News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 13/12

Started by JotaCC, 13 de December de 2014, 07:38

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga: "Campeonato é o mais importante"

Foco total no campeonato. O Sp. Braga joga esta noite, no Estádio do Restelo, diante do Belenenses - a partir das 20. 15 horas - uma cartada importante para o objectivo de um lugar entre os quatro primeiros, por isso, Sérgio Conceição rejeita pensar já no jogo com o Benfica, na quinta-feira, a contar para a Taça de Portugal.
"Quem pensar assim está, completamente, fora daquilo que são os objectivos de uma equipa. É um chavão no futebol, mas é verdade, o próximo jogo é o mais importante e, para nós, independentemente, de termos objectivos na Taça de Portugal e na Taça da Liga o mais importante é o campeonato e este jogo com o Belenenses é importantíssimo para nós. Não podemos pensar em duas coisas, correndo depois o risco de não fazer nem uma, nem outra. O Belenenses é o jogo onde temos de estar focados", frisou o técnico na antevisão ao desafio da 13.ª jornada.
Conceição espera "um jogo competitivo", entre "duas equipas separadas por um ponto": "esperamos um Belenenses que vai querer rectificar a derrota da semana passada com o Benfica. Defensivamente é uma equipa bem organizada e na frente tem jogadores de valia técnica, por isso, esperamos um jogo difícil".
Perante as dificuldad es, o treinador tem já a receita para o triunfo. "Ser competentes, organizados e competitivos para conseguir o nosso objectivo que são os três pontos, que permitirão também começar, definitivamente, a colar aos lugares cimeiros, que é o que nós queremos desde o início de época", sublinhou Sérgio Conceição, elogiando a carreira do adversário esta época.
"Se pensarmos no que foi o Belenenses o ano passado, sem dúvida que está a ser uma revelação. Mas o campeonato é longo, ainda há muitos jogos para se disputar, mas por aquilo que tem demonstrado até agora justifica, plenamente, o lugar que ocupa. Neste momento, é uma das boas equipas do nosso campeonato", alertou. Os guerreiros dão hoje início a um ciclo de dez jogos que pode marcar a época - entre duelos da Liga, Taça de Portugal e Taça da Liga - ciclo "não direi decisivo, mas importante, sem dúvida". "É um mês importante, mas o plantel é competitivo e dá-nos garantias para disputar todos estes jogos com competitividade. O importante é estarmos focados no momento e no Belenenses", sublinhou, rejeitando comentar o sorteio da Taça da Liga e eventuais saídas ou entradas de jogadores.
"O foco é o jogo com o Belenenses", insistiu o técnico.

CORREIO DO MINHO

JotaCC


JotaCC

"Taças? A Liga é o mais importante"
Sérgio Conceição avisa que a ambição nas Taças de Portugal e da Liga jamais superará o desejo de acabar o campeonato entre os quatro primeiros

"Benfica? A nossa motivação e vontade de superação tem de ser diária" Sérgio Conceição Treinador do Braga

Arsenalistas vão realizar dez jogos no espaço de dois meses, os próximos dois em Lisboa. Um ciclo que Conceição admite ser "importante", embora recuse catalogá-lo de decisivo

Sérgio Conceição quer a equipa a colar-se em definitivo aos primeiros lugares
Os próximos dois meses serão recheados de jogos para o Braga. O de quinta-feira, na Luz, para a Taça de Portugal, com o Benfica, até terá carácter de decisivo. Contudo, Sérgio Conceição fez ontem um esforço para desviar as atenções dessa partida e concentrá-las todas na que os arsenalistas realizam hoje com o Belenenses, no Restelo. "É um chavão do futebol, mas é verdade: o próximo jogo será o mais importante", vincou o treinador do Braga, que coloca uma boa classificação na I Liga à frente de outras competições. "Independentemente de termos objetivos nas Taças de Portugal e da Liga, o mais importante é o campeonato. Não podemos pensar em duas coisas, porque corremos o risco de não fazermos bem nem uma coisa nem outra", alertou, numa mensagem destinada ao balneário. "Teremos de ser competentes e organizados para vencermos e nos colarmos em definitivo aos primeiros lugares", completou.
Apesar de reconhecer que "é sempre bom trabalhar em cima de vitórias", Conceição recusa que um triunfo no Restelo possa ter influência na forma como o Braga se apresentará com o Benfica, nos oitavos de final daTaça de Portugal. "A nossa motivação e vontade de superação tem de ser diária. Elas não vêm de uma situação ou outra, até porque podemos fazer um bom jogo e a bola não querer entrar, ou, num lance de sorte, o Belenenses ganhar", sustentou o treinador dos bracarenses, para quem o próximo ciclo de jogos "será importante mas não decisivo".



