News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 01/10

Started by Bruno3429, 01 de October de 2015, 08:08

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Paulo Fonseca: "Queremos presentear os adeptos com uma vitória"
Paulo Machado

Os grandes jogos das provas europeias estão de regresso a Braga, depois de quase dois anos de interregno. Na sequência do triunfo em Liberec, Paulo Fonseca considera que a conquista dos três pontos se pode revelar muito importante para as contas do Sp. Braga no grupo F da Liga Europa, e pretende que os adeptos estejam ao lado da equipa.

"Vamos marcar o regresso, ao fim de dois anos, das competições europeias a Braga. Queremos presentear os adeptos com uma vitória. Vencer o segundo jogo é muito importante, sabemos disso, mas não vale a pena perspectivar além deste jogo, porque sabemos bem da sua importância", mencionou Paulo Fonseca, ontem, na conferência de imprensa.

O treinador considera que o resultado da equipa holandesa na primeira jornada não corresponde ao real valor do plantel e por isso não espera facilidades. "Estamos num bom momento, vimos de três vitórias consecutivas, mas também sabemos das dificuldades que vamos ter. Conhecemos bem o adversário, que gosta de ter a bola, tem bons elementos e temos a perfeita noção que vamos ter um jogo difícil. Só um Braga ao melhor nível tem hipóteses de vencer. Vai ser um jogo de entrega e de respeito por um adversário de grande valia", vincou.

Sem poder contar com André Pinto, Ricardo Ferreira e Baiano, que se encontram com problemas físicos, Paulo Fonseca acredita que os substitutos darão uma boa resposta numa defesa arsenalista reformulada e deposita confiança total nos jogadores que serão chamados para este jogo da segunda jornada da Liga Europa. "Não vamos poder contar com três elementos, mas podemos ver sob outra perspectiva, que é outros elementos surgirem na equipa. Confio em todos os jogadores, a equipa tem sofrido alterações e não se tem ressentido. Os jogadores que vão entrar vão dar boa resposta. Preferia não ter estas ausências, mas confio em todos os jogadores. E as oportunidades que estes jogadores vão ter serão, certamente, aproveitadas", salientou o treinador do clube bracarense, na antevisão ao jogo desta noite com o Groningen.

Nikola Vukcevic: "Quero dar tudo em campo para ajudar a equipa"

Vai para a terceira época ao serviço do SC Braga, mas só agora afirma-se na equipa principal. Nikola Vukcevic, 23 anos, é um dos jogadores em destaque na equipa bracarense, fruto da importância que assumiu no meio-campo, depois de ter conquistado a titularidade sob a confiança de Paulo Fonseca. No primeiro ano ainda participou em seis jogos da equipa principal, mas passou "dois anos difíceis" na equipa B.

A revelação foi feita pelo internacional de Montenegro, própria de quem revela uma enorme ambição em triunfar. O jogador nunca virou a cara à luta. No início da época esteve para ser, uma vez mais, emprestado mas acabou por convencer Paulo Fonseca.
"Agradeço as oportunidades que Paulo Fonseca me tem dado. Tenho tentado corresponder e quero dar tudo em campo para continuar a ajudar a equipa já no próximo jogo, com o Groningen", salientou o futebolista, na antevisão ao jogo da Liga Europa. "Vamos defrontar uma equipa com qualidade, espera-nos uma missão difícil mas queremos muito ganhar", resumiu Nikola Vukcevic.

O futebolista proporcionou um momento de boa disposição durante a conferência de imprensa quando confrontado com o facto de ter algumas semelhanças na forma e estilo de jogar com o sérvio Matic, médio defensivo do Chelsea que passou pelo Benfica precisamente na mesma época que chegou a Braga.
"Sempre o considerei um dos melhores jogadores do campeonato quando ele (Matic) estava em Portugal. Procuro imitá-lo mas reconheço que não é nada fácil", disse o médio do SC Braga, que está convocado para os compromissos de Montenegro ante Áustria e Rússia, ambos de qualificação para o Europeu de 2016.

