News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Adeptos: Factor decisivo.

Started by Zé, 30 de May de 2014, 20:17

Previous topic - Next topic

Para muitos associados e adeptos do SCB, os últimos dois anos ficaram  aquém do esperado. Apesar da época 2012/13 ter conseguido conquistar a Taça da Liga, o descontentamento com a performance da equipa foi generalizado. A época agora finda foi o que sabemos.
A próxima época será então importante para determinar  qual o rumo a esperar do SCB. Qual é o "verdadeiro" S.C.Braga? o SCB em crescendo que conseguiu um 2º lugar, uma final da Liga Europa, acesso directo à Champions League e uma Taça da Liga, e que irá continuar a sua ascensão e consolidação no futebol nacional OU, pelo contrário, esse período brilhante foi um interregno na realidade e a realidade é a que assistimos na época anterior, um SCB que o máximo que pode ansiar é uma qualificação para a UEFA.

A próxima época será fundamental. Uma época de sucesso irá motivar as hostes braguistas e impulsionar o SCB para o trilho que estava traçando. Uma época de insucesso irá fazer as delícias dos velhos do restelo  e confirmar a teoria dos agoirentos que a carreira do SCB não passa de fogo de vista. Um novo insucesso terá consequências a  nível de crescimento da massa humana que é um dos mais importantes factores para alavancar o SCB para o topo.  O capital de simpatia e prestígio granjeado com épocas sucessivas de sucesso irá diminuir consideravelmente se a próxima época ficar novamente aquém das expectativas. Sustentando o meu raciocínio, indico a  assistência média do SCB nos últimos anos:
2009/2010 – 13531
2010/2011-   13605
2011/2012-   13861
2012/2013-   11906
2013/2014-     9845
Como é perfeitamente visível, nos dois últimos anos houve uma queda no número médio de adeptos no nosso estádio.

Na minha opinião, o SCB, deve planear a sua época com muito rigor. Não pode cometer deslizes. É  fundamental arrumar a casa,  contratar jogadores com qualidade para as lacunas evidentes...  não às paletes como temos assistido nos últimos tempos. Quando digo jogadores com qualidade não me estou a referir a jogadores com estatuto e naturalmente caros. Estou a referir à política que notabilizou o SCB e fez mesmo do SCB um case study. Estou a referir a política de comprar jogadores em final de contrato; jogadores dispensados dos "3 G"; jogadores com potencial... Isto não implica necessariamente gastar mais. Implica maior rigor, critério.

Existe uma relação directa entre os orçamentos e o sucesso desportivo. Na minha opinião, depois de arrumar a casa (não faz sentido ter uma quantidade interminável de jogadores na folha salarial) deve, dentro de limites,  investir de forma a conseguir de novo catapultar o SCB para épocas de sucesso. Ter uma equipa ganhadora significa igualmente maiores receitas de: Bilheteira; sócios; TV; merchandising; publicidade; provas europeias... O potencial de crescimento da massa humana é enorme. O sucesso desportico está associado ao crescimento da massa humana, esse sim o factor de sustentabilidade para alavancar o SCB definitivamente para o topo.

Qual a vossa opinião?
Força Gverreiros