News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Nº 2 - O CULTO DO BRAGUISMO - Por Cardoso

Started by A.COSTA, 24 de May de 2014, 23:19

Previous topic - Next topic

A.COSTA

2º texto:

"O CULTO DO BRAGUISMO" - Cardoso

Sugeriram-me que fizesse um texto sobre o Braguismo; à memória veio-me, imediatamente, o Superbraga de outros tempos, em que esses textos abundavam e se vivia por aqui um clima de camaradagem invulgar e que raramente se encontrava naqueles primeiros tempos de internet, sem Facebook nem quejandos.

Alguns anos depois o Superbraga mudou. Ou melhor, eu e o Superbraga mudámos. Ambos ficamos mais velhos. Mas eu fiquei mais velho literalmente; o Superbraga, esse, envelhecendo rejuvenesceu. Porquê? Porque é feito de gente e eu sou feito de células que envelhecem.

A gente nova que por aqui se fixou deu ao fórum a vitalidade que hoje se lhe reconhece; com genica, com vontade de ultrapassar todas as fronteiras. Muita coisa mudou no fórum. No entanto, algo permaneceu: aquilo a que outros gostam de chamar "mística" mas que nós sentimos como Braguismo; esse, ficou e ficará.

Mas afinal, o que é o Braguismo?

Andamos a responder a esta pergunta desde 1998, mais ou menos. E não andarei longe da verdade se disser que Braguismo é o sentimento que projeta o nosso clubismo para o passado e para o futuro; é o cruzamento de todos os tempos num presente que vivemos intensamente. É o Braguismo que nos faz sonhar com títulos e vitórias impossíveis mas é também o Braguismo que nos faz reviver o passado; não um passado "glorioso" como outros pavoneiam; mas um passado sofrido e, acima de tudo, orgulhosamente nosso.

Para nós, braguistas da "velha guarda", falar de passado não é falar da nossa senilidade nem assim deveria ser encarado por aqueles que se dizem braguistas do futuro; falar do passado é encontrar a identidade que, às vezes, me parece perdida.

O Braguismo que hoje projetamos em sonhos de títulos era o mesmo Braguismo que nos alimentava a alma na luta pela permanência, nas batalhas intermináveis pela sobrevivência do clube. Era esse sentimento que levava a que 3000 almas se molhassem até aos ossos no granito gelado do Primeiro de Maio para festejarmos, às vezes, um empatezinho. Era pouco; éramos pobres e modestos; mas éramos felizes na nossa luta interminável. Os nossos heróis não eram as estrelas da seleção; eram modestos mas intrépidos lutadores que sofriam até às lágrimas, por este clube; muitos desses nomes são agora quase desconhecidos para as gerações mais recentes; mas são esses quase anónimos que fizeram que este clube, gloriosamente, sobrevivesse. Recordo guerreiros como Sérgio, Baltazar, Chico Silva, Artur Jorge, Zé Nuno, Rui Correia, Valtinho, Vítor Santos, Jorge Gomes, Nelito, Dito, Toni, Hélder, João Mário, Fernando Pires, Gama, Carvalhal e tantos outros, até chegar a vez de dois jogadores "mitológicos" dos anos noventa, Karoglan e o inigualável Barroso. Talvez tenham sido estes dois, os arautos dos novos tempos; os primeiros porta-vozes de um SC de Braga maior. Eram então dados os primeiros passos para um novo Braga mas nunca para um novo Braguismo. Porque o Braguismo é intemporal. Não é dos novos nem dos velhos. Não é do Superbraga nem do Facebook. É de todos aqueles que não traíram as suas raízes; é de todos quantos não vergaram, vergonhosamente, a coluna vertebral aos interesses de quem nos quer ver de rastos!

Hoje, como ontem e como sempre, o BRAGA SOMOS NÓS.

Manuel Cardoso

[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

El Che

Que saudades das tuas crónicas Cardoso. Excelente texto!


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

A.COSTA

Concordo. Saudades dos teus textos Cardoso.

