News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 22/10

Started by Bruno3429, 22 de October de 2015, 08:16

Previous topic - Next topic

Bruno3429

SC Braga-Marselha: O duelo mais aguardado
Miguel Machado

Allez Guerreiros!!! As grandes noites europeias estão hoje de volta ao Estádio Municipal de Braga, com uma recepção inédita ao Olympique de Marselha. O SC Braga mede forças com a equipa francesa, a partir das 20.05 horas, em jogo da 3.ª jornada da fase de Grupos da Liga Europa. Em causa nesta partida está a liderança do Grupo F.

Os Guerreiros do Minho, primeiros classificados do grupo, procuram somar a terceira vitória seguida na competição, depois dos triunfos já alcançados frente ao Slovan Liberec (1-0 na República Checa) e, em casa, com os holandeses do Groningen (1-0). E se vencer, o SC Braga pode dar um passo gigante rumo aos 16-avos-de-final. Já os marselheses procuram reentrar na discussão pela liderança depois da derrota caseira surpreendente com os checos na ronda anterior. Para este duelo - o mais aguardado do grupo - Paulo Fonseca conta com a equipa quase na máxima força, em relação aos jogadores que estão inscritos na UEFA. Apenas o central André Pinto fica de fora, por lesão.

De regresso à convocatória está o central brasileiro Arghus, mas a aposta do treinador do SC Braga para fazer dupla com Boly, no eixo da defesa, deve recair em Ricardo Ferreira, também recuperado e que já alinhou em Viseu no jogo da Taça de Portugal. Destaque ainda para o regresso do lateral direito Baiano, novamente operacional. Poupados no jogo passado, em Viseu, Rui Fonte e Alan também estão de volta aos eleitos e deverão mesmo entrar no 11 inicial.

Paulo Fonseca convocou 20 jogadores para este duelo:
Guarda-redes: Kritciuk e Matheu;
Defesas: Marcelo Goiano, Baiano, Arghus, Djavan, Boly e Ricardo Ferreira
Médios: Mauro, Vukcevic, Filipe Augusto, Alan, Luiz Carlos e Román;
Avançados: Pedro Santos, Rui Fonte, Rafa, Crislan, Hassan e Wilson Eduardo

Correio do Minho

Bruno3429

Hassan de luto mas vai a jogo
MORTE DO PAI DO EGIPCÍO
Autor: A.M.

Hassan recebeu a pior notícia logo após o treino matinal de ontem: a morte do seu pai. O avançado egípcio foi de pronto confortado por todo o grupo de trabalho e estaria naturalmente dispensado do jogo frente aos franceses, mas preferiu integrar o estágio e mostrou-se disponível para jogar esta noite, até porque não sabe ainda quando será o funeral do seu progenitor.

A presença de Hassan no jogo do Estádio do Dragão, domingo ao fim da tarde, está neste momento em questão.

Record apresenta as mais sentidas condolências ao avançado do Sp. Braga.

Record

Bruno3429

SC BRAGA QUER MANTER BOA ONDA FRENTE AO MARSEILLE
Manter campanha 100 por cento vitoriosa para tocar nos «oitavos»
Texto por Álvaro Gonçalves

Após ter ganho ao Slovan Liberec e ao Groningen, o SC Braga recebe o Marseille com o objetivo de manter a série vitoriosa na Europa. A acontecer, tal como Paulo Fonseca reconheceu na conferência de imprensa de antevisão, os arsenalistas ficarão bem próximos de garantirem o acesso aos 16 avos de final da Liga Europa.

Os bracarenses atravessam uma fase positiva na temporada, somando seis jogos consecutivos sem perder, a qual começou precisamente com o triunfo na República Checa, sobre o Slovan Liberec. No último fim de semana, o SC Braga alcançou um triunfo importante sobre o Académico de Viseu na Taça de Portugal, competição na qual os minhotos têm aspirações esta temporada.

Bem diferente é a situação do Marseille. O conjunto gaulês atravessa uma série de seis jogos consecutivos sem conhecer o sabor da vitória, tendo ganho pela última vez na primeira jornada da Liga Europa, quando derrotou o Groningen por 0x3. No último encontro antes de se deslocar à cidade dos arcebispos, o Marseille pôs fim a uma série de três derrotas seguidas, ao empatar a uma bola com o Lorient.

