News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 16/05

Started by JotaCC, 16 de May de 2015, 10:26

Previous topic - Next topic

JotaCC

Núrio de piquete e Danilo na seleção

BRAGA Núrio participou no treino de ontem e deve ser chamado para o jogo de amanhã, em Alvalade, com o Sporting. O lateral esquerdo da equipa B passou a integrar o núcleo da formação secundária que está de piquete na turma principal, face ao elevado número de lesionados. No entanto, ontem, o lote registou as saídas de Oto'o e de Nuno Valente, ambos devolvidos aos "bês". Mas o panorama clínico não se alterou, com seis lesionados, a que se junta a indisponibilidade de Baiano (castigado).
A inclusão de Núrio é mais uma acha para a fogueira das dúvidas, sobretudo na zona defensiva, dado que três dos sete indisponíveis são defesas laterais. A adaptação de um jogador (o recuo de Pedro Santos ou a derivação de Marcelo Goiano para a esquerda, com Salvador Agra no flanco direito), parece inevitável, a menos que a escolha recaía em Núrio.
Entretanto, Danilo está confirmado no Mundial de Sub-20. O médio consta da lista final da seleção do Brasil. A despedida da época, pelo Braga, será mesmo em Alvalade.

JN

JotaCC

BÊS NA CALHA PARA ALVALADE
BRAGA Sérgio Conceição terá de recorrer a jogadores da equipa B para completar a lista de convocados para o jogo de Alvalade. Plantel afetado por onda de lesões...

As muitas ausências já anunciadas para Alvalade vão obrigar Sérgio Conceição a improvisar no lado esquerdo da defesa e no centro do ataque. Jogadores da equipa B vão ser convocados...

O Braga quer assegurar já amanhã o quarto lugar do campeonato, mas a visita a Alvalade vai fazer-se com muitas baixas e o recurso a alguns elementos da equipa B. Neste momento, há apenas 13 jogadores de campo disponíveis, isto porque o dia de ontem não trouxe novidades relativamente à longa lista de lesionados: Djavan, Tiago Gomes, Mauro, Rúben Micael, Éder e Zé Luís voltaram a não trabalhar no relvado com o restante plantel e dificilmente algum deles será chamado para a partida frente ao Sporting. Aos seis lesionados junta-se ainda o castigado Baiano, que deixará o lugar de defesa-direito para Marcelo Goiano.
Sérgio Conceição tem, por isso, muitos problemas para resolver tendo em vista o confronto de amanhã, sobretudo em duas posições em que será obrigado a recorrer a adaptações: defesa-esquerdo e ponta de lança. A primeira deverá ser resolvida com o recuo de Pedro Santos, que já ocupou o lugar na segunda parte do jogo com o Belenenses, enquanto o centro do ataque será entregue, ao que tudo indica, à velocidade e explosão do colombiano Pardo. Tal como se chegou a escrever no início da semana, Éder até podia recuperar a tempo de defrontar o Sporting, uma vez que o traumatismo no pé esquerdo, que o retirou precocemente do encontro com o Belenenses, não é grave, mas tendo em conta as atuais circunstâncias (leia-se, lesões), o internacional português deve ser resguardado para o que ainda resta da temporada. Acrescente-se ainda que a recuperação de Zé Luís para a final da Taça de Portugal continua a ser uma grande incógnita, pelo que, e em caso de uma nova recaída de Éder, o Braga arriscava-se a ir ao Jamor sem pontas de lança...
Por todos estes problemas físicos que têm assaltado a equipa nas últimas semanas, Sérgio Conceição foi obrigado a recorrer durante esta semana a jogadores da equipa B para completar o grupo de trabalho, sabendo-se desde já que alguns vão mesmo integrar a convocatória para a visita a Alvalade. Núrio (defesa-esquerdo), Gamboa (médio-centro), Erivaldo (extremo) e Dolly Menga (avançado) trabalharam ontem com a equipa principal e devem fazer parte da lista de eleitos para a viagem a Lisboa, pois só desta forma será possível reunir os 19 jogadores chamados habitualmente para os jogos fora.
Nesta lista dos mais jovens, há dois jogadores que até já jogaram pela equipa principal (Núrio e Dolly Menga), mas a nota de maior destaque vai para Gamboa, filho de Jorge Gamboa (jogou no Braga entre 1996 e 1999) e que ainda tem idade de júnior. O jovem médio-centro chegou no início da época aos arsenalistas, proveniente do Varzim, e começou por ser utilizado nos juniores, embora já tenha sido promovido à equipa B, onde jogou os últimos seis jogos, quatro deles na condição de titular. Aos 18 anos, pode agora estrear-se como sénior em Alvalade.
Apesar das muitas ausências, Sérgio Conceição quer pontuar em Alvalade e resolver, de uma vez por todas, a questão do quarto lugar, até porque em Braga deseja-se encarar a última jornada – receção ao V. Setúbal – com maior tranquilidade e com a possibilidade de gerir a equipa, então sim, já a pensar na final do Jamor.



