News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 20/05

Started by JotaCC, 20 de May de 2014, 08:08

Previous topic - Next topic

JotaCC

Três guerreiros rumo ao Mundial

Histórico. Três jogadores do Sp. Braga vão marcar presença no Mundial 2014, que se disputa de 12 de Junho a 13 de Julho. O guarda-redes Eduardo, o médio Rafa e o avançado Éder integram a lista de 23 eleitos do seleccionador Paulo Bento para o campeonato do mundo, três nomes que colocam o Sp. Braga como o clube português com mais jogadores representados na selecção nacional, feito apenas igualado pelo Real Madrid.

Rafa é uma das grandes novidades da convocatória de Paulo Bento para o Brasil - a par de André Almeida (Benfica) e William Carvalho (Sporting) - num lote onde se destaca a ausência de Quaresma (FC Porto). O jovem médio criativo, presença habitual da selecção de sub-21, estreou-se em convocatórias da selecção principal portuguesa no jogo particular com os Camarões, no passado mês de Março, estreando-se agora de forma oficial na chamada final para o campeonato do mundo, ao merecer a confiança do seleccionador nacional.

Criatividade de Rafa marcou a estreia do jovem internacional na I Liga, esta temporada, ao serviço do Sp. Braga e chamou a atenção de Paulo Bento. Aos 21 anos, o criativo é um dos valores emergentes do futebol português fruto de características exemplares, que aliam a técnica de craque a uma leitura de jogo assinalável e até a uma veia goleadora.

Já Eduardo repete as presenças assíduas nas convocatórias de Portugal e Éder é outro dos nomes em destaque. O avançado esteve grande parte da época afastado devido a lesão, mas acaba por ver reconhecida a sua qualidade e as boas exibições no final da temporada merecem a chamada ao Mundial, o grande desejo do jovem ponta-de-lança.

Em sentido inverso, Ricardo Quaresma foi um dos sete jogadores que ficou fora dos 23 eleitos. Além do jogador do FC Porto, e em relação à pré-convocatória de 30 atletas, ficaram de fora Anthony Lopes (Lyon), Antunes (Málaga), Rolando (Inter), André Gomes (Benfica), João Mário (Vitória de Setúbal) e Ivan Cavaleiro (Benfica).
Apesar das dificuldades físicas sentidas ao longo da temporada, os avançados Nani, Vieirinha e Hélder Postiga fazem parte da lista de Paulo Bento para o Mundial 2014.


Lista dos 23 eleitos de Portugal para o Mundial do Brasil 2014:

Guarda-redes: Eduardo (Sp. Braga), Beto (Sevilha) e Rui Patrício (Sporting).
Defesas: André Almeida (Benfica), Bruno Alves (Fenerbahçe), Fábio Coentrão (Real Madrid), João Pereira (Valência), Luís Neto (Zenit), Pepe (Real Madrid) e Ricardo Costa (Valência).
Médios: João Moutinho (AS Mónaco), Miguel Veloso (Dínamo Kiev), Raul Meireles (Fenerbahçe), Rúben Amorim (Benfica) e William Carvalho (Sporting).
Avançados: Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Éder (Sporting de Braga), Hélder Postiga (Lázio), Hugo Almeida (Besiktas), Nani (Manchester United), Rafa (Sporting de Braga), Varela (FC Porto) e Vieirinha (Wolfsburgo).



Sp. Braga: Mauro renovou até 2018

É a primeira renovação a ser confirmada, de forma oficial. Mauro chegou a acordo com a SAD do Sp. Braga e renovou contrato por mais quatro temporadas. De acordo com informações do clube bracarense, o vínculo do jovem médio arsenalista termina agora em 2018.

Em declarações ao site do clube, Mauro mostrou-se radiante com a prorrogação contratual.
"Estou muito feliz. O meu objectivo sempre foi ficar em Braga e estou radiante por passar aqui os próximos quatro anos, dando sequência ao trabalho que tenho vindo a desenvolver. Quero ajudar o clube a conseguir os objectivos", sublinhou o médio ao site do Sp. Braga.

Renovação assenta na lógica de promoção dos jovens valores do clube, uma vez que Mauro despoletou na equipa B arsenalista e esta última temporada viveu um ano de afirmação na equipa principal do Sp. Braga.
Aposta inicial do técnico Jesualdo Ferreira para uma posição-chave na equipa, o médio defensivo tornou-se num dos jogadores imprescindíveis e foi mesmo um dos mais utilizados jogadores de campo.

O jovem, de 23 anos, vestiu a camisola 63 em 36 jogos, na temporada 2013/14, tendo sido titular em 31 encontros, 22 dos quais na I Liga. Soma 2393 minutos, distribuídos por 25 jogos na I Liga, quatro na Taça de Portugal e outros tantos na Taça da Liga, foi opção um jogo na equipa B e dois na Liga Europa.

