelo Goiano a encontrar a cabeça de Stojiljkovic. A bola sai ao lado.
49' Stojiljkovic volta a falhar de cabeça, depois de um cruzamento de Baiano.
59' [2-0] Canto. Alan domina de peito ao segundo poste e assiste Ricardo Ferreira para o golo. 60' Rafa assiste Stojiljkovic que, já dentro da área, atira cruzado mas ao lado.
64' [3-0] Stojiljkovic marca finalmente, depois de uma série de ressaltos na área do Belenenses.
73' [4-0] Marcelo Goiano ganha a linha de fundo e cruza atrasado para o remate de primeira de Rafa.




A Figura
Rafa: 8 E o futebol entra noutra dimensão...

Marcou mais um golo, o quarto da época, mas nem é por esse momento que aqui aparece destacado. Rafa foi muito mais do que um remate, um excelente remate, diga-se; ele foi o grande desequilibrador, o único jogador capaz de levar o jogo para outra dimensão. As acelerações, as fintas, as combinações, os passes... Rafa fez de tudo, e fez tudo bem feito. A equipa do Braga é uma máquina bem montada, mas é o internacional português quem lhe oferece um upgrade de grande qualidade. E que qualidade!



RAFA"JOGADORES NÃO SÃO DE FERRO E GERIR É IMPORTANTE"

Para Rafa, o Braga apresentou uma "boa estratégia e isso fez com que fosse mais fácil ganhar o jogo". "Sabemos que temos de defender bem para atacar bem e foi o que fizemos", acrescentou ,considerando que os "jogadores não são de ferro e a gestão de esforço é importante. Todos têm qualidade para entrar", disse, admitindo que a série positiva ajuda na "gestão do dia-a-dia".



OPÇÕES MAURO E RUI FONTE DE TITULARES PARA A BANCADA

Titulares na jornada anterior, com o FC Porto, Mauro e Rui Fonte integraram a lista de convocados para ontem, mas acabaram por nem sequer se sentarem no banco, onde esteve Vukcevic. Motivo? Opção de Paulo Fonseca. "Nesta equipa, não há titulares. É muito difícil escolher nesta altura. Os jogadores têm estado muito bem. O que um treinador pode pedir mais?", disse o técnico.

O JOGO


JotaCC

Os bons hábitos de golear
Expulsão de Luís Leal pouco depois do recomeço desequilibra jogo, mas o triunfo arsenalista foi indiscutível

À nona jornada, o Braga assinou a terceira goleada na Liga, ao bater em casa o Belenenses, por 4-0, que lhe permite subir, provisoriamente, ao terceiro lugar .

O egípcio Hassan regressou à equipa inicial e abriu o marcador no triunfo sobre o Belenenses
Depois de 4-0 ao Boavista e 5-1 ao Marítimo, os braguistas voltaram a mostrar-se muito fortes na pedreira, onde até aqui só cederam dois pontos, no recente empate com o Arouca.
Ontem, a goleada foi confirmada no segundo tempo, após o Braga ter chegado ao intervalo a vencer por 1-0. De regresso à equipa após ter estado de luto, Hassan abriu o marcador perto do descanso, mas o certo é que os minhotos já estavam a ser melhores quando Luís Leal, num momento irrefletido, mandou umas bocas ao árbitro e foi expulso. A supremacia acentuou-se e a sucessão de golos aconteceu. E até podiam ter sido mais. O Belenenses provou que é muito irregular, capaz do melhor e do pior. Ontem, nada lhe saiu bem.

JN

JotaCC


JotaCC


JotaCC


JotaCC