News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 30/01

Started by JotaCC, 30 de January de 2015, 08:08

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sporting de Braga: concentração máxima para o comboio europeu

O Sporting de Braga defronta hoje o Moreirense, pelas 20.30 horas, com as atenções centradas para o principal objectivo da época que passa por selar o apuramento para as provas europeias. A concentração é máxima no grupo às ordens de Sérgio Conceição, depois do recuo na última jornada face à derrota no Estádio do Bessa. A formação bracarense cumpre hoje o oitavo jogo oficial no mês de Janeiro, com um saldo um pouco aquém das expectativas (três derrotas, três vitórias e um empate). Saltou fora da Taça da Liga, mas mantém-se firme na Taça de Portugal além de continuar intactos os objectivos no campeonato. Mas a margem de manobra é, cada vez mais, reduzida e por isso existe um 'forcing' maior à capacidade de concentração. Basta analisar as derrotas com os jogos com União da Madeira, Marítimo e até Boavista.

Por outro lado, Sérgio Conceição não conta com o plantel a cem por cento. André Pinto está fora das opções a cumprir castigo e o avançado Pardo continua em recuperação. Mantém-se, ainda, a dúvida em relação à recuperação de Santos. A lista de convocados é divulgada hoje.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

David Lopes : "controlar a ansiedade para não errar"
O Pavilhão da Universidade do Minho, em Gualtar (Braga), recebe este domingo o jogo grande da 19ª ronda do campeonato nacional de futsal.

Frente a frente estarão o atual segundo classificado, o SC Braga/AAUM, diante do primeiro: o SL Benfica. Estas duas equipas voltam a encontrar-se duas semanas depois de se terem defrontado para os 16 avos de final da Taça de Portugal, com a vitória a sorrir aos encarnados. Será mais um teste quer à invencibilidade caseira dos bracarenses quer à invencibilidade benfiquista visto ser a única equipa sem derrotas no campeonato. Ambas as equipas vêm de uma vitória na jornada anterior: os bracarense foram a Vila do Conde vencer o Rio Ave por 3-1 enquanto os encarnados baterem em casa o lanterna vermelha, Unidos Pinheirense, por 7-1.

Para este encontro, o técnico Paulo Tavares terá todo o plantel à sua disposição com a exceção do guarda-redes Xot que continua a recuperar de uma lesão. Por outro lado, Joel Rocha já poderá contar com o pivô Patías que regressa após castigo.

O encontro, em que se perspetiva um grande jogo, tem o seu início marcado para as 17h.

Na antevisão do encontro, o técnico-adjunto do SC Braga/AAUM, David Lopes, começou por referir: "esperamos um Benfica forte como aconteceu no jogo da Taça, a jogar com as linhas defensivas muito agressivas, colocando um ritmo forte no jogo para beneficiar dos nossos erros". Acrescentou também que "temos de melhorar o nosso sistema psicológico, controlar a nossa ansiedade para não errar em demasia, ter mais controlo de jogo. A pressão está do lado do Benfica". Finalizando, salientou que "com o regresso do Patías, o Benfica fica mais forte no ataque".

O guarda-redes dos bracarenses Vítor Hugo espera também "um Benfica forte, pois esta equipa não é só o Patías é um todo, temos de ter cuidado com todos". Aproveitou também para frisar que: "temos um desejo de continuar invencíveis em casa e este jogo não foge à regra, vamos fazer de tudo para continuarmos assim. O jogo da Taça já é passado".

MODALIDADES.COM.PT

JotaCC

ZÉ LUÍS EMPURRA ÉDER PARA O BANCO
Atento à boa forma do cabo-verdiano, Sérgio Conceição vai mudar de intérpretes na posição 9

Em foco contra o V. Setúbal e o FC Porto, Zé Luís tem entusiasmado e voltará a ser a principal referência do ataque do Braga. Eclipse de Éder abre caminho à mudança imediata