Recorde-se que Mauro chegou a Portugal em 2011/12 para jogar no Gil Vicente. Na época seguinte rumou a Braga, para a equipa B arsenalista. A evolução de Mauro convenceu a SAD a accionar a opção de compra do médio ao Grémio Anápolis, com o brasileiro a ficar agora preso por mais quatro anos.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

António Salvador: «É um orgulho enorme ceder três jogadores à Seleção»
MINHOTOS SÃO O CLUBE PORTUGUÊS MAIS REPRESENTADO

O presidente do Sp. Braga, António Salvador, disse ser "um enorme orgulho" para o clube ser a equipa portuguesa mais representada na convocatória da Seleção Nacional para o Mundial2014. O guarda-redes Eduardo e os avançados Rafa e Eder são os jogadores do Sporting de Braga que figuram na lista final, divulgada esta segunda-feira, de 23 convocados pelo selecionador Paulo Bento para o Mundial2014.

"É um enorme orgulho para o Sporting de Braga ceder três jogadores à seleção nacional e ser o clube português mais representativo entre os eleitos do selecionador nacional. Sermos, a par do Real Madrid, o clube que mais contribui para aquela que é uma das melhores seleções do mundo é um inequívoco sinal de prestígio", vinca o dirigente numa nota colocada no sítio oficial dos minhotos.

Segundo António Salvador, a aposta do Braga em jogadores portugueses "tem sido evidente nos últimos anos", garantindo que essa política desportiva "vai continuar bem presente".

O presidente dos "arsenalistas" desejou "as maiores felicidades" à seleção, pela qual todos estarão "a torcer fervorosamente durante o Campeonato do Mundo".

RECORD

JotaCC

Sp. Braga é o clube português com mais convocados
Selecção nacional leva apenas oito jogadores provenientes do campeonato português.

No lote de 23 jogadores escolhidos por Paulo Bento para o Campeonato do Mundo do Brasil há apenas oito que vêm do campeonato nacional e é o Sporting de Braga o clube português que está mais representado na convocatória.

O número de jogadores a alinhar na I Liga presentes na convocatória é o mais baixo quando comparado com as últimas presenças da selecção em competições internacionais. Para o Euro 2012, foram chamados dez jogadores do campeonato português e há quatro anos foram nove ao Mundial da África do Sul. Só recuando à convocatória para o Mundial 2006 é que há um número tão baixo de jogadores do campeonato nacional.

O Sporting de Braga aparece com três jogadores nos eleitos de Paulo Bento (Eduardo, Rafa e Éder) e torna-se, a par do Real Madrid (Pepe, Fábio Coentrão e Cristiano Ronaldo), no clube mais representado na convocatória.

Entre os eleitos para o Europeu 2012, o Sp. Braga já aparecia com três elementos (Miguel Lopes, Custódio e Hugo Viana), assim como, na altura, o FC Porto (Rolando, João Moutinho e Varela). O Real Madrid repete os três portugueses que estiveram no grupo que competiu na Ucrânia e na Polónia.

O Benfica, que era o clube com mais jogadores na pré-convocatória (André Almeida, André Gomes, Ruben Amorim e Ivan Cavaleiro), vai ser representado por dois jogadores, assim como o Sporting (Rui Patrício e William Carvalho). Silvestre Varela é o único jogador do FC Porto no grupo da selecção nacional no Brasil.

Para além da I Liga, a Liga espanhola também aparece bem representada nos 23 da selecção, com o trio merengue ao qual se juntam Ricardo Costa e João Pereira, do Valência, e Beto, do Sevilha.

O Fenerbahçe, que se sagrou campeão turco, fornece dois jogadores à selecção (Bruno Alves e Raúl Meireles), a que se junta Hugo Almeida, do Besiktas.

Outros campeonatos representados são o italiano (Hélder Postiga, da Lazio), o inglês (Nani, do Manchester United), o alemão (Vieirinha, do Wolfsburgo), o ucraniano (Miguel Veloso, Dínamo de Kiev) e o russo (Neto, do Zenit S. Petersburgo).

PUBLICO

JotaCC

A "polivalência" é a palavra-chave na convocatória de Paulo Bento
Vieirinha ganhou o lugar a Quaresma, numa lista que inclui Rafa. Eduardo, André Almeida, Ricardo Costa, Ruben Amorim e Éder garantiram também bilhete para o Mundial do Brasil

A questão dominou o anúncio dos 23 convocados de Portugal para disputar o Mundial do Brasil, como já havia dominado os últimos meses quando o tema selecção vinha à baila. Ontem as dúvidas foram desfeitas na sede da Federação Portuguesa de Futebol, em Lisboa: Ricardo Quaresma não irá atravessar o Atlântico com a selecção nacional, perdendo o lugar para Vieirinha. Numa lista onde não existiram propriamente grandes surpresas, face ao anúncio prévio dos 30 pré-convocados, Paulo Bento justificou muitas das suas opções com uma palavra: polivalência.

