News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 23/04

Started by JotaCC, 23 de April de 2015, 08:56

Previous topic - Next topic

JotaCC

ANDRÉ PINTO CHEGA AOS 100
Defesa está "feliz" com o que a época lhe tem oferecido, mas garante que quer mais. No imediato, tal passa por agarrar amanhã a Europa

"A derrota não abalou a equipa. Queremos garantir um lugar na Europa já neste jogo"
André Pinto
Defesa-central


A derrota com o V. Guimarães "está ultrapassada" e André Pinto anuncia a vontade de assegurar já amanhã, com o Belenenses, a qualificação para uma competição europeia na próxima temporada

Apesar de ainda ser novo (25 anos), André Pinto já é um dos jogadores mais experientes do plantel arsenalista e amanhã, na receção ao Belenenses, se nada de anormal acontecer – uma lesão de última hora, por exemplo –, o defesa-central cumprirá o jogo 100 no campeonato português. A fase no Braga também é, muito provavelmente, a melhor da carreira, ao ponto de já lhe terem sido apontados alguns clubes interessados, como o Swan-sea, da Premier League. "Isso é algo que faz parte da nossa profissão", começou por apontar, em conversa com os jornalistas. "Temos de estar preparados para lidar com fases boas, outras negativas; com grande projeção ou notícias de clubes interessados... Faz parte do nosso trabalho, mas confesso que isso me passa ao lado. Estou é focado no próximo jogo e em garantir uma vitória com o Belenenses para assegurar desde já um lugar nas competições europeias da próxima época", prosseguiu o mais recente dos internacionais portugueses do Braga.
O bom momento de André Pinto coincide com a chegada aos cem jogos no campeonato, uma marca que só mais quatro jogadores do atual plantel – Alan, Éder, Rúben Micael e Baiano – conseguiram atingir. Esta longa caminhada começou a 13 de setembro de 2009, ao serviço do V. Setúbal, e, curiosamente, com uma derrota (4-0) frente ao Leiria. O resultado negativo do dia de estreia repetiu-se na semana passada, em Guimarães, mas esse é um assunto que "está arrumado" na cabeça dos jogadores.
"A derrota não abalou em nada a equipa. Sabemos que fizemos um jogo menos conseguido, assumimos isso, mas já passou e agora há que seguir em frente e pensar apenas no Belenenses." Regressar às vitórias no jogo de amanhã "é o objetivo", tal como o desejo de voltar a não sofrer golos para cimentar o estatuto de melhor defesa da história do Braga no campeonato. "Essa é uma marca que merece destaque e nos orgulha. O segredo está no trabalho que toda a equipa faz defensivamente, mas é, também, apenas o reflexo do que fazemos nos treinos", acrescentou. Ganhar também será importante para o que se segue, a segunda mão da meia final da Taça de Portugal, ainda que essa ligação não seja feita publicamente. "São competições diferentes. É óbvio que ninguém, e muito menos o Braga, entra em campo para perder. Queremos ganhar sempre. Mas o mais importante é que temos feito uma temporada muito positiva e esperamos dar continuidade no que ainda resta dela", rematou André Pinto.



Registo positivo no centenário

Apesar de estar em Braga há menos de um ano e meio, foi nos arsenalistas que André Pinto realizou mais jogos, sempre no principal campeonato português (28). No total das 99 partidas já disputadas, o defesa-central regista 32 vitórias, 28 empates e 39 derrotas, tendo marcado seis golos, um deles esta época, no triunfo gordo (6-1) em Penafiel.



3 QUESTÕES A LUIS FILIPE
"Está entre os melhores centrais"

1 André Pinto vai chegar aos cem jogos na I Liga. Surpreende-o?
—Não, de forma alguma. Quando me cruzei com ele no Olhanense, percebi que tinha todas as condições para chegar longe. O tempo avançou e ele foi ganhando experiência; a passagem pelo Panathinaikos também ajudou. Tem hoje uma maturidade que lhe permite estar entre os melhores centrais portugueses.

2 Tem ainda condições para subir degraus, na Seleção, por exemplo?
—Tem tudo para isso. Está bem no clube, com a vantagem de ter agora um treinador que o conhecia bem de Olhão e... merece ir longe, porque é também um excelente colega.

3 E que opinião tem da época que o Braga está a fazer?
— Se houver continuidade do trabalho desta equipa técnica, tem todas as condições para voltar a andar sempre em cima. Estou a gostar muito.



CURIOSIDADES

Um título no currículo
André Pinto formou-se como jogador no FC Porto, onde conquistou o único título da carreira: o campeonato de juniores na época de 2006/07. No ano seguinte fez parte do plantel principal dos dragões, mas não chegou a estrear-se, apesar de ter ficado no banco nos jogos com o Fátima (Taça da Liga) e a Naval (campeonato).