Zerozero

JotaCC

"Droit au But" é lema minhoto
Liga Europa Braga recebe Marselha com o fito na terceira vitória seguida no Grupo F e na aproximação aos dezasseis avos de final. Paulo Fonseca desconfia da crise do Olympique

A divisa é do Marselha, mas também o Braga reclama o "Direito ao Golo". Ou o caminho mais direto para o objetivo: a equipa minhota procura, hoje, a terceira vitória seguida no Grupo F, que lhe abrirá alas rumo aos 1/16 de final da Liga Europa.
Este Olympique não é o grande OM dos anos 1980 e 1990, o de Deschamps, de Boksic, de Abédi Pelé ou de Basile Boli, autor daquele memorável golo que derrotou o Estrela Vermelha (1-0) na final da Taça dos Campeões Europeus de 1993. Nos cacos deixados pelo enxofrado Bernard Tapie, o clube francês tenta reerguer-se. Mas parece que ainda não será nesta época: apenas duas vitórias em dez jornadas deixam a equipa treinada pelo espanhol Michel em 16.º lugar do "championnat". Para aumentar o pesadelo instalado no Velodrome, a derrota com o Liberec (0-1) também pôs em risco a carreira da equipa na Liga Europa.
É esta panela de pressão que chega à "Pedreira". Só que o treinador do Braga desconfia da "suposta crise" do rival, uma equipa cheia de craques de primeira água. "Vi todos os jogos do Marselha. Perdeu e empatou muitos deles, mas devia tê-los ganho, porque foi muito superior em todas essas partidas. Foi infeliz, como lhe sucedeu com o Liberec e como muitas vezes acontece no futebol", diz Paulo Fonseca.
"O Marselha – acrescenta o treinador do Braga – é uma grande equipa, com internacionais A por dez países. Tem todo o nosso respeito. E também a nossa motivação. Será um jogo difícil, mas estamos hipermotivados para mais uma vitória. Não é decisivo, mas concordo que se ganharmos ficaremos em excelente posição".
Além do valor do OM, o Braga debate-se com a onda de lesões na defesa. Boly Ricardo Ferreira e Arghus, este regressado ao treinos anteontem, são as opções para a dupla de centrais. Fonseca não se aflige: "Estou completamente descansado".



Hassan está de luto pela morte do pai

Após o treino matinal de ontem, o atacante do Braga recebeu a notícia da morte do pai e já não foi, como estava previsto, à conferência de Imprensa de lançamento do jogo de hoje. O internacional egípcio ficou muito abalado e transtornou os colegas e o treinador Paulo Fonseca, que, pelo mesmo motivo, chegou atrasado ao encontro com os jornalistas. O clube prontificou-se a libertar o jogador imediatamente, mas este preferiu ficar e ajudar a equipa, até porque o funeral só deverá ocorrer amanhã. Se Hassan não jogar, Wilson Eduardo formará a dupla atacante com Rui Fonte.



à margem

Rolando à baila
A propósito do defesa português, muito criticado no Velodrome, os jornalistas franceses não quiseram saber mais nada de Paulo Fonseca. Este foi diplomático: "A carreia dele fala por si. É internacional, jogou em grandes clubes".
Meio milhão a caminho
O Braga já faturou mais de três milhões de euros (2,4 milhões pelo entrada na fase de grupos, mais duas vitórias, com prémio de 360 mil cada). O apuramento para a fase seguinte vale 500 mil euros.
Claque perigosa
Uns 500 adeptos do Marselha viajam até Braga. A Polícia francesa já pôs as autoridades portuguesas de atalaia para o historial de violência da claque do Olympique, que já semeou o caos em Groningen.

JN

JotaCC

Sp. Braga e Belenenses sem receio dos adversários
"Azuis" têm tarefa difícil frente ao Basileia e os "bracarenses" procuram consolidar o primeiro lugar às custas do Marselha

