News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

treinador da B

Started by ric, 22 de June de 2014, 12:43

Previous topic - Next topic

ric

à hora que lanço este tópico não sei se já temos treinador para a equipa B. Ouço falar do Capunho , do Pedro Duarte...

Mas o que queria partilhar convosco e saber a v/ opinião é se para a equipa B devemos acatar que o "nome" seja escolhido pelo técnico principal.
No ano passado, o prof JF trouxe o seu amigo . Com a sua saída seguiu tb o JACosta , entrou um outro que nem aqueceu o lugar e que nos conduziu para o pior lugar de sempre (na nossa curtíssima existência de equipa B).

Agora, dizem os jornais que AS espera pelo nome indicado pelo sergio Conceição. DE um tipo desconhecido que está no Qatar, fala-se agora no Capucho.
Não estou contra nomes. Estou contra o processo e o perfil delineado para o treinador da B.

No meu entender, o treinador da B devia ser alguém da casa, se possível antigo jogador ou com ligações fortes a Braga e ao Braga. seria um treinador "do clube" e nunca de um qq treinador.Seria um terinador que personificasse a opção por uma politica de formação e uma estratégia superiormente delineada para o futebol do clube.
falta-nos um manger, um diretor técnico que imemente uma filosofia desportiva. temos na formação. Falta um para a visão integrada daequipa B e da equipa A.
Alguém que suporte um esquema tético pr definido e alicerce estrutura (leia-se jogadores) para jogar para este estilo de jogo. E , claro, que escolha um treinador para implementar este projecto.

Há tempos, conversei com o carvalhal que está nas Arábias a implementar uma politica desportiva deste género. Ele lidera todo o futebol, impondo uma metodologia e um esquema tático uniforme ao longo da pirâmide de formação. Impoe este esquema e filosofia aos novos treinadores e mesmo na equipa A define como se joga. Depois será a mao do treinador... O que importa é uma identidade bem definida que é aplicada desde sempre naquele clube. Acho que este é o caminho...

Ora não vejo isto no Braga.

O terinador da B, peça importante da estrutura é um treinador ...a prazo, fruto de resultados e dependente tb daquilo que o seu "superior" possa fazer na equipa A.
Não concordo.
E vcs?

Pé Ligeiro

Concordo que o treinador da equipa B devia ser alguém indicado por um manager, alguém que implementasse uma filosofia de jogo, que tanto quanto possível fosse comum à equipa A e B. Não faz muito sentido ser o treinador da equipa A a indicar o nome para a equipa B. Deve ser alguém que pertença à estrutura e que está acima dos treinadores. Caso haja necessidade de despedir um deles, que isso não tenha obrigatoriamente repercussões no outro.
BRAGA SEMPRE MAIS!

Cmcorreia

Ric  concordo com a generalidade do que disseste, só queria abordar 2 pontos.

O primeiro tem a ver com a questão da ligação do treinador da equipa B com o Braga. Dizes que deve ser se possivel algum ex-jogador ou com ligação forte, para mim esse seria um dos últimos critérios. A sua qualidade a sua competência o seu perfil formador teriam de estar sempre na linha da frente, se fosse alguém de Braga e do Braga melhor.

O 2 ponto tem a ver exatamente com o perfil formador do treinador. Em Portugal dá-se pouca importância e relevância a esse perfil, até pelos próprios treinadores, pois ambicionam sempre o futebol profissional (e é comprensivel pois só assim é que lhes dão valor). A formação só é reconhecida se nouver titulos e esta formatada para resultados e não para o essencial, que é formar jogadores para serem profissionais. Seria quase impossivel no Braga ter um treinador durante 10 anos na equipa b, por exemplo.

