News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 04/05

Started by Bruno3429, 04 de May de 2014, 08:41

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Jorge Paixão: "Acredito que vou continuar a ser o treinador do Sp. Braga"
Joana Russo Belo

O mote da conferência era a antevisão ao jogo desta tarde, com o Marítimo - 18 horas, no Estádio AXA - mas acabou dominada pelo tema da indefinição quanto à equipa técnica para a próxima temporada. Jorge Paixão assumiu o comando da equipa até final de Junho e, no discurso ambicioso de ontem, dei- xou clara a vontade de permanecer em Braga.

"Tenho crescido todos os dias como treinador, hoje sinto-me muito mais treinador, porque não é fácil motivar um grupo quando todos os dias saem notícias falsas relacionadas com o futuro do clube, como a minha saída, por exemplo. Sou treinador do Sp. Braga e acredito que para o ano vou ser o treinador do Sp. Braga", revelou Paixão, acrescentando acreditar que vai ser a aposta da SAD arsenalista para a nova época.

"Tenho condições para ser treinador do Sp. Braga e até ao dia em que me disserem que não vou ser treinador do Sp. Braga vou acreditar sempre que vou continuar aqui, porque tenho condições para tal, tenho competência para tal e assumo isso publicamente", frisou, esperançado na continuidade, "até ao dia em que me disserem que não continuo".

"Tenho todas as condições para continuar no Sp. Braga e acredito que, se continuar, tenho todas as condições para ter êxito. Identifico-me com o clube, sou ambicioso, identifico-me com o presidente e considero que em dois meses não se pode fazer uma avaliação sobre o que é a minha competência. Se não continuar, aceito, compreendo, estou grato pela oportunidade e terei o objectivo de voltar cá um dia", sublinhou.

Paixão reforçou a ideia - "até ao último dia acredito que vou continuar a ser treinador do Sp. Braga, não me estou a iludir, acredito que tenho condições contra tudo e contra todos" - e garante que o seu trabalho em Braga não pode ser colocado em causa: "só quem não for sério é que pode pôr em causa o meu trabalho.
Se olharmos a todas as adversidades que tivemos, todo o azar e infelicidade com lesões, falta de jogadores e opções, não se pode dizer que é um completo insucesso".

"Queremos dar uma de monstração de que estamos vivos"

O Sp. Braga despede-se, esta tarde, dos adeptos no Estádio AXA, naquele que é o último jogo em casa esta temporada. Frente ao Marítimo, a partir das 18 horas - e já com as contas do campeonato encerradas em termos europeus - o objectivo é vencer para dar uma alegria aos bracarenses.

"O Marítimo é um adversário complicado, difícil, mas queremos dar uma demonstração de que estamos vivos, que temos a qualidade que muita gente põe em causa e, acima de tudo, queremos dignificar o clube e dar uma alegria aos adeptos. Esses sim, são espectaculares e têm o direito de mostrar o desagrado quando as coisas não correm bem, porque sofrem connosco, estão connosco, perdendo, ganhando, com chuva ou com sol, estão ao nosso lado", frisou o treinador, numa conferência de imprensa marcada ainda pelo desagrado do técnico em relação à notícia vinda ontem a público, na imprensa desportiva, sobre a saída de Rúben Micael.

"Pôs em causa o carácter de um profissional de futebol, internacional português, de um símbolo de uma região e de um jogador que tem ajudado o Sp. Braga no seu crescimento", destacou.
Questionado sobre o campeonato da I Liga esta época, Paixão diz ter sido "mais competitivo do que no ano passado": "quando o Sporting fica em sétimo e o Paços de Ferreira em terceiro é porque foi rotulado por baixo. Este foi mais competitivo. Tivemos uma equipa muito forte, que é a melhor equipa portuguesa".

Em referência ao Benfica - eque já se sagrou campeão nacional e está ainda nas finais da Taça da Liga, Taça de Portugal e Liga Europa - Jorge Paixão deixou rasgados elogios a Jorge Jesus.
"É a melhor equipa da Europa, tem o melhor treinador português, o melhor treinador da Europa e, se calhar, um dos melhores treinadores do mundo. Já lhe dei os parabéns pessoalmente pelos feitos e aproveito para lhe deixar publicamente uma palavra. É uma pessoa com quem tenho amizade, tive o prazer de trabalhar com ele muito tempo e hoje, um ano depois, há pessoas que têm alguma dificuldade em respirar", elogiou.

