News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 22/07

Started by Bruno3429, 22 de July de 2014, 06:29

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Sp. Braga: Pedro Santos mais preparado para lutar pela titularidade
Miguel Machado

Um regresso pela porta grande. Pedro Santos, extremo de 26 anos, voltou mais fortalecido e dinâmico do empréstimo ao Rio Ave, onde foi uma das figuras dos vilacondenses na época passada, finalista da Taça de Portugal e Taça da Liga e apuramento para as provas europeias.

"Jogar é sempre bom e penso que isso ajudou bastante à minha evolução. Nunca sabemos o nosso futuro, mas felizmente correu tudo bem. Fiz uma grande época o ano passado e claro que é melhor regressar assim", afirmou ontem o jogador do Sp. Braga, que tem impressionado nos treinos em Óbidos e está na luta por um lugar na equipa. Satisfeito com a forma como tem decorrido o estágio, Pedro Santos mostra ambição de agarrar o seu lugar: "trabalho todos os dias para ficar no plantel. É um grupo forte e vou continuar a trabalhar para que isso possa acontecer", disse o ala no 'flash guerreiro'.

Apesar de confiante, Pedro Santos sabe que enfrenta concorrência forte no plantel na luta pela titularidade, como o internacional Rafa. Extremo não vacila. "O Rafa é mais um jogador para ajudar a equipa. Não é obstáculo nenhum. Todos neste plantel temos qualidade para jogar, e jogue quem jogar vai dar o máximo para ajudar, assim como o Rafa vai trabalhar para ajudar", referiu, tranquilo.

Sobre os métodos de Sérgio Conceição, Pedro Santos realça uma impressão positiva. "Tem- -nos pedido intensidade. As ideias dele são boas e estamos a trabalhar para assimilar ao máximo o que nos tem pedido. Penso que está a correr tudo bem e o mister está contente connosco porque temos assimilado bem as coisas", vincou o jogador.

Relativamente aos objectivos do Sp. Braga para esta época, também Pedro Santos alinhou pela meta que tem sido apontada pelos restantes guerreiros: os quatro primeiros no campeonato. &l dquo;O lugar que o Braga merece é estar no topo e vamos lutar jogo-a-jogo, com os pés bem assentes no chão, para no final ficarmos entre os quatro primeiros", rematou Pedro Santos.

Teste com Académica aumenta grau de exigência

Depois dos jogos com três equipas da II Liga — Chaves (2-0), Beira-Mar (2-1) e Académico de Viseu (1-2) — a equipa do Sp. Braga enfrenta, hoje, contra a Académica de Coimbra, o teste mais difícil da pré-época até ao momento. Partida com os estudantes, que vai encerrar este estágio em Óbidos, vai colocar à prova os guerreiros de Sérgio Conceição diante de um adversário da I Liga, num jogo de preparação com um grau de exigência maior dos até agora realizados. Será também um barómetro mais próximo da realidade que os jogadores do Sp. Braga vão ter no início oficial da nova temporada, que arranca já daqui a menos de um mês.

Por outro lado, este jogo-treino — o terceiro que Sérgio Conceição programou para este estágio — é também um teste à evolução da equipa bracarense, na sequência do trabalho rigoroso e intenso, de progressão, que está a ser feito pelo novo treinador do Sp. Braga, para atestar se as suas ideias estão a ser bem assimiladas pelos jogadores.

O amigável com a Académica marca também o reencontro de Sérgio Conceição com a sua antiga equipa, onde ficou em oitavo lugar no campeonato na época passada, à frente do Sp. Braga. Para além do treinador, também o lateral direito brasileiro, Marcelo Goiano, vai defrontar os antigos companheiros, agora comandados pelo técnico Paulo Sérgio.

Jogo entre Sp. Braga e Académica realiza-se, às 17 horas, no campo de treinos da Praia d'El Rey, e será aberto "apenas a profissionais da Comunicação Social devidamente identificados", conforme foi informado pelo clube no seu site oficial.

