News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 28/10

Started by JotaCC, 28 de October de 2014, 07:36

Previous topic - Next topic

JotaCC

Vitória de Guimarães e Sp. Braga reencontram-se na Taça de Portugal

O jogo grande da quarta eliminatória da Taça de Portugal. O sorteio de ontem ditou um dérbi clássico do Minho entre Vitória de Guimarães e Sp. Braga, eternos vizinhos e rivais que voltam, assim, a reencontrar-se na prova rainha do futebol nacional.
Há quase dois anos, em Janeiro de 2013, as duas equipas mediram forças em jogo dos quartos-de-final da competição, terminando com o triunfo vimaranense, após prolongamento, por 2-1 (com um bis de Barrientos), seguindo a equipa de Rui Vitória a caminho do Jamor, percurso que culminou com a conquista da Taça.

Foi a 16 de Janeiro de 2013 o último encontro entre os vizinhos. Barrientos deu vantagem à equipa da casa com um golo no primeiro minuto, mas Éder empatou a cinco do apito final. Barrientos transformou-se no homem do jogo, ao bisar no início do prolongamento, resolvendo o jogo a favor do Vitória.
Dois anos depois, as equipas voltam a encontrar-se, num duelo que Rui Casaca, dirigente do Sp. Braga, considera ser &ldquo ;empolgante".

"É um jogo de grau de dificuldade elevado. O Vitória de Guimarães tem boa equipa, o Sp. Braga também, é um dérbi, um jogo de Taça, mas vamos querer ganhar e estar na eliminatória seguinte. Vão estar duas massas associativas empolgantes no estádio. Vamos tentar dividir isso, como o jogo e tentar ganhá-lo. Esperamos que seja um bom espectáculo e que o futebol saia prestigiado", revelou o responsável dos arsenalistas no final do sorteio.

Do lado do Vitória, o representante Bernardino Oliveira assumiu, desde logo, ser um jogo difícil. "Mais um um jogo, mais um dérbi, é um jogo sempre difícil, mas o Vitória tem ambições e, como tal, querer passar à eliminatória seguinte. Teoricamente, há vantagem de jogarmos em casa, mas nem sempre o factor casa é determinante. Tudo faremos para aproveitar essa mais-valia, mas não quer dizer tudo", revelou.
A quarta eliminatória da Taça de Portugal está agendada para o dia 23 de Novembro.

CORREIO DO MINHO

JotaCC


JotaCC


JotaCC


JotaCC


JotaCC

ACABOU O "SHOW" A VER ESTRELAS
MATHEUS O brasileiro sentia fortes dores de cabeça quando defendeu remates de Gaitán e Maxi, perto do segurando o 2-1 sobre o Benfica

"Não houve sorte. É um guarda-redes muito rápido e explosivo"
Moisés
Irmão de Matheus


