News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 04/02

Started by JotaCC, 04 de February de 2014, 07:37

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga: Mau presságio para o ciclo de fogo

A derrota em Belém foi um mau presságio para um ciclo de fogo. E deixou visíveis fragilidades que colocam em sentido a armada guerreira, em duas semanas de decisões, que incluem encontros decisivos para a Taça de Portugal e Taça da Liga.
Este tem sido o pior Sp. Braga desde há 11 temporadas e é preciso recuar até 2002/03 para se encontrar uma pontuação tão má como a actual ao fim de 17 jornadas do campeonato. Os 23 pontos e o modesto sétimo lugar na tabela classificativa - fruto de sete triunfos, dois empates e oito desaires - traduzem aquele que é o pior registo desde que António Salvador assumiu a presidência do clube arsenalista e não deixam grande margem para manobras na luta pelo acesso a um lugar europeu.
A derrota com o Belenenses - equipa que não vencia há nove jornadas e estava em jejum de golos há três meses - foi o primeiro jogo de duas semanas de duro teste para os guerreiros, que até ao próximo dia 16 disputam quatro jogos e decidem as eliminatórias das duas taças, já assumidas por Jesualdo Ferreira como determinantes para os objectivos da equipa esta época.
O primeiro teste é já esta quinta-feira, frente ao Desportivo das Aves, encontro dos quartos-de-final da Taça de Portugal, agendado para as 21 horas, no Estádio AXA.
Três dias depois, no domingo, o Sp. Braga recebe o vizinho Gil Vicente, em jogo da 18.ª jornada da I Liga, a partir das 20.45 horas.
Os bracarenses entram em campo novamente quatro dias depois, dia 13, em Vila do Conde, com o Rio Ave, para disputarem as meias-finais da Taça da Liga. E volvidos três dias enfrentam nova viagem, desta vez ao Estoril, para o encontro da 19.ª ronda do campeonato.



Sp. Braga: Joãozinho pára um mês e Rafa em dúvida

A derrota em Belém não só deixou marcas a nível anímico, como físico. Na ressaca do jogo da 17.ª jornada da Liga, e no regresso do plantel do Sp. Braga aos trabalhos, Jesualdo Ferreira teve duas más notícias: Joãozinho e Rafa. O lateral esquerdo está, novamente, fora de combate, depois de ter contraído uma rotura muscular nos adutores da coxa direita. De acordo com o boletim clínico, o lateral efectuou uma ressonância magnética, e, ao que tudo indica, vai parar pelo menos um mês, falhando, é certo, os desafios da Taça de Portugal, Taça da Liga e os próximos jogos do campeonato.
Para além de Joãozinho, em dúvida para quinta-feira, para o jogo com o Desportivo das Aves está também Rafa. O extremo esteve entregue ao departamento médico, devido a traumatismo na coxa direita e ainda não é certo que recupere a tempo do encontro dos quartos-de-final. Rafa - um dos elementos chave da estratégia da equipa - tem sido alvo de várias faltas e entradas duras por parte dos adversários nos últimos jogos, situações que resultaram agora no traumatismo na sequência do jogo com o Belenenses.
Em sentido contrário, nota para Baiano. O lateral direito já integrou o treino sem limitações e está de volta às opções. Rúben Micael já participou no treino de conjunto, enquanto Éder recupera de cirurgia.

CORREIO DO MINHO


JotaCC

Salvador foi ao balneário deixar aviso à equipa

A derrota frente ao Belenenses (1-2) deixou António Salvador à beira de um ataque de nervos e motivou a sua ida, ontem, ao balneário, precisamente no dia que Jesualdo Ferreira começou a lançar a partida referente aos quartos-de-final da Taça de Portugal, frente ao Aves.

Os três pontos perdidos no Restelo, impedindo novo salto na classificação e uma aproximação mais efetiva do SC Braga a lugares europeus, e a exibição confrangedora da equipa - Jesualdo Ferreira chegou mesmo a falar em falta de atitude e de raça, na conferência que se seguiu ao desafio - ditaram a visita do líder arsenalista ao espaço sagrado dos jogadores.