Correio do Minho

JotaCC

"PEDRO SANTOS É MEIO GOLO"
RUBÉN RIBEIRO>>Nada surpreendido por o extremo estar a replicar a qualidade evidenciada ao serviço do Rio Ave, o ex-companheiro considera que Pedro Santos estará na linhagem dos consagrados Sérgio Conceição e Folha. "Dá rotação e objetividade às equipas", explica

Sendo um jogador que oferece "rotação e objetividade" a qualquer equipa, Pedro Santos tem características que Rúben Ribeiro não deteta nos outros alas arsenalistas. "Dá maior velocidade e amplitude ao ataque. O Alan e o Pardo, por exemplo, têm a bola no pé durante mais tempo. Ele consegue definir mais rapidamente as jogadas, e o Braga precisava de um jogador dessa gama", defende o atual médio do Paços de Ferreira, certo de que o melhor do atacante ainda estará para vir. "Se as pessoas do Braga o acarinharem e permitirem que demonstre a qualidade enorme que tem, poderão ver outro Sérgio Conceição ou outro Folha. Bastará uma grande época para dar o salto para um grande clube europeu", prevê.
Há quase um ano, mais concretamente no último dia do mercado de transferências, as perspetivas eram tudo menos animadoras. "Ele não contava acabar emprestado, até porque tinha feito uma boa pré-época. Já só pensava em trabalhar para conquistar o lugar na equipa. Já no Rio Ave, dizia-me que ia trabalhar ainda mais para regressar a Braga em grande", recorda Rúben Ribeiro, dando conta de um amigo "sensacional". "Estamos sempre a brincar. São frequentes os picanços quando nos defrontamos", revela, bem-disposto.


Extremo só pensa em ajudar
O dianteiro entende ter evoluído como jogador no Rio Ave e faz por corresponder à "intensidade" que Conceição exige

A continuidade de Rafa no plantel não faz esmorecer Pedro Santos, destinado preferencialmente ao flanco esquerdo. "O Rafa não é um obstáculo. É mais um a ajudar a equipa, tal como eu. Todos temos qualidade para jogar, e eu darei o máximo para alcançar esse objetivo", comentou, reconhecendo que a cedência aos vila-condenses foi uma aposta ganha. "Fui para lá para jogar e, felizmente, correu tudo bem a nível coletivo e individual. Ajudou-me a evoluir", avaliou. Sobre Sérgio Conceição, as impressões são as melhores. "Temos assimilado bem as ideias do técnico. Tem-nos pedido intensidade, e julgo que está contente connosco", referiu, assumindo que "os quatro primeiros lugares" são um objetivo claro para os minhotos. "São os lugares devidos para este clube. Vamos lutar jogo a jogo pela vitória, embora sempre com os pés bem assentes na terra", prometeu.


Mauro de fora hoje contra a Académica

Médio queixa-se de dores musculares Limitado por dores musculares, o médio Mauro será o único jogador inapto para o terceiro e último jogo incluído no estágio em Óbidos. Os minhotos medem forças com a Académica e a partida, marcada para as 17h00 no campo de treinos do hotel, apenas será aberta à Imprensa. Depois da vitória sobre o Beira-Mar (2-1) e a derrota com o Académico de Viseu (1-2), o técnico Sérgio Conceição tem trabalhado para apurar o poder de finalização dos avançados e o particular com a Briosa, o seu anterior clube, funcionará como teste às capacidades de Zé Luís, Éder e Erick Moreno. O estágio na Zona Centro termina amanhã, estando agendado para o próximo fim de semana a participação no Torneio Capital do Móvel (com Paços de Ferreira, Boavista e V. Setúbal). No sábado, um misto de jogadores da equipa principal e dos bês desloca-se a Barcelos para jogar com o Gil Vicente.



Hugo Vieira pode rescindir

Excluído do plantel para 2014/15, Hugo Vieira está prestes a definir o futuro. Apesar de ter vários convites em Portugal, o avançado deverá rumar ao estrangeiro, sendo uma forte possibilidade a desvinculação dos minhotos, por mútuo acordo. A sociedade desportiva continua entretanto em busca de um avançado, estando já descartada a contratação de Jonathan Rodríguez (Peñarol). Porém, a Imprensa uruguaia avançava ontem que decorrem negociações entre os dois clubes com vista à transferência, em janeiro, do atacante de 21 anos.

O JOGO

JotaCC


JotaCC

Xeca internado

O médio, de 19 anos, conhecido por "Xeca", que na época passada esteve ao serviço do Braga B, está internado no hospital local. O jogador está internado devido a um pneumotórax (acumulação excessival de ar entre o pulmão e uma membrana), e deverá ter alta ainda hoje. No entanto, o tempo de recuperação previsto é de três semanas, e muito provavelmente o jogador irá falhar os jogos iniciais da próxima época. Entretanto o clube anunciou no seu sítio oficial quatro reforços: o médio Flávio Paulino (ex- Loko Plovdiv, Bulgária), o avançado Erivelto (ex- Madureira, Brasil), Yannick (exNancy )e Bilel (ex- Saint-Étienne), ambos franceses.