A recente visita do Braga ao Bessa, que se saldou numa inesperada derrota, foi a última oportunidade para Éder revalidar o estatuto de titular. Sem marcar desde a goleada aplicada ao Belenenses (7-1), para a Taça de Portugal, a 7 de janeiro, o internacional português perdeu a influência desejável no ataque e dará o lugar a Zé Luís, frente ao Moreirense. É uma troca expectável, pois Zé Luís tem dado boas indicações desde que retomou a competição, após lesão, em meados de janeiro: em Setúbal, contribuiu com um golo para uma preciosa vitória por 3-1; já contra o FC Porto, para a Taça da Liga, arrancou a grande penalidade que redundaria no golo da igualdade (1-1).
O sinal mais evidente de que Zé Luís conquistaria em breve a titularidade em jogos do campeonato verificou-se, aliás, no embate com os portistas. Enquadrado numa equipa polvilhada de novidades,como é habitual em jogos da Taça da Liga, o avançado alinhou de início e causou boa impressão, deixando perceber que a anterior paragem forçada, de mais de dois meses, estava superada de uma vez por todas. Era a resposta mais desejada pelo técnico Sérgio Conceição, que sempre torceu o nariz ao empréstimo durante o verão passado por acreditar nas potencialidades do avançado.
Dono e senhor da posição 9 até à quinta jornada do campeonato, Éder perderia o lugar para Zé Luís, frente ao Rio Ave, num contexto idêntico ao atual: na jornada anterior, frente ao Nacional, o segundo havia disfarçado comum golo a falta de pontaria do primeiro, contribuindo para um empate (1-1) e voltaria a faturar contra os vila-condenses.
Titular no jogo seguinte, no Dragão, Zé Luís voltaria a marcar,mas já não pôde ir além desta série. O diagnóstico de uma rotura muscular confirmaria um longo afastamento, de tal forma que acabaria por já não entrar na convocatória de Cabo Verde para a Taça de África das Nações.



Estreia na defesa Central Pedro Monteiro faz dupla com Sasso

Chamado à Pedreira para compensar a longa ausência, por lesão, do francês Boly, Pedro Monteiro estreia-se hoje com a camisola arsenalista, formando dupla com Sasso no centro da defesa. Privado de André Pinto (um jogo de suspensão), Sérgio Conceição percebeu que Santos ainda não se encontra totalmente recuperado de uma contusão lombar e, nessa medida, apostará no português de 20 anos (ex-Freamunde).



OLYMPIACOS AGUARDA SANTOS

A equipa de Vítor Pereira não desiste. Em contagem decrescente para o fecho do mercado, gregos tentam convencer a SAD
Muito apreciado pelo técnico português Vítor Pereira, Santos ainda não é dado como umalvo impossível pelo Olympiacos, cuja oferta de seis milhões de euros foi recusada pelo Braga. A sociedade desportiva deixou bem claro que não aceita negociar a transferência do central por menos de dez milhões, mas os responsáveis do clube grego acreditam que ainda poderão fechar negócio por valores inferiores nos últimos dias do mercado de transferências de inverno, tirando partido de uma eventual pressa dos bracarensesem realizar mais-valias como forma de compensara ausência de encaixes financeiros resultantes de participaçõesem provas europeias. A verdade é que a SAD está disposta a segurá-lo no plantel: blindado por uma cláusula de rescisão de 20 milhões, o brasileiro tem contrato com os minhotos até 30 de junho de 2018.



EVERTON REVÊ HOJE RAFA

De olho em Rafa há já algum tempo, o Everton será um dos clubes presentes, esta noite, no Estádio Municipal de Braga. O técnico espanhol Roberto Martínez é um admirador confesso das qualidades do atacante português, mas dificilmente o clube inglês, 12.º classificado na Premier League, conseguirá leválo na atual janela de transferências por menos de dez milhões de euros, estando o jogador seguro por uma cláusula de 25 milhões. O Southampton, treinado por Ronald Koeman, ex-técnico do Benfica, também tem seguido atentamente o percurso de Rafa.



SAMI NOTA DE CULPA AGUARDA RESPOSTA

Suspenso e alvo de um processo disciplinar desde 13 de janeiro, altura em que se recusou a defrontar a Académica, para a Taça da Liga no qual seria titular; Sami recebeu na passada terça-feira a respetiva nota de culpa. Numa altura em que é apontado pela Imprensa espanhola como sendo alvo do Valhadolid, o extremo terá de responder num prazo de oito dias.


