News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 18/02

Started by JotaCC, 18 de February de 2015, 08:06

Previous topic - Next topic

JotaCC

SC Braga: Goiano operado ao joelho vai parar um mês

Uma contrariedade. Marcelo Goiano vai estar ausente dos relvados durante, pelo menos, um mês, depois da lesão sofrida no último jogo da equipa B do Sp. Braga, da II Liga, em casa do Freamunde.
O lateral direito - que foi utilizado pelo técnico da equipa secundária dos arsenalistas, na lógica de rotatividade e sinergias entre os dois plantéis - vai ser hoje submetido a uma intervenção cirúrgica ao joelho direito, para debelar uma lesão meniscal interna. De acordo com informações avançadas pelo clube bracarense, a paragem prevista será de um mês, estando, assim, Goiano de regresso apenas em meados de Março. Contudo, o regresso aos relvados está sempre dependente do processo de recuperação.
O brasileiro vai ser operado hoje, em Braga, pelo Dr. João Lourenço, médico responsável pelo departamento clínico do Sp. Braga.
Com Marcelo Goiano fora do baralho, técnico Sérgio Conceição conta apenas com Baiano - o habitual titular da equipa - no plantel principal para os próximos desafios do Sp. Braga. Caso surja mais algum contratempo, o treinador arsenalista terá de adaptar algum dos laterais esquerdos - Djavan ou Tiago Gomes - ou chamar jogadores da equipa B. Neste caso, há dois atletas que podem juntar-se aos treinos dos guerreiros: Thales e Oto'o.
Outra das hipóteses e, aliás, já testada em alguns jogos, passa pela adaptação de Salvador Agra à asa direita da defesa.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

CONCEIÇÃO COM LUGAR NA ELITE
HISTÓRIA Só Domingos teve uma taxa de sucesso superior nos primeiros 30 jogos

DOMINGOS ENTROU A SER ELIMINADO DA LIGA EUROPA, MAS ACABOU POR VENCER 83 POR CENTO DOS JOGOS EM 2009/10

O treinador faz o 30.º jogo no sábado e tem 62 por cento de vitórias. Aconteça o que acontecer, manterá uma percentagem superior a 60 por cento, barreira que só dois bateram nos últimos 20 anos de Braga
A época de estreia de Sérgio Conceição no Braga está ao nível das melhores do clube nos últimos 20 anos. O treinador natural de Coimbra cumpre no sábado, com o Nacional, o 30.º encontro oficial pelos bracarenses e pode regozijar-se de ter uma taxa de vitórias superior a 60 por cento, barreira que só dois dos antecessores lograram atingir ou ultrapassar em igual número de jogos: Domingos Paciência e Leonardo Jardim. O leceiro venceu 67 por cento das suas partidas em 2009/10, enquanto o madeirense saiu vencedor de 60 das que disputou na temporada de 2011/12, formando um clube de elite ao qual não parecia fácil aceder.No entanto, Conceição contrariou essa ideia e, aconteça o que acontecer com os madeirenses, passará a fazer parte dele, uma vez que, nas piores das hipóteses (empatando ou perdendo), igualará o registo do agora treinador do Mónaco.
À entrada para o 30.º encontro, Sérgio Conceição apresenta uma percentagem de sucesso de 62 por cento, fruto das 18 vitórias alcançadas até à data. A maior fatia é respeitante ao campeonato, até porque nesta época o Braga não participou nas provas europeias, depois de ter concluído 2013/14 num modesto nono lugar. Ao todo, foram 12 triunfos na I Liga, o mais mediático dos quais frente ao Benfica, na oitava jornada. A estes juntaram-se mais quatro na Taça de Portugal – também aqui as águias sucumbiram perante os arsenalistas, nos oitavos de final da competição – e dois na Taça da Liga.
Em duas dezenas de anos, o treinador recrutado no começo da temporada à Académica é o oitavo a chegar aos 30 encontros no clube da Cidade dos Arcebispos. Contudo, nem todos atingiram essa marca com uma percentagem de vitórias acima dos 50 por cento. Jesualdo Ferreira, o primeiro treinador contratado na era António Salvador, iniciada em 2003, foi o mais notável. O professor entrou a meio da época 2002/03, quando a equipa lutava desesperadamente para escapar à descida à II Liga, e acabou por vencer apenas um dos seus primeiros jogos, embora tenha conseguido o objetivo principal. Por isso, quando chegou aos 30, a taxa de sucesso era de apenas 47 por cento.
Seja como for, o número de Jesualdo nem é tão mau quando comparado com o de Manuel Cajuda ou de Fernando Castro Santos. O algarvio, que marcou a década de 1990 nos arsenalistas, só venceu 37 por cento das 30 partidas, ao passo que o espanhol, despedido por Salvador no final de março de 2003, ganhou apenas 33 por cento.
Apesar de o discurso para o exterior apontar apenas a um lugar entre os quatro primeiros do campeonato, a verdade é que Sérgio Conceição não despreza a possibilidade de imitar Domingos e Jardim, que na época de estreia em Braga terminaram no pódio. O conimbricense não está longe. Mas ainda há quatro pontos a separá-lo da meta.