Que o superbraga.com saiba conciliar a 'velha guarda' com a 'nova guarda', com benefício claro para este espaço onde o Braguismo deve ser o tem primordial.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

Braga Champ

Braga Sempre

rapson

Quem não, sente não entende...

SJay

Cardoso,

Tu, o Ric e o Zé são os responsáveis pelo meu Braguismo. Já o disse, a muita gente, quanto o superbraga foi importante para completar a minha metamorfose.

Muito obrigado aos três e ao superbraga.

E que saudades dos teus magníficos textos. Deviam ser compilados e com eles feitos um Bíblia do Braguismo.





barinho

Excelente ideia de porem um texto destes todas as semanas,para nos relembrar daquilo que realmente importa e nos une a todos neste espaço.Tal como o outro texto,este está cinco estrelas.Parabéns!

jodelcosta


Carvalhinha

Cardosão!!! Que bom ler novamente algo de ti. Tenho saudades, saudades dos tempos antigos. Das tuas opiniões, dos textos maravilhosos (como este aqui) que aqui deixavas. O meu braguismo cresceu com o Superbraga.

A.COSTA

Espero que SÉRGIO CONCEIÇÃO venha ler este e os outros textos relativos ao Braguismo.

Temos que 'contar de novo' com esses Senhores foristas, entre os quais incluo indubitavelmente CARDOSO.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

Bom dia.

Sem dúvida alguma o Cardoso, ao longo dos tempos, habituou-nos a textos maravilhosos. Escrever ocasionalmente um texto, atingir um nível excelente, alcançar o topo,  é fácil!... o difícil é escrever assiduamente e conseguir estar lá, no topo, na excelência... O Cardoso consegue-o. É uma referência.
Para mim, o Cardoso é uma referência.  Conheço-o há alguns anos - pessoalmente - e posso dizer que além das competências que lhe reconhecemos é igualmente uma pessoa de trato fácil, acessível, amiga... humilde e sempre disponível! Ao contrário de alguns que gostam de se colocar no pedestal, o Cardoso é uma pessoa que opta pela discrição. Ao contrário de alguns que gostam de estar no centro dos holofotes, o Cardoso rejeita liminarmente ser o centro do universo. Apesar destas descrição, houve uma vez ... quando entregou a mensagem de apoio ao Quim... aquele abraço! ainda hoje, decorrido tanto tempo levanta-me dúvidas 8) 8) ;D
Recordo os primórdios deste fórum. Nós andavamos às cabeçadas... Mas apesar dos desaguizadsos, acima de tudo, predominava o respeito. E porque nos respeitávamos, apesar de algumas divergências, ficamos amigos... depois...
Depois houve uma série de inciativas- Moderação fórum; jantares; convívios; crónicas DMinho; entrega mensagens e prémios; homenagens... que catapultaram este fórum para um n´+ivel de notoriedade enorme que culminou com uma reportagem na RTP1. Tudo isto foi também com a ajuda inexcedível do Cardoso.
Por que o SB.com também é um reflexo da sociedade, começou a tornar-se, literalmente uma feira das vaidades. A essência e a alma do SB.com estavam a ser corrompidos. O Cardoso cedo percebeu isso e dizia-me amíude: " faço isto enqunto me der gozo... quando não me der saio".
Infelizmente assim aconteceu!
Todavia, continuo a ser um dos leitores assíduos das suas opiniões que semanalmente são divulgadas no DM. Mas é diferente... escrever num jornal - e sei do que falo - condiciona e quando se é mais assertivo o telefone não pára de tocar.
Oxalá o Cardoso pondere e dentro da sua disponibilidade, volte ao fórum...
Vamos todos torcer para que tal aconteça!!!
Força Gverreiros

FIDELIS

Este texto do Cardoso em nada me surpreende. Porque conheço o Cardoso há uns anitos e porque sei o que o Braga representa para ele. depois tem um dom que nem todos possuem e vai daí brinda-nos com pequenas maravilhas, muitas vezes neste forum e agora mais regularmente nas suas crónicas ( que eu não perco ) semanais.

