News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 05/03

Started by JotaCC, 05 de March de 2015, 08:14

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga em velocidade de cruzeiro na preparação para o Porto

Sem pausas, sem descanso, sem abrandar o ritmo... Os Guerreiros do Minho não param na preparação do jogo grande da jornada 24 da I Liga, o duelo de amanhã frente ao actual segundo classificado da competição maior do futebol nacional, a recepção ao FC Porto.

Ontem decorreu mais uma sessão de trabalho do plantel sénior do Sp. Braga, que se apresenta praticamente a cem por cento, com a única limitação a prender-se com a ausência de Marcelo Goiano, que continua a recuperar da lesão que o atingiu e da respectiva operação a que foi submetido. Também o defesa central Boly deve continuar fora das opções do treinador Sérgio Conceição, apesar de já estar a treinar sem limitações, procura ainda a melhor forma física.

Neste encontro, os arsenalistas querem aumentar a melhor fase da época, no que diz respeito aos resultados, somando o sexto triunfo consecutivo, apesar das dificuldades naturais de defrontar a equipa do FC Porto, que procura não deixar fugir o líder Benfica, na luta pelo primeiro lugar da classificação geral.

Os Guerreiros do Minho continuam hoje a preparar o jogo de amanhã, com nova sessão de treino, a partir das 10 horas, que decorre à porta fechada e finda a qual Sérgio Conceição faz a ante-visão do jogo, pelas 13.15 horas.



Toni considera que no duelo entre Sp. Braga e FC Porto
"vamos encontrar duas equipas muito motivadas"

Toni aborda o duelo entre Sp. Braga e FC Porto, agendado para amanhã. O treinador de futebol, assumido bracarense, destaca o "bom momento" que as duas equipas atravessam e reserva-se nos prognósticos, perante um jogo que estima que "será muito equilibrado". A possibilidade do clube minhoto chegar ao terceiro lugar é um grande trunfo que está do lado da equipa comandada por Sérgio Conceição, mas por outro lado aponta que os portistas também "estão motivados" pela possibilidade de ainda chegarem ao título. Toni define o Sp. Braga como uma "equipa objectiva e sem nota artística", enquanto o adversário se apresenta como "uma equipa que circula mais a bola e tenta surpreender".

CM - Face à possibilidade que o Porto tem de chegar ainda ao título deve assumir maior pressão sobre este jogo?
T - Neste momento a pressão está para os dois lados, uma vez que o Porto está na luta pelo título e o Braga tem um caminho mais aberto para chegar ao terceiro lugar. Há umas jornadas o Braga estaria com o objectivo de jogar para o quarto lugar, mas neste momento é grande a possibilidade de alcançar o terceiro lugar e que dá acesso ao play-off da Liga dos Campeões. Perante esta ideia torna-se apetecível para o Braga lutar por este objectivo e nesse sentido a pressão está em cima dos dois clubes, embora por objectivos diferentes.

CM - A possibilidade do Braga chegar ao terceiro lugar é o mesmo que vencer um título?
T - Se considerarmos todo o historial dos clubes envolvidos, como Benfica, Porto e Sporting, é natural que se o Braga conseguir ficar em terceiro lugar poderemos considerar uma época de grande sucesso, atendendo a que vem de duas épocas menos conseguidas e regressar a um lugar na Liga dos Campeões é o retomar dos níveis exibicionais e conquistas que o clube fez num passado recente e que projectaram o clube para patamares elevados.

