News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 23/05

Started by JotaCC, 23 de May de 2015, 09:18

Previous topic - Next topic

JotaCC

Conceição ao ataque

BRAGA-SETÚBAL

O jogo de hoje (20.15 horas) é a feijões para o Vitória, mas os minhotos ainda terão de defender o quarto lugar da cobiça de outro Vitória, o de Guimarães. O treinador do Braga vê no último desafio da liga a primeira de "duas finais", em alusão à que se há de seguir, a da Taça, no dia 31, com o Sporting. E lança-se ao ataque dos desatinos do apito...
Sérgio Conceição tinha prometido não falar mais de arbitragem até ao final da época, mas quebrou os votos, para denunciar "a arbitragem ridícula" no jogo perdido com o Sporting, na semana passada, em Alvalade.
"Acho inconcebível, ridículo, o que se passou em Alvalade, independentemente da vitória justa do Sporting. Disso é que tenho receio, do que não posso controlar, como aquele penálti ridículo, aos 44 minutos. Aquilo não se vê em lado nenhum da Europa, do Mundo. Nem em África. O penálti sobre o Pardo, não assinalado, também é ridículo", afirma Conceição, adivinhando a bronca... "Sei que vou pagar pelo que estou a dizer. Se calhar, até posso falhar a final da Taça. Pelo menos na próxima época, vou pagar, mas não posso deixar de fazer este desabafo", diz o técnico do Braga.
Sérgio também dá uma achega ao rival de Guimarães: "Consultando as classificações da 'liga da verdade', estaria para aí em nono ou décimo... Mas não está, porque é a equipa da Europa com mais penáltis..." Estádio Municipal de Braga Árbitro Jorge Tavares (Aveiro) 20.15 HORAS SportTV

JN

JotaCC

ESTE QUARTO NÃO É PARA PARTILHAR
RIVALIDADE Braga e V. Guimarães chegam à última jornada a lutar pelo quarto lugar. O primeiro só depende de si, mas não está confortável

A única certeza à partida para a última jornada é a de que o quarto lugar ficará no Minho. O Braga atravessa um mau momento, mas não deixa de ter tudo para conseguir o êxito. O Vitória joga em dois campos

Conceição: "Se dissecássemos todos os lances à lupa, o Vitória seria sétimo"...

Resolvida a questão do título na penúltima jornada, e com o terceiro lugar a salvo de qualquer disputa, basta só descer mais um bocadinho na tabela classificativa para se encontrar um motivo de interesse na última ronda do campeonato. Braga e V. Guimarães lutam pelo quarto posto da I Liga e em jogo está mais do que a suprema felicidade de ficar por cima do eterno rival. É que o quarto lugar garante a entrada direta na fase de grupos da Liga Europa, em vez da participação na terceira pré-eliminatória, logo equivale a uma planificação bem diferente da pré-época.
A situação do Braga é favorável. Joga em casa com o V. Setúbal, tem mais três pontos do que o Vitória e só precisa de um empate ou então de conseguir o mesmo resultado do rival.No fundo, é como se estivesse a fazer contas na escola primária, daquelas fáceis. As do V. Guimarães são bem mais difíceis, precisando de uma equação de vários resultados. E isto sem contar que joga em casa da Académica. A equipa de Rui Vitória tem de ganhar em Coimbra e só pode chegar ao quarto lugar se o Braga perder. O que a acontecer colocará a formação vimaranense em vantagem perante a bracarense, porque o primeiro fator de desempate está nos jogos entre as equipas. E o Vitória ganhou em Guimarães ao Braga e obteve um empate na Pedreira.
Se o Braga parte em clara vantagem para a última jornada, há algo impossível de esconder.O futebol vive do momento e o da equipa de Sérgio Conceição não é o melhor, estando sem vencer há seis jogos consecutivos, embora pelo meio tenha festejado um saboroso empate em Vila do Conde, com acesso à final da Taça de Portugal.Também sintomático é o facto de ter perdido os dois últimos jogos. O Vitória vem de um excelente empate com o Benfica.
Na rivalidade cabe ainda o jogo das palavras que houve ao longo da época.O último capítulo foi ontem. Rui Vitória falou do mau momento do Braga e Sérgio respondeu: "Se dissecássemos todos os lances à lupa, o Vitória ficaria em sétimo ou oitavo"...