O mais espetacular do ex.guardião do América estava guardado para o último minuto do jogo, acompanhado de algum sofrimento. Mesmo combalido por um choque com Gaitán, não falhou
Estava "zonzo e com fortes pontadas" na cabeça. Mal acabou o jogo que terminou com o triunfo do Braga sobre o Benfica, por 2-1, Matheus telefonou ao irmão Moisés, jogador do Rijeka (Croácia), e foi num misto de euforia e alívio que relatou como se encontrava no momento em que desviou dois remates, de rajada, de Gaitán e Maxi, ambos à queima-roupa. Era o último suspiro do duelo com os encarnados e o guarda-redes assegurava, com classe, a vitória do Braga, depois de ter colecionado outras defesas fantásticas. Dois minutos antes, ao desfazer um cruzamento, chocara violentamente com Gaitán, caindo desamparado no chão, e aguentou as dores até ao fim, até porque Sérgio Conceição já tinha esgotado as três substituições. "Ali não houve sorte. É um guarda-redes muito rápido e explosivo a reagir aos remates", assegurou Moisés a O JOGO.
Orgulhoso pela exibição memorável de Matheus, Moisés apenas admite uma eventual ajuda extra: "É abençoado por Deus, tem muita fé". "Isso ajuda-o em lances críticos, como naquele em que defendeu com a perna a recarga do Maxi", apontou, garantindo que o guarda-redes dos arsenalistas não se envaidece com elogios. "Já no América tinha o estatuto de estrela e nunca deixou de ser o mesmo de sempre. Sabe perfeitamente que se facilitar cai no esquecimento", observou. As doses elevadas de adrenalina suscitadas pelo jogo com o Benfica boicotaram-lhe, porém, uma boa parte da noite. "Provavelmente nem dormiu. Julgo que se entreteve com jogos de computador ou a conversar com o nosso pai", constatou.
A vitória sobre o campeão nacional significou ainda a reposição da igualdade num curioso mano-a-mano entre Matheus e Talisca. "Na Copa do Brasil, o Talisca venceu, pelo Bahia. Desta vez, ganhou o meu irmão e pouco importa que o Talisca tenha marcado um golo", gracejou Moisés, embora deixando claro que o guardião não aguardava a visita do compatriota com "sentimento de vingança". "É uma brincadeira entre os dois. Até está muito feliz pelo sucesso do Talisca", juntou.
À Pedreira e aos adeptos bracarenses, Matheus atira elogios. "Diz que são fantásticos. Vão para todo o lado com a equipa, até em particulares", repete Moisés, curioso por conhecer o Municipal de Braga, construído numa encosta, a exemplo do Estádio Kantrida, casa do Rijeka, embora com paisagem para o mar. "Julgo que o enquadramento do estádio do meu clube será melhor", comparou o irmão de Matheus.



SALVADOR AGRA
Olhos nos olhos, Sérgio Conceição pediu-lhe empenho e desejou-lhe boa sorte. Foi o suficiente para fazer explodir o extremo, que recebeu elogios de adeptos das águias

HÁBIL A TRABALHAR O LADO EMOCIONAL DOS JOGADORES, SÉRGIO CONCEIÇÃO DISSE A SALVADOR AGRA PARA DAR O MELHOR EM CAMPO

SMS até de benfiquistas

A correria do extremo na direção do banco do Braga para festejar o golo que marcou ao Benfica não deixou dúvidas: Salvador Agra dedicou-o ao treinador, que confiou nele para dar a volta ao jogo
A velha aliança entre Sérgio Conceição e Salvador Agra, iniciada no Olhanense e aperfeiçoada na Académica, tardou em Braga, mas acabou por se manifestar com estrondo ao cabo de oito jornadas, e logo contra o campeão nacional Benfica, que se apresentava invencível na Pedreira. Só faltava desatar um nó para dar a volta completa ao marcador e o treinador dos arsenalistas apostou no extremo na segunda parte, arrancando dele os melhores instintos possíveis através de um incentivo tão simples como rico em conteúdo: "Vai com força, dá o melhor de ti e boa sorte." Dez minutos volvidos, Agra corria na direção do banco, a apontar para o treinador, para os festejos do 2-1, depois de atirar cruzado de pé direito, sem hipóteses para Artur.
A aptidão de Sérgio Conceição para motivar os jogadores não é, porém, novidade no grupo bracarense, tendo sido Éder o último caso de sucesso, com o ponta de lança a reencontrar o caminho dos golos frente ao Alcains, para a Taça de Portugal. Um par de conversas, em jeito de desafios, com o treinador foi o suficiente para o Braga recuperar o internacional português, que não marcava desde o fim de setembro. O reverso desta medalha é que a faísca do treinador não agrada a todos...Que o diga Salvador Agra, cujo telemóvel foi inundado de mensagens de amigos benfiquistas das Caxinas no seguimento da noite memorável de domingo. Em nome da amizade, as manifestações de desagrado não se traduziram, porém, em declarações de guerra genuínas, antes desabafos alternados com felicitações. Agra agradeceu a todos.



ROTURA ZÉ LUÍS FALHA ACADÉMICA

Uma ressonância magnética confirmou o diagnóstico inicial: Zé Luís tem uma rotura na coxa esquerda, sendo baixa confirmada para a deslocação a Coimbra, no próximo domingo. Quando cumpria o aquecimento antes do jogo com o Benfica, o avançado queixou-se de dores na coxa esquerda, sendo rendido de imediato por Éder no onze. A recuperar de um problema muscular, Djavan continua à parte do grupo.



