News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 06/12

Started by JotaCC, 06 de December de 2014, 07:46

Previous topic - Next topic

JotaCC


JotaCC


JotaCC

RAFA E ANDRÉ ANDRÉ COBIÇADOS PELO VIZINHO
FIGURAS Vistos como as duas peças mais importantes dos onzes de Braga e V. Guimarães, os médios estariam no topo da lista de compras dos adeptos adversários

Pardo e Hernâni, que parece ter "fogo no rabo", como sintetizou uma adepta bracarense, também estão bem cotados do outro lado da barricada. O JOGO foi à rua apalpar a pulsação do dérbi

Um dérbi minhoto é sempre assunto que não começa nem acaba no jogo propriamente dito. A rivalidade tem barbas, movimenta paixões e, acima de tudo, um sentimento de identidade muito próprio. Mas, desta vez, a ideia foi outra: O JOGO andou pelas ruas de Braga e de Guimarães a perscrutar até onde iria a cobiça dos sócios em relação aos talentos do vizinho e, se tivessem oportunidade, que jogador roubariam ao rival.
A qualidade técnica de Rafa fez reluzir os olhos de alguns vitorianos, diga-se, mas só depois de quebrada a resistência em apontar alguém no plantel bracarense, porque a maioria entende não haver em Braga quem lhes faça falta. E é no mesmo Rafa que os sócios bracarenses depositam maior confiança para decidir o jogo. "Está a passar por uma fase muito boa, é um jogador rápido e, quando está em forma, consegue fazer a diferença", descreve Domingues Gonçalves, um dos adeptos ouvidos.
No plantel de Rui Vitória, a estrela é André André, o alvo predileto que encaixaria bem no rival da Pedreira. "Comanda o meio-campo do V. Guimarães de olhos fechados", destaca Luís Peixoto, opinião corroborada, por outras palavras, em Guimarães. "O André André controla o jogo da equipa, é uma peça importante. Sendo ainda novo, é o mais experiente de todos", defende Luís Cunha, que deixa um alerta: "Os nossos jogadores só veem baliza e às vezes esquecem-se de que é preciso defender." A juventude de Hernâni (23 anos) contribui para uma média baixa de idades no plantel do V. Guimarães, eé a ele que os vimaranenses entregam a decisão do dérbi. "É o que está mais em forma e a demonstrar mais talento", realça Eduardo Costa, a torcer pela eficácia de um dos melhores marcadores da equipa para vencer "um jogo duro". Hernâni e Pardo são, de resto, nomes que recolhem também elogios dos adeptos rivais.
E pronto, é preciso não esquecer essa rivalidade. "O Braga tem de lhes ganhar para eles descerem na classificação e para acontecer como na Taça de Portugal, em que 'foram de mota'. Gosto tanto deles como eles gostam de nós", remata a bracarense Idalina Pereira.



Campeonato de 2011/12 Festejos de Custódio ainda incomodam os vimaranenses

Já lá vão quatro anos desde que o Braga foi a Guimarães contratar Custódio. A transferência causou muita confusão aos adeptos vitorianos, que não perceberam como foi possível um jogador formado no clube sair diretamente para o rival, e ainda hoje é recordada. "O Custódio fez uma traição para a qual não há desculpa. E não foi só pelo golo que marcou; também foi pela saída para o Braga", afiança Filipe Oliveira. De resto, os festejos (na foto) do médio natural da freguesia de Brito depois de marcar no jogo da I Liga de 2011/12 foram mal digeridos pelos vimaranenses (nos muros da sua residência foram pintados insultos). "Até parecia que tinha ganho o campeonato", criticou Francisco Silva.



INQUÉRITO
O JOGO lançou a cinco adeptos do Braga e do V. Guimarães um desafio: que jogador roubaria ao rival?

Adeptos do Braga
Abílio Luso
69 anos (sócio 792)

"Não há ninguém na equipa deles com qualidade suficiente. O Braga quer qualificar-se para as competições europeias e nenhum dos jogadores do V. Guimarães teria influência na obtenção desse objetivo."
Carina Alves
33 anos (sócia 21 697)

"Acho que o André André poderia ser útil. Não vejo muitos jogos, mas é um jogador com qualidade e que por isso poderia encaixar bem no Braga. No entanto, estou satisfeita com a equipa que temos."
Domingues Gonçalves
59 anos (sócio 2203)

"Para lhe ser sincero, até gostava de lhes tirar dois jogadores: o André André e o Hernâni. O primeiro porque o Braga precisa de mais um bom médio; o segundo porque é um jogador que faz falta."
Luís Peixoto
16 anos (sócio 8535)

"O André André. Embora seja um jogador sem grande espírito, tem muita qualidade. Nota-se que comanda aquele meio-campo do Vitória de Guimarães de olhos fechados."
Idalina Pereira
69 anos (sócia 22 552)