Correio do Minho

JotaCC

Defesa toda remendada no ataque ao Groningen
Braga André Pinto foi operado ao ombro direito e é um dos três lesionados da retaguarda para jogo de hoje

Pinto foi operado, ontem, ao ombro direito, para corrigir os efeitos da luxação contraída no dérbi com o Vitória. Na melhor das hipóteses, terá alta no início de novembro. Do desafio de Guimarães sobraram mais duas baixas, também por lesão: outro central, Ricardo Ferreira, e o lateral direito Baiano. Nenhum poderá jogar a segunda jornada da Liga Europa, hoje, na "pedreira", com o Groningen.
No treino de ontem, Paulo Fonseca alertou: "Só um Braga ao melhor nível poderá ganhar ao Groningen"
A razia na defesa do Braga obrigará o treinador Paulo Fonseca a procurar alternativas. A opção imediata parece ser a estreia do zagueirão brasileiro Arghus, que deverá formar a dupla de centrais com o francês Boly. Para o que der e vier, para qualquer prevenção, o Braga ainda escalou para o jogo com os holandeses um "rookie" da equipa B, o lateral direito José Manuel Gomes, de 19 anos, que tem feito toda a formação no clube.
Não bastassem estas condicionantes, Fonseca terá de fazer mais uma alteração ao que tem sido o onze titular, mas na linha atacante: como Sjojilikovic não foi inscrito na UEFA, o treinador terá de encontrar alternativa ao atacante sérvio para formar dupla com Rui Fonte. O egípcio Hassan deverá ser o escolhido.
Seja como for, o treinador do Braga não se queixa das ausências forçadas. "Veja-se bem, por outro lado. Podemos ver que se trata de uma oportunidade para outros jogadores. Eu confio em todo o plantel. Os que vão entrar vão dar uma boa resposta e a equipa não vai ressentir-se", garante Fonseca.
Seja qualquer o onze escalado, o que Fonseca quer é "rigor e exigência", numa equação simples: o jogo com o Groningen é para somar a segunda vitória, que deixará a equipa minhota bem lançada para os 1/16 de final do torneio. O desafio também é estatístico...
Vai quase para quatro anos que a "pedreira" não festeja uma vitória nas competições europeias de clubes – a última foi em novembro de 2011, frente ao Birmingham City ( 1- 0), na mesma fase de grupos da Liga Europa –, mas o Braga quer retificar o registo dos últimos seis jogos caseiros na UEFA (um empate e cinco derrotas) e dar um passo de gigante no Grupo F (apuramse os dois primeiros classificados).
Após o triunfo no campo do Slovan Liberec ( 1- 0), o Braga ficará em posição privilegiada se vencer a equipa holandesa, que saiu derrotada da primeira jornada, em casa, pelo Marselha ( 0- 3). Contas simples, mas um alerta do treinador. "Será um jogo difícil. Para ganhar, o Braga terá de estar ao melhor nível", diz Fonseca.



Nikola Vukcevic agradece o resgate de Paulo Fonseca

Chegou a Braga no verão de 2013. Apresentou-se como uma das maiores promessas do futebol montenegrino. Vinha cheio de ilusões, mas teve de passar dois anos em tirocínio na equipa B. O anterior treinador do Braga, Sérgio Conceição, até lhe tinha previsto um ano de empréstimo ao Moreirense. Até que chegou Paulo Fonseca, que ficou encantado com aquele pé esquerdo. Foi o resgate que Nikola Vukcevic esperava. Com Fonseca, o médio montenegrino pegou de estaca no meio-campo e passou a ser titular de caras. "Agradeço as oportunidades que Paulo Fonseca me tem dado. Tenho tentado corresponder e espero continuar a ajudar a equipa", diz Nikola, de 23 anos, a quem já chamaram "O Redondo" do Montenegro, mas a quem também lhe observam parecenças com Matic, jogador sérvio do Chelsea que já passou pelo Benfica. "Sempre o vi como um dos melhores jogadores em Portugal. Procuro imitá-lo, mas olhem que não é nada fácil!...", desarmou o jogador do Braga.


