News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 01/01

Started by Bruno3429, 01 de January de 2014, 10:11

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Kadu, André Pinto e Rusescu já entram nas contas de Jesualdo Ferreira

Os três jogadores que o Sporting de Braga já assegurou no mercado de inverno são inscritos amanhã na Liga de Clubes e podem ser chamados por Jesualdo Ferreira para o encontro da Taça de Portugal.

O clube bracarense defronta o Arouca, no próximo domingo, numa competição onde a aposta está bem patente, com o objectivo de garantir o troféu, conforme já ficou vincado por Jesualdo Ferreira e também pelo presidente, António Salvador.

No rescaldo do encontro com o Estoril-Praia, onde o treinador deixou claro o seu desagrado com a actuação da equipa, apesar da vitória, é bem provável que Jesualdo Ferreira decida lançar já os novos craques do plantel.

O tempo ainda é escasso na adaptação dos novos jogadores, tendo em linha de conta que todos vêm de campeonatos distintos. Kadu prepara-se para a estreia absoluta no futebol nacional, depois da viagem do Brasil para a Europa. O central apresentou-se e, Braga com a ambição de vingar e abre-se espaço para a sua entrada na equipa, te ndo em linha de conta as condicionantes que residem no eixo defensivo. No último jogo, Jesualdo apostou em Sasso — que até acabou por marcar um golo — formando dupla com Santos e tudo indica que a estreia de Kadu seja adiada por mais algum tempo. A adaptação mais favorável é a de André Pinto, de regresso ao seu país, apesar de vir do futebol grego. O jogador também está na luta por um lugar no eixo defensivo, contando com o aval do professor para a sua contratação.

A expectativa maior reside em Raul Rusescu, um avançado romeno que já despoletou no seu país, tendo em conta a marca de golos que assinalou no Steua de Bucareste. O avançado é uma alternativa viável, concorrendo com Pardo e ainda Edinho, numa altura em que Éder se encontra lesionado.

Os três jogadores contam com pouco mais de duas semanas de trabalho em Braga e estão numa fase de adaptação ao novo clube e a novos métodos. Mas o jogo de Taça também pode ser um bom pretexto Jesualdo testar os novos reforços.

Correio do Minho

brigada da relote

#1
Utilização regular
EMPRESTADOS EM ALTA ROTAÇÃO
A maioria dos 12 jogadores que se encontram cedidos pelo Braga não se pode queixar de falta de oportunidades. O rendimento de alguns até já motivou abordagens dos clubes que agora representam, no sentido se serem contratados




Sem espaço no plantel principal do Braga no arranque desta temporada, 12 jogadores aceitaram abraçar novos projetos com o objectivo de não perderem cotação e, para a maioria, a decisão tem-se revelado muito acertada. Salvo uma ou outra exceção, todos têm tido uma utilização bastante regular e, desta forma, correspondido às expetativas dos clubes que os solicitaram por empréstimo. Zé Luís (Videoton), Yazalde (Astra Giurgiu), Rodrigo Galo (Panetolikos), Douglão (Qatar SC), João Pedro (Belenenses) e Aníbal Capela (Académica) são os que mais têm rendido e aqueles que têm despertado maior cobiça. Ao que O JOGO apurou, o Videoton até chegou a perguntar pelo preço do primeiro com o intuito de comprar, mas esbarrou nos cinco milhões de euros exigidos por António Salvador, que ainda não perdeu a esperança de ver o cabo-verdiano explodir com a camisola arsenalista.

Zé Luís, Yazalde, Aníbal Capela e João Pedro são quatro cedências que se explicam com o facto de o Braga pretender dotar os jogadores de maior experiência competitiva antes de os fazer regressar. Todos contabilizaram mais de uma dezena de jogos realizados, embora os dois avançados estejam longe de ter o rótulo de intocáveis. Ambos entraram com pezinhos de lá e tiveram de conquistar a confiança dos treinadores à medida que as semanas foram avançando, mas chegam a esta altura da época com sete e quatro golos marcados, respetivamente. Por outro lado, o central e o extremo são imprescindíveis para as respetivas equipas: o primeiro é um dos esteios da defesa da Académica, enquanto o extremo é figura habitual no ataque do Belenenses, tendo até marcado por três ocasiões.

