News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 19/05

Started by JotaCC, 19 de May de 2015, 08:21

Previous topic - Next topic

JotaCC

Djvan recupera e retoma treinos

Recuperado de lesão, o lateral esquerdo brasileiro foi reintegrado nos trabalhos de campo da equipa de Sérgio Conceição. Djavan ainda treina de forma condicionada, mas estará apto para o jogo da 34.ª e última jornada da liga, a disputar, no Estádio Municipal de Braga, com o Vitória de Setúbal.
Ao contrário de Djavan, outros cinco jogadores permanecem lesionados e não puderam participar no treino de ontem. Outro lateral esquerdo, Tiago Gomes, os médios Mauro e Ruben Micael e os pontas de lança Zé Luís e Éder continuam entregues aos departamento médico.
Ausência certa é a de Danilo, que vestiu a camisola do Braga pela última vez, anteontem, no jogo perdido em Alvalade. O internacional brasileiro foi convocado e mobilizado para a equipa do "escrete" que disputará o Mundial Sub-20 e será transferido para a Juventus.


JN

JotaCC

Autarquia bracarense apela a empresários para colaborar na festa da Taça de Portugal

A presença do Sporting de Braga na final da Taça de Portugal, a 31 de Maio, é uma festa de todos os bracarenses. Com este propósito a Câmara Municipal de Braga está decidida em organizar um momento de convívio, durante esse domingo, para garantir a animação àqueles que não têm oportunidade de viajar até ao Jamor para assistir ao vivo a este jogo histórico.
Ontem, no final da reunião do executivo, Ricardo Rio fez questão de lançar um apelo aos empresários bracarenses para apoiarem esta causa justificando que o município, só por si, não tem condições de concretizar este programa que contempla a instalação de um ecrã gigante na Praça do Município para a transmissão do jogo, assim como a elaboração de um programa de animação.
"Pretendemos organizar um momento de convívio popular no dia 31, com ecrã para transmissão do próprio jogo, caso não surja impedimento de natureza formal, e ainda ter um conjunto de animação, para propiciar esta festa àqueles bracarenses que não vão ao Jamor e assim presenciar este momento", salientou o presidente da Câmara Municipal de Braga.
"Normalmente estas iniciativas representam custos para o município e apelamos a todos os empresários do concelho que apoiem esta iniciativa", mencionou, "temo já registado vários empresários que nos vão ajudar, tal como acontece noutros contextos, é um apelo que os empresários bracarenses participem activamente na vida da cidade devolvam à cidade uma parte daquilo que ganham", reiterou.
O apuramento do Sporting de Braga para a final da Taça de Portugal, desde a primeira hora, tem sido apontado como um momento histórico na cidade e a autarquia demonstra empenho em envolver a população neste acontecimento. Uma das primeira medidas, por exemplo, foi colocação de transporte gratuito para facilitar a deslocação dos adeptos ao Jamor.
"O Município tem vindo a desenvolver várias diligências para propiciar o máximo de número possível de bracarenses no Jamor, através das inscrições que decorrem no GNRation", esclareceu o presidente do município, adiantando que neste momento já se encontram reservados cerca de 70 autocarros. Acontece que esta acção assumida pela câmara já representam "algumas dezenas de milhares de euros" daí o apelo lançado pelo presidente do município aos empresários bracarenses.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

O MAIS INFLUENTE DO ATAQUE
PARDO Com sete tiros certeiros e cinco assistências, contribuiu para 24% do total de golos do Braga na I Liga (50)

"Revelava falta de rigor em termos táticos e eu gritava muito com ele"
Jorge Paixão Ex-treinador do Braga


As grandes decisões passam cada vez mais por Pardo. Além de dividir a liderança de melhor assistente com Rafa, o colombiano já soma esta época tantos golos (11) como Éder e Zé Luís

Série: faturou em três jogos seguidos, contra Gil Vicente, V. Guimarães (Taça) e Penafiel Eficácia: tem uma média de 0,33 golos em jogos oficiais. Só Zé Luís faz melhor (0,45)