Uma qualidade cara para o seleccionador nacional nesta fase final da competição, que acabou por abrir as portas do Brasil a André Almeida, Ricardo Costa, Rúben Amorim e Rafa. Outros aspectos tiveram igualmente peso para o treinador português, como o compromisso com a equipa ao longo da caminhada para o Mundial ou o controlo emocional para enfrentar as adversidades que irão surgir no torneio. O primeiro terá fechado as portas há algum tempo a Danny, o segundo poderá ter contribuído para a exclusão de Quaresma.
"Os quatro extremos escolhidos para esta campanha [Cristiano Ronaldo, Nani, Varela e Vieirinha] são aqueles que me dão garantias, em termos técnicos, tácticos, físicos e emocionais. Acima de tudo são jogadores que eu tenho a certeza absoluta que, num momento de grande adversidade, estarão sempre com o objectivo de estar com a equipa e de se comprometer com ela", sintetizou o técnico, respondendo às ausências de Danny e Quaresma.
As maiores novidades desta convocatória acabaram por ser as presenças de Vieirinha e Rafa. O extremo do Wolfsburgo por ter deixado de fora da lista os dois jogadores já referidos; o jovem médio do Sp. Braga pela sua inexperiência ao nível da selecção, tendo sido chamado apenas uma vez por Paulo Bento, no último particular frente aos Camarões. O seu potencial e polivalência no meio-campo valeram-lhe uma vaga. "O Rafa pode jogar como médio ofensivo e em qualquer um dos corredores do sector ofensivo", explicou o seleccionador, referindo ainda que a presença de Rafa possibilita eventuais alterações tácticas no decorrer do encontro, como a inversão do triângulo do meio-campo, alinhando o jogador na posição "10", a municiar o ataque.
O sector ofensivo é uma preocupação neste momento para Paulo Bento, face aos problemas físicos que têm afectado Hélder Postiga no decorrer da temporada. Mesmo assim, o técnico não hesitou em chamar o avançado da Lazio: "Pela influência que tem na nossa forma de jogar e no grupo, pela sua maturidade, é um jogador com que contamos sempre. Neste momento, estará em condições de poder estar no estágio".
Nani é outro jogador que protagonizou uma temporada irregular, pouco utilizado no Manchester United, mas que mereceu a total confiança do seleccionador. "Teve um problema até Março, mas de Março para cá está a treinar com regularidade, jogou dois jogos a titular e foi [suplente] utilizado em mais um ou outro jogo. Tal como o Vieirinha, que está a competir desde o mês de Abril, após uma ausência mais prolongada."
Em melhores ou piores condições, Paulo Bento espera recuperar todos os jogadores que chamou para o Mundial, aproveitando os jogos particulares que Portugal irá disputar até ao arranque oficial da competição (frente a Grécia, México e Irlanda), para dar ritmo competitivo a elementos que foram menos utilizados nos seus clubes nos últimos meses.
Contestáveis ou não, as decisões do seleccionador nacional estão feitas e mereceram total apoio de Fernando Gomes, presidente da FPF. "Paulo Bento é um seleccionador de que gostamos muito e é um dos melhores do mundo", salientou.

PUBLICO

JotaCC

O joker Rafa e a ausência Quaresma
Paulo Bento vai ter três semanas e três jogos de preparação para aproximar a equipa do ponto de rebuçado que precisa para em campo fazer jus ao slogan escolhido para o autocarro da equipa: o passado é a história, o futuro é a vitória.

Em relação à estrutura da convocatória para o Europeu de 2012, há diferenças na lista de Paulo Bento na linha média e ataque. Há dois anos convocou seis médios.

Desta vez aposta em cinco, podendo passar para essa zona Rafa, o joker da lista que escolheu. O extremo do Braga está na convocatória em detrimento de Ricardo Quaresma, o grande ausente nos 23 eleitos. Quaresma é melhor que Vieirinha, Varela, Rafa e do que o actual Nani. A exclusão do jogador do FC Porto era há algum tempo tema de "jornal da caserna" e certamente ultrapassa os critérios técnico-tácticos justificados por Paulo Bento.

Ainda numa comparação com a lista do Euro 2012, o seleccionador anunciou mais um avançado. Há dois anos eram sete. Desta vez opta por oito. O indiscutível Cristiano Ronaldo, mais quatro extremos e três pontas de lança. Resta saber como chegará Hélder Postiga ao Mundial, depois dos problemas de ordem física que acusou na Lázio.

Paulo Bento vai ter três semanas e três jogos de preparação para aproximar a equipa do ponto de rebuçado que precisa para em campo fazer jus ao slogan escolhido para o autocarro da equipa: o passado é a história, o futuro é a vitória. Quem tem o melhor jogador do mundo e chega às meias-finais do europeu, tem legitimidade para sonhar!

RR

JotaCC

Sp. Braga orgulhoso pelos três «Guerreiros» que vão ao Mundial
Eduardo, Rafa e Éder são os três convocados por Paulo Bento

O presidente do Sp. Braga, António Salvador, demonstrou a sua satisfação por ver o clube minhoto ceder três jogadores à Seleção Nacional para o Mundial do Brasil.