"Nem sequer conheço Armando Marques"

Confrontado com o ataque que Armando Marques, vice-presidente do V. Guimarães, lhe fez após o dérbi do Minho, Sérgio Conceição preferiu não alimentar discussões. "O clube já comentou. Nem sequer conheço essa pessoa", referiu o treinador do Braga, assegurando que nem tinha lido as críticas. "Foi alguém que me contou, mas não comento. Parafraseando o meu amigo Domingos, para a frente é que é o caminho", encerrou.



ONZE RÚBEN MICAEL E DJAVAN À ESPREITA

Sérgio Conceição chamou 20 jogadores para a deslocação a Belém. Na lista, realçam-se os regressos de Rúben Micael e Djavan, recuperados de problemas físicos, bem como de Mauro, que tem sido utilizado com regularidade na equipa B. Aliás, o médio português e o lateral esquerdo brasileiro até deverão ser titulares, nos lugares de Tiago Gomes (lesionado) e Alan (opção).



TAÇA 500 BILHETES PEDIDOS AO BENFICA

O Braga solicitou ao Benfica 500 bilhetes para o encontro de quinta-feira, na Luz, dos oitavos de final da Taça de Portugal. Os ingressos, que custam 7,50 euros, serão postos esta manhã à venda e só poderão ser adquiridos por sócios. Os interessados em realizar a viagem nos autocarros disponibilizados pelo clube terão de desembolsar 22,50 euros.

O JOGO

JotaCC

TAÇAS PODEM ESPERAR
Treinador admite objetivos em várias frentes, mas frisa que o foco imediato está na Liga

UMA COISA de cada vez. Sérgio Conceição deseja o plantel do Braga totalmente focado no jogo de hoje no Restelo, frente ao Belenenses, para o campeonato. Só depois disso a concentração passará para a partida de quinta-feira, na Luz, contra o Benfica, para a Taça de Portugal.
"É um chavão do futebol, mas o mais importante é o próximo jogo. Independentemente de termos objetivos nas taças, o mais importante é o campeonato. Não se deve pensar em duas coisas ao mesmo tempo, porque arriscámos a não fazer nenhuma bem", realçou o treinador do Braga, na conferência de Imprensa de antevisão do jogo desta noite no Restelo.
"Não vamos pensar no Benfica. O próximo jogo é o mais importante. Jogar com o Belenenses é importantíssimo, temos e devemos estar focados só nesse encontro", acrescentou Conceição, elogiando aos azuis que, argumenta, "estão a ser uma revelação".
Consciente do ciclo competitivo que se aproxima – dez jogos num mês e meio, em três provas diferentes – o treinador classificou este período como "importante, mas não decisivo", em termos da época bracarense. "O plantel é competitivo e dá garantias, mas sempre com o princípio de pensar num jogo de cada vez", salientou.
Em relação ao desafio com o Belenenses, que soma apenas menos um ponto do que o Braga, Sérgio Conceição disse esperar "um jogo competitivo", sendo que, na sua perspetiva, o adversário "vai querer retificar a derrota com o Benfica".
Competência
"Defensivamente, o Belenenses é uma equipa bem organizada e, na frente, tem três jogadores de valia técnica. Esperamos ser competentes, organizados e competitivos para conseguir o nosso objetivo, que são os três pontos", concluiu Conceição.



