News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 09/09

Started by JotaCC, 09 de September de 2014, 07:36

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga: Um dos melhores arranques de época dos últimos anos
É um dos melhores registos das últimas temporadas em Braga. Sérgio Conceição arrancou da melhor forma na época 2014/15, ao comando da equipa arsenalista, num bom prenúncio para o campeonato.

Cumprida a terceira jornada - e em vésperas do arranque da quarta ronda após a pausa competitiva devido aos compromissos da selecção - o Sp. Braga ocupa o quarto lugar da I Liga, com sete pontos, fruto de duas vitórias, um empate e ainda nenhuma derrota.

Nesta análise, há um dado a ter em conta: nos três jogos disputados, os guerreiros marcaram uma mão cheia de golos (cinco) e sofreram apenas um. Um registo que coloca esta época na frente dos melhores arranques e ataques dos últimos anos.

E Sérgio Conceição já superou o registo dos dois antecessores em termos pontuais: Jesualdo Ferreira (em 2013/14, com seis pontos e quatro golos marcados à terceira jornada) e José Peseiro (na época 2012/13, com quatro pontos e cinco golos marcados e outros tantos sofridos).

Leonardo Jardim, em 2011/ 2012, obteve igual mar ca pontual, sete nos três primeiros jogos, numa época em que os guerreiros terminaram em 3.º lugar no campeonato e garantiram o acesso ao play-off da Liga dos Campeões. Mesmo assim, quanto ao volume ofensivo, os arsenalistas contabilizavam nessa temporada três golos marcados ao fim das três rondas iniciais.

Nesta perspectiva, as primeiras três jornadas deste campeonato revelam um dos ataques mais concretizadores dos últimos anos e, para se encontrar melhor, é preciso recuar ao tempo de Domingos Paciência em Braga, na época 2009/10. Nesse ano - que terminou de forma histórica com a melhor classificação de sempre - a equipa de Domingos fez seis golos em igual período e acabou por discutir o título nacional até ao fim com o Benfica, terminando no inédito segundo lugar de acesso à Champions.

Com Sérgio Conceição, são já cinco os golos: dois em casa, na última ronda, diante do Estoril (Pedro Santos e Éder), e três no primeiro jogo com o Boavista (Pedro Tiba, Rúben Micael e Éder). Éder é o homem forte do ataque e o melhor marcador.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

PEDRO SANTOS COM VIA ABERTA
EMBALADO>>Surpresa frente ao Estoril, o extremo foi titular no lugar de Pardo e abriu caminho à vitória. Em Arouca deve manter-se

Infeliz no Astra, Pedro Santos foi proposto ao Rio Ave em janeiro para facilitar a eventual transferência de Tarantini. Só o extremo seguiu para Vila do Conde