Duas vezes Jesualdo
No primeiro ano de sénior, trabalhou no FC Porto com Jesualdo Ferreira, que voltou a reencontrar na época passada em Braga, quando regressou ao futebol português depois de uma passagem pela futebol grego, onde representou durante um ano e meio o Panathinaikos.

Estreia para esquecer
Depois de uma passagem pela II Liga, no Santa Clara, André Pinto estreou-se no principal campeonato português ao serviço do V. Setúbal, a 13 de setembro de 2009. Fez a primeira partida à quarta jornada, com uma derrota pesada (4-0) frente ao U. Leiria que, contudo, não o impediu de ser titular no resto da época.

Chegada ao topo
André Pinto é o jogador mais utilizado do plantel do Braga (2960 minutos; Aderlan tem 2892') e conseguiu já este ano somar a primeira internacionalização pela Seleção Nacional. Tal como na I Liga, a estreia não foi a mais feliz: acabou expulso na derrota (2-0) com Cabo Verde, a 31 de março.



Rúben poupado para Vila do Conde
Médio voltou a trabalhar com limitações e Sérgio Conceição não deverá utilizá-lo na receção ao Belenenses

A mialgia de esforço sofrida em Guimarães está praticamente ultrapassada, mas o internacional português deve ser reservado para as meiasfinais da Taça de Portugal

No treino de ontem, aberto durante os primeiros 15 minutos à comunicação social, Rúben Micael trabalhou à margem do restante plantel e na companhia do fisioterapeuta Francisco Miranda. O médio está recuperado da "mialgia de esforço na coxa direita" sofrida no jogo em Guimarães, mas, mesmo assim, continua a fazer trabalho específico com o objetivo de reforçar os índices físicos para a ponta final da época. E para não arriscar uma eventual recaída, Sérgio Conceição também deverá poupar Rúben Micael do jogo de amanhã, uma baixa provável à qual se juntará a de Djavan, castigado depois de ter visto o quinto cartão amarelo da época na partida da última jornada – Tiago Gomes será o substituto do brasileiro.
Agora falta perceber quem ocupará o lugar do internacional português no meio-campo. Em princípio, a aposta deverá recair em Pedro Santos, que preencherá um lugar no lado esquerdo do ataque e obrigará ao desvio de Rafa para uma zona mais central. A outra alternativa, Alan, foi experimentada na visita a Guimarães, sem grande sucesso. Danilo, que ficou de fora da equipa nos últimos quatro jogos, também deve recuperar a titularidade no meio-campo, no lugar de Mauro.



O "castigo" de Pedro Santos

O extremo do Braga completou ontem 27 anos e, como prenda, recebeu o "carinho" dos companheiros de equipa, que o brindaram, como se pode ver na foto, com o habitual túnel antes do arranque da sessão de trabalho. Esperamos que o resto do dia tenha sido mais meigo...

O JOGO

JotaCC

André Pinto acelera para a Europa

Contas óbvias: se ganhar ao Belenenses, que ocupa a sexta posição, o Braga, quarto classificado, abrirá 14 pontos de avanço sobre o rival do Restelo e carimbará imediatamente a qualificação para a Liga Europa, a quatro jornadas do final da liga. Se assim for, os bracarenses só poderão ser ultrapassados pelo Vitória. "Um dos grandes objetivos", como lhe chama André Pinto, pode ser atingido amanhã (20.30 horas), na 'pedreira'.
"Sabemos que na última jornada tivemos um jogo menos conseguido [ndr: derrota por 1-0, no dérbi com o Vitória], mas agora só estamos a pensar no Belenenses. O Braga entra sempre para ganhar e o último resultado não abalou em nada a equipa. Estamos a fazer um campeonato muito positivo e o próximo jogo é para vencer. Um dos grandes objetivos é regressar às competições europeias e estamos a uma vitória de o atingir. Estamos à espera de um Belenenses forte, porque tem feito um bom campeonato e tem bons jogadores, bons valores que também vão procurar a vitória aqui no nosso estádio", afirma André Pinto.
O Braga tem praticamente todo o plantel à disposição. Ruben Micael tem treinado de forma condicionada mas deverá estar apto. A única baixa certa é a de Djavan, que cumprirá um jogo de castigo.
Lesionado da última partida, frente ao Rio Ave, o médio Vítor Gonçalves regressou, ontem, em pleno aos trabalhos e é opção para o técnico gilista, José Mota, para decisiva partida com a Académica, em Coimbra. Jander, que se restabelece de uma amigdalite, deve voltar hoje aos treinos.

JN

JotaCC


JotaCC