CONCEIÇÃO DIZ QUE NÃO CONHECE VICE VIMARANENSE

Sérgio Conceição não quis, ontem, responder ao vice-presidente do Vitória de Guimarães, Armando Marques, que criticou o treinador do Braga após o dérbi minhoto do último domingo (0-0), ao dizer que o técnico dos arsenalistas "está num processo de maturação, é jovem e, se calhar, daqui por uns anos já vai estar preparado para abordar este tipo de dérbis com mais experiência". Ontem, na conferência de Imprensa, o assunto veio à baila. Sérgio Conceição começou por lembrar que "o clube já comentou, é passado, não há mais nada a comentar", mas, a este propósito, acrescentou: "Se quer que lhe diga, não conheço essa pessoa". Recorde-se que, a meio da semana e em nome das boas relações entre os dois emblemas, reatadas pelos presidentes António Salvador e Júlio Mendes, a SAD dos guerreiros tinha preferido não responder ao "vice-presidente vimaranense.



POR DENTRO

Djavan e Micael regressam diretos ao onze
Djavan está de volta aos convocados do Braga e vai render o lesionado Tiago Gomes, na lateral esquerda defensiva. Também Rúben Micael regressa às opções e deve substituir Alan no meio campo bracarense.

Deyverson e Miguel Rosa de volta no Belenenses
Deyverson e Miguel Rosa, dupla que falhou o jogo com o Benfica, o que espoletou polémica , está de volta às opções do técnico Lito Vidigal. Os dois atacantes devem ser titulares esta noite.

JN

JotaCC

Belenenses-Sp. Braga (antevisão): históricos na luta pela Europa
Belenenses procura recuperar da derrota na Luz; Sp. Braga tenta ultrapassar o Sporting na quarta posição

O MOMENTO

Belenenses: Depois da derrota sofrida no Estádio da Luz, no último fim de semana, a equipa orientada por Lito Vidigal tenta dar a melhor resposta possível na receção ao emblema bracarense. A apenas um ponto do adversário desta jornada na tabela classificativa, o Belenenses procura não perder o comboio europeu na fase final do ano.

Sp. Braga: a formação bracarense terá de dar a melhor resposta ao nulo consentido na última jornada, em casa, frente ao rival V. Guimarães. Na última partida longe do Estádio AXA, o Braga somou uma robusta vitória em Penafiel (1-6), além de somar cinco partidas consecutivas no campeonato sem conhecer o sabor da derrota. O momento é bom, resta saber se a equipa de Sérgio Conceição será capaz de aproveitar o andamento...

AUSÊNCIAS

Belenenses: Filipe Mendes e Filipe Ferreira (lesionados).

Sp. Braga: Salvador Agra (castigado), Tiago Gomes e José Luís (lesionados).

DISCURSO DIRETO

Lito Vidigal: «Se os jogadores não forem ambiciosos e não quiserem mais, teremos dificuldades. É um jogo importante, que nos permitiria aproximar do nosso objetivo. Uma vitória seria um passo gigante rumo ao nosso objetivo.»

Sérgio Conceição: «Pretendo que os meus jogadores sejam competentes, organizados e competitivos para conseguir o nosso objetivo, que são os três pontos, que nos permitam começar definitivamente a colar aos primeiros lugares, que é o nosso objetivo desde o início de época.»

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

Este é um dos confrontos centenários da Liga. Em 102 partidas entre estas duas formações, a formação do Restelo venceu por 42 vezes, os bracarenses somaram 37 triunfos e registaram-se ainda 23 empates. O histórico é, portanto, mais favorável à turma belenense. Recorde-se que, na última temporada, o Belém bateu o Sp. Braga em casa, por duas bolas a uma.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Jogo entre 'europeus' Braga e Belenenses é aperitivo para FC Porto-Benfica
A visita de hoje do Sporting de Braga ao Belenenses é um dos pontos altos da 13.ª ronda da I Liga de futebol, num jogo entre dois candidatos aos lugares europeus, agendado para as 20:15.

