News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 27/05

Started by Bruno3429, 27 de May de 2014, 07:56

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Sérgio Conceição é o novo treinador do Sp. Braga
Joana Russo Belo

Um novo ciclo. António Salvador apresentou, ontem, Sérgio Conceição como o novo treinador do Sp. Braga, numa ligação para os próximos dois anos. Num discurso optimista, o presidente bracarense traçou rasgados elogios ao novo técnico, que considera ser a escolha certa para o clube retomar o caminho dos últimos anos.

"É um dia, particularmente, feliz para nós, porque é a viragem de um ciclo, de um treinador que considero à imagem deste clube, com ambição, com garra, dedicação, que é a imagem que este clube transmitiu nos últimos anos", sublinhou o presidente, confessando o "orgulho" pela nova equipa técnica composta por "treinadores à imagem dos guerreiros do Minho".

António Salvador recusou confirmar que Nuno Espírito Santo tenha sido uma hipótese [nome do técnico foi veiculado pela imprensa nas últimas semanas], o que diz ter sido especulação.
"Vocês [jornalistas] é que sabem, lançaram os nomes, felizmente nunca lançaram o do Sérgio, fico feliz pela comunicação social apontar tantos nomes para o Sp. Braga. Até ao quinto e sexto nome desisti e fui buscar o Sérgio, porque achei que todos os que disseram não tinham as condições e se identificavam com o que este clube merece, que é a ambição, garra e paixão", ironizou.

Salvador revelou que a escolha de Sérgio Conceição foi rápida, após uma conversa onde dissipou "as poucas dúvidas" que tinha: "o Sérgio é um treinador e um homem que se identifica com este clube, pela sua forma de estar, pelo trabalho e pela forma como vive o dia-a-dia. Foi simples, porque uma conversa que tive com o Sérgio dissipou todas as dúvidas que pudesse ter e foi fácil chegar a um acordo".

O presidente arsenalista confessou ainda que Sérgio Conceição "era um desejo" e já não foi "a primeira vez" que o nome do treinador estava entre os desejados pelo dirigente desportivo.
"Tenho acompanhado a carreira do Sérgio como treinador e acredito que vai ter sucesso nestes dois anos e vai ser um dos grandes treinadores do futebol português", frisou.

Quanto aos objectivos, é peremptório: "é com o Sérgio que vamos vencer e voltar àquilo que clube nos mostrou e habituou nos últimos anos. O nosso objectivo é claro, é lutar pelos quatro primeiros lugares. Tudo faremos para ficar entre os quatro primeiros, mas para ficar isso é preciso haver uma conjugação de equipas, umas menos boas e outras melhores, só assim é que é possível chegar lá. Foi a felicidade que o Sp. Braga teve quando terminou no segundo lugar e foi à final da Liga Europa".

"Cheguei a um clube de topo"

Um discurso vencedor. Visivelmente feliz e de cachecol do Sp. Braga aos ombros, Sérgio Conceição falou, ontem, pela primei ra vez como treinador do Sp. Braga. O técnico - que orientou a Académica nas últimas duas temporadas - confessa ter chegado a um clube de topo e aponta a um lugar entre os quatro primeiros da I Liga.

"Este é um desafio fantástico", começou por dizer o novo técnico arsenalista. E prosseguiu. "É um desafio diferente e estou aqui com muito orgulho. O Sp. Braga foi sempre um clube que segui com muito apreço, não só por me identificar com o presidente, mas pela ascensão do clube nos últimos anos".

Agradecendo a António Salvador "pela confiança que depositou em mim e na minha equipa técnica", Conceição prometeu "fazer tudo para conseguir o máximo". "E o máximo será máximo de determinação, trabalho, dedicação e rigor para alcançar os que todos nós esperamos, que são os melhores resultados possíveis", frisou, acrescentando ser "um orgulho enorme" estar em Braga e deixando a promessa de "honrar este clube, esta cidade e estes adeptos, tão apaixonados quanto nós pelo trabalho".

Quanto aos objectivos, Sérgio Conceição está em consonância com o presidente.
"Não posso ter um discurso diferente do que foi o Sp. Braga num passado recente, ou seja, lutar sempre para ganhar cada jogo e isso coincide com os quatro primeiros lugares, é o objectivo do Sp. Braga. Sabemos que este ano a ambição do clube são também as taças, porque não estamos nas competições europeias. Com toda a dedicação e o empenho vamos dar seguimento a essa linha de objectivos que o clube traça, inicialmente, no início da época, não vai ser diferente", revelou o treinador, numa lógica de continuidade à ambição das últimas temporadas.