RETROSPETIVA
5
Nas últimas cinco temporadas, o Braga ficou sempre à frente do V. Guimarães, um sinal sintomático da atual ordem de forças no Minho

"EM ALVALADE FOI RIDÍCULO"
Treinador tem total confiança na sua equipa para os dois jogos decisivos que se seguem, mas o exemplo da arbitragem no jogo com o Sporting deixa-o desconfiado

"O Braga vai ser, de certeza, competitivo, mas receio o que não posso controlar"
Sérgio Conceição
Treinador do Braga

Um mês e meio depois, o treinador do Braga voltou a falar de arbitragem para explicar que teme interferências alheias no jogo de hoje, com o V. Setúbal, e na da Taça de Portugal, de novo frente ao Sporting

Um pelotão apostado em segurar o quarto lugar, até para embalar a viagem para o Jamor

Em 11 de abril, Sérgio Conceição prometeu não falar mais de arbitragem até ao da época, mas ontem não resistiu e acabou por voltar ao tema. E fê-lo bem ao seu estilo. "Estamos focados em ganhar estes dois jogos. Sei como a minha equipa trabalha, como absorve a mensagem da equipa técnica e o que me preocupa é aquilo que não podemos controlar. Prometi que não falava mais de arbitragem, mas sinceramente acho inconcebível e ridículo o que se passou em Alvalade, independentemente da vitória justa do Sporting", afirmou. O treinador tem a "certeza de que o Braga vai ser competitivo", mas tem "receio do que não é possível controlar", dando o exemplo do último jogo (derrota por 4-1, frente ao Sporting). "Telefonaram pessoas...Não quero ser o José Mota (por quem tenho muito respeito) da situação mas pelo amor de Deus!...Jogámos sem sete habituais titulares, contra um Sporting na máxima forma, chegámos aos 44 minutos a vencer e sofremos um penálti daqueles... é ridículo. Aquilo não se vê em lado nenhum da Europa, do mundo. Nem em África, com todo o respeito.O penálti sobre o Pardo também é ridículo e o árbitro [Carlos Xistra] estava a dez metros", criticou.
À espera de um V. Setúbal "desinibido", por já ter garantido a permanência, Sérgio Conceição garante que a "motivação é grande para o Braga concretizar o grande objetivo da época, o quarto lugar". "Dependemos de nós, o que é muito bom, e merecemos esta posição", completou.

Ataque ao Vitória de Guimarães

Rui Vitória, treinador do V. Guimarães, abordou a luta pelo quarto lugar  e Sérgio Conceição respondeu de forma contundente. "Ele faz o papel dele, é normal. O V. Guimarães é a equipa da Europa que mais penáltis tem a favor. O quinto lugar, se calhar, também não é do V. Guimarães, mas sim do Belenenses ou Paços de Ferreira. Na liga da verdade, se dissecássemos todos os lances à lupa, o V Guimarães estaria em sétimo, oitavo ou nono. Ele que se preocupe com o V. Guimarães que eu preocupo-me com o Braga", afirmou.

O JOGO

JotaCC

Só a luta pela Liga Europa dá emoção à última jornada
Está quase tudo decidido na I Liga, falta apenas saber quem se apura diretamente para a fase de grupos e quem fica no 6. º lugar

