News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 13/05

Started by JotaCC, 13 de May de 2015, 08:19

Previous topic - Next topic

JotaCC

Quarto urgente vale mais férias

A dois jogos do fim da Liga, a equipa de Sérgio Conceição necessita de reservar com urgência o quarto lugar, para não depender da conquista da Taça de Portugal e garantir via campeonato a entrada direta na fase de grupos da Liga Europa. O triunfo no domingo (18 horas), em Alvalade, contra o Sporting, assegura o quarto posto, mesmo que o Vitória de Guimarães faça seis pontos nas duas últimas rondas.
Se entrar diretamente na Liga Europa, em vez de ser obrigado a disputar a terceira pré-eliminatória e o playoff, o Braga só iniciará a participação europeia a meio de setembro, em vez de finais de julho, o que dá a certeza de mais jogos na UEFA e ainda permite ao plantel gozar mais férias.
O cenário de urgência de resolver uma questão que os últimos resultados têm sistematicamente adiado sai prejudicado pela circunstância de, em termos físicos, cinco jogadores constarem do boletim clínico, estando em sérios riscos de perder o primeiro de dois duelos com os leões. Zé Luís, Mauro, Djavan, Rúben Micael e Éder continuam à margem e podem falhar Alvalade .

JN

JotaCC

RECORDE É MOTIVAÇÃO FINAL
Braga está perto de superar o melhor registo em campeonatos de 34 jornadas com três pontos por vitória

Caso faça quatro pontos nas últimas duas jornadas, Sérgio Conceição vai bater Jesualdo Ferreira, que completou duas épocas com 58 pontos na I Liga. Inalcançáveis só mesmo Domingos e Jardim

Em termos de rendimento no campeonato, a atual época do Braga pode vir a ser a terceira melhor do clube nos últimos 20 anos. Nesta altura, a equipa treinada por Sérgio Conceição soma 55 pontos e o máximo que os arsenalistas conseguiram, em campeonatos de 34 jornadas, com a vitória a valer três pontos, foram 58.
Este número foi registado duas vezes por Jesualdo Ferreira e em épocas seguidas: 2004/05 e 2005/06. A equipa atual, no plano teórico, tem todas as condições para, no mínimo, igualar este recorde. Até ao final da I Liga os minhotos vão visitar o Sporting e receber o V. Setúbal, sendo que ainda trabalham para assegurar matematicamente o quarto lugar, meta prioritária estabelecida por Sérgio Conceição para esta época e que viabiliza a entrada direta na fase de grupos da Liga Europa.
Por coincidência ou não, nas tais duas temporadas em que o Braga, de Jesualdo Ferreira, fez 58 pontos na I Liga também terminou no quarto lugar, repetindo aquela que ao tempo era a melhor classificação de sempre do clube.
Entretanto, o Braga viveu momentos ainda mais altos no campeonato, obtendo um segundo lugar (2009/10) e um terceiro (2011/12), então com Domingos Paciência e Leonardo Jardim no comando, respetivamente.
Essas foram as melhores campanhas da história dos minhotos e em campeonatos de 30 jornadas, o que dá ainda mais brilho aos feitos de Domingos Paciência (71 pontos) e Leonardo Jardim (62 pontos). A verdade é que, no que diz respeito a campeonatos com estes parâmetros, esses foram os dois únicos registos superiores ao atual. Ou seja, os arsenalistas, após a 30.ª jornada deste campeonato, somavam 54 pontos, mais do que no final de seis das últimas oito épocas.
Neste ciclo, o Braga terminou três vezes no quarto lugar e em todas essas ocasiões amealhou menos pontos do que agora, em 30 rondas: 50 em 2006/07; 46 em 2010/11; e 52 em 2012/ 13. Convém lembrar que as vitórias passaram a valer três pontos a partir de 1995/96 e que o campeonato baixou de 18 para 16 clubes entre 2006/07 e 2013/14.
Depois de, na temporada passada, não ter ido além do nono lugar no campeonato, naquela que foi a pior campanha no consulado do presidente António Salvador, o Braga regressa agora a patamares mais consentâneos com a sua história recente, somando, em 30 jogos, mais 17 pontos do que em 2013/14. O regresso à Europa já foi garantido há duas semanas e agora já só falta carimbar o quarto posto.