Correio do Minho

JotaCC

"TENHO COMPETÊNCIA PARA CONTINUAR"
JORGE PAIXÃO>>Numa conferência de Imprensa quente, o treinador dos arsenalistas saiu em defesa de Rúben Micael, revelou a convicção de que continuará no clube na próxima época e apontou Jorge Jesus como o melhor técnico da Europa

Visivelmente agastado com as notícias que têm dado conta da mudança de treinador no Braga e até com uma que entendeu que tinha colocado em causa o carácter de Rúben Micael, Jorge Paixão explodiu logo na primeira pergunta da conferência de Imprensa de antevisão do jogo com o Marítimo. Aliás, do encontro de hoje pouco se falou face à vontade do treinador em defender o trabalho que desenvolveu nos arsenalistas e que o leva a acreditar que irá continuar na próxima época. A finalizar, ainda elogiou o amigo Jorge Jesus. Agora que está tudo decidido, oque se pode esperar do Braga nestas duas jornadas?
Antes de mais, queria manifestar o meu desagrado, e de todos no balneário, sobre uma notícia que coloca em causa o carácter de um profissional de futebol, de um internacional português, de um símbolo de uma região e de um jogador que tem ajudado o Braga no seu crescimento. Quando se fala dos jogadores do Braga, tenho de os defender e não admito a ninguém que coloque em causa qualquer tipo de situação. O Rúben Micael é um excelente profissional, um excelente jogador, com provas dadas no futebol, é internacional e o que tem feito no futebol fala por ele. Não precisa que o venha defender, mas como líder do grupo tenho de assumir essa responsabilidade e lamento que essas notícias saiam. Quando quiserem escrever alguma coisa, escrevam sobre o treinador, não o façam sobre os jogadores. É preciso perceber que, por detrás de um treinador ou de um jogador, há uma família e umser humano. Como se motiva os jogadores para estes dois jogos?
É o meu trabalho. Tenho crescido todos os dias e hoje sinto-me mais treinador, porque não é fácil motivar o grupo, ainda por cima quando saem notícias falsas todos os dias que dizem respeito ao futuro do clube, entra as quais a da minha saída. Sou treinador do Braga, acredito que para o ano serei treinador do Braga... ...está a falar a sério?
Sim, estou. Tenho condições para ser treinador do Braga e, até ao dia em que me disserem que não o serei, acreditarei sempre que vou continuar aqui, porque tenho condições e competência para tal. No dia em que me disserem que não continuo, continuarei a ser fã e a ter uma grande paixão por este clube e, se calhar, o meu objetivo será voltar um dia aqui. Em relação à motivação dos atletas, tem que ver com essa faceta que tenho melhorado, porque não foi fácil, a seguir à eliminação da Taça de Portugal, com todas as notícias que saíram em relação ao treinador, apresentarmo-nos em Setúbal da maneira como nos apresentámos: com aquela capacidade de sacrifício, sofrimento e tudo o que conseguimos colocar no jogo. Mesmo com todas essas adversidades, trouxemos um resultado positivo. O Marítimo é um adversário complicado, difícil, mas queremos dar uma demonstração de que estamos vivos e que temos a qualidade que muita gente põe em causa. Queremos dignificar o clube e dar uma pequena alegria no último jogo em casa aos nossos adeptos, que, esses sim, são espetaculares e têm o direito de mostrar o desagrado quando as coisas não correm bem, porque sofrem connosco e estão connosco, perdendo ou ganhando, com chuva ou com sol. Não acredita que a desilusão será maior na hora da saída?
Desilusão porquê? Uma coisa é acreditar, outra é estar iludido. Se não for eu o treinador, continuarei com o objetivo que é de um dia voltar a esta casa. Agora, continuo a acreditar que tenho condições; contra tudo e contra todos. Tenho a minha convicção, acredito muito no que posso fazer e acredito que o que tenho feito neste clube é muito positivo. As pessoas que trabalham comigo sabem disso e as pessoas que têm de fazer essa avaliação, fazem-na de forma séria e sabem a capacidade que tenho demonstrado.
Considera que teve um azar no timing em que entrou no Braga?
Eu não disse isso; devem ter interpretado mal. O que disse foi que não era o único responsável. Apenas assumia a parte que me tocava e depois de ter entrado. Como é lógico, há outros responsáveis. Falei de determinada forma e quiseram empolar a questão. O problema é que, quando falo, querem logo criar uma polémica e fazer sangue. Quem será? Será o presidente?Será este ou aquele? Apenas disse que assumia e não que, pelo facto de assumir, os outros o devessem fazer. Nem estou a falar em outros. Eu assumo a minha parte e não fujo. Quem mais tiver responsabilidade, que assuma. Ainda há pouco tempo falaram num ambiente terrível, difícil... Até parece que vieram aqui e bateram em alguém. Depois disseram que invadiram o treino; nunca vi ninguém fazê-lo. Até parece que estamos no faroeste.



