News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Nº 5 - O CULTO DO BRAGUISMO - Por GALEGO

Started by A.COSTA, 14 de June de 2014, 15:09

Previous topic - Next topic

A.COSTA

5º texto:

"O CULTO DO BRAGUISMO" - GALEGO

Agora e sempre: força Braga!, a luta continua...!

QUÉ É O BRAGUISMO?
Que é o Braguismo?. Uma opção. Sem dúvida. À que chegamos livremente. Fomos uma vez, duas vezes, três vezes... a ver jogos do Sporting Clube de Braga. E sentimos algo. Algo difícil de expressar com palavras. Porque estas não podem definir -ao completo- o que tão especialmente sentimos. Por isso é um sentimento íntimo, de pertencer, de orgulho; mas de muitas coisas mais. Que está acima de que o Braga ganhe ou perca; de tal forma que, se uma época resulta tão nefasta como a 2013-14, somos capazes de passar página  quanto antes e transformar desencanto em esperança, amargura em sonhos renovados.

UMA FILOSOFÍA DE VIDA
O Braguismo é uma filosofia de Vida, inclusive poderia dizer-se. É uma forma de ser e de estar. De reagir ante o adverso. De aprender a reagir. A levantar-se após cair. A tomar a bandeira do braguista que morreu... e continuar nos com ela, sempre adiante. O Braguismo ensina que, desde a humildade, se pode crescer  e chegar longe; mas lembra-nos sempre que não devemos perder nunca a referência de onde vimos. Não podemos renegar do passado; não podemos esquecer as nossas origens, se queremos ser grandes no futuro.

UMA APOSTA PERMANENTE
O Braguismo é uma aposta permanente por lutar, por perseverar, por ir adiante sempre. Por sacar forças da fraqueza, por demonstrar que se um dia pudemos ser grandes, amanhã poderemos o ser outra vez.
É nas horas baixas, nos momentos mais débeis, quando o Braguismo se faz presente. Quando esses dez ou doze mil fiéis braguistas de sempre, levantam a bandeira vermelha e branca e mostram o seu orgulho de ser -acima de resultados e fracassos- braguistas ferrenhos, braguistas a preceito.

A GRANDEZA DO BRAGUISMO
A grandeza do Braguismo vem dada não só pelo sentimento de carinho e amor a umas cores. É, também, muito importante, a sensação partilhada entre os próprios adeptos, a irmandade que entre eles se reflete; a solidariedade que entre eles se mostra. O Braguismo é assim, também, uma unidade de destino, um sentimento coletivo, que se expressa não somente para a equipa representativa, senão entre os próprios integrantes da coletividade braguista.
Nesse sentido, nunca esquecerei, como me senti e me sento acolhido, desde o primeiro dia, pelos grandes aficionados do Braga. Como senti o seu afeto, o seu carinho, a sua generosidade por compartilhar comigo esse sentimento único que damos em chamar o Braguismo.
Não é, por tanto, somente o ser seguidor de uma equipa; é bem mais que isso, é fazer parte de uma coletividade muito especial, absolutamente diferente às massas associativas de outros clubes. Os braguistas, a coletividade dos braguistas, são algo muito especial; absolutamente diferentes ao coletivo dos melhores adeptos de qualquer outro clube.
O Braguismo, assim, não se mede por milhares, por mais ou por menos número de adeptos; senão pela qualidade humana dos seus integrantes, pela capacidade de sofrimento e entrega que os seus integrantes têm.

FINALMENTE...
É para mim um profundo orgulho ser sócio do Sporting Clube de Braga. Não o posso ocultar.
E só peço a Deus seguir tendo a saúde necessária e o dinheiro suficiente para poder seguir fazendo, com muito agrado, o esforço de ir a todos os partidos que em Braga se desenvolvem, mas também em algumas localidades mais.
Há uns anos, quando faleceu o meu pai (q.e.p.d.), eu estava sumido em profunda depressão. Foi quando decidi -lembrando tantas tardes do passado no primeiro de Maio-, me fazer sócio do Braga. E posso dar fé que o SCB foi uma das melhores medicinas para sair da depressão. Fez-me recuperar a ilusão por algo, semana a semana, me obrigou a viver, a fazer parte, a participar, a sentir...
Agora, na recente morte da minha mãe (q.e.p.d.), não tive a fortuna (pois o campeonato já tinha terminado) de poder ocupar os meus fins de semana com os jogos do SCB. Mas o simples facto de ser braguista, de ter incorporado à minha Vida essa filosofia do Braguismo -antes descrita neste artigo-, permitiu-me levantar-me após cair; soube fazê-lo para continuar adiante, porque a Vida segue; e porque nós, os braguistas, temos que demonstrar sempre que sabemos encarar a adversidade, por muita dor que isso comporte.