TROCA ROSÁRIO AO COMANDO NO BANCO

Expulso contra o Benfica, Sérgio Conceição entregará o comando da equipa a Jorge Rosário na visita à Académica. O primeiro adjunto receberá, porém, indicações do treinador principal através de telemóvel, a partir da zona das bancadas. A equipa retoma amanhã o trabalho, sendo prioritária para Sérgio Conceição a escolha do substituto do médio Danilo, também expulso no último jogo.


O JOGO

JotaCC

Treinador em risco no regresso à Briosa

SÉRGIO CONCEIÇÃO só hoje saberá pode ir para o banco, no jogo de domingo (19.15 horas, SportTV1), frente à Académica, da 9.ª jornada da Liga, que marca o regresso momentâneo a Coimbra, onde trabalhou na última época e meia.
A expulsão, na fase final do jogo de anteontem, contra o Benfica, deverá merecer, pelo menos, a aplicação de multa por parte do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol. No entanto, o técnico corre também o risco de ser suspenso.
Para já, a única certeza é que o brasileiro Danilo, igualmente expulso na parte final do encontro com a formação benfiquista, é baixa certa para o desafio com a Briosa.

Zé Luís reavaliado
Na ressaca do triunfo diante do Benfica (2-1), a equipa arsenalista regressou ontem de manhã aos treinos, nos relvados secundários do Estádio Municipal de Braga. Zé Luís, que falhou o jogo com as águias em virtude de se ter lesionado no aquecimento, foi reavaliado e não se treinou. O atacante internacional caboverdiano, que sentiu dores musculares na véspera, será hoje sujeito a exames complementares, para determinar a gravidade da sua lesão. A situação merece reservas, mas do ponto de vista da frente de ataque a equipa poderá voltar a recorrer a Éder, que apontou o primeiro golo da frente ao Benfica, dando início à reviravolta braguista. Éder que, curiosamente, estará também de regresso a Coimbra, tal como Salvador Agra, que marcou o tento da vitória no duelo com a águia. Djavan, outro ex-Académica, permanece em regime de treino condicionado, logo, o regresso à competição não estará para breve.
O Braga folga hoje. Amanhã regressa ao trabalho e com dois treinos.

JN

JotaCC

Benfica recebe Moreirense, Sporting vai a Espinho e ainda há duelo do Minho na Taça
Pelo menos mais dois emblemas da I Liga vão ficar pelo caminho na quarta eliminatória

