News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 20/10

Started by JotaCC, 20 de October de 2014, 07:44

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga goleia Alcains e segue em frente na Taça de Portugal

O Sp. Braga entrou com o pé direito na edição 2014/15 da Taça de Portugal, ao afastar ontem, em casa, o Clube Desportivo de Alcains, da I Divisão distrital da A.F. Castelo Branco, na terceira eliminatória. Um apuramento tranquilo e incontestável dos 'guerreiros' do Minho, mas alcançado em serviços mínimos, a jogar q.b., sem grande brilho, apesar do resultado expressivo e que... em boa verdade até peca por escasso. De qualquer forma, missão cumprida e ultrapassado o primeiro obstáculo no sonho do Sp. Braga rumo ao Jamor.

Perante um adversário amador, que fez uma viagem de 320 quilómetros para a festa da taça na pedreira, Sérgio Conceição operou muitas mudanças na equipa, mantendo apenas três titulares que actuaram no jogo passado no Dragão: os defesas Tiago Gomes, Santos e o médio Pedro Tiba. Mesmo com oito novidades no onze inicial, o Sp. Braga defrontou o Alcains com um figurino de I Liga e com muitos jogadores que iniciaram a época.

A vitória do Sp. Braga começou a ser desenhada com um golo de classe logo aos seis minutos, num 'chapéu' de Pedro Tiba, a picar a bola sobre Oleh, após tabela perfeita com Éder. Parecia que o jogo ia descambar, face à diferença abismal de argumentos dentro das quatro linhas, mas a verdade é que o Alcains conseguiu resistir, aproveitando a apatia dos bracarenses, a jogar sem intensidade e pouca imaginação.

Uma apatia desconcertante que chegou a custar caro, com o Alcains a conseguir restabelecer a igualdade (1-1) à meia hora de jogo, num cabeceamento de Cabi, entre os centrais do Sp. Braga, na sequência de um canto. Já antes, aos 21 minutos, Cabi tinha tido uma boa oportunidade, onde surgiu isolado, após uma perda de bola infantil de Tiba.

Mas durou pouco o momento de glória do Alcains, já que quatro minutos depois, aos 34, o Sp. Braga, voltou a colocar-se em vantagem, com um golo de belo efeito de Marcelo Goiano, num remate cruzado após assistência de Salvador Agra.

Mesmo em relaxe, a vantagem mínima ao intervalo (2-1) podia ser mais dilatada para o Sp. Braga, mas premiava também a atitude dos albicastrenses.
Na segunda parte, o Sp. Braga voltou a entrar forte, claramente com ordens dadas no balneário para sentenciar rápido a eliminatória, para evitar surpresas desagra dáveis, mas apesar da pressão só aos 65 minutos, Éder fez o 3-1. Um golo de cabeça, após livre de Salvador Agra, com o internacional português a regressar aos golos em bom estilo.

Com o Alcains inofensivo no ataque (chegou apenas uma vez à baliza de Kritciuk), e a fazer mais pela vida na defesa para evitar ser goleado, o Sp. Braga mesmo sem grande esforço chegou ao 4-1, por Sami, aos 72 minutos, que não perdoou na cara de Oleh, após recuperação e assistência de Pedro Tiba.
Com a eliminatória decidida, e o Sp. Braga a poupar nos foguetes na festa, o Alcains acabou por deixar Braga debaixo de aplausos dos adeptos minhotos.

Sérgio Conceição: "Podíamos ter feito mais golos mas seria cruel para o Alcains"

Melhor o resultado que a exibição, reconheceu no final da partida o treinador do Sp. Braga, mas para Sérgio Conceição o mais importante foi alcançado, que foi a passagem à fase seguinte da Taça de Portugal. Técnico arsenalista queria mais da equipa, mas também admitiu que seria cruel para o Alcains.

"Satisfeito pela passagem. Penso que entramos bem no jogo, fizemos o golo, depois houve alguma displicência, que permitiu ao Alcains empatar, a quem aproveito para felicitar, para desejar as maiores felicidades, porque foram briosos e foram capazes de jogar aqui em Braga, e parabéns pelo trabalho e pelo espírito que tiveram. Depois desse golo penso que a equipa intranquilizou-se um bocadinho, mas mesmo na primeira parte podíamos ter feito mais dois ou três golos", começou por referir. Sérgio Conceição admitiu de seguida que chamou os jogadores à razão durante o intervalo, após uma primeira parte aquém do que tinha definido.

"A eliminatória nunca esteve me causa. Mas fomos para o intervalo com a vantagem mínima e sinceramente pelo que fizémos nos primeiros 45 minutos não estava satisfeito. Na segunda parte reagimos e conseguimos este resultado. Podíamos ter feito mais quatro ou cinco golos, mas isso também seria cruel e injusto para o Alcains", afirmou o técnico do Sp. Braga.
Segue-se o jogo com o Benfica, mas Sérgio Conceição só vai começar a pensar nas 'águias' a partir de hoje: "É um jogo importante, que queremos ganhar, mas teremos tempo para abordar esse jogo", rematou.

