News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Rio Ave 0-2 S.C.BRAGA - Comentários durante e após o jogo

Started by A.COSTA, 27 de February de 2015, 23:32

Previous topic - Next topic

A.COSTA

Fico impressionado como algumas pessoas que se dizem 'baraguistas' e que torcem pelo sucesso do Braga, andem a medir passes e meios passes ou a dirimir argumentos que tentem provar que a 'coisa tem andado mal'.

Para mim é simples: o Braga ganha, eu fico satisfeito. O Braga perde eu fico com azia. Se puder jogar bem quando ganha tanto melhor, mas se ganhar a jogar menos bem, é para o lado que eu durmo melhor.

Não me importava nada de ganhar a taça com um futebol menos espetacular (nem sei definir bem o que isso é). Festejava com imensa alegria.

Este Braga tem crescido imenso e tem aliado crescimento como equipa a resultados (sem eles nada faz sentido). Às vezes joga-se mal, mas quem é que em Portugal tem jogado sempre bem? Nenhuma equipa. Diria até que em cada fim de semana dá para 'eleger' uma equipa diferente a jogar 'bem' futebol. Consistência? Não vejo em nenhum lado. Claro que os resultados de alguns, com imensos favores arbitrais, ajudarão a criar uma imagem mais tardia de que 'tudo parece belo, quando pelo caminho houve diversas situações em que a 'beleza era desbeleza' (como diria Manuel Machado).

Não me importava mesmo nada de ganhar os 2 jogos que se seguem a jogar mal. Com vitórias morais não encho barriga.

As opiniões são o que são. Cada um tem as suas. Eu sou, por norma, mais pragmático do que romântico. O romantismo pode e deve ficar para outras situações da vida, como convém.  ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;)
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

sedas

Percebo quem critique o nosso futebol porque acha que devíamos jogar à Peseiro, dominar a bola trocá-la e fazer um jogo bonito de se ver e no fim olhar para os resultados e ver os jogos empatados a 4-4 ou perdidos por 4-5..

O que eu acho é que uma equipa como a nossa só consegue competir com outras com mais orçamento aperfeiçoando o contra-ataque e acima de tudo tendo uma defesa forte, pois não temos capacidade financeira para ter jogadores que só por eles decidem muitos jogos (como os tripas têm Jackson, os lagartos têm Nani ou os lampiões têm Gaitán). Já para não falar de não termos os favores de arbitragens que esses clubes têm e este ano com os pontos que já nos foram roubados estaríamos muito acima dos lagartos...

Infelizmente esta época não estamos na Europa, porque se estivéssemos o Sérgio Conceição já não seria criticado pois da forma como estamos a jogar (defendendo bem e contra-atacando de forma eficaz) tínhamos tudo para ir longe, como está a acontecer por exemplo na Taça de Portugal onde já ganhamos em Guimarães (na melhor fase deles) e na Luz..

Não é tão bonito de ver como no era no tempo de Jesus, Peseiro, ou (para os mais saudosos) Quinito mas é mais eficaz, e pelo menos na minha perspectiva, é preferível ver o Braga jogar feio e ganhar do que  jogar bonito e perder ou  empatar..

PAF

Quote from: Sérgio Gonçalves on 03 de March de 2015, 18:05
Quote from: PAF on 03 de March de 2015, 17:07
infelizmente para ti e felizmente para o Braga tens estado completamente errado.

PAF, desculpa, mas termino por aqui. Apenas para limpar o meu nome e para te corrigir, o meu maior interesse é o Braga, não é ter razão. Foi muito infeliz a tua tirada. Creio que desejo tanto quanto tu o melhor para o clube e não é por criticar algumas coisas que desejo o contrário. Se o Braga vencer sempre e todos os jogos desta forma para mim perfeito, porque é a vitoria que conta, mas continuo convicto que esta não é a melhor forma de conseguir a vitoria.