O JOGO

JotaCC

Reencontro na despedida de Óbidos

SÉRGIO CONCEIÇÃO novo treinador do Sporting de Braga, reencontra hoje (17 horas), a Académica de Coimbra, clube do coração e que orientou no último ano e meio. O reencontro acontecerá no jogo-treino que os arsenalistas disputarão com os estudantes e que fecha o estágio de pré-época que a equipa minhota cumpre em Óbidos, desde o dia 14.
Depois da vitória com o Beira-Mar (2-1), em sessão que foi aberta ao público, e da derrota com o Académico de Vis eu (1 -2), à porta fechada, desta feita, o jogo-treino com a Briosa será disputado apenas perante a presença da comunicação social.
Com a lista de dispensas em aberto, esta poderá constituir uma das últimas oportunidades para alguns jogadores agarrarem um lugar na equipa. Ontem, Pedro Santos, que esteve cedido ao Rio Ave e que é um dos atletas que tenta convencer o técnico a ficar no plantel, encara o tema com confiança: "Vou tentar agarrar um lugar; trabalho todos os dias para ficar no plantel, que é um grupo for te. Jogar é sempre bom, fui para o Rio Ave para jogar e isso aconteceu. Fiz uma boa época, tanto a nível coletivo como individual, para me ajudar a crescer", salientou, a propósito.
A circunstância de Rafa permanecer, pelo menos por enquanto, na equipa, não o atemoriza. "O Rafa não é um obstáculo. É mais um a ajudar a equipa. Todos temos qualidade para jogar e eu darei o meu máximo", prometeu.
Sobre o trabalho na pré-época, Pedro Santos abriu um pouco o jogo: "Sérgio Conceição tem-nos pedido intensidade. As ideias dele são boas, estamos a trabalhar e o mister está contente", referiu.

Rodriguez quer ficar no Peñarol
Recambiado para o Uruguai devido ao desacordo com o Sporting de Braga pela sua transferência, Jonanhan Rodríguez quer ficar no Peñarol. O extremo uruguaio já esteve nas instalações do clube de Montevideu e amanhã, após a chegada de Portugal do seu representante, definirá o seu futuro.

Granada calmo por Santos
Além das dispensas e do reforço do plantel, o Braga tem que lidar com o assédio aos principais jogadores. O interesse do Granada em Aderlan Santos não é novo, mas o clube espanhol terá mudado de estratégia, após a nega arsenalista, à oferta inicial de cinco milhões de euros pelo central.
De acordo com a Imprensa espanhola, "seguem as negociações" para tentar contratar o jogador brasileiro, mas o clube espanhol está a "dar tempo" às conversações, alegadamente com o intuito de "tentar baixar o preço estabelecido pelo clube português". Caso não consiga chegar a Santos, o Granada mantém Lisandro López (Benfica), no plano B.

JN

bruce

Ismaily desejado por empréstimo

O SC Braga está interessado no empréstimo do lateral-esquerdo Ismaily.

Segundo A BOLA, o clube minhoto vai procurar convencer o Shakhtar Donetsk a ceder o jogador brasileiro até final da época.

Ismaily, recorde-se, trocou Braga por Donetsk há um ano, por 4,5 milhões de euros.

@abola

Kriticus

Ismaily desejado por empréstimo
Lateral-esquerdo brasileiro recusa voltar a Donetsk, Ucrânia
Chance de ouro para regresso a Braga
Problema é o salário muito elevado



O Sporting de Braga vai desenvolver esforços para convencer o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, a emprestar o lateral esquerdo brasileiro Ismaily, vendido pelos arsenalistas há um ano precisamente aos ucranianos, por 4,5 milhões de euros.

Este cenário— para já no domínio das hipóteses e forte desejo — começou a ser levantado quando anteontem se tornou público que Ismaily e mais cinco jogadores do Shakhtar (quatro brasileiros e um argentino) se recusaram a regressar a Donetsk depois de dois jogos em Lyon (França) e Genebra (Suíça). O Shakhtar recebe hoje o Dínamo de Kiev para a Supertaça e este passou a ser um caso nacional e internacional.