Esta época, não foi a primeira vez que António Salvador se viu obrigado a deslocar-se às cabinas para pôr o plantel arsenalista em sentido. Basta recordar o que aconteceu após a goleada sofrida na Madeira, diante do Nacional, a 6 de outubro do ano passado, e a derrota em casa frente ao Rio Ave, registada a 3 de novembro. Nessas duas ocasiões, o duro sermão presidencial focou as atuações pouco recomendáveis da equipa e inspirou avisos de que aguardava por reação adequada e condizente com o estatuto do SC Braga.

Ontem, o teor da mensagem foi idêntico e o tom igualmente ameaçador, com António Salvador a fazer a necessária ressalva de que o lugar do treinador é intocável.

A BOLA

JotaCC

Edinho aceitou sair e vai para a Turquia
avançado emprestado ao KAYSERI ERCIYESSPOR

À quarta foi de vez! Sem grande espaço no plantel orientado por Jesualdo Ferreira, Edinho aceitou, finalmente, deixar o Sp. Braga. No derradeiro dia de transferências para o campeonato turco, o avançado foi emprestado ao último classificado, de seu nome Kayseri Erciyesspor. Na luta pela sobrevivência, Edinho vai reencontrar Domingos Paciência, agora treinador do Kayserispor, antepenúltimo classificado, com apenas mais um ponto.

Mesmo com Éder lesionado, a chegada de Erick Moreno atirou o avançado português para o final da lista de opções de Jesualdo Ferreira e não houve outra opção do que fazer as malas e despedir-se do clube do coração, ao qual regressou no último verão.Edinho estava a fazer toda a força para continuar no Axa e, como Record deu conta, já tinha recusado três propostas concretas:uma da Arábia, outra da China e ainda uma de um emblema do 2.º escalão inglês.

O objetivo do jogador era claro: lutar por um lugar na equipa. Porém, Jesualdo Ferreira fez-lhe saber que não seria fácil. Na deslocação ao Restelo, por exemplo, o treinador deixou Edinho na bancada e foi a jogo com... três centrais no banco de suplentes. Face à desvantagem no marcador, Pardo e Kappel, este da equipa B, foram lançados, ficando os arsenalistas com mais uma alteração para fazer, a qual nunca se chegou a verificar devido à falta de mais soluções ofensivas.

Ponto da situação

- Edinho foi contratado no verão, ainda antes de Jesualdo Ferreira, e acabou por ser ele a primeira opção para o ataque. Éder estava lesionado e Kléber (FC Porto) nunca chegou;

- Em 15 jogos realizados (oito como titular), o experiente avançado marcou por três vezes, duas delas de penálti;

- A reabertura de mercado de transferências trouxe ao Axa Rusescu e Erick Moreno. O primeiro cedo mostrou eficácia em frente à baliza adversária, o segundo passa a ser alternativa

RECORD

JotaCC

TURQUIA É O DESTINO DE EDINHO
KAYSERI ERCIYESSPOR>>Avançado deixou o estágio do Braga no domingo e passou o dia de ontem em solo turco a acertar os detalhes da cedência



Com pouco espaço nas opções iniciais de Jesualdo Ferreira, Edinho encontrou na Turquia a melhor solução para ter uma opção regular na segunda metade de 2013/14. O avançado foi cedido temporariamente ao modesto Kayseri Erciyesspor – não confundir com a equipa orientada por Domingos Paciência –, que ocupa atualmente o último lugar do campeonato turco. No acordo com os arsenalistas, apalavrado em cima da hora do fecho das inscrições naquele país, mas alinhavado na sua globalidade apenas algumas horas mais tarde, o clube da região centro da Turquia reservou a opção de adquirir os direitos desportivos do jogador no final da temporada.
O derradeiro ataque do Kayseri Erciyesspor a Edinho deu-se na véspera do encontro com o Belenenses. O avançado, de 31 anos, já nem integrou a ficha de jogo com os da equipa lisboeta, uma vez que foi autorizado pelo clube a abandonar o estágio no domingo para fazer as malas e rumar à Turquia, onde era esperado ontem. Foi já naquela cidade da Anatólia Central que o internacional português viveu com alguma ansiedade o desenrolar das negociações, fechando-se em copas a cada contacto telefónico efetuado por O JOGO. "Agora não posso falar", atirou, terminando de pronto a chamada.
A boa notícia surgiu ao final da noite em Portugal e fez Edinho respirar de alívio, uma vez que, com a contratação de Rusescu ao Sevilha, dificilmente teria oportunidades para somar minutos pelos arsenalistas. Um cenário que o atacante nunca imaginou quando acedeu assinar, a custo zero, no final da última época até 2015, mas para a qual também acabou por contribuir devido à falta de golos nos jogos que efetuou. O empréstimo foi, assim, a melhor solução para jogador e clube: o primeiro terá a oportunidade de ser utilizado com regularidade; o segundo reduz um pouco mais a folha salarial.