Para o técnico, a posição do Marselha para lá do meio da tabela do campeonato francês não corresponde à "realidade e capacidade" do adversário e, por isso, espera um "dos jogos mais difíceis", admitindo que os franceses poderão "fazer desta competição o seu principal objectivo". "Não alinho nesta suposta crise do Marselha. O facto de eles não ganharem há algum tempo não me ilude", reiterou Fonseca.
O Sp. Braga é a única equipa portuguesa que está em lugar de apuramento na Liga Europa, depois dos triunfos por 1-0, com golos de Rafa e Hassan, frente ao Slovan Liberec e Groningen, e procura agora a terceira vitória consecutiva.
Tarefa mais complicada tem o Belenenses, que está na Suíça para defrontar o Basileia (18h, SP-TV1), líder não só do Grupo I como também do campeonato suíço, no qual conta com dez vitórias em 12 jogos. Os "azuis" entraram na competição com um empate face ao Lech Poznan e sofreram depois, na 2.ª jornada, uma derrota bem pesada, em casa, frente à Fiorentina (4-0).
"Vamos encontrar um adversário muito difícil, com poder diferente, com um objectivo diferente, qualidade enorme colectiva e individual. É o campeão da Suíça, tem sete pontos de vantagem, já ganhou 18 campeonatos e 11 taças. É uma equipa forte em todos os níveis. Queremos fazer um jogo sério, sermos competitivos, tentar aproveitar algum desequilíbrio ou oportunidade para levar um resultado positivo", apontou Sá Pinto.
O técnico pode entrar na história do Belenenses como o treinador com mais jogos nas competições europeias, igualando Fernando Vaz, que orientou os lisboetas do Restelo entre 1962 e 1964.
"Temos de acreditar que é possível levar um bom resultado daqui. Respeitamos a força e o poder do adversário, mas não podemos entrar com receio. Vamos acreditar que é possível fazer bom resultado, sem obrigatoriedade", concluiu.
Quanto aos outros portugueses que marcam presença na Liga Europa, todos jogam em casa nesta 3.ª jornada da fase de grupos. O Mónaco de Leonardo Jardim defronta o Qarabag (18h, SP-TV5), o Fenerbahçe, orientado por Vítor Pereira, joga com o Ajax (20h05, SP-TV3) e a Fiorentina, de Paulo Sousa, enfrenta o Lech Poznan (18h, SP-TV2).

PUBLICO

JotaCC

Sp. Braga: revista francesa escolhe os quatro mais perigosos
Informação prestada ao Marselha falha num ponto. Importante, por sinal

A revista France Football publicou um artigo no seu site, esta quinta-feira, no qual chama a atenção do Marselha para os quatro jogadores mais perigosos - no seu entender - do Sp. Braga. A informação não é totalmente boa, pois Stojiljkovic, um dos escolhidos, nem sequer está inscrito na Liga Europa.

Na lista, Rafa Silva é dado como capaz de «incendiar o jogo a qualquer momento» e de fazer sofrer os defesas adversários; de quebrar linhas e de trazer intensidade ao jogo. A France Football assume Rafa como um futuro craque de Portugal e fala dele como o «perigo número um dos Guerreiros do Minho».

O avançado Alan aparece como um dos rostos da final da Liga Europa em 2010/2011 e é elogiado por, apesar dos seus 36 anos, não ter perdido a visão de jogo e a técnica. O facto de conhecer bem a casa e os colegas também é tido como uma mais-valia.

A revista alerta para Stojiljkovic, o sérvio de 23 anos, pela sua altura e a sua importância no ataque do Sp. Braga. «Joga perfeitamente no papel de pivô» e «adapta-se perfeitamente à filosofia de jogo da equipa» com a sua velocidade acima do normal, lê-se.

Por fim, Willy Boly. O francês é relembrado pelos tempos em que jogava na liga francesa e a France Football alerta para a facilidade com que o defesa conquistou a titularidade depois de ter estado ao serviço da equipa B do Sp. Braga.

Os dois clubes defrontam-se hoje em jogo da 3.ª jornada da Liga Europa. O jogo está marcado para as 20h05 no Estádio Municipal de Braga.

MAIS FUTEBOL

Bruno3429

LE, Grupo F: Sp.Braga-Marselha, 3-2 (resultado final)
Final de jogo de loucos na pedreira
Por Redação     

O Sp. Braga deu esta quinta-feira um passo de gigante rumo à passagem à próxima fase da Liga Europa. Os arsenalistas receberam e venceram o Marselha por 3-2.

A equipa de Paulo Fonseca chegou à vantagem já na segunda parte. Hassan, aos 61', abriu a contagem, com um chapéu brilhante ao guarda-redes do conjunto francês. Aos 77', Wilson Eduardo ampliou para 2-0.

