News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 30/10

Started by Bruno3429, 30 de October de 2015, 08:24

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Belenenses é 'vítima' favorita do SC Braga
Carlos Costinha Sousa

É certo e sabido que no que concerne ao futebol, as estatísticas e os números da história nem sempre são fiáveis ou podem ser apontados como indicadores do que poderá acontecer. A modalidade é imprevisível e tudo pode acontecer, uma vez que depende de vários factores.
Mas mesmo assim, observando as estatísticas das últimas temporadas, o Belenenses pode ser visto como a 'vítima' preferida do Sporting Clube de Braga no que diz respeito ao capítulo da finalização.

Nas últimas cinco épocas, o SC Braga conquistou quatro vitórias e um empate nas recepções ao Belenenses a contar para todas as competições (campeonato, Taça da Liga e Taça de Portugal). Nesses cinco encontros, os arsenalistas apontaram nada mais, nada menos do que 18 golos, tendo sofrido apenas quatro. Para estes números contribuíram em muito as temporadas 2013/2014, em que o encontro relativo à Taça da Liga terminou com a vitória por claros 5-0, e também 2014/2015, com os impressionantes 7-1 aplicados na partida a contar para a Taça de Portugal.

Números sem dúvida impressionantes e que demonstram claramente que o Belenenses é uma das presas preferidas do sector ofensivo dos Guerreiros do Minho.
Mas no total de partidas já disputadas em Braga - ao todo 58 -, os números voltam a pender para os bracarenses que têm um total de 30 vitórias garantidas, contra apenas 13 empates e 15 derotas. Números que demonstram mais uma vez a superioridade e o poderio dos arsenalistas nas recepções à turma de Belém.

No entanto, como referido anteriormente, estas estatísticas nada significam e, na presente temporada, o Belenenses encontra-se a realizar um bom campeonato e atravessa, actualmente, uma fase positiva, com uma série de quatro vitórias amealhadas de forma consecutiva (Taça da Liga, Taça de Portugal, Liga Europa e campeonato). Na I Liga o Belenenses vai ocupando um tranquilo décimo lugar da tabela classificativa, com dez pontos conquistados nos oito encontros já disputados.

Quanto ao SC Braga, todos estão cientes, como já referiu o defesa central Ricardo Ferreira e vai certamente relembrar, hoje, o treinador Paulo Fonseca, das dificuldades que vão surgir no encontro. No entanto, o objectivo dos Guerreiros do Minho passa por garantir mais um triunfo na sua caminhada na I Liga.

Neste momento, a caminho da nona jornada da competição, os bracarenses somam 14 pontos e estão no quarto lugar da classificação geral, com seis vitórias (Slovan Liberec, Marítimo, Vitória SC, Groningen, Ac. Viseu e Marselha) e dois empates (Arouca e Porto) nos últimos oito jogos disputados.

Marcelo Goiano de regresso ao onze

Depois de ter participado em quatro jogos consecutivos, nos quais cumpriu todo o tempo em campo (Groningen, Arouca, Ac. Viseu e Marselha) seguindo-se a utilização na partida com o FC Porto, Marcelo Goiano estará certamente de regresso ao onze titular do SC Braga na partida de amanhã, frente ao Belenenses.
O lateral será, quase de certeza, a aposta do treinador Paulo Fonseca para ocupar o lado esquerdo da defesa, na vez de Djavan, que se lesionou no último jogo e foi substituído, aos 17 minutos, por Marcelo Goiano.

É um regresso à titularidade do lateral brasileiro que, desde a lesão de Baiano, tem sido utilizado frequentemente pelo técnico arsenalista, respondendo de forma categórica e sendo um elemento preponderante no movimento ofensivo dos bracarenses. Recorde-se que Goiano foi um dos homens em maior evidência nas partidas em que participou, deixando a sua marca principalmente nas jogadas ofensivas criadas pelos Guerreiros do Minho e tendo, inclusivamente, participado em várias das jogadas que deram golos aos SC Braga nesses encontros.

Correio do Minho

Bruno3429

Capitão Alan volta a puxar dos galões
PEÇA FUNDAMENTAL NA EQUIPA
Autor: RICARDO VASCONCELOS

"Só me colocava a jogar quando estava a vencer. Claro que fiquei chateado. Espero convencer o novo treinador." As palavras foram de Alan no último mês de agosto e refletem bem o que o capitão do Sp. Braga passou na temporada passada com Sérgio Conceição. A chegada de Paulo Fonseca devolveu o capitão ao onze e com ele vieram melhores resultados. O brasileiro, de 36 anos, leva já três golos marcados, seis jogos a titular e 598 minutos somados, praticamente metade do que fez em toda a época transata.

