News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 26/07

Started by JotaCC, 26 de July de 2015, 11:05

Previous topic - Next topic

JotaCC

Vukcevic ganha lugar no plantel

Nikola Vukcevic vai integrar esta época o plantel arsenalista. Foi Paulo Fonseca quem o garantiu, ontem, em conferência de Imprensa. "Não deixa qualquer dúvida. Tem sido um dos jogadores que mais me tem surpreendido", frisou o técnico da turma minhota, confirmando a "repescagem" do médio montenegrino, que passou o último ano na equipa B e esteve perto de deixar o Braga.
Na hora do balanço do estágio de pré-época, que ontem acabou em Loulé, Paulo Fonseca considerou-o "bastante positivo", mas admitiu que há "muita coisa a melhorar". "Existiram mudanças significativas e há ideias novas. Estamos a implementar uma forma de jogar que é complexa, que pede abertura, disponibilidade e até coragem", realçou o treinador.
Entretanto, o central peruano Alexander Callens e o médio brasileiro Bruno Paulista foram colocados na órbita do Braga.

JN

JotaCC

"GRANDES ESTÃO MAIS DISTANTES"
PAULO FONSECA Benfica, FC Porto e Sporting estão a fazer um "enorme investimento", facto que não retira ambição ao treinador

"Os três clubes ditos grandes fizeram um investimento incomparável"
Paulo Fonseca
Treinador do Braga


No balanço do estágio no Algarve, o treinador sinalizou a "excelente evolução" evidenciada pela equipa; falou do esquema tático, dos avançados e também dos reforços que vão chegar...



Dois empates, uma vitória e nove dias de "trabalho intenso" no Algarve resultaram num estágio "bastante positivo" do Braga de Paulo Fonseca, num contexto "diferente do habitual". Das situações específicas deste início de pré-época até aos objetivos globais, que voltam a passar pela "conquista do quarto lugar", acrescido da prática de "bom futebol" e da "potencialização e promoção dos jovens jogadores", muitos dos quais com capacidade para dar "um salt o qualitativo" durante o próximo ano, t udo Paulo Fonseca abordou, sobretudo o discurso recente de António Salvador, no qual o presidente do Braga se afastou da l uta com os t r ês grandes, num discurso que também encaixa na forma de pensar de Paulo Fonseca. "Essas palavras não serviram para me retirar pressão; o que senti foi o presidente a despertar as pessoas para a realidade. É um facto que o Braga tem o plantel mais jovem dos últimos dez anos, muito por culpa da realidade financeira do futebol português. A verdade é que os três clubes ditos grandes fizeram um investimento incomparável relativamente a todos os outros. O presidente disse, e muito bem, que não se pode fugir da realidade e que o Braga não entrará em l oucuras. Mas não será por isso que teremos menos ambição, mesmo percebendo a nossa realidade. A nossa intenção passa por encurtar distâncias para a frente do campeonato, mas, em função daquilo que tem sido o investimento dos grandes, está a cavar-se um fosso cada vez mais acentuado entre essas equipas e todas as outras", analisou. À chegada de uma nova equipa técnica acresce o facto de haver também uma mudança tática, por sinal "exigente" e "complexa" para os jogadores, como explicou Paulo Fonseca. "Existiram mudanças significativas no plantel e, com a nossa chegada ao clube, também há o objetivo de implementar uma forma de jogar complexa e que exige dos jogadores uma grande abertura, disponibilidade e coragem. Eles têm correspondido às expectativas e já perceberam que podem retirar vantagens desta nova forma de jogar", afirmou.
O treinador sublinhou ainda o facto de terem sido escolhidos jogos de um "elevado grau de dificuldade" para o estágio que ontem terminou, sobretudo pelas "características do futebol inglês", sempre "muito físico, pressionante e agressivo", mas destacou também a boa resposta dada pelos jogadores. "É notório que, em termos defensivos, a equipa está estável. No aspeto ofensivo, há que enquadrar o atual contexto: o Braga vai querer ser uma equipa que joga instalada no meio campo ofensivo, que quer estar sempre nos últimos 30/40 metros, e esse é o contexto de jogo mais difícil e o processo mais complicado de se trabalhar. Apesar disso, vamos chegar ao início do campeonato já num plano aceitável a esse nível, ainda que este seja sempre um processo que necessitará de tempo para ficar bem definido", prosseguiu.