NUNO ANDRÉ COELHO DE VOLTA

A inclusão de Nuno André Coelho (na foto) é uma das escassas novidades na lista de convocados de Jorge Paixão. O defesa-central, que não joga desde a primeira mão da final da Taça de Portugal, devido a um problema muscular, substitui Erivaldo, que transitou para a equipa B. Face ao castigo de Eduardo, foi ainda chamado Rafael Alves, guarda-redes da equipa B.

O JOGO

JotaCC

MÁRIO SILVA FAZ HISTÓRIA COM DUAS MEDALHAS CONSECUTIVAS

Depois do ouro de Rui Bragança, foi a vez de Mário Silva brilhar no Europeu que se disputa em Bacu (Azerbaijão). O português arrecadou a medalha de bronze em -68kg, ao ser apenas travado nas meias-finais (13-12), frente ao belga Jaouad Achab, que é número seis do ranking mundial. Antes batera o ucraniano Viacheslav Storchak (3-2), o croata Deni Razic (7- 4), e, nos quartos de final, o turco Cem Ulugnuyan (10-2). O atleta do Sporting de Braga torna-se ainda o primeiro português a conquistar duas medalhas consecutivas em Europeus, a juntar ao terceiro lugar alcançado em 2012. Os outros lusos em ação, Joana Costa (-57kg) e Michel Fernandes (-80kg), foram quintos.

O JOGO

Sérgio_Gonçalves

Diego Costa pode valer oito milhões

Transferido para o Atlético Madrid no verão de 2007, o avançado hispano-brasileiro poderá ser agora vendido pelos colchoneros por verba a rondar os 43 milhões. Os cofres do SC Braga agradecem.

Os arsenalistas não prescindiram de 20 por cento dos direitos sobre as mais-valias de uma futura transferência do avançado, percentagem que vale, nesta altura, autêntica fortuna.


IN: A Bola

brigada da relote

Juniores: Benfica e Sp. Braga partem para a última jornada empatados
Encarnados visitam o FC Porto e estão obrigados a fazer o mesmo resultado que os bracarenses


Benfica e Sp. Braga vão discutir, na última jornada, o título nacional de juniores.

Os encarnados não foram além, este domingo, de um empate a um golo no Seixal com o Sporting, enquanto os bracarenses receberam e venceram o FC Porto por 1-0.

As duas equipas partem empatadas para a última ronda, com 30 pontos. O Benfica visita o FC Porto, enquanto os minhotos vão a Leiria. Os encarnados têm vantagem no confronto direto, mas têm de fazer o mesmo resultado que o Sp. Braga para festejarem o título.

MAIS FUTEBOL

brigada da relote

Sp. Braga perde com o FC Porto B, mas garante permanência

O Sporting de Braga B garantiu hoje a permanência na II Liga Portuguesa de futebol, apesar de ter perdido fora com o FC Porto B, por 3-2, num jogo da 41.ª e penúltima jornada.

Os bracarenses beneficiaram de mais uma derrota do Atlético, último classificado, que parte para a última ronda com 40 pontos, menos quatro do que os bracarenses e, portanto, já sem qualquer possibilidade de evitar a despromoção.

Com esta vitória, a 14.ª perante o seu público, os portistas somam 74 pontos e ainda estão na corrida pelo título nacional, que nesta altura está mais perto do Moreirense, o líder, com 76 pontos.

O Braga ganhou vantagem logo aos 05 minutos, graças a um erro de Stefanovic, que tentou fintar Piqueti, falhou e permitiu que o avançado bracarense, com a baliza escancarada fizesse o 0-1 para a sua equipa.