CORREIO DO MINHO

JotaCC


JotaCC


JotaCC

RESERVATÓRIO DE GOLOS
Alcains ofereceu resistência apenas no primeiro tempo e acabou atropelado pelo Braga. Com Zé Luís no banco, Conceição viu Éder voltar aos golos, que lhe fugiam desde agosto

"A equipa intranquilizou-se um bocadinho. Não estávamos satisfeitos e corrigimos na segunda parte. Podíamos ter feito mais golos"
Sérgio Conceição
Treinador do Braga

"Foi pena não termos conseguido levar a igualdade para o intervalo. Podia ter sido diferente. Só que a dinâmica do Braga fez a diferença"
João Paulo Natário
Treinador do Alcains


Só mesmo uma conjugação cósmica extraordinária poderia fazer com que os amadores do Alcains saíssem vitoriosos da visita ao Estádio Municipal de Braga. Para quem treina três vezes por semana a troco de pouco mais do que satisfação pessoal, a única esperança plausível seria tentar fechar a baliza a quatro chaves durante o máximo de tempo possível contra aquele Braga de primeira. E a verdade é que nem isso aconteceu, pois Pedro Tiba inaugurou o marcador bem cedo,numa altura em que alguns adeptos ainda tratavam de escolher, sem qualquer stresse, o melhor lugar, de preferência à sombra. Era só o princípio óbvio de uma goleada, relativamente fácil para os minhotos. Reflexo de um inexplicável desacerto defensivo, o desvio de cabeça certeiro de Cabi ainda mexeu com os nervos dos arsenalistas, mas não houve qualquer reposição do bíblico duelo entre David e Golias.

O internacional português Éder fez o 3-1 ao Alcains, colocando um ponto final no jejum de golos
Longe disso.Em cinco minutos, o Braga reagiu com outro golo, assinado por Marcelo Goiano, e a segunda parte funcionou como "passerelle" para os golos de Éder, que quebrou um jejum que durava desde agosto, e Sami, os concorrentes diretos de Zé Luís, titular nos dois jogos anteriores. Ontem, porém, encaminhado para o banco de suplentes,sem ser utilizado, o que não espantou, pois vem aí o Benfica, para a I Liga.
Como se previa, não faltaram novidades no onze inicial dos visitados, isto tendo por base os jogadores que haviam alinhado frente ao FC Porto. Apareceram Kriticiuk, Goiano, Sasso, Custódio, Alan, Salvador Agra, Pedro Santos e Éder e, já com a dança das substituições, ainda saltaram para o relvado Sami e Luiz Carlos. Segundas linhas ou nem por isso? Como se trata do Braga "made by" Conceição, no qual qualquer um pode ganhar a titularidade, tratou-se antes de uma oportunidade para várias caras conhecidas mostrarem que não entraram em desvalorização. A equipa de João Paulo Natário foi resistindo como podia e só não regressou a casa com mais um golo porque Sami, perto do fim, atirou para as nuvens.



Pedro Tiba
Um motor de alta rotação a resolver

Quando um jogador enche o campo até os lapsos parecem gotas no oceano, como aconteceu quando Pedro Tiba perdeu, de forma infantil, uma bola para Cabi em zona proibida, resultando do lance um perigoso remate... ao lado. Direto ao assunto, foi dos pés do médio que saiu um magnífico remate em arco para o 1-0 logo aos seis minutos; já na segunda parte, voltaria a ser determinante com uma assistência de mestre para o 4-1, da autoria de Sami. Pelo meio, carregou voluntariamente a equipa às costas, num vaivém constante entre a defesa e o ataque. Como poucos.



DESTAQUES
BRAGA

Marcelo Goiano 6
De volta à competição após um mês de ausência, por lesão, revelou boa forma, conferindo dinâmica ao flanco direito. Com um bom remate cruzado, fez o 2-1.
Tiago Gomes 6
Continua a aproveitar o afastamento de Djavan (lesionado) para marcar pontos. Antecipou o golo de Éder com um bom cruzamento, num livre.
Salvador Agra 5
Sempre a meter velocidade e a fazer bons cruzamentos pela direita.
Pedro Santos 6
De pé a fundo no acelerador, chegou a ser um "diabo" à solta. O passe para Goiano foi meio golo no 2-1.
Éder 6
Reencontrou-se com os golos e esteve perto de bisar.

O JOGO

JotaCC

A dormir também se goleia

"Estou satisfeito por passar, mas tivemos alguma displicência. Felicito o Alcains" Sérgio Conceição Braga
"Ainda conseguimos equilibrar, mas a dinâmica do adversário desequilibrou" João Paulo Natário Alcains


TARDE de calor em Braga, mas com as emoções no relvado a nunca subirem de tom. A equipa de Sérgio Conceição, mesmo desinspirada e adormecida, goleou por 4-1 o Alcains, equipa amadora dos Distritais de Castelo Branco, que só foi ao tapete a meio do segundo tempo.

Pedro Tiba inaugurou o marcador e fez o passe para o 4-1
Não aconteceu Taça e muito dificilmente poderia acontecer, dada a enorme diferença de qualidade entre as duas equipas. Um Braga sobranceiro, contentou-se com o golo apontado cedo por Pedro Tiba e só acordou quando Kabi, após canto cobrado por Rui Paulo, cabeceou bem e empatou! Seis minutos depois, Salvador Agra serviu na direita Marcelo Goiano e o brasileiro, num remate cruzado à entrada da área, fez o 2-1.
O Braga, que em relação ao último jogo só manteve no onze inicial Santos, Tiago Gomes e Pedro Tiba, voltou a descansar e só despertou a meio do segundo tempo, quando o público já mostrava algum descontentamento...
Um livre de Tiago Gomes, desviado ao segundo poste por Éder, permitiu ao internacional português voltar aos golos. Pouco depois, Pedro Tiba serviu na perfeição Sami e este fez o 4-1. Seguiu-se novo festival de golos perdidos, com o Braga, talvez, já com a cabeça no jogo de domingo com o Benfica...

JN

JotaCC