News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Fim da 1ª volta - Análise e futurologia

Started by rpo.castro, 18 de January de 2015, 20:32

Previous topic - Next topic

rpo.castro

Terminada a primeira volta, e em pleno Mercado de Inverno, eis o tempo de fazer o balanço da primeira metade da época, e antecipar o que se seguirá.

Desafio-vos a darem a vossa opinião, as expectativas, o que correu bem o que correu menos bem e o que poderemos esperar. Gostaria também que dedicassem umas breves linhas curtas a analisar os restantes clubes: qualificação europeia, descidas, surpresas e flop's.

Espero que seja uma oportunidade para voltarmos a ter o prazer de ver análises bem cuidadas e estruturadas, com a vantagem de não exigirem um pouco de distanciamento (menos a quente portanto).
Quem não sente não é filho de boa gente.

rpo.castro

A época começou sob o tom de renovação, outra coisa não seria de esperar depois de uma época como há muito não se via. Nova equipa técnica, nova filosofia, novos jogadores.
No entanto, cedo se viu que alguns dos problemas detectados nas épocas anteriores se manteriam, sendo os mais flagrantes os laterais, e o meio campo.
Pardo em alta rotação e um super Danilo têm sido aqueles que recebem sinal mais.  Os laterais (sobretudo do lado esquerdo) e Éder são aqueles que mais têm destacado pela negativa. Pedro Tiba começou bem mas perde gás a cada jogo.
Sobre a equipa, os objectivos foram definidos: Europa e chegar o mais longe possível nas taças. Todos ainda possíveis.
Irregularidade, especialmente fora tem sido o mote desta equipa. Bem em jogos de elevada dificuldade (Benfica (2x), Dragão e em Espanha) é fora que esta equipa se sente peixe fora de água. Os poucos pontos conquistados fora de portas disso são indicadores, mas as exibições com Nacional (1ª P), Académica, Marítimo foram más de mais. A tudo isto se juntou a um excesso de euforia que a certa altura invadiu quer jogadores quer adeptos.
Continuamos a assistir a roubos sistemáticos e a uma autêntica agressão da CS. Incomodámos muita gente, ainda não percebi bem porquê, pois a nossa época de ouro passou. São os oportunistas que se aproveitam para dar pancada em quem já está a levar, pois sozinhos levavam no focinho.
----
Antevejo assaltos à mão armada com os 3 metralhas, um jogo quentinho na nossa segunda deslocação internacional, e dificuldades no Boavista. Esta 2ª parte parece-me ter a vantagem de defrontarmos as equipas mais pequenas em casa, e as de meio da tabela fora. Contra-senso? Talvez, mas temos tido mais dificuldades em equipas fechadas.
Encontramo-nos em 5º, e se há partida não desdenharia desta posição, estar atrás dos espanhóis custa, não por serem quem são, mas pelo pouco que jogam. Acredito que a ordem entre os 3 estarolas se mantenha. A 4ª posição dependerá do que formos capazes de fazer, e se não houver ilusões.

Sobre o 6º lugar, espero uma luta interessante entre belenenses, Rio Ave, Paços e Estoril. Estes últimos com mais qualidade, mas irregulares. E o que esperar da surpresa Moreirense? Apenas uma época tranquila?
Na descida, Gil Vicente terá os pregos quase todos cravados no caixão, e o Penafiel dependerá mais de terceiros do que de si, pois plantel não tem nem haverá reforços, por isso é só esperar que Académica e Setúbal  (sobretudo este) continuem a desaproveitar a matéria prima que têm entre mãos, não a entregando a mãos capazes.  A Académica é o reflexo de uma época preparada às 3 pancadas, e um exemplo de como estragar tudo que foi feito (Pedro Emanuel e Sérgio Conceição), e Paulo Sérgio será mais vítima que culpado, mas tem equipa para mais.
-----
Nas Taças, na de Portugal re-encontro com o nosso mais recentes Nemésis. Se não entrarmos em revenches e jogos mentais temos tudo para ganhar (esta equipa tem mais futebol, mas menos matreirice). Acredito no Jamor. Depois lá é 50-50.
A Taça da Liga, essa já foi na Madeira, é pena, pois jogos nunca são a mais, principalmente se queremos ir à Europa (e não fazer como ano passado).
Quem não sente não é filho de boa gente.

comandantX

De novo, no fim da primeira volta e apenas contemplando os resultados entre os 5 primeiros classificados se compreende o lugar que ocupamos:

Lamps: 7 pontos
murcs: 5 pontos
lagarts: 5 pontos
espans: 5 pontos
SCB: 4 pontos

vamos aguardar pelo desfecho dos lagarts contra o rio ave para concluir se aquela infeljcidade nos desconto do penultimo jogo nao vai pesar na decisao do 3o lugar no final.