À margem

O sonho de Alan
Em entrevista ao site da UEFA, o emblemático capitão do Braga não faz por menos: "Chegámos com todo o mérito à final de Dublin. Fizemos um grande jogo, mas, infelizmente, não conseguimos vencer. Este ano, esperamos realizar mais uma boa Liga Europa. Final? Nada é impossível. Vamos passo a passo, com os pés no chão. E tudo pode acontecer".

Duelo original
Não há rasto de jogos entre o Braga e o detentor da Taça da Holanda. Mas o Groningen já jogou com uma equipa portuguesa: perdeu com o Vitória de Guimarães, na terceira ronda da Taça UEFA de 1986/97. Já o Braga cruzou-se três vezes com equipas holandesas, sempre na Taça UEFA: ganhou 2-1 em Heerenveen, num desafio da fase de grupos de 2008/09; perdeu em Alkmaar, em 2006, na mesma fase; e eliminou o Vitesse, a duas mãos, na primeira ronda de 1997-98.

JN

JotaCC

Belenenses, Sp. Braga e os outros portugueses obrigados a fazer pela vida
"Azuis" recebem líder da Liga italiana. Paulo Fonseca quer segundo triunfo. Fenerbahçe e Mónaco tentam corrigir mau início

Com a excepção de Paulo Fonseca e do Sporting de Braga, a primeira jornada da fase de grupos da Liga Europa não deixou grandes saudades ao futebol português ou aos treinadores portugueses no estrangeiro. Os bracarenses foram à República Checa vencer o Slovan Liberec por 0-1 e procuram esta noite o segundo triunfo no Grupo F. A equipa de Paulo Fonseca recebe o Groningen (20h05, SP-TV1), oitavo classificado na Liga holandesa, mas o técnico não espera facilidades: "Se cairmos no erro de olhar para o resultado do primeiro jogo do Groningen (derrota por 3-0 com o Marselha), podemos ter grandes dificuldades, porque eu vi o jogo e o resultado é completamente enganador. Eles são muito mais fortes do que esse resultado traduz", apontou.

A estreia do Belenenses na fase de grupos da Liga Europa foi assinalada com um resultado positivo na visita ao Lech Poznan (1-1), mas o segundo teste deverá trazer mais problemas à equipa orientada por Ricardo Sá Pinto. Os "azuis" recebem a Fiorentina (18h, SP-TV1), líder da Liga italiana, que é treinada pelo português Paulo Sousa — e que precisa de fazer pela vida, porque perdeu em casa com o Basileia na primeira jornada. O emblema do Restelo aposta numa surpresa. "Na Taça de Portugal, equipas de outras divisões ganham a outras mais fortes. Poderá acontecer que nós tenhamos um bom dia e eles um dia menos bom. Espero que isso aconteça, mas sabemos que o adversário não vai facilitar", admitiu Sá Pinto.

O Mónaco de Leonardo Jardim também não conseguiu um bom arranque na Liga Europa, com um empate diante do Anderlecht, e precisa de somar pontos na recepção ao Tottenham (18h, SP-TV2). "Vai ser um grande jogo, digno da Liga dos Campeões", previu o treinador português, que pode voltar a contar com os experimentes Toulalan e João Moutinho. E o Fenerbahçe, orientado por Vítor Pereira, está na Escócia à procura dos primeiros pontos, diante do Celtic (20h05, SPTV2), após uma embaraçosa derrota caseira com os noruegueses do Molde, na primeira jornada.
Entre os "gigantes" europeus em acção esta noite, destacam-se o Liverpool (recebe o Sion às 20h05, SPTV3) e o Borussia Dortmund (visita o PAOK às 20h05, SP-TV4).

PUBLICO

JotaCC

FONSECA QUER OFERECER "VITÓRIA IMPORTANTE"
BRAGA No dia em que passa a ser o quarto clube português com mais jogos europeus, arsenalistas podem dar passo decisivo na luta pelo apuramento

"Estamos num bom momento, com três vitórias, mas temos a perfeita noção das dificuldades que vamos encontrar"
"A equipa não se tem ressentido das constantes mudanças no onze. Os jogadores que entrarem vão aproveitar a oportunidade"
Paulo Fonseca Treinador do Braga


No regresso, dois anos depois, aos jogos em casa para as competições europeias, Paulo Fonseca assume o objetivo de vencer o Groningen e acabar com um jejum que dura há quase quatro anos