Golo de Alan corre mundo
Chapéu ao guarda-redes do Belenenses foi visto em várias partes do globo e até esteve em destaque no jornal Marca

Alan não poderia ter desejado um golo mais espetacular para consumar a ultrapassagem a João Tomás na lista dos melhores marcadores da história do Braga no campeonato (é agora décimo, com 29). Um disparo potente e certeiro, desferido do meio-campo, que deixou boquiaberto todos os que viram o jogo com o Belenenses em direto ou que, durante as últimas horas, recorreram à internet para o ver. No sítio de O JOGO foram mais de seis mil as partilhas na rede social Facebook, enquanto no Youtube a número de visualizações ultrapassou as dez mil. Nem mesmo a Imprensa estrangeira conseguiu ficar indiferente ao tiro do capitão arsenalista, classificado de "sensacional" pelos franceses do "Chronofoot.com ou de "golo de bandeira" pela agência "EFE". No conceituado jornal "Marca", de Espanha, o vídeo com o momento de inspiração do extremo esteve durante largas horas na página principal do sítio na internet para que todos o pudessem apreciar. Resta agora saber se o golo figurará entre os melhores do ano em Portugal. Mas o título de melhor da jornada 17 dificilmente alguém o tirará.



JOÃOZINHO COM PARAGEM SUPERIOR A TRÊS SEMANAS

Jesualdo Ferreira ganhou duas dores de cabeça na ressaca do jogo com o Belenenses. Joãozinho e Rafa deixaram o Restelo lesionados e, no caso do lateral-esquerdo, a paragem promete ser prolongada. O ex-Sporting realizou na tarde de ontem uma ressonância magnética e o resultado revelou uma rotura muscular no adutor da coxa direita, pelo que estará de baixa por um período superior a três semanas. Já o médio, que tem sido bastante fustigado com faltas nos últimos encontros, apresenta um traumatismo na coxa direita e está em dúvida para a receção ao Aves, quinta-feira, que poderá valer ao Braga o apuramento para as meias finais da Taça de Portugal.



MORENO ESTREIA-SE NOS TREINOS

O regresso do Braga ao trabalho após a derrota com o Belenenses ficou marcado pela estreia de Moreno. O avançado colombiano, apresentado na sexta-feira como reforço, treinou pela primeira vez às ordens de Jesualdo Ferreira, que voltou a contar com Rúben Micael. O médio está na reta final da integração progressiva nos treinos de conjunto e em breve poderá ser opção para o treinador.

O JOGO

JotaCC

Edinho cedido ao Erciyesspor

O INTERNACIONAL Edinho está de saída do Sporting de Braga e vai prosseguir a carreira no Erciyesspor, último classificado da Liga turca, que garantiu o empréstimo até final da época. A saída do ponta de lança prende-se com a entrada dos reforços Rusescu e o colombiano Erick Moreno, que, ontem, treinou pela primeira vez. Nesta época, o avançado foi utilizado em 15 jogos, tendo apontado três golos.

