News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 28/05

Started by JotaCC, 28 de May de 2014, 08:12

Previous topic - Next topic

JotaCC

Vital deixa a equipa principal do Sp. Braga mas mantém-se na estrutura do clube

O novo ciclo que arrancou no Sp. Braga tem uma equipa técnica, totalmente, remodelada, com Sérgio Conceição no comando. Juntamente com o novo treinador chegaram a Braga cinco caras novas que vão compor o grupo de treinadores para as duas próximas épocas.
Neste lote estão os adjuntos Jorge Rosário e Siramane Dembelé, o preparador físico Vítor Bruno, o treinador de guarda-redes Diamantino Figueiredo e o observador Ricardo Paiva.

Desde logo surgiu a dúvida sobre a continuidade do histórico Jorge Vital no clube bracarense. O experiente treinador tem sido o responsável pelo treino dos guarda-redes principais nas últimas épocas, para além do trabalho de coordenação da escola de guarda-redes.

Esta nova mudança técnica traz a novidade do afas tamento de Vital da equipa principal bracarense, mas o treinador, de 52 anos, vai manter-se na estrutura do clube, conservando o papel e trabalho transversal, desde a escolinha de guarda-redes até à equipa principal.

Vital vai continuar a coordenar o gabinete dos guarda-redes do Sp. Braga, cargo que já detinha, assumindo com maior destaque o papel determinante na formação dos guardiões bracarenses.
Jorge Vital cumpriu a 12.ª temporada com a camisola do Sp. Braga, clube onde ingressou em 2001/02. Na carreira de 13 anos como treinador há apenas um interregno fora de Braga, no Sporting (2011/12). Foi com a mão de Vital que Quim e Eduardo foram lançados à selecção nacional, assim como os jovens Cristiano e Tiago Sá, os frutos da actual formação arsenalista.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Rafa: "Não sou o substituto de Quaresma"

O médio Rafa admitiu ontem não ser "o jogador que toda a gente estava à espera" de ver entre os convocados da selecção portuguesa para o Mundial 2014, mas rejeitou ver-se como o "substituto de Quaresma".
"Foi o reconhecimento do trabalho que tenho vindo a fazer. Sei que não sou o jogador que toda a gente estava à espera, mas vou trabalhar para poder jogar", observou Rafa na conferência de imprensa realizada no Hotel Praia d'El Rey, em Óbidos, onde a selecção nacional está a estagiar desde segunda-feira.
O jogador do Sporting de Braga, de 21 anos, é o mais jovem entre os 23 eleitos pelo seleccionador Paulo Bento e foi mesmo o nome mais surpreendente na convocatória final, da qual foi descartado o avançado Ricardo Quaresma, que estava na lista de pré-convocados.
"É normal que ninguém estivesse à espera, porque só fiz uma internacionalização. Só que não me sinto o substituto de Quaresma, nem de ninguém", assinalou Rafa, o jogador com menos internacionalizações "AA" e com apenas uma presença pela equipa lusa, no recente particular com os Camarões (5-1).
Rafa reconheceu ter ficado "surpreendido" ao ver o seu nome na lista final de seleccionados, lembrando que há pouco tempo jogava no Alverca, "apenas por prazer", sem imaginar que alguns anos mais tarde estaria hoje a falar aos jornalistas na qualidade de convocado para o mais importante torneio mundial.

Paulo Bento justificou a chamada do médio bracarense com base na sua polivalência, em especial a possibilidade de jogar no meio-campo, na posição de estratega - da qual a selecção tem estado "órfã" desde o abandono de Deco -, mas para Rafa o mais importante é jogar, seja em que sector for.

"Sinto-me confortável onde o mister me quiser pôr a jogar. No meio tenho mais facilidade, sinto-me melhor aí, porque foi aí que sempre joguei. Mas seja a extremo, no meio-campo ou a defesa, qualquer posição é boa desde que jogue", notou.