A última vitória do Braga em casa para as competições europeias aconteceu em novembro de 2011, com os ingleses do Birmingham, ainda com Leonardo Jardim no comando. Seguiram-se seis jogos, cinco derrotas e apenas um empate. Paulo Fonseca quer virar já hoje a página da história recente do Braga, que também nunca conseguiu arrancar uma fase de grupos nas competições europeias com duas vitórias consecutivas. "Este jogo marca o regresso do Braga aos jogos europeus em casa ao fim de mais de dois anos. Por isso, queremos oferecer uma vitória aos nossos adeptos. O adversário é valioso e este jogo é muito especial, porque poderá permitir a segunda vitória desta fase. É um jogo importante para os nossos objetivos na Liga Europa", assegurou o treinador, que recusou o estatuto de favorito perante uma equipa que foi goleada (0-3) pelo Marselha na primeira jornada. "Não acreditamos em facilidades. Estamos num bom momento, com três vitórias consecutivas, mas temos a perfeita noção das dificuldades que vamos encontrar. Se cairmos no erro de olhar apenas para o resultado do primeiro jogo do Groningen, podemos ter ainda mais dificuldades. Esse resultado foi enganador e o Groningen é bem mais forte do que demonstrou naquele jogo", assegurou.
Paulo Fonseca mostrou estar bem documentado sobre o adversário de hoje, uma equipa que, segundo ele, tem "excelentes jogadores" e "gosta de ter a bola e fazer um jogo de posse", bem ao "estilo do futebol holandês". O treinador desvalorizou ainda as ausências de Baiano, André Pinto e Ricardo Ferreira, tendo preferido olhar para esse problema sob "outra perspetiva". "Há novos jogadores que vão surgir inevitavelmente na equipa e posso assegurar que sinto confiança em todos os elementos do plantel. Temos feito muitas mudanças de uns jogos para os outros e a equipa não se tem ressentido. Acredito que neste jogo vai acontecer o mesmo. Os jogadores que entrarem vão dar uma boa resposta e aproveitar a oportunidade", rematou.



Hassan estreia-se como titular


Se Arghus vai fazer a estreia absoluta pelo Braga, face às lesões de André Pinto e Ricardo Ferreira, Hassan prepara-se para realizar o primeiro jogo na condição de titular. O ponta-de-lança egípcio é o principal candidato a render Stojiljkovic, que não foi inscrito na Liga Europa, e deverá fazer dupla no ataque com Rui Fonte. A outra possibilidade é Crislan, sendo que Rodrigo Pinho também não entra nas contas da UEFA. De resto, Matheus, o guarda-redes na Liga Europa, voltará ao onze e Pedro Santos também deverá jogar na vez de Alan.



OMBRO ANDRÉ PINTO JÁ FOI OPERADO

Depois de se ter lesionado logo aos dez minutos do dérbi com o V. Guimarães, André Pinto foi operado, na manhã de ontem, ao ombro direito. A intervenção cirúrgica esteve a cargo do ortopedista do clube, João Lourenço, e correu dentro da normalidade. O defesa central, que até domingo era um dos dois totalistas do plantel, a par de Baiano, vai ficar parado um mês.



Vukcevic: elogios chegam à... beleza

APOSTA Montenegrino reconheceu que se inspira em Matic; Paulo Fonseca, bem humorado, respondeu que o médio do Braga até é "bem mais bonito"

"Tive a sorte de o treinador ter apostado em mim. Ele deu-me uma oportunidade e estou a dar tudo para corresponder" Vukcevic
Médio do Braga
"Se continuar a evoluir desta forma, Vukcevic pode ambicionar a jogar num dos melhores clubes europeus"
Paulo Fonseca Treinador do Braga