"Roubava aquele que jogou pelo lado direito no jogo da Taça de Portugal, o Hernâni. O rapaz corre muito e criou alguns problemas; parecia que tinha fogo no rabo. O resto não me interessava."
Adeptos do Vitória
Luís Cunha
54 anos (sócio 4230)

"Não roubaria nenhum, só pelo simples facto de ser do Braga. Além disso, não seria muito bem aceite aqui em Guimarães. Se fosse uma transferência daqui para o Braga, seria mais fácil, e há casos como o do Alan, por exemplo."
Eduardo Costa
39 anos (sócio 4358)

"Só se fosse um que viesse para o banco , porque o nosso onze é melhor que o do Braga. Não estou a ver quem; eles é que vêm cá buscar jogadores. Talvez o Rafa, que não conhecia, e surpreendeu-me. Mas não tinha lugar no onze."
Filipe Oliveira
24 anos (sócio 26 203)

"Talvez o Rafa, ou até o Pardo, os mesmos que marcaram os golos no jogo da Taça de Portugal. O Rafa é muito bom, não sei se está a jogar na posição de raiz, mas está muito bem; o Pardo porque tem um remate muito forte."
Tiago Machado
30 anos (sócio 3724)

"Neste momento, o Vitória não precisa de mais nenhum. Talvez fosse buscar o Alan, mas ele é que não quis continuar aqui para poder ganhar mais. O Braga não tem jogadores que façam falta ao Vitória."
Francisco Silva
50 anos (sócio 12 870)



Micael e Alan lutam pelo onze
Português integrou o treino de ontem e voltou a entrar nas contas para a única vaga no onze

A um dia do dérbi com o Vitória de Guimarães, a corrida pela posição 10 está novamente lançada. Depois da boa exibição em Penafiel, Alan tinha a titularidade praticamente garantida, mas a recuperação de Rúben Micael, até ao último sábado dono e senhor do lugar, relançou a discussão. O internacional português trabalhou de forma condicionada nos primeiros dias da semana, mas a ausência do boletim clínico divulgado ontem indica que participou no treino sem limitações. Resta saber se dois dias serão suficientes para adquirir a condição física ideal para alinhar de início no reencontro com os vimaranenses. Se Sérgio Conceição optar por poupá-lo, então avançará o capitão, que até poderá igualar Jorge Gomes no segundo lugar da tabela de jogadores estrangeiros com mais jogos efetuados pelo Braga no campeonato (170).À frente continuará apenas Karoglan, com 183 aparições.
Noutro âmbito, Chidi, médio da equipa B, foi convocado pelo selecionador de sub-23da Nigéria para participar num estágio em Abuja que arranca hoje. No entanto, o internacional jovem nigeriano não irá apresentar-se, uma vez que os trabalhos se realizam fora de uma data FIFA.

O JOGO

JotaCC

Micael apto, mas Alan de prevenção...

SÉRGIO CONCEIÇÃO, treinador do Braga, tem toda a equipa apta para o dérbi de amanhã (20.15 horas, Sport TV1) , a disputar na "pedreira". A única baixa é a de Zé Luís, lesionado de longa data. O próprio Rúben Micael voltou trabalhar com a equipa, no treino de ontem, e está pronto para reintegrar o onze titular. E ainda que o regresso do médio madeirense careça de alguns cuidados, Conceição não se atrapalha. Alan está aí para as curvas, como bem comprovou no desafio ganho em Penafiel, por 6-1.

Alan e Rúben Micael entram nas contas de Conceição
Micael queixou-se de dores num joelho e foi desmobilizado em cima da convocatória para o desafio da última jornada da Liga. O "playmaker" do Braga passou a última semana em tratamentos e a fazer treino condicionado. Retomou os trabalhos de campo e fará, hoje, no treino matinal (10 horas, à porta fechada), a derradeira avaliação. Tudo indica, pela resposta dada no treino de ontem, que Rúben não terá qualquer limitação.
Seja como for, o inoxidável Alan está de prevenção. Ou mais do que isso... Sérgio Conceição ficou maravilhado com a exibição do veterano em Penafiel e tem a garantia de que, com um ou com outro, terá sempre um bom maestro para liderar o ataque à baliza do Vitória.
Na defesa, o treinador do Braga não tem dúvidas. Se, há duas semanas, no desafio da Taça, ganho em Guimarães (2-1), teve de remendar as laterais defensivas ( Marcelo Goiano, regressado de longa paragem, jogou a lateral esquerdo e até foi expulso), desta vez tudo volta à normalidade. O canhoto Tiago Gomes está de pedra e cal e Baiano tapará o lado contrário.