DADOS

PERCENTAGEM
Sérgio Conceição ganhou 57 por cento dos encontros que realizou pelo Braga para o campeonato
PÓDIO
Domingos Paciência e Leonardo Jardim foram os únicos treinadores a concluir a temporada de estreia no pódio do campeonato
CAMPEONATO
Para a I Liga, Sérgio Conceição, 40 anos, já soma 86 partidas disputadas. No Olhanense, onde se estreou no escalão maior, fez 30; na Académica cumpriu 35; no Braga leva 21
CARREIRA
Em Portugal, Sérgio Conceição já disputou 104 jogos, em todas as competições: Braga (29), Académica (41), Olhanense (34)




BÊS ABEL ORGULHOSO POR VOLTAR "A CASA"

Escolhido para tentar evitar a descida do Braga B ao CNS, Abel Ferreira referiu ao sítio do clube arsenalista que "é um orgulho voltar a casa". "Numa altura em que eu precisei, enquanto jogador, o clube abriu-me essa porta. E no momento em que o clube precisa de ajuda, estou aqui com alma de guerreiro para dar tudo de mim e ajudá-lo a alcançar os objetivos", avançou o técnico.



ADEPTOS PEDRO SANTOS DISTINGUIDO

Pedro Santos sucede a... Pedro Santos como Melhor Guerreiro da Partida, numa eleição dos adeptos arsenalistas realizada semanalmente no Facebook do Braga. Ao contrário do que sucedeu contra o Estoril, o extremo esquerdino não marcou ao Arouca – Zé Luís e Éder assinaram os dois golos –, mas causou muitos problemas aos defesas durante os 90 minutos.


3 QUESTÕES A MIGUEL GUIMARÃES
"Preferia o terceiro lugar a ganhar a Taça"

1 Com uma percentagem de sucesso superior a 60 por cento nos primeiros 29 jogos da época, até onde pensa que pode chegar o Braga?
—Estou convencido de que, se o Braga mantiver o nível exibicional que vem revelando até agora, poderá chegar ao terceiro lugar. O quarto parece-me que está facilmente ao nosso alcance, porque julgo que estamos mais consistentes do que o Vitória de Guimarães nesta fase da temporada e temos um banco com melhores soluções. Além disso, julgo que temos capacidade para atingir a final da Taça de Portugal e até vencê-la. Tenho uma fé inabalável de que é desta que vamos chegar ao Jamor.

2 O quarto lugar atual está dentro das expectativas ou acredita que a equipa poderia ter feito mais até aqui?
—Penso que a nossa posição se coaduna com o que temos feito. Convém lembrar que o Braga não tem um orçamento como o do Sporting e que, mesmo assim, está a uma distância de quatro pontos. Por isso, acho que ninguém exige que faça melhor e que acabe no terceiro lugar; digamos que apenas é desejável. Mas aquela derrota com o Sporting, no último minuto, foi uma grande facada. Espero que isso não pese nas contas finais, caso contrário o amargo de boca será ainda maior.

3 Se tivesse de optar entre investir tudo na vitória na Taça de Portugal ou na conquista do terceiro lugar, o que faria?
—Escolheria o terceiro lugar. Percebo que a Taça de Portugal seja muito importante em termos históricos, porque representa a conquista de um troféu. No entanto, o apuramento para a pré-eliminatória da Liga dos Campeões seria muito importante em termos financeiros. Acho que ninguém terá de fazer essa opção, mas eu preferia o terceiro lugar à Taça de Portugal.



Marcelo Goiano é operado hoje e pára um mês
INFELICIDADE Lateral queixou-se do joelho direito e foi-lhe detetada uma lesão meniscal

Brasileiro sofreu a segunda lesão esta temporada e, desta vez, vai falhar os importantes jogos com o Rio Ave (I Liga e Taça de Portugal), FC Porto e Benfica, entre outros