É um caso de amor à primeira vista. Depois de dois anos escondido na equipa B, Vukcevic esteve para partir durante o último verão, mas acabou por ficar em Braga para encantar Paulo Fonseca logo nos primeiros treinos da prétemporada. Hoje emdia, omédio é um dos indiscutíveis no onze do Braga e, mais do que isso, provavelmente o jogador em melhor forma do plantel. Na antevisão do jogo com o Groningen, Vukcevic tratou de agradecer a aposta de Paulo Fonseca. "Reconheço que os últimos dois anos foram muito difíceis e a verdade é que em junho estava mais próximo de sair do que de ficar. Tive a sorte de o treinador ter apostado em mim. Ele deu-me uma oportunidade e estou a dar tudo para jogar bem e corresponder à confiança demonstrada", atirou o montenegrino, que, pouco antes, tinha ouvido Paulo Fonseca elogiarlhe este arranque de temporada. "Não gosto de individualizar, mas neste caso tenho de reconhecer que ele tem apresentado um excelente nível. Mas ainda há um longo caminho a percorrer. Temos muito para evoluir como equipa e ele também tem muito por onde melhorar. Estou particularmente satisfeito com o seu rendimento, mas acredito que ainda pode dar muito mais. Se continuar a evoluir desta forma, pode ambicionar a jogar num dos melhores clubes europeus", explicou.
No regresso à conversa com Vukcevic, falou-se das semelhanças com Matic, antigo médio do Benfica agora no Chelsea. O médio concordou com a comparação, e até foi mais longe. "Gosto muito dele. Tento jogar como o Matic e até somos parecidos em alguns aspectos. Quando ele estava por cá era, na minha opinião, o melhor jogador do campeonato português. Tento imitá-lo", afirmou, em inglês, língua que diz "dominar melhor". Paulo Fonseca, que estava sentado ao lado a ouvir atentamente tudo o que Vukcevic ia dizendo, aproveitou a deixa para rematar a conferência de Imprensa com uma nota de bom humor. "Atenção que ele é bem mais bonito", disse, numa tirada que foi capaz de arrancar sorrisos até ao próprio Vukcevic.



Cinco mudanças nos convocados

Paulo Fonseca viu-se forçado a fazer cinco alterações na lista de convocados em relação à do jogo com o V. Guimarães. Sem os lesionados Baiano, Ricardo Ferreira e André Pinto e os não inscritos Aarón e Stojiljkovic, o treinador promoveu os regressos de Arghus, Goiano, Crislan e Joan Román e a estreia de José Gomes. O jovem lateral-esquerdo da equipa B, onde não costuma ser opção, foi incluído na lista de 19 jogadores. O guardião Tiago Pereira e o central Pedro Monteiro, ambos da equipa B, também treinaram mas não foram chamados.

O JOGO

JotaCC

PRIMEIRA VITÓRIA EM CASA

"O Covilhã já se aproximou da alma que é necessário ter"
Francisco Chaló
Treinador do Covilhã
"Ganhou a equipa mais agressiva, que praticou um futebol direto"
Abel Ferreira
Treinador do Braga B


Finalmente, disseram os adeptos serranos que, ao quarto jogo, se estrearam a vencer numa casa onde na época passada e para a Liga só tinham perdido uma vez. Um remate de Davidson na pequena área, que Tiago Sá defendeu quase por instinto, foi a única ocasião de golo na primeira parte. A segunda começou com uma perdida de Fortes, a única criada pelos minhotos. O Covilhã apareceu mais dinâmico neste período e chegou ao golo da vitória por Elenilson, oportuno ao aproveitar uma indecisão da defesa visitante. Na fase final, o Braga procurou chegar ao empate, mas foram os serranos que em rápidas transições dispuseram de dois excelentes ensejos para aumentar a vantagem por intermédio de Zé Tiago e Mailó.

O JOGO

Bruno3429

LE: Sp. Braga-Groningen, 1-0 (crónica)
Do domínio quase total a um sofrimento perigoso
Por Germano Almeida   

Foi justo e natural, mas podia ter sido (ainda) mais fácil.
 
O Sp. Braga, muito melhor que o Groningen em todos os aspetos, venceu a partida e somou segunda vitória em dois jogos, fazendo adivinhar uma fase de grupos promissora na Liga Europa.
 
A vantagem adquirida cedo parecia anunciar diferença maior no marcador.
 
Mas a lesão de Arghus, obrigando Paulo Fonseca a lançar Mauro adaptado a central (há uma súbita crise de opções para o eixo da defesa bracarense), retirou alguma segurança ao jogo bracarense.

