News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

"Parabéns à única equipa de portugueses..."

Started by Zé, 19 de June de 2014, 20:58

Previous topic - Next topic

...na final da Liga Europa. Parabéns Sevilha» by Pedro Mendes - Parma-  ex jogador do SCP
http://www.maisfutebol.iol.pt/benfica-liga-liga-europa-made-in-internacional-italia-benfica-liga-europa/5362e36b0cf24b6ecfafa5e0.html

A propósito desta afirmação de Pedro Mendes. A propósito também da Selecção Nacional e das críticas sobre o seu real valor... O SCB tem sido uma das equipas que tem mais jogadores convocados (e pré-convocados) na Selecção Nacional. É evidente que o nível geral dos jogadores que integram a nossa equipa é superior se compararmos os plantéis de uns anos atrás... mas também os clubes com maior poderio financeiro, poucos portugueses tem no plantel.


Esta opção dos clubes em contratar às resmas estrangeiros cria inevitavelmente mossa na Selecção portuguesa.
Analisando a questão na perspectiva da Selecção sabemos que cada vez é mais difícil conseguir seleccionar  jogadores de categoria mundial. Jovens com potencial são constantemente relegados dos "onzes" muito devido às alternativas que são propostas a quem define os plantéis. Havendo dinheiro para contratações, muito dificilmente se dá confiança a jovens... até compreendo: um jovem em fase de aprendizagem comete erros, erros esses que habitualmente tem como consequência o insucesso desportivo.
Na generalidade dos plantéis, quando um jovem singra e alcança a titularidade deve-o factores como lesões e castigos dos habituais "titulares".

Também é evidente que mesmo nos escalões de formação, começam a aparecer cada vez mais estrangeiros, alguns com valor inquestionável, e outros... enfim! Esta é a realidade, e a necessidade de formar "jogadores localmente" levou que os clubes ao invés de colocar mais portugueses nos plantéis, contratassem estrangeiros para os escalões de formação.

A opção dos clubes portugueses de contratar jogadores estrangeiros, se trás consequências negativas para a nossa Selecção, na minha opinião trás imensos benefícios para os clubes. O globalização do futebol permitiu aos clubes portugueses a contratação de jogadores com imenso valor, por um preço comportável, que de outro modo era impossível. A globalização aumentou exponencialmente o leque de opções...

Se analisarmos os plantéis das equipas que integram o campeonato português, podemos facilmente constatar que os estrangeiros imperam em Portugal.
Para melhor demonstrar o actual panorama peço para repararem na lista abaixo apresentada, onde estão indicados os jogadores habitualmente titulares  e regularmente utilizados - portugueses – das 4 principais equipas portuguesas.

Guarda-redes:,Eduardo ( SCB) e Rui Patrício(SCP).
Defesas - Cedric (SCP); Sílvio(SLB); André Almeida(SLB);Joãozinho(SCB; Núrio(SCB); NAC(SCB)
Médios – William Carvalho (SCP);Ruben Amorim(SLB); André Gomes(SLB) Adrien Silva(SCP); André Martins(SCP); Josué(FCP); Custódio(SCB); Rubem Micael(SCB)
Avançados- Ivan Cavaleiro(SLB); Licá(FCP) Quaresma(FCP); Wilson Eduardo(SCP) Varela(FCP); Rafa(SCB); Éder(SCB).
De realçar que somente pude contabilizar 23 são portugueses(em 64 possíveis) e alguns foram considerados, apesar de não jogaram com regularidade ao longo da época. Quaresma assinou pelo FCP em Janeiro.
André Martins, NAC, Joãozinho, Nurio, Varela, Custódio, Josué, Ruben Micael,  não foram opções contínuas embora realizassem muitos jogos como titulares. Éder realizou 16 jogos oficiais( em 42) pelo SCB.
Os jogadores portugueses que foram titulares e actuaram com regularidade foram... 6.
A saber: Rui Patrício; Eduardo; Cédric; William Carvalho; Adrien Silva; Rafa(?!?)
E esta hem!

Fica a questão... Deveriam, quem de direito, legislar no sentido de "proteger" os jogadores portugueses,  e naturalmente a Selecção, OU deveria continuar tudo igual, face aos resultados dos clubes nacionais?
O que é importante para o futebol nacional? Clubes competitivos ou uma Selecção forte? Não é possível conjugar os dois interesses?


Força Gverreiros

rpo.castro

Quote from: Zé on 19 de June de 2014, 20:58
Fica a questão... Deveriam, quem de direito, legislar no sentido de "proteger" os jogadores portugueses,  e naturalmente a Selecção, OU deveria continuar tudo igual, face aos resultados dos clubes nacionais?
O que é importante para o futebol nacional? Clubes competitivos ou uma Selecção forte? Não é possível conjugar os dois interesses?
Mais uma questão pertinente e muito bem colocada. Penso que o segredo do sucesso estará na conjugação dos 2 factores.
Há que conseguir manter equipas competitivas sem descuidar a formação.

Penso que é importante limitar o número de jogadores estrangeiros a actuar nas equipas de formação e B.

Outro aspecto importante está relacionado com açambarcanço de jogadores por parte dos 3 grandes. Quantos grandes/bons jogadores portugueses se perderam porque em determinado momento da carreira viram o seu crescimento parado ao povoar as bancadas/banco de um dos 3 grandes? Quantas promessas viram-se relegados para o banco e para sucessivos empréstimos pela europa fora? É legítimo e desejável ter-se 100 jogadores com contrato? A quem interessa?
Quem não sente não é filho de boa gente.

barinho

Limitar o número de jogadores estrangeiros nas B e escalões de formação era uma excelente ideia.E obrigar os clubes a ter um certo número de jogadores formados localmente nos planteis principais e terem um mínimo de utilização.Claro que se obrigassem os clubes a ter as contas em dia era outra história,clubes como o nosso têm que andar a fazer contas para não ficar a dever nenhum,enquanto esses podem dever centenas de milhões.

Quanto a estas compras que os grandes fazem só para os impedir de ir para os clubes médios não há muito a fazer,aí os jogadores também têm culpa porque só vão pelo dinheiro porque já sabem que pouco vão jogar.