Um reencontro que acontece após dois meses, outro após 18 anos de separação, e um escaldante duelo entre os rivais do Minho: este é o saldo do sorteio da quarta eliminatória da Taça de Portugal, cujos jogos mais sonantes são o BenficaMoreirense, Sp. Espinho-Sporting e V. Guimarães-Sp. Braga. São apenas duas as partidas a opor emblemas da I Liga, sendo ainda seguro que haverá pelo menos três equipas do Campeonato Nacional de Seniores (CNS) nos oitavos-de-final da Taça.
O Benfica, detentor do troféu, recebeu o Moreirense logo à quinta jornada da I Liga e não teve tarefa fácil. Os "encarnados" estiveram em desvantagem no marcador e só conseguiram dar a volta ao resultado (3-1) quando o conjunto de Miguel Leal ficou em inferioridade numérica. As duas equipas já se tinham encontrado na Taça de Portugal em 2007-08, também na Luz, então nos quartos-de-final, com vitória para o Benfica por 2-0.
O treinador do Moreirense prometeu que a equipa, 10.ª classificada na I Liga, vai "tentar surpreender" nesta nova visita ao Estádio da Luz. "É um jogo de exigência máxima. O favoritismo está, é claro, do lado do Benfica, mas vamos jogar para ganhar", disse Miguel Leal à agência Lusa, admitindo que preferia um sorteio diferente: "um adversário teoricamente mais acessível" ou então defrontar uma equipa forte mas "pelo menos em casa".
Duas épocas depois, a Taça de Portugal volta a protagonizar um derby minhoto: em 2012-13, nos quartos-de-final, o Vitória de Guimarães afastou o Sporting de Braga após prolongamento (2-1). Os dois rivais tornam a defrontar-se, apenas duas semanas antes do Sp. BragaV. Guimarães da 12.ª jornada da I Liga. "É mais um derby. É um jogo sempre difícil, mas o Vitória tem ambições na Taça de Portugal e tudo faremos para passar à eliminatória seguinte", disse o representante dos vimaranenses no sorteio, Bernardino Oliveira. Rui Casaca, director executivo do Sp. Braga, reconheceu que será um jogo "de grau de dificuldade elevado". "É um derby, um jogo empolgante, mas vamos querer ganhar", vincou.
Após ir ao Dragão eliminar o FC Porto (1-3), o Sporting visita o Sporting de Espinho, último classificado da Série C do CNS. Os "tigres", que em Novembro celebram o centenário, nunca afastaram os "leões" na Taça de Portugal. "O Sporting é favorito, mas terá de o demonstrar no campo. Não podemos olhar para este adversário como fácil, porque não é", disse Augusto Inácio, representante do Sporting no sorteio.
Sporting de Espinho e Sporting não se encontram desde a época 1996-97. A última visita dos "leões" aos espinhenses aconteceu na 1.ª jornada do campeonato desse ano, com vitória da equipa de Robert Waseige por 1-3. Mas o jogo foi disputado na Maia, para potenciar a receita de bilheteira. E o mesmo pode acontecer desta vez, admitiu o treinador dos "tigres", Carlos Moreira, mais conhecido por Calica. "Só temos a ganhar. A pressão está toda do lado do Sporting e o passado da competição diz-nos que tudo é possível na festa da Taça", realçou.
O Rio Ave, finalista vencido na época passada, recebe a Oliveirense. Depois de eliminar o Estoril, o Varzim vai jogar ao terreno do Gil Vicente. E o Santa Maria, responsável pelo afastamento da Académica, recebe o Santa Eulália.

PUBLICO

JotaCC

DÉRBI MINHOTO AQUECE A TAÇA
Benfica e Sporting com vida facilitada na quarta eliminatória da competição

"O favoritismo está, é claro, do lado do Benfica, mas vamos jogar para ganhar. É uma montra e a estabilidade emocional vai ser decisiva"

A FESTA da Taça promete emoções fortes no Minho, com V. Guimarães e Braga a medirem forças num escaldante duelo pelo apuramento para a próxima eliminatória. Um encontro que voltará a reavivar a eterna rivalidade entre os dois clubes, que apostam forte em vencer a segunda prova mais importante do calendário nacional. Nos sete jogos disputados entre os dois emblemas, os bracarenses festejaram a qualificação por quatro vezes.
No outro encontro entre equipas da Liga, o Benfica recebe o Moreirense. Detentores do troféu, os encarnados são superfavoritos a seguir em frente, perante um adversário que esta época já colocou a Luz em sobressalto, apesar da derrota, por 3-1.
Após eliminar o F. C. Porto, no Dragão, o Sporting terá uma tarefa, teoricamente, acessível frente ao Sp. Espinho, último classificado da Miguel Leal Treinador do Moreirense Série C do Nacional de Seniores. Um reencontro, 20 anos depois, que deixa em festa os adeptos dos Tigres da Costa Verde, desejosos de voltar a ver o clube ombrear com os grandes do futebol português.
Finalista vencido da última edição, o Rio Ave vai defrontar a UD Oliveirense, num dos cinco embates entre equipas dos dois primeiros escalões. Após eliminar o Estoril, o Varzim joga a continuidade na competição diante do Gil Vicente e o sensacional Santa Maria defronta o Santa Eulália, num duelo entre formações do Nacional de Seniores.