Terceiro melhor de abril foi Zé Luís

Numa eleição conjunta da Liga de Clubes e do Sindicato de Jogadores, aberta aos adeptos e que decorreu online, Zé Luís foi considerado o terceiro melhor jogador do campeonato no mês de abril, atrás de Jonas e Lima, ambos do Benfica. O internacional cabo-verdiano do Braga recebeu 6,48 por cento dos votos, enquanto Jonas, vencedor da eleição, foi contemplado com 29,40 por cento. Já o antigo arsenalista Lima mereceu 9,95 por cento dos votos. Durante este período, Zé Luís marcou dois golos no campeonato e três na Taça de Portugal.



MÉDIO ALEF NA LISTA DOS MINHOTOS

Emprestado pelo Ponte Preta ao Marselha, o médio Alef dos Santos Saldanha estará nos planos do Braga, segundo avançou o France Football. O jogador, de 20 anos, é companheiro de Danilo na Seleção do Brasil de sub-20 que vai disputar o Mundial. Segundo o mesmo jornal, deverá deixar o Marselha no fim da época, sendo ainda cobiçado pelos italianos da Udinese.



DANILO CONFIRMADO NO MUNDIAL SUB-20

Danilo integrou, como se previa, a lista de 21 convocados do Brasil para o Mundial de sub-20, que vai ser disputado na Nova Zelândia, entre 30 do corrente e 20 de junho. Presença habitual no escrete, Danilo foi autorizado pela Confederação Brasileira de Futebol a viajar para a Austrália, onde equipa vai concentrar-se, somente depois do jogo com o Sporting, deste domingo.



Braga lança o sonho
Primeira mão da final joga-se amanhã em casa do ABC. Este procura uma vitória que torne promissora a deslocação à Roménia

"Queremos abarrotar o pavilhão e mostrar que Braga está com o ABC"
Carlos Resende Treinador do ABC


Minhotos defrontam Odorhei, equipa romena que afastou o Benfica nas meias- finais. Disputam pela segunda vez a final da Taça Challenge, ganha até à data apenas por uma equipa lusa, o Sporting
Na terceira final europeia da sua história (depois da Liga dos Campeões perdida para o Teka Santander em 1994, e da Taça Challenge perdida para o Wacker Thun em 2005), oABC procura uma vitória inédita na época em que ganhou a Taça de Portugal, estando na luta pelo terceiro lugar do campeonato.
De regresso, este ano, à Taça Challenge, tendo eliminado os checos do Duklas (1/8), os finlandeses do Käsipalloseura (1/4) e os noruegueses do Stord Handball (1/2), os minhotos chegam à final para defrontar os romenos do Odorhei, que deixaram pelo caminho o Cambridge HC (Ing), Red Boys Differdange (Lux), Zaporozhye (Ucr) e o Benfica. A equipa da Luz, que deixou escapar a possibilidade de uma final cem por cento portuguesa, acabou por ceder vídeos do Odorhei ao ABC, colaborando na preparação dos academistas na observação do adversário. "Agradecemos à equipa técnica do Benfica a informação disponibilizada", começou por dizer Carlos Resende, treinador do ABC, na antevisão da primeira mão (amanhã, 18h00), jogada no Flávio Sá Leite, deixando ainda um apelo especial: "Em todos os jogos do campeonato romeno, o Odorhei teve o seu pavilhão cheio. Infelizmente, nós não conseguimos isso. Enchemos na meia- final desta prova. Braga, os adeptos do ABC e simpatizantes do andebol têm de ser ambiciosos e provar que Portugal tem cultura desportiva. Queremos abarrotar o pavilhão e passar a imagem de que Braga está com o ABC".
Para dobrar este adversário, que terá a vantagem de jogar a segunda mão na Roménia (dia 27), o técnico deu a tática: "Não tenho dúvidas que o resultado normal será a vitória se aliarmos velocidade a uma defesa concentrada, que ajuda, que ganha a bola e que antecipa o que vai fazer o adversário". A Carlos Resende a experiência diz-lhe que "o desporto tem sempre incerteza no resultado",que "duas equipas podem jogar num dia e noutro registar-se um resultado diferente" e deu o exemplo da taça e do campeonato: "Como vencemos o Sporting e o FC Porto na taça, também estaríamos na final do campeonato e isso não foi assim".
O ABC, que repete uma final da Taça Challenge (2005 e 2015), é o quarto finalista luso da competição, depois do Sporting da Horta (perdeu para o Steaua de Bucareste em 2006), Benfica (perdeu para o Cimos Koper em 2011) e Sporting, o único a vencer a prova: fê-lo em 2010, batendo na final os polacos do Kwidzyn.