REFORÇOS À LUPA

Ricardo Ferreira
Contratado ao P. Ferreira, uma lesão muscular retirou-lhe a hipótese de lutar por um lugar no eixo da defesa. Regressa sem limitações na próxima semana.
Alef
O médio foi um dos menos utilizados no estágio (30' em três jogos), mas deixou boas indicações. Alef será trabalhado numa perspetiva de futuro.
Joan Román
Tem a escola do Barcelona. É um criativo que será utilizado nos corredores; tem boa técnica, eficácia no passe e ataca bem a baliza. Falta-lhe poder de choque.
Pottker
Chegou para a equipa B, mas convenceu Paulo Fonseca pela força, explosão e remate. Contudo, está longe de ser um jogador acabado, sobretudo do ponto de vista tático.
Rodrigo Pinho
Mostrou excelentes condições para se impor no esquema de Paulo Fonseca, que contempla dois avançados. Não é um jogador de área, mas jogou sempre bem fora dela.
Crislan
Foi o mais utilizado, dada a falta de opções, revelou falta de ligação com a equipa e viu-se que ainda se está a adaptar à nova forma de jogar. Revelou potencial.



TITULAR CRISLAN FOI SEMPRE A JOGO

Crislan foi o único jogador do plantel utilizado a titular nas três partidas realizadas no Algarve, tendo sido o que mais minutos somou: 195. A dupla de centrais Aderlan Santos-André Pinto também está no topo dos jogadores mais utilizados por Paulo Fonseca, respetivamente com 180 e 162 minutos, assim como o brasileiro Rodrigo Pinho (163'), o outro avançado do plantel.



"Quem vier tem de acrescentar qualidade"
REFORÇOS O Braga continua no mercado à procura de mais dois avançados, mas Paulo Fonseca garante que o clube não entrará em loucuras

"Queremos jogadores que não deixem dúvidas do ponto de vista qualitativo"
"Até chegarem os reforços, não há grande espaço para haver muitas mudanças de nomes no ataque"
Paulo Fonseca
Treinador do Braga


Os elogios à "evolução" de Rodrigo Pinho e Crislan não impedem a contratação de mais dois avançados de "qualidade". Paulo Fonseca só ainda não sabe quando vão chegar os reforços

Rodrigo Pinho e Crislan foram aposta inicial frente ao Sheffield Wednesday
A necessidade de reforçar o centro do ataque, depois das partidas de Éder – para os galeses do Swansea City, equipa que joga na Premier League – e Zé Luís – para os russos do Spartak de Moscovo –, tornou-se ainda mais evidente com a anunciada intenção do treinador de jogar num sistema com dois avançados. Paulo Fonseca não fugiu ao assunto e falou abertamente das necessidades imediatas do plante bracarense. "Como é público, estamos à procura de jogadores para essa posição, e eles ainda vão chegar. Também é preciso perceber que o Crislan e o Rodrigo Pinho vêm de uma realidade completamente diferente e precisam de algum tempo para se adaptar ao nosso futebol. Apesar disso, tem si do notório o crescimento que eles apresentam de jogo para jogo", afirmou, satisfeito.
No entanto, e feitas as contas, faltam apenas três semanas para o arranque do campeonato – o Braga recebe o Nacional a 16 de a gosto, 18h15, com transmissão na Sport TV. Será que os tão desejados reforços vão chegar a tempo do jogo de estreia? Paulo Fonseca tem, no entanto, outra prioridade: que as novas aquisições sejam de indiscutível qualidade.
"Temos vindo a estudar detalhadamente o processo das contratações. Temos alvos bem definidos, mas o Braga não entrará em loucuras. Mais do que nunca, a escolha terá de ser criteriosa a todos os níveis e não nos vamos precipitar. Os jogadores que vierem têm de acrescentar qualidade à equipa; queremos jogadores que não deixem dúvidas do ponto de vista qualitativo."
A mensagem enquadra-se, portanto, nas dificuldades sentidas nos quatro jogos já realizados de pré-temporada, em que foram utilizados no centro do ataque jogadores como Alan, Pedro Tiba, Pottker ou Fábio Martins, de forma a garantir alguma rotatividade no plantel.
"No último jogo, com o Sheffield Wednesday, já estivemos mais próximos daquilo que pretendemos, mas jogámos de início com os únicos dois avançados que temos no plantel. Por isso, neste momento, e até chegarem os reforços, não há grande espaço para haver muitas mudanças de nomes no que toca à frente de ataque. As nossas opções estão limitadas, mas que não existam dúvidas de que vamos jogar com dois avançados durante a época", rematou.