Rafa rejeitou que a sua chamada esteja relacionada com a renovação que se anuncia na equipa das quinas após o Campeonato do Mundo que se vai realizar no Brasil, garantindo que as escolhas de Paulo Bento foram feitas, única e exclusivamente, "com o Mundial na cabeça".

Depois de ter sido a surpresa da convocatória, o médio do Sporting de Braga sonha agora com a possibilidade de se tornar a revelação da prova, mas antes é preciso que Portugal concretize os seus objectivos, pois "o que importa é a selecção e tudo o resto vem por acréscimo".

Objectivos que, tal como Paulo Bento tem sucessivamente repetido, passam por "ultrapassar a fase grupos" e atingir os oitavos-de-final, tal como tem acontecido nas últimas grandes competições, para o que muito contribuirá o facto de "este grupo está preparado para tudo".

Portugal integra o grupo G do Mundial 2014, em conjunto com a Alemanha, frente à qual se vai estrear, a 16 de Junho, em Salvador, os Estados Unidos, que defrontará a 22, em Manaus, e o Gana, último adversário na primeira fase de prova, a 26, em Brasília.

PUBLICO

JotaCC

"TEM SANGUE QUENTE, MAS ESTÁ CONTROLADO"
O novo treinador do Braga já teve alguns dissabores por ter uma personalidade forte, característica que tenta passar às equipas que orienta. Por ter sido um bom aluno, o ex-técnico do Standard perspetiva-lhe uma grande carreira

A frontalidade com que fala, independentemente de a opinião ser ou não apreciada por quem a ouve, é uma das características de Sérgio Conceição. O novo treinador do Braga não se fica pelas meias-palavras ou pelas indiretas, e isso já lhe valeu alguns dissabores. Na última época, por exemplo, chegou a ser suspenso pela Comissão de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol por 20 dias por se insurgir contra a arbitragem de Jorge Ferreira no Marítimo-Académica. Contudo, há quem considere que ele mudou bastante nos últimos anos. "Continua com o sangue quente, mas já está mais controlado", nota Dominique D'Onofrio, treinador que apadrinhou a primeira experiência de Conceição num banco de dido com a escalada do ex-adjunto. "A carreira dele tem sido sempre a subir, porque tem atingido os objetivos nos clubes pelos quais passou e, por vezes, até os tem ultrapassado. Agora que chegou ao Braga, o desafio é ainda mais aliciante", indica o antigo treinador dos rouches, que termina com um vaticínio. "Pela experiência e a inteligência que tem, está destinado a fazer uma grande carreira", antevê.

Salvador Agra regressa à Pedreira para ficar

Meio ano de empréstimo à Académica e a mudança de Sérgio Conceição para Braga valerão a Salvador Agra (na foto) o regresso em definitivo ao clube, ao qual está ligado até 2015. O extremo de 22 anos é muito apreciado pelo novo treinador arsenalista, com o qual já havia trabalhado no Olhanense (2011/12), pelo que só um negócio irrecusável o levará para outras paragens. De resto, caso permanecesse em Coimbra, era desejo do técnico que o empréstimo do internacional sub-21 fosse prolongado por mais uma época, uma vez que este desempenhou um papel muito importante no oitavo lugar obtido pela Briosa no campeonato. Agra, recorde-se, chegou à cidade do Mondego em janeiro, depois das poucas oportunidades concedidas por Jesualdo Ferreira. Realizou 15 jogos pelos estudantes, 12 dos quais como titular, e ainda fez quatro golos: a Arouca, Marítimo e Paços de Ferreira (dois).