Conceição recusou falar em menor ambição depois do 9.º lugar da época passada e diz ter chegado a ao topo: "não é habitual, se seguirmos a história dos últimos campeonatos. Toda a gente sabe que o Sp. Braga, em termos de objectivos, está dentro dos outros grandes em Portugal. Depois de três anos como treinador cheguei a um clube de topo em Portugal e um clube com visibilidade na Europa e isso deixa-me muito orgulhoso. É o concluir de três anos bons, estou muito feliz. Agradeço à direcção de António Salvador a possibilidade de me demonstrar que esta nova geração dos jovens treinadores portugueses tem lugar nos clubes de topo".

Em relação ao plantel, "são situações e pormenores que fazem parte do trabalho de casa que vamos fazer com a direcção, teremos tempo para isso". "Depois do convite do presidente esta noite foi difícil de dormir já a pensar em todos esses pormenores. Como sou muito exigente comigo próprio, esse trabalho vai ser feito a seu tempo, hoje é para passar a felicidade de estar num projecto e numa casa tão importante como o Sp. Braga".

Correio do Minho

Bruno3429

Salvador: «Conceição já é um dos melhores»

FALOU DE IDENTIFICAÇÃO à IMAGEM GUERREIRA

António Salvador não falou de Nuno Espírito Santo nem de Vítor Pereira, sorrindo quando registava o essencial. "Foram colocados cá pelo menos seis nomes e nós nunca dissemos nada. Mas aí percebi logo que não iam chegar lá. Por isso é que hoje estão todos surpreendidos", registou o líder da SAD, que cumpriu um objetivo com muitos anos. "Tentei trazer o Sérgio para Braga quando ele ainda era jogador, e cumpri agora o objetivo. É um treinador e um homem que se identifica com este clube, pela forma de estar e como trabalha. Tem uma atitude guerreira", reforçou, aludindo a "um acordo simples depois de uma conversa em que todas as dúvidas foram dissipadas".

"Acredito que vai ter grande sucesso. Para mim, já é um dos melhores e grandes treinadores do futebol português", registou convicto o presidente, fazendo ainda questão de dirigir uma palavra aos adeptos que esperavam o novo treinador na sala ao lado: "A época passada foi difícil e vamos iniciar um novo ciclo. Com toda a família bracarense unida é que vamos ter sucesso. O objetivo é lutar pelos quatro primeiros lugares e ir o mais longe possível."

Record

JotaCC

«Para ficar em Portugal preferia um grande» - Bebé

Bebé está de saída do Paços de Ferreira, tendo mais um ano de contrato para cumprir com o Manchester United. O extremo diz desconhecer o seu futuro, mas vai dizendo que para permanecer em Portugal preferia jogar num grande.

«Não sei nada de concreto. Ouço falar do Braga e do Sporting, mas são apenas rumores e deixo isso para o meu empresário», afirmou o jogador, distinguido esta noite na entrega dos Troféus Aplauso, atribuídos pelo jornal quinzenal Imediato.

Lembrando que tem mais um ano de contrato com o Manchester United, o jogador, que terminou a época com 12 golos no campeonato (melhor marcador português na competição), foi ainda confrontado sobre qual será a sua preferência:

«Se pudesse escolher ficar em Portugal, seria para jogar num grande, pois acho que outra coisa não seria muito favorável para mim. No entanto, como já disse, sei que o meu empresário vai resolver de certeza a minha vida.»

A BOLA

JotaCC

«4x4x3»: Rafa, um benjamim para fugir à rotina
A lógica da chamada do jovem médio ofensivo do Sp. Braga

No futebol como na vida, as rotinas acarretam aspetos positivos e negativos. O caminho já trilhado evita surpresas, e a repetição de uma prática reduz a possibilidade de erro, mas isso também nos torna mais previsíveis e menos genuínos.

Uma equipa de sucesso sabe perfeitamente o que tem a fazer, mostra ideias bem enraizadas, mas precisa também de improviso. Dá jeito ter alguém que, mesmo sabendo que existe um guião, não o declama literalmente.

Trata-se de uma audácia muito associada à juventude, o que só reforça a convicção de que Rafa Silva pode assumir este papel na Seleção Nacional. Mesmo sabendo que se trata do benjamim da equipa. O mais jovem do plantel escolhido por Paulo Bento e também aquele com menos experiência na equipa das quinas (uma internacionalização apenas).

Curiosamente foi esse jogo único pela Seleção, frente aos Camarões, que colocou em risco a presença no Mundial. Rafa não quis acreditar que a noite de estreia seria estragada por uma lesão muscular. Insistiu, ficou em campo até ao intervalo, mas isso só agravou o problema, condicionando o final de época no Sp. Braga.