A verdade é que Alan nem começou por aparecer no onze e alguns podiam antecipar um final de carreira pouco brilhante, mas quando o calendário começou a apertar, Paulo Fonseca confiou-lhe a posição de extremo-direito. Foi assim no Estoril, em Libérec, em Guimarães, com o Groningen, frente ao Marselha e novamente no Dragão. Ou seja, nos mais exigentes embates dos guerreiros do Minho o capitão liderou a equipa e ajudou, apenas nestes casos, a festejar quatro importantes vitórias, um empate saboroso com o FC Porto e somou apenas uma derrota na Amoreira.

Para trás ficou uma experiência nada positiva com o agora treinador do rival de Guimarães. Sérgio Conceição só viu em Alan uma alternativa a Ruben Micael e das 31 vezes que o chamou à equipa apenas em 12 delas lhe deu a titularidade. O brasileiro viveu momentos para esquecer como uma série de nove jogos, iniciados no final do mês de outubro de 2014, onde somou uns modestos 57 minutos.

Record

JotaCC

Sangue azul entre guerreiros
Braga Rui Fonte e trio da equipa técnica já jogaram no Belenenses

A receção de amanhã (16.15 horas, Sport TV1) do Braga ao Belenenses, em jogo da 9.ª jornada da Liga, possibilitará o reencontro de Rui Fonte com a anterior equipa.

Avançado está em Braga cedido pelo Benfica, tendo apontado um golo, na receção ao Marítimo

O atacante, de 25 anos, evoluiu na segunda metade da última temporada no Belenenses, após ter jogado pelo Benfica B quase até ao fecho do último mercado de inverno. Novamente cedido pelos encarnados, tem sido opção regular no ataque do Braga, ainda que só contabilize um golo, na goleada caseira (5-1) ao Marítimo.
Curiosamente, no grupo de trabalho dos guerreiros há mais pontos em comum relacionados com o emblema do Restelo. O técnico Paulo Fonseca e dois dos seus adjuntos também já jogaram no Belenenses.
O treinador principal do Braga representou os azuis de Belém há quase 20 anos, numa única temporada (1996/97). Paulo Fonseca, que era defesa, jogou no Belenenses cedido pelo F. C. Porto. Já os seus adjuntos, Nuno Campos e Pedro Moreira, alinharam pelo emblema lisboeta nas camadas jovens, no decorrer dos anos 1990.


Plantel
Djavan e André Pinto ficam de fora

Djavan e André Pinto voltaram a não se treinar ontem, algo que se repetirá hoje, na última sessão de preparação antes do jogo com o Belenenses. Só os dois defesas não estão em condições de integrar a convocatória. No treino de ontem já não participou Pedro Monteiro, que voltou à equipa B, a pensar no jogo de hoje com o Penafiel. Só o brasileiro Thales se mantém com a turma principal.

JN

JotaCC

GOIANO PERSEGUE NÚMERO INÉDITO
BRAGA Lateral brasileiro vai render o lesionado Djavan na esquerda e bater já o total de minutos que registou na I Liga, em 2014/15

Lesões dos colegas de sector, ausência de alternativas de raiz à esquerda e exibições do agrado de Paulo Fonseca explicam um destaque que Marcelo Goiano nunca tinha alcançado no clube


Marcelo Goiano chegou ao Braga na temporada passada

Com Djavan indisponível – sofreu um estiramento no joelho esquerdo no jogo com o FC Porto –, Marcelo Goiano prepara-se para assumir o lado esquerdo da defesa do Braga, na receção de amanhã (16h15) ao Belenenses. Será a quinta presença do lateral brasileiro nesta edição da I Liga, suficiente para superar, logo na nona jornada, o registo individual alcançado na globalidade do campeonato transato. Marcelo Goiano está a apenas 55 minutos do seu total em 2014/15, na I Liga, pelo que, se tudo correr dentro da normalidade diante do Belenenses, irá mesmo suplantar a marca anterior. O brasileiro tem sabido aproveitar as circunstâncias para conquistar uma notoriedade que ainda não havia tido no clube. Os números não enganam. Destro e preferencialmente lateral-direito, Marcelo Goiano tem a flexibilidade de se adaptar ao lado esquerdo da defesa, sector onde o plantel ficou sem alternativas de raiz a Djavan a partir do momento em que Tiago Gomes se transferiu para os franceses do Metz, por empréstimo. A primeira janela de oportunidade, nesta época, abriu-se para Marcelo Goiano precisamente à esquerda. Com Djavan lesionado, o brasileiro, de 28 anos, foi titular nas terceira e quarta jornadas da I Liga, frente a Boavista e Estoril, respetivamente. Depois, foi Baiano a parar devido a problemas físicos, dando a Goiano a possibilidade de integrar o onze em quatro jogos seguidos como lateral-direito: dois na Liga Europa (Groningen e Marselha), um no campeonato (Arouca) e outro na Taça de Portugal (Ac. Viseu). Regressou ao banco frente ao FC Porto, mas foi chamado logo aos 17 minutos para substituir o lesionado Djavan. Deu novamente indicações positivas a Paulo Fonseca e, com o compatriota inapto, voltará ao onze no jogo de amanhã.



