News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 10/02

Started by JotaCC, 10 de February de 2015, 08:05

Previous topic - Next topic

JotaCC

Proeza de Conceição e moral em alta na pedreira

ONZE VITÓRIAS em 20 jornadas, a última, anteontem, no Estoril, com uma boa exibição e resultado inequívoco (2-0). No assalto ao quarto lugar da Liga, o Braga ainda celebra o gozo particular que foi a ultrapassagem do rival Vitória de Guimarães. E Sérgio Conceição atingiu, à terceira ronda da segunda volta, o mesmo número de pontos que a equipa arsenalista conquistou na última época.

Sérgio Conceição ganhou 11 dos 20 jogos na Liga
Está bem que 2013/14 foi a pior época da era Salvador e não é a melhor referência, mas o certo é que o treinador do Braga soma já mais um triunfo do que os obtidos em toda a temporada passada.
De passagem, o Braga superou outra dura provação, a da sucessão de lesões e de castigos, que obrigaram Conceição a remendar e improvisar, sobretudo na defesa. A equipa pagou em "cash", nas derrotas com o Marítimo, com o Sporting e com o Boavista, mas o encadeamento de dois triunfos seguidos, com o Moreirense e com o Estoril, devolveu os sorrisos aos arsenalistas, que abordarão a segunda metade da época com o moral em alta e com todos os grandes objetivos no horizonte: além da Liga, pela qual podem aceder à Champions, nem que seja pela via de uma pré-eliminatória, ainda têm a Taça de Portugal na mira (as meias-finais, com o Rio Ave, têm a primeira mão marcada para o início de março).
No treino de ontem, apenas faltaram o central Boly e o atacante Pardo, que continuam em fase de recuperação de lesões mais demoradas. O plantel gozará, hoje, um dia de folga e retoma os treinos já amanhã, à tarde, no início da preparação do jogo da 21.ª jornada da Liga, a disputar, no domingo, com o Arouca.



ALAN E RAFA PARA A VAGA DE MICAEL

Mais uma baixa e mais uma vez o treinador do Braga terá de encontrar solução, agora para compor o meio-campo. Suspenso por abuso de cartão amarelos (completou uma série de cinco), Ruben Micael não poderá jogar com o Arouca, na 21.ª jornada. A alternativa mais evidente parece ser o inoxidável Alan, mas Sérgio Conceição também poderá entregar a posição "10" a Rafa.

JN

JotaCC

MARCA DE JESUALDO SOB AMEAÇA
HISTÓRIA Atual média de pontos permite a Sérgio Conceição sonhar com a melhor pontuação de sempre do clube numa liga com 34 jornadas

Com deslocações à Luz, a Alvalade e ao D. Afonso Henriques pela frente, bem como uma receção ao FC Porto, o Braga procura superar o registo de 58 pontos obtido por duas vezes com o Professor

Igualado o total de pontos conquistados em toda a época passada (37), fruto de uma vitória confortável frente ao Estoril, o Braga ameaça seriamente a melhor pontuação obtida pelo clube num campeonato com 34 jornadas. A marca está na posse das equipas de 2004/05 e 2005/06, orientadas por Jesualdo Ferreira,que encerraram as respetivas ligas com um total de 58 pontos conquistados. Para o lograr, a formação de Sérgio Conceição apenas precisa de manter a atual média (1,9) de pontos nas 14 jornadas que restam até cair o pano sobre a competição, já que, dessa forma, atingiria um total de 64 pontos.
Em comparação com os outros campeonatos com 34 jornadas, que sofreram um interregno de oito temporadas (de 2005/06 até à atual), este Braga nem é o que apresenta a melhor pontuação à 20.ª jornada. Esse registo pertence a Jesualdo Ferreira, que em 2005/06 chegou a esta fase da competição com mais dois pontos conquistados que o atual: 39. O problema surgiu a partir daí, já que Wender, João Tomás e companhia só viriam a ganhar cinco dos últimos 14 jogos, nunca mais largando o quarto lugar.
Se Jesualdo Ferreira não teve uma reta final de campeonato fácil, Sérgio Conceição também não o terá. Pela frente ainda há uma deslocação ao Estádio da Luz, onde os bracarenses nunca ganharam para o campeonato – o triunfo deste ano, recorde-se, foi para a Taça de Portugal –, uma ao Estádio de Alvalade e outra ao D. Afonso Henriques. Além disso, há ainda uma partida em casa com o FC Porto, e estas estão longe de ser um passeio.
Seja como for, a serem atingidos os 64 pontos, Sérgio Conceição não só bateria os registos do homem que lançou as bases para o Braga atual como passaria a ser o detentor da segunda melhor marca de sempre do clube na I Liga, destronando Leonardo Jardim (62 pontos em 2011/12). Só a de Domingos Paciência (71), obtida em 2009/10, época em que os arsenalistas lutaram com o Benfica pelo título até à derradeira jornada do campeonato, continuaria a ser a melhor. Contudo, tanto o treinador madeirense como o leceiro fizeram- no numa competição com apenas 30 rondas, tornando a comparação um exercício ligeiramente mais complicado.


MÉDIA 1,9
É a média de pontos por jornada do Braga nas 20 rondas disputadas no campeonato. A melhor da história pertence à equipa de Domingos Paciência, que terminou 2009/10 com 71 pontos em 30 jogos (média de 2,4).




3 QUESTÕES A ANTÓNIO DUARTE
"Podemos sonhar com o terceiro lugar"

1 Vê a equipa com capacidade para manter a atual média de pontos até ao final?
—Sim. Nota-se que a equipa está mais organizada, fruto da assimilação dos processos desejados pelo treinador, e mais adulta. Basta continuar a ser coletivamente forte.