A atitude terá pesado na convocatória de Paulo Bento, que tanto valor dá a quem se entrega de corpo e alma, mas justificar a chamada só com este aspeto é esquecer tudo aquilo que Rafa fez para justificar essa primeira internacionalização. Mais do que isso, é ignorar tudo aquilo que ele pode dar.

Perante a «crise de extremos» existente na Seleção, a inclusão de Rafa na convocatória torna-se lógica e natural. O jogador do Sp. Braga pode ser uma solução bem válida para as alas, e com um perfil diferente de Nani, Varela ou Vieirinha, capaz de aparecer também em espaços interiores.

Mas Rafa também pode assumir o estatuto de «número 10», e terá sido essa polivalência a carimbar o bilhete para o Brasil. Com Rúben Micael afastado das contas, é mesmo a única solução para este lugar em perigo de extinção. E ainda que a Seleção não utilize habitualmente um jogador com essas características, vale sempre a pena ter alguém com esse perfil. Nem que seja para plano B, lembrando que no tal jogo com os Camarões, em Leiria, Paulo Bento testou um 4x4x2 em losango.

É certo que a resposta não foi muito animadora, e a lesão não permitiu que se tirassem ilações sobre Rafa, mas esse esquema alternativo pode muito bem continuar na cabeça do selecionador. Até pela tal «crise de extremos», a solução pode passar por ter Ronaldo ao lado de um avançado mais fixo. E nesse caso Rafa encaixaria no apoio, a fechar o losango.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Nuno Espírito Santo declinou o Braga e abriu caminho para Sérgio Conceição
O antigo treinador da Académica assinou um contrato de duas épocas pelo clube minhoto e já foi apresentado oficialmente. Boavista confirmou que Petit será o técnico dos "axadrezados" em 2014-15

Pouco mais de um ano depois de chegar a Coimbra, Sérgio Conceição deixou a Académica para treinar o Sporting de Braga, nas duas próximas épocas. O treinador foi ontem apresentado por António Salvador, presidente do clube minhoto, que avançou para a contratação do técnico de 39 anos após Nuno Espírito Santo declinar a proposta apresentada pelos bracarenses. O futuro do ex-treinador do Rio Ave deverá passar por Espanha.

Sérgio Conceição vai treinar o Sporting de Braga, trocando o oitavo classificado da I Liga da época passada pelo nono
Quando foi confrontado com o nome de Nuno Espírito Santo na conferência de imprensa de apresentação do novo treinador do Sp. Braga, António Salvador tentou contornar o tema — "Vocês [comunicação social] é que sabem por que lançaram tantos nomes" —, mas o presidente dos "arsenalistas" não negou que o acordo com o antigo técnico do Rio Ave esteve iminente. As conversações entre António Salvador e Nuno Espírito Santo estiveram perto de um final feliz, mas a possibilidade de o antigo guarda-redes se mudar para Braga esbarrou no interesse no treinador de clubes espanhóis com relações próximas a Jorge Mendes, empresário de Nuno Espírito Santo (ontem falava-se no Valência).
Com o impasse nas negociações, Salvador deixou de prevenção Sérgio Conceição, que vinha adiando a renovação com a Académica, e o casamento entre o treinador natural de Coimbra e o clube de Braga foi concretizado anteontem, véspera da apresentação: "Esta noite foi difícil dormir já a pensar em todos os pormenores", confessou o novo líder da equipa "arsenalista" com Salvador ao lado.
Sérgio Conceição, que se fará acompanhar por Jorge Rosário e Siramana Dembélé (adjuntos), Vítor Bruno (preparador físico) e Diamantino Figueiredo (treinador de guarda-redes), afirmou na apresentação que em Braga irá "lutar sempre por ganhar cada jogo", o que "coincide com ficar nos quatro primeiros lugares". "Toda a gente sabe que em termos de objectivos o Sp. Braga está ao nível dos 'grandes'", disse Conceição que espera "um desafio diferente e fantástico".
"Tenho a sensação que vou ter uma carreira de treinador como tive de jogador, em termos de sucesso. Em três anos cheguei a um clube de top em Portugal e na Europa. Estou muito feliz e quero agradecer à direcção por esta oportunidade", conclui o treinador de 39 anos, que agradeceu à Académica: "Desejo a maior felicidade ao meu clube e à minha cidade."
Ao apresentar o 13.º treinador em 11 anos, António Salvador prometeu o início de "um novo ciclo" após uma "época difícil". Com os quatro primeiros lugares no ponto de mira, o presidente do Sp. Braga referiu que a contratação de Sérgio Conceição era um desejo antigo e mostrou confiança no novo treinador: "Acredito que vai ter sucesso nestes dois anos. Já é um dos grandes treinadores do futebol português."
Petit confirmado no Boavista
Ao contrário do Sp. Braga, no Boavista não haverá mudança de comando técnico. O clube do Bessa, que na próxima época regressa à I Liga, confirmou ontem em comunicado que Petit será pela terceira temporada consecutiva técnico dos "axadrezados".
Os boavisteiros anunciaram ainda a renovação de contrato por dois anos com os defesas Afonso Figueiredo e Carlos Santos, os médios Carraça, Julien e Miguel Cid e o avançado José Manuel. Fary, que completa em Dezembro 40 anos, e o médio chinês Yuanyi Li, de 20 anos, prolongaram o vínculo por uma época.