Sérgio Conceição rendeu-se à qualidade do extremo: na última jornada, ofereceu-lhe a titularidade e este agradeceu com uma exibição de relevo. Há um ano, foi emprestado ao Astra Giurgiu (Roménia)
Nem a recente chegada do extremo/avançado Sami, por empréstimo do FC Porto, deverá afastar Pedro Santos do onze do Braga.Após a exibição pálida contra o Moreirense (0-0), o treinador Sérgio Conceição resolveu agitar as águas na receção ao Estoril e o extremo português foi uma aposta ganha, devolvendo o dinamismo perdido ao flanco direito do ataque, anteriormente entregue ao colombiano Pardo, juntando a isso o primeiro golo, num remate fantástico, da vitória dos arsenalistas por 2-1. O prémio mais previsível será, por isso, a repetição da titularidade já na visita ao Arouca.
Apesar de pertencer aos quadros dos minhotos desde 2013, pode dizer-se que Pedro Santos cheira tanto a novo neste Braga com a chancela de Conceição como Tiago Gomes e PedroTiba, estes indiscutíveis desde o arranque do campeonato. Depois de ter sido contratado a custo zero e cumprido toda a pré-época sob o comando de Jesualdo Ferreira, o ex-V. Setúbal acabaria cedido ao Astra Giurgiu em cima do fecho do mercado de transferências, vítima da inflação de opções para os flancos, e não teve vida fácil na Roménia, somando apenas dois jogos. A salvação foi a mudança para o Rio Ave, em janeiro, também por empréstimo, como conclusão de uma negociação mais alargada a envolver o nome de Tarantini.A desejada transferência do médio para Braga não se concretizou devido à irredutibilidade do clube de Vila do Conde, surgindo então como alternativa o argentino Battaglia, mas o extremo não deixou de receber luz verde para voltar a Portugal na perspetiva de se reabilitar, tal como se verificaria e praticamente em tempo recorde. Mal foi colocado ao dispor do treinador Nuno Espírito Santo, depressa conquistou um lugar na equipa, tornando-se fundamental na fase decisiva da época 2013/14, a qual se revelaria histórica para os vila-condenses, com a participação nas finais da Taça da Liga e da Taça de Portugal e o consequente apuramento para a Liga Europa.
De regresso à casa de partida, Pedro Santos voltou a deparar-se com os mesmos extremos que haviam precipitado a saída em agosto de 2013, fazendo parte deste rol de opções o jovem internacional Rafa (dono do flanco esquerdo, onde mais rende Pedro Santos), mas já era olhado de outra forma e a boa pré-época que cumpriu ajudou-o a conquistar, de vez, Sérgio Conceição, que sabe como poucos o que deve fazer um extremo para ser útil no ataque. Tudo apontava para que o banco de suplentes fosse uma situação provisória e, à primeira oportunidade, mal foi necessário dar sangue novo à equipa, Pedro Santos foi um dos contemplados pelo novo treinador dos bracarenses.A concorrência nas alas aumenta.


3 QUESTÕES A JOSÉ MOTA
"Tem a virtude de criar espaços"

1 Pedro Santos enquadra-se bem numa equipa que aposta, preferencialmente, na posse de bola e no ataque continuado?
—É tudo menos um jogador de contra-ataque. É de extrema utilidade contra defesas apertadas, porque joga muito bem em espaços reduzidos, sendo agressivo e forte noum contra um. Cada vez mais, é difícil arranjar espaços no último terço do terreno e ele tem essa virtude. Joga sempre num ritmo elevadíssimo, o que é fundamental quando as defesas estão muito fechadas. Por criar espaços com grande facilidade, é um jogador muito interessante e de enorme utilidade.

2 Depois do jogo com o Estoril, já terá agarrado a titularidade no Braga?
—Essa questão só pode ser respondida pelo Sérgio Conceição. Posso dizer que tem características raras no futebol português: é um jogador muito rápido na condução de bola e tecnicamente evoluído.Atua nos dois flancos com grande facilidade e, comigo, até chegou a jogar como lateral-esquerdo. Quando joga pelo flanco direito, consegue criar situações de perigo pelas zonas interiores do terreno de jogo, como aconteceu no golo do Braga. Tem excelentes condições e destaca-se ainda por ser mentalmente muito forte.

3 Por que razão recomendou a sua contratação primeiro ao Leixões e depois ao V. Setúbal?
—Descobri-o num jogo que o Leixões fez com o Casa Pia, para a Taça de Portugal. Deixou-me surpreendido. A partir daí, nunca mais o perdi de vista. Indiquei-o ao Leixões e depois ao V. Setúbal, onde fez uma época extraordinária. Mudou-se para o Braga fruto precisamente do trabalho que desenvolveu ao serviço do Vitória. Apesar de ter feito meia época excelente ao serviço do RioAve, tenho a certeza de que a melhor época de sempre dele foi comigo em Setúbal. Evoluiu muito, entretanto, na compreensão de jogo, e, naturalmente, o facto de coexistir com grandes jogadores e de a concorrência ser apertada tem feito dele melhor jogador.