Para mim, o grande problema não é só o treinador da equipa B é um problema estrutural, de falta de visão estratégica, e infelizmente é uma mal geral, e o Braga podia ser uma pedrada no charco no panorama do futebol português, infelizmente somos mais do mesmo.
Cláudio Correia

java551

Quote from: Pé Ligeiro on 22 de June de 2014, 14:28
Concordo que o treinador da equipa B devia ser alguém indicado por um manager, alguém que implementasse uma filosofia de jogo, que tanto quanto possível fosse comum à equipa A e B. Não faz muito sentido ser o treinador da equipa A a indicar o nome para a equipa B. Deve ser alguém que pertença à estrutura e que está acima dos treinadores. Caso haja necessidade de despedir um deles, que isso não tenha obrigatoriamente repercussões no outro.

estou de acordo,e mais acho que a equipa deveria estar mais ligada á formaçao,pois deve dar oportunidade aos jovens juniores e nao aos excedentes da A,afinal é o elo de ligaçao com a equipa principal

rpo.castro

Quote from: Pé Ligeiro on 22 de June de 2014, 14:28
Concordo que o treinador da equipa B devia ser alguém indicado por um manager, alguém que implementasse uma filosofia de jogo, que tanto quanto possível fosse comum à equipa A e B. Não faz muito sentido ser o treinador da equipa A a indicar o nome para a equipa B. Deve ser alguém que pertença à estrutura e que está acima dos treinadores. Caso haja necessidade de despedir um deles, que isso não tenha obrigatoriamente repercussões no outro.
Como não há estratégia para a formação andamos ao sabor do vento...

Defina-se uma estratégia, uma estrutura com os seus responsáveis e um vice-presidente dedicado, definam-se métodos, procedimentos e objectivos. Criem-se perfis e escolham-se os candidatos.

Ou continuemos nesta roda viva do entra e sai
Quem não sente não é filho de boa gente.

El Che

Concordo em parte com tudo o que foi dito atrás pelos foristas, no entanto tivemos um exemplo recente do Toni que queria mais do que a B. Por isso eu pergunto. É o lugar de treinador de segunda liga e de equipa B ambiciosa?
Não creio, por muito que nos custe neste momento tem de ser alguém c ligações ao treinador principal!!


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

klov

Pedro Duarte, treinador dos juniores?
AQUI É BRAGA !!

LeonelP

Na teoria o que o Ric diz faz sentido, mas na prática duvido. Imaginem que os treinadores de ambos os planteis não se dão? Tacticamente, tecnicamente, whatever. Eu acho que o melhor seria o meio termo. Uma política para a formação, única que atravesse os infantis aos séniores, mas também acho que o homem que vá para B deveria ser da confiança do treinador principal porque o ideal seria como Jorge Paixão disse, o plantel do Braga ser equipa A e B.
Excelente tópico!

JotaCC

Em principio será o Zé Nando o escolhido

sc_brg

Alguém com provas dadas. Esqueçam lá isso da prata da casa, somos um clube profissional, e isso tem que ser transversal a toda a estrutura. Sei de um caso no nosso clube que os jogadores até se riam das palestras. Há lugar para essa prata sem ser a treinar. Pedro Duarte tem o meu apoio.

Enviado do meu GT-I9210 através de Tapatalk


ric

pois, tocaram num ponto interessante. O anseio de subida "de vida" de um treinador da B...
imaginando que faz um bom resultado na B poderá ser sondado e pretendido por clubes terceiros. Tudo bem mas, escolhido um perfil e um determinado valor, seria de se conseguir um acordo a 5 anos (no mínimo) para este treinadort e com uma clausula grande de incumprimento. Irrealista? talvez mas é tempo de mudar o establishment... Um treinador com um contrato blindado a 5 anos pode ser uma aposta, um inicio de uma nova vida para a formação.
mas considero difícil este desiderato pela irracionalidade existe nos directores do nosso (português..) futebol e pela ditadura dos resultados. Mas , cúm diacho, na B não podemos ter como principal objectivo a rentabilidade desportiva. A equipa B é uma extensão da formação...

Gverreiro2014

Junta-te á nossa legião,
e serás um campeão.