PUBLICO

JotaCC

SÉRGIO PARA ATACAR OS QUATRO DA FRENTE
POR DUAS ÉPOCAS>>Escolhido por ser "um treinador à imagem" do Braga, "cheio de garra e dedicação", conforme explicou António Salvador, Sérgio Conceição acredita que terá "sucesso num clube de topo", apontando claramente aos lugares cimeiros

Sérgio Conceição é o eleito de António Salvador para treinar o Braga nas próximas duas temporadas. Nuno Espírito Santo, que aguarda convites concretos do Valência e Málaga, era o nome mais forte para suceder a Jorge Paixão, mas mal percebeu que se tornaria impossível a contratação do extreinador do Rio Ave, o presidente do Braga não perdeu tempo e tratou de assegurar anteontem à noite a contratação de Conceição. Em fim de ligação com a Académica, o novo técnico dos arsenalistas tem, na opinião do dirigente, características especiais que o distinguem dos outros que chegaram a ser apontados como potenciais candidatos ao cargo. "Lançaram vários nomes e eu entendi que nenhum se identificava com o Braga como o Sérgio Conceição, pela garra e dedicação. É um treinador à nossa imagem", assinalou.

Confiante Sérgio Conceição acredita que o melhor da carreira como treinador está para chegar
Encantado por ter chegado a "um clube de topo e com visibilidade na Europa", Sérgio Conceição correspondeu às expectativasdeSalvadorquando chegou o momento de definir objetivos. "Vamos bater-nos pelos quatro primeiros lugares e pelas taças", anunciou, acrescentando ao mesmo tempo que o melhor da sua curta carreira de treinador ainda está para vir. "Tenho a sensação de que vou ter o mesmo sucesso que tive como jogador. Confio no meu trabalho e no de quem me acompanha", vincou. A nova equipa técnica inclui os adjuntos Jorge Rosário e Siramana Dembélé; o preparador físico Vítor Bruno; o treinador de guarda-redes Diamantino Figueiredo; e o observador Ricardo Paiva, estando descartada a inclusão de Jorge Vital, que poderá deixar o clube caso rejeite assumir outras funções.
Depois de uma época frustrante, culminada com um nono lugar na I Liga e marcada por apuramentos falhados para as finais da Taça da Liga e da Taça de Portugal, António Salvador acredita que Sérgio Conceição permitirá a entrada "num novo ciclo" de êxitos. "Cheguei a tentá-lo ainda como jogador e, nesta altura, já é um dos grandes treinadores do futebol português", elogiou. Certo de que terá pela frente um grande desafio, o novo treinador não deixou de estranhar que a sua Académica tivesse terminado o campeonato um lugar acima do Braga, ainda que em igualdade pontual. "Não é uma situação habitual. É por isso que venho com grande vontade e querer", alegou, reconhecendo que o afastamento das provas europeias "poderá facilitar" a ressurreição do Braga poderoso das épocas anteriores. À Académica, da qual é sócio "desde criança", Conceição desejou a melhor sorte possível. "Agradeço a todos", atirou.

Adormeceu a pensar em "pormenores" como Alan

A reformulação do plantel da equipa principal já começou a ser debatida por António Salvador e Sérgio Conceição. Depois de alguns contactos telefónicos no dia anterior, o dirigente e o novo treinador reuniram-se ontem no Porto para acertarem os últimos detalhes relacionados com o contrato válido por duas épocas, tendo aproveitado o encontro, anterior à apresentação oficial no AXA, para analisarem alguns casos específicos, entre os quais a renovação do contrato do capitão Alan, por mais uma época. A SAD arsenalista está disposta a prolongar a ligação do extremo, mas só o fará com o aval técnico de Conceição, que, no entanto, ainda está a pesar as vantagens e desvantagens desse passo. "São pormenores que fazem parte do trabalho que levarei a cabo com a Direção", reagiu. Sem mencionar o nome do atacante de 34 anos, o ex-técnico da Briosa confessou inclusivamente ter adormecido na noite anterior a refletir numa data de dossiês relacionados com o futuro do Braga. "Adormeci a pensar nesses pormenores. Tudo será resolvido a seu tempo", prometeu, deixando perceber que não tomará decisões precipitadas.