CM - Está surpreendido pela carreira que a equipa está a fazer?
T - Não estou surpreendido, porque o Braga é um clube que tem mantido níveis classificativos elevados — à excepção da última época — pois esteve sempre presente nos primeiros lugares ao longo da última década e inclusive houve uma época em que podia lutar pelo título nacional. Por isso, o Braga já é comum neste tipo de conquistas e regressar à luta pelos primeiros lugares, além de ser um desejo de todos os bracarenses é o consumar dos objectivos que a direcção definiu. Pelo lado desportivo, em termos de investimento, é certo que o Braga é o quarto clube nacional — uma vez que à frente tem o Porto, Benfica e Sporting - e aí é uma surpresa estar a intrometer-se na luta pelo terceiro lugar pois à partida quem mais investe é quem está mais habilitado... mas por outro lado não estou nada surpreendido, porque o Braga tem um belíssimo plantel e um treinador que é ambicioso, tendo projectado a equipa no caminho das conquistas. Os jogadores mostram que querem ganhar alguma coisa e isso é sinal de que existe ambição...

CM - Como define o estilo de jogo do Sp. Braga actual?
T - É uma equipa pragmática e objectiva, sem estar preocupada com a nota artística. O que interessa são os resultados e podemos fazer a comparação com a caminhada do FC Porto que teve um início de época titubeante mas hoje está mais eficiente, porque os resultados ajudaram a transportar a equipa para patamares elevados e o mesmo pode dizer-se do Braga. A partir do momento em que o Braga recuperou a luta pelo terceiro lugar as exibições transformaram-se numa maior elevação.

CM - Este é o melhor momento de ambas as equipas?
T- Penso que sim. Vamos assistir a um duelo entre duas equipas que estão com os níveis de motivação muito elevados. O Porto tem ainda a confiança que resulta da campanha realizada na Liga dos Campeões enquanto o Braga está presente na meia-final da Taça de Portugal e ajuda os jogadores e as equipas a crescerem.

CM - O Braga tem-se afirmado perante os grandes nos últimos anos, considera normal mesmo com as transformações que tem sofrido?
T - Não é muito normal, basta ver que nas últimas duas épocas, em termos de resultados o Braga baixou um pouco... o clube foi obrigado a vender jogadores, dentro de uma linha seguida por vários clubes na reactivação dos seus activos. Os clubes têm necessidade de vender para ganharem algum sustento a fim de darem continuidade aos resultados que têm averbado e o Braga também precisa desse sustento... À margem das últimas duas épocas, o Braga tem mantido performances desportivas muito boas e equilibrada essa situação com a venda de activos. Isso é uma situação normal que acontece com todos os clubes, nomeadamente o FC Porto, Benfica e Sporting. O Braga também está nesse nível aliás como já aconteceu no passado.

CM - Neste momento o Braga volta a ter capacidade no mercado e quem são os jogadores que destaca?
T - Neste momento o Braga tem uma série de jogadores que num curto espaço de tempo irão dar algum retorno, mas temos de avaliar se esse retorno é viável na sua íntegra pois, hoje em dia, através dos fundos de investimento as percentagens são muito inferiores em relação à venda real desses mesmos jogadores. No entanto, é possível ver que o Braga tem um lote de jogadores muito apetecíveis como o Rafa, Danilo, Tiba e o próprio Matheus... são jogadores que a qualquer momento podem ser vendidos para ajudar a equilibrar o orçamento com possíveis transferências.

CM - O que destaca da lide-rança de Sérgio Conceição?
T - É um treinador que transmite muito rigor, capacidade de luta à equipa e isso faz a equipa ganhadora em termos colectivos. A ambição que se nota nesta equipa do Braga, não tenho dúvidas, advém muito da capacidade de liderança do treinador. O Braga é uma equipa muito objectiva e, às vezes, até se pode discutir a qualidade de jogo, mas o importante é que está a conseguir resultados. Este é um ano de transição, até porque o clube vem de um ano mais apagado e para recuperar o caminho das vitórias teve de ser mais objectivo, com menos valor para a nota artística. A confiança advém dos resultados e a partir desse momento a equipa terá possibilidade de jogar em patamares mais elevados.