A frieza com que Pardo converteu um penálti no jogo com o Sporting, na última jornada, tem sido uma constante desde o começo da época. O extremo divide com Rafa a liderança de melhor assistente no campeonato entre os profissionais do Braga e o golo apontado em Alvalade deixou-oem pé de igualdade com Éder e Zé Luís, ambos com 11 remates certeiros em jogos oficiais – Pardo apresenta o mesmo total, contabilizando o golo que apontou pela equipa B. No campeonato, os dois avançados somam mais um golo (oito), mas o colombiano está claramente num patamar superior em termos de influência. Reflexo de cinco assistências e sete golos, Pardo marcou presença em 24% do total de golos do Braga (50) na I Liga, sendo por isso a principal referência do ataque.
Ainda faltam dois jogos para o fim da temporada (V. Setúbal e Sporting), mas já é possível concluir que esta é a melhor de sempre do número 90 em termos de finalização, depois de ter marcado nove golos em 2012, ao serviço do Independiente de Medellín, e outros nove em 2013/14, já pelo Braga, na qualidade de estreante no futebol europeu.
Jorge Paixão, o segundo treinador do Braga na época passada, depressa percebeu que o atacante tinha potencial para render mais. "É um jogador de enorme qualidade: muito possante, explosivo, forte nas assistências e com capacidade para fazer golos. E está a confirmar essas qualidades", observa o técnico, certo de que Pardo evoluiu principalmente no plano tático. "Revelava alguma falta de rigor em termos táticos e teve de perceber que teria de ser um jogador mais comprometido a nível defensivo", explica.
Os gritos de Paixão nos jogos terão ajudado, em parte, à desejada evolução. "Insisti muito para ele fechar bem o flanco. Gritava muito com ele, de tal forma que se ouvia isso nas gravações dos jogos.E a resposta dele era sempre a mesma: 'Sim, senhor.' Em jeito de brincadeira, até lhe dizia que à noite devia sonhar com os meus gritos", revela, elogiando ao mesmo tempo a "humildade" e a "disponibilidade" para "aprender e melhorar". "É um profissional fantástico e encaixa perfeitamente num dos três grandes, onde terá a oportunidade de aparecer ainda mais em termos ofensivos. Se for parar ao estrangeiro, será uma grande perda para o campeonato, porque tem grande qualidade e margem de progressão", avalia. A capacidade de finalização de Pardo não é, de resto, uma novidade para Paixão: "Sempre teve grande apetência para fazer golos. Chuta muito bem, de meia distância, com os dois pés."

DADOS
55
I LIGA
Contratado pelo Braga em 2013, por 600 mil euros, Pardo soma 55 jogos na I Liga

VITIMA
3
O Penafiel foi a maior vítima do colombiano esta época, com três golos



Apontado a FC Porto e Galatasaray

Sendo um dos jogadores mais valiosos do plantel às ordens de Sérgio Conceição, Pardo deverá partir no fim da época. O destino do colombiano é, porém, uma incógnita. Em março, a rádio colombiana Antena 2 chegou a avançar que FC Porto e Marselha estariam interessados nos serviços do extremo; mais recentemente, um jornal desportivo da Turquia noticiou que o Galatasaray, líder do campeonato do país, tem seguido atentamente o seu trajeto e aguarda pelo fim da época para apresentar uma proposta.



3 QUESTÕES A ARTUR JORGE
"Poupanças? Jogarão os melhores"

1 Apesar de ser a terceira equipa menos batida da I Liga, o Braga sofreu nove golos nos últimos três jogos. É preocupante?
—Pode ser. Não sei se haverá alguma descompressão originada pelo apuramento para a final da Taça, mas pode causar instabilidade.

2 Os regressos de Djavan e Baiano serão meio caminho andado para uma retoma?
—Sem dúvida, são habituais titulares e peças fundamentais na defesa. O sector ganhará consistência.

3 Estando ainda por garantir o quarto lugar, o treinador deve poupar jogadores para a Taça?
—Não acredito que o Sérgio Conceição faça isso, até porque depois haverá uma semana para preparar a final da Taça. Jogará, por certo, com os melhores contra o V. Setúbal.