JN

Bruno3429

«Espero que o árbitro esteja atento» – Sérgio Conceição
Pedro Lobão 

Sérgio Conceição fez ao início da tarde a antevisão da recepção ao eterno rival, o Vitória de Guimarães. O técnico espera que o árbitro Carlos Xistra esteja atento e aponta a estatística como exemplo.

«O Vitória de Guimarães é a equipa que provoca mais amarelos ao adversário. Que eu saiba, o futebol é um jogo de contacto. Espero que o árbitro esteja atento», enalteceu.

O treinador dos arsenalistas garantiu que este encontro não tem favoritos.

«Este tipo de jogos não tem favoritos. O Guimarães está à nossa frente mas há 50 por cento de hipóteses para cada lado», apontou.

Sérgio Conceição apelou ainda a que os adeptos encham o Estádio Municipal de Braga.

«Os nossos adeptos são melhores do que os do Vitória de Guimarães. Aqui, há melhor ambiente para os jogadores. Temos sentido um forte apoio mesmo nos jogos fora de casa e espero que amanhã compareçam em grande número», apelou

O maior derby do Minho tem o pontapé de saída agendado para amanhã às 20.15 horas.

A Bola

JotaCC

Sérgio Conceição
"Braga foi mais forte que o V. Guimarães"
O técnico do Braga apelou à atenção da equipa de arbitragem no jogo com o rival minhoto.
Arsenalistas em busca do segundo lugar


Sérgio Conceição disse hoje que o Sporting de Braga foi mais forte no último "clássico" com o Vitória de Guimarães, a "equipa que mais amarelos provoca nos adversários", avisou na antevisão da 12ª jornada da I Liga de futebol.

O Sporting de Braga foi a Guimarães eliminar o Vitória há duas semanas (2-1), na quarta ronda da Taça de Portugal, mas para o treinador dos bracarenses essa partida "não serve de referência" para domingo, porque "nenhum jogo é igual".

Sérgio Conceição considera que não há favoritos neste tipo de jogos, disse esperar um adversário semelhante ao que encontrou em Guimarães e discordou de algumas análises que deram o Vitória por cima do Braga nesse encontro.

"O Vitória de Guimarães é uma equipa com princípios bem definidos, que gosta de privilegiar a sua primeira fase de construção com um futebol apoiado e um jogo ligado e isso faz com que as pessoas pensem que joga muito bem à bola", começou por dizer.

No entanto, o técnico deixou a pergunta: "o que é que é jogar melhor? Em termos de oportunidades reais o Braga teve muitas mais que o Vitória, mesmo quando ficámos reduzidos a 10 unidades. É ter posse de bola no seu meio-campo defensivo entre os centrais e o médio defensivo, sem perigo e objetividade?", deixou.

Para Conceção, o Braga foi "a melhor equipa nesse jogo em todos os aspetos" e defendeu que "sinal de maturidade e crescimento é saber o que o jogo está a pedir e interpretá-lo da melhor maneira".

O técnico fez questão ainda de, já depois de sair da mesa onde fez a conferência de imprensa, apelar à atenção da equipa de arbitragem, que será chefiada por Carlos Xistra.

"A equipa do Guimarães é a que provoca mais amarelos e faltas nas equipas adversárias, [mas] o futebol é um jogo de contactos e duelos e os árbitros têm que estar atentos a isso", afirmou, exibindo uma folha com "uma lista dos amarelos".

O médio Ruben Micael está ainda em dúvida para o jogo de domingo, apesar de já estar apto clinicamente, e só no dia do jogo, quando a convocatória for conhecida, se saberá se é opção para Sérgio Conceição.

O treinador apelou ainda à presença em massa dos adeptos do Braga e destacou a importância desse apoio. "Acho que há um ambiente melhor aqui, os adeptos do Braga conseguem fazer com que os jogadores sintam a força que vem das bancadas. Não quero que os adeptos do Braga sejam iguais aos do Vitória na sua casa, quero que sejam melhores e acredito que sejam melhores, têm-no sido nesta época, em casa e fora", elogiou.

Sporting de Braga, quinto classificado, com 21 pontos, e Vitória de Guimarães, segundo, com 26 pontos, defrontam-se no domingo, às 20:15, no Estádio Municipal de Braga, jogo que será arbitrado por Carlos Xistra, de Castelo Branco.

SAPO DESPORTO

JotaCC

Sérgio Conceição: "Vitória joga bem à bola? O que é isso?"
Duas semanas depois do dérbi da Taça, que o Braga ganhou, em Guimarães, por 2-1, eis mais um desafio de todos os antagonismos minhotos do futebol. Desta vez, neste domingo, é para o campeonato, na "pedreira". Sérgio Conceição, treinador do Braga, diz que será "um jogo diferente, com todos", reparte o favoritismo e declara abertos os "mind games"...