O árbitro para a Choupana é da mesma associação que o Belenenses

Imagem do jogo da 1.ª volta entre o Paços e o Nacional, que terminou com a vitória dos insulares por 3- 2, com um golo de Lucas João O campeão está encontrado, os lugares de acesso à Liga dos Campeões também já estão garantidos e os dois clubes que descem de divisão ficaram definidos na última ronda. Assim, as contas e a emoção da última jornada na Primeira Liga resumem- se apenas à luta pela Liga Europa.
Sporting de Braga e Vitória de Guimarães já sabem que vão disputar a Liga Europa na próxima temporada, mas só o quarto lugar garantirá a uma dessas equipas o apuramento direto para a fase de grupos da competição.
Neste momento são os arsenalistas que ocupam a quarta posição, com mais três pontos que os rivais do Minho. No entanto, nesta última jornada tudo pode mudar, dado que os vimaranenses terão vantagem no confronto direto.
Ao Sp. Braga basta um ponto diante do V. Setúbal, em casa, para alcançar a fase de grupos, tendo o V. Guimarães de vencer na deslocação a Coimbra, diante da Académica, e esperar pela derrota bracarense perante os sadinos. Mesmo que os homens de Rui Vitória cheguem ao quarto lugar, não vão diretamente à Liga Europa se o Sp. Braga vencer a Taça de Portugal.
Com o apuramento de Sporting ( terceiro lugar) e Sp. Braga para a final do Jamor, o sexto classificado garante presença nas competi ções europeias na próxima época. E é esse mesmo lugar que mais emoção dará a esta última jornada com Paços de Ferreira, Belenenses e Nacional na corrida.

Dos três clubes apenas os pacenses, que neste momento ocupam a sexta posição ( 47 pontos), dependem de si próprios.
O Paços tem uma difícil deslocação ao Funchal para jogar com o Nacional, que também luta pela UEFA, mas ao clube da capital do móvel basta- lhe um empate, dado que tem vantagem no confronto direto com o Belenenses, que em caso de vitória em Barcelos, com o Gil Vicente, ficaria com os mesmos 48 pontos que o Paços de Ferreira, se estes empatarem na Choupana.
Belenenses e Nacional têm, por isso, tarefas mais complicadas. Os insulares – 8. º lugar com 44 pontos – são obrigados a vencer o Paços de Ferreira e esperar que o Belenenses não ganhe em Barcelos. Por sua vez, os do Restelo – 7. º colocado com 45 pontos – também têm de somar os três pontos e esperar pela derrota do Paços na Choupana. Paulo Fonseca acredita em Capela A nomeação de João Capela para o Nacional- Paços de Ferreira não foi bem aceite na Mata Real em virtude de o árbitro ser da mesma associação ( Lisboa) que o Belenenses, um dos clubes envolvidos nesta disputa. No entanto, Paulo Fonseca, treinador dos castores, dá um voto de confiança ao árbitro internacional. "Confiamos inteiramente em João Capela. É um árbitro internacional, que já foi submetido a momentos de grande pressão e realizou um excelente trabalho, como se viu em Barcelos, que foi antecedido de uma semana terrível", disse o técnico, relembrando o o recente Gil Vicente- Benfica.
Manuel Machado, treinador do Nacional, deu ontem a receita para os seus jogadores conseguirem superar a formação da Mata Real: "O que se recomenda para este jogo é coração quente e cabeça fria. O que nos prende a atenção é a concretização de um objetivo que está parcialmente na nossa mão, uma vez que não basta vencer, mas também esperar que o Belenenses não ganhe ao Gil Vicente."
A finalizar, Jorge Simão, técnico do Belenenses, salientou as dificuldades que o clube do Restelo vai encontrar no terreno do Gil Vicente. "Sabemos que o jogo será decisivo, é a última oportunidade para carimbarmos um objetivo que não era o inicial, mas que foi sendo definido ao longo da época. Se por um lado vamos defrontar uma equipa sem objetivos, que já desceu, por outro vamos jogar frente a uma equipa sem pressão, que não tem nada a perder e isso pode funcionar a favor deles", afirmou antes de revelar que prefere que os jogadores não saibam do andamento do jogo da Choupana: "A minha ideia é de que espero que não se ouça nada do que se passa nos outros campos. Queremos apenas focar- nos no nosso jogo e fazer o melhor jogo possível para ganhar."

DN