JN

JotaCC

Gangue com roupa de claque do Benfica destrói café e foge
Grupo de 30 elementos com roupa dos No Name Boys destrói café junto à Universidade


Em breves minutos, vândalos destruíram interior e a montra do café Contra Onda, na zona universitária
CERCA de 30 alegados membros da claque benfiquista "No Name Boys" espalharam o terror, ao início da madrugada de ontem, na Rua dos Lusíadas, junto à Universidade do Minho, em Braga. Envergando bonés e com lenços da claque a tapar a boca, o grupo atacou cerca de duas dezenas de pessoas que estavam no café Contra Onda.
Diogo Cunha, dono do café vizinho onde tudo se sucedeu, foi o primeiro a avistar a claque. "Tinha acabado de fechar o meu café e estava na varanda a conversar com amigos quando vejo mais de dez carros a passar com rapazes a fazer gestos obscenos e a chamar nomes. Estacionaram mais à frente e, de repente, começam a correr em direção ao estabelecimento do meu colega que ainda estava aberto", conta.

"Eu só tive tempo de entrar no café do meu colega e avisar toda a gente para se proteger", diz Diogo que, com os jovens que estavam no café, conseguiram fugir para um telhado.

Segundo um dos sócios do "Contra Onda", Guilherme Abreu, em menos de cinco minutos, os agressores "atiraram cadeiras, mesas, cervejas e garrafas que tinha no balcão" e partiram a montra da cabeleireira, no mesmo prédio, com garrafas "que atiraram a pessoas que fugiram naquela direção". "Nós não estávamos vestidos com nada relativo ao Braga, nem com cachecóis. Foi mesmo pura maldade", diz Guilherme, assegurando que esta foi a primeira vez que teve conflitos com claques de equipas adversárias ao Braga, recusando que o ato esteja relacionado com alguma vingança .

Além das vítimas, o "estrondo" assustou também os moradores do prédio. Carlos Gonçalves, residente no terceiro andar, mesmo acima do café, admite que "durante 30 segundos estiveram a partir tudo". "Só ouvi pessoas a gritar e, da varanda, ainda vi o grupo a fugir para os carros e arrancaram a grande velocidade", relata, relembrando o momento de pânico que assustou centenas de pessoas, sobretudo estudantes, que vivem nas redondezas.

JN

JotaCC


JotaCC


JotaCC


JotaCC

Benfica perguntou por Matheus

Giovanni, antigo jogador do Benfica e um dos empresários de Matheus, diz que os encarnados manifestaram interesse na contratação do guarda-redes para esta época.

«O primeiro clube a mostrar interesse foi o Braga. Houve interesse de outros clubes portugueses, o Benfica mostrou interesse mas já tinha dado a minha palavra ao Braga», contou Giovanni, em declarações à Renascença, revelando que o guardião, de 22 anos, estava também «referenciado em Espanha, Inglaterra e França».

O antigo jogador das águias diz ter ficado «muito feliz» com a exibição de Matheus no encontro do passado domingo, destacando a «maturidade» evidenciada pelo jovem guarda-redes na baliza do SC Braga.

«Tem muito para evoluir», vaticinou Giovanni.

A BOLA

JotaCC

Hugo Miguel dirige V. Guimarães-Sporting
MANUEL MOTA NO BENFICA-RIO AVE


O árbitro Manuel Mota, de Braga, foi nomeado esta terça-feira para dirigir na sexta-feira a receção do Benfica ao Rio Ave, em jogo da nona jornada da Liga, que opõe o líder ao quinto classificado.

Nuno Almeida, do Algarve, dirige no sábado o FC Porto-Nacional, no Dragão, e Hugo Miguel, de Lisboa, também no mesmo dia, arbitra o Vitória de Guimarães-Sporting, que opõe o terceiro ao quarto classificado.

Árbitros nomeados para da nona jornada:


Sexta-feira, 31 outubro: Benfica-Rio Ave, Manuel Mota (AF Braga).

Sábado, 01 novembro:

Penafiel-Estoril, Duarte Gomes (AF Lisboa).

Vitória de Guimarães-Sporting, Hugo Miguel (AF Lisboa).

FC Porto-Nacional, Nuno Almeida (AF Algarve).

Domingo, 02 novembro:

Gil Vicente-Arouca, Jorge Ferreira (AF Braga).

Marítimo-Moreirense, Artur Soares Dias (AF Porto).

Paços de Ferreira-Vitória de Setúbal, Luís Ferreira (AF Braga).

Académica-Sporting de Braga, Bruno Paixão (AF Setúbal).

Segunda-feira, 03 novembro:

Belenenses-Boavista, Rui Costa (AF Porto)