2 Com a aproximação ao Sporting, é possível o Braga sonhar com o terceiro lugar?
—O objetivo traçado foi ficar entre os quatro primeiros lugares e esse até ao momento está a ser conseguido. Agora, com a ambição que temos demonstrado acho que podemos sonhar em ultrapassar o Sporting. No entanto, está longe de ser uma obrigação.

3 O que seria um final de época perfeito para o Braga?
—Aposto que todos os adeptos gostavam de ver o Braga regressar à Liga dos Campeões, mas o sonho de todos é conquistar a Taça de Portugal. Estamos bem colocados para chegar à final e por isso temos de acreditar que é possível.



AROUCA BILHETE DUPLO POR 5 EUROS

Agendado para o dia seguinte ao Dia dos Namorados, o Braga-Arouca poderá vir a contar com vários casais nas bancadas, uma vez que os arsenalistas estão a oferecer a possibilidade de os sócios adquirirem um bilhete duplo por cinco euros, podendo, dessa forma, ser acompanhados pela cara-metade. Os ingressos para o público variam entre os 8 e os 14 euros.



AGENDA PLANTEL GOZA DIA DE FOLGA

O dia seguinte ao triunfo na Amoreira (0-2), que possibilitou ao Braga ascender ao quarto lugar da I Liga, por troca com o Vitória de Guimarães, foi de recuperação para os jogadores que alinharam de início frente ao Estoril. Hoje, o plantel gozará um dia de folga e só amanhã, pelas 14h30, será dado o pontapé de saída na preparação para o encontro com o Arouca.



DUPLA PARDO E BOLY LIMITADOS

Sem competir desde a terceira semana de janeiro, altura em que sofreram lesões musculares, Pardo e Boly têm dado passos firmes no sentido do regresso aos treinos. Ontem, o colombiano e o francês limitaram-se a realizar treino condicionado, contudo espera-se que os dois comecem a ser paulatinamente integrados nos trabalhos de conjunto nos próximos dias.



CASTIGADO RÚBEN MICAEL DE FORA

Sérgio Conceição será obrigado a realizar pelo menos uma alteração no onze para a receção ao Arouca (domingo, 19h15), por culpa do cartão amarelo exibido a Rúben Micael frente ao Estoril, que foi o quinto do médio-ofensivo no campeonato. Alan, que entrou aos 78' frente à equipa canarinha, é o principal candidato a substitui-lo.



Sem um goleador caça-se com alas
GOLOS Pedro Santos marcou pelo segundo jogo consecutivo e fez o número de remates certeiros obtidos pelos extremos subir para 19

Os extremos valem 37 por cento da totalidade dos golos apontados pelo Braga nas provas que disputou esta época: I Liga, Taça de Portugal e Taça da Liga

Pardo é, a par de Éder, o melhor marcador dos arsenalistas esta temporada, com sete golos em todas as provas. Peso dos médios também consegue ser superior ao dos dois pontas de lança
A influência dos extremos no rendimento ofensivo do Braga é cada vez mais vincada. Sem um goleador assumido, como acontece com o FC Porto (Jackson Martínez) ou o Benfica (Jonas), os arsenalistas têm vivido da eficácia dos alas, que já renderam 19 dos 52 golos apontados em todas as competições disputadas esta temporada (I Liga,Taça de Portugal e Taça da Liga). Pardo tem sido o mais certeiro, com sete disparos na "mouche", mas Rafa e Pedro Santos já levam quatro e partilham o último lugar do pódio dos melhores marcadores da equipa com Zé Luís (ponta de lança), Rúben Micael (médio-ofensivo) e Santos (central). Sami (dois golos), agora no Vitória de Guimarães, Salvador Agra (um) e Fábio Martins, que alinha habitualmente pela equipa B, foram os outros extremos que também já fizeram o gosto ao pé em 2014/15.
O jogo com o Estoril, que o Braga venceu por 2-0, só serviu para confirmar a ideia de que a equipa de Sérgio Conceição depende menos dos pontas de lança do que as que seguem à sua frente no campeonato para acertar com a baliza adversária. De janeiro para cá, os bracarenses realizaram dez partidas, ganhando seis, empatando uma e perdendo três, e durante esse período fizeram um total de 19 golos, sendo que apenas dois foram assinados por Éder ou Zé Luís. Juntos, os dois dianteiros pesam menos (22 por cento) do que a totalidade dos médios (25 por cento), cuja principal função é municiar o ataque e não faturar em catadupa. Só a defesa, com oito, apresenta menos golos marcados que o internacional português e o cabo-verdiano, que têm, com o Arouca, a hipótese de acabar com o jejum que atravessam.



Lisboeta procura recorde pessoal

Pedro Santos tem sido um jogador decisivo sempre que saltou do banco de suplentes – como ficou demonstrado na receção ao Moreirense, em que assinou o golo do triunfo –, mas provou com o Estoril que também pode render como titular. O extremo, natural do Lumiar, marcou o segundo tento da vitória dos arsenalistas e, com isso, já igualou a melhor marca pessoal no campeonato: quatro golos. Apesar de tudo, o ex-Vitória de Setúbal ainda está bastante longe da melhor marca da carreira, estabelecida quando ainda representava o modesto Casa Pia. Foi na época de 2009/10, quando os 17 remates certeiros obtidos na então III Divisão despertaram a atenção do Leixões, que tratou de o contratar em junho de 2010. Um ano depois estreou-se na I Liga.

O JOGO

JotaCC


JotaCC


JotaCC


JotaCC