O jogo parecia praticamente resolvido, mas um livre de Alessandrini, aos 84', recolocou a equipa gaulesa na luta pelo resultado. E eis que três minutos depois, Batshuayi fez o empate.

Ao inferno se desce num instante, como num ápice se sobe do inferno aos céus. Aos 89, Alan aproveitou uma saída em falso de Mandanda para fazer o 3-2.

O Sp. Braga passa a somar nove pontos no Grupo F da Liga Europa, mais cinco do que o Slovan Libérec, que ocupa a segunda posição.


LE: Sp. Braga-Marselha, 3-2 (destaques)
Alan não deixa cair exibições de Hassan e Rafa
Por Bruno José Ferreira 

FIGURA: Alan
Fez um jogo esforçado e calculista. Não entrou em grandes correrias e tentou manter o equilíbrio da equipa. A frescura física pode não ser a mesma de outros tempos, mas a qualidade técnica continua a estar toda lá e mesmo a apenas dois minutos dos noventa, o capitão, melhor marcador do Sp. Braga nas provas internacionais, foi à área do Marselha para desfazer a injustiça que quatro minutos quase conferiam ao resultado final. Oportuno, Alan voltou a comandar o Sp. Braga rumo ao triunfo.
 
MOMENTO: golo de Alan (88')
Insistência de Djavan na esquerda, o lateral ganhou a linha de fundo e cruzou tenso para a área. Mandanda saiu da sua área de ação para dividir o esférico com Crislan. Na sobra, o capitão Alan puxou dos galões e atirou para o fundo das redes, fazendo o municipal bracarense explodir novamente.
 
MENÇÕES HONROSAS:

Rafa: o médio apresentou-se ao seu melhor nível, aproveita a montra europeia para rubricar uma série de rasgos, ao seu estilo, que puseram o último reduto do Marselha em sentido. Quase deu o golo a Hassan no último suspiro do primeiro tempo. Já no segundo arranjou maneira de isolar Hassan para abrir caminho ao triunfo.
 
Hassan: frieza e técnica a dar o triunfo aos arsenalistas. O passe de Rafa a isolar o avançado é sublime, a magia do egípcio fez o resto quando estava cumprida uma hora de jogo. Segundo golo de Ahmed Hassan na Liga Europa. Sempre muito incisivo, o egípcio deixou dois avisos aos franceses. À terceira assinou um excelente golo, com um chapéu com as medidas exatas. Um dia depois de ter recebido a trágica notícia da morte do pai, marcou e festejou em lágrimas abraçado por toda a equipa do Sp. Braga.

OUTROS DESTAQUES:
 
Djavan: começou o jogo a um ritmo alucinante, fazendo do corredor esquerdo um verdadeiro quebra-cabeças para a equipa do Marselha. Esteve sempre muito concentrado defensivamente e foi uma importante fonte de alimentação atacante.
 
Vukcevic: mais um jogo positivo do médio. Quem o viu e quem o vê. Com uma calma assinalável, que quase contrasta com a sua pujança física, pauta o jogo no miolo e é um importante pilar a manter a estabilidade da equipa.

Sparagna: exibição segura do defesa central de 20 anos do Marselha. Apesar de ter sido amarelado cedo, aos 27 minutos, mostrou-se consistente a travar os jogadores mais adiantados do Sp. Braga.


Hassan: «O meu pai foi tudo para mim»
Ponta-de-lança do Sp. Braga perdeu o pai esta quarta-feira. Quis jogar e abriu caminho à vitória dos minhotos sobre o Marselha
Por Redação     

Hassan, avançado do Sp. Braga, em declarações na flash interview da Sport TV. Jogador egípcio perdeu o pai esta quarta-feira, quis jogar e abriu caminho para a vitória dos «arsenalistas» sobre o Marselha por 3-2:

«Foi um momento especial para mim e para a minha família. Estou cá por causa do meu pai. Não queria desistir. Tentei fazer um golo para ele e assim foi. Ele era tudo para mim, ajudava-me sempre. Espero que descanse em paz. Ele merece.

Merecemos ganhar. Aprendi muitas coisas com o meu pai. Ensinava-me que tenho de ser sempre forte. Tenho de ficar ao lado da minha família agora.»