2014/15
55
Esta é a pontuação atual do Braga na I Liga, fruto de 16 vitórias, sete empates e nove derrotas. À 30.ª jornada, que serve para comparar com as épocas recentes, tinha 54



3 QUESTÕES A ARTUR CORREIA
"É importante dar um volte-face"

1 Este jogo com o Sporting pode ter influência na final da Taça de Portugal?
—Pode ser um jogo significativo, porque o adversário é o mesmo. O Braga não atravessa um momento positivo, vem de cinco jogos sem ganhar, e é importante dar um volte-face. Estancar este ciclo, até com um empate em Alvalade, seria importante para elevar as motivações para a final.

2 É possível estabelecer um paralelismo com a final de 1982 em que jogou frente ao Sporting?
—Nessa altura, vínhamos de derrota em derrota e, por muito que o Quinito fizesse para melhorarmos em termos anímicos, a verdade é que na final tivemos muitas dificuldades e perdemos 4-0.

3 Goiano é um substituto à altura de Baiano?
—Claro que sim. Quando joga, tem estado bem.



Operação Sporting arranca sem cinco
Nenhum dos cinco jogadores que apresentam problemas físicos treinaram ontem

Depois de um dia de descanso, o Braga regressou ontem de manhã ao trabalho, iniciando, assim, a preparação do jogo de domingo (18h00) em Alvalade, naquele que será o primeiro de dois duelos com o Sporting no mês de maio (os dois clubes vão reencontrar-se no dia 31, nesse caso para um jogo bem mais relevante do que este do campeonato, a final da Taça de Portugal, no Jamor).
O boletim clínico dos minhotos continua muito preenchido. Isto porque os cinco jogadores que se encontram lesionados mantiveram-se a trabalhar à parte do restante plantel.
O leque de opções de Sérgio Conceição está de tal maneira reduzido que só há, nesta altura, 16 atletas do plantel principal disponíveis, número insuficiente para completar uma ficha de jogo. Seja como for, é expectável que, até ao encontro de Alvalade, o cenário fique mais desanuviado.
Djavan e Éder são os jogadores com mais possibilidades de recuperar a tempo, enquanto Mauro, Rúben Micael e Zé Luís deverão precisar de mais dias para voltarem ao ativo. Há também sempre a hipótese de Sérgio Conceição chamar jogadores da equipa B, embora esta tenha um jogo importante na segunda-feira no reduto do V. Guimarães B.



O teste mais duro de Marcelo Goiano

Além dos cinco lesionados, há a destacar a indisponibilidade de Baiano para a penúltima jornada do campeonato, por ter completado uma série de nove cartões amarelos diante do Marítimo. Para o onze vai avançar o substituto natural do lateral direito titular, Marcelo Goiano. O brasileiro, que Sérgio Conceição levou da Académica para o Braga, depois de o ter treinado na temporada passada, vai defrontar um dos três grandes pela primeira vez em 2014/15. As anteriores presenças do jogador no atual campeonato aconteceram em jogos de menor exigência. Marcelo Goiano começou a época a titular, jogando de início com o Boavista e o Moreirense. Uma lesão logo na primeira parte da partida com os cónegos fez com que perdesse o lugar para Baiano até hoje. Desde então, só jogou a titular no lado direito da defesa na I Liga por força das circunstâncias. Ante o Boavista, na primeira jornada da segunda volta, compensou o anterior castigo de Baiano (quinto amarelo). Depois, só voltou a ser chamado na receção ao Penafiel, porque Baiano já estava em risco de exclusão e Sérgio Conceição não o queria perder para o jogo seguinte, em Guimarães.

O JOGO

JotaCC


JotaCC