Lesões poremos condicionar a segunda volta, mas temos de ganhar jogos-chave se queremos terminar no pódio, i.e., 3o lugar. E temos apenas o jogo contra o porto em casa na disputa com a cabeça do pelotão. Em março e abril vamos ver se temos agarrar a 110% a oportunidade de ir a Europa pela segunda via, a taça, ou se a final vai ser o corolário de uma grande épocaNo fim da primeira volta e apenas contemplando os resultados entre os 5 primeiros classificados se compreende o lugar que ocupamos:

Lamps: 7 pontos
murcs: 5 pontos
lagarts: 5 pontos
espans: 5 pontos
SCB: 4 pontos

vamos aguardar pelo desfecho dos lagarts contra o rio ave para concluir se aquela infeljcidade nos desconto do penultimo jogo nao vai pesar na decisao do 3o lugar no final.
Braga - Capital Histórica do Noroeste Peninsular

Legião

No geral penso que o saldo é positivo não podemos esquecer que é a primeira época de Sérgio Conceição e que teve que começar do 0 para não dizer - 1 visto que a época passada ficamos com a equipa em cacos. Estamos na meia-final da Taça de Portugal e quem sabe se na 4ª feira não ganhamos ao Porto em casa e estamos outra vez na luta pela Taça da Liga.

A 2ª volta vai ser complicada mas se mantivermos o registo que temos tido na Pedreira e se melhorarmos nos jogos fora podemos ainda fazer uma época bastante interessante.

Há uma coisa que SC trouxe de volta foi o espírito Gverreiro e esse dá muitos pontos ;)
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

easy_scb

Não foi uma primeira volta perfeita. Demorámos imenso a trilhar o caminho das vitórias fora, e tivemos alguma derrotas estúpidas (para não dizer outra coisa). Se a derrota com o Sporting aconteceu, a derrota com o Marítimo não pode acontecer...não depois de estar em vantagem.

Devemos colocar o nosso foco em melhorar a pontuação, mantendo os jogos que resultaram em vitória e somando pontos nos que demonstramos dificuldades.

Da análise ao calendário da 2ª volta temos um naipe de jogos em casa que são claramente para vencer.

Exceptuando o jogo com o Porto que é manifestamente o mais complicado, temos Arouca, Penafiel, Académica e Setúbal que se quedam como aflitos no fim desta 1ª volta.

Temos também os madeirenses Nacional e Marítimo que andam muito longe da zona europeia, acabando por ser apenas Belenenses (que este ano perdeu já na Pedreira) e Moreirense os clubes da primeira metade da tabela com quem teremos que jogar em casa.

Já fora as coisas estarão mais complicadas. Teremos saídas à Luz, a Alvalade e a Espanha. Apesar de já termos vencido em dois destes 3 campos esta época, considero que serão jogos igualmente complicadíssimos.

Estoril, Paços de Ferreira e Rio Ave serão deslocações difíceis pela valia dos seus plantéis.

Apenas os jogos com Gil Vicente e Boavista me parece que serão, e no plano teórico, mais acessíveis.

Em suma esta 2ª volta será um apelo à capacidade de superação da equipa. Acima de tudo aquele conjunto de deslocações difíceis serão uma prova à valia da equipa. Valha-nos o facto de nos apresentarmos bem contra equipas que desejam discutir o jogo conosco de igual para igual.

E ainda há Taça...

rpo.castro

Quote from: comandantX on 18 de January de 2015, 20:52
Lesões poremos condicionar a segunda volta, mas temos de ganhar jogos-chave se queremos terminar no pódio, i.e., 3o lugar. E temos apenas o jogo contra o porto em casa na disputa com a cabeça do pelotão. Em março e abril vamos ver se temos agarrar a 110% a oportunidade de ir a Europa pela segunda via, a taça, ou se a final vai ser o corolário de uma grande épocaNo fim da primeira volta e apenas contemplando os resultados entre os 5 primeiros classificados se compreende o lugar que ocupamos:
Taça só dá acesso (a partir já deste ano) ao vencedor, pelo que se formos ao Jamor, temos de ir com a qualificação já assegurada.
Quem não sente não é filho de boa gente.

Casimiro9

O plantel precisa de ser reforçado, seja com novas aquisições, seja com promoções da equipa B.
Neste momento, se houver um impedimento nalgum jogador do trio de meio-campo DANILO-TIBA-MICAEL, não estou a ver alternativas para os substituir. Custódio já foi embora, Mauro e Luiz Carlos estão a anos-luz.
Nas alas, também não me parece que Agra ou Pedro Santos sejam capazes de se assumir como titulares, no caso de baixas de Rafa ou Pardo. Aliás, preocupa-me a lesão do colombiano, esperemos que não seja grave.
No eixo do ataque, agora que temos o Zé Luís a concorrer com o Éder, estamos melhor.

Cmcorreia

Finalizada a 1ª volta para mim campeonato está muito fraquinho no geral!!!
Interpretes mais fracos, maestros mais fracos, futebol mais fraco...

No que respeita ao nosso SCBraga, em termos meramente pontuais, estamos dentro da minha expectativa inicial (fizemos 31 pontos, se fizermos uma 2ª volta igual dará 62 pontos, o que julgo será suficiente para a conquista de um lugar europeu), sendo que depois de jogados os jogos todos poderíamos ter mais 6/7 pontos.