DADOS
MINUTOS
327

Goiano soma este número de minutos no campeonato. Com Sérgio Conceição, totalizou, na I Liga, apenas 382 minutos

2018
O brasileiro jogou no Feirense (2012/13) e na Académica (2013/14), antes de assinar um contrato de quatro temporadas com o Braga


1

No treino de ontem, Paulo Fonseca chamou apenas um jogador da equipa B, o lateral-direito Thales. Pedro Monteiro jogará hoje pelos bês, contra o Penafiel, e já não esteve presente



CLUBE AG MARCADA PARA O DIA 21

O Braga agendou para o dia 21 de novembro, às 10h30, no Auditório do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, uma Assembleia Geral com três pontos na ordem de trabalhos: apreciação e votação do Relatório e Contas do último exercício; apreciar e votar o orçamento geral; e apreciação, discussão e votação de propostas de alterações aos estatutos do clube. Dois dias depois vai realizar-se a Assembleia Geral da SAD, também com as contas em destaque.



Receção a um dos convidados mais acessíveis
O Belenenses nunca ganhou no Municipal e, nos últimos anos, sofreu goleadas muito pesadas

Diz a história do Estádio Municipal de Braga que o Belenenses é normalmente um dos adversários menos perigosos para os arsenalistas. Os azuis do Restelo jogaram já por 11 vezes no novo recinto do Braga, somando nove derrotas e dois empates. A última vitória na Cidade dos Arcebispos aconteceu em 2001/02 (2-3), ainda o Braga jogava no 1.º de Maio. A partir daí, o melhor que o Belenenses conseguiu como visitante do Braga foi empatar em 2007/08 e na época passada, repetindo os resultados: 1-1. Nos últimos anos, de resto, os arsenalistas, em casa, até golearam os lisboetas em duas ocasiões: 5-0 na Taça da Liga (2013/14) e 7-1 na Taça de Portugal da temporada passada. Na I Liga, o Belenenses é uma das sete equipas que nunca ganharam no Municipal de Braga, a par de V. Guimarães, Moreirense, Estoril, Arouca e, claro, os recém-promovidos União da Madeira e Tondela. Num jogo entre duas equipas em evidência na Liga Europa, o histórico da última década pende claramente para os locais, que tentam regressar às vitórias no campeonato, após empates com Arouca e FC Porto, e somar o nono jogo seguido sem perder.

O JOGO

JotaCC

Experiência é trunfo

"Se fizermos uma comparação com o início da época, há uma clara evolução da equipa"
Abel Ferreira
Treinador do Braga B


O treinador do Braga B, Abel Ferreira, considera que "a experiência do Penafiel coloca dificuldades a qualquer equipa, independentemente de quem jogue". Assim, mesmo esperando algumas ausências entre os habituais titulares dos durienses, o técnico dos minhotos garante que "aequipa saberá adaptar-se". O Braga B regressou aos triunfos (3-2) em Matosinhos, após cinco partidas sem ganhar, mas o treinador não se mostra preocupado: "Se fizermos uma comparação com o início da época, há uma clara evolução da equipa. Estamos dentro dos objetivos que estipulámos." Depois de ter marcado passo na última jornada ao empatar em casa com o Covilhã, o Penafiel desloca-se a Braga com ausências importantes. Titular nas últimas partidas, Caetano juntou-se a Vieira e Tiago Rosa no departamento médico. Igualmente de fora das opções de Carlos Brito está Tiago Barros, que vai cumprir castigo.

O JOGO

JotaCC


100%SCB

Nikola Vukcevic
SC BRAGA
Valência prepara nova investida

Depois de levar Danilo e Aderlan Santos, o Valência, de Nuno Espírito Santo, estará a preparar nova investida ao plantel do SC Braga. Desta feita, a mira do clube espanhol está colocada em Nikola Vukcevic.