Após a derrota (2-1) no Restelo, diante do Belenenses, o plantel regressou, ontem, ao trabalho, numa sessão marcada pela ausência de Joãozinho e Rafa, ambos lesionados. O lateral esquerdo contraiu rotura muscular nos adutores da coxa direita, razão pela qual vai falhar a partida, depois de amanhã, para a Taça de Portugal, com o Aves, da 2. ª Liga. O defesa deve ficar de fora três semanas. Já Rafa sofreu um traumatismo na coxa direita e efetuou apenas tratamento.
Ruben Micael continua em processo de reintegração progressiva, tendo participado, ainda que parcialmente, no treino de conjunto. O também internacional Éder tem mais tempo de recuperação pela frente, recuperando da intervenção cirúrgica a que foi sujeito, realizando atualmente oxigenoterapia hiperbárica.

JN

JotaCC

Minhotos nunca perderam tantos jogos

Os guerreiros voltaram a resvalar na Liga e a exibir a sua versão menos entusiasmante, culpa de um começo de segunda volta nada convincente, com apenas um ponto somado em seis possíveis.

Depois do empate (1-1) caseiro frente ao Paços de Ferreira, seguiu-se a visita ao Restelo, culminada com uma derrota (1-2) frente a um Belenenses que uma semana antes fora cilindrado na pedreira (5-0) para a Taça da Liga.

Além de impedir a subida de degraus na tabela classificativa, a jornada de pavor registada em Belém reforça a tendência mais negativa do SC Braga no presente século, pois nunca os bracarenses tinham perdido tantos jogos em 17 jornadas do campeonato.

A BOLA

brigada da relote

Rafa já integra Conquistadores
MÉDIO DO SP. BRAGA ESTREIA-SE NO LOTE DE ESCOLHIDOS


Rafa vinha ameaçando e acabou mesmo por "concretizar". Ao cabo de nove semanas de votações, o médio do Sp. Braga entrou pela primeira vez na lista dos Conquistadores, escolhida pelos cibernautas de Record através da iniciativa no nosso site que permite elaborar o lote de convocados de Portugal para o Mundial, que arranca a 12 de junho.

O futebolista dos bracarenses subiu precisamente 23 por cento nas escolhas dos leitores nas duas últimas semanas e ultrapassou Fernando no último lugar "premiado" entre os médios (o sétimo posto).Aos 20 anos, o talentoso centro-campista (que pode atuar igualmente nas alas) está a realizar uma excelente época de estreia na 1.ª Liga, sendo uma das revelações da prova. Apesar de nunca ter sido chamado aos trabalhos da Seleção, as exibições de Rafa não têm passado despercebidas a Paulo Bento e a chamada "real" pode vir a acontecer num futuro próximo.

Éder com lugar

Esta semana foi particularmente lucrativa para o Sp. Braga pois outro jogador do clube, Éder, logrou também entrar na lista (já tinha feito parte dos Conquistadores em semanas anteriores), em detrimento de Nélson Oliveira.

A iniciativa continua ativa no Record Online, podendo o leitor votar novamente para escolher a lista de jogadores que gostaria de ver na fase final do Mundial'2014.

Estudante Ricardo é o 4.º guardião

• Considerado um dos melhores guarda-redes a atuar em Portugal, Ricardo tem vindo a realizar mais uma temporada de excelente nível na Académica. No domingo, o guardião esteve novamente em evidência, desta feita contra o Sporting, e as defesas de elevado calibre não passaram despercebidas aos leitores, que elevaram Ricardo à condição de quarto guarda-redes mais votado na iniciativa (uma subida de 10 por cento esta semana). A apenas 6 por cento de Eduardo, o estudante ameaça entrar nos Conquistadores em breve.

RECORD

brigada da relote

Alan responde: «Tive algumas propostas para deixar Portugal»
Capitão do Sp. Braga aos leitores do Maisfutebol


O Maisfutebol desafiou os leitores a fazer uma pergunta a Alan e o capitão do Sp. Braga aceitou o desafio. Interventivo e interessado, fez questão de saber o nome de quem tinha enviado cada pergunta e respondeu a todas. «Algumas foram complicadas», diz. Nem parece que tem 34 anos, tal a jovialidade que transpira.