CM - Qual o peso das individualidades para o duelo Braga - Porto?
T - Perspectivo um jogo muito equilibrado, sendo duas equipas com estilo de jogo diferente. O Braga é uma equipa mais objectiva e de transição. O Porto joga mais em circulação, com mais posse de bola e tenta surpreender o adversário. São duas equipas com estilos de jogo diferentes, mas equivalem-se no rigor da sua estratégia. Eventualmente, o valor individual pode ser decisivo neste jogo e nesse aspecto o Braga e o Por- to têm individualidades para isso.

CM - O Pedro Santos afirma-se na equipa mas o Pardo já está recuperado. Qual acha que vai ser a aposta do treinador?
T - Penso que o treinador não vai mexer na equipa, até porque vem de cinco jogos consecutivos a ganhar e tem mantido sempre o mesmo onze à excepção de algumas alterações forçadas e logo a equipa não deve fugir muito do onze habitual. Penso que este não é o momento certo para a entrada do Pardo, reconhecendo que é um jogador decisivo e estando bem será importantíssimo. Até se ter lesionado, por exemplo, era o jogador que estava a carregar a equipa no ataque mas agora emergiu outro jogador (Pedro Santos) e está muito bem.

CM - O Braga tem a seguir o jogo com o Benfica acha que deve ter em conta isso para a gestão dos cartões amarelos aos jogadores que estão em risco de serem suspensos?
T - Isso não acontece porque este é um jogo grande. É um jogo em que o Braga vai ter pela frente um adversário que vai criar muitos problemas. Esse é um pormenor que não terá grande atenção, o treinador vai apostar nos melhores para vencer este jogo.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

"SANTOS ESTÁ MAIS MADURO"
Brasileiro resiste ao quinto amarelo há oito jornadas e o ex-colega no Braga explica parte do segredo

"Tentámos cometer o mínimo de erros possíveis contra Jackson. Coloquei a minha vida nele e o Santos a dele em mim"
Nuno André Coelho
Antigo defesa-central do Braga


Amanhã será a sexta vez que o central arsenalista defrontará Jackson e, nas cinco anteriores, só por uma vez permitiu ao colombiano fazer o gosto ao pé. Na primeira volta, o Cha Cha Cha a zero

Com o campeonato a caminhar a passos largos para o final, a probabilidade de os jogadores serem suspensos por acumulação de cartões amarelos aumenta. No entanto, Santos tem sabido lidar com essa ameaça. O defesa-central viu o quarto amarelo da prova contra o Belenenses, na 13.ª jornada, e desde então não voltou a ser visado pelos árbitros. Ao todo já lá vão oito partidas, o que, para Nuno André Coelho, ex-companheiro do brasileiro, é um sinal de maior autocontrolo. "Dos jogos que vi, com a ideia que está mais maduro, que era uma coisa que lhe faltava um bocadinho", explica a O JOGO o defesa dos turcos do Balikesispor, que representou os arsenalistas entre 2011 e 2014.
Apesar desta resistência, Nuno André Coelho considera que Santos não poderá facilitar e "terá de ter muito cuidado com o FC Porto". Evitar faltas em zonas perigosas do terreno e entradas fora do tempo é meio caminho andado para o sucesso. Contudo, o português não vê o central e agora capitão – Alan, o número um da hierarquia, tem ficado no banco de suplentes – a tirar o pé. "Tenho a certeza que fará o jogo dele sem pensar que pode falhar a próxima jornada, frente ao Benfica", refere o defesa, convicto de que o peso da braçadeira está a produzir efeitos muito positivos no ex companheiro de equipa e de sector.
Desde que foi promovido à equipa principal do Braga, Santos já defrontou o FC Porto por cinco ocasiões e só numa delas é que Jackson Martínez fez estragos (12.ª jornada de 2013/14). Nuno André Coelho, que formou dupla com o pernambucano em três jogos, um dos quais a final da Taça da Liga, ganha pelo clube bracarense, avança o que esteve na base deste rendimento do colombiano dos dragões, que lidera a lista dos melhores marcadores do campeonato, com 17 golos marcados. "Sabíamos que íamos defrontar um ponta de lança muito forte e, por isso, entrámos com a concentração no máximo. Tentámos cometer o mínimo de erros possíveis e fomos falando bastante, porque a comunicação é fundamental. Coloquei a minha vida nele e o Santos a dele em mim", elucidou.