Com efeito, noticia o diário SUPERdeporte que o médio montenegrino, de 23 anos, está bem cotado no Mestalla para reforçar o plantel da equipa che na reabertura do mercado de transferências, em janeiro.

Vukcevic ingressou no SC Braga em 2013/2014, proveniente do FK Buducnost.

Na presente temporada, conta sete presenças na Liga (dois golos marcados) e três na Liga Europa.
FORÇA BRAGA

JotaCC


JotaCC

Braga volta ao seu estado normal frente ao Belenenses
Paulo Fonseca revisitou o duelo com o FC Porto para explicar as razões do Braga se ter apresentado mais defensivo do que o habitual. Duelo de europeus na Pedreira é este sábado.

Paulo Fonseca anuncia o regresso do Sporting de Braga ao seu estado normal, já este fim-de-semana, frente ao Belenenses. O treinador minhoto dedicou grande parte da conferência de imprensa a falar sobre o duelo com o FC Porto, em que os minhotos tiveram que fazer uma mutação relativamente ao seu estilo habitual e adoptaram uma atitude mais defensiva.

A qualidade do adversário e o desgaste provocado pelo jogo com o Marselha são os motivos destacados pelo técnico: "O Porto não nos deixou [ter uma postura mais ofensiva] e fisicamente não estávamos no nosso melhor. Fomos obrigados a isso, como Porto, Sporting e Benfica também já o foram contra outras equipas".

Paulo Fonseca tratou de ressalvar que o desafio do Dragão foi uma clara excepção à regra. O Braga, defende, é uma equipa que assume o jogo e diante do Belenenses voltará a ser uma equipa "com bola e ofensiva". "Há equipas que, manifestamente, têm estratégias defensivas. Privilegiam o momento defensivo, não tentam, sequer, ter bola. Nós não somos uma dessas equipas. Tentámos jogar no Dragão, agora não conseguimos mais devido às circunstâncias", acrescenta.

As apreciações que leu e escutou prova, refere, que "as pessoas olham para o Braga como uma equipa com a obrigação de jogar olhos nos olhos com o FC Porto" e isso enche-o de orgulho.

Regresso aos triunfos no campeonato

O Braga defronta o Belenenses, este sábado, depois de dois empates na I Liga, diante de Arouca e FC Porto. Pelo meio a equipa venceu o Académico de Viseu, para a Taça, e o Marselha, para a Liga Europa. No entanto, Fonseca centra-se no campeonato e sublinha a "necessidade de vencer".

Pela frente terá o Belenenses europeu, "a melhor equipa a jogar em contra-ataque em Portugal". "Só perdeu com FC Porto e Benfica e tem um trajecto assinalável nas competições em que está inserido", observa o treinador dos minhotos.

Apesar das dificuldades esperadas, Paulo Fonseca espera "brindar a massa associativa com uma vitória". O Braga, quarto classificado da Liga, recebe o Belenenses (10º), este sábado, às 16h15.

RR

JotaCC

Sp. Braga: Paulo Fonseca frisa «necessidade» de vencer Belenenses

O treinador do Sporting de Braga frisou hoje a «necessidade» de, depois de dois empates consecutivos, voltar às vitórias na I Liga de futebol, sábado, frente ao Belenenses, e descartou as críticas do jogo com o FC Porto.
Os minhotos dividiram os pontos diante do Arouca (0-0), em casa, e com o FC Porto (0-0), no Dragão, pelo que o técnico Paulo Fonseca quer brindar os adeptos do Braga com uma vitória no regresso a casa frente ao Belenenses, na nona jornada.
«Temos essa necessidade de vencer, mas temos a noção de que vamos defrontar um adversário difícil, com um plantel, fortíssimo, que tem tido um trajeto assinalável nas competições em que está inserido e, talvez, seja a equipa mais forte no contra-ataque no nosso campeonato», afirmou, na conferência de imprensa de antevisão ao jogo com o clube do Restelo

LUSA

JotaCC

Paulo Fonseca: "Não jogámos porque o FC Porto não nos deixou"
Técnico do Sp. Braga nega que se tenha apresentado no Estádio do Dragão com uma estratégia meramente defensiva

O treinador do Sporting de Braga frisou hoje a "necessidade" de, depois de dois empates consecutivos, voltar às vitórias na I Liga de futebol, sábado, frente ao Belenenses, e descartou as críticas do jogo com o FC Porto.