A partir daí, o domínio foi tão claro -- e o Groningen chegou a acreditar numa alteração dos dados deste jogo.
   
A primeira parte foi quase toda do Sp. Braga.
                                 
A equipa portuguesa mostrou ser muito superior ao oitavo classificado da liga holandesa e chegou cedo à vantagem, num belo lance ofensivo concretizado pelo jovem internacional egípcio Hassan (e com participação importante de Alan e Rafa).
 
Depois do 1-0, as diferenças notaram-se ainda mais.
 
Os holandeses, macios, não davam mostras de conseguir pressionar e raramente chegaram perto da área bracarense.
 
A equipa de Paulo Fonseca dominava por completo a partida e estava perto do segundo.

Goiano e Djavan, laterais muito ofensivos, davam profundidade às alas. Rui Fonte e Hassan eram avançados com a baliza holandesa sempre na mira.
 
De tal modo assim foi que Rui Fonte esteve pertíssimo do segundo: a bola bateu no ferro e ainda beijou o solo (ficam dúvidas se terá entrado na totalidade). 

O que parecia simples começou a complicar-se

O 2-0, que se justificava pelos 35/40 minutos, não chegou a acontecer e as coisas começaram a complicar-se. 

Sobretudo a partir do momento em que Arghus se lesionou. Sem centrais disponíveis no banco, Paulo Fonseca teve que adaptar Mauro. 

Perdeu-se alguma solidez defensiva. Os holandeses começaram a acreditar. Linssen quase fez o empate, sobre o intervalo.

Segunda parte em gestão perigosa

Foi mesmo esse o «jogo» bracarense no segundo tempo. O 1-0 era precioso, mas perigoso, porque tangencial. 

O Groningen foi começando a atrever-se, o Sp. Braga a retrair-se. O jogo ofensivo dos arsenalistas, tão positivo até aos 40, simplesmente desapareceu no segundo tempo. Ou quase. 

O tempo corria a favor do Braga, sim, mas havia que não sofrer golo.

Foi uma segunda parte estranha, feia, de sofrimento e gestão demasiado perigosa.

Mas deu para manter o 1-0. Era o que interessava. 


LE: Sp. Braga-Groningen, 1-0 (destaques)
Hassan a concretizar, Rafa a criar
Por Germano Almeida   
 
O MOMENTO

A lesão de Arghus

O Sp. Braga era dono e senhor do jogo, o 2-0 adivinhava-se, o Groningen nem se atrevia. Mas muito mudou com a lesão do brasileiro. A equipa perdeu confiança lá atrás, Mauro era um adaptado em dificuldades constantes.
 
 
A FIGURA

Hassan

Simples e certeiro no momento da concretização. É isso que se pede a um avançado, ainda por cima em fase tão precoce do jogo (5 minutos), certo?
 
FICHA DO JOGO
   
OUTROS DESTAQUES

Rafa

Qualidade e arte. Fundamental no melhor período bracarense, a criar, a desequilibrar, a apoiar. Baixou no segundo tempo, ofuscado com o «apagão» do jogo ofensivo da sua equipa. Mas o que fez no primeiro tempo chegou e sobrou.
 
Alan
A idade não passa por ele: esteve no lance do golo, foi dos que mais correram no segundo tempo. Importante e estratégico.

Os laterais
Sobretudo Goiano, mas também Djavan, foram fundamentais para dar profundidade ao jogo bracarense.


Alan: «Estamos no caminho certo»
Veterano do Sp. Braga considera que jogadores estão a assimilar bem as ideias de Paulo Fonseca
Por Redação     

Alan, jogador do Sp. Braga, em declarações na flash interview da Sport TV após o triunfo dos arsenalistas sobre o Groningen para a Liga Europa:

«Praticámos um bom futebol. Tivemos várias oportunidades. A ultima agora foi escandalosa [n.d.r.: Marcelo Goiano]

[O Groningen] É uma equipa que pratica um bom futebol, como as equipas holandesas, mas estudámo-los bem.