Através de uma nota publicada no site do clube, o líder bracarense diz tratar-se de uma situação prestigiante para o Sp. Braga ceder tantos jogadores como o Real Madrid à seleção portuguesa, sendo o clube português com mais jogadores eleitos por Paulo Bento.

«É um enorme orgulho para o SC Braga ceder três jogadores à seleção nacional e ser o clube português mais representativo entre os eleitos do selecionador nacional. Sermos, a par do Real Madrid, o clube que mais contribui para aquela que é uma das melhores seleções do Mundo é um inequívoco sinal de prestígio. Nos últimos anos tem sido evidente a nossa aposta nos jogadores portugueses, uma aposta que vai continuar bem presente na nossa política desportiva. Aproveito para desejar as maiores felicidades à nossa Seleção, pelo qual todos estaremos a torcer fervorosamente durante o Campeonato do Mundo», pode ler-se na nota publicada pelo Sp. Braga e assinada pelo presidente António Salvador.

Eduardo, Rafa e Éder são os três representantes do Sp. Braga escalonados elo selecionador Paulo Bento para integrar a armada lusa que parte para o Mundial do Brasil.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

"Enorme orgulho" para Braga ser o clube com mais jogadores - Salvador

O presidente do Sporting de Braga, António Salvador, disse hoje ser "um enorme orgulho" para o clube ser o clube português mais representado na convocatória da seleção nacional de futebol para o Mundial2014.
O guarda-redes Eduardo e os avançados Rafa e Eder são os jogadores do Sporting de Braga que figuram na lista final, divulgada hoje, de 23 convocados pelo selecionador Paulo Bento para o Mundial2014.   
"É um enorme orgulho para o Sporting de Braga ceder três jogadores à seleção nacional e ser o clube português mais representativo entre os eleitos do selecionador nacional. Sermos, a par do Real Madrid, o clube que mais contribui para aquela que é uma das melhores seleções do mundo é um inequívoco sinal de prestígio", vinca o dirigente numa nota colocada no sítio oficial dos minhotos. 
Segundo António Salvador, a aposta do Braga em jogadores portugueses "tem sido evidente nos últimos anos", garantindo que essa política desportiva vai continuar bem presente".   
O presidente dos "arsenalistas" desejou "as maiores felicidades" à seleção, pela qual todos estarão "a torcer fervorosamente durante o Campeonato do Mundo". 
O Sporting de Braga, nono classificado da I Liga de futebol, é o clube português com mais jogadores convocados para o Mundial 2014, facto inédito na história dos minhotos.

RTP

JotaCC

António Salvador: «É um orgulho para o SC Braga ter três jogadores na seleção»
O SC Braga, com três jogadores, é a par do Real Madrid o clube que mais futebolistas cede à seleção portuguesa para disputar o Campeonato do Mundo e António Salvador, presidente dos bracarenses, considera que isso é sinal de prestígio.

«É um enorme orgulho para o SC Braga ceder três jogadores à seleção nacional e ser o clube português mais representativo entre os eleitos do selecionador nacional. Sermos, a par do Real Madrid, o clube que mais contribui para aquela que é uma das melhores seleções do mundo é um inequívoco sinal de prestígio», afirmou o líder dos arsenalistas, em declarações ao site do clube.

Refira-se que Eduardo, Rafa e Éder são os jogadores do SC Braga que vão vestir as cores de Portugal no Mundial 2014, sendo que destes apenas o guarda-redes sabe o que é jogar num Campeonato do Mundo.

ZEROZERO

JotaCC

Domínio do Braga na Seleçcão orgulha António Salvador
Presidente destaca o facto de o Sporting bracarense "ser o clube português mais representativo entre os eleitos do selecionador nacional" para o Mundial 2014.

António Salvador está orgulhoso pelo facto de o Sporting de Braga ser o clube português mais representado na convocatória da Selecção Nacional para o Mundial 2014, a par do Real Madrid, com três atletas no lote de eleitos.

O guarda-redes Eduardo, o médio Rafa Silva e o avançado Éder fazem parte das escolhas de Paulo Bento.

"É um enorme orgulho para o Sporting de Braga ceder três jogadores à Selecção Nacional e ser o clube português mais representativo entre os eleitos do seleccionador nacional. Sermos, a par do Real Madrid, o clube que mais contribui para aquela que é uma das melhores seleções do Mundo é um inequívoco sinal de prestígio. Nos últimos anos tem sido evidente a nossa aposta nos jogadores portugueses, uma aposta que vai continuar bem presente na nossa política desportiva. Aproveito para desejar as maiores felicidades à nossa Seleção, pelo qual todos estaremos a torcer fervorosamente durante o Campeonato do Mundo", afirmou o presidente dos minhotos, em comunicado.