Douglão, Rodrigo Galo e Juan Carlos saíram numa perspetiva de valorização e há a esperança por parte da SAD arsenalista que venham a permitir o encaixe de algum dinheiro numa futura transferência. O central e o lateral- direito são titulares indiscutíveis dos respetivos clubes e o último até já foi associado ao Panathinaikos pela Imprensa grega. Resta saber se a equipa da capital avançará com alguma proposta, uma vez que dinheiro é coisa que não abunda por aqueles lados.
Todos os outros foram cedidos com o objetivo de não perderem parte da cotação com que chegaram ao AXA. Porcellis e Florent são dois bons exemplos dessa política, uma vez que tanto o brasileiro como o francês nunca tiveram a possibilidade de fazer parte da equipa principal e rescindir não era um cenário que as duas partes colocassem nesta fase. Assim, acabaram cedidos a duas equipas da II Liga, um campeonato no qual têm dado cartas e sido habitualmente titulares.

RIO AVE QUER PEDRO SANTOS

Depois de meio ano de empréstimo aos romenos do Astra Girgiu, onde realizou apenas dois jogos, Pedro Santos (na foto) voltará a ser cedido e tudo indica que o futuro próximo do extremo passará mesmo pelo Rio Ave. O clube de Vila do Conde adiantou-se na corrida aos outros interessados: Marítimo, Gil Vicente e Académica.

NOVO ANO ARRANCA NA RELVA

Depois de ter treinado ontem de manhã, o plantel de Jesualdo Ferreira (na foto) arranca para o ano de 2014 com uma sessão de trabalho vespertino (16h00), à porta fechada. Sem tempo para pausas, a equipa dará assim continuidade à preparação do jogo de domingo (19h15) frente ao Arouca, em casa, dos oitavos de final da Taça de Portugal.

Yazalde
"Tinha condições para me afirmar no Braga"
Atacante leva conquistar o título romeno antes do regresso a Braga, de onde saiu contrariado para a primeira experiência no estrangeiro


Desmotivado pelo facto de, mais uma vez, lhe ter sido negada a possibilidade de fazer parte do plantel principal do Braga, Yazalde rumou à Roménia para representar o Astra e, atualmente, é um dos destaques da prova. O atacante já fez o gosto ao pé por quatro vezes e tem uma oportunidade soberana de ser campeão, já que a sua equipa lidera, antes da pausa de inverno. Por isso, admite sentir-se mais feliz. No entanto, mantém a ideia que poderia ter sido bastante útil aos arsenalistas.

Que balanço faz da experiência na Roménia?
Tem corrido bem. No início custou-me um pouco, já que esta é a minha primeira experiência fora de Portugal e, sinceramente, não estava à espera de ser emprestado. Fiz tudo para que fosse uma aposta esta época e cheguei até a marcar ao Pandurii. Não gostei da forma como as coisas foram conduzidas e vim desmotivado. Mas aos poucos fui trabalhando, o treinador foi apostando em mim e, quando tive a minha oportunidade, tratei de a agarrar.

Qual foi o pior momento pelo qual passou durante estes meses?
Foi mesmo o início. Aconteceu tudo tão rápido que nem tive tempo para nada. Mas as coisas foram melhorando e, agora, já estou adaptado. Tenho jogado e isso ajuda. O campeonato não é assim tão diferente. O português é mais competitivo, mas o romeno também tem excelentes equipas e há muitas com capacidade para lutar pelo título. O Astra é uma delas.

Que jogo considera que lhe correu melhor?
A maioria dos jogos têm-me corrido bem. Aqui jogo na minha posição, a de ponta de lança, e já consegui marcar quatro golos.

Destaca algum?
Sim, o que fiz contra o Vaslui. Foi um remate logo à entrada da área que me saiu muito bem e acabou por ser um grande golo.

Era isto que imaginava quando lhe propuseram ser emprestado?
Sim. O empréstimo está a ser bastante produtivo. Estou a conseguir mostrar o meu valor.

Sente que poderia ser uma solução para os problemas ofensivos que o Braga tem revelado?
Seria uma falta de respeito para o Éder e o Edinho dizer se seria solução ou não, porque não estou lá. As pessoas acharam que não teria hipóteses de jogar, que iria ficar parado em Braga e isso me deixaria infeliz. Pelos menos aqui sou feliz.