Dez minutos depois, contudo, o foi a vez de o Braga B oferecer o golo ao seu adversário: Frederic cruzou rasteiro e Hugo Basto, infeliz, introduziu a bola na sua própria baliza.

Depois de um primeiro tempo em que os visitantes tiveram algum ascendente, os portistas regressaram do intervalo determinados a virar o jogo a seu favor e Frederic (50) e Ivo (51) estiveram muito perto do 2-1.

O golo que os "azuis e brancos" procuraram com insistência demorou pouco a chegar e foi obra de um bom trabalho individual de Gonçalo. O ponta de lança serviu Ivo, este devolveu-lhe a bola e Gonçalo, após tirar um adversário da frente, rematou forte e rasteiro com o pé esquerdo, fazendo o 2-1.

O Braga B, que tão bem esteve na primeira parte, caiu a pique, revelou grandes fragilidades defensivas e pareceu incapaz de reagir. Ainda assim, Erivaldo teve o empate à vista (79), mas Stefanovic negou-lhe o golo com uma boa intervenção.

Na resposta, porém, Frederic isolou-se e fez o 3-1 para o FC Porto.

Nessa altura, o Braga lançou-se ao ataque e conseguiu reduzir para 3-2 através de uma jogada de insistência finalizada pelo recém-entrado Diogo Ribeiro, já com o final à vista.

LUSA

brigada da relote

#6
SC Braga empata com Marítimo (1-1)

O SC Braga não foi além de um empate, em casa, este domingo, frente ao Marítimo, em jogo da 29.ª jornada da Liga portuguesa.

O avançado Éder colocou o SC Braga aos 32 minutos na frente do marcador, mas o Marítimo acabou por empatar por André Ferreira (89).

Jorge Paixão lamenta não terem feito o segundo golo

O treinador do SC Braga, Jorge Paixão, lamentou que a sua equipa não tivesse aproveitado as oportunidades criadas para derrotar o Marítimo (1-1).

«Não entrámos bem no jogo, sofremos um penalty, que defendemos, depois tivemos 10, 15 minutos em que demorámos a encontrarmo-nos. Depois encontrámo-nos, fizemos o golo e fomos melhores na primeira parte», afirmou Jorge Paixão.

O treinador lamentou que não tivessem aproveitado as oportunidades para dilatar a vantagem.

«Na segunda parte, por estratégia nossa, entregámos mais a bola ao Marítimo para tentar sair em transições, que era isso que tínhamos que fazer. Tivemos várias situações em que podíamos ter feito o segundo golo, não fizemos e o golo que sofremos é o espelho do que se tem passado.»

A BOLA

brigada da relote

Braga cede empate quase no fim contra o Marítimo

Sporting de Braga e Marítimo empataram este domingo, a um golo, em jogo da 29.ª jornada da Liga de futebol, disputado na capital minhota. Um grande golo do maritimista André Ferreira, a um minuto do fim, anulou o tento de Éder no primeiro tempo.

Num jogo já sem grande interesse competitivo, a equipa minhota vencia por 1-0 ao intervalo, graças a um golo apontado por Éder, aos 32 minutos, após combinação entre Rúben Micael e Pardo.

A turma insular, que falhou um penálti logo aos 3 minutos (Derley permitiu a defesa de Cristiano) procurou o empate no segundo tempo, mas também o Braga teve hipóteses de ampliar a vantagem. Foi mais feliz o Marítimo que, a um minuto do final, fez o definitivo empate, num excelente golo apontado por André Ferreira, que acabara de entrar em campo.

Com este resultado, o Marítimo mantém o sexto lugar e o Braga a sétima posição na classificação do campeonato.

JN

brigada da relote

#8
Sp. Braga-Marítimo, 1-1 (resultado final)
Sexto lugar fica em aberto para a última jornada


O Sp. Braga empatou 1-1 com o Marítimo por 1.0 e subiue perdeu a oportunidade de subir ao sexto lugar da Liga, ultrapassando precisamente o rival desta tarde.

O primeiro golo no encontro surgiu ao minuto 32, por Eder, que marcou, assim, pela segunda jornada consecutiva. Foi o terceiro golo do avançado português na Liga, numa época em que esteve lesionado na maior parte do tempo.