A viver a sexta época com a camisola arsenalista, o brasileiro que chegou a Portugal em 2001 para jogar no Marítimo, que foi jogador do FC Porto e passou por Guimarães antes de se fixar em Braga é há anos referência do clube. Acaba de marcar um golo do outro mundo, na derrota do Sp. Braga no Restelo, a fazer-nos lembrar toda sua qualidade.

Nesta interação com os leitores houves várias questões sobre o fim da carreira e Alan revelou que espera terminar no Sp. Braga, ao mesmo tempo que já pensa no futuro: vai começar a tirar o curso de treinador.

Alan comparou Jorge Jesus com Leonardo Jardim, falou do que falhou no FC Porto e ainda da passagem por Guimarães. Espera ver em breve o Sp. Braga campeão nacional e está a torcer por um Portugal-Brasil na final do Mundial.

Não pensa que se tivesse tido uma oportunidade na Champions mais cedo na sua carreira, poderia hoje ser um jogador conhecido em todo o Mundo? (Hugo Silveira)
Não pensa que se tivesse a inteligência e assertividade de hoje há 6/7 anos, poderia ter sido um dos melhores jogadores a jogar na Europa? Ou melhor, não acha que muitos jogadores com menor talento, jogaram nos Manchesteres Uniteds ou Barcelonas? (Pedro Ribeiro)

«Essas perguntas são boas. Creio que sim, mas fico muito grato por aquilo que venho fazendo pelo Sp. Braga. Tive uma oportunidade na Liga dos Campeões e fiz golos. Acho que a Liga dos Campeões dá uma visibilidade muito maior aos jogadores e fico contente por falarem do Barcelona e do Manchester United. Mas não tenho que falar disso, ou pensar que foi bom ou mau para mim. Tenho só que agradecer a Deus por me ter dado este dom de não sofrer lesões graves. Claro que jogar na Liga dos Campeões é o sonho de qualquer jogador.»

Alan, porque nunca tentaste dar um pulo na carreira? Porque ficaste sempre em Portugal? (Hugo Soares)
«Gosto do país. Tive algumas propostas, mas não agradaram aos clubes. Não me arrependo de ter ficado aqui.»

Foi com alguma tristeza que não o vi há alguns anos ingressar no Sporting, numa altura em que houve interesse. Ainda hoje gostaria que fosse para o Sporting. (Gonçalo Seco)
Se tivesses de sair, para que clube ias em Portugal? (Tita Mendes)

«Se fosse para jogar lá jogaria, como profissional que sou defenderia as cores do clube. Não tenho preferência nenhuma.»

Se te dessem a escolher, que outra liga gostarias de experimentar? (André Fernandes)
«Gostaria de experimentar outros campeonatos. Gosto muito do campeonato espanhol, o alemão é muito competitivo e o inglês. Seriam esses três que eu gostava de experimentar.»

No FC Porto notava-se que o Alan não tinha a confiança necessária para assumir um papel protagonista como tem no Sp. Braga. O que acha que falhou? (Diamantino Pereira Campos)
Como adepto do futebol gostaria de saber qual a razão que o levou a deixar o FC Porto. (António Marques)

«Eu era mais jovem, havia excelentes jogadores que estavam a um grande nível. Cheguei a jogar com o primeiro treinador, com o Co Adriaanse. Depois, por incrível que pareça, tive o Jesualdo como treinador... A seguir fui para o V. Guimarães. As coisas no segundo ano não correram também, acho que foi a falta de experiência que me prejudicou um bocado.»

Em 2007/08 foi emprestado ao Vitória SC pelo FC Porto. Foi uma das figuras do Vitória nessa época, e o clube terminou em 3º lugar, jogando o acesso à Liga dos Campeões na época seguinte. Na altura colocou-se a possibilidade do Alan continuar no Vitória, mas as relações entre Vitória e Porto complicaram-se, e o FCP cedeu-o ao Braga. Gostava de ter continuado no Vitória? Como vê o clube atualmente? (Alexandre Almeida)
«Essa é difícil [Risos]. Naquele momento toda a gente sabia que o meu desejo era ficar por causa do treinador, que era e é meu amigo (ndr, Manuel Cajuda). Mas quanto ao clube, acho que depois de eu ter passado por lá não cresceu muito.»