RR

JotaCC

EXPERIÊNCIA E POLIVALÊNCIA
Paulo Bento aposta em caras que são familiares nos Técnico escolhe oito dos que fez estrear

O principal critério de Paulo Bento ao definir os 23 eleitos de Portugal para o Mundial foi a polivalência. O técnico apresenta um grupo experiente, com uma média de idades de 28 anos.
Apalavra de ordem que norteou as escolhas de Paulo Bento é polivalência. Dos 23 eleitos pelo selecionador nacional para a campanha no Brasil, oito dos jogadores de campo podem desempenhar, em qualquer fase do jogo e em vários sistemas, várias posições dentro de campo.
Em teoria, os jogadores que mais beneficiaram com esta característica foram Ricardo Costa e André Almeida, escolhidos em detrimento de nomes como Rolando e Antunes. Os outros serão Rúben Amorim, Miguel Veloso, João Moutinho, Raul Meireles, Rafa e Vieirinha.
Mas, o técnico português revelou ainda a sua coerência nas escolhas finais. Paulo Bento não tem no lote que vai disputar o Mundial qualquer jogador que esteja pela primeira vez no seio da seleção nacional. Todos eles já se estrearam com a camisola das quinas.
Além disso, num sinal do que tem sido a renovação de quadros levada a cabo desde que assumiu as rédeas da e quipa das quinas, Paulo Bento leva consigo oito atletas que fez estrear por Portugal: Rui Patrício, João Pereira, Luís Neto, André Almeida, William Carvalho, Rafa, Vieirinha e Éder.
As apostas do técnico revelam ainda que esta seleção que vai estar no Brasil é dona de apreciável maturidade.
A média de idades é de exatamente 28 anos, sendo Ricardo Costa, com 32 anos, o mais velho e Rafa, com 21, o mais novo.
Comparando com o Mundial 2010 e o Euro 2012, os escolhidos apresentam o maior número de jogadores com idades iguais ou superiores a 30 anos, alguns que poderão estar na última grande competição: João Pereira (30), Eduardo (31), Pepe (31), Raul Meireles (31), Hélder Postiga (31), Beto (32), Bruno Alves (32) e Ricardo Costa (33).



Mauro renova e Luiz Carlos pode sair

O MÉDIO brasileiro Mauro, de 23 anos (na foto), renovou e estendeu contrato até 2018 e o compatriota Luiz Carlos pode transferir-se j á neste defeso, assim o Braga e o exjogador do Paços de Ferreira aceitem a proposta do Ludogorets, campeão da Bulgária.
"Estou muito feliz. O meu objectivo sempre foi ficar em Braga e estou radiante por passar aqui os próximos quatro anos, dando sequência ao trabalho que tenho vindo a desenvolver. Quero ajudar o clube a conseguir os seus objectivos", disse Mauro, citado pelo website oficial do Braga.
De saída da "pedreira" pode estar outro médio. Segundo a imprensa búlgara, o Lugorets, pelo qual jogam os portugueses Vitinha e Fábio Espinho, fez chegar ao clube minhoto uma proposta de aquisição do passe de Luiz Carlos.

JN

JotaCC

MUNDIAL RENDE 183 MIL EUROS
PAULO BENTO CHAMOU TRÊS>>Presenças de Eduardo, Rafa e Éder no Brasil dão encaixe que, no que diz respeito à Seleção Nacional, só encontra paralelo no colosso Real Madrid

A FIFA aumentou a recompensa monetária aos clubes que cedem jogadores às seleções durante o Mundial e, perante a convocatória de Paulo Bento que ontem foi divulgada, o Braga pode esfregar as mãos. Com três jogadores eleitos (Eduardo, Rafa e Éder), os minhotos são o clube português mais representado na Seleção Nacional e, por conseguinte, aquele que mais vai receber com a participação lusa no Campeonato do Mundo. Contas feitas, o Braga tem garantidos pelo menos 183 120 euros, valor que pode subir em função da fase que Portugal atingir na competição. No que diz respeito única e exclusivamente à equipa das Quinas, só outro clube irá encaixar tanto como Braga: o Real Madrid, que fornece Pepe, Fábio Coentrão e Cristiano Ronaldo.