O Marítimo empatou a dois minutos do fim, num golaço de André Ferreira, que tinha entrado no minuto anterior

Assim sendo, os insulares aguentam o sexto lugar com mais um ponto que o Sp. Braga: 38 contra 37.

O dono definitivo desta posição será decidido na última ronda da Liga.

Sp. Braga - Marítimo, 1-1 (crónica)
Jogo amorfo na Pedreira com o melhor guardado para o final


Sp. Braga e Marítimo empataram-se na penúltima jornada do campeonato. Depois de ter falhado um penálti logo no primeiro minuto, o Marítimo chegou ao empate aos 89 minutos com um golo excecional de André Ferreira. Pelo meio, Éder marcou pela segunda jornada consecutiva e mostra-se a Paulo Bento.

Já sem muito a fazer, uma vez que as vagas europeias estão entregues, o Marítimo apresentou-se na cidade dos arcebispos desfalcado. Com a equipa B a lutar pela permanência na II Liga, nove dos jogadores que habitualmente atuam no principal escalão estiveram ao serviço da equipa B.

Por sua vez, o Sp. Braga apenas com Baiano como baixa e com Eduardo ausente por castigo, despediu-se da pedreira sem grandes limitações e com minutos para dar a algumas das suas referências que estiveram ausentes por lesão. Rafa e Éder, que ainda correm para o Mundial do Brasil, encabeçaram este lote de jogadores.

Éder marca pela segunda jornada consecutiva

Mesmo limitado, o Marítimo entrou na pedreira dono do sexto posto da tabela classificativa, e com enorme determinação tentou agarrar-se a esse lugar. Bastou um minuto para Luís Olim esbarar com a bola na mão de Miljkovic no interior da área arsenalista conseguido uma grande penalidade logo nos instantes iniciais do encontro.

Intensidade quanto baste no arranque de um encontro que até nem se previa muito atrativo. Derley, que segue persegue o portista Jackson Martinez na lista de melhores marcadores, foi displicente e permitiu que Cristiano segurasse o castigo máximo.

Amorfo e pouco acutilante, o Sp. Braga via o Marítimo ter mais iniciativa. Até que Pardo, uma das figuras do encontro, decidiu fazer em velocidade aquilo que os minhotos não conseguiram fazer enquanto equipa. Com uma arrancada estonteante o extremo serviu Éder, para o internacional português marcar pela segunda jornada consecutiva à passagem da meia hora de jogo.

Justiça ao cair do pano

Os minhotos chegaram ao intervalo a vencer por uma bola a zero, mas o resultado era algo enganador face ao maior ímpeto ofensivo madeirense. No último suspiro do primeiro tempo foi Aderlan Santos a evitar o golo de Theo Weeks em cima da linha de golo em mais um aviso por parte do conjunto de Pedro Martins.

O segundo tempo do encontro foi jogada a um ritmo baixo, sem grandes motivos de interesse. Com o Marítimo a fazer por imprimir mais ritmo ao encontro, o Sp. Braga mostrava aquela que foi a sua face nesta época: falta de ideias, pouca criatividade e uma defesa que treme com facilidade.

Mesmo assim, o cronómetro aproximava-se do final com a eminência de o Sp. Braga se preparar para roubar o sexto lugar ao Marítimo. Mas o melhor estava guardado, Pedro Martins fez entrar André Ferreira a três minutos do fim, a tempo de o miúdo se estrear com um grande golo a colocar justiça no resultado.

Acabou a época na pedreira, com um empate sem qualquer sabor. Os pupilos de Jorge Paixão deixaram o relvado cabisbaixos e debaixo de um coro de assobios. O encontro acaba por resumir a época do Sp. Braga sendo um espelho fiel da prestação arsenalista no campeonato. O Marítimo, mesmo desfalcado, consegue segurar o sexto lugar.

Sp. Braga - Marítimo, 1-1 (destaques)
Pardo brilhou mas o momento é de André Ferreira

Figura: Pardo

Imune a lesões ou a castigos, o extremo colombiano que esta época se estreia no campeonato português apresenta um ritmo alucinante. A época parece estar ainda no início, o número 90 dos Guerreiros não sente os jogos nas pernas e deixa para trás qualquer adversário. Com várias arrancadas foi dos elementos mais interventivos do ataque minhoto. Desta que para a desmarcação bem conseguida no lance que inaugurou o marcador. A cavalgada e consequente cruzamento para Éder tiveram o selo habitual de qualidade.