DJAVAN E MICAEL DE VOLTA
Lateral e médio juntaram-se ao grupo, ainda que para trabalhar sob vigilância. Goiano e Mauro continuam parados

O quadro clínico do Braga apresenta-se desde ontem parcialmente desanuviado com as reintegrações de Djavan e Rúben Micael, parcialmente recuperados de uma lombalgia e de dores musculares, respetivamente. O lateral-esquerdo e o médio-ofensivo foram autorizados a trabalhar como grupo, mantendo-se, porém, sob a alçada do departamento médico até que este conclua que já se encontram totalmente recuperados, sem correrem riscos de recaídas. Caso esse veredicto seja transmitido nos próximos dias, ambos estarão em condições de ser convocados para o jogo com o Arouca, ao invés do lateral Goiano e do médio Mauro, ainda parados. O treino dos arsenalistas ficou ainda marcado pelos regressos dos internacionais Pedro Tiba e Éder, mantendo-se Rafa, Danilo e Zé Luís ao serviço das respetivas seleções.



DUO DA EQUIPA B EMPRESTADO

O Campeonato Nacional de Seniores será a nova montra para o central Artur Jorge e o lateral-direito Paulo Oliveira, ambos emprestados ao Vilaverdense. Depois de ter sido dispensado da equipa B, o primeiro aguardava colocação; já o segundo percebeu que dificilmente seria primeira opção para o técnico Fernando Pereira, pelo que encarou de bom grado a cedência ao clube de Vila Verde. Curiosamente, Paulo Oliveira chegou a ser utilizado por Sérgio Conceição no recente jogo particular com o Celta de Vigo, disputado em Ribadumia (Espanha).

O JOGO

JotaCC

Djavan apto a defrontar o Arouca

BRAGA O defesa esquerdo Djavan está praticamente recuperado de lesão e pode ser opção para a partida com o Arouca ( sábado, 18h, Sport TV). Rúben Micael, que apresentou queixas, também está recuperado. O encontro deve ainda marcar as estreias do guarda-redes Matheus e do avançado Sami.

JN

JotaCC


Bruno3429

Rúben Micael disponível para o Arouca
Redação 

Apesar de se ter queixado de uma dor nas costas, o médio Rúben Micael estará disponível para o encontro deste sábado do SC Braga, frente ao Arouca, escreve A BOLA na sua edição de terça-feira.

A Bola

JotaCC

Sporting domina convocatória para jogos com a Croácia

O selecionador português de futsal, Jorge Braz, divulgou esta terça-feira a convocatória para a dupla ronda de encontros com a Croácia, a 16 e 17 de setembro, no Pavilhão das Travessas (São João da Madeira) e no Municipal de Albergaria-a-Velha, respetivamente.

Com cinco jogadores convocados, o Sporting domina a lista do selecionador português, que vai conceder a estreia a três atletas: Mário Freitas, do Fundão, Fábio Cecílio e Tiago Brito, ambos do SC Braga.

Estas duas partidas servirão de preparação para a fase de apuramento para o Europeu de 2016 de futsal, na Sérvia. Portugal ficará a conhecer os seus adversários para esta etapa a 26 de setembro.

Convocatória completa:

AD Fundão: Mário Freitas;
Modicus: Ricardo Fernandes;
Inter Movistar: Cardinal e Ricardinho;
SC Braga: Fábio Cecílio, Tiago Brito e Vítor Hugo;
Benfica: Bebé e Bruno Coelho;
Sporting: Djô, Fabinho, João Matos, Paulinho e Pedro Cary.

A BOLA

Zav


Bruno3429

Nomeações para a 4.ª jornada
Redação 

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol divulgou a lista completa de nomeações para os encontros da 4.ª jornada da Liga, que arranca na próxima sexta-feira com o V. Setúbal – Benfica e encerra no domingo com o Estoril – Nacional.


Nomeações:


Sexta-feira, dia 12 de setembro:
V. Setúbal – Benfica (20.30 horas), João Capela

Sábado, 13 de setembro:
Moreirense – Rio Ave (16 horas), Jorge Tavares
Arouca – SC Braga (18 horas), Pedro Proença
Sporting – Belenenses (20.15 horas), Cosme Machado

Domingo, 14 de setembro:
Boavista – Académica (16 horas), Bruno Esteves
Marítimo – Penafiel (16 horas), Bruno Paixão
P. Ferreira – Gil Vicente (17 horas), Marco Ferreira
V. Guimarães – FC Porto (17 horas), Paulo Baptista
Estoril – Nacional (19.15 horas), Nuno Almeida

A Bola