[Sobre as ideias de Paulo Fonseca]
Estamos a assimiliar bem. Ainda temos de aprender muito. É um treinador novo, com uma ideia nova, mas estamos no caminho certo.

[Triunfo do Slovan Liberec em casa do Marselha surpreende?]
O [Slovan] Liberec é uma grande equipa. Surpreende mais pelo Marselha perder em casa. Nós fizemos o nosso papel. Acho que o objetivo é sempre jogar para ganhar. Agora é descansar, recarregar baterias e pensar no próximo jogo.»

Paulo Fonseca: «Criámos oportunidades para ditar outro resultado»
Técnico do Sp. Braga orgulhoso pelo percurso 100 por cento vitorioso na fase de grupos da Liga Europa
Por Redação     

Paulo Fonseca, treinador do Sp. Braga, em declarações na flash interview da Sport TV após o triunfo sobre o Groningen por 1-0:

«Tivemos grandes momentos no jogo e podíamos ter construído um resultado diferente.

[Consistência defensiva do Sp. Braga]
Os números [um golo sofrido nos últimos quatro jogos] mostram que estamos num patamar elevado ao nível da organização defensiva. Nos últimos dois jogos perdemos três centrais. Hoje perdemos o Argus, por lesão traumática, e a mesma coisa com o Djavan. Com a saída do Arghus perdemos algum poder no jogo aéreo e daí podia resultar algum lance e perigo.

A verdade é que o Groningen não é uma equipa qualquer. Mas não nos criou situações para finalizar. Quero realçar que não fomos apenas uma equipa forte a defender. Também o fomos a atacar e criámos oportunidades para ditar outro resultado.

Conseguimos algo inédito. Vencer os dois primeiros jogos da Liga Europa. Penso que o Sp. Braga não ganhava aqui para as competições europeias desde 2011. Estou extremamente orgulhoso.

[Triunfo do Slovan Liberec em Marselha é bom para as contas do Sp. Braga?]
Penso que não. Uma derrota do Slovan poderia facilitar as nosssas contas. Mas isso prova que fomos ganhar ao campo de uma equipa com muito valor e que hoje comprovou-o ao ganhar em Marselha»

Maisfutebol

Bruno3429

SC Braga vence Groningen (1-0) e assume liderança isolada

O SC Braga recebeu e venceu, esta quinta-feira, o Groningen por 1-0. Hassan, logo aos cinco minutos, fez o golo que valeu a vitória sobre a equipa holandesa e a liderança isolada do Grupo F da Liga Europa.

Depois de terem vencido na primeira jornada na República Checa (1-0), os bracarenses passam a somar seis pontos no grupo, beneficiando da derrota do Marselha em casa diante do Slovan Liberec (0-1).

Na próxima jornada, marcada para dia 22, o SC Braga recebe o Marselha, enquanto o Slovan recebe o Groningen, equipa que ainda não pontuou.

«Poderíamos ter construído outro resultado» - Paulo Fonseca

O treinador do SC Braga destacou a organização da equipa, salientando as muitas oportunidades criadas.

«Tivemos momentos de grande qualidade, criámos inúmeras ocasiões e fomos seguros em termos defensivos. Com muitas contrariedades, nos últimos quatro jogos, sofremos apenas um golo. Hoje voltámos a perder o Arghus e o Djavan, mas os números estão a comprovar que estamos num patamar elevado em termos de organização defensiva. Nos últimos dois jogos perdemos três centrais, tivemos de adaptar o Mauro, que respondeu muito bem. O Groningen também não é uma equipa qualquer, mas não deixámos que criasse situações para finalizar. De qualquer forma, também fomos fortes no momento de atacar e criámos oportunidades que poderiam ter ditado um resultado mais elevado», vincou Paulo Fonseca.

Com a vitória, o SC Braga assume a liderança do grupo, beneficiando da derrota caseira do Marselha diante do Slovan Liberec.

«Uma derrota do Slovan poderia facilitar as nossas contas, mas só temos de contar connosco. É um grupo muito equilibrado, conforme se pode constatar pelos resultados», disse, o treinador, fazendo questão de se mostrar «extremamente orgulhoso» pela campanha da sua equipa.

A Bola