O busílis da questão para mim coloca-se no modelo de jogo que SC implementou aqui em Braga. Já o disse mais que uma vez, que não é o meu preferido, que preferia um modelo que nos permitisse jogar de outra forma, com um futebol mais afirmativo, com mais capacidade para gerir a posse de bola, com mais paciência e inteligência na hora de atacar, com um sistema defensivo que não permitisse ao adversário criar situações reais de golo (sim porque apesar de poucos golos sofridos nos permitimos muitas jogadas de perigo aos adversários).
E para ressalvar esta minha posição realço que não estou a dizer que com outro modelo teríamos mais pontos, isso não consigo dizer porque o futebol é muito aleatório, o que eu quero dizer é que com outro modelo estaríamos mais perto de vencer mais jogos e sem parecer que era feito tudo só com a vontade e habilidade dos jogadores!!

Já se viu que o modelo que SC implementou (e julga o mais adequado), e que já se vislumbrava na pré-época, é este, e que poucas mudanças irá ter, logo julgo que a nossa 2ª volta será semelhante à 1ª, sendo que (como alguém já referiu) esta 2ª volta nos apresenta jogos fora de casa teoricamente com adversários mais poderosos, o que (e até parece contra senso) até nos poderá vir a beneficiar...
Resumindo em termos pontuais não está mal, mas atendendo ao panorama geral e vendo a qualidade do nosso plantel julgo que poderíamos estar melhor em termos de modelo de jogo e consistência exibicional, com este modelo teremos muitas dificuldades contra os "Setubeis" desta liga, e esses são a maioria...


Na taça está tudo em aberto (mas ainda é uma prova mais aleatória que a Liga que é mais de regularidade), mas cuidado com este Rio Ave, porque irá com certeza criar problemas, saibamos contraria-los!!
Cláudio Correia

Robalo

Por falar em futurologia,só de pensar que o pedro proença vai terminar a carreira este verão por isso deve ser premiado com  a final da taça....ja me tira o sono..

Sérgio Gonçalves

Quote from: Robalo on 20 de January de 2015, 16:39
Por falar em futurologia,só de pensar que o pedro proença vai terminar a carreira este verão por isso deve ser premiado com  a final da taça....ja me tira o sono..

Acho que esse Sr não apita mais nenhum jogo.
Sócio nº 2014

Robalo

Quote from: Sérgio Gonçalves on 23 de January de 2015, 11:48
Quote from: Robalo on 20 de January de 2015, 16:39
Por falar em futurologia,só de pensar que o pedro proença vai terminar a carreira este verão por isso deve ser premiado com  a final da taça....ja me tira o sono..

Acho que esse Sr não apita mais nenhum jogo.

Pois a minha duvida é se terminou ja ou so no final da epoca....

Se ja terminou,sobra o paulo batista que termina em junho a carreira :-X :-X

Sérgio Gonçalves

Sócio nº 2014

rpo.castro

Quote from: Robalo on 23 de January de 2015, 11:53
Quote from: Sérgio Gonçalves on 23 de January de 2015, 11:48
Quote from: Robalo on 20 de January de 2015, 16:39
Por falar em futurologia,só de pensar que o pedro proença vai terminar a carreira este verão por isso deve ser premiado com  a final da taça....ja me tira o sono..

Acho que esse Sr não apita mais nenhum jogo.

Pois a minha duvida é se terminou ja ou so no final da epoca....

Se ja terminou,sobra o paulo batista que termina em junho a carreira :-X :-X
Terminou agora
Quem não sente não é filho de boa gente.

luis67

Eu não me importava de ter o Proença na final da Taça.É porque lá estaremos.
A lagartagem já dá a taça como conquistada; nas redes sociais e nos fóruns falam como se fosse já um facto consumado.
A nós cabe-nos, com toda a HUMILDADE, ganhar ao Rio Ave. Isso preocupa-me, porque a equipa, por vezes, revela alguns tiques de vedetismo. E agora sem o Felipe...

No campeonato, temos de ser mais coerentes, mais regulares. Ainda não percebi como é que se dá uma goleada e depois se faz um jogo miserável com um adversário de qualidade idêntica.
Não percebo mas dou um palpite: falta de maturidade enquanto equipa; é preciso ser mais sério, encarar as partidas todas da mesma forma!

Agora há um problema acrescido: a saída mais que provável do Santos. Mesmo que os gregos não cheguem aos 10 milhões, o Salvador não vai conseguir segurá-lo, principalmente porque o jogador já manifestou vontade de sair :(

Robalo

Na segunda volta visitamos :

- estoril,rio ave,guimaraes,sporting,benfica,paços de ferreira....atendendo as nossas exibições nos jogos fora,é no minimo preocupante o que pode estar para vir...

agarb13

Quote from: Robalo on 27 de January de 2015, 16:04
Na segunda volta visitamos :

- estoril,rio ave,guimaraes,sporting,benfica,paços de ferreira....atendendo as nossas exibições nos jogos fora,é no minimo preocupante o que pode estar para vir...
Visto que contra equipas com qualidade jogamos bem fora, pode ser que corra bem...

Robalo

Com 5 jornadas da segunda volta jogadas,temos vantagem em confronto direto com esses 5 adversarios..