Maisfutebol

Bruno3429

«Resultado é mentiroso, não merecíamos sofrer dois golos» - Paulo Fonseca

Paulo Fonseca considera que o resultado (vitória por 3-2) do jogo com o Marselha é «mentiroso e injusto», visto não fazer jus à «qualidade e superioridade» do SC Braga durante os 90 minutos.

«No final houve justiça no resultado, o jogo não justificava este final emocionante pela qualidade e superioridade que tivemos. Fizemos um jogo enorme, fomos superiores a uma equipa de grande gabarito. O resultado é mentiroso e um pouco injusto, não merecíamos sofrer aqueles dois golos», analisou em declarações à Sport TV.

A liderança do Grupo F, com mais cinco pontos que o Liberec, segundo classificado, não será sinónimo de facilidades.

«Com estas três vitórias ficamos mais próximos de passar a fase de grupos, era o nosso primeiro objetivo. Mas ainda não está conseguido, faltam três jogos difíceis», alertou Paulo Fonseca, congratulando-se com o golo de Hassan, avançado egípcio que vive momento delicado devido à morte do pai:

- Se há jogador que queria ver marcar um golo era o Hassan, está a passar por um momento difícil.

A Bola

Bruno3429

#8
SC BRAGA DERROTA MARSEILLE
Enorme coração bracarense
Texto por José Bragança

O SC Braga recebeu e venceu o Marseille por 3x2, esta quinta-feira, em jogo da Liga Europa. Os minhotos estiveram a vencer por 2x0, permitiram aos gauleses chegar ao empate, nos últimos minutos, mas ainda tiveram forças para chegar à vitória.

Ponto prévio: O lado bonito do futebol passou por Braga, esta quinta-feira. Ahmed Hassan ficou a saber, ontem, que o seu pai tinha falecido. Mesmo assim, foi a jogo e homenageou o pai com um golaço. Minuto 61', e o atacante tirou um chapéu perfeito a Mandanda, com toda a calma do mundo.

Agora, sim, o jogo. O SC Braga teve mais bola, mais iniciativa mas a circulação era algo lenta, sem intensidade e facilmente anulada pelos defesas do Marseille, equipa que chegou à Pedreira com um onze sem Rolando.

Míchel, treinador do conjunto gaulês, fez uma mini-revolução, um pouco à imagem do que vem fazendo nesta prova. Mas o Marseille não deixou de ter artistas de primeiro plano na equipa incial; casos de Lucas Silva (médio emprestado pelo Real Madrid), Lass Diarra, Isla e Batshuayi.
Os minhotos tentavam, sobretudo, explorar o seu corredor direito, procurando uma brecha, dando muito trabalho a Benjamin Mendy. Mas as linhas compactas dos gauleses fechavam os caminhos todos para a baliza de Mandanda. Pela esquerda ou pela direita, nada resultava para romper a estabilidade defensiva (sobretudo dos gauleses, já que a do Braga quase não teve trabalho). Ao intervalo, sem surpresa, o marcador registava um nulo.

O jogo não mudou a toada no segundo tempo, embora o Marseille tenha mostrado alguns bons pormenores. Mas era sob o signo da tranquilidade que ia decorrendo o jogo até que Ahmed Hassan resolveu entrar em ação. O egípcio, que ficou a saber, na quarta-feira, da morte do seu pai, marcou um golaço. Rafa desmarcou Hassan que fez um chapéu perfeito a Mandanda. Todos os jogadores dos minhotos correram para abraçar o egípcio que ergueu os braços para o céu, oferecendo o golo ao pai. E que golo!
Pouco depois, o segundo por Wilson Eduardo. O guarda-redes do Marseille ainda defendeu um primeiro remate de Crislan mas não conseguiu evitar o desvio do jogador português.

A reação francesa tardou mas chegou. Alessandrini, aos 85' e Batshuayi, aos 87', gelaram a Pedreira, numa altura em que os minhotos pareciam ter o jogo controlado. Mas ainda haveria tempo para Alan fazer o terceiro dos minhotos. Mandanda teve uma saída em falso e a bola sobrou para o capitão bracarense, dentro da área, empurrar para o fundo das redes.

Pouco depois, o apito final e a certeza de uma vitória com muito coração dos minhotos que foram a melhor equipa em campo.