Momento: golo de André Ferreira (minuto 89')
Para além de conferir justiça ao resultado, o golo do estreante André Ferreira, muito perto do final do encontro, é digno de ser visto e revisto. Pegou na bola ainda a uma distância considerável da baliza e os seus olhos só de focaram na baliza. Deixou vários defesas do Sp. Braga para trás e o destino da bola foi as redes da baliza de Cristiano.

Negativo: Derley
Partiu para a bola sem a convicção que o caracteriza, bateu fraco e denunciado permitindo a defesa a Cristiano na cobrança da grande penalidade logo nos primeiros instantes do encontro. O avançado brasileiro que está na peugada de Jackson Martinez na luta pelo estatuto de melhor marcador do campeonato esteve muito perdulário.

OUTROS DESTAQUES:

João Diogo:

Exibição regular do lateral direito do Sp. Braga, que apesar de ter que segurar Pardo ou Alan ainda arranjou forças para de quando em vez esboçar o ataque, dando profundidade à equipa de Pedro Martins. Tirou vários cruzamentos perigosos do lado direito, mas os avançados do Marítimo estavam numa tarde desinspirada.

Cristiano:
Apenas com algumas aparições na II Liga, ao serviço da equipa B e ao serviço da equipa principal na Taça da Liga, Cristiano agigantou-se quando saiu da sombra de Eduardo. O penálti de Derley peca por ter sido displicente, mas a estirada do guarda-redes suplente do Sp. Braga é digna de registo. Adivinhou o lado e susteve o remate. Exibição tranquila e sem sobressaltos.

Rafa:
Nota-se que ainda não está no seu melhor ritmo, e por vezes aparenta estar algo preso de movimentos. Ainda assim, a qualidade do jovem médio do Sp. Braga é suficiente para se mostrar. Esboçou várias vezes o remate e tentou conquistar espaços no meio campo mas não conseguiu bater Salim.

André Ferreira:
Precisou de pouco mais de dois minutos em campo para assinar o momento do jogo. Estreia absoluta no campeonato português e com um momento de génio. A um minuto do final correu sozinho contra o mundo e deixou vários adversários para trás. À saída de Cristiano respondeu com um remate seco, potente e colocado para o fundo das redes. Melhor estreia era impossível!

Jorge Paixão: «Assobios? Não ouvi, saí logo»
Treinador diz que os assobios são normais


Declarações de Jorge Paixão, treinador do Sp. Braga, no final do empate caseiro (1-1) diante do Marítimo:

«Vendo o jogo, penso que não entrámos bem. Houve a situação do penálti que foi uma opção do árbitro e em que defendemos. Depois tivemos ali uns dez ou quinze minutos em que demorámos a encontrarmos, mas encontramo-nos, fizemos o golo e fomos melhores».

«Na segunda parte entregámos mais bola ao Marítimo, por estratégia. Saímos em contra-ataque, tivemos várias situações em que podíamos fazer o golo e não fizemos. Depois aquele golo é um espelho do que nos tem acontecido. O jogador do Marítimo é feliz. Penso que queria cruzar, pelo gesto técnico, e acaba por marcar. Mas não me parece que seja justo, tivemos mais oportunidades e o futebol é assim».

[Assobios]
«Não ouvi, saí logo. Se assobiaram não se pode apontar nada, porque é normal com este desalento. Temos que respeitar e aceitar, queríamos dar esta pequena alegria aos adeptos, mas não conseguimos e temos que aceitar».

MAIS FUTEBOL

brigada da relote

Sp. Braga e Marítimo ficam-se pelo empate
No duelo pelo sexto lugar, em Braga, a equipa da casa começou na frente (32'), mas os visitantes alcançaram o empate no final (89')


No duelo no Estádio Axa, em Braga, a equipa da casa começou na frente do marcador, mas o Marítimo, depois de várias tentativas, conseguiu empatar (89'). O 1-1 confirma a má época dos braguistas e as boas exibições do Marítimo neste ano.

No confronto pelo sexto posto, os visitantes entraram melhor. Logo no primeiro minuto de jogo, o árbitro assinalou grande penalidade para a equipa da casa, na sequência de um toque com a mão de Miljkovic. No entanto, Derley rematou mal e Cristiano conseguiu evitar a abertura do marcador.