O JOGO

JotaCC

ABC procura um desfecho diferente para a sua terceira final europeia
O clube de Braga começa amanhã, em casa, a disputar o título da Taça Challenge contra o Odorhei, da Roménia. Depois de duas finais perdidas, espera imitar o sucesso do Sporting em 2009-10

Não há nenhum troféu europeu no currículo do ABC, mas não é por falta de tentativas consistentes. A partir de amanhã, o clube bracarense, uma referência do andebol português a nível internacional, começa a disputar a terceira final de uma competição da federação europeia da modalidade (EHF) na sua história. A 1.ª mão da decisão da Taça Challenge, contra o Odorhei, está agendada para o Pavilhão Flávio Sá Leite, em Braga. Uma semana depois, ficará tudo decidido na Roménia.
Após três anos de ausência das competições europeias, a equipa voltou a qualificar-se para um confronto decisivo logo na época do regresso. Tal como nas duas ocasiões anteriores, tem condições de assegurar o título, desta vez perante um adversário que evitou que neste momento se estivesse a preparar a primeira final 100 por cento portuguesa, ao afastar o Benfica nas meias-finais. O ABC espera tornar-se o segundo clube português a conquistar uma prova europeia, repetindo o feito do Sporting, que em 2009-10 ganhou a medalha de ouro na mesma Taça Challenge.
Mas no que toca à presença em finais, o ABC foi mesmo o pioneiro. Depois de vencer a II Divisão em 1982-83, foi rápido a deixar a sua marca no andebol português. O primeiro dos seus 12 títulos de campeão nacional foi obtido na quarta temporada no escalão principal, em 1986-87. Não muito tempo depois, tornou possível o que parecia, no mínimo, muito improvável, ver uma equipa portuguesa na final da Liga dos Campeões. Foi em 1993-94: o Teka Santander, de Talant Dujshebaev, duas vezes eleito andebolista mundial do ano, Mats Olsson e outras estrelas, sagrou-se campeão europeu por uma diferença de dois golos e abriu um período de oito títulos seguidos para os clubes espanhóis, mas ao ABC ninguém retira o mérito do salto evolutivo julgado inverosímil e nunca repetido.
Pode não ter resultado em nenhum título, mas o pedigree europeu do ABC é indesmentível. Além dessa campanha, soma mais quatro presenças nos quartos-de-final da principal prova europeia de clubes (1992-93, 1996-97, 1997-98 e 200001), uma nas meias-finais da Taça EHF (1999-00) e outra nas meiasfinais da Taça Challenge (1994-95, na altura chamada City Cup), numa altura em que, é justo dizê-lo, a concorrência era bem superior à actual. A primeira presença na final da Challenge aconteceu em 2004-05, mas perdeu para o Wacker Thun, da Suíça, também por uma diferença conjunta de dois golos.
Essa campanha deu o mote para uma forte presença de Portugal na eliminatória decisiva desta prova, a terceira da hierarquia europeia e que nesta altura já não contava com a participação de clubes de alguns dos países mais fortes da modalidade, especialmente da Alemanha, vencedores de seis das sete primeiras finais, e de Espanha. Pela quinta vez num total de 11 épocas, a final da Challenge contará com uma formação lusa. Além do ABC, também o Sporting da Horta, o Benfica e o Sporting tiveram a oportunidade de discutir o título, mas só os "leões" de Lisboa aproveitaram a oportunidade para rechear a sua sala de troféus.
Estreia de Carlos Resende
Apesar de ter passado uma boa parte da sua carreira de jogador no ABC, só agora na qualidade de treinador é que Carlos Resende vai participar na sua primeira final continental com o clube. O antigo internacional, considerado o melhor andebolista português de todos os tempos, sabe que o Odorhei é o opositor mais forte que enfrentou no caminho até à final, mas está confiante num bom desfecho. "O ABC esteve em duas finais, não conseguiu vencer, mas temos fé que o ditado faça sentido e que à terceira seja de vez", disse o ex-jogador, melhor marcador da Liga dos Campeões em 1995-96 e 1996-97, quando estava ao serviço dos bracarenses.
"Nunca sabemos o que é um bom resultado na 1.ª mão. Mas se tivermos a capacidade defensiva de antecipar o que o adversário vai fazer, de querer conquistar a posse de bola, e a isso aliarmos a nossa velocidade de jogo, então não tenho dúvidas que o resultado normal será a nossa vitória", considerou Resende, numa conferência de imprensa em que também agradeceu à equipa técnica do Benfica pela informação disponibilizada sobre o clube que se classificou no quarto lugar do campeonato romeno na época anterior.
Os vídeos com jogos do Odorhei que os jogadores do ABC viram certamente confirmaram que o georgiano Vladimir Rusia é um dos maiores perigos, provavelmente o maior. O lateral-esquerdo é, neste momento, o melhor marcador da Taça Challenge, com 43 golos (média de 5,4 por jogo), 16 deles apontados ao Benfica nas meias-finais.
No ABC, também tem sido um lateral-esquerdo, no caso Nuno Pereira, o mais concretizador, com 31 golos apontados. Seguem-se o ponta-esquerda Fábio Antunes (24) e os laterais João Pinto (21) e Nuno Rebelo (20).