Em causa está a instabilidade política, militar e social em Donetsk, controlada por separatistas pró-russos, que teve no abate do avião da Air Malaysia, situação ainda por esclarecer cabalmente, um ponto alto. Os jogadores consideram que é a própria segurança que está em causa e parecem querer forçar a desvinculação do clube.

MINHOTOS EM CENA

Perante esta realidade e a intransigência manifestada já pelo presidente do clube ucraniano, Rinat Akhemetov, os bracareneses entram em campo com uma solução de compromisso: um pedido de empréstimo de Ismaily. Uma solução que permitiria a jogador e clube saírem deste braço de ferro de cara lavada e que desportivamente
agradaria aos arsenalistas.

O grande problema, neste momento, são os ordenados do lateral esquerdo brasileiro: um milhão de euros por época. O SC Braga não está em condições sequer de se aproximar dessa verba. Mas não será isso a refrear o ânimo dos minhotos, que jogarão numa grande frente diplomática para tornar esta operação compatível com a capacidade financeira do clube.

ISMAILY RECETIVO

Pelo que foi possível apurar, Ismaily estará recetivo a, para já, estudar o assunto. Foi feliz em Braga, vingou, conhece a cidade, muitos dos companheiros e o futebol português. E estará disponível para fazer a sua parte no que a um possível acordo diz respeito, nomeadamente fazendo cedências em termos salariais.

Uma coisa é certa: um possível empréstimo de Ismaily cairia como sopa no mel em Braga. Tal como A BOLA avançou na edição de ontem, antes mesmo de se conhecer este caso com o Shakhtar, o treinador Sérgio Conceição veria com muitos bons olhos a contratação de um bom lateral esquerdo. Tem Tiago Gomes e Núrio, mas este deverá regressar à equipa B.

Este é um dossier que tem de ser gerido com um misto de firmeza, celeridade e muita diplomacia. Não é de desfecho fácil, há obstáculos complicados e não se conhece ainda a posição ucraniana. Mas é uma possibilidade com pernas para andar.



Hoje há teste com Académica
Quarto jogo de treino da época será o mais exigente e importante para alguns jogadores


Enquanto que no gabinete se molda a constituição do plantel para 2014/2015, no relvado o treinador Sérgio Conceição vai ver hoje os jogadores em ação, pela quarta vez. O adversário será a Académica e a hora da partida as 17 horas, no relvado do complexo desportivo de Praya d'El Rei, em Óbidos. Depois de Chaves, Beira-Mar e Académico de Viseu, este será o teste mais exigente da pré-temporada. Ao mesmo tempo, um teste que se pode revelar muito importante para alguns jogadores, quer no que diz respeito à luta pela titularidade, quer da própria manutenção no plantel. Este jogo de preparação será aberto apenas para os profissionais da comunicação social, mantendo-se fechado para o público em geral.



Porcelis para colocar
Avançado brasileiro terminou empréstimo no Feirense e aguarda para saber futuro


SAD bracarense está no mercado em busca de uma solução para o avançado brasileiro Rafael Porcelis. O jogador, de 27 anos, esteve emprestado ao Feirense e aguarda colocação, sendo que clubes como o Arouca e outros da Liga 2 se poderão mostrar recetivo a recebê-lo. Refira-se que Porcelis tem ainda mais dois anos de contrato com os minhotos. Outra hipótese seria um acordo de rescisão, à semelhança do que aconteceu com Douglão ou Hélder Barbosa. No final do estágio, amanhã, outras decisões de saída da equipa principal deverão ser feitas por Sérgio Conceição. É fácil adivinhar esse cenário, até porque são 26 os jogadores em estágio e há ainda reforços para chegar. Cada caso será avaliado individualmente e vários cenários estão em cima da mesa, na busca da melhor solução para clube e jogadores com quem Sérgio Conceição não contar na equipa principal.


A BOLA

Kriticus

Rafa e Éder, amigos inseparáveis
Juntos em Braga e na Seleção
Do quarto ao relvado, lado a lado
Apoiam-se muito


Por muito bom que seja o ambiente entre os elementos do plantel, há sempre cumplicidades que saltam à vista. E a que se torna mais notória para quem acompanha o dia-a-dia dos bracarenses, em especial neste estágio, é a que existe entre Rafa e Éder.