Pedro Santos, Djavan e Pardo também em risco

Com a visita ao Estádio da Luz programada para a próxima semana, não será apenas Santos que terá de ter algum cuidado no confronto com o FC Porto, sob pena de falhar a partida com o Benfica por castigo. Além do defesa brasileiro, há mais três jogadores com quatro amarelos: Djavan, Pedro Santos e Pardo. Destes, apenasapen o extremo português deverá ser titular com os dragões. No entanto, a probabilidade de o colombiano também ser lançado no decorrer do jogo é alta, ainda por cima depois de ter dado bons sinais na primeira aparição após a lesão muscular.



3 QUESTÕES A RICARDO MARTINS
"A coesão defensiva será fundamental"

1 Santos tem quatro amarelos. Isso pode condicioná-lo?
—Não. Uma coisa é ver um cartão durante o jogo e outra é entrar com quatro amarelos. Acredito que entrará sem receios, porque os jogadores gostam destes jogos com muita visibilidade.

2 Qual é a melhor estratégia para travar Jackson?
—Terá de ser o coletivo a anulá-lo, ou seja, não permitir que tenha grandes espaços e, sempre que possível, evitar que a bola lhe chegue em boas condições. Como o Santos e o André Pinto jogam habitualmente com grande concentração, acredito que Jackson será bem marcado.

3 O que poderá fazer a diferença a favor do Braga neste jogo?
—Manter a coesão defensiva será fundamental para o Braga, que, para mim, é a melhor equipa em Portugal a sair em rápidas transições ofensivas, porque tem jogadores como Rafa, Pardo e Pedro Santos. Se o FC Porto não conseguir condicionar essa forma de jogar, estou convencido de que o Braga pode vencer o jogo.



Tubarões vêm avaliar Danilo
AMANHÃ Juventus e Liverpool voltam a juntar-se nas observações. Barcelona será a novidade com o FC Porto Médio brasileiro está a realizar uma época de estreia na Europa muito positiva e alguns dos colossos do Velho Continente mostram interesse em tirar mais apontamentos

A curiosidade de alguns dos principais clubes da Europa em Danilo tem vindo a aumentar de dia para dia. Assim que surgiram as primeiras notícias a associar o internacional sub-23 brasileiro à Juventus, que o acompanha desde os tempos do Vasco da Gama, o número de equipas a pedir entradas para os jogos realizados pelo Braga em casa disparou. Com o FC Porto, amanhã, mais de uma dezena de emblemas já solicitaram um lugar no camarote do Estádio Municipal de Braga e, pelo menos, três deles vão seguir com bastante atenção o médio arsenalista: a Juventus, o Liverpool e o Barcelona.

Danilo impôs-se facilmente no Braga e tem sido muito observado
A presença de italianos e ingleses não é propriamente uma novidade. Há uma semana, em Vila do Conde, os dois já haviam estado quase lado a lado a avaliar as potencialidades de Danilo, sobre quem se escreve em Itália estar a um pequeno passo da Vecchia Signora. A grande novidade é mesmo o Barça, cujo interesse no médio baiano foi noticiado em fevereiro pelo "Tuttosport", jornal sediado em Turim e com acesso privilegiado a notícias relacionadas com o atual campeão da Série A.
A realizar uma surpreendente temporada de estreia na Europa, Danilo viu a cotação de mercado disparar para valores bem acima dos quatro milhões, de acordo com o sítio especializado "Transfermarkt". O internacional olímpico canarinho, que completou no sábado 19 anos, leva 22 jogos esta época, todos na condição de titular, e até fez dois golos, a Marítimo e V. Setúbal.