Sp. Braga: «Ainda nem plantaram e já querem colher»

Porque razão é que o Alan é o jogador que mais «barafusta» com os colegas? (Geziel Carvalho)

«Não reclamo com os colegas. Chamo atenção para corrigir posicionamentos, sou o capitão e sou o mais experiente da equipa, por isso tenho de tentar passar a voz do treinador em campo.»

Gostava de perguntar ao capitão o porquê de a equipa do Braga se deixar abater em momentos do jogo quando podem ir para cima dos adversários. Falta vontade? Falta ambição? (Nuno Silva)
«São coisas do futebol. Nem sempre podemos estar em cima da equipa adversária, acho que toda a gente vê o futebol muito competitivo hoje em dia.»

Visto que temos tantas derrotas como na época passada e ainda estamos a meio e ficamos logo eliminados da Liga Europa na primeira eliminatória. Quais são os objetivos deste plantel e do seu treinador? (Rafael Oliveira)
«Acho que o Rafael tem que pensar uma coisa, é uma equipa nova e foram embora jogadores muito importantes. Sei que a cobrança neste clube é muito grande, ainda nem plantaram e já querem colher. Mas temos que ter paciência. Acho que tivemos algumas derrotas que não merecíamos. Jogamos bem, mas às vezes perdemos e o futebol é isto, uma paixão e uma loucura.»

Consegue ver futuramente o Braga a ser campeão da Liga Portuguesa? (José Costa)
«Claro que sim. Espero que seja em breve».

Como te sentes por ser considerado um dos melhores, se não o melhor, jogador que passou pelo Braga? (Gonçalo Oliveira)
«Sinto-me bem, fico feliz por algumas pessoas dizerem isso. Só dá força para continuar a trabalhar e a passar aos mais novos a experiência.»

Final da carreira: «Ainda jogos uns três anos fácil»

Alan, por quantos mais anos pensa conseguir jogar? (Rui Fonseca)

«Não sei. Um, dois, três anos. Se não tiver lesões acho que ainda jogo uns três anos fácil.»

O que espera para o final da carreira, ainda gostava de poder voltar a um grande, rumar às arábias para melhorar as condições financeiras ou acabar no Brasil? (Gonçalo Seco)
«O Braga é um clube grande, neste momento estou em Braga e pretendo acabar a carreira aqui. Agora, o futuro pertence a Deus. No Brasil já tive vontade há muitos anos atrás, agora não. Futebol brasileiro só mesmo pela televisão.»

Julgo ser Alan o jogador mais influente do Braga de sempre. Está disponível para acabar a carreira em Braga? (Silvino Ferreira Machado)
«Fico feliz por falar que sou o jogador mais influente e espero acabar a carreira aqui em Braga. Se tudo correr bem acho que devo acabar por aqui.»

Acabando a carreira como futebolista e sendo uma figura incontornável do SC Braga, espera continuar no clube ligado ao staff técnico? (Victor Fernandes)
«Vou agora fazer um curso de treinador, o primeiro nível, para começar já a pensar no futuro. Se tiver que ser assim aqui em Braga eu ficaria muito contente».

Jorge Jesus extravagante vs Leonardo Jardim cauteloso

Tendo trabalhado com ambos, quais as diferenças técnicas e táticas entre Jorge Jesus e Leonardo Jardim e qual, na sua opinião, interpreta e aplica o futebol atual? (Carvalhais)

«São dois grandes treinadores, cada um com o seu método de trabalho. O Jorge Jesus é mais extravagante, é aquele que grita muito com os jogadores; trabalha muito a parte defensiva e deixa a criatividade dos avançados falar mais alto, sair deles. O Leonardo Jardim é mais calmo, mais cauteloso e prevalece a seriedade dele no trabalho. Acho que os dois são muito sinceros, e isso leva onde eles estão».