Djavan devolvido a Sérgio Conceição
O lateral já está recuperado de um problema muscular e será opção contra o V. Setúbal

A falta de opções para a esquerda da defesa, que levou Sérgio Conceição a recorrer a Núrio, da equipa B, para o jogo com o Sporting, não deverá repetir-se na próxima jornada. Afastado da competição desde o jogo com o Rio Ave, referente à segunda mão das meias- finais da Taça de Portugal, o lateral Djavan já se encontra praticamente recuperado de um problema muscular e recebeu luz verde para trabalhar como grupo. Tratou-se deu ma integração parcial, mas tudo aponta para que seja opção para a receção ao V. Setúbal, na jornada de encerramento do campeonato.
Para o jogo com os sadinos, Sérgio Conceição também contará com Baiano, ausente, por castigo, da visita ao Estádio de Alvalade na passada jornada, pelo que a defesa dos arsenalistas voltará a ser constituída pelos mais utilizados ao longo da época.
A apenas 11 dias da final da Taça de Portugal, contra o Sporting, o defesa Tiago Gomes, os médios Mauro e Rúben Micael, e os avançados Éder e Zé Luís continuam entregues aos cuidados do departamento médico.



Um ponto basta no fim
OBJETIVOAmeaçados pelo V. Guimarães, arsenalistas terão de pelo menos empatar para assegurar o quarto lugar, que permite o acesso à fase de grupos da Liga Europa

Há uma alternativa: se o Braga ganhar a Taça de Portugal, entra diretamente na fase de grupos da Liga Europa

As contas ainda não estão fechadas. O Braga já tem presença garantida na Liga Europa, mas terá de pontuar na última jornada para não acabar em quinto. Defesa é a preocupação

O acesso direto à fase de grupos da Liga Europa está à distância de um ponto para o Braga no campeonato. Semelhante meta ainda poderá ser alcançada se os bracarenses vencerem a Taça de Portugal, mas Sérgio Conceição quer resolver essa questão no fecho do campeonato, frente ao V. Setúbal, sabendo de antemão que uma eventual derrota, conjugada com uma vitória do rival V. Guimarães (com menos três pontos) em Coimbra, significará cair para o quinto lugar.
Caso se verifique o último cenário, os dois rivais do Minho registarão 55 pontos, mas o V. Guimarães ganha no confronto direto com os arsenalistas: na primeira volta, empatou 0-0 na Pedreira; na segunda, venceu no Estádio D.Afonso Henriques por 1-0.
Em termos abstratos, a missão do Braga parece ser simples, mas o contexto atual é tudo menos favorável. Há cinco jornadas que os arsenalistas não ganham qualquer jogo e só mesmo o empate em Vila do Conde, que valeu o apuramento para a final da Taça de Portugal, ofereceu momentos de júbilo aos adeptos.Tudo começou com a derrota em Guimarães e transformou-se numa terrível bola de neve, a envolver um inesperado empate caseiro com o Belenenses (1-1) e uma derrota ainda mais surpreendente com o Marítimo (3-1), igualmente na Pedreira. Como se isto não fosse pouco, o Braga não tem feito jus ao estatuto de terceira melhor defesa do campeonato, atrás de Benfica e FC Porto. Em Alvalade, sofreu a derrota mais pesada da época (4-1), mas já nas duas jornadas anteriores, frente a Paços de Ferreira (2-2) e Marítimo, havia consentido mais golos do que é habitual. Em três partidas consecutivas, a equipa sofreu nove golos, o que reflete uma média parcial impensável (três por jogo), tendo em conta a média absoluta respeitante ao total de jogos do campeonato (0,85).
Adepto de equipas consistentes em termos defensivos, Sérgio Conceição não vai deixar escapar, por certo, este novo dado negativo, tudo apontando para que as retificações a operar setor nem mais fáceis com os regressos dos laterais Baiano (ausente por castigo em Alvalade) e Djavan, parcialmente refeito de um problema muscular. Como não há tempo a perder, os treinos foram retomados ontem, logo pela manhã, sem folga à vista.


UM BILHETE VALE UM ALIMENTO

O Braga não esquece as famílias carenciadas e, a exemplo do que se verificou nas últimas épocas, agendou para a receção ao V. Setúbal, no fecho do campeonato, uma "grande ação de solidariedade", que consistirá na troca de bilhetes por bens alimentares. Será por isso o "jogo dos alimentos". Em comunicado divulgado no sítio oficial do clube, a SAD desafiou "a cidade e a região" para uma ação de "grande escala", explicando que será dado "um bilhete" a quem doar alimentos, que serão encaminhados para várias associações de solidariedade.