Apesar da diferença de cinco anos de idade (Éder tem 26, Rafa apenas 21), existe uma forte relação de amizade e companheirismo entre os dois. Andam muitas vezes juntos, conversam longamente quando têm oportunidade, basta procurar por um deles e há boas hipóteses de logo se dar de cara com o outro.

Ambos partilham o mesmo quarto, vão juntos no autocarro, juntos entram para o relvado. Uma relação que se fortaleceu ainda mais no Mundial do Brasil, no qual marcaram presença. Éder acabou por beneficiar das lesões de Hugo Almeida e Hélder Postiga para jogar, já Rafa não foi aposta de Paulo Bento. Mas deram força um ao outro.

Hoje, são dois dos ativos mais valiosos dos arsenalistas, em especial Rafa, o próximo que poderá render mais uns milhões para os cofres arsenalistas. Mas Éder também tem mercado e estará sempre numa rampa de lançamento para voos ainda maiores.

PARDO 'VS' MORENO

Menos visível, mas igualmente existente, a relação entre Pardo e Erick Moreno. Percebe-se, são ambos colombianos. E não se inibiram de partilhar no Facebook fotos dos dois, com a camisola da Colômbia vestida, a assistirem a jogos do Mundial. Grupo do qual fazia ainda parte o argentino Battaglia, mas este deixou de fazer parte do plantel.

ALAN E CUSTÓDIO

No pouco tempo em que é possível estar mais perto dos jogadores, há ainda mais algumas notas de destaque no que ao comportamento social diz respeito. Alan comunica muito com todos os jogadores, solta facilmente uma gargalhada, não tem vergonha de um afago ou uma palmada de incentivo. Algo que resulta da sua personalidade e do estatuto e veterania que tem no clube, sempre ao mais alto nível, o que leva também a um grande respeito por parte dos companheiros. Finalmente, Custódio. Sorriso fácil, simples, uma palavra amiga e educada com todos, em especial com todos os membros do staff que acompanham o grupo, do roupeiro ao enfermeiro.



3 Perguntas a... Pedro Santos
«Treinador está satisfeito»


1—Que balanço faz deste estágio que está quase a terminar e do trabalho com o treinador Sérgio Conceição?
– O balanço é positivo, estamos a assimilar as ideias do novo treinador. Têm sido dias de trabalho muito intenso e penso que está tudo a correr bem. Acredito que o treinador está satisfeito connosco, com a nossa entrega e com a forma como estamos a assimilar as suas ideias.

2— Depois do empréstimo ao Rio Ave, sente que regressou pela porta grande?
– Sinto que tenho de trabalhar muito para fazer parte do plantel. Naturalmente que estou otimista. A época passada correu-me muito bem. Precisava de jogar e ser emprestado ao Rio Ave foi uma boa opção. Foi uma época muito boa para mim e para o Rio Ave, que me ajudou muito na minha evolução. Neste momento, quero ser útil, ajudar e ser opção para o treinador.

3— Acredita que existe matéria prima para fazer uma época a lutar pelos lugares cimeiros?
– Sem dúvida. O objetivo é ficarmos nos primeiros quatro lugares do campeonato. O plantel tem qualidade, todos imbuídos no espírito de trabalhar em prol da equipa, no coletivo, em melhorar.



Mauro condicionado

Em termos clínicos e físicos, o estágio dos bracarenses tem decorrido sem problemas de maior. O único caso a apontar ontem foi a ausência, pelo segundo dia consecutivo, de Mauro. Uma ausência justificada com a necessidade de gestão de esforço, devido a cansaço muscular. Ainda não é seguro se poderá ser opção para o jogo de hoje, com a Académica. Marcelo Goiano e Sasso foram outros jogadores que tiveram curtas paragens no estágio, pelo mesmo motivo. Nada que inspire cuidados, portanto.


A BOLA

Zav


Zav


JotaCC

Em entrevista com Paulo Tavares: ''Vamos voltar a fazer uma grande época''

Paulo Tavares começou a sua vida no mundo do futsal como jogador em 1987, com a participação no Torneio de Futebol Salão organizado pelo Freixieiro. Jogou até à época de 97/98 e em 98/99 iniciou a sua carreira como treinador. Orientou vários clubes em Portugal como o Miramar, o FJ Antunes e o Modicus, passando também pelo estrangeiro, mais precisamente na RÚSSIA onde orientou o CSKA de Moscovo. Em 2012 regressa a Portugal para orientar o SC Braga/AAUM.