O Resumo
Vitória justa da melhor equipa em campo. Hassan, Wilson Eduardo e Alan marcaram os golos do SC Braga que soma e segue nesta Liga Europa. Alessandrini e Batshuayi fizeram os golos do Marseille que só nos últimos minutos mostrou argumentos. 3x2, venceram os bracarenses.

A Chave
Golo de Alan
. Depois de ter estado a vencer por 2x0, o SC Braga permitiu o empate. Mas Alan, nos últimos minutos, voltou a colocar os minhotos na frente, dando nova alma à equipa.

O Melhor
Hassan

Um jogador que recebe a notícia da morte do pai num dia e, mesmo assim, pede para ir a jogo para homenagear o pai... já merece ser destacado. Quando esse mesmo jogador marca um golo como aquele que Hassan, aos 61', marcou, então pouco mais há para dizer. 

O Pior
Mendy
O defesa do Marseille mostrou muitas debilidades

Sabia que...

SC Braga venceu pela 1.ª vez um adversário francês na UEFA, tendo ainda marcado os primeiros golos.
Os bracarenses não marcavam 3 ou + golos num jogo da UEFA desde 2011/12 (5x1 ao Maribor).
3.ª vitória em 3 jogos na Liga Europa por parte do SC Braga esta época.


Paulo Fonseca: «O resultado até é um pouco mentiroso e injusto»
Texto por Luís Rocha Rodrigues

O treinador do SC Braga mostrou-se muito satisfeito por a sua equipa ter alcançado a terceira vitória em igual número de jogos, mas sobretudo por causa da superioridade demonstrada diante do Marseille.

«No final, houve justiça no resultado. O jogo não justificava este final emocionante, pela qualidade e superioridade que demonstramos ao longo da partida. Penso que fomos claramente superiores a uma equipa deste gabarito e o resultado até é um pouco mentiroso e injusto, porque não merecíamos ter sofrido aqueles golos», disse, à Sport TV.

Elogiando o facto de a sua equipa não ter «mudado em função do adversário», o técnico falou depois em específico de Hassan, que abriu o ativo, um dia depois de ter perdido o seu pai.

«Foi um momento difícil, para todos nós e sobretudo para o Hassan. Ele estava à vontade para não vir e confesso que eu estava a torcer para que, mais do que qualquer outro, queria que fosse ele a marcar», admitiu, não querendo, depois, considerar que o trabalho no grupo está feito.

«Sempre pensamos na fase seguinte e, com estas três vitórias, ficamos mais perto de o conseguir, mas ainda falta. O grupo é muito equilibrado e não podemos achar que as coisas estão conseguidas».

Zerozero

Bruno3429

Vitória do Braga em jogo louco na Pedreira

A equipa de Paulo Fonseca derrotou o Marselha, por 3-2, na terceira jornada do Grupo F da Liga Europa, numa partida em que todos os golos foram marcados na última meia-hora.

O triunfo bracarense foi conseguido de forma dramática, depois de uma vantagem de 2-0 ter sido rapidamente transformada pelos marselheses num empate a dois, que Alan desfez nos instantes finais do encontro.

Um dia depois da morte do pai, o egípicio Hassan abriu o marcador, aos 61 minutos, com um golo de grande recorte técnico, que lhe levou lágrimas aos olhos. Aos 77, Wilson Eduardo, com alguma sorte à mistura, aumentou a vantagem minhota, numa jogada que parecia acabar com as hipóteses da equipa francesa.

Puro engano. Aos 84 minutos, um livre direto de Alessandrini reduziu para 2-1 e, aos 87, o Marselha restabeleceu mesmo a igualdade, com um remate de Batshuayi na área bracarense que o guarda-redes Matheus não foi capaz de deter. Parecia, mais uma vez, que o desfecho estava definido, mas o Braga, num último assomo de energia, chegou ao 3-2 pelo experiente Alan, que aproveitou muito bem uma saída em falso de Mandanda.

Com esta vitória, a equipa arsenalista continua a comandar o grupo, agora com nove pontos, e está perto do apuramento. O segundo classificado, com quatro pontos, é o Slovan Liberec, que empatou em casa com o Groningen (1-1), no outro jogo da noite.

JN

Bruno3429

Sp. Braga derrota Marselha e tem apuramento bem encaminhado
SAMUEL SILVA

Triunfo pela margem mínima (3-2) permitiu aos minhotos alargarem a vantagem sobre a concorrência na Liga Europa.