3 QUESTÕES A TONI
"A responsabilidade está do lado do Braga"

1 As derrotas nas jornadas anteriores, frente ao Boavista e Nacional, respetivamente, pressionam mais esta noite o Braga ou o Moreirense?
—A responsabilidade maior está do lado do Braga neste jogo. Os objetivos do campeonato são mais elevados para a equipa da casa do que para os de Moreira de Cónegos. O época do Moreirense está dentro das ambições do clube: está a fazer um campeonato tranquilo e muito próxima de atingir a permanência. Já o Braga ainda tem um caminho difícil para percorrer. Está ainda longe de garantir um lugar na Europa através do campeonato, daí que a pressão esteja claramente do lado do Braga.O Braga terá de assumir claramente o seu favoritismo. Joga em casa, tem grandes ambições. Ganhando o jogo de amanhã (hoje), terá de ganhar depois outros para consolidar a sua posição na classificação.

2 Sérgio Conceição deve mexer na equipa?
—Nas últimas jornadas, o treinador tem investido muito no mesmo onze. À exceção de Santos e Pardo, ambos lesionados, e Baiano (castigado), todos os outros têm sido habituais titulares. Caso não existam impedimentos, não acredito que Sérgio Conceição vá mexer na equipa. Isso dá confiança aos jogadores e faz bem, porque esses é que têm conseguido resultados positivos.A partir da quarta ou quinta jornada, definiu um onze base e não será por causa de um resultado negativo que as coisas vão mudar. Mas outros aspectos devem ser considerados, como, por exemplo, a prestação dos jogadores nos treinos. Dos que não têm jogado, por lesão, tem-se notado muito a falta de Pardo.O Braga é uma equipa muito rápida nas transições e esse jogador é fundamental.

3 O Moreirense perdeu força e qualidade com a transferência de Vítor Gomes?
—O Vítor Gomes não era um titular absoluto na equipa. O meio-campo do Moreirense até começou primeiro com o Filipe Melo, André Simões e Battaglia, mas é verdade que o treinador deixou de ter uma boa solução para o meio campo. É um jogador que acrescenta grande capacidade de recuperação de bola devido ao seu bom posicionamento em campo. Por outro lado, aparece muito bem nos momentos de finalização, marcando golos, tal como aconteceu esta época.Tem movimentos amplos nas ações defensivas e ofensivas.



EMPRÉSTIMO RAMBÉ CEDIDO AO V. SETÚBAL

Com quatro golos apontados em 18 partidas da II Liga, Rambé vai representar o V. Setúbal até ao fim da época, num quadro de empréstimo. O ponta de lança caboverdiano, que há um ano trocava o Farense pelo Belenenses, chegou a Braga no verão, sendo encaminhado de imediato para os bês na perspetiva de dar o salto para a primeira equipa, o que não se verificou.



REGRESSOBAIANO CUMPRIU CASTIGO

Ausente na visita ao Boavista para cumprir um jogo de suspensão, Baiano deverá trocar na direita da defesa com Marcelo Goiano. O lateral brasileiro situa-se entre os jogadores mais utilizados por Sérgio Conceição, tendo renovado na passada sexta-feira o contrato com os minhotos por mais três épocas. O fim da ligação está previsto, por isso, apenas para 2018.



TUNISINOS DUPLA SOB OBSERVAÇÃO

Ali Maâloul e Ahmed Akaichi, ambos ao serviço da seleção da Tunísia na Taça de África das Nações, poderão estar a ser seguidos pelo Braga. A notícia foi ontem avançada pelo diário Tunis Mag, mas não são alvos para janeiro, segundo apurou O JOGO. Ali Maâloul é um lateral-esquerdo e representa o Club Sportif Sfaxien; já Akaichi é avançado do Esperance Tunis.