O Belenenses, sexto classificado, que em casa apenas perdeu com o Guimarães (3-0), à terceira jornada, vem de uma derrota fora com o Benfica (3-0), depois de uma boa série na Liga, com três triunfos e dois empates.
Já o Sporting de Braga, quinto, que se desloca ao Restelo antes de visitar na quinta-feira o Benfica para a Taça de Portugal, vem de um empate caseiro no 'clássico' com o Vitória de Guimarães, o qual terminou com um nulo.
Os deslizes na última jornada fizeram com que as duas equipas fossem ultrapassadas pelo Sporting na classificação da Liga, uma situação que pelo menos uma delas poderá provisoriamente mudar, já que o Sporting apenas entra em campo no domingo.

Numa ronda que se iniciou com o primeiro triunfo do Boavista fora de casa – 1-0 em Setúbal, o dia de hoje conta ainda com outros três jogos (Penafiel-Nacional, Gil Vicente-Académica e Paços de Ferreira-Arouca), mas o principal embate está agendado para domingo, com a visita do líder Benfica ao FC Porto.

O jogo entre 'águias' e 'dragões', com início às 20:00, decide a liderança, com o Benfica a mantê-la ou reforçá-la com um empate ou vitória, e o FC Porto a poder chegar ao comando em caso de triunfo.

Um pouco antes, em Alvalade, disputa-se o encontro entre Sporting (3.º classificado) e Moreirense (9.º).

Programa da jornada:

Sexta-feira, 12 de Dezembro de 2014
V. Setúbal - Boavista, 0 - 1

Sábado, 13 de Dezembro de 2014
Gil Vicente - Académica, 16:00
Penafiel - Nacional, 16:00
Paços Ferreira - Arouca, 16:00
Belenenses - Sp. Braga, 20:15

Domingo, 14 de Dezembro de 2014
V. Guimarães - Rio Ave, 16:00
Sporting - Moreirense, 18:00
Marítimo - Estoril, 20:00
FC Porto - Benfica, 20:00

FUTEBOL365

JotaCC

Ricardo Velho ocupa vaga de Fábio Duarte para estágio no Jamor

Face à chamada do guarda-redes Fábio Duarte (Belenenses) para a convocatória da seleção sub-18, o treinador nacional de sub-17, Filipe Ramos, convocou Ricardo Velho, guardião do SC Braga, para um estágio de preparação no Estádio do Jamor.

O último estágio do ano da seleção sub-17 realizar-se-á entre 15 e 17 de dezembro. Em janeiro de 2015, os comandados de Filipe Ramos retomam os trabalhos nos dias 12 e 13, para continuar a preparação para a Ronda de Elite, que se realiza em março.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Carlos Alves (Rio Ave), Filipe Dinis (V. Guimarães) e Ricardo Velho (SC Braga);

Defesas: Abdu Conte (Sporting), Bruno Paz (Sporting), Bruno Pereira (FC Porto), Gonçalo Vieira (Sporting), João Simões (Sporting), João Queirós (SC Braga); Jorge Pereira (Benfica), Nuno Gonçalves (Benfica), Pedro Pereira (Benfica) e Ricardo Mangas (Benfica);

Médios: Filipe Marques (SC Braga), Gedson Fernandes (Benfica), João Tavares (Benfica), Moreto Cassamá (FC Porto) e Pedro Ferreira (Sporting);

Avançados: Generoso (FC Porto), Idrisa Sambu (FC Porto), João Mendes (Sporting), José Gomes (Benfica), Rui Pedro (FC Porto) e Tiago Dias (Benfica).

A BOLA

brigada da relote


Bruno3429

Belenenses-Sp. Braga, 0-1 (crónica)
Noite de São Matheus
Por Luís Pedro Ferreira     

O Sp. Braga deslocou-se a Lisboa para bater o Belenenses, lançar um desafio ao Sporting e olhar com confiança para o confronto com o Benfica, na Taça de Portugal. Um golo de Aderlan Santos separou ainda mais minhotos e azuis do Restelo na tabela, numa noite em que Matheus saiu como figura: graças ao guarda-redes, o Sp. Braga aumentou para seis os jogos consecutivos sem perder no campeonato.
   