Azar de Goiano começou na segunda ronda, com uma entorse
O azar tem marcado a primeira época de Marcelo Goiano em Braga. Depois de ter passado todo o mês de setembro no departamento médico, devido a uma entorse no tornozelo direito sofrida frente ao Moreirense, o lateral-direito tem pela frente mais um longo período de paragem. O brasileiro apresentou queixas no joelho direito após o encontro em Freamunde, onde esteve ao serviço da equipa B, e os exames entretanto realizados detetaram-lhe uma lesão meniscal. Por isso, será submetido, hoje, a uma intervenção cirúrgica, conduzida pelo médico João Lourenço, para resolver o problema.
A espiral negativa de Marcelo Goiano começou logo à segunda jornada, em Moreira de Cónegos. O jogador contratado à Académica no defeso até começou a época como titular, relegando Baiano para a bancada, mas uma entorse no tornozelo direito impediu-o de alinharnos cinco jogos seguintes, frente a Estoril, Arouca, Nacional, Rio Ave e FC Porto. A ocasião foi aproveitada pelo concorrente para se fixar no onze e, desde então, Goiano tem jogado de forma esporádica, acabando até por ser "emprestado" à equipa B em alguns fins de semana. Agora, com este problema no joelho, só deverá regressar à competição no começo de abril, falhando as importantes partidas com o Rio Ave, da I Liga e da primeira mão das meias- finais da Taça de Portugal, bem como as partidas contra FC Porto e Benfica, ambas para o campeonato.
Com a paragem de Goiano, Baiano passou a ser o único lateral-direito de raiz disponível para Sérgio Conceição. Contudo, o treinador poderá sempre adaptar Salvador Agra ao lugar, como, de resto, sucedeu frente aos cónegos. Baiano é, agora, o único lateral direito de raiz disponível, mas Conceição poderá sempre adaptar Salvador Agra ao lugar.



Dupla em contraciclo

A lesão de Marcelo Goiano significou uma má notícia para Sérgio Conceição, mas o treinador também recebeu uma positiva durante o dia de ontem. Pardo e Boly, que se encontravam a trabalhar à parte nas últimas semanas, devido a lesão, começaram, finalmente, a treinar incluídos no grupo. No entanto, o colombiano e o francês ainda não cumprem a totalidade dos exercícios, pelo que muito dificilmente serão chamados para a receção ao Nacional, no sábado.

O JOGO

JotaCC

GOIANO FALHA PLANO DE ROTAÇÃO
Defesa direito é hoje operado a um joelho e fica um mês inativo, fase em que a equipa tem seis jogos

MARCELO GOIANO só volta a jogar na primavera. O defesa brasileiro lesionou-se no joelho direito, no sábado, quando jogava em Freamunde, pela equipa B do Braga, em jogo da 2.ª Liga.

Marcelo Goiano foi rodar na equipa B e acabou por contrair lesão que o obriga a ir à faca
O lateral, de 27 anos, será hoje operado, para tratamento de lesão meniscal interna. As previsões apontam para paragem de um mês, o que impede Goiano de entrar no plano de rotação que certamente Sérgio Conceição colocará em prática, sobretudo nos primeiros 15 dias de março, altura em que o Braga joga com o Rio Ave (duas vezes, Liga e Taça de Portugal), F. C. Porto e Benfica (Liga). Mas, no total, deve falhar seis jogos.
O também brasileiro Baiano passa a ser a única solução de raiz no flanco direito defensivo, ele que tem jogado na maior parte das vezes. Marcelo Goiano (ex-Académica), chegou nesta época à "Pedreira", acompanhando o trajeto do técnico Sérgio Conceição e foi sobretudo utilizado no período de maior sobrecarga competitiva, devido à participação do Braga na Taça da Liga e na Taça de Portugal. Tem oito jogos pela equipa principal e dois pela B.
Pardo e Boly quase aptos
A situação clínica de Pardo e de Boly tem evoluído favoravelmente. Os dois jogadores já começaram a fazer treino integrado, embora ainda não cumprindo todos os exercícios. À partida, ainda não devem chamados para a receção de sábado (17 horas, Sport TV1), ao Nacional, da 22.ª jornada da Liga.



AVENTURAS DE MAMOKE NA IMPRENSA INGLESA

A história de Mamoke Akaunu, avançado inglês de 18 anos que nos últimos dias esteve à experiência nos sub-19 do Braga, foi ontem retratada pela imprensa inglesa, onde surge equipado à guerreiro. Segundo o portal "Pendle Today", o jogador foi descoberto o mês passado nas ruas de Liverpool e ingressou no Nelson FC, clube amador da cidade dos Beatles. A publicação conta que o dianteiro tem despertado a cobiça de vários clubes europeus e, antes de viajar para Braga, esteve a prestar provas no Sporting. Em breve, Mamoke deverá definir o futuro.

JN

JotaCC

ESTORIL BRAGA TENTOU ALAMPASU

Dele Alampasu, guarda-redes nigeriano contratado pelo Estoril para a próxima época, admitiu que esteve perto de assinar pelo Braga. "Passei os testes médicos, mas depois disseram que não tinham dinheiro para me contratar. O Estoril veio em meu socorro e assinei um contrato de quatro anos", disse o jovem de 18 anos, em declarações ao portal "All Africa".

O JOGO

JotaCC


JotaCC


JotaCC


JotaCC


Bruno3429

FPF já agendou primeira mão da Taça

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) já agendou as datas dos jogos da primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal.

O Nacional recebe o Sporting a 5 de março, pelas 20.15 h, e o SC Braga recebe o Rio Ave a 7 de abril, à mesma hora.

Os dois desafios terão a cobertura televisiva em direto da SportTv.

A Bola