PUBLICO

JotaCC


JotaCC


JotaCC


JotaCC


Bruno3429

«Treinar o Sporting? Isso é uma falta de respeito para comigo e para Marco Silva!» - Sérgio Conceição

O SC Braga desloca-se amanhã a Alvalade para defrontar o Sporting, num jogo importante na luta que os arsenalistas estão a travar pelo quarto lugar da classificação. Na conferência de antevisão ao encontro, Sérgio Conceição lamentou-se por ter sete jogadores indisponíveis no plantel.

«Temos que jogar com os atletas disponíveis e alcançar o melhor resultado possível, que no SC Braga passa sempre pela vitória. É uma situação que nos deixa fragilizados, porque estámos com alguns jogadores lesionados mas não nos podemos agarrar a isso. Temos a equipa A e B e acreditámos em quem está disponível».

O técnico disse ainda que espera dificuldades no desafio de Alvalade.

«O Sporting só perdeu em casa com o Chelsea. Isso diz bem da mais valia de quem trabalha lá», referiu.

O treinador dos bracarenses foi confrontado com a possibilidade que se tem avançado de vir a treinar os leões, mas Sérgio Conceição refutou claramente essa ideia.

«Não quero falar dessas situações. Essa notícia é uma falta de respeito para comigo, para o SC Braga, para o Sporting e para o Marco Silva!»

A turma minhota parte durante a tarde deste sábado para Lisboa.

A Bola

JotaCC

Sérgio Conceição convoca quatro "bês" para Alvalade
NÚRIO, GAMBOA, DOLLY MENGA E ERIVALDO

O treinador do Sporting Braga, Sérgio Conceição, convocou este sábado quatro jogadores da equipa B para a deslocação ao reduto do Sporting, no domingo, na 33.ª jornada da 1.ª Liga.