Os minhotos dividiram os pontos diante do Arouca (0-0), em casa, e com o FC Porto (0-0), no Dragão, pelo que o técnico Paulo Fonseca quer brindar os adeptos do Braga com uma vitória no regresso a casa frente ao Belenenses, na nona jornada.

"Temos essa necessidade de vencer, mas temos a noção de que vamos defrontar um adversário difícil, com um plantel, fortíssimo, que tem tido um trajeto assinalável nas competições em que está inserido e, talvez, seja a equipa mais forte no contra-ataque no nosso campeonato", afirmou, na conferência de imprensa de antevisão ao jogo com o clube do Restelo

Lembrou que o Belenenses "apenas perdeu duas vezes, com o FC Porto e Benfica, vem de quatro vitórias consecutivas, três delas fora, e isso demonstra bem as dificuldades" que vão encontrar.

O Sporting de Braga foi alvo de algumas críticas que defendem que a equipa foi demasiado defensiva no Dragão, mas para Paulo Fonseca isso resultou mais da ação do FC Porto e de uma menor condição física da sua equipa do que de uma estratégia de jogo por si delineada.

"Há equipas que manifestamente têm estratégias defensivas, que não tentam sequer ter a bola, e nós não somos uma delas. Tentámos jogar, tivemos alguns momentos interessantes na primeira parte, mas não conseguimos mais devido às circunstâncias: o Porto não nos deixou e não estávamos, do ponto de vista físico, no nosso melhor para desenvolver o jogo que gostamos", disse, recordando que a equipa não teve sequer 72 horas de descanso depois do jogo com o Marselha, para a Liga Europa.

O técnico disse, contudo, tirar uma ilação positiva dessas análises: "é um elogio porque confirma que o trabalho que desenvolvemos permite que olhem para o Braga como uma equipa que joga olhos nos olhos com o Porto".

Para sábado, Paulo Fonseca promete um Braga "dentro do seu normal, a assumir a iniciativa de ter bola e a ser uma equipa ofensiva".

Belenenses vem de quatro vitórias seguidas, em quatro competições distintas, mas já mostrou fragilidades em alguns jogos, tendo mesmo a pior defesa do campeonato, com 17 golos sofridos.

Paulo Fonseca, contudo, não valoriza esse facto, notando que 10 desses golos foram sofridos com o FC Porto (quatro) e Benfica (seis), e considera que os 'azuis' do Restelo são "uma equipa que defende bem e de forma muito organizada".

Sporting de Braga, quarto classificado, com 14 pontos, e Belenenses, 10º, com 10, defrontam-se no sábado, às 16:15, no Estádio Municipal de Braga, jogo que será arbitrado por Tiago Martins, de Lisboa.

DN

JotaCC

PAULO FONSECA
"Críticas são um elogio"

Treinador do Braga defendeu-se das críticas à alegada estratégia defensiva que impôs o nulo ao FC Porto, no Dragão. Não foi por querer que a equipa não fez mais. Foi mesmo por não poder, garantiu, satisfeito pelo grau de exigência que esta inspira nos críticos.

As críticas feitas ao alegado jogo defensivo do Braga, na sequência do nulo imposto ao FC Porto, no Dragão, na última jornada, são "um elogio" às expectativas criadas pela equipa de Paulo Fonseca, declarou, esta quinta-feira, em conferência de imprensa, o treinador para quem essa desilusão de quem esperava mais "só vem confirmar que o trabalho desenvolvido permite às pessoas olharem para o Braga com a obrigação de disputarem olhos nos olhos um jogo com o FC Porto". Essa é a parte "positiva" das críticas. A que o treinador não aceita é a da passividade na história do jogo. "Há que dar mérito ao FC Porto", defendeu, porque o Braga só não fez mais porque não pôde.

"Não chegámos a ter 72 horas de recuperação para esse desafio, depois de um jogo de grande intensidade", recordou, a propósito da jornada europeia que precedeu a deslocação ao Dragão: "Há equipas que, manifestamente, têm estratégias defensivas, que privilegiam o momento defensivo, não tentam sequer ter a bola, e nós não somos uma dessas equipas. Nós tentámos jogar, tivemos alguns momentos, na primeira parte e na primeira fase de construção, que considero muito interessantes. Não conseguimos mais devido às circunstâncias: tivemos um FC Porto não nos deixou e também não estávamos, do ponto de vista físico, no nosso melhor para desenvolver o jogo de que gostamos."