Saída de Conceição foi "uma surpresa"
Confiante em nova vitória eleitoral, José Eduardo Simões promete apresentar treinador no sábado

A saída do Sérgio para o Braga que comentário lhe merece?
Foi uma surpresa. Ainda no domingo o departamento de futebol esteve a trabalhar com o treinador até cerca das 19h30, delineando objetivos e os jogadores que pretendemos que reforcem o plantel e aqueles que devem ser mantidos. Durante a madrugada recebi uma mensagem do treinador a pedir para falar, que só verifiquei hoje [ontem] de manhã. Fomos confrontados com o pedido para não continuar na Académica na próxima temporada. Trata-se de um clube que ficou atrás da Académica esta temporada, mas que tem uma situação favorável neste momento. É a prova de que os valores financeiros têm um enorme peso nestas coisas. Quero agradecer o desempenho que teve em prol da Académica. É um jovem treinador que tem um potencial enorme. Esta situação pode ter influência nas eleições?
Não influenciará minimamente. Os sócios sabem distinguir aquilo que está em jogo. O que está em causa é quem é capaz de assumir melhor os destinos da Académica, com ambição, confiança, capacidade de produzir resultados e com uma dedicação tão grande como nós tivemos. Quem será o próximo treinador?
O treinador está definido, o perfil também e será apresentado no sábado. Acho que seria incorreto apresentar um treinador nesta altura.

O JOGO

JotaCC

«Não sou o jogador que todos esperavam» - Rafa
Rafa, o delfim de Portugal no Mundial do Brasil, diz ter consciência de não ser «o jogador que todos esperavam» ver nos 23 escolhidos por Paulo Bento.

«Não sou o jogador que todos esperavam, mas vou trabalhar para ser opção em todos os jogos. Não sinto pressão. É normal que ninguém estivesse à espera, mas não me sinto o substituto de Quaresma ou de qualquer outro jogador. Fui escolhido para estar aqui e estou grato por isso», frisou o médio ofensivo do SC Braga, em conferência de Imprensa.

Rafa admite ter ficado «surpreendido» com a convocatória, mas lembra que trabalhou durante «toda a época para ajudar» a equipa minhota.

«Fui recompensado», notou o jogador, salientando a receção de que foi alvo na equipa das quinas:

«Fui bem recebido e isso é importante porque sou jovem. Espero ter a ajuda dos meus colegas para aprender e evoluir cada vez mais».

Questionado se a chegada tardia de Cristiano Ronaldo aos trabalhos da Seleção poderá abrir-lhe as portas da titularidade no jogo de preparação com a Grécia, lembrou Rafa que a decisão pertencerá a Paulo Bento.

«Estou sempre pronto para jogar, mas cabe ao selecionador escolher», referiu, revelando desde já disponibilidade para pisar terrenos que lhe são desconhecidos:

«Sinto-me mais confortável onde o mister quiser que eu jogue. No meio sinto-me melhor, mas desde que jogue qualquer posição é boa».

Rafa em silêncio sobre o Benfica

Rafa remete eventuais novidades sobre o seu futuro para depois do Campeonato do Mundo, que vai decorrer entre 12 de junho e 13 de julho, no Brasil.

Instado a pronunciar-se sobre o alegado interesse do Benfica na sua contratação, o jogador, de 21 anos, optou por resposta prudente.

«Estou focado na Seleção, o futuro por agora não interessa. Depois do Mundial falarei com o meu empresário e logo se vê. Se tiver de ficar no Braga, ficarei com todo o gosto», esclareceu.

A BOLA

JotaCC

Rafa recusa ver-se como "o substituto de Quaresma"
O médio Rafa admitiu hoje não ser "o jogador que toda a gente estava à espera" de ver entre os convocados da seleção portuguesa de futebol para o Mundial2014, mas rejeitou ver-se como o "substituto de Quaresma".

"Foi o reconhecimento do trabalho que tenho vindo a fazer. Sei que não sou o jogador que toda a gente estava à espera, mas vou trabalhar para poder jogar", observou Rafa, em conferência de imprensa realizada em Praia d'El Rey, Óbidos, onde a seleção nacional está a estagiar desde segunda-feira.

O jogador do Sporting de Braga, de 21 anos, é o mais jovem entre os 23 eleitos pelo selecionador Paulo Bento e foi mesmo o nome mais surpreendente na convocatória final, da qual foi descartado o avançado Ricardo Quaresma, que estava na lista de pré-convocados.