O primeiro tempo mostrou bem por que é que a diferença entre as duas equipas era, à partida para o encontro, apenas de um ponto. Belenenses e Sp. Braga praticamente equivalerem-se em termos de domínio ou do controlo do jogo. Nenhuma das equipas o teve, na verdade, com ambas a quererem buscar rapidamente a profundidade em passes longos, na maioria das vezes com pouco sucesso.
   
Numa ideia de jogo que parecia comum a Belenenses e Sp. Braga, explorar o espaço nas costas das defesas, o estado do terreno também não ajudou a que Ruben Micael e Pedro Tiba, ou Dantas e Sturgeon do outro lado, tivessem condições suficientes para explorar o corredor central. Com Éder e Deyverson poucas vezes a segurarem na frente, era quando a bola entrava nos extremos que se podia esperar alguma coisa.
   
Aos 17 minutos, Éder abriu pela esquerda e cruzou para a área. Do lado contrário, Pardo antecipou-se a Nelson e cabeceou. A bola saiu pela linha de fundo, mas o Sp. Braga tinha a primeira grande ocasião do jogo. Seria também pela esquerda que o Belenenses ia responder dois minutos depois: o remate de Miguel Rosa foi defendido por Matheus com muita dificuldade.
   
Para se ter uma ideia de como o jogo estava dividido, quase sempre que havia um remate de um lado, havia uma resposta do outro, como aconteceu com Pedro Tiba e Deyverson. A diferença no primeiro tempo esteve, porém, no aproveitamento das bolas paradas.
   
Houve vários livres laterais, mas foi o Sp. Braga quem marcou num: Pardo cruzou ao segundo poste e Aderlan apareceu sozinho na área para o 0-1. Como já se viu tantas vezes na época, o Sp. Braga sente-se confortável na transição rápida ofensiva e o brasileiro dava agora motivos para a equipa de Conceição apostar nessa ideia.
   
Tanto assim foi que aos 40 minutos, Éder colocou a bola na baliza de Matt Jones num desses lances. O assistente assinalou fora de jogo [imensas dúvidas] e o Belenenses ia para o descanso com um golo de desvantagem e com a certeza de que tinha de mudar alguma coisa: os últimos minutos do primeiro tempo demonstraram que o Sp. Braga já estava confortável no 1-0.
   
Lito lançou o problema Tiago Caeiro aos minhotos, que entraram melhor no segundo tempo. Foi, talvez, o período de maior domínio bracarense, com Micael por fim a conseguir pautar melhor o jogo ofensivo. Porém, não foi duradoiro e causou perigo num só lance: um remate de Baiano que Matt Jones defendeu mal.
   
Já os lisboetas precisaram de uma faísca apenas. Quando Miguel Rosa colocou na cabeça de Deyverson, num livre, e o brasileiro cabeceou ao lado, o Belenenses lançou-se com maior insistência no ataque. Teve essa ocasião e teve uma maior ainda, quando Aderlan cometeu penálti.
   
A noite de Matheus começou aí. O guarda-redes brasileiro defendeu a grande penalidade apontada pro Fredy e segurou a vantagem. Golpe duro no Belenenses, alento extra para o Sp. Braga, que por esta altura ia começar a recuar cada vez mais, sem força e ideias para chegar à frente.
   
O Belenenses instalou-se no meio-campo contrário e raramente permitiu as saídas rápidas dos minhotos. Miguel Rosa voltou a testar Matheus que segurou o 1-0. Éder teve o 2-0 na cabeça, mas Jones defendeu e o guarda-redes contrário teve mesmo trabalho até ao último suspiro de uma partida que deixa o Sp. Braga à frente do Sporting [menos um jogo] e com ânimo para a partida da Luz, na quinta-feira.
   