40
Danilo foi contratado no verão por um fundo de investimento e tem uma cláusula de rescisão de 40 milhões de euros. Braga tem direito a dez por cento das mais-valias geradas num negócio



Mais de meia casa confirmada

A venda de bilhetes para a receção ao FC Porto, agendada para amanhã, às 20h30, segue em bom ritmo em Braga. Os responsáveis da SAD bracarense para a área da organização de jogos estão mesmo convencidos de que vai ser superado o número de espectadores registados no encontro com o Sporting, na 16.ª jornada, que foi visto por 15 876 pessoas. De acordo com as informações fornecidas, ontem, pelo clube da Cidade dos Arcebispos, mais de metade da lotação do Estádio Municipal de Braga já está preenchida. No entanto, o recorde de assistência da época, fixado contra o Benfica (21 078) deverá ficar por bater.

O JOGO

JotaCC

Só Pedro Santos não jogou de início no Dragão

SÉRGIO CONCEIÇÃO tem apostado, nos jogos da Liga, num núcleo restrito de jogadores, a tal ponto que, no reencontro com o F. C. Porto, cinco meses após o jogo da primeira volta no Dragão, apenas se prevê uma alteração no onze inicial do Braga. A receção de amanhã (20.30 horas, SportTV), aos dragões abre a 24.ª jornada do campeonato.

Pedro Santos está há seis jogos seguidos no onze titular
Pedro Santos no lugar de Felipe Pardo é a única mudança prevista e sucede dado que o colombiano vem de um mês de paragem devido a uma lesão, já foi convocado no último jogo (Rio Ave), mas não jogou. Os restantes dez futebolistas devem ser os mesmos do jogo de 5 de outubro de 2014, faz hoje cinco meses, que terminou com o triunfo portista, por 2-1.
O treinador do Braga demorou a definir o onze base, mas tem mostrado pouca disposição para revolucionar nas opções, sendo que os bons resultados também têm desaconselhado alterações radicais.
Pedro Tiba e Rafa Silva têm tido sempre lugar no onze, destacando-se, neste particular, o ex-jogador do Vitória de Setúbal, que apenas por três vezes foi substituído, sempre nos momentos finais dos jogos.
Os defesas André Pinto (22 jogos), Aderlan Santos e Baiano (20 jogos) têm jogado quase sempre, completando o lote de elementos mais utilizados no campeonato.
Na baliza, Matheus é titular há 18 jogos consecutivos. O brasileiro afirmou-se mais tarde, devido a problemas relacionados com o processo de inscrição, mas, depois de ter assumido a titularidade, remeteu sempre o russo Kritciuk para o banco.
As maiores mexidas têm sido no flanco esquerdo defensivo, posto a que no último jogo regressou Tiago Gomes, em detrimento de Djavan. Nas alas, Pedro Santos foi o maior beneficiado com a lesão de Pardo, mas Salvador Agra também recolheu dividendos. No ataque, Zé Luís leva sete jogos seguidos a titular, em vez de Éder.
Para o jogo com o F. C. Porto, Sérgio Conceição apenas não pode contar com Marcelo Goiano, que continua lesionado. Hoje (13.15 horas), após o treino matinal, o técnico do Braga faz a antevisão do jogo.


4
Em risco de exclusão
Aderlan Santos, Pedro Santos, Pardo e Djavan têm quatro cartões amarelos no cadastro e, se virem o quinto com os dragões, falham o jogo seguinte, na Luz.