Depois de fazer a defesa da equipa, Paulo Fonseca deu o assunto por encerrado e voltou ao tema que o levou à conferência de imprensa, o jogo de amanhã, com o Belenenses, na Pedreira, onde espera ter o Braga de volta aos parâmetros normais para enfrentar uma equipa que "defende bem, de forma muito organizada e, talvez, a mais perigosa a jogar em contra-ataque no campeonato", alertou.

O Braga ocupa o quarto lugar da classificação da I Liga, com 14 pontos (tantos como o Paços de Ferreira, que surge na quinta posição). O Belenenses parte para esta nona jornada na décima posição, com dez pontos.

O JOGO

Bruno3429

Sp. Braga: Hassan e Pedro Santos regressam aos eleitos
Djavan não recuperou e é baixa
Por Redação   

Os regressos de Hassan e Pedro Santos são as principais novidades da lista de convocados elaborada por Paulo Fonseca para a receção ao Belenenses, este sábado às 16h15. Hassan esteve ausente do jogo com o FC Porto, uma vez que se deslocou ao Cairo para marcar presença nas cerimónias fúnebres do pai. Já Pedro Santos falhou o jogo do Dragão por opção técnica.
 
A dupla regressa aos eleitos, sendo que em relação ao jogo da última jornada Djavan é a única ausência. O brasileiro teve que ser substituído no Dragão devido a um estiramento ligamentar ligeiro e falha o embate com o Belenenses. André Pinto continua a recuperar de lesão e também é baixa.
 
Convocados do Sp. Braga:

Guarda-redes: Kritciuk e Matheus;
Defesas: Boly, Baiano, Ricardo Ferreira, Arghus e Goiano;
Médios: Luiz Carlos, Aarón, Rafa, Filipe Augusto, Alan, Vukcevic, Pedro Santos e Mauro;
Avançados: Wilson Eduardo, Crislan, Rui Fonte, Stojiljkovic e Hassan.

Maisfutebol

JotaCC

Hassan e Pedro Santos de volta aos eleitos
O técnico Paulo Fonseca chamou 20 jogadores para o embate com o Belenenses.

O treinador do Sporting de Braga, Paulo Fonseca, convocou hoje Hassan e Pedro Santos para a receção ao Belenenses, sábado, da nona jornada da I Liga de futebol.

Os dois jogadores ficaram de fora do jogo com o FC Porto, da última jornada, Hassan por se ter deslocado ao Egito para assistir ao funeral do pai, e Pedro Santos, por opção.

Para o jogo com o Belenenses, Paulo Fonseca não pode contar com os lesionados André Pinto e Djavan.

Sporting de Braga, quarto classificado, com 14 pontos, e Belenenses, 10º, com 10, defrontam-se no sábado, às 16:15, no Estádio Municipal de Braga, jogo que será arbitrado por Tiago Martins, de Lisboa.

A lista dos 20 convocados:

- Guarda-redes: Kritciuk, Matheus.

- Defesas: Marcelo Goiano, Baiano, Arghus, Boly, Ricardo Ferreira.

- Médios: Mauro, Vukcevic, Filipe Augusto, Alan, Luiz Carlos, Aarón, Pedro Santos.

- Avançados: Rui Fonte, Rafa, Hassan, Crislan, Stojiljkovic, Wilson Eduardo.



Paulo Fonseca: "Temos necessidade de vencer o Belenenses"
O técnico bracarense deixou muitos elogios aos azuis do Restelo na antevisão ao jogo da nona jornada.

O treinador do Sporting de Braga frisou hoje a "necessidade" de, depois de dois empates consecutivos, voltar às vitórias na I Liga de futebol, sábado, frente ao Belenenses, e descartou as críticas do jogo com o FC Porto.

Os minhotos dividiram os pontos diante do Arouca (0-0), em casa, e com o FC Porto (0-0), no Dragão, pelo que o técnico Paulo Fonseca quer brindar os adeptos do Braga com uma vitória no regresso a casa frente ao Belenenses, na nona jornada.

"Temos essa necessidade de vencer, mas temos a noção de que vamos defrontar um adversário difícil, com um plantel, fortíssimo, que tem tido um trajeto assinalável nas competições em que está inserido e, talvez, seja a equipa mais forte no contra-ataque no nosso campeonato", afirmou, na conferência de imprensa de antevisão ao jogo com o clube do Restelo

Lembrou que o Belenenses "apenas perdeu duas vezes, com o FC Porto e Benfica, vem de quatro vitórias consecutivas, três delas fora, e isso demonstra bem as dificuldades" que vão encontrar.