"É normal que ninguém estivesse à espera, porque só fiz uma internacionalização. Só que não me sinto o substituto de Quaresma, nem de ninguém", assinalou Rafa, o jogador com menos internacionalizações "AA", com apenas uma presença pela equipa lusa, no recente particular com os Camarões (5-1).

Rafa reconheceu ter ficado "surpreendido" ao ver o seu nome na lista final de selecionados, lembrando que há pouco tempo jogava no Alverca, "apenas por prazer", sem imaginar que alguns anos mais tarde estaria hoje a falar aos jornalistas na qualidade de convocado para o mais importante torneio mundial.

Paulo Bento justificou a chamada do médio bracarense com base na sua polivalência, em especial a possibilidade de jogar no meio campo, na posição de estratego - da qual a seleção tem estado "órfã" desde o abandono de Deco -, mas para Rafa o mais importante é jogar, seja em que setor for.

"Sinto-me confortável onde o mister me quiser pôr a jogar. No meio tenho mais facilidade, sinto-me melhor aí, porque foi aí que sempre joguei. Mas seja a extremo, no meio campo ou a defesa, qualquer posição é boa desde que jogue", notou.

Rafa rejeitou que a sua chamada esteja relacionada com a renovação que se anuncia na equipa das quinas após o Campeonato do Mundo que se vai realizar no Brasil, garantindo que as escolhas de Paulo Bento foram feitas, única e exclusivamente, "com o Mundial na cabeça".

Depois de ter sido a surpresa da convocatória, o médio do Sporting de Braga sonha agora com a possibilidade de se tornar a revelação da prova, mas antes é preciso que Portugal concretize os seus objetivos, pois "o que importa é a seleção e tudo o resto vem por acréscimo".

Objetivos que, tal como Paulo Bento tem sucessivamente repetido, passam por "ultrapassar a fase grupos" e atingir os oitavos de final, tal como tem acontecido nas últimas grandes competições, para o que muito contribuirá o facto de "este grupo está preparado para tudo".

Portugal integra o grupo G do Mundial 2014, em conjunto com a Alemanha, frente à qual se vai estrear, a 16 de junho, em Salvador, os Estados Unidos, que defrontará a 22, em Manaus, e o Gana, último adversário na primeira fase de prova, a 26, em Brasília.

NOTICIAS AO MINUTO

JotaCC

Rafa: «Não sou substituto de Quaresma nem de ninguém»
ÚNICA INTERNACIONALIZAÇÃO NÃO TRAVA MÉDIO

Rafa assume sem rodeios: "não sou o jogador que esperavam". O médio do Sp. Braga reconheceu esta terça-feira, em conferência de imprensa, que muita gente não contava ver o seu nome entre os 23 eleitos de Paulo Bento.

"Não sou o jogador que toda a gente estava à espera. Vou trabalhar para poder ser uma escolha do selecionador. É normal que não estivessem à espera até porque só tenho uma internacionalização [frente à seleção dos Camarões]. Não me sinto substituto de Quaresma ou de qualquer outro jogador", afirmou aos jornalistas em Óbidos.

Reconhecendo que espera poder jogar já no sábado, no particular frente à Grécia, Rafa assume já estar "recuperado a 100% da lesão". "Não me cabe a mim escolher se jogo ou não, mas ao selecionador. Vou trabalhar para merecer a oportunidade. Em que posição me sinto mais confortável? Onde o mister me quiser a jogar! No meio-campo talvez tenha mais facilidade porque é onde sempre joguei, mas desde que jogue, qualquer posição é boa para mim".

Futuro

O discurso dos internacionais portugueses pauta-se, por esta altura, pela mesma prudência quando o assunto é o pós-Brasil'2014 e Rafa não foge à regra.

"Estou focado na Seleção, o futuro não interessa por agora. Trabalhei o ano o todo para ajudar o Sp. Braga e fui compensado com a chamada para o Mundial. Depois logo se vê. Se tiver de ficar no Braga ficarei. Agora só quero concentrar-me na Seleção".

RECORD

JotaCC

Rafa não esperava ir ao Brasil: «Há quatro anos estava em Alverca»
Avançado acredita que o seu trabalho no Sp. Braga foi «reconhecido»

Rafa admite que ficou surpreendido com a convocatória para o Campeonato do Mundo. O médio do Sp. Braga recorda que ainda há quatro anos jogava no Alverca, mas agora que o seu trabalho está a ser reconhecido, quer aproveitar e jogar ao máximo para corresponder às expetativas e elogios de Paulo Bento.