O defesa esquerdo Núrio, o médio Gamboa e os avançados Dolly Menga e Erivaldo foram os jogadores convocados pelo técnico arsenalista para suprir as várias ausências no plantel bracarense.

Djavan, Tiago Gomes, Mauro, Ruben Micael, Éder e Zé Luís, lesionados, e Baiano, castigado, falham a penúltima jornada do campeonato, pelo que o treinador terá que fazer alterações em todos os setores da equipa.

Sporting, terceiro classificado, com 70 pontos, e Sporting de Braga, quarto, com 55, defrontam-se no domingo, às 18 horas, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, em jogo que será arbitrado por Carlos Xistra, de Castelo Branco.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Kritciuk e Matheus;

Defesas: Marcelo Goiano, Sasso, André Pinto, Santos, Boly e Núrio;

Médios: Danilo, Luiz Carlos, Pedro Tiba e Gamboa;

Avançados: Pardo, Alan, Erivaldo, Salvador Agra, Pedro Santos, Rafa, Dolly Menga.



Sérgio Conceição: «Lesões deixam-nos fragilizados para Alvalade
REJEITA IDEIA DE ENSAIO GERAL PARA A TAÇA DE PORTUGAL


O técnico do Sp. Braga, Sérgio Conceição, fez este sábado a antevisão ao duelo com o Sporting, agendado para o próximo domingo, num dos encontros da penúltima jornada da 1.ª Liga.

"Temos muita vontade de conseguir o nosso grande objetivo, que é o quarto lugar", resumiu.

Confrontado pelos jornalistas se este será um ensaio geral para o embate da final da Taça de Portugal, a 31 de Maio, Conceição rejeitou essa ideia.

"São dois jogos diferentes e preparamos o jogo para conseguir o mais rapidamente possível o objetivo no campeonato; e estamos focados nisso. São jogos diferentes", realçou.

Sobre o momento menos bom da equipa, sem vencer há cinco jogos, o técnico dos minhotos mostrou-se seguro num bom resultado em Alvalade... apesar das muitas ausências no plantel.

"É uma situação [lesões] que nos deixa fragilizados porque são muitos jogadores de fora e não vão recuperar, mas não nos podemos agarrar a isso. Temos a equipa A e a equipa B e acreditamos nos que estão disponíveis. Vamos a Alvalade disputar o jogo", disse, fazendo um breve comentário sobre o alegado interesse do Sporting nos seus serviços: "é uma falta de respeito para mim, Sp. Braga, Sporting e para o Marco Silva".

Sp. Braga não pode contar com os lesionados Djavan, Tiago Gomes, Mauro, Ruben Micael, Éder e Zé Luís. Castigado está Baiano e Danilo segue para a seleção brasileira de sub-20 amanhã a seguir ao jogo.

RECORD

JotaCC

"Só o Chelsea ganhou em Alvalade"
Privado de sete jogadores, técnico do Braga assumiu que leva quatro jogadores da equipa B para o jogo com o Sporting e aposta num triunfo de modo a assegurar, de vez, o quarto lugar

Com Djavan, Tiago Gomes, Mauro, Micael, Zé Luís e Éder lesionados e Baiano castigado, Sérgio Conceição duvida que a visita ao Estádio de Alvalade possa servir de ensaio geral para a final da Taça de Portugal, frente ao Sporting. "Serão jogos completamente diferentes. Temos quatro jogadores da equipa B na convocatória", revelou, aludindo aos diversos impedimentos dos arsenalistas. O contexto é adverso, mas o treinador do Braga aposta num bom resultado. "Não sei por que haveria de dispensar este jogo. Vamos lá com os jogadores disponíveis tentar o melhor resultado possível, que passa por conquistar os três pontos. Temos alguns jogadores de fora, mas não nos podemos agarrar a isso", vincou.
Conceição prevê, no entanto, um Sporting mandão em casa. "Esta época só perderam um jogo em casa, contra o Chelsea", assinalou, reconhecendo que os dois clubes ocupam patamares diferentes no futebol português. "O Sporting é um dos três grandes; o Braga tem-se assumido como quarto grande em Portugal e na Europa. Nesta última fase da época, conseguimos a passagem à final da Taça e alguns jogos mal conseguidos no campeonato. Este não é o cenário melhor, mas queremos assegurar neste domingo o quarto lugar", assumiu.
A terminar, Sérgio Conceição manifestou-se incomodado com as notícias difundidas por dois jornais de que será um dos candidatos a substituir Marco Silva no comando técnico do Sporting. "Foi uma falta de respeito para mim, para o Braga, para o Sporting e para o Marco Silva. Não tem o mínimo de fundamento", garantiu.