O Sporting de Braga tem praticamente na mão o apuramento para a fase de eliminatórias da Liga Europa, seguindo isolado na liderança do seu grupo, depois de ter batido, na noite desta quinta-feira, os franceses do Olympique de Marselha, em casa, por 3-2. O jogo teve um final verdadeiramente louco, com três golos nos últimos dez minutos. Valeu o sentido de oportunidade do "capitão" Alan a resgatar um triunfo que chegou a parecer perdido para a formação portuguesa.

O Sp. Braga esteve a vencer por 2-0 e, face à fraca resposta que, até então, o adversário tinha dado, chegou a sentir que tinha os três pontos garantidos. Só que o Marselha acordou e, em quatro minutos, empatou o jogo e gelou o Estádio Municipal de Braga. Apenas por dois minutos, já que o veterano Alan aproveitou um erro do guarda-redes Mandanda, que tinha estado até então impecável na baliza francesa, para selar o triunfo da formação orientada por Paulo Fonseca.

O primeiro grande momento da partida foi rubricado por Ahmed Hassan, aos 61 minutos. O ponta-de-lança egípcio, que na véspera tinha perdido o pai, aproveitou um bom passe de Rafa, que o conseguiu desmarcar, ficando solto perante Mandanda. À saída do guarda-redes, o número 20 do Sp. Braga fez um chapéu perfeito, que só terminou no fundo das redes do Marselha.

O primeiro golo bracarense apareceu a culminar a melhor fase da equipa da casa na partida. Antes de abrir o marcador, Steve Mandanda tinha sido obrigado a duas boas intervenções. Primeiro (57') foi Vukcevic quem cabeceou forte, na sequência de um pontapé de canto; no minuto seguinte, Rui Fonte também rematou cruzado para as mãos do guardião adversário.

Em desvantagem, o Marselha decidiu então mostrar alguma iniciativa ofensiva. Batshuayi (69') deu o primeiro aviso, num lance em que passa sobre o defesa Ricardo Ferreira e remata ligeiramente ao lado da baliza de Matheus. A seguir, foi Alessandrini (71') a rematar um pouco por cima do travessão.

O Sp. Braga não se intimidou e, pouco tempo depois, ampliou a vantagem. Aos 77 minutos, Crislan rematou com força e Mandanda reagiu com qualidade, com os pés, só que um oportuno Wilson Eduardo apareceu à boca da baliza a fazer a recarga vitoriosa. O jogo parecia encaminhar-se para um triunfo tranquilo da formação da casa, até porque até então o Marselha, além das duas ameaças após o primeiro golo local, pouco tinha feito em termos ofensivos.

O treinador Michel percebeu a letargia da equipa e lançou Cabella. Mas seria Alessandrini a relançar a partida, com um bom remate colocado, na cobrança de um livre, a bater pela primeira vez Matheus. A defesa do Sp. Braga deu mostras de intranquilidade e acabou por permitir novo golo da equipa contrária, pouco mais de três minutos volvidos. Na sequência de uma falha de marcação de Marcelo Goiano, foi o avançado belga Batshuayi a bater o guarda-redes, que ainda conseguiu tocar, sem sucesso, na bola.

A decepção parecia prestes a tomar conta das hostes bracarenses, até que Alan desfez o empate e fez saltar o estádio. Fruto deste triunfo, o Sp. Braga lidera o grupo F da Liga Europa, com vitórias em todos os encontros disputados, e tem cinco pontos de vantagem sobre o segundo classificado, que é agora o Slovan Liberec – que empatou a uma bola com o Groningen. O Marselha segue em terceiro a seis pontos da equipa portuguesa.

Publico

Bruno3429

Braga e Alan fazem história

O brasileiro reforçou o estatuto de melhor marcador do Braga nas competições europeias, apontando o 11º golo pela equipa minhota contra o Marselha.

O golo marcado ao Marselha, que garantiu ao Braga somar a terceira vitória consecutiva na fase de grupos da Liga Europa, permitiu a Alan reforçar o estatuto de melhor marcador dos minhotos nas provas da UEFA. O brasileiro não marcava nas competições europeias desde dezembro de 2012, mas soma agora 11 golos, seguindo-se Lima (9), Matheus (7), Linz e Luís Aguiar (6).