O JOGO

JotaCC

Rafa confiante: "Não me sinto o substituto de Quaresma"

Rafa é a grande surpresa nos 23 convocados de Paulo Bento para o Mundial do Brasil. Ontem, o jogador do Sp. Braga revelou também que não estava à espera desta chamada, salientando, contudo, que não vai ao Brasil apenas para fazer número.
"Não sou o jogador que todos esperavam estar aqui. Ricardo Quaresma? É normal que ninguém estivesse à espera, mas não me sinto o substituto de Quaresma ou de qualquer outro jogador. Fui escolhido para estar aqui e estou grato por isso", disse, salientando que vai dar o máximo para ser opção de Paulo Bento durante o Mundial. "Se posso ser a revelação do torneio? O meu sonho é poder chegar o mais longe possível. Se for revelação, melhor, mas o que interessa é a seleção. Contudo, espero ser opção do treinador e estou disposto a jogar se ele entender, ainda que me sinta melhor a jogar no meio", salientou.
Entretanto, a FPF revelou ontem que está já garantida mais de meia casa para o jogo com a Grécia, do português Fernando Santos, no próximo sábado, no Estádio Nacional, que tem capacidade para quase 40 mil pessoas.

DN

brigada da relote

Sp. Braga: Conceição não abdica da sua equipa técnica
Adjuntos acompanham-no há três anos e mudam-se para o Minho

Com a apresentação de Sérgio Conceição em Braga, ficou a conhecer-se a equipa técnica que orientará o clube arsenalista nos próximos dois anos. O técnico proveniente da Académica parte para a sua terceira aventura enquanto técnico principal e traz consigo a equipa técnica que o acompanha desde a primeira hora em que o antigo internacional português abraçou a carreira de treinador.

Sérgio Conceição começou como adjunto de Dominique D'Onofrio no Standard Liége, clube no qual havia atuado enquanto jogador. Na época seguinte (2011/2012) iniciou a carreira como técnico principal no Olhanense.

Do Standard Liége trouxe consigo Siramana Dembelé, médio francês que enquanto jogador atuou no V.Setúbal e também no clube belga. Acompanha Sérgio Conceição enquanto técnico-adjunto. Para além de Siramana Dembelé, Conceição adotou ainda Jorge Rosário para adjunto. Jorge Rosário que conta com um vasto currículo destacando-se pelo facto de ter sido já treinador adjunto no FC Porto, no Sporting e no Benfica.

Para técnico de guarda-redes, Sérgio Conceição aproveitou Diamantino Figueiredo, que já se encontrava nos quadros do Olhanense. A estes três elementos adicionou Vítor Bruno, filho do técnico Vítor Manuel, como preparador físico, recrutando-o ao Leixões para integrar a sua equipa técnica no Olhanense. Ricardo Paiva é o homem de confiança de Sérgio Conceição no que à observação diz respeito, integrando o gabinete de observação dos Guerreiros.

Desde então, Sérgio Conceição não mais se desenvencilhou da sua técnica, que o continua a acompanhar na aventura no comando técnico do Sp. Braga, já depois de se ter mantido inalterável na Académica de Coimbra.

Jorge Vital mantém-se no clube

Com a chegada de Sérgio Conceição e da sua equipa técnica, Jorge Vital deixa de fazer parte da equipa técnica bracarense. O antigo guarda-redes conta já com doze épocas ao serviço do Sp. Braga e na época que agora termina orientou mesmo a equipa com Fernando Couto na transição entre Jesualdo Ferreira e Jorge Paixão.

Jorge Vital deixa o cargo de treinador de guarda-redes, mas mantém-se na estrutura do Sp. Braga.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Pedro Tiba desejado

A BOLA noticia esta quarta-feira que Pedro Tiba, médio do Vitória de Setúbal, é pretendido pelo SC Braga para a próxima época.

A SAD arsenalista planeia oferecer futebolistas em troca, procurando ainda valer-se do facto de o jogador, de 25 anos, ficar livre em janeiro.

A BOLA

brigada da relote

Sp. Braga: eleições adiadas em janeiro marcadas para sexta-feira

As eleições dos corpos sociais da SAD do Sporting de Braga estão marcadas para a próxima sexta-feira, 30 de maio.

O ato eleitoral, inicialmente marcado para 30 de janeiro, tinha sido adiada devido a «razões profissionais dos membros que compõem a mesa da AG».

A SAD anunciou agora a nova data da assembleia, que reconduzirá António Salvador para a liderança da SAD, depois de ter vencido as eleições do clube em dezembro.

MAIS FUTEBOL