Estreia Avançado Éder vai participar pela primeira vez numa fase final de um Mundial
A FIFA estabeleceu no ano passado a verba de 2180 euros por jogador e por dia para o Mundial'2014, elevando assim, de forma significativa, o valor que distribuiu há quatro anos, no Campeonato do Mundo disputado na África do Sul: 1224 euros. A compensação do organismo que rege o futebol mundial começa a ser paga duas semanas antes do jogo inaugural, até à última partida da respetiva seleção. Com o arranque do Mundial marcado para 12 de junho (Brasil-Croácia) e o último de Portugal na fase de grupos agendado para 26 do mesmo mês (frente ao Gana), são contabilizados 28 dias, o que resulta em 61 040 euros por jogador. Com os tais 183 120 euros, o Braga, é certo, fica bem distante do recordista de 2010, o Barcelona, que recebeu 662 780 euros, mas não deixa de receber uma quantia relevante para um clube da sua dimensão.
A convocatória de Paulo Bento representa um dado histórico para os arsenalistas, que nunca tinham cedido tantos jogadores à Seleção Nacional para a fase final de um Campeonato do Mundo. De resto, tiveram agora mais atletas portugueses chamados do que no total dos Mundiais anteriores. Até aqui, o clube havia sido representado apenas por dois guarda-redes, Paulo Santos no Alemanha'2006, onde não foi utilizado, e Eduardo, que foi uma das principais figuras da equipa treinada por Carlos Queiroz no África do Sul'2010.
A partir dessa altura, porém, o Braga foi ganhando mais peso na Seleção Nacional e, por isso, o facto de ser o clube português mais representado entre os eleitos de Paulo Bento já não é propriamente novidade. Recuando dois anos, até ao Europeu da Polónia e da Ucrânia, verifica-se que já nessa altura os minhotos levaram tantos jogadores como o FC Porto: também três, tal como agora. Miguel Lopes, Custódio e Hugo Viana (substituiu Carlos Martins) foram os bracarenses então chamados, empatando com os portistas Rolando, João Moutinho e Varela. O Braga volta a ceder três, mas todos diferentes, enquanto dos dragões Varela é o único resistente. Já o Real Madrid, curiosamente, repete não só o número como os nomes: Pepe, Fábio Coentrão e Cristiano Ronaldo.



"Inequívoco sinal de prestígio"
Presidente de o Braga ser o clube português que mais jogadores cede à Seleção Nacional

António Salvador reagiu com enorme satisfação à convocatória de Paulo Bento. "É um enorme orgulho para o Braga ceder três jogadores à Seleção Nacional e ser o clube português mais representativo entre os eleitos do selecionador nacional", enalteceu o presidente do clube arsenal i sta. O dirigente salientou ainda o facto de o Braga se apresentar, neste contexto, ao nível de um dos maiores clubes do mundo. "Sermos, a par do Real Madrid, o clube que mais contribui para aquela que é uma das melhores seleções do mundo é um inequívoco sinal de prestígio", referiu o líder máximo do clube minhoto, numa reação expressa no sítio oficial do Braga na internet. Com plantéis assentes em vários jogadores portugueses nas últimas épocas, o que se tem refletido na influência que ganhou na Seleção Nacional – já fora um dos três clubes mais representados no Euro'2012 –, o Braga vai manter esta aposta, conforme sublinhou António Salvador. "Nos últimos anos tem sido evidente a nossa aposta nos jogadores portugueses, uma aposta que vai continuar bem presente na nossa política desportiva", vincou. Por fim, o presidente minhoto desejou "as maiores felicidades à Seleção", pela qual irá "torcer fervorosamente durante o Mundial".



JOGADORES VOLTARÃO HOJE AO AXA

O Braga realizou ontem de manhã o último treino da época, o último também de Jorge Paixão enquanto treinador dos arsenalistas. A temporada, porém, ainda não chegou ao fim. Hoje de manhã, os jogadores terão de comparecer no Estádio AXA para tratar de alguns assuntos pendentes. O presidente António Salvador, tal como ontem, também estará presente, já com o intuito de preparar a nova época. Por estes dias aguarda-se o anúncio do novo treinador.



MAURO PROLONGA A LIGAÇÃO AO CLUBE ATÉ 2018

Conforme O JOGO escreveu oportunamente, o Braga acionou a opção de compra de Mauro, prevista no contrato de empréstimo do Grémio Anápolis e que implicava quatro anos de vínculo. O clube arsenalista oficializou ontem o reforço da ligação que deixou o médio defensivo brasileiro "muito feliz". "O meu objetivo sempre foi ficar em Braga e estou radiante por passar aqui os próximos quatro anos, dando sequência ao trabalho que tenho vindo a desenvolver. Quero ajudar o clube a conseguir os seus objetivos", afirmou Mauro, de 23 anos, ao sítio do Braga na internet.




Rafa e Sérgio Oliveira desfalcam Seleção
Sem substitutos, comitiva segue para a Macedónia

Rafa e Sérgio Oliveira não se apresentaram ontem à noite na concentração da Seleção sub-21 e irão desfalcar a equipa portuguesa, que esta sexta-feira defronta a Macedónia. O extremo do Braga foi convocado para o Mundial do Brasil e não compareceu, tal como o médio do Paços de Ferreira, este por impossibilidade regulamentar – a FIFA determina um período de 48 horas para a dispensa de um jogador para um jogo oficial –, dado que o atleta joga amanhã e a comitiva já estará na Macedónia. A comitiva, com 22 jogadores, parte esta tarde para Skopje.