No seu trajeto na Liga Portuguesa, quais foram os jogadores, companheiros de equipa ou adversários, que mais o marcaram (André Fernandes)?
«Admirava muito o Lisandro López que era um ponta de lança fantástico. Aprendi muito com o Gaúcho, que jogou comigo no Marítimo, e também o Benni MacCarthy. Os três não têm nada a ver com a minha posição, mas aprendi muito com eles. Adversário, o Coentrão marcou-me e na posição dele é um dos melhores do mundo. Colegas são tantos que não posso frisar só um, mas tive excelentes colegas de trabalho. Vários, como o Viana, o Custódio o Mossoró...»
 
O que pensa em relação ao uso de tecnologia na arbitragem? (André Fernandes)
«Eu acho que seria bom, ainda para mais para o futebol português em que às vezes há muitas polémicas. Seria bom, acho que seria benéfico.»

Estamos em ano de Mundial no Brasil. Quais as seleções que tem mais vontade de ver jogar? (André Fernandes)
«De ver jogar é a seleção brasileira, claro. A portuguesa também gosto muito. Gostaria de ver essas duas na final. A seleção espanhola também me atrai, mas sobretudo as duas, a portuguesa e a brasileira, se forem à final melhor ainda. Na minha casa nem sei como vai ser. Vai ser meio/meio».

Lembras-te disto? (Um remate à trave num Marítimo-Braga) Seria o melhor golo da tua carreira? (Gonçalo Oliveira)

http://www.youtube.com/watch?v=TyEmzOO06HU

«Lembro-me, acho que até foi com o Alonso, lembro-me do lance. Sem dúvida que era o golo mais bonito da minha carreira.»

«O golo que apontei este fim-de-semana ao Belenenses foi dos melhores da minha carreira apesar da tristeza de não termos conseguido ganhar o jogo».

MAIS FUTEBOL

brigada da relote


JotaCC

Quim: «É estranho regressar na pele de adversário»
GUARDIÃO NOSTÁLGICO COM A VISITA À PEDREIRA

Menos de um ano depois de ter subido ao relvado do Estádio Cidade de Coimbra com a camisola do Sp. Braga para conquistar a Taça da Liga, na final frente ao FC Porto, o guardião Quim prepara a visita à Pedreira na qualidade de adversário, para tentar eliminar os bracarenses da Taça de Portugal.

Um regresso que o guarda-redes admite ser recheado de sentimentalismo e carregado de nostalgia por força das 14 épocas que passou na equipa profissional da cidade dos arcebispos, mas que não demove este internacional português, aos 38 anos, de alimentar a esperança de bater o pé ao favoritismo adversário. "É estranho regressar a um campo que me diz muito na pele de adversário", começou por afirmar Quim, assumindo a ligação emocional com os arsenalistas: "Conheço os cantos daquela casa melhor do que ninguém, pelo que é emotivo voltar. Será um jogo especial também porque o Sp. Braga será sempre um clube do coração."

Uma ligação extensa quebrada de modo abrupto, mas que Quim garante não afetar o seu profissionalismo e muito menos a vontade de dar continuidade ao sonho do balneário que agora integra. "Dei o melhor de mim, mas isto são as coisas do futebol. Acabei contrato, o Sp. Braga resolveu não renovar, fui à minha vida e cá estou agora ao serviço do Aves. Quis o destino que pudesse regressar agora a Braga como adversário e tenho a certeza que darei o meu melhor", asseverou o guardião.

Benfica

Quim acabou por sair do Sp. Braga do mesmo modo que abandonou o Benfica, depois de seis épocas consecutivas na Luz. Decisões, contudo, que o guardião garante não terem reflexo no comportamento dos adeptos.

"Sinto-me reconhecido e acarinhado", disse o avense, recordando o episódio que o empate arrecadado na visita ao Benfica B, na última jornada, proporcionou: "Fui campeão duas vezes pelo Benfica e ainda agora sinto o carinho e o apoio dos adeptos, como aconteceu durante o jogo no Seixal. Essa gratidão é muito importante para mim, mas também posso dizer que tenho o mesmo tratamento das pessoas de Braga."

RECORD

JotaCC

Sp. Braga: Edinho no Ercyiesspor por empréstimo
Avançado cedido até final da temporada.