E o Braguismo é tudo aquilo que ele disse , é tudo aquilo que o Nemec disse,  até é tudo aquilo que o nosso "amigo" MEC disse. O braguismo é o amor que cada um sente pelo Enorme SCBRAGA e que há sia maneira o vai demonstrando.

Não podia deixar se fazer minhas as palavras do Zé, pessoas como o Cardoso, são uma mais valia para este Forum e no meu caso especial seria o regresso de um amigo.

Não posso honestamente "exigir" o seu regresso, mas gostava de o ver por cá.

Mas seria injusto se estas palavras não fossem também dirigidas a outro Braguista de corpo e alma...o senhor que acaba de postar acima.....

Forte ABraço e viva o Braga

Fidelis Bracara
Braga e Basta

Sá Pinto

Fico contente que esta rubrica semanal esteja a "ressuscitar velhas glórias" do nosso SB, como são os casos do Cardoso, SJay e do Zé, espero que seja para continuar! Aliás, este é um dos intentos primordiais da criação desta rubrica. Suspirei: "Vá lá, conseguiu que fizessem um login."  ;)
Sporting de Braga, eu sem ti não sei viver!!

Sérgio Gonçalves

Tenho pena que a "Velha Guarda" não esteja mais presente neste fórum, ou pelo com uma presença mais frequente. Perdemos todos, os mais velhos e os mais novos. Relativamente ao Cardoso o que sinto mais falta é de recordar com ele os antigos jogadores do Braga. Oxalá regresse, ele e todos os outros.
Sócio nº 2014

Cardosog

Antes de mais, obrigado pelas vossas palavras.
Obviamente, o que se passou comigo foi aquilo que o Zé referiu; eu (e acho que todos nós) andamos cá enquanto dá gozo; não faz sentido participar num fórum por obrigação.
Mas houve coisas que ficaram e não esquecerei; acima de tudo as amizades que aqui construí; não vou citar nomes para não cometer injustiças por esquecimento, mas foram dezenas de pessoas que hoje posso considerar bons amigos. Em especial, obviamente, o Zé: uma amizade que ficou para a vida. Isto embora ele me chateie sempre a cabeça com aquele abraço ao Quim (que raios, até parece  que abracei uma gaja barbuda) :)
O que interessa, meus amigos, é que o Superbraga está aqui com toda a pujança. E nós também, escrevamos ou não :)
Um grande abraço braguista a todos (mesmo que haja por aí alguma mulher barbuda)

JotaCC

Sem duvida que estes textos são importantes e vitais para este forum o culto do braguismo o gosto pelo clube cresce e valoriza-se. aqui respira-se Braga e transpira-se Braga, custa e perceber como um tópico destes tem uma duas paginas e outro para criticar dizer mal enche umas vinte, basta comparar. A "velha guarda" por aqui continua uns mais ativos do que outros ainda existem tópicos que chamam a "velha guarda". Textos como o do Cardoso, Nemec entre outros fazem falta como as suas opiniões em diversas matérias  como outros foristas por exemplo o meu amigo Zé faz tempo que não encontro, o Kid entre outros. Sei que também para alguns a vida não lhes permite.

magico_scbraga

Esta é, de facto, uma iniciativa que merece todos os elogios que lhe possam ser feitos.
Em duas semanas, dois grandes textos. Parabéns aos moderadores do SuperBraga!
Braga - Uma cidade, um clube, uma só paixão.

Quote from: magico_scbraga on 30 de May de 2014, 14:22
Esta é, de facto, uma iniciativa que merece todos os elogios que lhe possam ser feitos.
Em duas semanas, dois grandes textos. Parabéns aos moderadores do SuperBraga!

Concordo inteiramente Mágico.
Aprecio a iniciativa. Se no defeso, a falta de futebol faz-se sentir e reflete-se no fórum,  esta iniciativa demonstra proactividade do(s) Moderadores envolvidos. Moderador não é só fazer de "polícia".
Para muitos é mais cómodo criticar quem faz algo, quem contrói... Nunca esqueci uma frase que o ilustre Cardoso colocou neste fórum de Séneca: "No Mundo há dois tipos de homens, aqueles que vão à frente a construir e a conquistar e os outros que vão atrás a criticar"
Neste fórum podemos facilmente encontrar fundamento para a frase de Séneca.