O JOGO

JotaCC

Sp. Braga com jogadores da equipa B para jogo com o Sporting

O treinador do Sporting de Braga, Sérgio Conceição, chamou quatro jogadores da equipa B para a deslocação ao reduto do Sporting, no domingo, na 33.ª jornada da I Liga de futebol.
 
O defesa esquerdo Núrio, o médio Gamboa e os avançados Dolly Menga e Erivaldo foram os jogadores convocados pelo técnico arsenalista para suprir as várias ausências no plantel bracarense.
 
Djavan, Tiago Gomes, Mauro, Ruben Micael, Éder e Zé Luís, lesionados, e Baiano, castigado, falham a penúltima jornada do campeonato, pelo que o treinador terá que fazer alterações em todos os setores da equipa.
 
Sporting, terceiro classificado, com 70 pontos, e Sporting de Braga, quarto, com 55, defrontam-se no domingo, às 18:00, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, em jogo que será arbitrado por Carlos Xistra, de Castelo Branco.
 
Lista dos 19 convocados:

Guarda-redes: Kritciuk e Matheus.
Defesas: Marcelo Goiano, Sasso, André Pinto, Santos, Boly, Núrio,
Médios: Danilo, Luiz Carlos, Pedro Tiba, Gamboa.
Avançados: Pardo, Alan, Erivaldo, Salvador Agra, Pedro Santos, Rafa, Dolly Menga.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Braga em Alvalade "para ganhar"

Sérgio Conceição considera que o Sporting de Braga vai "fragilizado" a Alvalade disputar a 33.ª jornada da I Ligal com o Sporting, mas assegura que vai lutar pelos três pontos.
Djavan, Tiago Gomes, Mauro, Rúben Micael, Zé Luís e Éder estão lesionados e estão de fora, tal como Baiano, castigado, pelo que o treinador terá de apresentar um 'onze' de recurso em Alvalade, tendo incluído quatro jogadores da equipa B na convocatória.

"Temos de ir com os jogadores disponíveis para tentar o melhor resultado possível e isso é conquistar os três pontos, mas claro que esta é uma situação que nos deixa fragilizados porque são muitos jogadores de fora", disse.

O treinador lembrou, contudo, que o Braga "tem a equipa principal e a B, cerca de 50 profissionais" em quem deposita a sua confiança.

"Acreditamos nos que estão disponíveis e vamos a Alvalade verdadeiramente para disputar o jogo", reforçou.

As equipas defrontam-se dentro de duas semanas novamente, na final da Taça de Portugal, mas o treinador não quis abordar essa partida.

"São dois jogos diferentes, preparámos este jogo para conseguir o mais rapidamente possível o nosso objetivo no campeonato, que é atingir o quarto lugar, e estamos focados apenas nisso", disse.

O Braga, que já não vence no campeonato há quatro jogos, vem logo atrás dos 'leões' na tabela classificativa, mas a 15 pontos de distância.

"Não sei se [esses pontos] refletem a diferença entre as duas equipas. O Sporting, pelo seu historial, é um dos três grandes clubes portugueses e o Braga tem-se assumido nos últimos anos como o quarto grande", disse.

Sobre a equipa 'leonina', notou que, esta temporada, só perdeu um jogo em casa, com o Chelsea, para a Liga dos Campeões, "e isso, por si só, diz tudo sobre o valor do Sporting".

Sobre uma eventual ida para o clube de Lisboa para substituir Marco Silva, respondeu: "isso é uma falta de respeito por mim, pelo Braga, pelo Marco Silva e pelo Sporting, não tem fundamento".

Sporting, terceiro classificado, com 70 pontos, e Sporting de Braga, quarto, com 55, defrontam-se no domingo, às 18:00, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, em jogo que será arbitrado por Carlos Xistra, de Castelo Branco.

RTP