O técnico vai para a sua terceira época à frente dos destinos bracarenses e, fruto do excelente trabalho, colocou a equipa como uma das principais do nosso campeonato. Ao modalidades.com.pt, Paulo Tavares falou da época que findou e das espectativas para a nova época.

Paulo Tavares foi recentemente eleito o melhor técnico da época 2013/14 premiando o excelente trabalho que tem vindo a realizar em Braga. A direção do SC Braga/AAUM juntamente com a equipa técnica já está a preparar a pré-época tendo em vista e participação em alguns torneios e a realização de jogos de preparação.
Modalidades: No início da época abraçou este projeto do SC Braga/AAUM, dizendo ser um grande desafio. Acha que o venceu ou ainda há muito caminho a percorrer?
Paulo Tavares (PT): Claro que ainda há um longo caminho a percorrer e muito mais a conquistar. Primeiro, a começar pela formação, pois é um objetivo da direção do SC Braga e da UM (Universidade do Minho) termos uma formação de qualidade, desde dos Benjamins, Juvenis até aos Juniores. Depois temos o futsal universitário com o objetivo de recuperar o título nacional com a vantagem do campeonato se poder realizar em Braga o que nos pode ajudar muito e estar no Europeu, a nível de futsal federado, continuar este trabalho para mantar o clube no patamar mais elevado.

''Os dois principais clubes estão a investir forte com grandes contratações''

MO: O terceiro lugar alcançado é para manter ou sonha algo mais?
PT: Os objetivos passam por manter a equipa neste lugar apesar de sabermos que é muito complicado, pois mesmo com a crise financeira, os dois principais clubes estão a investir forte com grandes contratações. Depois temos equipas como o Leões de Porto Salvo e o AD Fundão, que se batem connosco pelos mesmos objetivos, que também se estão a reforçar. O AD Fundão parte com a vantagem de ser uma equipa semiprofissional, que já trabalha num sistema bidiário como Sporting e Benfica. O SC Braga/AAUM vai manter este grupo de trabalho o que também é uma vantagem ao contrário do que aconteceu na época passada onde saíram sete jogadores. Alcançar de novo o terceiro lugar será uma tarefa difícil, mas é assim que nos sabe bem.

MO: Como foi lidar com este grupo de trabalho?
PT: É muito fácil lidar com este grupo de trabalho, porque é excelente. O facto de a grande maioria ser formado e a outra parte estar a formar-se simplifica muito o nosso trabalho, daí eu poder dizer que os objetivos vão manter-se. Os jogadores vão continuar a crescer e, desde já, aproveito para agradecer ao grande mentor e responsável pelo sucesso deste projeto: o professor Paisana.

MO: O SC Braga/AAUM com o desenrolar do campeonato cedo deixou de ser uma incerteza para ser uma certeza e agora é para consolidar essa posição?
PT: Nós internamente sabíamos que não eramos uma incerteza. As pessoas é que não conheciam o nosso valor. Inicialmente, o nosso objetivo era o quinto lugar, igualando o ano anterior em virtude das muitas mudanças no plantel com a entrada de jogadores sem experiência na primeira divisão, mas nós, equipa técnica, direção e jogadores, trabalhando em conjunto, chegámos ao terceiro lugar com muito mérito não por um acaso. A partir daí, o terceiro lugar de surpresa não teve nada a não ser para o público.

MO: Sentiu alguma frustração por não voltar a atingir os play-off da Taça de Portugal?
PT: Senti duas frustrações: a primeira com o Benfica em casa para Taça de Portugal. A paragem do campeonato nessa altura prejudicou-nos bastante porque não conseguimos nem soubemos gerir isso e pagámos uma fatura muito alta. Jogámos contra os dois principais candidatos ao título nessa altura e saímos derrotados de uma forma clara o que abalou um bocado o grupo de trabalho. Depois com o Sporting para o campeonato não tivemos sorte, pois perdemos o primeiro jogo nos penaltis e no segundo perdemos 4-3 em casa do Sporting, injustamente, merecíamos pelo menos levar a eliminatória a um terceiro jogo.

MO: Com o desenrolar da época, lesões e desgaste físico temeu que o SC Braga/AAUM pudesse cair na classificação?
PT: Nós com o projeto universitário temos de ter sempre algum cuidado porque temos vários jogadores que jogam pela universidade e pelo clube e temos de saber gerir isso. Este ano não fomos muito penalizados, só tivemos pequenas lesões à exceção do Ciro que o retirou por muito tempo da competição. Aproveito a ocasião para agradecer ao médico do SC Braga pela ajuda preciosa que nos deu, juntamente com o Pedro, na rápida recuperação dos atletas. De facto, os dois fizeram um excelente trabalho nesse sentido o que permitiu não termos grande lesões durante a época.