«É verdade, há quatro anos jogava no Alverca, não esperava estar aqui. Na altura jogava por divertimento, nunca esperava estar numa situação destas. Mas agora estou aqui para ajudar no que for preciso. Em relação as elogios do selecionador, são bem-vindos, mas sem trabalhar não se consegue nada. Tenho de trabalhar e tudo o resto vem por acréscimo», destacou.

Uma boa surpresa que obriga Rafa a máximo empenho, sem olhar para o futuro. «Agora estou focado na seleção. O futuro não interessa. Fiquei surpreendido com a chamada, mas trabalhei o ano todo para ajudar o Braga. Só estou focado na seleção, o futuro depois do Mundial logo se vê. Se tiver que ficar no Braga ficarei com todo o gosto, mas agora só penso no Mundial», garantiu.

Uma convocatória inserida no espírito de renovação da seleção, mas Rafa espera poder conquistar o seu espaço e até aspira a ser uma das revelações do Mundial do Brasil. «Acho que a renovação também é importante, mas cabe ao selecionador responder. Foi ele que fez esta escolha com o Mundial na cabeça. O que interessa agora é o Mundial. O meu sonho é poder chegar o mais longe possível. Se for revelação, melhor, mas o que interessa é a seleção», destacou.

Portugal chega ao Brasil no terceiro lugar do ranking da FIFA. «A pressão é uma coisa boa, este grupo está preparada para tudo. A pressão é o que faz um jogador evoluir, vai ser positivo para a seleção», destacou ainda.

Rafa: «Não me sinto o substituto de Quaresma»
Médio do Sp. Braga diz que está na seleção por mérito próprio

Rafa considera que vai ao Campeonato do Mundo porque o seu trabalho foi reconhecido pelo selecionador e garante que não se sente «substituto» de Ricardo Quaresma ou de outro jogador qualquer.

O médio do Sp. Braga soma apenas uma internacionalização, conquistada precisamente no último jogo, em março, no particular com os Camarões, mas não se sente diminuído por só ter sido chamado apenas uma vez. «Sinto-me bem. Foi o reconhecimento do trabalho que tenho vindo a fazer. Não sou o jogador que toda a gente estava à espera, mas vou preparar-me para poder jogar em todos os jogos», destacou.

O «jogador que toda a gente estava à espera» era Ricardo Quaresma, mas Rafa não se sente mais pressionado por ter ganho o lugar ao extremo do FC Porto. «Não sinto pressão. Disse aquilo porque é normal que ninguém estivesse à espera, só tinha uma internacionalização e foi contra os Camarões. Não me sinto substituto de Quaresma, nem de ninguém, estou aqui para ajudar», explicou.

Rafa lesionou-se precisamente nesse jogo com os Camarões, mas garante que já está totalmente recuperado e disponível para voltar a jogar já no sábado, no teste frente à Grécia. «Já recuperei a cem por cento, já me encontro nas melhores condições para jogar, mas cabe ao selecionador escolher quem vai jogar», referiu.

Paulo Bento multiplicou-se em elogios em relação a Rafa quando anunciou a convocatória, destacando a polivalência do jovem médio que pode jogar na zona central ou pelas alas. «Sinto-me mais confortável onde o mister me quiser meter a jogar. No meio tenho mais facilidades, dou-me melhor aí, foi onde sempre joguei, mas também posso jogar pelos extremos, onde o mister quiser», comentou ainda.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

RAFA
"Não sou substituto de Quaresma nem de ninguém"
O jogador do Braga admite sentir-se como a "surpresa" dos convocados de Paulo Bento, mas promete trabalhar para entrar nas contas

Com apenas uma internacionalização por Portugal, Rafa impressionou Paulo Bento, que decidiu inclui-lo na lista dos 23 convocados para o Mundial, algo que não incomoda o médio-ofensivo, despreocupado também pelo facto de nome sonantes como Quaresma terem ficado de fora. "Não me sinto substituto de Quaresma nem de ninguém", atirou, em conferência de Imprensa esta terça-feira em Óbidos, onde a Seleção prepara o confronto com a Grécia, reconhecendo ser um dos que ficaram "surpreendidos" com a sua chamada. "Não sou o jogador que todos estavam à espera, mas vou trabalhar para poder jogar todos os jogos e entrar nas escolhas do selecionador", prometeu, sem pensar no que o futuro lhe pode reservar após o Mundial.

"Há quatro anos jogava no Alverca por divertimento e claro que não esperava estar aqui", reconheceu, frisando que os elogios de Paulo Bento "são sempre bem-vindos" e que a convocatória "é o reconhecimento" do trabalho desenvolvido.