O JOGO

JotaCC

"Benzema da Tunísia" colocado na rota dos guerreiros


MERCADO. Aderlan Santos seduzido pelo Olympiacos, Rafa Silva pelo Atlético de Madrid, Rúben Micael por um contrato da China. Por estes estes dias, na aproximação do fecho das transferências de inverno, sucedem-se os rumores e as notícias sobre possíveis debandadas no plantel do Braga. Info ou intox? Na lei da oferta e da procura, a "pedreira" também é anunciada como destino de outros craques, do defesa brasileiro Bruno Uvini (Nápoles) ao atacante tunisino Ahamed Akaichi, que está na CAN, ao serviço da seleção, e de quem a imprensa tunisina diz estar de malas aviadas para o Minho, mal acabe a Taça das Nações Africanas.
Akaichi, de 26 anos, melhor marcador das "Águias de Cartago" e da fase de grupos da CAN, com dois golos, é só um dos jogadores tunisinos que o jornal "Al Chourouk", editado em Tunis, aponta ao Braga. A mesma fonte diz que o lateral esquerdo Ali Maâloul, igualmente presente na seleção tunisina que disputa a CAN 2015, pode acompanhar o avançado do Espérance Sportive de Tunis. Só que o clube de Ali, o Club Sportif Sfaxien, apressou-se, nas mesmas páginas, a dizer que o jogador de 25 anos "é inegociável".
Akaichi está pronto a dar o salto: "Espero que isto dê em qualquer coisa. Tenho vontade de deixar o campeonato tunisino e de me mudar para um melhor ambiente e para um nível superior", diz o ponta-de-lança do Espérance de Tunis, citado pelo mesmo jornal. O "Benzema da Tunísia" (cinco golos em 14 jogos da liga tunisina) também é apontado a clubes suíços, holandeses e russos, mas é no trilho de Braga que mais se insiste na Tunísia.
Para o avançado, o Minho nem seria a primeira experiência europeia. Entre 2011 e 2013, jogou na Alemanha, pelo Ingolstadt. Em duas épocas na Bundesliga 2, fez cinco golos.
À margem dos rumores do mercado, a equipa do Braga fará, hoje, pela manhã, um treino ligeiro, no qual se avaliará a aptidão física do defesa Aderlan Santos para o jogo desta noite, com o Moreirense, da 19.ª jornada da Liga (20.30 horas, SportTV1).

JN

JotaCC


JotaCC


Bruno3429

Aderlan Santos fora dos convocados para o Moreirense

Sérgio Conceição convocou 18 jogadores para a receção ao Moreirense, esta noite, no jogo inaugural da 19.ª ronda da Liga.

O central Aderlan Santos, que tinha tido queixas nas costas, está fora da lista de eleitos.

Confira os convocados:

Guarda-redes: Kritciuk e Matheus

Defesas: Sasso, Monteiro, Baiano, Djavan, Gonçalo e M.Goiano

Médios: Luiz Carlos, R.Micael, Pedro Santos, Pedro Tiba e Danilo

Avançados: Ederzito, Zé Luís, Rafa, Alan e Salvador Agra

A Bola

Bruno3429

«O SC Braga não é de milhões, é de muito trabalho...» - Sérgio Conceição

No final da vitória do SC Braga frente ao Moreirense (1-0), Sérgio Conceição demonstrou o orgulho que sente pelo trabalho desenvolvido pelos seus jogadores num jogo em que defrontaram uma equipa «muito bem organizada».

«Antes de mais é de realçar a boa equipa que defrontámos hoje, muito bem orientada, que está a fazer um excelente campeonato», começou por dizer o técnico dos arsenalistas, na zona de entrevistas rápidas à SportTV.

Elogios que Sérgio Conceição rapidamente direcionou para o seu grupo de trabalho.

«Dar uma palavra aos meus jogadores que têm sido fantásticos. O SC Braga não é de milhões, mas sim de trabalho, sacrifício, rigor, disciplina e muito empenho dos seus jogadores. Temos jogadores que na época passada estavam dispensados, outros que alinhavam na Liga 2. Tenho um orgulho enorme em treinar esta equipa», reconheceu.

«Somos os justíssimos vencedores da partida», rematou.


Sami já rescindiu

Fim da linha para Sami no SC Braga. O extremo chegou há instantes a acordo com o SC Braga para a rescisão amigável do contrato.