O JOGO

JotaCC

Rafa e Vieirinha eleitos com Quaresma riscado
Paulo Bento explicou a ausência do extremo do FC Porto e também de Danny com o facto de a seleção nacional precisar de jogadores que tenham um compromisso com a equipa. Ronaldo será avaliado após a final da Champions

As chamadas de Rafa Silva (Sp. Braga) e Vieirinha (Wolfsburgo) foram as grandes surpresas da lista final de 23 convocados de Paulo Bento para o Mundial 2014, no Brasil. O selecionador nacional deixou de fora o portista Ricardo Quaresma, uma decisão justificada com os critérios que levaram à escolha dos atletas "que melhor servem os interesses da seleção".
E esses critérios, de forma genérica, obedecem a razões de ordem "tática, técnica, física, emocional e de compromisso com a equipa". É que, segundo Paulo Bento, no Brasil a seleção "vai encontrar momentos de adversidade" que é fundamental ultrapassar para fazer uma boa carreira no Mundial.
Sobre a ausência de Quaresma, depois de estar na pré- convocatória, o técnico nacional admitiu que "é normal ser questionado" e, a esse propósito, deixou um desabafo: "Se sou criticado porque foi chamado para os 30 e não está nos 23, imaginem se não estivesse nos 30." E nem o facto de ter optado por Nani, que esteve boa parte da época lesionado, fez vacilar Paulo Bento: "Quaresma esteve um ano e meio sem competir e todos acreditavam que seria convocado. Nani esteve três meses sem competir, porque não devia acreditar que seria útil à seleção?"
O selecionador refutou ainda a eventual suspeita de haver influências exteriores na escolha dos 23. "Não acho que os portugueses suspeitem de influências, acho mesmo que não duvidam dos critérios pelos quais me guio", assegurou, lembrando os problemas físicos de Danny para justificar a sua ausência, pois "é preferível levar os jogadores que tenham vontade e um compromisso com a seleção".
Há um plano para Ronaldo
As maiores preocupações de Paulo Bento prendem- se com os problemas físicos de Cristiano Ronaldo, mas deixou claro que o departamento clínico da Federação tem estado em contacto com o Real Madrid. E nesse contexto assume que depois da final da Liga dos Campeões, no sábado, "o jogador será avaliado" e depois disso "será traçado um plano para que esteja bem no Mundial".
No que diz respeito a Hélder Postiga e Vieirinha, mostrou- se otimista em relação ao facto de se apresentarem nas melhores condições. "O Hélder tem treinado regularmente desde março e ultimamente fez dois jogos a titular, enquanto o Vieirinha tem jogado desde abril, após uma lesão complicada", frisou o selecionador.
Fernando Gomes, presidente da FPF, garante que a seleção terá "todas as condições no Brasil para fazer uma ótima participação" e reforçou a ideia de que o estágio nos EUA "não terá qualquer impacto no orçamento", pois "é todo suportado pelos subsídios da FIFA". Sete jogadores ficaram fora da lista final para o Mundial, mas qualquer deles pode ser chamado no caso de surgir alguma lesão.


RAFA SILVA
Talento revelado em Braga é a surpresa
Foi uma das grandes revelações das Liga portuguesa. Aos 21 anos, mostra todos os atributos para ser uma das estrelas portuguesas do futuro. Foi chamado uma vez por Paulo Bento, no particular com os Camarões, e depois disso lesionou- se, mas ainda recuperou a tempo.


EDUARDO
De estrela a terceiro guarda- redes
O guarda- redes que foi talvez o jogador português em maior destaque na África do Sul, há quatro anos, não teve propriamente o trajeto que se lhe desenhou na altura. Voltou a Braga em baixa e não teve época feliz, mas as memórias de 2010 funcionam como garantia.


ÈDERZITO
Éder( bayor) conseguiu recuperar a tempo
Projeto de ponta- de- lança recheado de potencial, mas travado por uma lesão que o fez perder muito da época, o bracarense Éderzito – Ederbayor, para os que lhe veem semelhanças com o togolês do Tottenham – ressurgiu na ponta final com um par de golos. A tempo do Brasil.

DN

JotaCC

O que empresta Rafa à Selecção?
Paulo Bento explica razões que presidiram à chamada do jovem médio do Sporting de Braga para o Mundial

A polivalência de Rafa Silva foi uma das principais características que convenceram Paulo Bento a convocar o médio-ofensivo do Sporting de Braga para o Mundial 2014.

O jovem de 21 anos é uma das surpresas contidas na lista de eleitos da Selecção Nacional para o campeonato do mundo.

"Aquilo com que contamos mais é com um jogador [Rafa] para inverter o triângulo do meio-campo e, assim, ter um jogador na posição 10 ou para ter a jogar num dos corredores. Rafa pode jogar como médio ala ou 10", explicou o seleccionador, após a divulgação dos 23 convocados da equipa das quinas.

Questionado, por outro lado, sobre a ausência de outro médio que era apontado ao lote final de 23 convocados, Paulo Bento explicou o caso específico de Adrien Silva.

"Entre os seis médios que levamos, dois podemos considerar que jogam mais na posição 6. Depois temos dois que têm estado sempre connosco: Moutinho e Meireles. Depois, há Rúben Amorim que pode fazer todas as posições e que pode jogar até por fora ou como lateral direito. Vale pela polivalência. E há Rafa, que pode jogar a 10 ou médio ala", pormenorizou Bento.