''Estamos a tentar contratar um jogador que eu tenho em mente, mas o mercado é complicado e com falta de verba fica difícil''

MO: O Paulo referiu durante a época que tinha uma equipa muito jovem, pouco experiente, com muitos jogadores vindo de clubes secundários e em formação. Acha que a próxima época será de afirmação e consolidação?
PT: Tem que ser de consolidação, porque se este ano fizeram esta época, para o ano, no mínimo, terão de fazer igual. Tivemos o André Coelho, que foi jogador revelação, mas temos também o Fábio, o Tiago Brito, o Nilson e o próprio Ciro, jogadores na casa dos 22 anos, que estão a crescer. É verdade que temos um plantel curto, mas, com uma boa gestão e sem grandes lesões, vamos voltar a fazer uma grande época. Saíram três jogadores e estamos a tentar contratar um jogador que eu tenho em mente, mas o mercado é complicado e com falta de verba fica difícil. Todavia, nós, equipa técnica, juntamente com a direção, estamos a tentar arranjar recursos para trazer esse jogador, que será um pivot. Para além disso, temos dois jogadores que sobem a seniores: o Rui e o Luís Paulo - uma aposta na formação.

MO: Todos os clubes têm as suas dificuldades, principalmente os não profissionais como o SC Braga/AAUM. Tem sido fácil para si trabalhar em Braga?
PT: Nós aqui trabalhamos diretamente com o professor Paisana e com o Dr. Paulo Resende. Eu falo diretamente com estes dois que têm feito de tudo para dar umas excelentes condições de trabalho à equipa técnica e aos jogadores. Considero que temos um bom relacionamento e fazer mais, acho que é impossível.

MO: Como vê a evolução do futsal em Portugal?
PT: Tem evoluído principalmente a nível técnico, dado que apareceram novos treinadores. É uma classe que faz pela vida: vão a clínicos, vão ao estrangeiro e tentam adquirir conhecimentos. Por isso, a classe evoluiu muito. No campeonato em si, é natural que se tenha perdido alguma qualidade muito por culpa do desinvestimento dos clubes e por falta de dinheiro que levou jogadores de qualidade para outros campeonatos, mas, mesmo assim, temos um campeonato bastante competitivo com bons trabalhos. Não concordo nada quando as pessoas dizem que o nosso campeonato não é de qualidade.

MO: Acha que a FPF está a olhar com outros olhos para esta modalidade, com as alterações que anunciou para a próxima época?
PT: Com esta nova direção sim, porque tem uma pessoa só para o futsal, o que é benéfico para a modalidade e agora olham com outros olhos para esta modalidade, ajudando e melhorando os clubes em tudo o que podem.

MODALIDADES.COM.PT

brigada da relote

Hebert pronto para "conversar"
Braga está disposto a emprestar o central. Falta o entendimento com o jogador


O Gil Vicente esperou até ontem, segunda-feira, que o Piast Gliwice exercesse o direito de opção de compra sobre o central Hebert Santos, que esteve na época anterior emprestado pelo Braga ao clube polaco. Uma vez que esse direito não foi exercido, está aberto o caminho para que o Gil Vicente inicie conversações com o jogador brasileiro de 23 anos, que analisará outras possibilidades de empréstimo.

Conforme O JOGO havia avançado, o Braga tomou conhecimento do interesse dos gilistas e não colocará entraves ao empréstimo do jogador, pelo que o negócio pode vir a ficar concluído nos próximos dias caso Hebert aceite as condições propostas pelo Gil Vicente.

O JOGO

brigada da relote

SC Braga vence teste com a Académica (2-0)

O SC Braga venceu, ao final da tarde desta terça-feira, a Académica, por 2-0, em encontro de preparação realizado em Óbidos.

Éder (20 minutos) e José Luís (74, de grande penalidade) fizeram os golos dos comandados de Sérgio Conceição, que reencontrou a equipa que orientou na época passada.

A BOLA

brigada da relote

Sp. Braga derrota Académica por 2-0
ÉDER ESTREIA-SE NOS GOLOS NA PRÉ-ÉPOCA


O Sp. Braga bateu a Académica por 2-0, em partida de preparação disputada em Óbidos, no penúltimo dia de estágio dos minhotos naquela localidade do Centro do país.