Eu não pretendo e muito menos pretendia tornar isto pessoal nem nada que se pareça como tu entendeste.
O "infelizmente para ti" que citaste é uma critica à tua opinião, não à tua pessoa obviamente.
Apenas me foquei na tua opinião que não concordando com ela (bem pelo contrário e por isso já várias vezes trocamos saudaveis argumentos) tem sido coerente desde o início da época (não gostas do estilo de jogo e sempre achaste que nunca teriamos grande futuro) e só por isso disse que tu tens estado errado felizmente para o Braga, e infelizmente para ti porque não tens acertado, simplesmente isso. E este argumento nunca o usaria com o argumento que és menos braguista ou que desejas a derrota do Braga por teres essa opinião. Se há coisa que nunca fiz nem nunca farei é dizer que alguém é menos ou mais  do Braga pela sua opinião, era o que faltava.
Por fim obviamente não me custa nada pedir desculpa se levaste isso como uma "ofensa" pessoal.

Não era uma critica à tua pessoa apenas à tua opinião que diga-se já por mais que uma vez vimos trocando argumentos.


rpo.castro

Aconselhava a todos em particular ao Sérgio Gonçalves a (re) leitura do post do Olho Vivo em http://www.superbraga.com/forum/index.php/topic,24361.0.html Sérgio Conceição, o nosso treinador

Julgo que há aqui uma questão semântica e que resulta em confudir em não jogar nada e não jogar um futebol bonito, assim como a estratégia definida por SC em entregar a bola ao adversário, com falta de estratégia ou defender mal.

Obviamente que o que interessa em primeiro lugar são os resultados. Temos. Em seguida estratégia, fio de jogo (coisa que ano passado não havia) e que sem isso ficamos dependentes da sorte e de rasgos individuais. E isso temos. Podemos é não gostar/concordar. E por último se der, jogar bonito. Mas quem joga bonito hoje? Bayern? Toda a gente sabe que o futebol está cada vez mais tático e menos espetacular, mais dependente dos resultados. Até na última CAN se viu as equipas preocupadas em defender.

É verdade que o futebol praticado, comparado com o de Domingos e Jardim apresenta uma diferença que está na entrega de bola ao adversário na parte final do jogo ao invés de descansarmos com o jogo. E é verdade que para o adepto é incómodo, pois cada vez que estamos a defender estamos a sentir perigo (mesmo não o existindo) mas também é verdade que com essa posse de bola as equipas adversárias não têm conseguido fazer grande mossa, e isto não é (só) sorte.

Estámos claramente a superar as expectativas iniciais, quer pelo destastre JF quer pela revolução no plantel. Agora claro que todos ficaram desapontados com jogos maus que fizemos e que perdemos pontos por culpa própria (como Arouca ou Académica) e neste momento depois de já termos visto o que a equipa pode fazer, pensar "como não ganhámos aquele jogo" e julgo que é aqui que os críticos pegam, mas não é razão para esquecer tudo o resto e arrasar com todo o trabalho feito.

Por outro lado, o campeonato está nivelado por baixo. O nível das equipas "europeias" afastou-se ainda mais dos grandes e forma agora um grande pelotão a meio da tabela, mas isto não é deste ano, mas uma tendência  que se vai agravar na medida em que os grandes ficam com uma fatia maior, as receitas dos pequenos diminuem, os estádios esvaziam, e todos compram jogadores no estrangeiro, não alimentando os clubes pequenos.

Para ano 0 se conseguirmos o 4º lugar estará conseguido. Com taça será excelente. 3º lugar fenomenal.
estou curioso para ver a próxima época de SC com jogos europeus.

Sinceramente tenho 2 sonhos: que não se destrua a equipa no mercado de verão e que SC consiga elevar a nossa forma de jogar (não em termos de futebol bonito, mas ter alternativas de modelo de jogo para quando as transições não funcionam) mas sinceramente não estou a a ver a acontecer, porque regredimos anos em apenas uma época (em que perdemos em todos os campos: desportivo, económico, competitivo e a nível de ranking da UEFA) que demorará algum tempo a recuperar.

Jogue bem ou mal cá estarei para dar a minha opinião, e se a equipa tiver jogado mal (não confundir com "não-bonito") certamente terá críticas, mas não contem comigo para pedir cabeças sobretudo de quem tem feito se calhar mais do que o espectável (por exemplo a nível de espírito de grupo).

Treinadores destruidores têm de ser arrumados, agora treinadores com visões diferentes mas que cumprem o papel, já é tempo de parar de os correr e estabilizar a equipa.
Quem não sente não é filho de boa gente.