O Sp. Braga acertou a transferência de Edinho para a Turquia, onde vai representar o Kayseri Erciyesspor por empréstimo até ao final da época, confirmou o Maisfutebol junto do clube minhoto. O avançado internacional português não tem sido muito utilizado por Jesualdo Ferreira e perdeu espaço com as contratações de Rusescu e Erick Moreno.

Com o mercado turco ainda aberto, Edinho acabou por ser cedido até ao final da época, apesar de este cenário há muito estar perspetivado pela SAD bracarense. O avançado de 31 anos foi utilizado em quinze jogos por Jesualdo Ferreira, tendo apontado apenas três golos sendo que dois deles foram de grande penalidade.

O Kayseri Erciyesspor é atualmente o último classificado do campeonato turco: está a cinco pontos do Rizespor, primeiro clube classificado acima da linha de água.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Ilídio Vale quer dar experiência internacional aos sub-20

Portugal defronta, esta quarta-feira, a Eslováquia, em jogo de preparação para o Europeu da categoria, em 2017, na República Checa
O selecionador de Portugal de sub-20, Ilídio Vale, declarou esta terça-feira que quer vencer a Eslováquia, amanhã, mas considera que o mais importante é dar oportunidade a novos jogadores e preparar o Europeu de 2017, a realizar na República Checa.

No final do treino desta manhã, em Rio Maior, o selecionador admitiu que as ausências de três jogadores do Benfica e outros tantos do Sporting retiram alguma qualidade ao grupo para o particular com os eslovacos, mas considera que não há que lamentar mas antes ver as coisas do ponto de vista positivo.

"As ausências de uns são as oportunidades de outros e, portanto, é nesta perspetiva que eu me centro. Felizmente, temos jogadores com muita qualidade. Alguns - bastantes - não estão cá, mas acredito que outros estão à espera de agarrar essa oportunidade ou, pelo menos, de ser tão competitivos como esses que não estão cá", afirmou Ilídio Vale.

Em relação à convocatória inicial, o treinador foi obrigado a fazer seis alterações. Elton Monteiro (Académica), Rafael Folo (Sheffield Wednesday), Rudinilson Silva (Benfica), Filipe Oliveira (Marítimo), Erivaldo Ferreira (Braga) e Ivo Rodrigues (FC Porto) foram chamados para os lugares de João Cancelo, Fábio Cardoso, Hélder Costa, todos do Benfica, e de Rúben Semedo, Mané e Iúri Medeiros, do Sporting.

O selecionador da equipa portuguesa entende que a Eslováquia "é uma boa equipa" que "vai criar muitos problemas", mas, está confiante que Portugal vai "estar à altura" para resolver esses problemas.

O JOGO

brigada da relote

Edinho emprestado ao último classificado da liga turca

Fosse a Turquia ou outro o destino, há muito se percebera que Edinho não entrava nos planos de Jesualdo Ferreira para a segunda metade da época.

Aproveitando que a janela de transferências de inverno em paisagens turcas só encerrava ontem, a SAD do SC Braga nem hesitou perante a possibilidade de promover o empréstimo, válido até final da temporada, ao Kayseri Erciyesspor, último classificado da principal liga local.

O rendimento de valor questionável do avançado que os bracarenses resolveram recuperar, no início da campanha 2013/2014, para os seus quadros explica facilmente a decisão do treinador em inclui-lo na lista de jogadores a dispensar.

Se acrescentarmos ainda o investimento feito pelos arsenalistas no último mês, a saída era a solução inevitável para o luso-guineense.

A BOLA

Bruno3429

João Capela no Penafiel-Benfica; Rui Costa no FC Porto-Estoril
Por Redação 

O Conselho de Arbitragem anunciou as nomeações para os encontros dos quartos de final da Taça de Portugal.

Nesta quarta-feira, pelas 19 horas, o Penafiel-Benfica terá arbitragem de João Capela (AF Lisboa), enquanto o FC Porto – Estoril, com início marcado para as 21 horas, será arbitrado por Rui Costa (AF Porto).

Na quinta-feira, Hugo Miguel (AF Lisboa) vai estar no Rio Ave-Académica (19 horas), ficando o SC Braga-Aves (21 horas) a cargo de Bruno Paixão (AF Setúbal).

A Bola