"Favoritismo? É 50-50", afirma o técnico do Braga, que entrará no dérbi, da 12.ª jornada da Liga, no quinto lugar da classificação e a cinco pontos do rival. Uma diferença que, segundo Conceição, é efémera: "Muito objetivamente, essa diferença justifica-se, porque o Vitória tem estado muito bem, mas não reflete o valor das equipas".
E se o jogo da Taça é a mais recente referência para este braço-de-ferro minhoto, o treinador do Braga acrescenta: "O Vitória é uma equipa com princípios muito bem definidos, com um jogo muito apoiado e muito ligado, o que leva a dizer-se que joga muito bem à bola. Mas, o que é isso? Eu acho que não! No jogo da Taça, fomos mais fortes e fomos melhores em todos os aspetos. Fomos muito mais objetivos e tivemos muito mais oportunidades de golo".
Para Conceição, o Vitória só é melhor num aspeto: "É a equipa do campeonato que mais cartões amarelos provoca nos adversários. Não sou eu que o digo, são as estatísticas que o comprovam. Acho que os árbitros devem estar atentos".
Ou como, antes de a bola pinchar no relvado do Estádio Muncipal de Braga, o dérbi já mexe nos corredores, até no habitual esconder do jogo. Sérgio Conceição sempre diz que Ruben Micael está recuperado, mas, como é hábito, faz caixinha da lista de jogadores convocados, a divulgar em cima da hora do jogo. "Sim, o Rúben está recuperado, mas é preciso ver que esteve duas semanas parado. Logo se verá", afirma o treinador do Braga.
Se as estatísticas, esses gráficos que supostamente explicam tudo, contam no futebol, talvez também expliquem a "psicose" instalada em Guimarães de cada vez que o Vitória tem de atravessar a Falperra para desafiar o rival. Nos últimos 12 anos, em dez jogos para o campeonato, apenas por uma vez escapou à derrota, com um empate, para amostra. E acumulou mais um desaire, para a Taça da Liga.
Evidência: o Vitória nunca ganhou na "pedreira", que se tornou num antro de todos os receios vimaranenses; o último triunfo vitoriano em Braga remonta à época 2002/03 e verificou-se no velhinho Estádio 1.º de Maio, onde os golos de Pedro Mendes, Romeu, Nuno Assis e Rafel deram o triunfo (4-2) que mais se celebra no Toural.

JN

JotaCC

Sérgio Conceição
"Vitória é a equipa que provoca mais amarelos"

Sérgio Conceição, treinador do Braga, pede atenção ao árbitro do dérbi minhoto, Carlos Xistra.

No final da conferência de imprensa, Sérgio Conceição recorreu à estatística para alertar Carlos Xistra, o árbitro que vai dirigir o dérbi minhoto. "O Vitória de Guimarães é a equipa que provoca mais amarelos nas equipas adversárias. O árbitro tem que estar atento", atirou o treinador arsenalista.

Quanto à dúvida principal em torno do onze, o treinador não esclareceu totalmente. "O Rúben Micael está há pouco tempo a treinar integrado. Não tem problemas físicos mas esteve duas semanas parado. Vamos ver amanhã quem vai jogar", respondeu.

"Este tipo de jogos não tem favoritos. O Vitória de Guimarães está à nossa frente, mas há 50 por cento para cada lado", afirmou Conceição, recordando ainda o dérbi da Taca de Portugal que o Braga ganhou 2-1. "Dizem que o Vitória de Guimarães jogou melhor, mas o que é jogar melhor? Nós tivemos melhores oportunidades. Jogar melhor é ter posse de bola nos centrais sem objetividade ofensiva?", questionou.

"O Vitória de Guimarães não tem mais valor mas justifica este lugar. Tem estado bem fora de casa, onde nós não temos estado tão bem. Não concordo quando se fala no dinheiro porque 70 por cento da equipa já estava cá no ano passado", referiu.

O JOGO

Bruno3429

Braga/AAUM travado no terreno do SL Olivais
Escrito por  André Borges

O SL Olivais impôs a segunda derrota da época ao SC Braga/AAUM. A equipa comandada por Luís Alves venceu por 4-3 e subiu ao quarto posto da tabela classificativa, que divide com o Fundão, ao passo que os minhotos conservam a vice-liderança, mas perderam a possibilidade de «fugir» ao Sporting.

Tukinha abriu o caminho para o triunfo das águias, com o primeiro golo apontado aos 8 minutos. Pouco depois, Tiago Brito empatou, mas Tukinha mostrou estar de pé quente e deu nova vantagem ao Olivais na resposta.

Perto do intervalo, Jardel conferiu uma vantagem de dois golos aos donos da casa, só que André Machado respondeu com o 3-2.

Na etapa complementar, Miguel Almeida fez a igualdade que viria a ser desfeita já no último minuto, graças ao golo da vitória do SL Olivais apontado por Giló.

FutsalGlobal