Mas achava que teria condições para se afirmar?
Claro que sim. Tanto este ano, como no ano passado. Sempre achei que tinha condições. As pessoas que resolvem é que não.

Como explica o facto de acabar sempre emprestado?
Sinceramente não sei. Faço sempre grandes épocas quando sou emprestado e começo sempre com a convicção que vou ficar. No entanto, acabo sempre por ser emprestado novamente.

Considera que esta experiência na Roménia poderá ser boa para alterar a forma como as pessoas o veem? Não sei. Procurei sempre fazer o meu trabalho, mas as pessoas entenderam que não era suficiente. De qualquer forma, não estou preocupado se as pessoas do Braga olham ou não para o que tenho feito. Eu sinto que estou a fazer as coisas bem, o Astra está na luta pelo título e espero ajudar a equipa a ser campeã. O importante nesta altura é que as pessoas do Astra estejam satisfeitas.

Pensa voltar a Braga no final da época?
É cedo para pensar nisso. Quero é que as coisas no Astra continuem a correr-me bem.

Já foi associado ao Steaua de Bucareste. Como encara esse interesse?
É sempre bom quando as outras equipas mostram interesse em nós. No entanto, só estou preocupado com o Astra e vou dar tudo para retribuir a aposta que fizeram em mim.

Trio a desesperar por minutos

Hélder Barbosa, Pedro Santos e Rabiola são os três casos mais preocupantes, uma vez que todos contabilizam menos de 500 minutos jogados. O primeiro é utilizado de forma residual no Almeria, e sempre a partir do banco de suplentes; o segundo teve a infelicidade de se lesionar quando estava a aparecer no Astra Giurgiu – até havia marcado um golo – e nunca mais reconquistou o lugar; já o último leva sete aparições na equipa inicial dos polacos do Piast Gliwice, mas a ineficácia revelada na hora de atirar à baliza tem levado à diminuição gradual do tempo de jogo.

Pardo foi o quinto no centro do ataque

Em 19 jogos oficiais do Braga, Jesualdo Ferreira já experimentou cinco jogadores na posição de ponta de lança. Além das opções naturais (Éder e Edinho), o treinador adaptou recentemente os extremos Hugo Vieira e Pardo. A este lote há que acrescentar Yazalde, o ponta de lança de serviço na primeira mão do play-off da Liga Europa, com o Pandurii, e autor do golo da vitória (1-0). Com Éder lesionado e Edinho distante do instinto matador de outros tempos (leva dois golos, ambos de penálti), Jesualdo Ferreira apostou em Hugo Vieira para o centro do ataque, com o Marítimo, na última jornada da I Liga, e em Pardo (na foto), no Estoril, na Taça da Liga. Este lugar tem sido uma dor de cabeça para Jesualdo Ferreira, daí a prioridade da SAD na garantia do romeno Raul Rusescu, cedido pelo Sevilha para a segunda volta.

O JOGO

JotaCC

Dínamo d e Zagreb quer Ruben Micael
O CAMPEÃO da Croácia quer contratar Ruben Micael no mercado de inverno, em janeiro. Segundo o jornal de Zagreb "Sportske Novosti", o Dínamo fez chegar a Braga uma proposta de aquisição do passe do internacional português por três milhões de euros. O Braga recusou.

Três milhões foi o que a SAD braguista pagou ao Atlético de Madrid por metade dos direitos económicos do médio madeirense. O clube minhoto não aceita negociar j ogador por menos de s e is milhões de euros e aguarda novo lanço do emblema croata. Lesionado e com paragem forçada durante um mês, Micael não treinará no arranque da preparação do jogo da Taça, com o Arouca ( domingo, no Estádio Axa). Em contrapartida, o treinador Jesualdo Ferreira já contará com os mais recentes reforços, os defesas Kadu (exBahia) e André Pinto (ex-Panathinaikos) e o avançado Rusescu (ex-Sevilha).



Pedro Santos em Vila do Conde por empréstimo

RIO AVE O extremo Pedro Santos, de 25 anos, que estava nos romenos do Astra Giurgiu cedido pelo Sp. Braga, reforçará os vila-condenses em janeiro. Por outro lado, o avançado Tiago Silva, que não fazia parte das opções do plantel, vai ser cedido ao Varzim. O Rio Ave mantém interesse no avançado dos poveiros Amilton, mas o Varzim mostra relutância em abdicar do jogador agora em janeiro.

JN