O final a estas emocionadas linhas, pelas que peço desculpas, não pode ser outro
que o de sempre, com o que termino habitualmente as minhas torpes intervenções
no fórum do SuperBraga :


Força Braga!

A luta continua!!
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

Vasco Soares

#1
  Como se vai dizendo por estas bandas... o Braguismo não se mede... e este (o do amigo Galego) também não, e não se mede porque... não há escala que o consiga fazer, ler estas palavras vindas/escritas por alguém que ao contrário de mim e muitos não "nasceu" Braguista, mas ninguém dúvida que é um dos nossos, é qualquer coisa de extraordinário.
  Um grande abraço Galego

magico_scbraga

Este texto é fantástico. E, nele, o caro amigo Galego chama a atenção para o seguinte : ser adepto do Braga não é ser adepto de vitórias e é, até, muito mais do que ser adepto de um clube.
Ser braguista é ser lutador. Sonhador. É ter a capacidade de acreditar que, uma vez derrotados, nos voltaremos a erguer, sem que alguma vez tenhamos, efectivamente, caído.
Porque, como tão ilustre forista deste fórum trata de salientar, "em Braga só nos baixamos para beijar o símbolo".
O símbolo que nos une. O símbolo que cada gverreiro orgulhosamente ostenta. A paixão que nos move. Semana após semana, jogo após jogo, deslocação após deslocação.
Porque o Braga, meus amigos, não é grande. O Braga é enorme!

Um abraço para o nosso amigo Galego. Por este comovente texto. Pelo seu inquestionável braguismo.
Braga - Uma cidade, um clube, uma só paixão.

FIDELIS

Nem sequer vou falar do Enorme Braguista que é o nosso "GALEGO"

aquilo que mais realço é essa diferença que o mesmo refere em relação às outras massas adeptas.
podemos ser muitos ou poucos, mas os que somos braguitas, somos até à medula e acima de tudo estamos uns pelos outros. somos braguitas, somos maiores, somos amigos do nosso amigo e um braguista é acima de tudo um irmão de sangue

parabens Galego por este texto emocionante que tão bem traduz o sentimento braguista

Bem hajas

Fidelis Bracara
Braga e Basta

A exemplo dos anteriores adorei ler este texto do Braguista Galego.
Muito mais importante que as palavras são o actos... o Braguista Galego demonstra na acepção da palavra o Braguismo.
Força Gverreiros

Carvalhinha

Um texto profundo, um sentimento claro. Um abraço apertado, amigo Galego!

Sérgio Gonçalves

Sócio nº 2014

SCBraga 1921

Excelente texto que transmite muito bem o que é o Braguismo. Parabéns Sr. Galego por este texto cheio de sentimento

ric

Palavras para quê?o Galego personifica o Braguismo.excelente!

GALEGO

Muito obrigado a todos os amigos que empregaram o seu tempo em ler o meu depoimento sobre o Braguismo.
Ao final, sempre, sempre, tenho um grande orgulho por verificar que a amizade activa, o companheirismo, sao valores
admiráveis que comporta de imediato a condiçao de adepto do Sporting Clube de Braga, gente toda absolutamente
diferente dos adeptos dos outros clubes.

Nos somos o Braga!
E, por tanto, nos somos doutra condiçao...

A.COSTA

Mesmo já tendo lido o texto antes, não posso deixar de dizer que retrata o 'Braguismo puro' de uma personalidade ímpar do universo braguista. Galego é um grande exemplo de dedicação, para quem vem regularmente de Espanha para assistir aos jogos.

Parabéns Eugénio.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

GALEGO

Quote from: A.COSTA on 02 de July de 2014, 14:44
Mesmo já tendo lido o texto antes, não posso deixar de dizer que retrata o 'Braguismo puro' de uma personalidade ímpar do universo braguista. Galego é um grande exemplo de dedicação, para quem vem regularmente de Espanha para assistir aos jogos.

Parabéns Eugénio.

Ainda á força de repetir : eu nao tenho mérito nenhum, caro amigo Costa. O mérito é vosso, teu e de muitos outros amigos do universo do Braguismo que, desde o primeiro día, sempre estiveram com os braços abertos, para fazerme sentir em nada estrano e, em muito, como máis um desta inigualável legiao de adeptos irreductíveis do Sporting Clube de Braga.
O obrigado sao eu...