Portugal está inserido no Grupo G do campeonato do Mundo do Brasil, juntamente com Alemanha, Estados Unidos e Gana. O primeiro jogo da equipa das quinas é a 16 de Junho, diante dos germânicos, em Salvador. Seguem-se Estados Unidos (Manaus, a 22) e Gana (Brasília, a 26).

O Mundial 2014 disputa-se entre 12 de Junho e 13 de Julho.

RR

JotaCC

Rafa Silva no Mundial: prova final de ascensão meteórica
Jovem do Sporting Braga chega ao Brasil no final da primeira época na I Liga

Dois dias depois de completar 21 anos, Rafa Silva recebe a mais bela oferenda de Paulo Bento: a presença na lista de 23 convocados da Seleção Nacional para o Mundial de 2014.

O médio/avançado do Sp. Braga é um caso lapidar de ascensão meteórica. Em 2011, por esta altura, estava a mudar dos juniores do Alverca para os do Feirense. Três anos depois, é titularíssimo nos Guerreiros do Minho e celebra a presença no Campeonato do Mundo.

A chamada tem uma boa parcela de surpresa, sim, mas não era totalmente imprevisível. A 5 de março, contra os Camarões, o menino nascido no Barreiro, em 1993, foi chamado por Paulo Bento e mereceu de imediato a titularidade.

Só uma lesão complicada, nos dias seguintes, abrandou a sua categórica temporada no Minho. Mesmo que os resultados coletivos tenham sido um fracasso. No meio da deceção, Rafa soube ter personalidade para se destacar e demonstrar muitas coisas boas.

Do Atlético Povoense ao «sonho do Mundial»

Os primeiros passos de Rafa no futebol oficial foram dados no Atlético Povoense. O pequeno clube de Póvoa de Santa Iria, perto de Vila Franca de Xira, acolheu o internacional português em 2003.

Rafa tinha dez anos e os sonhos costumeiros numa criança apaixonada por futebol.

Na época seguinte, com 11 anos, foi para o Alverca. No Ribatejo e no clube que já foi presidido por Luís Filipe Vieira passou os anos cruciais da formação, até 2011.

Já com idade júnior, foi no início de 2011/12 para o Feirense, impondo-se na equipa principal na temporada seguinte.

O futebol mostrado no Feirense (41 jogos, dez golos, 3131 minutos jogados na II Liga) valeu-lhe o salto para o Sp. Braga (contrato de cinco temporadas e cláusula de rescisão de 25 milhões), onde foi sempre aposta, quer de Jesualdo Ferreira, quer de Jorge Paixão.

Na altura em que chegou à Seleção Nacional, Rafa mostrou alguma surpresa, mas também ambição para alcançar mais:

«Claro que não esperava vir cá. Trabalhei para chegar o mais longe possível. Não esperava estar aqui, mas estou orgulhoso. Mundial? É o sonho de qualquer jogador. O trabalho pode ser bem compensado no final», disse na altura.

MAIS FUTEBOL

brigada da relote

Fernando Couto na lista do Bordéus com Zidane

Zidane está apontado ao comando técnico do Bordéus e pese o presidente do clube, Jean-Louis Triaud, ter confirmado conversas com o atual assistente técnico do Real Madrid, admitiu hoje que ainda avalia o perfil dos vários candidatos.

Um deles é Fernando Couto, atual conselheiro de António Salvador no SC Braga, que mesmo sem experiência no comando de equipas possui um currículo que agrada aos franceses, ao ponto de fazer parte do lote final de candidatos.

«Todos os treinadores contactados até agora conhecem o nosso projeto e orçamento. Se não estão de acordo, paciência. Queremos formar uma equipa que jogue futebol e dê espetáculo», revelou Triaud em conferência de Imprensa.

A BOLA

Bruno3429

Nuno Espírito Santo não revela futuro
Por Pedro Barros 

António Silva Campos e Nuno Espírito Santo conviveram ontem, pela última vez, sob o espírito do Rio Ave. Presidente e antigo treinador do clube de Vila do Conde – Pedro Martins, ex-responsável do Marítimo, foi oficializado esta tarde como novo timoneiro do emblema vila-condense – estiveram à noite presentes numa tertúlia promovida por adeptos, num restaurante da cidade.

Neste encontro, Nuno Espírito Santo manteve-se irredutível em anunciar o seu próximo clube. «Foi ontem à noite, no jantar de despedida da equipa, que conversei com o presidente e lhe comuniquei a minha decisão de saída. Não foi o momento da minha decisão, mas foi o momento certo para o anúncio. Nesta ocasião, é mais importante falar do Rio Ave», divulgou o futuro treinador do SC Braga.

António Silva Campos manifestou a vontade que o momento vivido na noite desta terça-feira não tenha sido a última de convívio com Nuno Espírito Santo. «Foram dois anos de trabalho, criou-se uma relação de amizade. Espero que nos encontremos mais vezes», confessou o líder dos rioavistas.

A Bola