Vukcevic convence e fica no plantel
Treinador mostrou-se surpreendido com a qualidade do médio oriundo de Montenegro

Paulo Fonseca anunciou que Vukcevic vai fazer parte do plantel para a próxima época, tendo revelado que fIcou "surpreendido" com a resposta dada pelo internacional montenegrino no estágio, depois de ter passado o último ano na equipa B. "Não gosto de entrar em detalhes individuais, mas, pa r a mim, a situação do Vukcevic não me deixa dúvidas: tem sido um dos jogadores que mais me surpreenderam e posso garantir que ele vai fazer parte do plantel", explicou.
O médio chegou a estar na porta da saída, tendo até existido um entendimento entre o Braga e o Moreirense para a cedência por um ano, que o montenegrino rejeitou. Agora, Vukcevic está a ser premiado pela persistência, ganhando pontos na luta por um lugar no onze, na qual Mauro e Luiz Carlos parecem partir na frente. Para este sector, sobram ainda Pedro Tiba e Battaglia (revelou dificuldades para se impor num meio-campo a dois), para além de Alef, que, apesar das expectativas e do estatuto de internacional brasileiro, foi um dos menos utilizados neste estágio – apenas 30' de jogo. Nuno Campos, o adjunto de Fonseca, explicou a opção. "Chegou mais tarde, perdeu parte importante da preparação e está a adquirir o ritmo do futebol europeu. Mas terá mais oportunidades", afirmou.


JOGOS
7
Nikola Vukcevic chegou ao Braga em 2013 e raramente jogou pela equipa principal: 209 minutos repartidos por sete jogos, em todas as competições; só vitórias

O JOGO

JotaCC


JotaCC


JotaCC

Vuckevic convenceu Paulo Fonseca

Nikola Vukcevic, 23 anos, chegou a Braga em 2013 mas ainda não teve oportunidade para se afirmar na equipa bracarense. Mas agora abre-se uma nova janela, com Paulo Fonseca a garantir que o futebolista vai integrar o plantel principal, depois do trabalho que demonstrou nos treinos, durante as últimas semanas. "Não entrando em detalhes individuais, tenho a dizer que a questão do Vukcevic não deixa dúvidas: tem sido dos jogadores que mais me tem surpreendido e vaz fazer parte deste plantel", respondeu, objectivamente, o treinador do SC Braga sobre o impasse relacionado com o montenegrino.

O futebolista não fazia parte do plantel e estava a ser equacionada a possibilidade de ser emprestado a outro clube, mas acabou por integrar os trabalhos de pré-época. Vukcevic agarrou a oportunidade com as duas mãos e convenceu Paulo Fonseca, reforçando assim um plantel recehado de unidades e que prometem uma luta acesa por um lugar na equipa, onde proliferam atletas como Mauro, Luíz Carlos, Battaglia, Alef e até Pedro Tiba.

Vukcevic tem contrato com o SC Braga válido até 2 017, depois de ter sido contratado ao Buducnost, de Montenegro. Na primeira época em Braga, Vukcevic participou em apenas seis jogos na equipa principal e no segundo ano rodou na equipa B, onde completou 26 jogos no campeonato. Agora, salta para o plantel principal fazendo companhia a Tiago Sá e Fábio Martins. E confirma-se, assim, mais uma aposta num jovem talento.

Ao finalizar o estágio no Algarve, Paulo Fonseca fez o balanço e destacou a nova realidade no clube, à imagem do discurso de António Salvador. "O presidente despertou as pessoas para a realidade. O Braga tem o plantel mais jovens dos últimos dez anos, por força da realidade que existe no nosso futebol. Nota-se que os três clubes grandes fizeram um investimento incomparável com os outros adversários, mas o presi- dente disse, e bem, que é preciso não fugir da realidade e não entrar em loucuras. Percebendo que a nossa realidade é outra, não nos retira a ambição e os objectivos estão bem definidos: conquistar o quarto lugar, praticar futebol de qualidade e promover jogadores que podem dar o salto na carreira".

CORREIO DO MINHO