O futebolista foi alvo de um processo disciplinar por se ter recusado a treinar na véspera de um jogo com a Académica, para a Taça da Liga. Antes de partir de Braga, Sami teve de pagar uma multa pelo seu comportamento.

Cabe agora ao FC Porto definir o destino do guineense, que tem como principal interessado o Valladolid.

Em sentido contrário, o SC Braga acertou contrato de duas épocas e meia com Altaír Júnior, de 21 anos, ex- Videoton, da Hungria, atleta que passou pela formação do Sporting. O seu destino será a equipa B dos minhotos.

A Bola

Bruno3429

#8
Sp. Braga-Moreirense, 1-0 (crónica)
Conceição tirou um Santo(s) do banco

A jornada começou em jeito de serenata à chuva no Minho, com um dérbi entre Sp. Braga e Moreirense. Os pupilos de Sérgio Conceição regressaram aos triunfos (1-0) depois de dois resultados menos positivos, não se livrando, contudo, de apanhar um susto diante do tranquilo e organizado Moreirense, que falhou uma grande penalidade.
   
O autor do golo do triunfo saltou do banco de suplentes para apontar o único tento do encontro. Pedro Santos entrou no decorrer do segundo tempo para carimbar, a quinze minutos do apito final, a conquista dos três pontos por parte dos Guerreiros.
   
Arsenalistas e cónegos apresentaram-se com baixas de vulto no eixo da defesa. Sérgio Conceição viu-se privado de Santos (lesionado) e André Pinto (castigado). Desfez-se a dupla de centrais habitual e estreou-se Pedro Monteiro com a camisola dos Guerreiros. O defesa recrutado ao Freamunde fez dupla com Sasso.
   
Por seu turno, Miguel Leal não pôde contar com o brasileiro Marcelo Oliveira, principal referência defensiva do conjunto de Moreira de Cónegos. A contas com uma lesão muscular na coxa esquerda, e castigado ao mesmo tempo, Marcelo Oliveira deu o seu lugar ao capitão Anilton.
   
Erro de Anílton e bolas na mão
   
Antes do encontro, o técnico do Moreirense referiu que seria «engraçado» ver defrontarem-se duas equipas com um estilo de jogo parecido e que privilegia o contra-ataque. As contas não foram bem essas e o Sp. Braga entrou forte no encontro, a dominar em toda a linha e sem deixar fôlego ao Moreirense para esboçar uma reação.
   
Sentido único imposto pelos pupilos de Conceição, que esmagaram em termos de posse de bola e de ocupação de espaços. Basta dizer que o meio campo defensivo do Sp. Braga quase foi desnecessário nos primeiros quarenta e cinco minutos.
   
Contudo, o domínio não caminhou de mãos dadas com o perigo e a organização do Moreirense ia dando para segurar as suas redes invioláveis. Quase que abdicou de atacar, fê-lo apenas de forma esporádica e quase com o intuito único de ganhar um lance perigoso do bola parada.
   
Acabou por ser num erro crasso do Moreirense que o Sp. Braga conseguiu o primeiro aviso real à baliza de Marafona. Um erro crasso de Anilton a deixar Ruben Micael em posição privilegiada para abrir o ativo. O madeirense deslumbrou-se com a oferta e atirou ao ferro.
   
Para além disso, dois lances daqueles que envolvem bola e mão no interior da área, um para cada lado, marcaram a primeira parte. Primeiro foi Danielson a esbarrar com a bola em Baiano pedindo penálti, depois foi a vez do Sp. Braga a queixar-se de um lance idêntico.
   
Moreirense falha penálti e Conceição tira triunfo do banco
   
No abrir do segundo tempo a história foi diferente. João Pedro, um dos emprestados pelo Sp. Braga ao Moreirense, bateu um pontapé de canto na esquerda e viu Baiano cortar o lance com o braço. Desta vez Artur Soares Dias foi perentório a apontar para a marca dos onze metros, mas André Simões não foi capaz de ultrapassar o muro com o nome Matheus que estava na baliza.
   