JN

JotaCC

Cimeira em Braga para ver os Danilos

SC Braga e FC Porto abrem a 24.ª jornada do campeonato, esta sexta-feira, na Pedreira, e são vários os clubes que vão estar atentos a jogadores que vão a jogo, sendo o destaque o Danilo do FC Porto e o do SC Braga.
Juventus e Liverpool estão atentos ao médio brasileiro dos Guerreiros do Minho, mas também o Manchester United se fará representar no Minho, de acordo com A Bola, tal como o Barça que terá emissários para ver ambos os Danilos.
Internacional olímpico pelo Brasil, Danilo chegou esta época ao SC Braga mas a cobiça de vários emblemas europeus tem vindo a crescer, sendo que a Juventus foi o mais recente emblema a entrar na corrida pelo médio.
Já o interesse de vários "tubarões" europeus pelo portista Danilo não é novo e tem sido, de resto, um tema a dominar as conversas nos corredores do futebol português. Barcelona e Real Madrid estão na frente da corrida, sendo que os merengues levam ligeira vantagem, sendo certo que perante a cobiça, Pinto da Costa aguarda com serenidade a chegada das propostas para analisar com a sua estrutura.

ZEROZERO

Zav


Zav


Zav

SC BRAGA
«FC Porto tem um dos melhores plantéis dos últimos 30 anos» - Sérgio Conceição


O técnico dos arsenalistas fez ao início da tarde a antevisão do encontro frente FC Porto, salientando as dificuldades que espera encontrar.

«O FC Porto não fez um início de temporada à sua imagem, mas agora tem os seus princípios táticos muito bem definidos. Estão mais fortes do que na primeira volta. Sabemos que nos vão dificultar a vida, será um jogo exigente tanto a nível coletivo como individual, pois dispõem de excelentes jogadores em todos os setores do terreno. O Lopetegui tem feito um bom trabalho e acho que vai levar o FC Porto aos seus objetivos», referiu.

Os arsenalistas estão a um ponto do Sporting e do terceiro lugar que dá acesso à Liga dos Campeões, mas Sérgio Conceição não muda o discurso.

«Sou coerente com o meu discurso. Definimos um objetivo para o campeonato no início da época e, para já, estamos a cumprir com o que nos propusemos. Vocês querem que eu fale do Sporting mas eu não vou falar...», esclareceu.

Depois dos dragões, os bracarenses deslocam-se na próxima semana à Luz para defrontarem o Benfica, mas o treinador dos minhotos afirmou que não pensa nos encarnados mas que sabe que a sua equipa tem uma palavra a dizer na decisão do campeonato.

«O nosso foco é com o FC Porto. Se pensasse no Benfica, depois não fazia bem nem um, nem outro. Sabemos que temos uma palavra a dizer na luta pelo título mas o nosso objetivo passa por consolidarmos a nossa posição na tabela», frisou.

Quanto ao favorito para o encontro desta sexta-feira, o técnico arsenalista foi taxativo.

«O FC Porto é favorito. Tenho de concordar com o presidente do FC Porto quando diz que têm um dos melhores plantéis dos últimos trinta anos. No entanto, vamos lutar até ao fim pelos três pontos», garantiu.

Em relação à outra equipa que vai entrar em campo, a de arbitragem, Sérgio Conceição elogiou Jorge Sousa, dizendo que é um árbitro em quem confia.

«Jorge Sousa dá-me todas as garantias de um bom trabalho. É um dos melhores árbitros do futebol português e estou seguro de que fará tudo para fazer um bom trabalho», finalizou.

A BOLA

Zav

Sérgio Conceição: «FC Porto está mais forte do que na primeira volta»

RECONHECE DIFICULDADES MAS NÃO DESARMA

Sporting Braga e FC Porto somam cinco vitórias consecutivas no campeonato e amanhã defrontam-se no Minho. Sérgio Conceição não poupa elogios ao adversário, mas promete uma equipa ambiciosa para contrariar o favoritismo azul e branco.

"Estou de acordo com o presidente do FC Porto quando ele diz que tem um dos melhores plantéis dos últimos 30 anos. Há uma diferença muito grande em termos de orçamento e objetivos entre as duas equipas, mas devemos lutar pelos três pontos", apontou, quem saiu derrotado na 1.ª volta no Estádio do Dragão:

"O FC Porto agora está mais forte. É uma equipa mais consistente. Sem bola trabalha melhor do que na 1.ª volta e isso é fundamental para se ter sucesso."