O Sporting de Braga foi alvo de algumas críticas que defendem que a equipa foi demasiado defensiva no Dragão, mas para Paulo Fonseca isso resultou mais da ação do FC Porto e de uma menor condição física da sua equipa do que de uma estratégia de jogo por si delineada.

"Há equipas que manifestamente têm estratégias defensivas, que não tentam sequer ter a bola, e nós não somos uma delas. Tentámos jogar, tivemos alguns momentos interessantes na primeira parte, mas não conseguimos mais devido às circunstâncias: o Porto não nos deixou e não estávamos, do ponto de vista físico, no nosso melhor para desenvolver o jogo que gostamos", disse, recordando que a equipa não teve sequer 72 horas de descanso depois do jogo com o Marselha, para a Liga Europa.

O técnico disse, contudo, tirar uma ilação positiva dessas análises: "É um elogio porque confirma que o trabalho que desenvolvemos permite que olhem para o Braga como uma equipa que joga olhos nos olhos com o Porto".

Para sábado, Paulo Fonseca promete um Braga "dentro do seu normal, a assumir a iniciativa de ter bola e a ser uma equipa ofensiva".

Belenenses vem de quatro vitórias seguidas, em quatro competições distintas, mas já mostrou fragilidades em alguns jogos, tendo mesmo a pior defesa do campeonato, com 17 golos sofridos.

Paulo Fonseca, contudo, não valoriza esse facto, notando que 10 desses golos foram sofridos com o FC Porto (quatro) e Benfica (seis), e considera que os 'azuis' do Restelo são "uma equipa que defende bem e de forma muito organizada".

Sporting de Braga, quarto classificado, com 14 pontos, e Belenenses, 10º, com 10, defrontam-se no sábado, às 16:15, no Estádio Municipal de Braga, jogo que será arbitrado por Tiago Martins, de Lisboa.

SAPO DESPORTO

Bruno3429

«Defensivos no Dragão? As críticas são injustas» - Paulo Fonseca

Paulo Fonseca fez esta sexta-feira a antevisão do encontro frente ao Belenenses, considerando que a equipa de Sá Pinto é a mais forte do campeonato a jogar em contra-ataque.

«Vamos encontrar uma formação que tem um plantel fortíssimo. São talvez a equipa mais forte do campeonato a jogar em contra-ataque. Estão também numa série de quatro jogos consecutivos a vencer e isso é demonstrativo da sua qualidade», referiu.

Paulo Fonseca abordou, ainda, as críticas de que os bracarenses foram alvo, depois de alegadamente terem realizado um jogo defensivo no Estádio do Dragão.

«As críticas são injustas. Há equipas que têm estratégias nitidamente defensivas, onde nem sequer tentam ter a bola. No entanto, não foi isso que fizemos no Dragão. Nós apenas não atacámos porque o FC Porto não nos deixou. Além disso, fomos para o encontro com menos de 72 horas de recuperação, pelo que a nossa condição física não era das melhores», argumentou.

A Bola

JotaCC

Paulo Fonseca frisa "necessidade" de vencer
MINHOTOS DEFRONTAM BELENENSES APÓS 2 EMPATES

O treinador do Sp. Braga frisou esta sexta-feira a "necessidade" de, depois de dois empates consecutivos, voltar às vitórias na Liga NOS, sábado, frente ao Belenenses, e descartou as críticas do jogo com o FC Porto.

Os minhotos dividiram os pontos diante do Arouca (0-0), em casa, e com o FC Porto (0-0), no Dragão, pelo que o técnico Paulo Fonseca quer brindar os adeptos do Braga com uma vitória no regresso a casa frente ao Belenenses, na nona jornada.

"Temos essa necessidade de vencer, mas temos a noção de que vamos defrontar um adversário difícil, com um plantel, fortíssimo, que tem tido um trajeto assinalável nas competições em que está inserido e, talvez, seja a equipa mais forte no contra-ataque no nosso campeonato", afirmou, na conferência de imprensa de antevisão ao jogo com o clube do Restelo

Lembrou que o Belenenses "apenas perdeu duas vezes, com o FC Porto e Benfica, vem de quatro vitórias consecutivas, três delas fora, e isso demonstra bem as dificuldades" que vão encontrar.

O Sporting de Braga foi alvo de algumas críticas que defendem que a equipa foi demasiado defensiva no Dragão, mas para Paulo Fonseca isso resultou mais da ação do FC Porto e de uma menor condição física da sua equipa do que de uma estratégia de jogo por si delineada.