Éder (20') e Zé Luís (g.p. 76') marcaram os golos da partida, que teve cerca de três dezenas de adeptos minhotos nas bancadas, devidamente autorizados pela direção dos bracarenses. O jogo deveria ter sido apenas aberto à comunicação social, mas a presença de alguns adeptos acabou por convencer os dirigentes.

RECORD

brigada da relote

I LIGA
Braga vence Académica
Arsenalistas levaram a melhor, no último particular do estágio em Óbidos


O Braga venceu esta terça-feira a Académica, por 2-0, num jogo particular realizado em Óbidos, onde a equipa bracarense realiza o estágio de pré-época.

O primeiro golo dos minhotos foi marcado aos 19 minutos por Éder, que regressou ao trabalho há menos de uma semana, depois de ter participado no Mundial'2014, no Brasil.

Num jogo que marcou o reencontro do treinador arsenalista, Sérgio Conceição, com a anterior equipa, o também ponta de lança Zé Luís sentenciou o marcador aos 74 minutos, na conversão de uma grande penalidade.

Foi o quarto jogo de preparação do Braga e o terceiro triunfo, depois das vitórias sobre Desportivo de Chaves (2-0) e Beira-Mar (2-1) e da derrota diante do Académico de Viseu (2-1).

O Braga termina na quarta-feira o estágio em Óbidos.

O JOGO

brigada da relote

Sp. Braga vence Académica no seu último particular em Óbidos

O Sporting de Braga venceu hoje a Académica, por 2-0, num jogo particular de futebol realizado em Óbidos, onde a equipa bracarense realiza o estágio de pré-época.

O primeiro golo dos minhotos foi marcado aos 19 minutos por Éder, que regressou ao trabalho há menos de uma semana, depois de ter participado no Mundial2014, no Brasil.

Num jogo que marcou o reencontro do treinador "arsenalista", Sérgio Conceição, com a sua anterior equipa, o também ponta de lança Zé Luís sentenciou o marcador aos 74 minutos, na conversão de uma grande penalidade.

Foi o quarto jogo de preparação do Sporting de Braga e o terceiro triunfo, depois das vitórias sobre Desportivo de Chaves (2-0) e Beira-Mar (2-1) e da derrota diante do Académico de Viseu (2-1).

O Braga termina na quarta-feira o estágio em Óbidos.

LUSA

brigada da relote

Sp. Braga bateu Académica (2-0) com golos de Éder e Zé Luís
Sérgio Conceição defrontou antiga equipa


Sp. Braga e Académica mediram forças esta terça-feira num jogo de pré-época disputado no Estádio Municipal de Óbidos. A equipa minhota levou a melhor sobre os estudantes, vencendo por duas bolas a zero o encontro entre equipas do principal escalão do futebol português.

No reencontro de Sérgio Conceição com a sua antiga equipa, os avançados Éder e Zé Luís foram os autores dos golos com que os Guerreiros selaram o triunfo diante da Académica. Éder inaugurou o marcador colocando os arsenalistas em vantagem aos dezanove minutos. Já no segundo, Zé Luís ampliou a vantagem aos 74 minutos através da transformação de uma grande penalidade.

Tanto Sérgio Conceição como Paulo Sérgio começam a fazer os primeiros esboços e dar a primeira imagem daquilo que se pode esperar de Sp. Braga e Académica na próxima época. Os dois treinadores não fizeram alinhar equipas distintas em cada uma das partes, começando a utilizar menos jogadores nesta fase da pré-época.

SP. BRAGA: Matheus; Marcelo Goiano, Santos, Wallace e Tiago Gomes; Custódio, Pedro Tiba e Rúben Micael; Salvador Agra, Éder e Alan.
Jogaram ainda: Pedro Santos, Pardo, Zé Luís, André Pinto, Baiano, Luiz Carlos, Kritciuk, Núrio, Danilo e Fábio Martins.

ACADÉMICA: Cristiano; Oualembo, Iago, Joao Real e Ricardo Nascimento; Obiora; Jimmy e Nuno Piloto; Magique, Rui Pedro e Marinho.
Jogaram ainda: Lee, Capela, Rafael Lopes, Ofori, Pedro Nuno e Lucas Mineiro.

MAIS FUTEBOL