Em relação à sua equipa, o treinador prometeu... mais do mesmo: "A nossa ambição é sempre a maior e muita gente confunde-a com agressividade. Lutamos exaustivamente pelo nosso objetivo e é isso que vai acontecer contra o FC Porto. Tal como eles, também precisámos de algum tempo no início da época para rotinar e automatizar os nossos princípios de jogo




Domingos Paciência: «FC Porto é favorito mas Sp. Braga pode transcender-se»

DOMINGOS PREVÊ DIFICULDADES PARA AMBOS

O treinador Domingos Paciência disse esta quinta-feira acreditar que o FC Porto "é favorito" para o encontro de sexta-feira contra um Sp. Braga que "no entanto poderá transcender-se", na 24.ª jornada da I Liga.

Domingos Paciência, que foi técnico dos bracarenses e jogador na turma dos azuis e brancos, antevê um "jogo difícil" no arranque da 24.ª jornada, em Braga, mas acredita que o FC Porto "parte em vantagem".

O treinador que esta época deixou o comando técnico do V. Setúbal à 17.ª jornada, falava aos jornalistas à margem da apresentação da Corrida do Dia do Pai, que vai decorrer no Porto a 15 de março, e, convidado a comentar o rumo do campeonato, disse desejar "sobretudo, que não aconteçam muitos mais casos".

Sobre o clássico do último fim de semana, que terminou com a vitória, por 3-0, do FC Porto sobre o Sporting, no Dragão, Domingos Paciência considerou que os leões, que também treinou, ficaram "se calhar" afastados "em definitivo" da luta pelo título, enquanto os dragões "mantêm a ambição".

"Há que esperar um percalço do Benfica [que é líder com 59 pontos, mais quatro que o FC Porto]. Tudo está em aberto", referiu Domingos Paciência que esta temporada está a viver um momento "diferente" e "especial" por ver o seu filho a atuar na equipa principal dos portistas.

Para o técnico, o facto de Gonçalo Paciência ter ganhado a confiança do treinador Julen Lopetegui, "é um motivo de grande satisfação".

"Se há uma coisa que nunca poderei negar são as origens, por isso é especial também por ser o FC Porto. Mas treiná-lo um dia, não. Acho que seria muito ingrato para ambos e existe a questão da melhor gestão do grupo de trabalho", descreveu Paciência.


RECORD

Zav

SÉRGIO CONCEIÇÃO
"FC Porto é favorito"


Sintonizado com Pinto da Costa, o treinador dos minhotos considera que este e um dos melhores plantéis dos últimos 30 anos dos dragões.
Sérgio Conceição tem noção de que vai defrontar um adversário com outro tipo de argumentos mas isso não lhe retira a ambição de conquistar a sexta vitoria seguida no campeonato.

"O FC Porto é favorito. Seria demagogia da minha parte não admitir isso. Estou de acordo com Pinto da Costa: este é um dos melhores plantéis dos últimos 30 anos. Há uma diferença evidente entre os clubes e os plantéis, mas queremos conquistar os três pontos", afirmou o treinador, que hoje vê um FC Porto "mais consistente e mais organizado sem bola". "Em todos os setores, o FC Porto tem grandes jogadores e um treinador com capacidade para levar a equipa aos objetivos definidos", elogiou.

"Não sou distraído ao ponto de não saber que se o FC Porto não ganhar fica com a vida mais difícil. Mas e um jogo muito importante tanto para o FC Porto como para o Braga", acrescentou, fugindo de novo à questão do terceiro lugar: "O nosso principal adversário somos nós. Querem que eu fale do Sporting, mas só estou a falar para não falar".

Por fim, uma palavra de confiança sobre Jorge Sousa, o árbitro do jogo. "É um dos melhores árbitros portugueses. O erro pode haver, mas sei que tudo fará para acertar", referiu o técnico.