"No meio, a extremo ou na defesa..."
O ranking de Portugal e as boas campanhas recentes de Portugal nas grandes provas são, para Rafa, um incentivo para fazer um bom Mundial

O terceiro lugar no ranking da FIFA e os bons desempenhos nos últimos Europeus e Mundiais não fazem tremer Rafa. Apesar da sua juventude e inexperiência, o futebolista do Braga entende que esses dados criam uma "pressão boa" sobre a Seleção. "O grupo está preparado para tudo. Tem feito bons Europeus e Mundiais. A pressão é uma coisa boa, até porque faz um jogador evoluir e vai ser boa para nós", defendeu esta terça-feira, ao serviço da equipa das Quinas.

A pensar na prova que se inicia a 12 de junho no Brasil, Portugal defronta no próximo sábado a Grécia, partida na qual Rafa espera "jogar". Seja onde for. "No meio, a 10, tenho mais facilidade porque sempre joguei aí. Mas seja a extremo, no meio ou na defesa, qualquer posição é boa desde que jogue", sublinhou.

O JOGO

JotaCC

Boa disposição em Óbidos: «Boa tarde, o meu nome é Rafa»
Jornalista confundiu médio do Sp. Braga com Neto

Rafa é o jogador mais novo entre os convocados por Paulo Bento para o Campeonato do Mundo e talvez um dos jogadores menos mediáticos entre os que vão ao Brasil, mas tem bem consciência da sua entidade e fez questão de salientar isso no início da conferência de imprensa quando, logo na primeira pergunta, um jornalista o confundiu com Neto.

«Boa tarde, o meu nome é Rafa», começou por vincar, entre gargalhadas, no arranque de uma conferência de imprensa bem-disposta.

Com apenas 21 anos, Rafa garante que foi bem recebido pelos companheiros como benjamim da seleção. «É bom, fui bem recebido, o que é importante para mim, como jogador jovem. Espero poder evoluir cada vez mais e poder ajudar», destacou ainda, agora num tom mais sério.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

RAFA
"Não sou o substituto de Quaresma"
Atacante do Sp. Braga reconhece, por outro lado, que nem ele próprio esperava a convocatória de Paulo Bento.

O atacante do Sp. Braga reconhece a surpresa pela sua chamada à equipa A das quinas, mas diz-se grato por fazer parte do grupo nacional que estará no Brasil. E recusa o papel de substituto de Ricardo Quaresma, por exemplo.

"Não sou o jogador que todos esperavam, mas vou trabalhar para ser opção em todos os jogos. Não sinto pressão. É normal que ninguém estivesse à espera, mas não me sinto o substituto de Quaresma ou de qualquer outro jogador. Fui escolhido para estar aqui e estou grato por isso", disse o jogador, em conferência de Imprensa em Óbidos, esta terça-feira.

Rafa admite que ele próprio ficou "surpreendido" com a eleição, por parte de Paulo Bento, mas vê a convocatória como uma "recompensa" pela época realizada.

RR

JotaCC

Médio Fabinho (Feirense) já não foge do AXA

António Salvador ultimou ontem a transferência de Fabinho, médio ofensivo de 19 anos, do Feirense, informa A BOLA.

O líder arsenalista reuniu-se com o homólogo do Feirense, Franklim Freitas, e formalizou a proposta para adquirir o jovem futebolista, que está no Torneio de Toulon, ao serviço de Portugal.

A BOLA

brigada da relote

ANTÓNIO DUARTE
"Sérgio Conceição vive e respira futebol"
Antigo dirigente da equipa minhota transmitiu a sua confiança no novo técnico e aproveitou para explicar o que falhou na má temporada realizada pelo Sporting de Braga

António Duarte, antigo dirigente do Sporting de Braga, vê qualidades em Sérgio Conceição e espera que o novo treinador reconduza a equipa minhota aos êxitos registados num passado recente.

Visto como uma aposta arriscada, o dirigente fala de Conceição como uma pessoa que "respira e transpira futebol" e que vai conduzir os minhotos a um "novo ciclo" que permita "atingir os patamares a que os adeptos se habituaram".

Em declarações a Bola Branca, António Duarte reitera que o objectivo da próxima temporada será "lutar pelo quarto lugar" e "competir a nível da Europa". "É muito difícil competir com os orçamentos dos 'três grandes'", admite.

Após uma "época atípica" com o Sporting de Braga a terminar no 9º lugar, o antigo dirigente aproveitou para explicar o que falhou na temporada passada: "as individualidades não corresponderam no colectivo". "A equipa não conseguiu praticar o futebol bonito e vistoso das temporadas passadas", conclui.

RR