O golo do Sp. Braga chegou aos 31', quando Pardo, após receber um lindo passe de Ruben Micael, cruzou na medida exacta para Éder balançar as redes para os bracarenses.

A formação visitante chegou ao "quase" duas vezes. Primeiro no prolongamento da primeira parte, quando valeu a perspicácia de Santos para tirar a bola na linha, e depois aos 62', com uma bola ao poste no decorrer do canto.

Foi apenas no minuto 89' que o Marítimo conseguiu igualar tudo no Estádio Municipal de Braga, no decorrer de um excelente remate de André Ferreira.

Tal desfecho pouco muda para as equipas, que não têm qualquer ambição no campeonato deste ano.

PÚBLICO

brigada da relote

Liga Zon Sagres: Braga e Marítimo anulam-se em jogo monótono

Um grande golo de André Ferreira aos 89 minutos deu hoje um justo empate ao Marítimo em Braga, 1-1, na 29.ª jornada da I Liga de futebol, ajudando os insulares a manterem o sexto lugar.

Com esta divisão de pontos, os madeirenses mantêm-se no sexto posto, agora com 38 pontos, mais um do que os bracarenses.

Os minhotos adiantaram-se no marcador por Éder, aos 32 minutos, mas o Marítimo chegou ao empate já perto do final da partida, com um grande golo de André Ferreira, que trouxe justiça ao resultado.

Tudo podia ter sido diferente se logo no segundo minuto o Marítimo tivesse concretizado a grande penalidade de que dispôs (mão de Miljkovic na área), mas Cristiano defendeu o remate muito denunciado de Derley.

Nos primeiros 20 minutos, o domínio foi quase total por parte dos visitantes, que, além do penálti falhado, chegaram com perigo à baliza bracarense mais um par de vezes.

A equipa da casa mostrou pouca frescura física e quase nenhuma disponibilidade mental para um jogo "a feijões" e não conseguia ter bola.

Só a partir dos 20 minutos deu alguns sinais de vida e, aos 21, uma boa intervenção de Salin, com o pé, impediu que o cruzamento de Rúben Micael seguisse para Alan.

Aos 32, Rúben Micael "rasgou" a defesa adversária com um grande passe e permitiu o cruzamento de Pardo e o consequente cabeceamento de Éder para o golo inaugural.

Ainda antes do intervalo, Santos tirou em cima da linha de baliza o golo a Fransérgio após uma bela jogada coletiva dos insulares (45+1) e após o reatamento foi novamente o Marítimo a primeira equipa a criar perigo, com Derley a cabecear para defesa segura de Cristiano (52).

Dez minutos depois, a bola ainda bateu no poste da baliza "arsenalista" após canto da direita e o Braga, que não ligava uma jogada com princípio, meio e fim. Só através de uma boa iniciativa individual de Rafa conseguiu voltar a criar perigo, mas o avançado, depois de ter fugido a Gégé, rematou à figura de Salin (67).

A equipa partiu para a sua melhor fase na segunda parte e, no espaço de dois minutos, desperdiçou as melhores oportunidades neste período, por Joãozinho (75) e Rafa (76).

Mas aos 89 minutos, André Ferreira, que tinha entrado dois minutos antes, "cavalgou" pela direita, deixando todos para trás, e depois de entrar na área rematou fazendo um grande golo e repondo justiça no resultado.

Na última jogada da partida, o Braga ainda esteve perto do segundo, por Paulo Vinícius, mas o cabeceamento, após livre de Battaglia, saiu ligeiramente ao lado.

LUSA

brigada da relote

II LIGA
FC Porto B não deu hipótese ao Braga B
Dragões mantêm-se na luta pelo título, enquanto os minhotos, apesar da derrota, ficaram a salvo da despromoção


O Sporting de Braga B garantiu este domingo a permanência na II Liga, apesar de ter perdido fora com o FC Porto B, por 3-2, num jogo da 41.ª e penúltima jornada.

Os bracarenses beneficiaram de mais uma derrota do Atlético, último classificado, que parte para a última ronda com 40 pontos, menos quatro do que os bracarenses e, portanto, já sem qualquer possibilidade de evitar a despromoção.

Com esta vitória, a 14.ª perante o seu público, os portistas somam 74 pontos e ainda estão na corrida pelo título nacional, que nesta altura está mais perto do Moreirense, o líder, com 76 pontos.