Parabéns!
Força Gverreiros

J

Quote from: A.COSTA on 24 de May de 2014, 23:19
2º texto:

"O CULTO DO BRAGUISMO" - Cardoso

Sugeriram-me que fizesse um texto sobre o Braguismo; à memória veio-me, imediatamente, o Superbraga de outros tempos, em que esses textos abundavam e se vivia por aqui um clima de camaradagem invulgar e que raramente se encontrava naqueles primeiros tempos de internet, sem Facebook nem quejandos.
Alguns anos depois o Superbraga mudou. Ou melhor, eu e o Superbraga mudámos. Ambos ficamos mais velhos. Mas eu fiquei mais velho literalmente; o Superbraga, esse, envelhecendo rejuvenesceu. Porquê? Porque é feito de gente e eu sou feito de células que envelhecem.
A gente nova que por aqui se fixou deu ao fórum a vitalidade que hoje se lhe reconhece; com genica, com vontade de ultrapassar todas as fronteiras. Muita coisa mudou no fórum. No entanto, algo permaneceu: aquilo a que outros gostam de chamar "mística" mas que nós sentimos como Braguismo; esse, ficou e ficará.
Mas afinal, o que é o Braguismo?
Andamos a responder a esta pergunta desde 1998, mais ou menos. E não andarei longe da verdade se disser que Braguismo é o sentimento que projeta o nosso clubismo para o passado e para o futuro; é o cruzamento de todos os tempos num presente que vivemos intensamente. É o Braguismo que nos faz sonhar com títulos e vitórias impossíveis mas é também o Braguismo que nos faz reviver o passado; não um passado "glorioso" como outros pavoneiam; mas um passado sofrido e, acima de tudo, orgulhosamente nosso.
Para nós, braguistas da "velha guarda", falar de passado não é falar da nossa senilidade nem assim deveria ser encarado por aqueles que se dizem braguistas do futuro; falar do passado é encontrar a identidade que, às vezes, me parece perdida.
O Braguismo que hoje projetamos em sonhos de títulos era o mesmo Braguismo que nos alimentava a alma na luta pela permanência, nas batalhas intermináveis pela sobrevivência do clube. Era esse sentimento que levava a que 3000 almas se molhassem até aos ossos no granito gelado do Primeiro de Maio para festejarmos, às vezes, um empatezinho. Era pouco; éramos pobres e modestos; mas éramos felizes na nossa luta interminável. Os nossos heróis não eram as estrelas da seleção; eram modestos mas intrépidos lutadores que sofriam até às lágrimas, por este clube; muitos desses nomes são agora quase desconhecidos para as gerações mais recentes; mas são esses quase anónimos que fizeram que este clube, gloriosamente, sobrevivesse. Recordo guerreiros como Sérgio, Baltazar, Chico Silva, Artur Jorge, Zé Nuno, Rui Correia, Valtinho, Vítor Santos, Jorge Gomes, Nelito, Dito, Toni, Hélder, João Mário, Fernando Pires, Gama, Carvalhal e tantos outros, até chegar a vez de dois jogadores "mitológicos" dos anos noventa, Karoglan e o inigualável Barroso. Talvez tenham sido estes dois, os arautos dos novos tempos; os primeiros porta-vozes de um SC de Braga maior. Eram então dados os primeiros passos para um novo Braga mas nunca para um novo Braguismo. Porque o Braguismo é intemporal. Não é dos novos nem dos velhos. Não é do Superbraga nem do Facebook. É de todos aqueles que não traíram as suas raízes; é de todos quantos não vergaram, vergonhosamente, a coluna vertebral aos interesses de quem nos quer ver de rastos!
Hoje, como ontem e como sempre, o BRAGA SOMOS NÓS.

Manuel Cardoso
Já são 25 anos a ir vêr o nosso Braga ....e não me lembro de sermos só três mil ?