Já o Belenenses voltou a perder no Restelo, com outro emblema minhoto. Mas desta vez, a história foi muito diferente do jogo com o V. Guimarães, ainda que a pontuação seja mesma.


Belenenses-Sp. Braga, 0-1 (destaques)
Matheus, a última barreira
Por Luís Pedro Ferreira     

A figura: Matheus
   
Decisivo! No primeiro tempo, Miguel Rosa testou-o com um pontapé forte, de longe. O brasileiro teve muitas dificuldades para defender o remate, mas a verdade é que o susteve. No segundo tempo, porém, passou a homem do jogo. Desde lodo, defendeu a grande penalidade apontada por Fredy. Nessa altura, Matheus completou o golo que Aderlan Santos marcara na primeira parte. Não ficou por aí. A livre de Miguel Rosa fez defesa fantástica, quando os adeptos do Belenenses já gritavam golo.
   
O momento: minuto 64
   
O Belenenses perdia e teve uma ocasião soberana para igualar o encontro. Da marca de penálti, Fredy teve o 1-1 nos pés, mas do outro lado apareeu Matheus a segurar a vantagem do Sp. Braga.
   
Outros destaques
 
Miguel Rosa
   

Mais uma exibição a provar que faz sempre falta neste Belenenses. Miguel Rosa passou ao lado da jornada 12, e mesmo que não tenha sido a melhor exibição que já fez no Restelo, a verdade é que o camisola 7 dos lisboetas remou sempre na direção da baliza do Sp. Braga. Tentou o golo por várias vezes, quer na primeira parte, quer na segunda. Encontrou sempre Matheus pela frente, mas isso não retira o facto de ter feito um bom jogo.
   
Deyverson
   
O que se escreveu nas primeiras linhas sobre Miguel Rosa aplica-se também ao avançado brasileiro. Não esteve tão bem como noutras noites, mas também foi um dos mais ativos na ofensiva lisboeta.
   
Aderlan Santos
   
Coordenou quase sempre bem alinha defensiva minhota, o que já não é novidade. Ainda assim, o segundo golo no campeonato fez com que voltasse a destacar-se. Apareceu sozinho na área e o aproveitou o erro da marcação lisboeta para fazer o 1-0. Já tinha marcado em Penafiel, ficou em branco no dérbi com o Vitória. No segundo tempo, cometeu uma grande penalidade por mão na bola. Safou-se graças ao compatriota, que lhe limpou a mancha, quase única, que teve no encontro.
   
Djavan
   
Regressou à equipa principal do Sp. Braga após meses longe da I Liga. a última vez que tinha jogado fora a 27 de setembro. Teve dificuldades com Fredy e ainda procura melhor momento. 



Conceição: «O Matheus está lá para defender os penáltis»

O treinador do Sp. Braga, Sérgio Conceição, em declarações após a vitória frente ao Belenenses, na jornada 13 da Liga 2014/15:
   

«Na primeira parte fomos superiores, não me lembro de uma oportunidade do Belenenses. Fizemos o 1-0 e tivemos o lance do Éder que me dizem que é legal. Se fossemos para o intervalo com 2-0 íamos mais confortáveis. O Belenenses arriscou, meteu um ponta de lança e jogou mais direto. Criou-nos problemas com segundas bolas. De qualquer das maneiras, num jogo não tão bem jogado na segunda parte, e não bem jogado no total, culpa do terreno também, tentámos equilibrar com a entrada do Custódio e conseguimos na parte final ainda ter mais uma oportunidade. O Belenenses podia ter empatado o jogo, o Matheus está lá para defender os penáltis. Em termos de ambição era muito importante ganharmos este jogo. O Belenenses é muito competitivo e se jogarem com esta qualidade poucas equipas passam aqui. Queria deixar uma palavra aos adeptos que viajaram de longe. Rafa e Tiba? Não deve ser grave. Começamos a pensar já no jogo do Benfica, temos objetivos bem definidos, que é chegar o mais longe possível na Taça Liga e Taça Portugal.»

Maisfutebol