SERVIÇO MÍNIMO BASTOU
Vantagem conseguida cedo deixou o Braga B numa situação mais confortável para confirmar a permanência. A vitória fugiu no fim, mas o empate era suficiente

"Jogo repartido, mas foi o Vitória que mais procurou e mais situações criou para marcar"
Armando Evangelista
Treinador do V. Guimarães B "Estou contente. Nos últimos meses não utilizámos atletas da equipa A"
Abel Ferreira
Treinador do Braga B



Um dia depois de ter sido o palco da festa do título do Benfica, o Estádio D. Afonso Henriques recebeu o lado B do dérbi minhoto que selou a permanência do Braga B na II Liga. De forma moderada, os arsenalistas festejaram o fim do sofrimento, face à vantagem no confronto direto com o Atlético (a diferença entre as duas equipas é de três pontos).
O Braga B entrou bem e, já depois de ter dado um primeiro sinal de perigo, com um remate de Erivaldo, adiantou-se no marcador. Na sequência de um pontapé de canto, Monteiro serviu Vukcevic, que, de cabeça, bateu o guarda-redes Palha. Decorria o minuto 15, e o Braga B obtinha uma vantagem que o deixava numa situação privilegiada para fechar as contas da permanência. A equipa de Abel foi controlando o jogo, e só a espaços o V. Guimarães incomodava. Na primeira parte, destaque para um remate de Ricardo (25' ) e um cabeceamento de Areias para defesa de Victor Golas.
A segunda parte teve poucas ocasiões de golo. O Braga B voltou a ser dominador, mas o V. Guimarães apoderou-se das operações, impulsionado pelo público (estiveram cerca de 1500 adeptos). A equipa empatou, aos 85', numa boa jogada de Knezevic no lado esquerdo, com Areias, já dentro da área, a rematar para defesa incompleta de Victor Golas, que depois nada pôde fazer perante a recarga de Ká. Até ao fim, o V. Guimarães procurou o segundo golo, mas o Braga não se intranquilizou e segurou o empate, que lhe convinha. Um resultado adequado à globalidade do jogo.

O JOGO

JotaCC

Atlético ganha mas não evita despromoção
Lisboetas juntam-se ao Trofense e ao Marítimo B no lote de despromovidos. Direcção do clube promete agir judicialmente

Está fechado o lote de equipas que vão cair da II Liga para o Campeonato Nacional de Seniores na próxima época. Depois da confirmação da descida do Trofense e do Marítimo B, ontem foi a vez de o Atlético conhecer a mesma sorte. Os lisboetas até cumpriram a missão que lhes competia na 45.ª jornada, mas o empate do Sp. Braga B em Guimarães deitou tudo a perder.
O Atlético partiu para a penúltima jornada da II Liga a precisar de vencer os dois encontros que faltavam disputar e à espera de que o Sp. Braga B não voltasse a pontuar. O adversário de ontem era o Desportivo das Aves, que já tinha garantido a manutenção, e os anfitriões impuseram-se com três golos na segunda parte (3-0): Roberto (55'), López (67') e Gregory (90').

O sonho poderia ter sido prolongado pelo menos por mais uma semana se os bracarenses não tivessem arrancado um ponto ao eterno rival, o V. Guimarães B (1-1). Mas o empate deixa os minhotos com três pontos de vantagem a uma jornada do final da prova, sendo que em caso de igualdade pontual o Atlético está em desvantagem.

Contas feitas, o Atlético volta a descer ao terceiro escalão, após quatro temporadas na II Liga, mas a história poderá não ficar por aqui. Isto porque ontem, no final do encontro, o director desportivo do clube, Admar Hipólito, anunciou que vai agir judicialmente: "A Liga e a Federação não credibilizaram este campeonato, porque, ao permitir que os jogadores das equipas B sejam retirados nas últimas jornadas para disputar o Mundial sub-20, algumas equipas saem beneficiadas", afirmou.
O dirigente, que acusou a Federação Portuguesa de Futebol de "não respeitar os clubes pequenos", afirmou que a SAD não vai acomodar-se. "Vamos fazer tudo para que seja reposta a verdade. O Atlético paga, cumpre, com dificuldades, mas cumpre. Não podemos permitir esta situação do Beira-Mar, que tem vários meses de ordenado em atraso, e por exemplo inscreve jogadores em Janeiro", apontou.

PUBLICO

JotaCC


JotaCC