Mas o impacto desta jornada europeia do Braga não se fica por aqui, já que a equipa de Paulo Fonseca é a terceira equipa portuguesa, depois de Sporting e FC Porto, que venceu os três primeiros jogos da fase de grupos de uma competição da UEFA, algo que não acontecia desde a campanha dos azuis e brancos na Champions, em 2012/13. Na Liga Europa, a última equipa que tinha vencido nas três primeiras jornadas era o Sporting, em 2011/12.

Ainda nesta fase de grupos da Liga Europa, para além do Braga, só Nápoles e Áustria de Viena se mantêm invictos. Ao derrotar o Marselha, o Braga contribuiu ainda de forma decisiva para o ranking europeu, somando a quarta vitória de equipas portuguesas em cinco jogos.


"Veio uma força lá de cima e conseguimos vencer"

Alan, jogador que marcou o golo da vitória do Braga, esta quinta-feira, frente ao Marselha (3-2), dedicou o triunfo a Hassan

Exibição: "Fizemos um grande jogo. Falei com o Hassan, veio uma força lá de cima e acho que o pai dele está feliz por essa vitória. É para ele"

Empate do Marselha mexeu com a equipa: "Sim, penso que mexeu com a equipa. Conseguimos controlar o jogo, mas facilitámos e isso serve de lição para os próximos jogos. A equipa está de parabéns"

Maturidade: "Apesar de ser uma equipa jovem, mostrou ser madura. Jogámos bem. Só falta acertar algumas coisas"

Contas do grupo: "Acho que fizemos o nosso trabalho. Agora é descansar e depois pensar no próximo jogo"

Hassan: "Foi um momento especial"

O avançado do Braga foi o protagonista do golo mais bonito da noite europeia, com o chapéu a Mandanda, que deu o primeiro golo aos minhotos

Hassan não vai esquecer tão cedo a noite desta quinta-feira, depois de ter marcado um golo que o deixou emocionado, ele que viu o pai falecer na quarta-feira de manhã.
"Claro que foi momento especial para mim e para minha família. O meu pai sempre me ajudou e é por causa dele que estou cá. Não quis desistir, quis ir à luta ajudar a ,minha equipa e marcar por ele. Deu-me tudo, ajudava-me sempre, que descanse em paz", declarou o avançado no final do jogo.

"O jogo era importante, merecemos ganhar. Mas tenho de dizer que aprendi muito com o meu pai, que me ensinou a ser forte sempre. É assim que tem de ser, tenho de ficar do lado da minha família", acrescentou.

"Resultado mentiroso, não merecíamos sofrer dois golos"

Paulo Fonseca elogiou a exibição do Braga no encontro com o Marselha e lamentou os golos sofridos
Partilhar


Exibição: "Penso que houve justiça no final. Penso que o jogo não justificava este final emocionante pela qualidade que tivemos ao longo do encontro. Depois de estar a vencer por dois golos, consentirmos o empate não foi justo, mas fizemos um enorme jogo. Fomos superiores contra uma equipa deste gabarito. Merecemos inteiramente os três pontos, mas é um resultado mentiroso. Não merecíamos aqueles dois golos"

Olhos nos olhos: "A nossa forma de jogar é assim e não muda consoante o adversário. Tínhamos um grande adversário pela frente, mas mantivemos as nossas ideias e a nossa forma de jogar. Perante uma equipa tão poderosa, merecemos a vitória"

Momento de Hassan: "Foi um momento difícil para toda a equipa e em especial para ele. Estava à vontade para não jogar mas quis ir a jogo. Não me levem a mal mas, se havia jogador que gostava que marcasse, era ele. Conseguiu e de uma maneira fantástica. Em nome do grupo dedico a vitória ao Hassan e aos adeptos, que têm empurrado sempre a equipa. Penso que isso tem sido muito importante"

Alan não foi substituído [devido à lesão de Hassan] e marcou o golo da vitória: "Confesso que ia ser substituído, mas acabámos por ter de mudar de ideias. Felizmente correu bem. O futebol é isto"

Contas do grupo: "Pensamos desde o início na próxima fase. Com estas três vitórias ficamos mais perto do objetivo, mas ainda não está feito. Faltam três jogos e o grupo é muito equilibrado. Não podemos pensar que já está feito"

O Jogo