O Braga ganhou vantagem logo aos 5 minutos, graças a um erro de Stefanovic, que tentou fintar Piqueti, falhou e permitiu que o avançado bracarense, com a baliza escancarada fizesse o 0-1 para a sua equipa.

Dez minutos depois, contudo, o foi a vez de o Braga B oferecer o golo ao seu adversário: Frederic cruzou rasteiro e Hugo Basto, infeliz, introduziu a bola na sua própria baliza.

Depois de um primeiro tempo em que os visitantes tiveram algum ascendente, os portistas regressaram do intervalo determinados a virar o jogo a seu favor e Frederic (50) e Ivo (51) estiveram muito perto do 2-1.

O golo que os "azuis e brancos" procuraram com insistência demorou pouco a chegar e foi obra de um bom trabalho individual de Gonçalo. O ponta de lança serviu Ivo, este devolveu-lhe a bola e Gonçalo, após tirar um adversário da frente, rematou forte e rasteiro com o pé esquerdo, fazendo o 2-1.

O Braga B, que tão bem esteve na primeira parte, caiu a pique, revelou grandes fragilidades defensivas e pareceu incapaz de reagir. Ainda assim, Erivaldo teve o empate à vista (79), mas Stefanovic negou-lhe o golo com uma boa intervenção.

Na resposta, porém, Frederic isolou-se e fez o 3-1 para o FC Porto.

Nessa altura, o Braga lançou-se ao ataque e conseguiu reduzir para 3-2 através de uma jogada de insistência finalizada pelo recém-entrado Diogo Ribeiro, já com o final à vista.

Jogo no Estádio Municipal Jorge Sampaio, em Vila Nova de Gaia

Ao intervalo:
1-1.

Marcadores: 0-1, Piqueti (5 m); 1-1, Hugo Basto (15m pb); 2-1, Gonçalo (54m); 3-1, Frederic (79m); 3-2, Diogo Ribeiro (83m).

Equipas:

FC PORTO B:
Stefanovic, David Bruno, Zé António (Pavlovski, 46), Tiago Ferreira, Quiño, Mikel, Pedro Moreira, Leandro, Frederic (tomás, 89), Ivo (André Silva, 74) e Gonçalo.

(Suplentes: Caio, Pavlovski, Bruno Silva, Tomás, Rafa, Bruno Costa e André Silva).

Treinador: José Guilherme.

SPORTING DE BRAGA B: Cavadas, Thales, Gonçalo, Hugo Basto, André Pires (Osuchukwu, 65), Djibril (Diogo Ribeiro, 79), Tomás Dabó, Nuno Valente (Platiny, 69), Patrão, Erivaldo e Piqueti.

(Suplentes: André, Michal Grunt, Digo Ribeiro, Artur Jorge, Osuchukwu, Platiny e Zhestkov).

Treinador: Bruno Pereira.

Árbitro: Hugo Miguel (Lisboa).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Thales (38) e David Bruno (89).

Assistência: 267 espetadores.

O JOGO

brigada da relote

Jorge Paixão: «Justo era termos ganho»
QUERIA OS TRÊS PONTOS DIANTE DO MARÍTIMO


Jorge Paixão não era um homem feliz no final do empate do Sp. Braga com o Marítimo (1-1). O técnico dos bracarenses considera que a entrada em jogo foi complicada, mas que, pelo conjunto, os minhotos mereciam os três pontos.

"Não entrámos bem no jogo, sofremos um penálti, que defendemos, depois tivemos 10, 15 minutos em que demorámos a encontrarmo-nos. Depois encontrámo-nos, fizemos o golo e fomos melhores na primeira parte. Na segunda parte, por estratégia nossa, entregámos mais a bola ao Marítimo para tentar sair em transições, que era isso que tínhamos que fazer", sublinhou.

Jorge Paixão considerou mesmo que o golo do Marítimo foi um lance de felicidade para os insulares, pelo que a justiça, para Paixão, iria residir numa vitória do Sp. Braga.

"Tivemos várias situações em que podíamos ter feito o segundo golo, não fizemos e o golo que sofremos é o espelho do que se tem passado. O jogador do Marítimo foi feliz, ele queria cruzar, o gesto técnico de levantar a cabeça diz que ele queria colocar a bola no segundo poste. Penso que não é justo. Justo era termos ganho", sustentou.

RECORD