O JOGO

Zav

Sérgio Conceição: «O favorito é o FC Porto, sem dúvida»

Treinador do Sp. Braga diz que as obrigações estão do outro lado e por isso apenas exige à equipa que lute «exaustivamente» pela vitória.

O Sp. Braga recebe esta sexta-feira o FC Porto, num dos grandes jogos da segunda volta do campeonato, sem nenhuma obrigação que não seja fazer um bom jogo e lutar exaustivamente pela vitória.

A garantia foi dada por Sérgio Conceição, que derramou as obrigações maiores para o lado adversário.

«O favorito é o FC Porto, sem dúvida nenhuma», referiu Sérgio Conceição.

«Seria demagogia minha dizer o contrário, por tudo, pela história, pelo plantel, pela diferença de orçamento e ambições. Estou de acordo com o presidente do FC Porto quando ele diz que talvez tenha atualmente dos melhores plantéis dos últimos 30 anos.»

Perante isto, a questão que se fez passou por saber o que pode esperar-se do Sp. Braga.

«O Sp. Braga pode e deve lutar pelos três pontos. A nossa ambição é sempre a maior, quem a vê confunde-a até com agressividade, mas somos uma equipa que luta exaustivamente pelos três pontos.»

É isso que Sérgio Conceição exige, sem colocar mais nenhum peso em cima do Sp. Braga para além do dever a si próprio, aos seus princípios e às suas ambições.

« A s dificuldades com o Porto, em casa ou fora, existem sempre.  O FC Porto tem jogadores de grande nível em todos os setores», referiu.

«Lopetegui está a fazer um bom trabalho. A equipa está mais forte, sem dúvida, está mais consistente. Sem bola trabalha melhor do que o que fazia no início, os jogadores têm essa consciência de que, para ganhar títulos, é preciso isso, entender bem a dimensão defensiva.  Por isso estamos conscientes das exigências e dificuldades que vamos encontrar.»


MAIS FUTEBOL

Zav

SP. BRAGA
Sérgio Conceição de acordo com Pinto da Costa


O treinador do Sporting de Braga está consciente da importância que o jogo com o FC Porto tem para os dragões. Promete luta diante de um adversário que considera favorito.

Pouco depois de Julen Lopetegui contornar comentário a uma declaração de Pinto da Costa sobre a qualidade do plantel do FC Porto, Sérgio Conceição não só comentou como manifestou total concordância com o presidente dos dragões.

Tal como Pinto da Costa, Sérgio Conceição também considera que "o plantel [do FC Porto] é o mais forte dos últimos 30 anos". Essa qualidade, contudo, não demove o treinador do Braga de lutar pela vitória. O reconhecimento do poder do adversário está longe de ser uma rendição e, apesar de atribuir favoritismo aos dragões, Sérgio sublinha que comanda uma "equipa ambiciosa".

O Braga vai a jogo consciente de que pela frente terá uma equipa mais consistente do que no início da época, com princípios bem definidos, com grande organização colectiva e individual, mas também entra segura de que dentro de campo poderá "equilibrar o desnível com ambição e com a qualidade dos jogadores".

Importante para o FC Porto. Importante para o Sp. Braga
Faltam 11 jogos para terminar o campeonato e a luta pelos objectivos definidos entra na fase decisiva. Sérgio Conceição está a par da importância que o jogo tem para o FC Porto, porque "perdendo fica mais longe" do título, mas ressalva que o desafio desta sexta-feira é "importantíssimo" para o Braga, de forma a consolidar a posição que ocupa.

Os minhotos estão no quarto lugar a um ponto do Sporting. A possibilidade de pisar o lugar mais baixo do pódio - dá acesso ao "play-off" da Liga dos Campeões - está ao alcance e é "com gosto" que o Braga assume a responsabilidade de lutar pelos lugares cimeiros.

Sporting de Braga e FC Porto defrontam-se esta sexta-feira, às 20h15, em jogo a contar para a 24ª jornada do campeonato. O encontro tem relato na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.


RR