Perigo do Moreirense logo nos primeiros suspiros depois do descanso e um sério aviso à equipa da casa. Os cónegos entraram mais espevitados, o jogo estava-lhes de feição, agora sim, partido, com o Sp. Braga algo tremido, e com espaço para toada e resposta.
   
Continuava a ser o Sp. Braga a assumir as despesas do jogo, mas com o Moreirense a ter mais profundidade ofensiva. Resultado: Miguel Leal manietou o Sp. Braga, que não encontrava soluções para criar perigo, e os axadrezados tiver um maior ascendente nesta fase do encontro. Valeu Matheus entre os postes, que chegou a insurgir-se com os colegas devido à passividade mostrada.
   
Sérgio Conceição tirou Pedro Santos do banco de suplentes para resolver o encontro. Apesar da altura, ou melhor, da falta dela, o extremo conseguiu saltar mais alto do que toda a gente no interior da área e cabecear de forma subtil para o fundo das redes. Um pouco contra a corrente do jogo, é certo, mas suficiente para o Sp. Braga regressar aos triunfos.
   
Os Guerreiros cumpriram com a sua obrigação, sem deslumbrar, e regressaram aos triunfos depois da derrota no Bessa e do empate com o FC Porto. Aproxima-se, à condição, do quarto lugar. O Moreirense averbou a terceira derrota consecutiva. Faltou discernimento para conseguir mais no segundo tempo. O penálti falhado por André Simões é exemplo disso mesmo.


Sp. Braga-Moreirense, 1-0 (destaques)
Pedro Santos: do banco para a vitória
Por Bruno José Ferreira       

Figura: Pedro Santos

Duplo salto. Saltou do banco e saltou entre os centrais moreirenses para o triunfo. Encheu-se de fé e apesar da estatura franzina chegou onde não chegaram os graúdos para carimbar os três pontos. Uma aposta ganha por Sérgio Conceição que viu Pedro Santos ser sinónimo de triunfo. Não fez muito mais do que o golo, mas fez o suficiente, aquilo que ainda ninguém tinha conseguido fazer. Entrada feliz do extremo, que festejou com tudo.
   
Momento: Moreirense desperdiça grande penalidade (48')

Num dos tais lances de bola parada que os cónegos ambicionavam, Baiano foi imprudente e cortou o esférico com o braço no interior da área. Castigo máximo para o Moreirense; frente a frente entre André Simões e Matheus. O brasileiro agigantou-se na baliza e manteve o marcador em branco. Oportunidade soberana de golo,  que manteve o jogo 
   
Negativo: sucessão de erros ao minuto 39

Anilton foi o primeiro a meter os pés pelas mãos quando tinha todas as condições para limpar o lance. Marafona, ainda que sem grandes culpas, acabou por nem se sair dos postes nem manter a sua baliza protegida. A bola sobrou para Rúben Micael, que se deslumbrou com a oferta e em situação privilegiada e acabou por rematar ao poste. Todos podiam ter feito mais e ninguém resolveu o lance.
   
Outros Destaques

Salvador Agra
Ocupar a vaga de Pardo não se adivinhava tarefa fácil, mas o pequeno extremo vila-condense entrou com tudo no jogo, fazendo com que o lado direito se assumisse como um espaço privilegiado para o Sp. Braga esboçar os seus ataques. Tirou um punhado de cruzamentos venenosos.
   
Filipe Melo
Um poço de força no meio campo do Moreirense, sempre disposto para ir à luta. Essencialmente em termos defensivos, ajudou a equilibrar forças no setor intermediário, fazendo vários cortes providenciais. Fez uma exibição positiva no miolo.
   
Matheus
Na primeira parte foi um mero espectador, nos segundos quarenta e cinco minutos teve de fazer emergir o seu talento, que noutras ocasiões já valeu pontos ao Sp. Braga. Parou a grande penalidade de André Simões logo aos três minutos, e pouco depois voltou a aplicar-se num cabeceamento de Cardozo.
   
André Marques
Começou por ter dificuldades em travar Salvador Agra, mas assertou agulhas e partiu para uma exibição segura e consistente a fechar o flanco esquerdo do Moreirense. Destacou-se na cobrança de bolas paradas, levando quase sempre perigo à área bracarense. 

Maisfutebol