"Há equipas que manifestamente têm estratégias defensivas, que não tentam sequer ter a bola, e nós não somos uma delas. Tentámos jogar, tivemos alguns momentos interessantes na primeira parte, mas não conseguimos mais devido às circunstâncias: o Porto não nos deixou e não estávamos, do ponto de vista físico, no nosso melhor para desenvolver o jogo que gostamos", disse, recordando que a equipa não teve sequer 72 horas de descanso depois do jogo com o Marselha, para a Liga Europa.

O técnico disse, contudo, tirar uma ilação positiva dessas análises: "é um elogio porque confirma que o trabalho que desenvolvemos permite que olhem para o Braga como uma equipa que joga olhos nos olhos com o Porto".

Para sábado, Paulo Fonseca promete um Braga "dentro do seu normal, a assumir a iniciativa de ter bola e a ser uma equipa ofensiva".

Belenenses vem de quatro vitórias seguidas, em quatro competições distintas, mas já mostrou fragilidades em alguns jogos, tendo mesmo a pior defesa do campeonato, com 17 golos sofridos.

Paulo Fonseca, contudo, não valoriza esse facto, notando que 10 desses golos foram sofridos com o FC Porto (quatro) e Benfica (seis), e considera que os azuis do Restelo são "uma equipa que defende bem e de forma muito organizada".

Sporting de Braga, quarto classificado, com 14 pontos, e Belenenses, 10º, com 10, defrontam-se no sábado, às 16H15, no Estádio Municipal de Braga, jogo que será arbitrado por Tiago Martins, de Lisboa.

RECORD

Bruno3429

Sp. Braga-Belenenses (antevisão): duelo europeu dentro de portas
Jogo na Pedreira às 16h15 deste sábado
Por Bruno José Ferreira   

MOMENTO

Sp. Braga: os arsenalistas continuam focados em todas as frentes, sem conhecer o sabor da derrota há oito jogos. Entre o avanço na Liga Europa, onde o Sp. Braga lidera o grupo F, e na Taça de Portugal, o campeonato sobreviveu com serviços mínimos no empate diante do Arouca. Na semana passada os minhotos voltaram a empatar sem golos, desta feita no Dragão. Sem vencer há duas jornadas o Sp. Braga procura voltar às vitórias, espreitando uma entrada no pódio.

Belenenses: quatro vitórias nos últimos quatro jogos, uma a contar para cada competição (Liga Europa, Taça da Liga, Taça de Portugal e Liga), fazem os comandados de Sá Pinto atravessar um bom momento. O triunfo na Liga tirou os azuis do Restelo da zona perigosa da tabela classificativa, enquanto que o triunfo em Basileia catapultou o Belenenses para um lugar que dá acesso à próxima fase da Liga Europa. Deslocação ao Minho com a moral em alta no Restelo.

AUSÊNCIAS

Sp. Braga: André Pinto e Djavan (lesionados).

Belenenses: Miguel Rosa (lesionado) e Gonçalo Brandão (condicionado).

DISCURSO DIRETO

Paulo Fonseca (Sp. Braga): «Espero aminha equipa dentro do seu normal, a assumir a iniciativa de ter bola e a ser uma equipa ofensiva, mas temos a noção de que vamos defrontar um adversário difícil, com um plantel, fortíssimo, que tem tido um trajeto assinalável nas competições em que está inserido e, talvez, seja a equipa mais forte no contra-ataque no nosso campeonato».

Sá Pinto (Belenenses): «Será um jogo muito difícil, contra uma equipa que está num momento excelente. É uma equipa com excelente qualidade de jogo, com grandes valores individuais, que também está nas quatro competições e com um trajeto exemplar na Liga Europa. O Braga tem objetivos e um poder diferentes dos nossos, mas vamos tentar contrariar esse favoritismo».

HISTÓRICO DE CONFRONTOS:

Registo favorável ao Sp. Braga nas receções ao Belenenses. Num total 58 jogos disputados no Minho entre os dois emblemas, o Sp. Braga soma 30 triunfos, o dobro do Belenenses, que conseguiu ganhar por 15 ocasiões, registando-se ainda 13 empates. O clube do Restelo não ousa sair com um triunfo da cidade dos arcebispos há catorze anos, desde a versão 2001/2002 do campeonato português. Na temporada passada Sp. Braga e Belenenses mediram forças por duas vezes na pedreira. A contar para a Taça de Portugal o Sp. Braga goleou (7-1), sendo que no campeonato registou-se uma igualdade a uma bola.

Maisfutebol